???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
8911-2CFD-5427
ORCID iD
0000-0003-3420-5824

Endereços de correio eletrónico

  • luismanuelalmeida@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 916941926 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Central, nº 62, 4500-510, Paramos - Espinho, Espinho, Portugal (Pessoal)
Formação
Grau Classificação
2025/11/21
Em curso
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto - Faculdade de Desporto, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO POSITIVO E CIDADANIA PARTICIPATÓRIA EM JOVENS DO ENSINO PROFISSIONAL" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2025/10/10
Em curso
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/08/02
Concluído
Coaching Psicológico (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
2015/06/30
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
16
2013/11/30
Concluído
Treino de Alto Rendimento Desportivo (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Desporto, Portugal
2010/12/13
Concluído
Psicologia do Desporto e do Exercício (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2000/12/15
Concluído
Desporto e Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Opção Complementar de Desporto de Rendimento - especialização em futebol
Universidade do Porto - Faculdade de Desporto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/16 - Atual Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escolas Secundárias e Profissionais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/06 - Atual Trainer / Formador - Continuous Teacher Training / Formação Contínua de Professores Casa do Professor, Portugal
2010/12/15 - Atual Mental Coach; Specialist-Consultant in Sport and Exercise Psychology Sport, Performance, Exercise, Portugal
1998 - Atual Formador no Ensino Profissional Escolas Profissionais, Portugal
Escolas Profissionais, Portugal
1997/04 - 2007/07 Instrutor de Natação, Hidroginástica, Musculação, Cardiofitness e Ginástica Localizada Ginásios, Health Clubs , Portugal
1998/08/01 - 2004/06/30 Técnico de futebol Clubes de futebol, Portugal
1989/02/02 - 1997/06/30 Oficial do Exército Exército Português, Portugal
1995 - 1997 Técnico de futsal Novasemente G. Desportivo, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/09/01 - 2022/10/31 A ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO POSITIVO E CIDADANIA PARTICIPATÓRIA EM JOVENS DO ENSINO PROFISSIONAL / Bolsa FCT
SFRH/BD/136341/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Luís Almeida; Teresa Silva Dias; Nuno Corte-Real; Isabel Menezes; António Fonseca. "Living, doing and learning in sport, civic and political activities: possible paths for positive youth development". World Leisure Journal (2024): https://doi.org/10.1080/16078055.2024.2425779.
    10.1080/16078055.2024.2425779
  2. Luís Almeida; Teresa Dias; Nuno Corte-Real; Isabel Menezes; António Fonseca. "Positive youth development through sport and physical education: a systematic review of empirical research conducted with grade 5 to 12 children and youth". Physical Education and Sport Pedagogy (2023): https://doi.org/10.1080/17408989.2023.2230208.
    10.1080/17408989.2023.2230208
  3. Helena P. Pereira; José Vasconcelos-Raposo; Hugo Rodrigues-Fernandes; Luís Almeida; Carla M. Teixeira. "Estudo das Propriedades Psicométricas da Escala de Resiliência de 9 Itens (ER-9)". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica 69 (2023): 139.
    Publicado • 10.21865/ridep69.3.12
  4. Rodrigues-Fernandes, Hugo; Pereira, Helena P.; Almeida, Luís; Teixeira, Carla M.; Vasconcelos-Raposo, José. "Propriedades psicométricas da Philadelphia Mindfulness Scale considerando fumadores e não fumadores portugueses". PSYCHTECH & HEALTH JOURNAL 5 1 (2021): 42-53. https://doi.org/10.26580/pthj.art35-2021.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26580/pthj.art35-2021
  5. Moura, A.. "Aprender participando e decidindo: O que pensam eles". Journal of Sport Pedagogy and Research 7 3 (2021): 95-97.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Almeida, Luís; Fernandes, H. M.. "Relationship between physical education, school satisfaction, psychological well-being and academic achievement in vocational students". Journal of Human Sport and Exercise (2019): https://rua.ua.es/entities/publication/3bd21ab5-369b-4ec3-8f8c-52bdd8184878.
    Publicado • 10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  7. Hélder M. Fernandes; Luís Almeida. "Frequency of sports participation, body image satisfaction and psychological well-being: Gender differences among vocational students". Journal of Human Sport and Exercise - 2019 - Spring Conferences of Sports Science (2019): http://dx.doi.org/10.14198/jhse.2019.14.proc4.82.
    10.14198/jhse.2019.14.proc4.82
  8. Almeida, Luís; Teixeira, Carla M.. Autor correspondente: Almeida, Luís. "Perfil Psicológico de Prestação de Futebolistas Portugueses". PSYCHTECH & HEALTH JOURNAL 1 2 (2018): 3-14. https://doi.org/10.26580/pthj.art5.2018.
    Acesso aberto • 10.26580/pthj.art5.2018
  9. Pereira, H. P.; Almeida, Luís; Fernandes, H. M.. "Efeitos de diferentes tipos de prática desportiva no bem-estar psicológico de jovens estudantes do ensino profissional". Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte 13 1 (2018): 15-21.
    Publicado
  10. Vaz, L.; Martín, I. ; Batista, M. ; Almeida, Luís; Fernandes, H. M. . Autor correspondente: Vaz, L.. "Differences in the psychological skills and strategies used by elite male under-19 rugby union players in competition according to playing position". Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte 12 2 (2017): 225-230.
    Publicado
  11. Alves, D. M. ; Almeida, Luís; Fernandes, H. M. . Autor correspondente: Alves, D. M.. "Estilos de vida e autoconceito: Um estudo comparativo em adolescentes". Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte 12 2 (2017): 237-247.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Almeida, Luís; Zimmermann, H.; Baptista, C.. "A responsabilidade Pessoal e Social como veículo para o ensino da Educação Física". In A Educação Física e o Desporto em Timor-Leste: Currículos e Práticas no Desenvolvimento Pessoal e Social. Timor - Leste: Universidade Nacional Timor Lorosa'e, 2021.
    Publicado
  2. Monteiro, I.; Dias, T. . Autor correspondente: Monteiro, I.. "Desporto e Cidadania em Timor-Leste – a opinião dos estudantes do Ensino Superior". In A Educação Física e o Desporto em Timor-Leste: Currículos e Práticas no Desenvolvimento Pessoal e Social. Timor - Leste, 2021.
    Publicado
  3. Dias, T. ; Almeida, Luís; Monteiro, Inês. Autor correspondente: Dias, T.. "Políticas Educativas, Formação de Professores e Ensino Superior". In A Educação Física e o Desporto em Timor-Leste: Currículos e Práticas no Desenvolvimento Pessoal e Social. Díli, Timor - Leste: Universidade Nacional de Timor Lorosa'e, 2021.
    Publicado
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/03/11 - Atual Despertando líderes éticos na Educação Física - Formação Contínua de Professores - grupos 260 e 620 (Educação Física) Despertando líderes éticos na Educação Física (2 edições realizadas) (Outros) Casa do Professor, Portugal
2023/02/07 - Atual Educação na Cidadania: o papel da intencionalidade nas aulas de Educação Física - Formação Contínua de Professores - grupos 260 e 620 (Educação Física) Educação na Cidadania: o papel da intencionalidade nas aulas de Educação Física (7 edições até ao momento) (Outros) Casa do Professor, Portugal
Distinções

Outra distinção

1995 Louvor por serviços prestados - Exército Português
Exército Português, Portugal