???global.info.a_carregar???
“Eva Lopes Fernandes is a Doctoral Researcher at CIEC-UM (since 2023). She was a Research Grant holder (2019-21) and worked as a Doctoral researcher (2021-22) within the project ‘Impact -Investigating the Effects of School Leadership on Student Outcomes’, funded by FCT (Ref. PTDC/CED-EDG/28570/2017. She completed her PhD in Educational Sciences, Specialisation in Curriculum Development in 2020 at the University of Minho, with the thesis entitled ‘Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of University Teachers’, 2020) (funded by FCT, Ref. SFRH/BD/103291/2014) and her Master's Degree in Educational Sciences, Specialisation in Curriculum Development and Technology with the dissertation entitled ‘Teachers as Leaders: a study with elementary school students’ (2013). She has a post-graduation course in Child Studies (2009) and a Degree in Education (2008). She is an integrated member of the Research Centre on Child Studies - University of Minho and has published her work nationally and internationally. She published 20 articles in journals. Has 19 sections of books. Supervised 2 MSc dissertation(s) and 1 Advanced scientific doctoral internship in Educational Sciences, specialising in Curriculum development. She is a member of national and international projects and has organised more than 20 national and international conferences. She has served on Master's thesis juries and has conducted various article review activities. She also has experience as an editor of (E-books and conference proceedings). Her research interests include assessment, teaching and learning, students' voices, teachers' work and teachers' professional development, teachers' training, practicum, educational leadership, and teacher leadership.”
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eva Maria Lopes Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Eva Lopes

Identificadores de autor

Ciência ID
8616-6BD9-4E64
ORCID iD
0000-0002-3838-9846

Endereços de correio eletrónico

  • evalopesfernandes@ie.uminho.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Minho, Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar , 4710-057 , Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/10/01 - 2020/09/22
Concluído
Ciências da Educação [PhD in Educational Sciences] (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Desenvolvimento Curricular [Specialty: Curriculum Development]
Universidade do Minho, Portugal
"Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of University Teachers." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Muito Bom [Approved with Very Good]
2013
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação - Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa [Master Degree in Educational Sciences - Curriculum Development and Educational Innovation] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Os professores enquanto líderes: um estudo com alunos do Ensino Básico [Teachers as leaders: a study with elementary school students]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2009
Concluído
Especialização em Estudos da Criança - Associativismo e Animação Sócio-Cultural [Specialization in Child Studies - Associativism and Socio-Cultural Animation] (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
18
2008
Concluído
Licenciatura em Educação [Licenciatura Degree in Education] (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2021/07 - 2022/09 Investigador Contratado (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2019/10/01 - 2021/06/30 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2012/09 - 2013/12 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/12/04 - 2023/01/14 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal e ISCED de Benguela, Angola, Angola
ISCED de Benguela, Angola
(...)

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/10 - 2019/09 PhD Fellowship [Bolseira de Doutoramento ] Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/10 - 2019/10 Conceptions and practices of assessment in Higher Education. A study of university teachers [Conceções e práticas de avaliação no Ensino Superior após a implementação do processo de Bolonha: Um estudo com professores universitários]
SFRH/BD/103291/2014
Bolseiro de Doutoramento
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2012 - 2014 Teachers Exercising Leadership (TEL) [Os professores no Exercício da Liderança]
ref.ª (PTDC/CPE-CED/112164/2009)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual Contracted researcher within the framework of the Multi-annual funding programme contract for the Research Centre for Child Studies [investigadora contratada no âmbito do contrato-programa de financiamento plurianual do Centro de Investigação em Estudos da Criança]
UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Em curso
2022/03/07 - 2022/09/30 Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2021/07 - 2022/09/30 IMPACT-Investigating the Impact of School Leadership on Pupil Outcomes [Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados escolares dos alunos]
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Em curso
2016/04/01 - 2019/07/31 Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos
PTDC/MHC-CED/2703/2014
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/09/02 - Atual NARRATIVAS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE [NARRATIVES ABOUT THE TEACHING PROFESSION]
Investigador
Em curso
2023/02/01 - Atual OBSERVATORY SOS Attendance
2022-1-ES01-KA220-SCH-000088733
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Em curso
2022/10/01 - Atual Fazer ouvir a voz dos alunos para melhorar a escola e as aprendizagens [Listen Students' Voices to Improve School and Learning]
S/R
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Em curso
2024 - 2027 'From Artificial Intelligence to Pedagogical Innovation – AI2PI Teacher Academy'
ERASMUS-EDU-2024-PEX-TEACH-ACA
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Em curso
2024 - 2025 ‘ED-TED - Equity and Diversity in Teacher Educators' Professional Development' [European Commision, Erasmus+ Teacher Academies project]
-
Investigador
2021 - 2023/05/31 PRAC 3 - Digital Practicum 3.0: Exploring Augmented Reality, Remote Classrooms, and Virtual Learning to Enrich and Expand Preservice Teacher Education Preparation
2020-1-ES01-KA226-HE-096120
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Universidade de Salamanca (coord.), Espanha
Erasmus Plus
Em curso
2021 - 2022 O ensino em tempos de pandemia (um ano depois?): um estudo com professores dos ensinos básico e secundário [Teaching in Pandemic times (one year after?): a study with primary and secondary school teachers]
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Em curso
2020/05/01 - 2021 Novos contextos, novas exigências e experiência docente em tempos de pandemia: um estudo internacional [New contexts, new demands and teaching experience in times of pandemic: an international study]
sem referência
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído
2020 - 2021 Aprendizagem a distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior [Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students]
sem referência
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído
2020 - 2021 Ensino e avaliação a distância em tempos de Covid-19 nos ensinos básico e secundário em Portugal [Distance learning and assessment in COVID-19 times in basic and secondary education in Portugal]
sem referência
Investigador
Concluído
2015 - 2019 Assessment in Higher Education: the potential of alternative methods [A Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos]
PTDC/MHCCED/2703/2014
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2013 International Teacher Leadership Project (ITL)
sem referência
Colaboração
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído
2012 - 2013 A Avaliação do desempenho docente: A visão dos diretores [The Evaluation of Teaching Performance - The Principals' perspectives]
sem referência
Investigadora colaboradora
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernandes, Eva Lopes; Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio; Cristina Parente. "Pupils´ Experience of School and of their Learning Experience During the Pandemic and Beyond". Trabalho apresentado em ECER 2023. University of Glasgow, Scotland, agosto de 2023, 2023.
  2. Flores, Maria Assunção; Fernandes, Eva Lopes; Cristina Parente. "). Gestão do currículo e avaliação externa das aprendizagens no Ensino Básico: o que pensam os diretores?". Trabalho apresentado em I CIRPIE, Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, 17-18 de julho de 2023, 2023.
Artigo em revista
  1. Diana Pereira; Eva Fernandes; Sonja Lutovac; Maria Assunção Flores. "Looking at assessment through critical incidents written by preservice teachers: a study conducted in Portugal". Reflective Practice (2025): https://doi.org/10.1080/14623943.2025.2459433.
    10.1080/14623943.2025.2459433
  2. Orlanda Tavares; Diana Pereira; Eva Lopes Fernandes; Fernando Ilídio Ferreira; Maria Assunção Flores. "Students’ perceptions about school achievement amid disruptive times". Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth (2024): https://doi.org/10.1080/1045988X.2024.2429139.
    10.1080/1045988X.2024.2429139
  3. Maria Assunção Flores; Ana Margarida Veiga Simão; Paula Costa Ferreira; Diana Pereira; Alexandra Barros; Paulo Flores; Eva Lopes Fernandes; et al. "Online learning, perceived difficulty and the role of feedback in COVID-19 times". Research in Post-Compulsory Education 29 2 (2024): 324-344. https://doi.org/10.1080/13596748.2024.2330784.
    10.1080/13596748.2024.2330784
  4. Juanjo Mena; Maria Assunção Flores; Eva Fernandes; Odiel Estrada-Molina. "Critical incidents as a strategy to enhance student teachers’ reflection about practice through immersive learning". Reflective Practice (2024): https://doi.org/10.1080/14623943.2024.2321500.
    10.1080/14623943.2024.2321500
  5. Fernandes, Eva Lopes. "Using Assessment to Transform the Way Pre-Service Teachers Learn: Insights from a Pedagogical Intervention". Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP) 9 e024003 (2024): 1-29. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1219/581.
    Publicado
  6. Flores, Maria Assunção; Barros, Alexandra; Veiga Simão, Ana Margarida; Pereira, Diana; Gago, Marília; Fernandes, Eva Lopes; Ferreira, Paula da Costa; et al. "Remote teaching in times of COVID-19: teachers’ adaptation and pupil level of participation". Technology, Pedagogy and Education 33 1 (2024): 57-72. http://dx.doi.org/10.1080/1475939x.2023.2270491.
    Aceite para publicação • 10.1080/1475939x.2023.2270491
  7. Fernandes, E.L., Flores, M.A., Brown, G.T.L. & Coutinho, C.P.. "Conceptions of assessment in higher education: An exploratory study of Portuguese faculty (in press)". Revista Triângulo 17 3 (2024): 88-110. https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7450.
    No prelo
  8. Eva Lopes Fernandes; Maria Assunção Flores; Irene Cadime; Clara Pereira Coutinho. "Práticas de avaliação no ensino superior: Um estudo com professores portugueses [Assessment practices in higher education: A study with portuguese faculty]". Estudos em Avaliação Educacional (2023): https://doi.org/10.18222/eae.v34.9219.
    10.18222/eae.v34.9219
  9. Flores, M.A.; Machado, E.A.; Fernandes, Eva Lopes. "Recuperar as aprendizagens perdidas durante a pandemia da COVID-19: O que dizem os professores? [Recovering learning lost during the COVID-19 pandemic: What do teachers say?]". Indagatio Didactica 15 4 (2023): 229-250. https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33943.
    Publicado
  10. Pires Pereira, Íris Susana; Fernandes, Eva Lopes; Braga, Ana Cristina; Flores, Maria Assunção. "Initial teacher education after the Bologna process. Possibilities and challenges for a renewed scholarship of teaching and learning". European Journal of Teacher Education 46 1 (2023): 6-34. http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2020.1867977.
    Publicado • 10.1080/02619768.2020.1867977
  11. Flores, M.A., Fernandes, E.L., Vilaça, M.T., Parente, C. & Cunha, A.. "Aprendizagem profissional e mentoring no contexto de estágio em ambiente online: resultados do projeto PRAC3. [PROFESSIONAL LEARNING AND MENTORING IN THE CONTEXT OF ONLINE PRACTICUM: FINDINGS FROM THE PRAC3 PROJECT]". Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP) 8 e023005 (2023): 1-30. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/index.
  12. Machado, Eusébio André; Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Costa, Luís. "Políticas e práticas de avaliação externa dos alunos na perspetiva dos diretores: o caso das provas de aferição.". Revista Portuguesa De Investigação Educacional, 23 (2022): 1-16. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/10958.
    Publicado
  13. Fernandes, Eva Lopes; Flores, Maria Assunção. "Assessment in higher education: voices of programme directors". Assessment & Evaluation in Higher Education 47 1 (2022): 45-60. http://dx.doi.org/10.1080/02602938.2021.1888869.
    Publicado • 10.1080/02602938.2021.1888869
  14. Machado, E.A.; Flores, M.A.; Pereira, D. ; Fernandes, E. L.; Costa, L.. "POLÍTICAS E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA DOS ALUNOS NA PERSPETIVA DOS DIRETORES: o caso das provas de aferição. [PRINCIPALS' VIEWS OF POLICIES AND PRACTICES OF EXTERNAL ASSESSMENT: the case of low-stakes national tests]". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2022): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10958.
    Publicado
  15. Flores, M.A., Machado. E.A. & Fernandes, E. L.. "Inovação controlada ou autónoma? A visão dos diretores sobre os Planos de Inovação. [CONTROLLED OR AUTONOMOUS INNOVATION? PRINCIPALS' VIEWS OF INNOVATION PLANS]". Portuguesa de Investigação Educacional 24 (2022): 1-28. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11672.
    Publicado
  16. Maria Assunção Flores; Alexandra Barros; Ana Margarida Veiga Simão; Diana Pereira; Paulo Flores; Eva Fernandes; Luís Costa; Paula Costa Ferreira. "Portuguese higher education students' adaptation to online teaching and learning in times of the COVID-19 pandemic: personal and contextual factors". Higher Education (2021): https://doi.org/10.1007/s10734-021-00748-x.
    10.1007/s10734-021-00748-x
  17. Íris Susana Pires Pereira; Eva Lopes Fernandes; Maria Assunção Flores. "Teacher Education during the COVID-19 Lockdown: Insights from a Formative Intervention Approach Involving Online Feedback". Education Sciences 11 8 (2021): 400-400. https://doi.org/10.3390/educsci11080400.
    10.3390/educsci11080400
  18. Maria Assunção Flores; Veiga Simão, Ana M.; Barros, Alexandra; Flores, Paulo; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Ferreira, Paula; et al. "Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior". Revista Portuguesa de Pedagogia 55 (2021): 1-28. https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/9189.
    Publicado • 10.14195/1647-8614_55_1
  19. Flores, M. A., Veiga Simão, A. M. ., Barros, A., Flores, P., Pereira, D., Fernandes, E. L., Costa Ferreira, P., & Costa. "Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19. Um estudo com alunos do Ensino Superior [Distance learning and teaching during COVID-19 Pandemic. A study of Higher Education students]". Revista Portuguesa de Pedagogia 55 (2021): https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_1.
    Publicado
  20. Fernandes, E. L., Parente, C., Vieira, F., & Flores, M.A.. "The potential of professional learning networks in fostering teacher development: a study carried out in Portugal.". Rev. Int. de Form. de Professores (RIFP) 6 e021016 (2021): 1-25. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/461/245.
    Publicado
  21. Flores, M., Barros, A., simão, A. M. V., Gago, M., Fernandes, E. L., Pereira, D., Ferreira, P. C., & Costa, L.. "Ensino remoto de emergência em tempos de pandemia: A experiência de professores portugueses [Emergency remote teaching in pandemic times: the experience of Portuguese teachers]". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 21 (2021): 1-26. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10022.
    Publicado
  22. Maria Assunção Flores; Veiga Simão, A. M.; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Costa, Luís; Ferreira, Paula; Barros, Alexandra. "The Role of Perceived Difficulty and Feedback in Online Learning During the COVID-19 Pandemic: A Study in Higher Education". Studies in Higher Education (2021):
    Submetido
  23. Fernandes, Eva Lopes; Flores, Maria Assunção; Cadime, Irene; Pereira Coutinho, Clara. "Métodos de Avaliação das Aprendizagens em Universidades Públicas Portuguesas: Um Estudo Quantitativo [Assessment Methods in Portuguese Public Universities: A Quantitative Study]". Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa 13 2 (2020): 5-26. http://dx.doi.org/10.15366/riee2020.13.2.001.
    10.15366/riee2020.13.2.001
  24. Cristina Parente; Vieira, Fátima; Fernandes, Eva Lopes; Pinheiro, Cláudia; Maria Assunção Flores; Parente, Maria Cristina Cristo; Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins; et al. "As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico [The potential of teacher leadership and professional development in context: results of an empirical study]". Revista Educação e Políticas em Debate 4 1 (2015): 127-149. http://hdl.handle.net/1822/52392.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Flores, M.A., Fernandes, E.L., Veiga Simão, A.M., Barros, A., Flores, P., Pereira, D., Costa, L. & Ferreira, P.. "Aprendizagem e avaliação online em tempos de COVID-19: A experiência de alunos portugueses do Ensino Superior. [Online learning and assessment in times of COVID-19: The experience of Portuguese Higher Education students]". In Innovación en la práctica educativa universitaria [Innovation in university education practices], 255-266. Espanha: Educación Editora, 2023.
    Publicado
  2. Ferreira, F.I., Flores, M.A., & Fernandes, E.L.. "Práticas, atores e variantes do exercício da liderança. [Practices, actors and variants of leadership ]". In Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos [Investigating the effects of school leadership on student outcomes], 63-82. Portugal: De Facto Editores, 2022.
    Publicado
  3. Fernandes, E.L., Flores, M.A., Machado, E.A., & Ferreira, F.I.. "Os diretores vistos por si próprios e pelos outros: dimensões relacionais e estratégicas. [The principals perceived by themselves and others: relational and strategic dimensions.]". In Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos [Investigating the effects of school leadership on student outcomes], 83-98. Portugal: De Facto Editores, 2022.
    Publicado
  4. Flores, M.A., Machado, E.A., Fernandes, E.L., Pinheiro, C., & Parente, C.. "Condições da escola e da sala de aula e influência do diretor [School and classroom conditions and principal's influence ]". In Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos [Investigating the effects of school leadership on student outcomes], 99-124. De Facto Editores, 2022.
    Publicado
  5. Machado, E.A., Flores, M.A., Fernandes, E.L., & Pereira, D.. "A influência das iniciativas políticas na melhoria dos resultados escolares dos alunos e no trabalho dos diretores e dos professores. [The impact of political initiatives on students' achievement and on the work of principals and teachers.]". In Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos [Investigating the effects of school leadership on student outcomes], 125-135. 2022.
  6. Flores, M.A.; Fernandes, Eva Lopes; Pereira, D.; Parente, C.; Cunha, A.; Costa, L.. "O projeto de investigação [The research project]". In Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos [Investigating the effects of school leadership on student outcomes], editado por Flores, M.A.. Portugal: De Facto Editores, 2022.
    Publicado
  7. Fernandes, Eva Lopes; Flores, Maria Assunção. "Conceções de avaliação: um estudo exploratório com professores portugueses do Ensino Superior [Conceptions of assessment: an exploratory study with Portuguese Higher Education teachers]". editado por P. Membiela, M.I. Cebreiros y M. Vidal, 483-487. Ourense, Espanha: Educación Editora., 2020.
    Publicado
  8. Flores, Maria Assunção; Fernandes, Eva Maria Lopes; Pereira, Diana. "Conceções e uso da avaliação na perspetiva dos estudantes e dos professores [Students and teachers' conceptions and use of assessment]". De Facto Editores, 2019.
  9. Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Maria Lopes; Coutinho, Clara. "Conclusões e implicações/ Conclusions and implications". De Facto Editores, 2019.
  10. Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Maria Lopes. "Métodos de avaliação: A visão dos estudantes e dos professores [Assessment methods: students' and teachers' views]". De Facto Editores, 2019.
  11. Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Maria Lopes; Santos, Patrícia; Pinheiro, Cláudia; Coutinho, Clara; Flores, M.A., Fernandes, E.L., Pereira, D., Parente, C., Cunha, A., & Costa, L.. "O projeto de investigação [The research project]". In Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos [Investigating the effects of school leadership on student outcomes], 41-61. Portugal: De Facto Editores, 2019.
    Publicado
  12. Flores, Maria Assunção; Pinheiro, Cláudia; Fernandes, Eva Maria Lopes; Cristóvão, Francisco. "Changes in assessment in Higher Education after the implementation of the Bologna Process: a study carried out in Portugal". Educación Editora, 2018.
  13. Fernandes, Eva Maria Lopes; Flores, Maria Assunção. "A avaliação no Ensino Superior: um estudo com docentes universitários [Assessment in Higher Education: a study with university teachers]". In Atas do I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE), 36-46. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2017.
    Publicado
  14. Flores, Maria Assunção; Fernandes, Eva Maria Lopes; Flores, Manuel; Forte, Ana. "Conditions for teacher leadership and professional development in challenging circumstances.". In Professional Learning in Education. Challenges for Teacher Educators, Teachers and Student Teachers, 113-133. Bélgica: Academia Press, 2016.
    Publicado
  15. Fernandes, Eva Maria Lopes; Flores, Maria Assunção. "A escola e o trabalho dos professores vistos pelos alunos [The school and teachers' work perceived by the students]". De Facto Editores, 2014.
  16. Flores, Maria Assunção; Fernandes, Eva Maria Lopes. "Investigando o profissionalismo e a liderança dos professores : o projeto TEL [Investigating teachers' professionalism and leadership: the TEL project]". De Facto Editores, 2014.
  17. Flores, Maria Assunção; Coutinho, Clara Pereira; Pinheiro, Cláudia; Fernandes, Eva Maria Lopes; Santos, Patrícia. "Liderança docente: visões de alunos e professores [Teacher leadership: students and teachers' perceptions]". De Facto Editores, 2014.
  18. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio; Fernandes, Eva Maria Lopes. "Conceções de liderança e profissionalismo docente [Conceptions of leadership and teaching professionalism]". De Facto Editores, 2014.
  19. Fernandes, Eva Maria Lopes; Viana, Isabel Carvalho; Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Alves, Maria Palmira. "Liderança e cultura de transformação na escola pública - perceções de alunos [Leadership and transformation culture in public school - students' perceptions]". De Facto Editores, 2014.
Edição de livro
  1. Fernandes, Eva Lopes; Flores, M.A., Pereira, D., Fernandes, E.L et al. (org.) (2020).. E-BOOK 'Currículo, Avaliação e Profissão Docente: Conceções curriculares, autonomia e flexibilidade e o papel do professor (volume I)' [Curriculum, Assessment and Teaching: Curricular conceptions, autonomy, flexibility and teacher's role (vol. I)]. Portugal. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Maria Assunção Flores; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Costa, Luís. Currículo, Avaliação e Profissão Docente. Conceções curriculares, autonomia e flexibilidade e o papel do professor (E-book) - Curriculum, Assessment and the Teaching Profession. Curricular concepts, autonomy and flexibility and the role of the teacher. Braga, Portugal: CIEC, Universidade do Minho. 2020.
    Publicado
  3. Oliveira, Lia Raquel; Flores, Maria Assunção; Moreira, Maria Alfredo; Fernandes, Eva; Santos, Patrícia Raquel Cerqueira; Pereira, Diana Alexandra Ribeiro; Pereira, Mesquita; Fernandes, Sandra; Pinheiro, Cláudia. Atas do I Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores [Proceedings of the I Conference - Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Education]. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2015.
    Editor
  4. Oliveira, Flores, More, Fernandes et al.. Atas do Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores.. Portugal: Universidade do Minho. 2015.
    Publicado • Editor
Recurso online
  1. Ferreira, Fernando Ilídio; Anjos, Cleriston Izidro dos; Duarte, Andréa Avelar; Fernandes, Eva Lopes; Franco, Nanci Helena Rebouças; Sarmento, Teresa; Santos, Solange Estanislau. Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância [Proceedings of the II Luso-Brazilian Seminar on Early Childhood Education - Research, teacher training and childhood cultures]. 2016. http://whitebooks.pt/web/loja/atas-do-ii-seminario-luso-brasileiro-de-educacao-de-infancia/.
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, Eva Lopes. "Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A study of University Teachers". Doutoramento, Universidade do Minho, 2020.
  2. Fernandes, Eva Maria Lopes. "Os professores enquanto líderes : um estudo com alunos do Ensino Básico [Teachers as leaders: a study with elementary school students]". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28914.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11 O que pensam os alunos futuros professores sobre o currículo? [What do future teachers think about the curriculum?] XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, novembro de 2024
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2024/02/20 Participation in the panel discussion 'TeacherEd: Capacity to building of education employers through the promotion of teacher induction programmes’ European Federation of Education Employers
Universidade Portucalense (Portugal)
2024 Critical incidents as a strategy to enhance reflection in initial teacher education. 4th Porto International Conference on Research in Education - ICRE
Instituto Politécnico do Porto, julho de 2024 (presencial)
2024 Assessment as a way to transform pre-service teachers’ learning: insights from a pedagogical intervention 4th Porto International Conference on Research in Education - ICRE.
Instituto Politécnico do Porto
2024 Envolvendo os alunos na melhoria da escola e das aprendizagens: um estudo num TEIP [Involving students in school improvement and learning: a study in a TEIP School] 4th Porto International Conference on Research in Education - ICRE
Instituto Politécnico do Porto
2024 Portuguese pupils’ views of how to improve their school experience. Children and Childhoods Conference 2024
Sulfolk University, UK
2024 Pupils’ perceptions about leadership and their school experience. Children and Childhoods Conference 2024
Sulfolk University, UK
2024 Currículo e formação de professores: a perspetiva dos estudantes [Curriculum and teacher training: student's perspective] CNAPES 2024
ISCAP
2024 Avaliação das Aprendizagens, Incidentes Críticos e Formação de Professores [Learning Assessment, Critical Incidents and Teacher Training. ] CNAPES 2024
ISCAP
2024 Promover a reflexão na formação de professores: um estudo sobre conceções de currículo e de avaliação com recurso a narrativas escritas. E-Poster [Promoting reflection in teacher training: a study on conceptions of curriculum and assessment using written narratives. E-Poster] Encontro Ciência 2024
FCT
2024 Looking at assessment through critical incidents written by preservice teachers: A study conducted in Portugal 65th ICET World Assembly 2024
Universidade do Minho
2024 Using Critical Incidents to Enhance Reflection Among Student Teachers (Poster) 65th ICET World Assembly 2024
Universidade do Minho
2024 Curriculum perspectives about playing and their contribution to Early Childhood Education and professional development 65th ICET World Assembly 2024
Universidade Minho
2024 Inovação controlada ou autónoma? Perspetivas dos diretores portugueses sobre os Planos de Inovação [Controlled or autonomous innovation? Portuguese principals' perspectives on Innovation Plans] V Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação – CILME
Universidade do Porto
2024 Práticas de Liderança dos diretores de escolas públicas portuguesas: O que diz a investigação? [Leadership practices of Portuguese public school headmasters: What does the research say?] V Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação – CILME
University of Porto
2024 O contributo das políticas e medidas de gestão curricular e de avaliação externa na melhoria dos resultados escolares dos alunos: perspetivas de diretores [The contribution of curriculum management and external assessment policies and measures to improving students' school outcomes: the perspectives of headteachers. ] AFIRSE 2024
Universidade de Lisboa
2024 Perceções dos alunos sobre a sua experiência de aprendizagem durante a pandemia [Students' perceptions of their learning experience during the pandemic. ] AFIRSE 2024
Universidade de Lisboa
2024 Perspetivas sobre avaliação das aprendizagens a partir de narrativas escritas de alunos futuros professores [Perspectives on Learning Assessment Through the Written Narratives of Future Teachers] XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2024 A liderança escolar em contextos remotos: perceções de diferentes atores. [School Leadership in Remote Contexts: Perceptions of Different Stakeholders] XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2024 Pupils’ views on academic archivement during disruptive times II International Conference on Child Studies. For children, with children: Imagining a sustainable living in a global world
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2024 Pupils' voices in school leadership: exploring their sense of empowerment. II International Conference on Child Studies. For children, with children: Imagining a sustainable living in a global world
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2024 Portuguese teachers’ views of leadership influence on school and classroom conditions European Conference on Educational Research, ECER 2024
Nicosia, Cyprus University
2024 Pupils’ experience of schooling and their views of the headteacher’s role. A Study conducted in Portugal. European Conference on Educational Research, ECER 2024
Nicosia, Cyprus University
2023/05/04 ONLINE PRACTICUM AND MENTORING: INSIGHTS FROM THE PRAC3 PROJECT International Conference on Teacher education - INCTE 2023
2023 Trabalho docente e desempenho académico dos alunos: perspetivas dos diretores. [Teaching work and students' academic performance: principals' perceptions.] IV Colóquio Internacional de Ciências Socias da Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
Universidade do Minho (Portugal)
2022/09/26 Participation in the 'IMPACT Project results dissemination session', as part of the Seminar to present the results of the IMPACT Project "Leadership and social inclusion" carried out within the scope of the IMPACT research project. Seminar "Leadership and social inclusion"
University of Minho (Portugal)
2022/09 Ensino a distância durante a pandemia: a perspetiva de educadores e professores portugueses. [Distance learning during the pandemic: the perspective of Portuguese educators and teachers.] XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE
Escola Superior de Educação de Lisboa, setembro de 2022 (Lisboa, Portugal)
2022/09 As Provas de Aferição no quadro das políticas e práticas de avaliação externa dos alunos: um estudo com diretores. [The Assessment Tests in the framework of policies and practices of external assessment of students: a study with principals] XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE.
scola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/09 O exercício da liderança na escola pública: um estudo com diretores [The exercise of leadership in public schools: a study with school principals] XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE
Escola Superior de Educação de Lisboa, setembro de 2022
2022/09 Students' views of their learning experience and academic achievement during the Covid-19 pandemic. International Conference in Child Studies - ICCS
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/08 Poster 'Approaches to professional mentoring during practicum: views of student teachers and mentors' TEPE 2022 Conference - "Enhancing the value of teacher education research: Implications for policy and practice
Gratz University, Austria
2022/08 Online learning and perceived difficulty and the role of feedback in COVID-19 times: a study in higher education. ECER 2022
Yerevan State University (Yerevan, Arménia)
2022/08 Leadership Practices in Portuguese Schools: Findings from a 3-year Study. ECER 2022
Yerevan State University (Yerevan, Arménia)
2022/07 Mentoring and ICT during practicum: Views of student teachers and cooperating teachers 1st International Conference on Education and Training - ICET
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 O Projeto PRAC3: tutoria e coaprendizagem no contexto de estágio em ambiente online [The PRAC3 Project: mentoring and co-learning in the context of the practicum in an online environment] XXIXº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 Liderança escolar: perspetivas dos diretores sobre o trabalho docente [School leadership: principals' perspectives on the teachers work] XXIXº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Polinésia Francesa)
2022 Atores e práticas de liderança: perspetivas de diretores [Leadership actors and practices: principals' perspectives] XXIXº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 Práticas de liderança e resultados escolares dos alunos: perspetivas dos diretores. [Leadership practices and student achievement: principals' perspectives.] IV Colóquio Internacional de Ciências Socias da Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
Universidade do Minho (Portugal)
2022 Investigando os Efeitos das Lideranças Escolares nos Resultados Académicos dos Alunos. [Investigating the Effects of School Leadership on Students' Academic Outcomes.] Encontro Ciência 2022 [FCT Science Meeting 2022.]
2022 Online Practicum and mentoring: Insights from the PRAC3 Project 1st International Conference on Child Studies - ICCS
Universidade do Minho (Portugal)
2022 Poster 'The PRAC3 Project: Student teachers and mentors’ perspectives about mentoring and ICT.' 3rd Porto International Conference on Research in Education - ICRE
Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
2022 Portuguese principals' views of leadership: A quantitative study. 3rd Porto International Conference on Research in Education - ICRE.
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2022 Ensino remoto durante a pandemia: Lições aprendidas a partir da experiência de professores portugueses. [Remote teaching during the pandemic: Lessons learned from the experience of Portuguese teachers] 3rd Porto International Conference on Research in Education - ICRE
Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
2022 Controlled or Autonomous Innovation? The Case of the Innovation Plans in the Eyes of the School Principals. 1st International Conference on Education and Training - ICET
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/11/12 Conceções e práticas de avaliação no Ensino Superior: Um Estudo com professores universitários portugueses [Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study with Portuguese University Teachers] painel “Práticas pedagógicas e avaliativas da aprendizagem” do II Seminário Regional de Metodologias Ativas no Ensino Superior (SerMaes) e I Encontro Internacional para Discussão sobre Metodologias Ativas (Eima) – “Tendências educacionais para a formação empreendedora no contexto digital
Itibira: Brasil (Itibira: Brasil, Brasil)
2020 Conceções e práticas de avaliação no Ensino Superior: Um Estudo com professores universitários portugueses [Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A study of University Teachers] no painel Práticas pedagógicas e avaliativas da aprendizagem - II Seminário Regional de Metodologias Ativas no Ensino Superior (SerMaes) e I Encontro Internacional para Discussão sobre Metodologias Ativas (Eima) 'Tendências educacionais para a formação empreendedora no contexto digital'
(Itiriba, Brasil)
2019 Assessment in Higher Education: What Kinds of Methods Do University Teachers Value Most? [Avaliação no Ensino Superior: Que métodos de avaliação os professores valorizam mais?] Poster apresentado na European Conference on Educational Research, ECER 2019
(Hamburg, Alemanha)
2019 Métodos de avaliação mais utilizados no contexto do Ensino Superior Português: Resultados de um estudo com Professores Universitários [Most used assessment methods in the context of Portuguese Higher Education: Results of a study with University Teachers] Comunicação apresentada na Porto International Conference on Research in Education, ICRE 2019
(Porto, Portugal)
2019 Conceções de Avaliação: Um Estudo Exploratório com Professores Portugueses do Ensino Superior [Conceptions of assessment: An Exploratory Study with Portuguese Higher Education Teachers] Comunicação apresentada no VI Congresso Internacional de Docência Universitária, CINDU 2019, Vigo, Espanha.
(Vigo, Espanha)
2019 Evaluation dans l'enseignement supérieur dans le cadre de Bologne: résultats préliminaires d'une étude au Portugal [Avaliação no Ensino Superior no contexto de Bolonha: resultados preliminares de um estudo em Portugal | Assessment in Higher Education in the context of Bologna: preliminary results of a study in Portugal] Poster apresentado no 31e Colloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation-Europe, ADMEE 2019
(Lausanne, Suiça)
2018 Assessment in Higher Education and the Bologna Process: A Study of Portuguese University Teachers. Comunicação apresentada na European Conference on Educational Research, ECER 2018, Bolzano, Itália
(Bolzano, Itália)
2018 A avaliação no ensino superior no contexto pós-Bolonha: resultados preliminares de um estudo com docentes universitários [Assessment in higher education in the post-Bologna context: preliminary results of a study with university teachers] Comunicação apresentada na Conferência Internacional Making Learning Meaningful – Implications for Teachers and Trainning, NESTT 2018, Braga, Portugal.
(Braga, Portugal)
2018 Avaliação no Ensino Superior: Resultados preliminares de um estudo com professores universitários [Assessment in Higher Education: Preliminary results of a study with university teachers] Comunicação apresentada no 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, CNaPPES 2018, Braga, Portugal.
(Braga, Portugal)
2017 Assessment in Higher Education: conceptions and practices related to the so-called alternative methods [Avaliação no Ensino superior: conceções e práticas relacionadas com os métodos de avaliação alternativos] Poster apresentado na 18th Biennial Conference on Teachers and Teaching, Universidade de Salamanca, Espanha.
(Salamanca, Espanha)
2017 A avaliação no Ensino Superior: um estudo com docentes universitários [Assessment in Higher Education: a study with university teachers] Comunicação apresentada no Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar, CIAASE
(Braga, Portugal)
2017 Conceptions and Experiences of Assessment in Higher Education: An Empirical Study in Five Public Portuguese Universities [Concepções e experiências de avaliação no ensino superior: um estudo empírico em cinco universidades públicas portuguesas] Comunicação apresentada na European Conference on Educational Research, ECER 2017
(Copenhaga, Dinamarca)
2017 Changes in assessment in Higher Education after the implementation of the Bologna Process: A Study carried out in Portugal [Mudanças na avaliação do Ensino Superior após a implementação do Processo de Bolonha: Um Estudo realizado em Portugal] V Congreso Internacional de Docencia Universitaria – CINDU.15.
(Vigo, Espanha)
2016 Métodos alternativos de avaliação no ensino superior: um estudo em curso [Alternative assessment methods in higher education: an ongoing study.] Comunicação apresentada no 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.
(Lisboa, Portugal)
2016 A escola, a liderança e o trabalho dos educadores na perspetiva das crianças [School, leadership and the work of educators from children's perspective] Comunicação apresentada no Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, Investigação, Formação Docente e Culturas da Infância.
(Braga, Portugal)
2015 Networking and teacher professional development: an empirical study carried out in Portugal T[rabalho em rede e desenvolvimento profissional de professores: um estudo empírico realizado em Portugal] Comunicação apresentada na Assembleia Mundial do International Council on Education for Teaching (ICET).
(Japão)
2014 Teacher leadership in challenging circumstances: a student perspective [Liderança dos professores num contexto desafiante: a perspetiva dos alunos] Comunicação apresentada na European Conference on Educational Research (ECER) "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe".
(Porto, Portugal)
2014 Os professores enquanto líderes: um estudo com alunos do ensino básico [Teachers as leaders: a study with Basic Education students] Comunicação apresentada no XXIº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – educação, economia e território: O lugar da educação no desenvolvimento.
(Lisboa, Portugal)
2013 Teachers' perceptions of teaching in challenging times: findings from a 3-year research project [Percepções dos professores sobre o ensino em tempos desafiadores: resultados de um projeto de investigação de 3 anos] Comunicação apresentada na 57ª Assembleia Mundial do International Council on Education for Teaching (ICET).
(Nonthaburi)
2013 Teacher Leadership: challenges and possibilities [Liderança Docente: desafios e possibilidades] Comunicação apresentada na Biennial Conference on Teachers and Teaching (ISATT 2013)
(Ghent, Bélgica)
2013 Trabalho docente, formação e desenvolvimento profissional: resultados de um estudo em curso [Teaching work, training and professional development: results of an ongoing study] omunicação apresentada no II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente, Políticas, Práticas e Investigação.
(Porto, Portugal)
2013 Inservice Teacher Education and Leadership: Findings from an Ongoing Research [Formação e liderança de professores em contexto: resultados de uma investigação em curso] Comunicação apresentada na ISATT Regional Conference 2013
(Uberaba)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/10 - Atual “A mediação educacional no jardim de infância: promover valores e fortalecer laços de amizade e cooperação” [Educational Mediation in Kindergarten: Promoting Values and Strengthening Bonds of Friends“A mediação educacional no jardhip and Cooperation]
Orientador
Orientadora Científica do Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação – Mediação Educacional [Scientific Supervisor of the Internship conducted as part of the Master's in Education – Educational Mediation] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2024/09 - Atual Desenvolvimento do currículo para a educação em competências de pensamento crítico e resolução de problemas em Angola: Um estudo exploratório numa escola pública primária do Namibe [Curriculum development for critical thinking and problem-solving education in Angola: An exploratory study in a public primary school in Namibe]
Orientador
Dissertação [Dissertation] - Mestrado em Ciências da Educação – Desenvolvimento Curricular e Avaliação [Master's Degree in Educational Sciences - Curriculum Development and Assessment ] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2024/04 - 2024/06 “PERSPETIVAS CURRICULARES E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO AMAZÔNICO E PORTUGUÊS” [‘CURRICULAR PERSPECTIVES AND PLAY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE AMAZONIAN AND PORTUGUESE CONTEXTS’]
Orientador
Orientadora – Estágio científico avançado de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular [Supervisor - Advanced scientific doctoral internship in Educational Sciences, specialising in Curriculum Development] (Outra)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual Colaboração e dinamização de sessões das ‘Oficinas de escrita de artigos científicos’ e dos encontros ‘Ciência ao Café’ no âmbito do Centro de Investigação em Estudos da Criança [Collaboration and promotion of the 'Writing of Scientific Articles Workshop' sessions and of the 'Science over Coffee' meetings in the scope of the Research Centre in Child Studies.] (2022)
Outro (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2023/04/28 - 2023/04/28 Encontro PRAC 3 [PRAC 3 Meeting] (2023 - 2023)
Encontro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2023/03 - 2023/03 III Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente [III Conference for Reflection on Curriculum, Assessment and the Teaching] (2023/03 - 2023/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2023/02 - 2023/02 PRAC 3 Mentoring training course (2023 - 2023)
Encontro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/09 - 2022/09 1st International Conference in Child Studies (ICCS) - Researching children's worlds and lived realities in uncertain times' (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/03/10 - 2022/03/11 III Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2021/02 - 2021/02 II Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente [Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession] (2021/02 - 2021/02)
Encontro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2021/01 - 2021/01 Webinar - Liderança das Escolas em Tempos de Pandemia [School Leadership During Pandemic] (2021 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2020/02 - 2020/02 I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente [I Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession] (2020/02 - 2020/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2020 - 2020 Webinar - Novos contextos, novas exigências experiência docente em tempos de pandemia: Um estudo internacional [Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students] (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2020 - 2020 Webinar - Aprendizagem online em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior [Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students] (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2020 - 2020 Webinar - Ensino e Avaliação à distância em tempos de COVID-19: Um estudo no ensino básico e secundário [Distance learning and assessment in COVID-19 times in basic and secondary education in Portugal] (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2019 - 2019 V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e II CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação [V Luso-Brasilian Seminar on Childhood Education and II Luso-Afro-Brasilian Congress on Children and Education] (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Universidade de Aveiro, Portugal
2018/05/17 - 2018/05/19 TEPE Conference 2018, annual conference of the Teacher Education Policy in Europe (TEPE) network (2018) "Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy" (2018/05/17 - 2018/05/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Teacher Education Policy in Europe (TEPE) , Reino Unido
2018 - 2018 Critical Issues in Action Research / Temas críticos na Investigação-ação (2018 - 2018)
Seminário
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018 - 2018 Seminário - Currículo em Ação: Um olhar nacional e internacional [Seminar - Curriculum in Action: A national and international look] (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2018 IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação [IV Luso-Brasilian Seminar on Childhood Education and I Luso-Afro-Brasilian Congress on Children and Education] (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar [International Congress on Assessment of Learning and Educational Success] (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2017 - 2017 II colóquio sobre Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores [II colloquium on Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Education] (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2017 - 2017 Study day - Quality in Action-Research: Ethics, Participation and Democratisation of Knowledge (promoted by CARN) [Dia de estudo - Qualidade na investigação-ação: ética, participação e democratização do conhecimento (promovido pelo CARN)] (2017 - 2017)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2017 - 2017 III Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância [III Luso-Brazilian Seminar on Childhood Education] (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2016 - 2016 I Ciclo de Reflexões Pedagógicas - Reconfiguração da formação pós-graduada: que impasses e desafios? [I Study Days - Reconfiguration of postgraduate training: obstacles and challenges?] (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2016 II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância [II Luso-Brasilian Seminar on Childhood Education] (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2014 - 2014 International Teacher Leadership meeting [Encontro da rede ITL] (2014 - 2014)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2014 - 2014 III Seminário Profissionalismo Docente e Liderança [IV Seminar Teaching Professionalism and Leadership] (2014 - 2014)
Seminário
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2013 - 2013 II Seminário Profissionalismo Docente e Liderança [III Seminar Teaching Professionalism and Leadership] (2013 - 2013)
Seminário
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 “Avaliação Externa no Ensino Básico: Implicações nas Práticas Curriculares”,
Arguente
Regiane Bispo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023/12/11 Estimulação mediada: A mediação transformadora como intervenção cognitiva e emocional num centro de dia [Mediated stimulation: Transformative mediation as a cognitive and emotional intervention in a Day Care Centre]
Arguente
Sara Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023/11/30 As competências emocionais na liderança e gestão escolar: Realidades, desafios e oportunidades [Emotional competences in school leadership and management: Realities, challenges and opportunities]
Arguente principal
Suzana Maria Martins Mota (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022/11/24 O papel da Comunicação na relação entre a escola e família: um estudo de caso numa escola de 2.º e 3.º ciclo do ensino básico [The role of Communication in the school-family relationship: a case study in a elementary school]
Arguente principal
Ezequiel Tavares (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/01 - 2024/06 65th ICET World Assembly 2024 Universidade do Minho
2023/08 - 2024/01 35e Colloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation-Europe, ADMEE 2024 Universidade do Minho

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista de Iniciação à Docência (RID) [Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Brasil)] [Revista Qualis B3, Brasil] [Member of the Editorial Board of the Journal of Teaching Initiation]

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - 2020 Membro de Comissões de Avaliação Externa da A3ES (membro estudante) | A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior | 2018 a 2020 Colaboração na avaliação de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento [Member of A3ES External Evaluation Committees (student member)]
Avaliador
A3ES, Portugal A3ES

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/09 - Atual “Desenvolvimento Curricular I” [Curricular Development I] “Desenvolvimento Curricular II” [Curricular Development II] (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2024 - Atual Teorias e Práticas de Avaliação da Formação (colaboração na docência da Unidade Curricular, 3 horas) [Theories and Practices of Training Assessment (collaboration in the teaching of the Discipline, 3 hours)] Avaliação [Assessment] (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2024 - Atual Colaboração na docência da UC “Liderança e Dinâmicas de Grupo em Contextos de Mediação” ( 8 horas) [Collaboration in teaching the discipline ‘Leadership and Group Dynamics in Mediation Contexts’ (8 hours)] (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2024 - Atual Colaboração na docência da UC “Abordagens Curriculares Integradas na Educação Básica”, Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano, Universidade do Minho, ano letivo 2023/24, 2.º semestre (1 hora, 10 estudantes). [Collaboration in teaching the course ‘Integrated Curricular Approaches in Basic Education’, Master's Degree in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education, 1st year, University of Minho, academic year 2023/24, 2nd semester (1 hour, 10 students)] Universidade do Minho, Portugal
2023/03/23 - Atual Colaboração na docência da UC 'Educação, Avaliação e Formação em Contexto de Proteção Civil'| Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território, Universidade do Minho [Collaboration in the teaching of the Curricular Unit 'Education, Assessment and Training in a Civil Protection Context' - Degree in Civil Protection and Territorial Management, University of Minho] (Licenciatura)
2024/01 - 2024/07 “Desenvolvimento Curricular II” [Curricular Development II] Licenciatura em Educação [Degree in Education] (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2023/09 - 2024/02 “Currículo e Avaliação” ["Curriculum and Assessment"] Currículo e Avaliação [Curriculum and Assessment] (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2023/10 - 2024/01 Curriculum and Assessment Master's Degree in Computer Science Teaching, Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade do Minho, Portugal
2023/11/17 - 2023/11/17 Colaboração na UC Projeto de Tese em Desenvolvimento Curricular | , com a apresentação do tema: ‘Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A study of University Teachers’, 1.º ano, ano letivo 2023/24, 1.º semestre, 17 de novembro de 2023 (7 estudantes, 1h30). [Collaboration in the course Thesis Project in Curriculum Development, with the presentation ‘Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A study of University Teachers’, 1st year, academic year 2023/24, 1st semester, 17th November 2023 (7 students, 1h30)] (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal
2023/02 - 2023/06 "Curriculum Development II" Education (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2023/02 - 2023/02 Formadora do ciclo de workshops "Planificação Curricular e Integração dos ODS nas Práticas Pedagógicas" (público-alvo: docentes universitários) [Workshop cycle "Curricular Planning and Integration of SDGs into Pedagogical Practices" (target audience: university lecturers)] (Outros) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022/12 - 2023/01 Metodologia de Investigação em Educação [Educational Research Methodology] Mestrado em Metodologias do Ensino Primário [Master in Primary School Teaching Methodology] (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal e ISCED de Benguela, Angola, Angola
2018/11/20 - 2018/11/20 Oradora convidada na aula aberta 'Análise quantitativa de dados: potencialidades do inquérito por questionário', no âmbito da unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação I [Guest speaker at the open class 'Quantitative data analysis: the potential of the questionnaire survey'] Curso de Licenciatura em Educação Social Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - Atual Membro do Conselho Editorial da European Journal of Teacher Education (EJTE) [a partir de 1º de janeiro de 2025-2031 (2 mandatos]. [Member of the Editorial Board of the European Journal of Teacher Education (EJTE) [from January 1, 2025, to 2031, 2 terms)].
Membro
2023 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista de Iniciação à Docência (RID), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Brasil) [Member of the Editorial Board of the Revista de Iniciação à Docência (RID) [State University of Southwest Bahia (Brazil)]
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/01 - 2022/02 Vogal efetivo do concurso para a atribuição de bolsa de investigação de mestre para exercício de funções no projeto 'Investigando os Efeitos das Lideranças Escolares nos Resultados dos Alunos' (PTDC/CED-EDG/28570/2017) (ref.ª CIEC-BIM-01-2022-PTDC/CED-EDG/28570/2017) [Effective member of the selection process for a master's research fellowship to work on the project 'Investigating the impact of school leadership on students outcomes' (PTDC/CED-EDG/28570/2017) (ref. CIEC-BIM-01-2022-PTDC/CED-EDG/28570/2017)] Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018 - 2020 Membro de Comissões de Avaliação Externa da A3ES (membro estudante) | A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Colaboração na avaliação de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. [Member of A3ES External Assessment Committees (student member). Collaboration in the evaluation of bachelor's, master's and doctoral programmes]. A3ES, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/01 - 2024/02 European Journal of Teacher Education (ISI, Impact Factor 2.864, 2022)
2022 - 2024 Revista Internacional de Formação de Professores
2023 - 2023 Educar em Revista (Qualis 1 Journal, Brazil)
2023 - 2023 Frontiers, Fator de Impacto 2.3, Citescore 2.3 (2023)
2023 - 2023 Journal of Teacher Education
2023 - 2023 European Journal of Investigation in Health, Psichology and Education
2023 - 2023 Educar em Revista’, Qualis A1, Brasil
2022 - 2023 Educational Scienses (Citescore 2.1. SCOPUS)
2020 - 2023 Studies in Educational Evaluation (ISI, Impact Factor 0.818, 2022)
2022 - 2022 Frontiers in Education - Specialty Section: Higher Education Frontiers
2022 - 2022 Education Scienses MDPI
2022 - 2022 Revista Internacional de Formação de Professores (Qualis 4 Journal - Brazil)
2022 - 2022 Frontiers in Education - Special Section: Higher Education (Citescore 2.0. SCOPUS) Frontiers
Distinções

Prémio

2024 Best Poster ICET 2024
World Assembly of the International Council on Education for Teaching (ICET), Estados Unidos

Outra distinção

2008 Bolsa de Estudo por Mérito [Merit Scholarship]
Universidade do Minho, Portugal
2006 Vector 21 (distinção melhor aluna da UC Prática Pedagógica II - TIC, 2.º ano da Licenciatura em Educação) [Vector 21 - distinction best student of the UC Pedagogical Practice II - ICT, Licenciatura Degree in Education]
2005 Prémio de Mérito Escolar ano letivo 2003/2004 (Licenciatura em Educação) [School Merit Award 2003/2004 (Licenciatura Degree in Education)]
Universidade do Minho, Portugal