???global.info.a_carregar???
(PT) Concluiu o Doutoramento em Programa Doutoral em Ciências da Educação em 2016 pela Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Mestrado Erasmus Mundus em Formação de Professionais da Formação em 2009 pela Universidad de Granada e Licenciatura em Ciências da Educação em 2007 pela Universidade do Porto -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação e investigadora colaboradora no Centro de investigação e Inovação em Educação (inED). Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulos de livros. Organizou 6 eventos. Participou em 3 eventos. Orientou 8 dissertações de mestrado e coorientou 1. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto, Bolseiro de Investigação em 1 projeto e Investigador em 5 projetos. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. (EN) Has completed her PhD in Doctoral Program in Educational Sciences in 2016 by the University of Porto -Faculty of Psychology and Educational Sciences, an Erasmus Mundus Master's Degree in Training for Training Professionals in 2009 by the University of Granada and a Degree in Educational Sciences in 2007 by the University of Porto - Faculty of Psychology and Educational Sciences. She is an Invited Adjunct Teacher at the Polytechnic Institute of Porto - Higher School of Education and a collaborating researcher at Centre for Research and Innovation in Education (inED. She has 3 book chapters. Organised 6 events. Participated in 3 events. Supervised 8 master's theses and co-supervised 1. Participates and/or participated as a PhD Fellow in 1 project, Research Fellow in 1 project and Researcher in 5 projects. She works in the area of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
CARINA LUÍSA MOREIRA COELHO

Nomes de citação

  • Coelho, Carina

Identificadores de autor

Ciência ID
8317-7530-DB2C
ORCID iD
0000-0003-0802-4966

Endereços de correio eletrónico

  • carinacoelho@ese.ipp.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Programa Doutoral em Ciências da Educação | Doutoral Program in Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Avaliação, Expertise e Processos de Decisão Política: O Programa ‘Avaliação Externa das Escolas’ em Portugal (2006-2011) | Evaluation, Expertise and Policy Decision Making: The External Evaluation of Schools in Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção | Approved with distinction
2009
Concluído
MUNDUSFOR - Master Erasmus Mundus em Formação de Professionais da Formação / Erasmus Mundus Master Degree for Professionals in training (Mestrado)
Universidad de Granada, Espanha
"Formação e (Des)Emprego: que Perspectivas de Desenvolvimento? Reflexões a partir da experiência dos estágios no Mundusfor / Training and employment/unemployment: which development perspectives? Reflections from traineeship experiences" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9,229 (0-10)
2007
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação / Degree in Educational Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Avaliação da Implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Penafiel / Evaluation of curricular enrichment activities' implementation in primary education in a municipality of north of Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (0-20)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2016/02 - 2016/09 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/01 - 2016/01 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/03 - 2015/02 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012/08 - 2012/12 Investigador (Investigação) Arizona State University, Estados Unidos
2007/11 - 2010/12 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007/10 - 2008/06 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2018/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02 - 2016/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/09 - 2015/02 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/01 - Atual Stories of Transitions in Europe. Cooperation in the service of ecological transition in priority neighborhoods
2021-1-FR01-KA220-ADU-000030066
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
European Commission
Em curso
2012/01 - 2016/01 Avaliação e Políticas Públicas de Educação Básica: um estudo em escolas de São Paulo e Porto | Evaluation and Public Policies for Basic Education: a study in schools in São Paulo and Porto
ELC75VZS UP
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto
Concluído
2007/11 - 2010/11 Auto-avaliação em Agrupamentos: Relação com a Qualidade e Melhoria da Educação | Auto-evaluation in Schools: Relationship with Education Quality and Improvement
PTDC/CED/72181/2006
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/09 - Atual Currículo e organizações escolares na construção de cidadanias: opções estratégicas dos agrupamentos de escola. | Curricula and School Organizations in the construction of citizenship: strategic options for school groups
inED/2022/
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Em curso
2022/02 - Atual Educação e Proteção. A articulação dos agrupamentos de escolas com as comissões de proteção de crianças e jovens. | Education and Protection. The articulation of School Groups with the Children and Young People Protection Committees
inED/2022/1
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Em curso
2020/01 - Atual The educative potential of velomobility. Perspectives of bicycle users, educators and students - BiPEDAL
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Não financiado
2013 - 2019 Aprender a Aprender - Estudo sobre a integração e formação de estudantes no Ensino Superior Politécnico | Learning to Learn - Study on the integration and training of students in Polytechnic Higher Education
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Coelho, Carina; Diogo, Vera . Autor correspondente: Coelho, Carina. "Velomobilidade e participação na urbe: para um desenvolvimento integrado e sustentável de indivíduos e cidades. [Velomobility and participation in the city: towards an integrated and sustainable development of individuals and cities.]". Trabalho apresentado em XV Congresso da SPCE – Liberdade, Equidade e Emancipação, Porto, 2020.
    Publicado
  2. Coelho, Carina; Trindade, Rui. "Actividades de Enriquecimento Curricular: Riscos e potencialidades de uma Escola a Tempo Inteiro [Curricular Enrichment Activities: Risks and potential of a Full-Time School]". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Braga, 2008.
    Publicado
  3. Coelho, Carina. "Uma Viagem pelo Universo da 'Estrela-Guia': (parte de) um estudo com jovens rapazes institucionalizados [A Journey through the Universe of the 'Guide Star': (part of) a study with young institutionalized boys]". Trabalho apresentado em 2º Fórum Jovens Cientistas, Porto, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Paulo Delgado; Carina Coelho; João M. S. Carvalho; Pedro Duarte; Ana Isabel Moreira. "Educação e proteção. A articulação das escolas com as comissões de proteção de crianças e jovens [Education & protection. The articulation of schools with the committees for the protection of children and young people]". Pedagogia Social Revista Interuniversitaria (2024): http://dx.doi.org/10.7179/psri_2024.44.07.
    10.7179/psri_2024.44.07
  2. Coelho, Carina; Maria José Araújo. "O Poder das Palavras. Relato de uma experiência de Atividades de Tempo Livre e Intervenção Comunitária. [The power of words. Report of an experience of Free Time Activities and Community Intervention]". Saber & Educar 32 2 (2023): https://revista.esepf.pt/article/view/32986.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Coelho, Carina; Diogo, Vera . Autor correspondente: Diogo, Vera. "Transição Ecológica e outras transições necessárias: por novas formas de conhecer e gerir a Casa Terra. [Ecological Transition and other necessary transitions: for new ways of knowing and managing the Earth House]". Anticapitalista 67 (2023): https://redeanticapitalista.net/wp-content/uploads/2024/01/anticapi67.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Coelho, Carina; Terrasêca, Manuela; Correia, José Alberto. "Tipos de Expertise na Tomada de Decisão Política em Educação: Contribuições de uma Discussão Teórico-Concetual [Types of expertise in political decision-making in education: Contributions from a theoretical and conceptual discussion]". Education Policy Analysis Archives 3 24 (2016): 1-20. http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/2103.
    Publicado • 10.14507/epaa.24.2103
  5. Mwewa, Muleka; Coelho, Carina; Colares, Valda; Machude, Abudo. "MUNDUSFOR: Experiências de uma Formação Profissional [MUNDUSFOR: Experiences of Professional Training]". Diálogos & Ciência 22 8 (2010): 153-161.
    Publicado
  6. Coelho, Carina. "Recensão do livro ¿Educação e Transformação Social¿ - Mariano Fernández Enguita [Review of the book 'Education and Social Transformation' - Mariano Fernández Enguita]". Education Review s/i (2009): 1-15. http://edrev.asu.edu/index.php/ER/article/view/1453/122.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Coelho, Carina. "Quando a prática pedagógica incentiva a formação. Diálogos com estudantes de Educação Básica. [When pedagogical practice encourages education. Dialogues with students of the Degree in Basic Education]". In Diálogos Educativos. Contibutos para a formação inicial de professores e educadores de infância, a partir de experiências pedagógico-profissionais., 93-108. Escola Superior de Educação, 2023.
    Publicado
  2. Coelho, Carina; Diogo, Vera . Autor correspondente: Diogo, Vera. "Viagens interiores e corporizadas: um estudo sobre as implicações de género nas representações e uso da bicicleta. [Inner and embodied journeys: a study on the implications of gender in the representations and use of bicycles]". In Musas em Ação II Espessura da [in]visibilidade: Investigação sobre personalidades, obras e ideias. U. Porto Press, 2022.
    Em revisão
  3. Coelho, Carina. "dEfeitos especiais da avaliação [Special effects or defects of the evaluation]". In Direitos das crianças interpretados pelos adultos. A propósito dos 30 anos da Convenção dos Direitos das Crianças.. Porto, Portugal: Furar o Cerco/ Edições Afrontamento, 2020.
    Publicado
Edição de livro
  1. Coelho, Carina; Maria José Araújo; Pedro Duarte. Diálogos Educativos. Contributos para a formação inicial de professores e educadores de infância, a partir de experiências pedagógico-profissionais. [Educational Dialogues. Contributions to the initial training of teachers and early childhood educators, based on pedagogical-professional experiences.]. Escola Superior de Educação. 2023.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Coelho, Carina. "Aprender a Aprender. Estudo sobre a integração e formação de estudantes no Ensino Superior Politécnico: representações e desafios. [Learn to learn. Study on the integration and education of students in Polytechnic Higher Education: representations and challenges]". Trabalho apresentado em Fórum Interno P.PORTO 2019 - “Formação e inovação pedagógica no P.PORTO”, 2019.
Relatório
  1. Costa, Alexandra Sá; Coelho, Carina; Coelho, Dalila; Costa, Francisca; Menezes, Isabel; Caramelo, João; et al.. 2017. Avaliação externa: Estratégia nacional de educação para o desenvolvimento 2010-2015 (Relatório final) [External Evaluation: National Education for Development Strategy 2010-2015 (Final report)].
  2. Coelho, Carina; Terrasêca, Manuela. 2008. Construção de Plataformas Territoriais para o Desenvolvimento Local. Do projecto ao território. Relatório científico do Estudo de Avaliação Externa do Projecto Plataformas Territoriais para o Desenvolvimento Local [Construction of Territorial Platforms for Local Development. From project to territory. Scientific report of the External Evaluation Study of the Project PTDL].
  3. Coelho, Carina. 2008. Análise de Indicadores Estatísticos de Países Potenciais Concorrentes da Região Norte-Qualificação, Sistema de Ensino e Formação e Mercado de Trabalho. Relatório apresentado à CCDR-N, no âmbito da preparação da Agenda para a Empregabilidade. [Analysis of Statistical Indicators of Potential Competitor Countries of the Portuguese Northern Region. Report to CCDR-N Employability Agenda].
Resumo em conferência
  1. Coelho, Carina; Terrasêca, Manuela; Sousa, Anabela. "Contributing for an innovative school assessment: the school auto-evaluation". Trabalho apresentado em 35th IAEA Annual Conference – Assessment for a Creative World, Brisbane, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Coelho, Carina. "Avaliação, Expertise e Processos de Decisão Política: O Programa 'Avaliação Externa das Escolas' em Portugal (2006-2011) [Evaluation, Expertise and Political Decision-Making Processes: The 'External Evaluation of Schools' Program in Portugal (2006-2011)]". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2016.
  2. Coelho, Carina. "Formação e (Des)Emprego: que perspetivas de Desenvolvimento? Reflexões a partir das experiências de estágio [Training and (Un)Employment: what are the development prospects? Reflections from traineeship experiences]". Mestrado, Universidad de Granada, 2009.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/25 Orientações políticas e curriculares para a formação inicial de professores nas componentes de Artes Visuais: uma análise qualitativa dos normativos. 2º Congresso de Investigação em Educação Artística
Escola Superior de Educação de Viseu
2023/11/03 Colaboração entre estudantes e docentes no Ensino Superior: A atividade do G.A.T.A na comunidade educativa da ESE P. Porto. IV Congresso da Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa – ESTREIADIALOGOS
Instituto Politécnico do Porto
2023/10/19 'QUANTOS-QUERES?'. Contributos da Sociologia da Educação para pensar a prática pedagógica na formação inicial de professores a partir da dinâmica lúdica. I Encontro Nacional de Educação Básica:¿ Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação
2023/06 A intervenção socioeducativa no desenvolvimento da parceria entre as Escolas e as CPCJ Fórum inED - Inovação para a Inclusão, Transformação e Sustentabilidade na Educação
inED (Porto, Portugal)
2023/06 Como desenvolver o potencial educativo da velomobilidade na ESE-IPP? Fórum inED - Inovação para a Inclusão, Transformação e Sustentabilidade na Educação
inED (Porto, Portugal)
2023/06 Ecotransition Stories: stories of an ongoing project of ecological transition in vulnerable neighbourhoods Fórum inED - Inovação para a Inclusão, Transformação e Sustentabilidade na Educação
inED (Porto, Portugal)
2021/06 Aprender, a pedalar. Mobilidade como se a comunidade importasse! XVII Congresso Ibérico - A Bicicleta e a Cidade
2021/05 # e-diálogos. Mediar conteúdos, construir relações pedagógicas. Fórum Interno do Instituto Politécnico do Porto - Formação e inovação pedagógica no P.PORTO: Desafios do "Novo Normal".
2021/03 TOMA LÁ, DÁ CÁ. Um ensaio sobre o trabalho reprodutivo em casa, na perspetiva das crianças e dos familiares cuidadores. Trabalho Reprodutivo, Cuidados e Serviço Doméstico
2019/09/14 A diversidade de atores do campo do trabalho social e a construção da política social. Conferência da rede ESPAnet Portugal - European Network for the Analysis of Social Policy - edição 2019
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/05 Aprender a Aprender. Estudo sobre a integração e formação de estudantes no Ensino Superior Politécnico: representações e desafios no Fórum Interno P.PORTO 2019 - Formação e inovação pedagógica no P.PORTO
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2019 A diversidade de atores do campo do trabalho social e a construção da política social Conferência da rede ESPAnet Portugal - European Network for the Analysis of Social Policy - edição 2019

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/10 - 2022/12 À Espera que Chegues. Um projeto de Intervenção Social na Comunidade de Aldoar.
Orientador
Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09 - 2022/09 À descoberta de nós e do mundo. Um projeto de educação e intervenção social com crianças e jovens em acolhimento residencial.
Orientador
Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09 - 2021/12 História local e património cultural da freguesia de Boelhe: do cruzamento de fontes à (re)construção de sentidos.
Orientador
Património, Artes e Turismo Cultural (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Estudo sobre evasão do PROEJA do Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi
Orientador
Mestrado em Educação e Formação de Adultos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Modos de concretização da Educação Ambiental no currículo da Educação de Adultos no PROEJA
Orientador
Mestrado em Educação e Formação de Adultos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Reinventar Experiências do Passado - Um Projeto de Educação e Intervenção Social com mulheres beneficiárias do Rendimento Social de Inserção
Coorientador
Mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 "Vidas Passadas" - um projeto de intervenção desenvolvido com um grupo de idosos num centro de dia
Orientador
Mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Conceções e práticas da Educação Ambiental na formação do PROEJA: uma análise do curso técnico em vendas do IFFar, campus Santa Rosa - RS
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2017 Formação de Cuidadores – Um Passo para a Regulamentação da Profissão
Orientador
Mestrado em Administração de Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/10/26 - Atual Abordagem Narrativa para a Transição Ecológica. (2023/10/26)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/05 - Atual II Ciclo de Oficinas de Escrita Académica: Oficinas e Debates (2023/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/11 - Atual I Ciclo de Oficinas de Escrita Académica: Oficinas e Debates (2022/11)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/12/05 - 2023/12/06 I Seminário do G.A.T.A. (Grupo de Apoio ao Trabalho Académico) - Os sentidos do trabalho académico. (2023/12/05 - 2023/12/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/12/05 - 2023/12/06 I Seminário do G.A.T.A. (Grupo de Apoio ao Trabalho Académico) - Os sentidos do trabalho académico. (2023/12/05 - 2023/12/06)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação (2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/06/03 - Atual 1st European Summit for Critical Thinking Education
Outro
Katholieke Universiteit Leuven - Campus Brussel, Bélgica
2019/01/21 - Atual Workshop: The 4C/ID-model as an instructional design model that fits the need for complex learning
Oficina (workshop)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019/06/04 - 2019/06/07 39th Annual International Conference on Critical Thinking
Conferência
Katholieke Universiteit Leuven - Campus Brussel, Bélgica

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/20 'Nem tudo é futebol'. Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens atletas de alta competição.
Arguente principal
Sandra Catarina Martins da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/09/20 '(Re)Construir Pontes'. Um projeto de educação e intervenção social num espaço de convívio.
Arguente principal
Lídia Guedes Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/22 'À descoberta de nós e do mundo'. Um projeto de educação e intervenção social com crianças e jovens em acolhimento residencial.
Orientador
Liliana Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09/29 'À Espera que Chegues'. Um projeto de Intervenção Social na Comunidade de Aldoar.
Orientador
Cláudia Casalinho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12 A comunicação interna como ferramenta de gestão-um Estudo de caso no Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo.
Arguente principal
Alda Maria Monteiro Costa Lago (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12 Homem + Mulher = Paridade Cargos Técnicos nos Festivais (In)dependentes de Música em Portugal.
Arguente principal
Sophia Fontoura (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12 História local e património cultural da freguesia de Boelhe: do cruzamento de fontes à (re)construção de sentidos.
Orientador
Sara Daniela da Cruz Camilo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/11 Percursos de ParticipAÇÃO. Projeto de intervenção educativa online com pessoas adultas.
Arguente principal
Sofia Soares Ramalhão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/21 Confiar, Intervir, Transformar: Projeto de Intervenção Socioeducativa num Centro de Dia em Trás-os-Montes.
Arguente principal
Telma Carolina Catarino Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/07 Qualidade de Vida no Trabalho: Uma análise das Políticas e Práticas Desenvolvidas no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto através da Percepção dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação.
Arguente principal
Leandra Leoni Marchioro Ritter (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11/09 Motivos de evasão de discentes adultos ativos do ensino superior.
Arguente principal
Cíntia Beatriz Goi (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11 A participação das crianças/jovens nos centros de acolhimento residencial.
Arguente principal
Anabela Madanços Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11 A experiência do Diretor no atual modelo de gestão escolar.
Presidente do júri
Pedro Nuno Gomes Bastos Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07 O impacto dos eventos culturais Escritaria e S. Martinho no turismo e dinamização da cidade de Penafiel.
Arguente principal
Catarina Maria Sousa Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/14 (Con)Vivências de saberes: o método (auto)biográfico na prática pedagógica.
Arguente principal
Jane Marlize Röpke (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/14 Sentidos e (re)significados do PROEJA na trajetória dos egressos inseridos no Ensino superior.
Presidente do júri
Cleonice Iracema Graciano dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12 Grau de adesão dos gestores às recomendações de auditoria interna – estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
Presidente do júri
Giancarlo Decio Calliari (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Desafios e perspectivas da educação prisional: uma análise dos cursos do Pronatec do IFTM na Penitenciária de Uberaba Jane Lima Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 O impacto do formador no percurso formativo e profissional do formando
Arguente principal
Eduarda Vieira Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Eu acredito, e tu? Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens de um curso de Aprendizagem
Arguente principal
Sílvia Maria Martins Rodrigues Faneco (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 A avaliação na disciplina de desenho A - uma retrospetiva do estágio pedagógico
Arguente principal
Andreia Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2020 XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Sensos-e - Revista Multimédia de Investigação em Educação
2013 - Atual Education Policy Analysis Archives (1068-2341) Education Policy Analysis Archives

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016/02 - 2016/09 Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento
Avaliador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Camões Instituto da Cooperação e da Língua
2007/10 - 2008/06 Avaliação Externa do Projeto “Plataformas Territoriais para o Desenvolvimento Local”
Avaliador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal DREN - Direcção Regional de Educação do Norte

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/05/10 - Atual A centralidade da relação e diálogo pedagógico no ensino superior (flash course). (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022 - Atual Análise das Realidades Socioeducativas Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/02 - Atual Dinâmicas Familiares e Redes Sociais Educação e Intervenção Social (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09 - Atual Educação de Adultos Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - Atual Sociologia da Educação Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Família e Intervenção Socioeducativa Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - Atual Metodologias de Investigação Socioeducativas Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - 2022/07 Seminário Educação e Intervenção Social (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - 2022/02 Minorias, Diversidade e Educação Intercultural Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - 2022/02 Desenvolvimento Local: Culturas e Identidades Educação e Intervenção Social (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/02 - 2021/07 Agentes, Serviços e Programações Educacionais Património, Artes e Turismo Cultural (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/02 - 2020/07 Políticas Sociais e Educativas Educação Social (regime pós-laboral) (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - 2020/02 Metodologias de Investigação em Educação Administração das Organizações Educativas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/02 - 2018/07 Políticas Sociais e Educativas Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/02 - 2018/07 Estágio Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2018/07 Sociologia da Educação Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09 - 2017/12 Metodologias de Investigação em Educação Administração das Organizações Educativas (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2017/07 Educação, Sociedade e Desenvolvimento Línguas e Culturas Estrangeiras (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2017/07 Minorias, Diversidade e Educação Intercultural Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02 - 2016/07 Avaliação em Educação e Formação Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/02 - 2016/07 Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Unidade de Contacto com o Exterior Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/09 - 2016/02 Avaliação para a Melhoria da Formação Educação e Formação de Adultos (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/09 - 2015/02 Ética e Cidadania (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/07 - Atual Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-ação Colaborativa - EstreiaDiálogos
2019 - Atual Centro de Investigação e Inovação em Educação Membro colaborador
2011/11 - 2012/11 European Evaluation Society