Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Manuel Dos Santos Dos Santos
Nomes de citação
- Dos Santos, José Manuel Dos Santos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8B10-D3D1-1373
- ORCID iD
- 0000-0002-6830-6503
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=BRVeNnUAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- I-1810-2019
- Scopus Author Id
- 57190297454
Endereços de correio eletrónico
- dossantos@uc.pt (Profissional)
Moradas
- Departamento de Matemática, FCTUC, Largo D. Dinis, 3000-143, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)
Websites
- www.dossantosdossantos.pt (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Matemática
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | |
| Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2022/02/04 - 2025/07/29
Concluído
|
PhD Program Education (Doctor of Philosophy)
Johannes Kepler Universität Linz, Áustria
"Exploring Technology-Enhanced Mathematics and STEAM Teacher
Teacher Education across Portuguese-Speaking Nations " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excellent |
|
2016/10/01 - 2017/09/30
Concluído
|
Álgebra Computacional (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
|
19 |
|
2016
Concluído
|
Álgebra Computacional (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Aberta, Portugal
"Spherical tilings, GeoGebra contributions to their combinatorial and geometrical classification. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18, Com distinção e louvor. |
|
2010 - 2011
Concluído
|
Ensino e Divulgação das Ciências (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade do Porto, Portugal
|
16 |
|
2011
Em curso
|
Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ensino das Ciências
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"A aprendizagem dos padrões geométricos : uma experiência de ensino num curso profissional de Técnico de artes gráficas." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
2002 - 2003
Concluído
|
Administração Escolar (DESE)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
18 |
|
2000 - 2001
Concluído
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
|
15 |
|
2000
Concluído
|
Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Construc¸a~o de Pa´ginas Interactivas com o JavaSketchpad" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
|
1993
Concluído
|
Matemática( Ensino de) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
13 |
Percurso profissional
Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2020/01/03 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal |
| 2019/05/20 - Atual | Investigador (Investigação) | Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal |
| 2010/09 - Atual | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Instituto GeoGebra Portugal, Portugal |
| 2009/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2017/12/21 - 2019/06/30 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Matemática Computacional e Estocástica, Portugal |
| 2017/12/21 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Matemática Computacional e Estocástica, Portugal |
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2022/10/18 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
| Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2016/02 - Atual | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Projetos
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2020/02 - Atual | Reforço da formação de professores de matemática em Cabo Verde, numa lógica STEAM & GeoGebra
OEi-FCG-CV
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal
Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
| 2020/02 - Atual | Reforço da formação de professores de matemática em Cabo Verde, numa lógica STEAM & GeoGebra
OEi-FCG-CV
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
| 2019/09/01 - Atual | Formação de professores de matemática em GeoGebra para Angola
OEI-Iberciencia-GeoGebra-ESPB
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal
Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal |
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa)
Em curso
|
| 2019/09 - Atual | Formação de professores de matemática em GeoGebra para Angola
OEI-Iberciencia-GeoGebra-ESPB
|
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa) |
| 2020/01/01 - 2023/12/31 | Centre for Research and Innovation in Education
UIDP/05198/2020
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
| 2020/01/01 - 2023/12/31 | Center for Mathematics, University of Coimbra
UIDB/00324/2020
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Matemática, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
| 2020/01/01 - 2023/12/31 | Center for Mathematics, University of Coimbra
UIDB/00324/2020
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Matemática, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
| 2022/03/27 - 2022/03/31 | Formação de formadores no âmbito do Projeto de Reforço da formação de professores de matemática em Cabo Verde, numa lógica
STEAM & GeoGebra.
Missão a Cabo Verde: 3ª sessão aos Formadores em GeoGebra e a 4ª Sessão de formação das oficinas piloto de formação de professores
dos Ensinos Básico
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
| 2017/11 - 2018/08/08 | Formação de professores de matemática em GeoGebra para Moçambique
OEi-INED-IGUP
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal
Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal |
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura ( Escritório de Madrid)
Concluído
|
| 2016/09/12 - 2017/07/28 | Formação de professores de matemática em GeoGebra para Cabo Verde
IGUni-CV
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura ( Escritório de Madrid), Espanha
|
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura ( Escritório de Madrid)
Concluído
|
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | Formação de Professores - Ensino e Aprendizagem Matemática em contexto STEAM com o GeoGebra nos Países de Língua Oficial Portuguesa
-
|
Em curso
|
| 2016/01/02 - Atual | Formação de professores de matemática em GeoGebra para Cabo Verde
Investigador
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal
|
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Artigo em revista (magazine) |
|
| Capítulo de livro |
|
| Edição de número de revista |
|
| Livro |
|
| Resumo em conferência |
|
Outros
| Outra produção |
|
Atividades
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2022/09 - 2023/09 | GeoGebra & STEAM: Implicações para a melhoria da Educação Matemática
em Moçambique
Orientador
|
Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal
|
| 2021 - 2021 | Todos Contam!
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2019 - 2020/06/17 | Aplicações da Trigonometria nos Ensinos Básico e Secundário com Suporte no GeoGebra
Coorientador
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/11/12 - 2025/10/25 | II CIG aim is to foster the exchange of innovative classroom practices, teaching materials, and research findings related
to the use of GeoGebra as an educational resource across different educational levels and international contexts. It will
bring together teachers and researchers from around the globe to share their insights through keynote speeches, presentations,
and posters, seek to build on the impact of GeoGebra in education, driving a meaningful methodological transformation promoting
more dynamic, inclusive, and effective teach. (2025/10/23 - 2025/10/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2023/11/09 - 2023/11/12 | Plenary Conference “Pensamento Computacional com o GeoGebra no Currículo de Matemática”
Conferência
|
CONGRESO INTERNACIONAL DE GEOGEBRA
Universidad de Córdoba, Espanha
|
| 2023/02/23 - 2023/02/25 | Communication "Tasks and Learning Paths in ASYMPTOTE and GeoGebra" in Research On STEM Education in the Digital Age (ROSEDA)
. With the publication:
Dos Santos Dos Santos, J. M., & Carvalho e Silva, J., & Lavicza, Z. (2023). Tasks and Learning Paths in Asymptote and GeoGebra.
In M. Ludwig, S. Barlovits, A. Caldeira, & A. Moura (Eds.), Research On STEM Education in the Digital Age. Proceedings of
the ROSEDA Conference (pp. 107–114). WTM. https://doi.org/10.37626/GA9783959872522.0.13
Conferência
|
Research On STEM Education in the Digital Age (ROSEDA)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
|
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/08/28 | HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E FEEDBACK AUTOMÁTICO NO
CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS (COMPUTATIONAL THINKING SKILLS AND AUTOMATIC FEEDBACK IN THE CONTEXT OF
FINANCIAL EDUCATION IN THE EARLY YEAR)
Arguente
|
Andréa Luiza Moreira Lorena (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Consolação-Marquês de Paranaguá, Brasil
|
| 2024/02/08 | "PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA EXPLORADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DO GEOGEBRA DISCOVERY" - Doctoral thesis
of Alexandre Matias Russo. Member of Doctoral Examination Committee
Vogal
|
Alexandre Matias Russo (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023/10 - Atual | The International Journal of Science, Mathematics and Technology Learning (2327915X) | Common Ground Research Networks |
| 2018 - Atual | Technology Knowledge and Learning (2211-1670) | Springer-Verlag |
| 2017 - Atual | Computer Applications in Engineering Education (1099-0542) | Wiley (John Wiley & Sons) |
| 2012 - Atual | Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo ISSN 2237-9657 (2237-9657) | Portal de Revistas PUC SP |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2024/02/06 - Atual | Meios Computacionais no Ensino da Matemática | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal |
| 2023/10 - Atual | Matemática | Ano Zero (Outros) | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
| 2023/02/10 - Atual | Metodologia da Matemática | Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) (Mestrado) | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
| 2023/02/10 - Atual | Didática da Álgebra | Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
| 2022/10/18 - Atual | Didática da Análise | Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
| 2022/10/18 - Atual | Didática da Geometria | Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
| 2019/08 - Atual | Formação de Formadores em GeoGebra na Universidade Pedagógica de maputo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Pedagogica, Moçambique Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2019/05/20 - 2020/08/09 | Formação de Formadores em GeoGebra para Angola | Formação de Formadores em GeoGebra para Angola (Outros) | Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola |
| 2018 - 2018 | Formação de Formadores em GeoGebra para Moçambique em Quelimane | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Pedagogica, Delegação de Quelimane / Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação Cultura e Ciência, Moçambique |
| 2018 - 2018 | Formação de Formadores em GeoGebra para Moçambique, Universidade Pedagogica, Maputo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique / Organização dos Estados Ibero-Americanos - Para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), Moçambique |
| 2016 - 2016 | Formação de Formadores em GeoGebra Para o Instituto GeoGebra Cabo Verde | Especialização (Curso médio) | Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde |
| 2015 - 2015 | Matemática e Sucesso Escolar: Currículo, Programa e Aprendizagem | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
| 2015 - 2015 | GeoGebra 3D | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Associação de Provesores de Matemática, Portugal |
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2017 - Atual | International Society for Geometry and Graphics (ISGG) | Member |
| 2016 - Atual | Sociedade Portuguesa de Matémática | |
| 1988 - Atual | Associação de Professores de Matemática | |
| 2009/09 - 2010/09 | Associação de Professores de Matemática | |
| 2008/09 - 2009/09 | Associação de Professores de Matemática |
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/01/01 - 2026/12/15 | ATCM 2026 is an international conference that started in Singapore in 1995. The preparation begin with the presentation to
the International Program Committee in ATCM 2024, in December 10, at Yogyakarta, Indonesia that accept that the Department
of Mathematics of University of Coimbra will be the host of ATCM 2026. We promise ATCM 2026 will continue to be instructive
and enjoyable as always and will continue addressing technology-based issues in all Mathematical Sciences. My role will be
develop all the local activities to host the event.
Outro
|
Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
Tutoria
| Tópico | Nome do aluno | |
|---|---|---|
| 2025/01/01 - Atual | Análise da gênese documental e instrumental na formação continuada de Professores, um caminho que favorece o desenvolvimento profissional docente | LEONISIA BERTOLINA DA SILVA |
| 2023/10/09 - Atual | Influência dos Aspectos Culturais nas Configurações de Canoas Aplicadas no Ensino dos Conteúdos da Geometria na Disciplina de Matemática em Moçambique | Sílvia da Sara Inácio Langa |
