Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- ANA PAULA LOUÇÃO MARTINS
- Data de nascimento
- 1968/03/09
Nomes de citação
- Ana Paula Loução Martins
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 851C-053E-F792
- ORCID iD
- 0000-0002-2848-5754
Endereços de correio eletrónico
- apmartins@ie.uminho.pt (Profissional)
Telefones
- Fax
-
- (351) 253601105 Ext.: 601233 (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho, Instituto de Educação, Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002 - 2006
Concluído
|
PhD in Child Studies, special education/Estudos da Criança, ramo de especialização de Educação Especial (Doutoramento)
Especialização em Special Education/Educação especial
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Learning disabilities: Understanding the phenomenon from seven case studies/ Dificuldades de aprendizagem: Compreender o
fenómeno a partir de sete estudos de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very good/Muito bom |
2004
Concluído
|
Specialist in education (Postgraduate Certificate)
Especialização em special education
University of Virginia Curry School of Education, Estados Unidos
|
- |
2000/07/30
Concluído
|
Maste in Special education/Educação Especial (Mestrado)
Especialização em Specific learning disabilities/Dificuldades de aprendizagem
Universidade do Minho, Portugal
"The inclusive school movement: Attitudes of teachers from first cycle of basic education/O movimento da escola inclusiva:
Atitudes dos professores do 1º Ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
1993/07/31
Concluído
|
Special education and rehabilitation/Educação Especial e Reabilitação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Study within the Research Advanced Communication Experiments programa TeleCommunity" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/06/01 - 2024 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/01 - 2006/08 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/01 - 2000/01 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Coordinator of the Master degree in Special education/Coordenadora do mestrado em educação especial, necessidades educativas especiais do domínio Cognitivo e Motor | Universidade do Minho, Portugal |
2021/07 - Atual | Member of the Counselling Board of the Institute of Education/Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Educação | Universidade do Minho, Portugal |
2023/09/01 - 2025/07/31 | Coordinator, specialized teaching training in special education, motor and intellectual disabilities/Coordenadora, Curso de Formação especializada em Educação Especial, domínio cognitivo e motor | Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2024 | Associated Editor, Journal of International Special Needs Education | Division for International Special Education and Services, Council for Exceptional Children, USA , Estados Unidos |
2019 - 2022/07/31 | Department representative, Interaction with Society Office of the Institute of Education/Representante de Departamento no Gabinete de Interação com a Sociedade do Instituto de Educação | Universidade do Minho, Portugal |
2015/01/01 - 2017/01/01 | Council for Exceptional Children, Division for international Special Education and Services- Board, Elected Member at Large | Division for International Special Education and Services, Council for Exceptional Children, USA , Estados Unidos |
2010 - 2013 | Member of the Scientific Council of Institute of Education/Membro do Conselho científico do Instituto de Educação | Universidade do Minho, Portugal |
2010 - 2013 | Department representative, Interaction with Society Office of the Institute of Education/Representante de Departamento no Gabinete de Interação com a Sociedade do Instituto de Educação | Universidade do Minho, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/02/01 - 2019/01/05 | Deputy director of the Research Center in Education/Directora Adjunta do Centro de Investigação em Educação (CIEd) | Universidade do Minho, Portugal |
2012/11/01 - 2014/10/01 | Deputy director of the Research Center in Education/Diretora Adjunta do Centro de Investigação em Educação (CIEd) | Universidade do Minho, Portugal |
2012/09/01 - 2013/07/31 | Coordinator, specialized teaching training in special education, motor and intellectual disabilities/Coordenadora, Curso de Formação especializada em Educação Especial, domínio cognitivo e motor | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09/01 - 2012/09/01 | Coordinator of the Master degree in Special education, learning disabilities/Coordenadora do mestrado em educação especial, ramo de dificuldades de aprendizagem | Universidade do Minho, Portugal |
1994/09/01 - 1997/01/01 | Researcher/Investigadora: a) Research Advanced Communication Experiments, TeleCommunity, European Community; b) Estimulação Perceptiva Assistida por Computador, Junta Nacional de Investigação | Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
PTDC/CED-EDG/0122/2020
Investigador
|
Em curso
|
2023 - 2025 | Youth Digital training for NGO's youth workers to become disability support moderators for youth with disabilities (DISmode)
2022-2-PT02-KA220-YOU-000095234
National advisory board- Membro do Conselho Consultivo Nacional
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Em curso
|
2019/10/01 - 2021/09/30 | AuTrain-Development of a certificated training course for "autism officers" plus an open online-platform for non-professionals
dealing with autistic people
Investigador responsável
Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2016 - 2018 | Helping Students with Learning Disabilities, Dyslexia
2016-1-BG01-KA202-023687
Investigador responsável
Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2014/01/01 - 2015/01/01 | Curriculum-based measurements to establish risk for specific reading disabilities 4th grade students and comparison of results
from these students when they were in 2sd and 3rd grade of Basic Education
EXPL/MHC-CED/2449/2013
Investigador responsável
Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/03/01 - 2013/03/01 | Using the curriculum-based measurements to establish risk for specific reading disabilities
PTDC/CPE-CED/111430/2009
Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2013 | EUPALT –European Passport for the Education of Teachers/Therapists Working withPeople with Dyslexia
LLP-LDV-TOI-11_AT-0009
Investigador responsável
|
European Union
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/04/01 - 2018/07/01 | Rights of Children with Disabilities and the Digital Environment
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Centre for Children’s Rights, Queen’s University Belfast, Irlanda |
Council of Europe
Concluído
|
2009/01/01 - 2012/01/01 | Using the computer with students with special educational needs. Project: Evaluation of the use of the Computer Magalhães
in elementary schools in the north of Portugal
.
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/29 | Risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura: Decisões com Base em Dados | I Encontro Internacional em Educação Especial e Inclusiva
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (Bragança)
|
2023/11/24 | Overview of Music Therapy and Inclusive Music Education in Portugal from the Portuguese Journal of Music Education | 2nd MINI-Conference (Pilsen)
University of West Bohemia in Pilsen, República Checa, Universität Koblenz, Alemanha, State University of Rio Grande do Sul,
Porto Allegre, Brasil. (Alemanha)
|
2023/07/17 | Adaptações curriculares utilizados pelas docentes na avaliação das/os estudantes com dislexia | Colóquio internacional de reflexão sobre práticas integradas em educação
Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra e Centro
de Investigação em Educação (Portugal)
|
2023/07/10 | A vontade coletiva de fazer acontecer: Da triagem e à intervenção universal na leitura | IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
(Porto, Portugal)
|
2023/05/05 | Variáveis associadas às perceções acerca de adaptações curriculares na avaliação de estudantes com dislexia | VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2021/10/15 | Caracterização de um Sistema de Triagem Universal de Estudantes em risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura | 4.ª semana da consciencialização da dislexia
Universidade Federal de Santa Maria (Brasil)
|
2019/11/06 | Evolução do campo das dificuldades de aprendizagem específicas em Portugal: Das implicações nacionais às internacionais, Comunicação oral em vídeo | International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat Politècnica de València (Valencia, Espanha)
|
2018/11/23 | Modelo de Resposta à intervenção na prevenção e no apoio a alunos com D.A.E. na Leitura: da Investigação à Prática. | VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA DISLEX
Associação Portuguesa de Dislexia- DISLEX (Porto, Portugal)
|
2018/11/01 | Application of accommodations in the evaluation for students with dyslexia: Validity and justice perceptions. | 1st European Network Literacy Summit
European Literacy Network (Portugal)
|
2018/11/01 | Effect of SRSD and SRSD + ICT interventions in writing performance | 1st European Network Literacy Summit
European Literacy Network (Porto, Portugal)
|
2017/08/27 | Students writing skills and Self-perceptions´ (knowledge, attitudes and self-efficacy in writing). | Conference of the Junior Researchers of European Association for Research on Learning and Instruction: Education in the light
of multiple perspectives: Towards intertwining personalized and collaborative learning
European Association for Research on Learning and Instruction
|
2017/07/06 | Educação inclusiva global: perspetivas de professores de 4 países | V Congresso Internacional Educação, inclusão e inovação
Pró-inclusão (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/06 | Inclusão de crianças com NEE: A perceção dos estagiários em Cabo Verde | V Congresso Internacional Educação, inclusão e inovação
Pró-inclusão (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/03 | Um estudo sobre o uso da monitorização-com base-no-currículo na identificação de alunos em risco de dislexia. | Ciência 2017
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Tecnologias para que todos possam aprender | II Seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos
(Braga, Portugal)
|
2012 | Dificuldades de aprendizagem específicas: As políticas educacionais de inclusão em Portugal e no Brasil | I Simpósio Luso-Brasileiro em estudos da criança: Perspetivas sociológicas e educacionais
(Braga, Portugal)
|
2012 | Academic writing skills, a necessity for education and work- specific learning disabilities in Portugal |
(Polónia)
|
2012 | A filosofia da inclusão no contexto da escola pública? |
(Portugal)
|
2011 | Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura: a monitorização com base no currículo no contexto do modelo de atendimento à diversidade (MAD), como forma de identificar alunos em risco | XI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia
(Corunha, Espanha)
|
2011 | Pupils with intellectual disabilities: Expectations, perspectives and inclusive education practices for a transition to adulthood |
(Reino Unido)
|
2011 | O que deve ser especial na educação dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas? |
(Portugal)
|
2011 | As DAE no sistema educativo: o que está feito? O que falta fazer? |
(Portugal)
|
2010 | Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: Estudo de caso único de criança com dislexia | I encontro internacional TIC e educação: Inovação curricular com TIC
(Lisboa, Portugal)
|
2010 | Modelo de atendimento à diversidade: Práticas eficazes no ensino da leitura junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas | I seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos
(Braga, Portugal)
|
2010 | Defesa dos direitos dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo sobre a perspectiva dos pais | I seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos
(Braga, Portugal)
|
2010 | Students with specific learning disabilities in Portugal: Are they adequately included? | Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs, Council for Exceptional Children, Riga,
Latvia.
Council for Exceptional Children (Riga, Letónia)
|
2009 | O impacto de um programa de competências sociais em crianças que estão em risco educacional | II Seminário internacional de habilidades sociais
(Rio de Janeiro, Brasil)
|
2009 | Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais significativas: modelos eficazes de intervenção |
(Portugal)
|
2009 | As Dificuldades de Aprendizagem Específicas em Portugal |
(Portugal)
|
2009 | Validação de um teste de avaliação da caligrafia: Um estudo piloto no Concelho de Cascais |
(Portugal)
|
2009 | Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Significativas: Modelos Eficazes de Intervenção |
(Portugal)
|
2009 | Os alunos com necessidades educativas especiais: Quem são? Onde são ensinados? |
(Portugal)
|
2008 | O que deve ter de especial a educação dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas? | I Congresso internacional em estudos da criança
(Braga, Portugal)
|
2008 | A filosofia da Inclusão: Da teoria à prática |
(Portugal)
|
2007 | Benefits and drwbacksin a variaty of aproachs in the use of CAQDAS |
(Reino Unido)
|
2007 | A Inclusão Escolar e Social: Respostas e Intervenções |
(Portugal)
|
2007 | Necessidades Educativas Especiais. |
(Portugal)
|
2007 | A História da filosofia da Inclusão. |
(Portugal)
|
2007 | A Inclusão Escolar e Social: Respostas e Intervenções. |
(Portugal)
|
2006 | Sucessos e insucessos com programas informáticos de apoio à investigação educacional qualitativa | XIV Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education
(Lisboa, Portugal)
|
2006 | Técnicas específicas de leitura e escrita para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. | Encontro de Educação Especial da Porto Editora- O Estado da Arte da Educação Especial: O caso dos Alunos com Dificuldades
de Aprendizagem Específica
(Porto, Portugal)
|
2001 | Os problemas emocionais, sociais e de comportamento do aluno com dificuldades de aprendizagem. |
(Portugal)
|
2000/04 | The state of the art of inclusion in Portugal | Special education world congress, , Vancouver, Canada
The Council for Exceptional Children (Vancouver, Canadá)
|
2000 | The philosophy of inclusion: A call for radical education reform in Portugal | Including the excluded: International special education congress
( Manchester, Reino Unido)
|
2000 | Dificuldades de aprendizagem: Actividades e estratégias. |
(Portugal)
|
2000 | Deficiência mental: Questões actuais. |
(Portugal)
|
1999 | The state of the art of inclusion in Portugal. | Changing Concepts-1999 Conference
(Gibraltar, Reino Unido)
|
1999 | Colaborar para incluir. |
(Portugal)
|
1999 | Inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem. |
(Portugal)
|
1998 | Inclusão e estratégias de diversificação curricular. |
(Portugal)
|
1998 | As novas tecnologias na escola inclusiva. |
(Portugal)
|
1996 | Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares | II congresso galaico-português de psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
1996 | Informations and communication technologies in special education: A personal research. |
(Alemanha)
|
1996 | As novas tecnologias na educação especial. |
(Portugal)
|
1995 | Dois exemplos da aplicação das novas tecnologias de comunicação às pessoas com deficiência. |
(Portugal)
|
1994 | O Papel das telecomunicações na intervenção com populações especiais» |
(Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2023 | Dislexia: Conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de
um concelho do norte de Portugal
Orientador
|
Special education/Educação especial (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Práticas baseadas na evidência para o desenvolvimento da escrita, em contexto de sala de aula, com alunos com dificuldades
de aprendizagem específicas: Revisão sistemática da literatura
Orientador
|
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Educação inclusiva em um estado do sudeste do brasil: perspetivas de professores das redes públicas e privadas
Orientador
|
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Variáveis que têm impacto nas atitudes dos professores acerca da educação inclusiva
Orientador
|
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Perspetivas de professores do 1.º segmento do ensino fundamental do estado do Rio de Janeiro sobre dislexia
Orientador
|
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2022 | Variáveis explicativas das perceções de justiça, de validade e de utilidade das adaptações curriculares na avaliação
dos alunos com dislexia no ensino básico
Coorientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/01/01 - 2021/12/02 | Resposta Educativa às Necessidades de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: Um Estudo Baseado nas Vivências e Práticas
Numa Universidade em Moçambique.
Coorientador
|
Educação/currículo (Doutoramento)
Universidade Pedagogica, Moçambique
|
2021 - 2021/11 | As Perceções de Pais com Filhos na Pré-Escola acerca da Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
|
Educação Especial, área de Especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/10/01 - 2021/03/22 | Educação inclusiva: Um olhar quantitativo sobre as atitudes de professores das províncias da Huíla e Lunda-Norte, Angola
Orientador
|
Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | Uso de provas de monitorização-com-base no currículo num contexto de triagem universal de alunos/as em risco de dificuldades
de aprendizagem específicas na leitura no ensino básico
Coorientador
|
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | Perspetivas de psicomotricistas acerca da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades educativas especiais
Orientador
|
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
|
2020 - 2021 | Perspetivas de psicomotricistas acerca da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades educativas especiais
Orientador
|
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/09/24 - 2020/09/24 | Modelo de Atendimento à Diversidade: Um Estudo Qualitativo Sobre a Sua Operacionalização no Apoio a Alunos com Dificuldades
de Aprendizagem Específicas na Leitura (Dislexia)
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos da Criança na especialidade de Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2020 | Uso de provas de monitorização-com-base no currículo num contexto de triagem universal de alunos/as em risco de dificuldades
de aprendizagem específicas na leitura no Ensino Básico.
Orientador
|
Special education (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/10/01 - 2019/01/22 | Perspetivas sobre a transição para a vida pós-escolar de alunos com dificuldade intelectual
Coorientador
|
Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Um estudo sobre fluência e compreensão leitora em alunos em risco de dislexia no 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | A relação entre a fluência e a compreensão na leitura em alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico em risco de dislexia
Orientador
|
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: Perspetivas sobre a dislexia
Orientador
|
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Um estudo sobre fluência e compreensão na leitura em salas inclusivas do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação Especial, área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/10/01 - 2018/11/05 | O contexto de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no ensino básico em Cabo Verde: um estudo quantitativo
sobre as variáveis que têm impacto na atitude dos professores e dos pais e/ou encarregados de educação
Orientador
|
Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Perspetivas de Futuros Professores sobre a Inclusão de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo
Coorientador
|
Educação Especial, área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/10/01 - 2017/07/20 | Dificuldades de Aprendizagens Específicas na escrita de textos argumentativos de opinião: o papel das estratégias de autorregulação
no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação
Coorientador
|
Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Atitudes das crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no
seu grupo de pré-escolar
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Dificuldades de Aprendizagem Específicas e Advocacia Parental: Um Estudo Quantitativo sobre as Perspetivas de Pais de Alunos
do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Monitorização do risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura de alunos do 2.º ao 4.ºano no contexto do modelo
de resposta à intervenção
Orientador
|
Educação Especial, Área deEspecialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Identificação de alunos em risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura: Um estudo longitudinal sobre monitorização
com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Alunos em risco na fluência da leitura: O uso da Monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta
à intervenção
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009/10/01 - 2015/06/09 | Triagem universal de alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo quantitativo
no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais na Escola Regular: Perceções de Professores do Ensino Primário na
Região Académica IV-Angola
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais: Um estudo sobre as perceções de professores de educação
física de escolas com sala de recursos multifuncionais na cidade de Manaus
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2015 | Tecnologias para a inclusão: centros de recursos virtuais no apoio às necessidades educativas especiais
Coorientador
|
Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Monitorização da compreensão da leitura: resultados de alunos em risco de apresentar dificuldades de aprendizagem específicas
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A monitorização com base no currículo para identificar alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas
e para conhecer as suas experiências de leitura em contextos familiares e comunitários
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Monitorização com Base no Currículo na identificação de alunos em risco de dislexia: Estudo quantitativo no 4.º ano do 1.º
Ciclo do Ensino Básico no concelho de Braga
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Identificação e caracterização de alunos em risco de desenvolverem dislexia: Um estudo sobre o uso da Monitorização com base
no currículo no terceiro ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Dificuldades de aprendizagem específicas: um estudo quasi-experimental sobre a utilização de estratégias de autorregulação
numa sala inclusiva
Orientador
|
Educação Especial, especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A educação de alunos com deficiência no ensino regular: um estudo sobre a diferença de perfil dos profissionais em relação
à aceitação e a resistência à inclusão
Orientador
|
Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagens Especificas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Identificação de alunos em risco de apresentarem Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quantitativo sobre a
utilização da monitorização da fluência de leitura num contexto escolar
Orientador
|
Educação Especial, especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura: Um estudo de Single-subject design sobre Práticas Eficazes
Orientador
|
Educação Especial, especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Perspectivas sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: O caso duma escola pública do ensino básico
da cidade de Nampula
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação de Formadores (Mestrado)
Universidade Pedagogica, Moçambique
|
2012 - 2012 | Inclusion of Students with Special Education Needs: A Quantitative Study Regarding Lao Elementary Regular Teachers’ Perceptions
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Inclusion of Students with Special Education Needs: A Quantitative Study Regarding Lao Secondary Regular Teachers’ Perceptions
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | As perspetivas de professores sobre o atendimento aos alunos com dislexia que frequentam a escola regular
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Perturbações do espectro do autismo: Um estudo qualitativo das perceções das mães sobre os apoios disponibilizados numa unidade
de ensino estruturado
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quasi-experimental sobre a utilização de mnemónicas em contexto inclusivo
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Dificuldades de aprendizagem especificas: Um estudo quantitativo sobre o uso de estratégias de autoregulação numa turma inclusiva.
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Desenvolvimento profissional: Perceções e experiências de professores de educação especial
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Alunos com necessidades educativas especiais nas escolas regulares, o caso das escolas secundárias da cidade de Maputo: percepção
dos professores sobre a inclusão e serviços de apoio para uma melhor educação
Orientador
|
Ciências da Educação na especialidade de Formação de Formadores (Mestrado)
Universidade Pedagogica, Moçambique
|
2011 - 2011 | Monitorização com base no currículo: Um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática: Um estudo quantitativo sobre identificação de alunos em risco
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | A Filosofia Inclusiva: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas de alunos com e sem necessidades educativas especiais que
frequentam escolas regulares
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Um estudo quantitativo sobre a monitorização com base no currículo | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Impacto de um programa de competências sociais em crianças de risco
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | A filosofia inclusiva: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas de alunos com e sem necessidades educativas especiais que frequentam escolas regulares | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Inclusão: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de jovens com deficiência intelectual
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Monitorização com base no currículo: Um estudo quantitativo sobre a utilização de provas MAZE no contexto do nível I do Modelo
de Atendimento à Diversidade
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Advocacia parental: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Risco em Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quantitativo sobre a avaliação da consciência fonológica em crianças
em idade pré-escolar da Região do Algarve
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Os Cursos de Educação Formação como resposta aos problemas de aprendizagem: Perspectivas dos Professores | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Inclusão de crianças com NEE severas na classe regular: Perspectivas de professores | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Perspectivas dos pais dos alunos do 4º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem especificas: Um inquérito realizado na cidade de Viana do Castelo | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | A Habilitação profissional para a docência generalista e as necessidades educativas especiais: As mudanças à luz da nova legislação e do processo de Bolonha | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Dificuldades de aprendizagem específicas e desordem por défice de atenção e hiperactividade: Um estudo single-subject sobre monitorização da atenção | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Desenvolvimento e validação do teste de avaliação da caligrafia: Um estudo no concelho de Cascais | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Perspectivas dos pais de alunos do 4.º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por questionário realizado na cidade de Braga | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: Um estudo de caso único duma criança com dislexia | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Trissomia 21: Um estudo single subject sobre aprendizagem funcional da matemática
Orientador
|
Estudos da criança- Educação especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Child Studies webinar series 2022-2023 (moderation and invitation), Reserach Center on Child Studies, What is evidence-based
instruction for students with disabilities by John Lloyd, University of Virginia, USA (2023 - 2023)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2022/07/13 - 2022/07/15 | Congresso luso brasileiro de educação inclusiva – CONLUBRA, 13-15 julho, Braga, Universidade do Minho, Portugal (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2021/12 - 2021/12 | Organização da Exposição "Fotografias comMemória", no âmbito das comemorações dos 45 anos de Educação da Universidade do Minho (2021/01 - 2021/12)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2021/07/14 - 2021/07/16 | Pré-Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva (2021/07/14 - 2021/07/16) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2020/03 - 2020/12 | "Trancadas em Casa - As Crianças Fintam a COVID-19". O Instituto de Educação, Universidade do Minho, no âmbito da sua missão
na área de conhecimento da Educação e domínios afins, não pode ficar indiferente ao impacto que a Pandemia COVID ¿ 19 está
a ter na população em geral e nas crianças em particular. Nesse sentido, mobilizando a sua comunidade docente, desenvolveu
um projeto que designou "Trancadas em casa ¿ As crianças fintam a COVID 19". https://www.trancadasem¿casa.pt é um canal de
comunicação para acolher as vozes das crianças (2020 - 2020)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019/10/10 - 2019/10/11 | 2º Congresso Nacional De Perturbação De Hiperatividade E Défice De Atenção (PHDA) (2019/10/10 - 2019/10/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção , Portugal |
2019/07 - 2019/07 | Vê, Olha e Clica2019 no âmbito da Agenda Cultural IE_2019 – Respiro – o Instituto de Educação da Universidade do Minho (2019/07 - 2019/07)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015/12/03 - 2015/12/04 | IIº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI) -Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde (2015/12/03 - 2015/12/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde |
2014/12/04 - 2014/12/05 | Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI) -Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde (2014/12/04 - 2014/12/05)
Congresso
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde |
2014/08/25 - 2014/08/26 | Association for Teacher Education in Europe annual conference 2014, University of Minho, Braga, August, 25-27. (2014/08/25 - 2014/08/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2014/07/14 - 2014/07/17 | Braga 2014, Embracing Inclusive Approaches, Division of International Special Education and Services (DISES), Council for
Exceptional Children (CEC), USA, Research Center in Education, University of Minho, Braga, July, 14-17. (2014/07/14 - 2014/07/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal Division for International Special Education and Services, Council for Exceptional Children, USA , Estados Unidos |
2012 - 2012 | 1st International Early Childhood Intervention Conference and EURLYAID ANNUAL CONFERENCE 2012
Conferência (Outra)
|
|
2012 - 2012 | II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Seminário (Outra)
|
|
2012 - 2012 | I Colóquio de Formação Contínua
Outro (Outra)
|
|
2011 - 2011 | II Congresso Internacional - Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
Congresso (Outra)
|
|
2010 - 2010 | Colóquio A Educação na República
Outro (Outra)
|
|
2010 - 2010 | Seminário Internacional Contributos da psicologia em contextos educativos
Seminário (Outra)
|
|
2010 - 2010 | I Encontro Internacional - Educação Inclusiva e necessidades educativas especiais
Encontro (Outra)
|
|
2002 - 2002 | Instrumento chave em intervenção precoce: PIAF
Outro (Outra)
|
|
2001 - 2001 | Um dia com... a educação e as necessidades educativas especiais
Outro (Outra)
|
|
2001 - 2001 | Um dia com... a inclusão (2001 - 2001)
Outro (Outra)
|
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal |
2001 - 2001 | Formação profissional do professor num contexto de inclusão
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
1999 - 1999 | Um dia com... as necessidades educativas especiais
Outro (Outra)
|
|
1998 - 1998 | Um dia com... a família e a intervenção precoce
Outro (Outra)
|
|
1997 - 1997 | Um dia com... o autismo (1997 - 1997)
Outro (Outra)
|
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal |
1997 - 1997 | Um dia com... as dificuldades de aprendizagem (1997 - 1997)
Outro (Outra)
|
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09/29 - Atual | Team Based Learning (TBL), Flipped Webinar
Oficina (workshop)
|
Team Based Learning
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/11/19 - 2020/11/19 | Blackboard - Scoring Report: Test evaluation and reporting/ Blackboard – Pauta: Avaliação e relatórios dos testes
Oficina (workshop)
|
Blackboard - Scoring Report: Test evaluation and reporting/ Blackboard – Pauta: Avaliação e relatórios dos testes
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/11/16 - 2020/11/16 | Blackboard – Tests: Practicing and Respondus/ Blackboard – Testes: Práticas e Respondus
Oficina (workshop)
|
Blackboard – Tests: Practicing and Respondus/ Blackboard – Testes: Práticas e Respondus
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/27 - 2020/09/27 | Flipped webinar: Perusall
Oficina (workshop)
|
Flipped webinar: Perusall |
2020/09/18 - 2020/09/18 | Using TED-Ed for education/ O uso educacional do TED-Ed
Oficina (workshop)
|
Using TED-Ed for education/ O uso educacional do TED-Ed
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/18 - 2020/09/18 | Educational use of ARS (Voxvote e Mentimeter)/ O uso educacional de plataformas ARS (Voxvote e Mentimeter)
Oficina (workshop)
|
Educational use of ARS (Voxvote e Mentimeter)/ O uso educacional de plataformas ARS (Voxvote e Mentimeter)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/06 - 2020/02/07 | Course of Good Practices, Group for the professionalization of the doctorate of the Rovira i Virgili University, organized
by SGroup European Universities’ Network, UPorto.
Oficina (workshop)
|
Universidade do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Education and development psychology
Mesa-redonda
|
London International Conference on Education |
2011 - 2011 | Dificuldades de aprendizagem específicas: Actividades práticas
Oficina (workshop)
|
II congresso internacional: Educação inclusiva e necessidades educativas especiais |
2010 - 2010 | Programar Squeak com crianças com dificuldades de aprendizagem específicas
Oficina (workshop)
|
|
2001 - 2001 | As tecnologias de informação e comunicação e crianças com necessidades educativas especiais.
Oficina (workshop)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01/19 | Educar Para A Resiliência: Um Percurso Com Crianças E Adolescentes Surdos
Arguente principal
|
Eunice de Jesus Ferreira Leite Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/02/18 | Comunicação Social e Competência Social: Um Estudo de Crianças Portuguesas entre os 4 e os 6 anos com e sem Perturbação do
Desenvolvimento da Linguagem
Arguente
|
Mariana Rita Martins de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/10/15 | Gamification as support to reading learning: motivation and engagement of students with dyslexia from brazilian schools
Arguente principal
|
Jailma Bulhoes Campos (Doutoramento) |
2020/07/09 | Compreender para ler. Ler para compreender. Um programa de ensino e intervenção em compreensão da leitura para o 2.º ano do
1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Tânia Filipa Moniz Fernandes (Doutoramento) |
2011 | Percepções dos Professores Quanto à Educação dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais | Ana Isabel da Silva Magalhães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A Filosofia Inclusiva: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas de alunos com e sem necessidades educativas especiais que frequentam escolas regulares. | Ana Margarida Gomes Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Monitorização com base no currículo: Um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática. | Anfilóquio, A. C. M. (Mestrado) |
2011 | Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Um estudo quantitativo sobre a monitorização com base no currículo. | Daniela Maria de Barros Mourão (Mestrado) |
2011 | Leitura vs Auto-conceito de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE). | Maria de Lurdes Moura Esteves (Mestrado) |
2011 | Participação parental – papel da web social numa comunidade educativa com surdos. | Susana Maria Capitão Da Silva Alves (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | Monitorização com base no currículo: Um estudo quantitativo sobre a utilização de provas MAZE no contexto do nível I do Modelo de Atendimento à Diversidade | Marta Silva Gonçalves Patrão (Mestrado) |
2010 | Avaliação das funções executivas em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades de aprendizagem especificas e as suas implicações no contexto das aulas de Estudo Acompanhado | Isabel Gonçalves Ribeiro (Mestrado) |
2010 | Inclusão: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de jovens com deficiência intelectual | Manuela Andreia Faria Gomes (Mestrado) |
2010 | Contributos para o estudo do perfil de competências do profissional de intervenção precoce: As perspectivas dos profissionais | Susana Maria Patrício Soares Menezes Matos (Mestrado) |
2010 | Estudo de caso de exploração do potencial das tecnologias de informação e comunicação no processo educativo de uma aluna com ataxia | Ana Teresa Lobo Pinto de Oliveira (Mestrado) |
2010 | Os cursos de educação formação como resposta aos problemas de aprendizagem: perspectivas dos professores | Maria Helena Pires Gonçalves Pereira (Mestrado) |
2010 | Perspectivas dos pais dos alunos do 4º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem especificas: Um inquérito realizado na cidade de Viana do Castelo | Catherine Ruivo Borlido (Mestrado) |
2010 | Inclusão de crianças com NEE severas na classe regular: Perspectivas de professores.” | Zita Neto de Miranda (Mestrado) |
2010 | A interacção entre famílias e a relação família-escola: o impacto das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais | Carla Silveira Maia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | Resiliência dos adolescentes com necessidades educativas especiais em contexto escolar: Factores de protecção associados ao ajustamento escolar | Maria Helena Gonçalves Chaínho (Mestrado) |
2010 | : Utilidade da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (cif) em educação | Rute Sónia Fernandes Lavrador (Mestrado) |
2010 | Advocacia parental: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas | Judite Marília Fernandes Ferreira (Mestrado) |
2009 | Perspectivas dos pais de alunos do 4.º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por questionário realizado na cidade de Braga | Alexandra Lobo Araújo (Mestrado) |
2009 | Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: Estudo de caso único de criança com dislexia | Filipa Portela Araújo (Mestrado) |
2009 | Sistemas de Comunicação Pictórica como Ferramenta de Desenvolvimento Cognitivo em Crianças com Espectro Autista | Andreia Filipa Moreira (Mestrado) |
2009 | A habilitação profissional para a docência generalista e as necessidades educativas especiais : As mudanças à luz da nova legislação e do processo de Bolonha | Mónica Cristina Ferreira de Freitas (Mestrado) |
2009 | Dificuldades de aprendizagem específicas e desordem por défice de atenção e hiperactividade : um estudo single- subject sobre monitorização da atenção | Ana Sofia Pereira Rodrigues (Mestrado) |
2009 | Desenvolvimento e validação do teste de avaliação da caligrafia: Um estudo de no concelho de Cascais | Leonor Chaveiro Duarte Ribeiro (Mestrado) |
2009 | O modelo de atendimento à diversidade: Da teoria à prática. Um estudo de caso único | Cecília Pereira dos Santos (Mestrado) |
2009 | O papel do professor do ensino regular no processo de encaminhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas para os serviços de educação especial | Amanda Fernandes Santos (Mestrado) |
2009 | Dificuldades de aprendizagem: Que resposta? Modelo de intervenção para uma escola inclusiva: Um estudo de caso único | Paula Cristina Bessa Cardoso (Mestrado) |
2009 | Práticas centradas na família em intervenção precoce: Um estudo nacional sobre práticas profissionais | Ana Paula da Silva Pereira (Doutoramento) |
2009 | Liga Portuguesa dos Deficientes Motores: De instituição de educação especial a centro de recursos; De centro de recursos a fundação. Estudo de caso de uma organização | Ana Teresa Correia de Brito (Doutoramento) |
2008 | Preparar para a leitura: Identificação precoce de crianças com fracas competências de literacia emergente | Anabela Correia Torres Sampaio (Mestrado) |
2008 | Adaptações e modificações curriculares para crianças com necessidades educativas especiais em ambientes de educação pré-escolar | Maria do Céu Pereira Vilas Boas (Mestrado) |
2008 | Trissomia 21: Um estudo single subject sobre aprendizagem funcional da matemática | Ana Rita Fernandes de Almeida Machado (Mestrado) |
2007 | Atitudes dos professores face À inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem no domínio cognitivo-motor | Isabel Maria Caldeira Nunes (Mestrado) |
2007 | A inclusão de uma criança com característica do espectro do autismo no jardim de infância: Um estudo de caso | Ana Maria Maciel Beleza Ferraz (Mestrado) |
2007 | A emergência da literacia em crianças com necessidades educativas especiais: Contributos do Plano Nacional de Leitura | Ângela Maria Lages Mendes Leite (Mestrado) |
2007 | A intervenção precoce e os profissionais de saúde: Estudo de uma unidade de saúde no concelho de Vila do Conde | Isabel Maria Pinho Gonçalves de Azevedo (Mestrado) |
2007 | Contributos para (a compreensão e construção de) (um)a psicopedagogia (dos processos) da comunicação não-consciente | Sérgio Baptista Pereira Bento (Mestrado) |
2007 | O conceito de dificuldades de aprendizagem específicas: A perspectiva da escola e da família | Helena Isabel Osório Moreira (Mestrado) |
2007 | Escola para todos ou escola com todos? (Re)pensar a inclusão no contexto da escola pública | Diana Raquel Teixeira da Cunha (Mestrado) |
2007 | O apoio educativo como modalidade de atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo de caso único | Ana Rosa Pereira da Silva Malheiro (Mestrado) |
2007 | A Percepção que os professores especializados em educação especial têm de dificuldades de aprendizagem | Paula Maria dos Santos da Silva Maricato (Mestrado) |
2006 | Dificuldades de aprendizagem: Influência da formação inicial de professores na concepção e na preparação para intervir | Maria do Rosário Araújo Ferreira (Mestrado) |
2006 | Alunos com dificuldades de aprendizagem e a transição para o mercado de trabalho: Importância - expectativas do programa 15-18 | Luís José Leite Teixeira Fânzeres (Mestrado) |
2006 | Tecnologias de informação e comunicação no apoio a alunos do ensino básico com paralisia cerebral: Estudo múltiplo de casos | Maria Beatriz Morais Gonçalves Pereira de Moura (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/07/14 - 2021/07/15 | Pré-Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva | Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, |
2020/05 - 2020/05 | V Encontro internacional de formação na docência | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2019/05/03 - 2019/05/04 | IV Encontro internacional de formação na docência | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2018 - 2018 | III Encontro internacional de formação na docência | Bragança |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/01/23 - Atual | revista EduSer | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2016 - Atual | Associate Editor/Editora Associada do Journal of International Special Needs Education | Division of International Special Education and Services, Council for Exceptional Childen, EUA |
2000 - 2005 | Revista Inclusão | Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Introduction to Intelectual disabilities | (Mestrado) | |
2011/01 - Atual | Special educational needs/Necessidades educativas especiais | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2011/01 - Atual | Special needs in Basic Education/Necessidades especiais no Ensino Básico | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
1998 - Atual | Specific learning disabilities/Dificuldades de Aprendizagem Específicas | Especialização (Ensino básico 2º ciclo) | Universidade do Minho, Portugal |
2011/01 - 2018 | Strategies for students with specific learning disabilities/Métodos e Técnicas Específicas para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas | Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2013/09 - 2013/09 | Learning and behaviour problems | (Master) | Universidade Pedagogica, Moçambique |
2012/06 - 2012/06 | Special educational needs | (Master) | Universidade Pedagogica, Moçambique |
2010/04 - 2010/04 | Special educational needs | (Master) | Universidade Pedagogica, Moçambique |
2009 - 2009 | Online Teaching and Learning & Professional Development of Teachers in the Republic of Maldives | Aperfeiçoamento (Curso médio) | UNICEF, Portugal |
2009 - 2009 | Scentific edition: Publishing rules/Edição Científica: Regras e Normas de Publicação | Especialização (Curso médio) | Doutoramento em Estudos da Criança, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2014 - 2023/12 | Council for Exceptional Children Division of Learning disabilities Division of International Special Education and Services | Member |
2000 - 2000 | Membro da Comissão de Investigação da Associação Portuguesa de Psicomotricidade | |
2000 - 2000 | Membro da Associação Portuguesa de Psicomotricidade | |
1995 - 1996 | Associação Portuguesa de Educação Especial e Reabilitação | |
1993 - 1994 | Associação Portuguesa de Educação Especial e Reabilitação |