Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Eva Maria Lopes Fernandes
Nomes de citação
- Fernandes, Eva Lopes
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8616-6BD9-4E64
- ORCID iD
- 0000-0002-3838-9846
Endereços de correio eletrónico
- evalopesfernandes@ie.uminho.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho, Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar , 4710-057 , Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/10/01 - 2020/09/22
Concluído
|
Ciências da Educação [PhD in Educational Sciences] (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Desenvolvimento Curricular [Specialty: Curriculum Development]
Universidade do Minho, Portugal
"Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of University Teachers." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Muito Bom [Approved with Very Good] |
2013
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação - Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa [Master Degree in Educational Sciences
- Curriculum Development and Educational Innovation] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Os professores enquanto líderes: um estudo com alunos do Ensino Básico [Teachers as leaders: a study with elementary school
students]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2009
Concluído
|
Especialização em Estudos da Criança - Associativismo e Animação Sócio-Cultural [Specialization in Child Studies - Associativism
and Socio-Cultural Animation] (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
|
18 |
2008
Concluído
|
Licenciatura em Educação [Licenciatura Degree in Education] (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | ||
2021/07 - 2022/09 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | ||
2019/10/01 - 2021/06/30 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | ||
2012/09 - 2013/12 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/12/04 - 2023/01/14 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal e ISCED de Benguela, Angola, Angola |
ISCED de Benguela, Angola (...) |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/10 - 2019/09 | PhD Fellowship [Bolseira de Doutoramento ] | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/10 - 2019/10 | Conceptions and practices of assessment in Higher Education. A study of university teachers [Conceções e práticas de avaliação
no Ensino Superior após a implementação do processo de Bolonha: Um estudo com professores universitários]
SFRH/BD/103291/2014
Bolseiro de Doutoramento
|
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2014 | Teachers Exercising Leadership (TEL) [Os professores no Exercício da Liderança]
ref.ª (PTDC/CPE-CED/112164/2009)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Contracted researcher within the framework of the Multi-annual funding programme contract for the Research Centre for Child
Studies [investigadora contratada no âmbito do contrato-programa de financiamento plurianual do Centro de Investigação em
Estudos da Criança]
UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Em curso
|
2022/03/07 - 2022/09/30 | Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2021/07 - 2022/09/30 | IMPACT-Investigating the Impact of School Leadership on Pupil Outcomes [Investigando os efeitos das lideranças escolares nos
resultados escolares dos alunos]
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Em curso
|
2016/04/01 - 2019/07/31 | Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos
PTDC/MHC-CED/2703/2014
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/02 - Atual | NARRATIVAS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE [NARRATIVES ABOUT THE TEACHING PROFESSION]
Investigador
|
Em curso
|
2023/02/01 - Atual | OBSERVATORY SOS Attendance
2022-1-ES01-KA220-SCH-000088733
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Em curso
|
2022/10/01 - Atual | Fazer ouvir a voz dos alunos para melhorar a escola e as aprendizagens [Listen Students' Voices to Improve School and Learning]
S/R
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Em curso
|
2024 - 2027 | 'From Artificial Intelligence to Pedagogical Innovation – AI2PI Teacher Academy'
ERASMUS-EDU-2024-PEX-TEACH-ACA
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Em curso
|
2024 - 2025 | ‘ED-TED - Equity and Diversity in Teacher Educators' Professional Development' [European Commision, Erasmus+ Teacher Academies
project]
-
Investigador
|
|
2021 - 2023/05/31 | PRAC 3 - Digital Practicum 3.0: Exploring Augmented Reality, Remote Classrooms, and Virtual Learning to Enrich and Expand
Preservice Teacher Education Preparation
2020-1-ES01-KA226-HE-096120
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade de Salamanca (coord.), Espanha |
Erasmus Plus
Em curso
|
2021 - 2022 | O ensino em tempos de pandemia (um ano depois?): um estudo com professores dos ensinos básico e secundário [Teaching in Pandemic
times (one year after?): a study with primary and secondary school teachers]
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Em curso
|
2020/05/01 - 2021 | Novos contextos, novas exigências e experiência docente em tempos de pandemia: um estudo internacional [New contexts, new
demands and teaching experience in times of pandemic: an international study]
sem referência
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2020 - 2021 | Aprendizagem a distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior [Online learning in times of COVID-19:
A study with higher education students]
sem referência
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2020 - 2021 | Ensino e avaliação a distância em tempos de Covid-19 nos ensinos básico e secundário em Portugal [Distance learning and assessment
in COVID-19 times in basic and secondary education in Portugal]
sem referência
Investigador
|
Concluído
|
2015 - 2019 | Assessment in Higher Education: the potential of alternative methods [A Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos
alternativos]
PTDC/MHCCED/2703/2014
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013 - 2013 | International Teacher Leadership Project (ITL)
sem referência
Colaboração
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2013 | A Avaliação do desempenho docente: A visão dos diretores [The Evaluation of Teaching Performance - The Principals' perspectives]
sem referência
Investigadora colaboradora
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11 | O que pensam os alunos futuros professores sobre o currículo? [What do future teachers think about the curriculum?] | XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, novembro de 2024
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
|
2024/02/20 | Participation in the panel discussion 'TeacherEd: Capacity to building of education employers through the promotion of teacher induction programmes’ | European Federation of Education Employers
Universidade Portucalense (Portugal)
|
2024 | Critical incidents as a strategy to enhance reflection in initial teacher education. | 4th Porto International Conference on Research in Education - ICRE
Instituto Politécnico do Porto, julho de 2024 (presencial)
|
2024 | Assessment as a way to transform pre-service teachers’ learning: insights from a pedagogical intervention | 4th Porto International Conference on Research in Education - ICRE.
Instituto Politécnico do Porto
|
2024 | Envolvendo os alunos na melhoria da escola e das aprendizagens: um estudo num TEIP [Involving students in school improvement and learning: a study in a TEIP School] | 4th Porto International Conference on Research in Education - ICRE
Instituto Politécnico do Porto
|
2024 | Portuguese pupils’ views of how to improve their school experience. | Children and Childhoods Conference 2024
Sulfolk University, UK
|
2024 | Pupils’ perceptions about leadership and their school experience. | Children and Childhoods Conference 2024
Sulfolk University, UK
|
2024 | Currículo e formação de professores: a perspetiva dos estudantes [Curriculum and teacher training: student's perspective] | CNAPES 2024
ISCAP
|
2024 | Avaliação das Aprendizagens, Incidentes Críticos e Formação de Professores [Learning Assessment, Critical Incidents and Teacher Training. ] | CNAPES 2024
ISCAP
|
2024 | Promover a reflexão na formação de professores: um estudo sobre conceções de currículo e de avaliação com recurso a narrativas escritas. E-Poster [Promoting reflection in teacher training: a study on conceptions of curriculum and assessment using written narratives. E-Poster] | Encontro Ciência 2024
FCT
|
2024 | Looking at assessment through critical incidents written by preservice teachers: A study conducted in Portugal | 65th ICET World Assembly 2024
Universidade do Minho
|
2024 | Using Critical Incidents to Enhance Reflection Among Student Teachers (Poster) | 65th ICET World Assembly 2024
Universidade do Minho
|
2024 | Curriculum perspectives about playing and their contribution to Early Childhood Education and professional development | 65th ICET World Assembly 2024
Universidade Minho
|
2024 | Inovação controlada ou autónoma? Perspetivas dos diretores portugueses sobre os Planos de Inovação [Controlled or autonomous innovation? Portuguese principals' perspectives on Innovation Plans] | V Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação – CILME
Universidade do Porto
|
2024 | Práticas de Liderança dos diretores de escolas públicas portuguesas: O que diz a investigação? [Leadership practices of Portuguese public school headmasters: What does the research say?] | V Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação – CILME
University of Porto
|
2024 | O contributo das políticas e medidas de gestão curricular e de avaliação externa na melhoria dos resultados escolares dos alunos: perspetivas de diretores [The contribution of curriculum management and external assessment policies and measures to improving students' school outcomes: the perspectives of headteachers. ] | AFIRSE 2024
Universidade de Lisboa
|
2024 | Perceções dos alunos sobre a sua experiência de aprendizagem durante a pandemia [Students' perceptions of their learning experience during the pandemic. ] | AFIRSE 2024
Universidade de Lisboa
|
2024 | Perspetivas sobre avaliação das aprendizagens a partir de narrativas escritas de alunos futuros professores [Perspectives on Learning Assessment Through the Written Narratives of Future Teachers] | XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
|
2024 | A liderança escolar em contextos remotos: perceções de diferentes atores. [School Leadership in Remote Contexts: Perceptions of Different Stakeholders] | XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
|
2024 | Pupils’ views on academic archivement during disruptive times | II International Conference on Child Studies. For children, with children: Imagining a sustainable living in a global world
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2024 | Pupils' voices in school leadership: exploring their sense of empowerment. | II International Conference on Child Studies. For children, with children: Imagining a sustainable living in a global world
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2024 | Portuguese teachers’ views of leadership influence on school and classroom conditions | European Conference on Educational Research, ECER 2024
Nicosia, Cyprus University
|
2024 | Pupils’ experience of schooling and their views of the headteacher’s role. A Study conducted in Portugal. | European Conference on Educational Research, ECER 2024
Nicosia, Cyprus University
|
2023/05/04 | ONLINE PRACTICUM AND MENTORING: INSIGHTS FROM THE PRAC3 PROJECT | International Conference on Teacher education - INCTE 2023 |
2023 | Trabalho docente e desempenho académico dos alunos: perspetivas dos diretores. [Teaching work and students' academic performance: principals' perceptions.] | IV Colóquio Internacional de Ciências Socias da Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
Universidade do Minho (Portugal)
|
2022/09/26 | Participation in the 'IMPACT Project results dissemination session', as part of the Seminar to present the results of the IMPACT Project "Leadership and social inclusion" carried out within the scope of the IMPACT research project. | Seminar "Leadership and social inclusion"
University of Minho (Portugal)
|
2022/09 | Ensino a distância durante a pandemia: a perspetiva de educadores e professores portugueses. [Distance learning during the pandemic: the perspective of Portuguese educators and teachers.] | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE
Escola Superior de Educação de Lisboa, setembro de 2022 (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | As Provas de Aferição no quadro das políticas e práticas de avaliação externa dos alunos: um estudo com diretores. [The Assessment Tests in the framework of policies and practices of external assessment of students: a study with principals] | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE.
scola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | O exercício da liderança na escola pública: um estudo com diretores [The exercise of leadership in public schools: a study with school principals] | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE
Escola Superior de Educação de Lisboa, setembro de 2022
|
2022/09 | Students' views of their learning experience and academic achievement during the Covid-19 pandemic. | International Conference in Child Studies - ICCS
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/08 | Poster 'Approaches to professional mentoring during practicum: views of student teachers and mentors' | TEPE 2022 Conference - "Enhancing the value of teacher education research: Implications for policy and practice
Gratz University, Austria
|
2022/08 | Online learning and perceived difficulty and the role of feedback in COVID-19 times: a study in higher education. | ECER 2022
Yerevan State University (Yerevan, Arménia)
|
2022/08 | Leadership Practices in Portuguese Schools: Findings from a 3-year Study. | ECER 2022
Yerevan State University (Yerevan, Arménia)
|
2022/07 | Mentoring and ICT during practicum: Views of student teachers and cooperating teachers | 1st International Conference on Education and Training - ICET
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | O Projeto PRAC3: tutoria e coaprendizagem no contexto de estágio em ambiente online [The PRAC3 Project: mentoring and co-learning in the context of the practicum in an online environment] | XXIXº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Liderança escolar: perspetivas dos diretores sobre o trabalho docente [School leadership: principals' perspectives on the teachers work] | XXIXº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Polinésia Francesa)
|
2022 | Atores e práticas de liderança: perspetivas de diretores [Leadership actors and practices: principals' perspectives] | XXIXº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Práticas de liderança e resultados escolares dos alunos: perspetivas dos diretores. [Leadership practices and student achievement: principals' perspectives.] | IV Colóquio Internacional de Ciências Socias da Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
Universidade do Minho (Portugal)
|
2022 | Investigando os Efeitos das Lideranças Escolares nos Resultados Académicos dos Alunos. [Investigating the Effects of School Leadership on Students' Academic Outcomes.] | Encontro Ciência 2022 [FCT Science Meeting 2022.] |
2022 | Online Practicum and mentoring: Insights from the PRAC3 Project | 1st International Conference on Child Studies - ICCS
Universidade do Minho (Portugal)
|
2022 | Poster 'The PRAC3 Project: Student teachers and mentors’ perspectives about mentoring and ICT.' | 3rd Porto International Conference on Research in Education - ICRE
Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
|
2022 | Portuguese principals' views of leadership: A quantitative study. | 3rd Porto International Conference on Research in Education - ICRE.
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2022 | Ensino remoto durante a pandemia: Lições aprendidas a partir da experiência de professores portugueses. [Remote teaching during the pandemic: Lessons learned from the experience of Portuguese teachers] | 3rd Porto International Conference on Research in Education - ICRE
Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
|
2022 | Controlled or Autonomous Innovation? The Case of the Innovation Plans in the Eyes of the School Principals. | 1st International Conference on Education and Training - ICET
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/12 | Conceções e práticas de avaliação no Ensino Superior: Um Estudo com professores universitários portugueses [Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study with Portuguese University Teachers] | painel “Práticas pedagógicas e avaliativas da aprendizagem” do II Seminário Regional de Metodologias Ativas no Ensino Superior
(SerMaes) e I Encontro Internacional para Discussão sobre Metodologias Ativas (Eima) – “Tendências educacionais para a formação
empreendedora no contexto digital
Itibira: Brasil (Itibira: Brasil, Brasil)
|
2020 | Conceções e práticas de avaliação no Ensino Superior: Um Estudo com professores universitários portugueses [Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A study of University Teachers] | no painel Práticas pedagógicas e avaliativas da aprendizagem - II Seminário Regional de Metodologias Ativas no Ensino Superior
(SerMaes) e I Encontro Internacional para Discussão sobre Metodologias Ativas (Eima) 'Tendências educacionais para a formação
empreendedora no contexto digital'
(Itiriba, Brasil)
|
2019 | Assessment in Higher Education: What Kinds of Methods Do University Teachers Value Most? [Avaliação no Ensino Superior: Que métodos de avaliação os professores valorizam mais?] | Poster apresentado na European Conference on Educational Research, ECER 2019
(Hamburg, Alemanha)
|
2019 | Métodos de avaliação mais utilizados no contexto do Ensino Superior Português: Resultados de um estudo com Professores Universitários [Most used assessment methods in the context of Portuguese Higher Education: Results of a study with University Teachers] | Comunicação apresentada na Porto International Conference on Research in Education, ICRE 2019
(Porto, Portugal)
|
2019 | Conceções de Avaliação: Um Estudo Exploratório com Professores Portugueses do Ensino Superior [Conceptions of assessment: An Exploratory Study with Portuguese Higher Education Teachers] | Comunicação apresentada no VI Congresso Internacional de Docência Universitária, CINDU 2019, Vigo, Espanha.
(Vigo, Espanha)
|
2019 | Evaluation dans l'enseignement supérieur dans le cadre de Bologne: résultats préliminaires d'une étude au Portugal [Avaliação no Ensino Superior no contexto de Bolonha: resultados preliminares de um estudo em Portugal | Assessment in Higher Education in the context of Bologna: preliminary results of a study in Portugal] | Poster apresentado no 31e Colloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation-Europe,
ADMEE 2019
(Lausanne, Suiça)
|
2018 | Assessment in Higher Education and the Bologna Process: A Study of Portuguese University Teachers. | Comunicação apresentada na European Conference on Educational Research, ECER 2018, Bolzano, Itália
(Bolzano, Itália)
|
2018 | A avaliação no ensino superior no contexto pós-Bolonha: resultados preliminares de um estudo com docentes universitários [Assessment in higher education in the post-Bologna context: preliminary results of a study with university teachers] | Comunicação apresentada na Conferência Internacional Making Learning Meaningful – Implications for Teachers and Trainning,
NESTT 2018, Braga, Portugal.
(Braga, Portugal)
|
2018 | Avaliação no Ensino Superior: Resultados preliminares de um estudo com professores universitários [Assessment in Higher Education: Preliminary results of a study with university teachers] | Comunicação apresentada no 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, CNaPPES 2018, Braga, Portugal.
(Braga, Portugal)
|
2017 | Assessment in Higher Education: conceptions and practices related to the so-called alternative methods [Avaliação no Ensino superior: conceções e práticas relacionadas com os métodos de avaliação alternativos] | Poster apresentado na 18th Biennial Conference on Teachers and Teaching, Universidade de Salamanca, Espanha.
(Salamanca, Espanha)
|
2017 | A avaliação no Ensino Superior: um estudo com docentes universitários [Assessment in Higher Education: a study with university teachers] | Comunicação apresentada no Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar, CIAASE
(Braga, Portugal)
|
2017 | Conceptions and Experiences of Assessment in Higher Education: An Empirical Study in Five Public Portuguese Universities [Concepções e experiências de avaliação no ensino superior: um estudo empírico em cinco universidades públicas portuguesas] | Comunicação apresentada na European Conference on Educational Research, ECER 2017
(Copenhaga, Dinamarca)
|
2017 | Changes in assessment in Higher Education after the implementation of the Bologna Process: A Study carried out in Portugal [Mudanças na avaliação do Ensino Superior após a implementação do Processo de Bolonha: Um Estudo realizado em Portugal] | V Congreso Internacional de Docencia Universitaria – CINDU.15.
(Vigo, Espanha)
|
2016 | Métodos alternativos de avaliação no ensino superior: um estudo em curso [Alternative assessment methods in higher education: an ongoing study.] | Comunicação apresentada no 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | A escola, a liderança e o trabalho dos educadores na perspetiva das crianças [School, leadership and the work of educators from children's perspective] | Comunicação apresentada no Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, Investigação, Formação Docente e Culturas da
Infância.
(Braga, Portugal)
|
2015 | Networking and teacher professional development: an empirical study carried out in Portugal T[rabalho em rede e desenvolvimento profissional de professores: um estudo empírico realizado em Portugal] | Comunicação apresentada na Assembleia Mundial do International Council on Education for Teaching (ICET).
(Japão)
|
2014 | Teacher leadership in challenging circumstances: a student perspective [Liderança dos professores num contexto desafiante: a perspetiva dos alunos] | Comunicação apresentada na European Conference on Educational Research (ECER) "The Past, the Present and Future of Educational
Research in Europe".
(Porto, Portugal)
|
2014 | Os professores enquanto líderes: um estudo com alunos do ensino básico [Teachers as leaders: a study with Basic Education students] | Comunicação apresentada no XXIº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – educação, economia e território: O lugar da educação
no desenvolvimento.
(Lisboa, Portugal)
|
2013 | Teachers' perceptions of teaching in challenging times: findings from a 3-year research project [Percepções dos professores sobre o ensino em tempos desafiadores: resultados de um projeto de investigação de 3 anos] | Comunicação apresentada na 57ª Assembleia Mundial do International Council on Education for Teaching (ICET).
(Nonthaburi)
|
2013 | Teacher Leadership: challenges and possibilities [Liderança Docente: desafios e possibilidades] | Comunicação apresentada na Biennial Conference on Teachers and Teaching (ISATT 2013)
(Ghent, Bélgica)
|
2013 | Trabalho docente, formação e desenvolvimento profissional: resultados de um estudo em curso [Teaching work, training and professional development: results of an ongoing study] | omunicação apresentada no II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente, Políticas, Práticas e Investigação.
(Porto, Portugal)
|
2013 | Inservice Teacher Education and Leadership: Findings from an Ongoing Research [Formação e liderança de professores em contexto: resultados de uma investigação em curso] | Comunicação apresentada na ISATT Regional Conference 2013
(Uberaba)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10 - Atual | “A mediação educacional no jardim de infância: promover valores e fortalecer laços de amizade e cooperação” [Educational Mediation
in Kindergarten: Promoting Values and Strengthening Bonds of Friends“A mediação educacional no jardhip and Cooperation]
Orientador
|
Orientadora Científica do Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação – Mediação Educacional [Scientific Supervisor
of the Internship conducted as part of the Master's in Education – Educational Mediation] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/09 - Atual | Desenvolvimento do currículo para a educação em competências de pensamento crítico e resolução de problemas em Angola: Um
estudo exploratório numa escola pública primária do Namibe [Curriculum development for critical thinking and problem-solving
education in Angola: An exploratory study in a public primary school in Namibe]
Orientador
|
Dissertação [Dissertation] - Mestrado em Ciências da Educação – Desenvolvimento Curricular e Avaliação [Master's Degree in
Educational Sciences - Curriculum Development and Assessment ] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/04 - 2024/06 | “PERSPETIVAS CURRICULARES E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO AMAZÔNICO E PORTUGUÊS” [‘CURRICULAR PERSPECTIVES AND
PLAY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE AMAZONIAN AND PORTUGUESE CONTEXTS’]
Orientador
|
Orientadora – Estágio científico avançado de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular
[Supervisor - Advanced scientific doctoral internship in Educational Sciences, specialising in Curriculum Development] (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Colaboração e dinamização de sessões das ‘Oficinas de escrita de artigos científicos’ e dos encontros ‘Ciência ao Café’
no âmbito do Centro de Investigação em Estudos da Criança [Collaboration and promotion of the 'Writing of Scientific Articles
Workshop' sessions and of the 'Science over Coffee' meetings in the scope of the Research Centre in Child Studies.] (2022)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2023/04/28 - 2023/04/28 | Encontro PRAC 3 [PRAC 3 Meeting] (2023 - 2023)
Encontro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2023/03 - 2023/03 | III Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente [III Conference for Reflection on Curriculum, Assessment
and the Teaching] (2023/03 - 2023/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023/02 - 2023/02 | PRAC 3 Mentoring training course (2023 - 2023)
Encontro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2022/09 - 2022/09 | 1st International Conference in Child Studies (ICCS) - Researching children's worlds and lived realities in uncertain times' (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2022/03/10 - 2022/03/11 | III Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2021/02 - 2021/02 | II Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente [Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession] (2021/02 - 2021/02)
Encontro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2021/01 - 2021/01 | Webinar - Liderança das Escolas em Tempos de Pandemia [School Leadership During Pandemic] (2021 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2020/02 - 2020/02 | I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente [I Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession] (2020/02 - 2020/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2020 - 2020 | Webinar - Novos contextos, novas exigências experiência docente em tempos de pandemia: Um estudo internacional [Online learning
in times of COVID-19: A study with higher education students] (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2020 - 2020 | Webinar - Aprendizagem online em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior [Online learning in times of
COVID-19: A study with higher education students] (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2020 - 2020 | Webinar - Ensino e Avaliação à distância em tempos de COVID-19: Um estudo no ensino básico e secundário [Distance learning
and assessment in COVID-19 times in basic and secondary education in Portugal] (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - 2019 | V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e II CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
[V Luso-Brasilian Seminar on Childhood Education and II Luso-Afro-Brasilian Congress on Children and Education] (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal Universidade Federal de Alagoas, Brasil Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/05/17 - 2018/05/19 | TEPE Conference 2018, annual conference of the Teacher Education Policy in Europe (TEPE) network (2018)
"Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy" (2018/05/17 - 2018/05/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal Teacher Education Policy in Europe (TEPE) , Reino Unido |
2018 - 2018 | Critical Issues in Action Research / Temas críticos na Investigação-ação (2018 - 2018)
Seminário
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2018 - 2018 | Seminário - Currículo em Ação: Um olhar nacional e internacional [Seminar - Curriculum in Action: A national and international
look] (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
[IV Luso-Brasilian Seminar on Childhood Education and I Luso-Afro-Brasilian Congress on Children and Education] (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal Universidade Federal de Alagoas, Brasil Universidade de Aveiro, Portugal |
2017 - 2017 | Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar [International Congress on Assessment of Learning
and Educational Success] (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2017 - 2017 | II colóquio sobre Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores [II colloquium on Curricular and Pedagogical
Challenges in Teacher Education] (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2017 - 2017 | Study day - Quality in Action-Research: Ethics, Participation and Democratisation of Knowledge (promoted by CARN) [Dia de
estudo - Qualidade na investigação-ação: ética, participação e democratização do conhecimento (promovido pelo CARN)] (2017 - 2017)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2017 - 2017 | III Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância [III Luso-Brazilian Seminar on Childhood Education] (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
2016 - 2016 | I Ciclo de Reflexões Pedagógicas - Reconfiguração da formação pós-graduada: que impasses e desafios? [I Study Days - Reconfiguration
of postgraduate training: obstacles and challenges?] (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância [II Luso-Brasilian Seminar on Childhood Education] (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
2014 - 2014 | International Teacher Leadership meeting [Encontro da rede ITL] (2014 - 2014)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2014 - 2014 | III Seminário Profissionalismo Docente e Liderança [IV Seminar Teaching Professionalism and Leadership] (2014 - 2014)
Seminário
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2013 - 2013 | II Seminário Profissionalismo Docente e Liderança [III Seminar Teaching Professionalism and Leadership] (2013 - 2013)
Seminário
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | “Avaliação Externa no Ensino Básico: Implicações nas Práticas Curriculares”,
Arguente
|
Regiane Bispo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/12/11 | Estimulação mediada: A mediação transformadora como intervenção cognitiva e emocional num centro de dia [Mediated stimulation:
Transformative mediation as a cognitive and emotional intervention in a Day Care Centre]
Arguente
|
Sara Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/11/30 | As competências emocionais na liderança e gestão escolar: Realidades, desafios e oportunidades [Emotional competences in school
leadership and management: Realities, challenges and opportunities]
Arguente principal
|
Suzana Maria Martins Mota (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022/11/24 | O papel da Comunicação na relação entre a escola e família: um estudo de caso numa escola de 2.º e 3.º ciclo do ensino básico
[The role of Communication in the school-family relationship: a case study in a elementary school]
Arguente principal
|
Ezequiel Tavares (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/01 - 2024/06 | 65th ICET World Assembly 2024 | Universidade do Minho |
2023/08 - 2024/01 | 35e Colloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation-Europe, ADMEE 2024 | Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Membro do Conselho Editorial da Revista de Iniciação à Docência (RID) [Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Brasil)] [Revista Qualis B3, Brasil] [Member of the Editorial Board of the Journal of Teaching Initiation] |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - 2020 | Membro de Comissões de Avaliação Externa da A3ES (membro estudante) | A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino
Superior | 2018 a 2020 Colaboração na avaliação de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento [Member of A3ES External
Evaluation Committees (student member)]
Avaliador
|
A3ES, Portugal | A3ES |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09 - Atual | “Desenvolvimento Curricular I” [Curricular Development I] | “Desenvolvimento Curricular II” [Curricular Development II] (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2024 - Atual | Teorias e Práticas de Avaliação da Formação (colaboração na docência da Unidade Curricular, 3 horas) [Theories and Practices of Training Assessment (collaboration in the teaching of the Discipline, 3 hours)] | Avaliação [Assessment] (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2024 - Atual | Colaboração na docência da UC “Liderança e Dinâmicas de Grupo em Contextos de Mediação” ( 8 horas) [Collaboration in teaching the discipline ‘Leadership and Group Dynamics in Mediation Contexts’ (8 hours)] | (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2024 - Atual | Colaboração na docência da UC “Abordagens Curriculares Integradas na Educação Básica”, Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano, Universidade do Minho, ano letivo 2023/24, 2.º semestre (1 hora, 10 estudantes). [Collaboration in teaching the course ‘Integrated Curricular Approaches in Basic Education’, Master's Degree in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education, 1st year, University of Minho, academic year 2023/24, 2nd semester (1 hour, 10 students)] | Universidade do Minho, Portugal | |
2023/03/23 - Atual | Colaboração na docência da UC 'Educação, Avaliação e Formação em Contexto de Proteção Civil'| Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território, Universidade do Minho [Collaboration in the teaching of the Curricular Unit 'Education, Assessment and Training in a Civil Protection Context' - Degree in Civil Protection and Territorial Management, University of Minho] | (Licenciatura) | |
2024/01 - 2024/07 | “Desenvolvimento Curricular II” [Curricular Development II] | Licenciatura em Educação [Degree in Education] (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/09 - 2024/02 | “Currículo e Avaliação” ["Curriculum and Assessment"] | Currículo e Avaliação [Curriculum and Assessment] (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/10 - 2024/01 | Curriculum and Assessment | Master's Degree in Computer Science Teaching, Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/11/17 - 2023/11/17 | Colaboração na UC Projeto de Tese em Desenvolvimento Curricular | , com a apresentação do tema: ‘Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A study of University Teachers’, 1.º ano, ano letivo 2023/24, 1.º semestre, 17 de novembro de 2023 (7 estudantes, 1h30). [Collaboration in the course Thesis Project in Curriculum Development, with the presentation ‘Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A study of University Teachers’, 1st year, academic year 2023/24, 1st semester, 17th November 2023 (7 students, 1h30)] | (Doutoramento) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/02 - 2023/06 | "Curriculum Development II" | Education (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/02 - 2023/02 | Formadora do ciclo de workshops "Planificação Curricular e Integração dos ODS nas Práticas Pedagógicas" (público-alvo: docentes universitários) [Workshop cycle "Curricular Planning and Integration of SDGs into Pedagogical Practices" (target audience: university lecturers)] | (Outros) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2022/12 - 2023/01 | Metodologia de Investigação em Educação [Educational Research Methodology] | Mestrado em Metodologias do Ensino Primário [Master in Primary School Teaching Methodology] (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal e ISCED de Benguela, Angola, Angola |
2018/11/20 - 2018/11/20 | Oradora convidada na aula aberta 'Análise quantitativa de dados: potencialidades do inquérito por questionário', no âmbito da unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação I [Guest speaker at the open class 'Quantitative data analysis: the potential of the questionnaire survey'] | Curso de Licenciatura em Educação Social | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Membro do Conselho Editorial da European Journal of Teacher Education (EJTE) [a partir de 1º de janeiro de 2025-2031 (2 mandatos].
[Member of the Editorial Board of the European Journal of Teacher Education (EJTE) [from January 1, 2025, to 2031, 2 terms)].
Membro
|
|
2023 - Atual | Membro do Conselho Editorial da Revista de Iniciação à Docência (RID), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Brasil)
[Member of the Editorial Board of the Revista de Iniciação à Docência (RID) [State University of Southwest Bahia (Brazil)]
Membro
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01 - 2022/02 | Vogal efetivo do concurso para a atribuição de bolsa de investigação de mestre para exercício de funções no projeto 'Investigando os Efeitos das Lideranças Escolares nos Resultados dos Alunos' (PTDC/CED-EDG/28570/2017) (ref.ª CIEC-BIM-01-2022-PTDC/CED-EDG/28570/2017) [Effective member of the selection process for a master's research fellowship to work on the project 'Investigating the impact of school leadership on students outcomes' (PTDC/CED-EDG/28570/2017) (ref. CIEC-BIM-01-2022-PTDC/CED-EDG/28570/2017)] | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2018 - 2020 | Membro de Comissões de Avaliação Externa da A3ES (membro estudante) | A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Colaboração na avaliação de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. [Member of A3ES External Assessment Committees (student member). Collaboration in the evaluation of bachelor's, master's and doctoral programmes]. | A3ES, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/01 - 2024/02 | European Journal of Teacher Education (ISI, Impact Factor 2.864, 2022) | |
2022 - 2024 | Revista Internacional de Formação de Professores | |
2023 - 2023 | Educar em Revista (Qualis 1 Journal, Brazil) | |
2023 - 2023 | Frontiers, Fator de Impacto 2.3, Citescore 2.3 (2023) | |
2023 - 2023 | Journal of Teacher Education | |
2023 - 2023 | European Journal of Investigation in Health, Psichology and Education | |
2023 - 2023 | Educar em Revista’, Qualis A1, Brasil | |
2022 - 2023 | Educational Scienses (Citescore 2.1. SCOPUS) | |
2020 - 2023 | Studies in Educational Evaluation (ISI, Impact Factor 0.818, 2022) | |
2022 - 2022 | Frontiers in Education - Specialty Section: Higher Education | Frontiers |
2022 - 2022 | Education Scienses | MDPI |
2022 - 2022 | Revista Internacional de Formação de Professores (Qualis 4 Journal - Brazil) | |
2022 - 2022 | Frontiers in Education - Special Section: Higher Education (Citescore 2.0. SCOPUS) | Frontiers |
Distinções
Prémio
2024 | Best Poster ICET 2024
World Assembly of the International Council on Education for Teaching (ICET), Estados Unidos
|
Outra distinção
2008 | Bolsa de Estudo por Mérito [Merit Scholarship]
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Vector 21 (distinção melhor aluna da UC Prática Pedagógica II - TIC, 2.º ano da Licenciatura em Educação) [Vector 21 - distinction best student of the UC Pedagogical Practice II - ICT, Licenciatura Degree in Education] |
2005 | Prémio de Mérito Escolar ano letivo 2003/2004 (Licenciatura em Educação) [School Merit Award 2003/2004 (Licenciatura Degree
in Education)]
Universidade do Minho, Portugal
|