Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sofia Micaela Castro Silva
Nomes de citação
- Silva, Sofia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8115-DF40-D540
- ORCID iD
- 0000-0002-4649-307X
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2018/09/01 - 2023/01/27
Concluído
|
Currículo e Inovação Pedagógica (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
"Autonomia e flexibilidade curricular: entre a autonomia decretada e a autonomia construída. Um estudo de caso numa escola
básica e secundária da Região Autónoma da Madeira." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
|
2007/04 - 2010/07
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Administração Educacional
Universidade da Madeira, Portugal
"Liderança Escolar e Aprendizagem Discente: Que Simbiose? Um Estudo de Caso Numa Escola Secundária da Região Autónoma da Madeira.
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
|
2001/10 - 2005/06
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/09 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Madeira, Portugal |
| Universidade da Madeira, Portugal | ||
| 2015/02 - 2022/06/30 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Madeira, Portugal |
| Universidade da Madeira, Portugal |
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2012/01 - 2024/09 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Secretaria Regional de Educação, Portugal |
| Direção Regional de Educação, Portugal | ||
| 2007/09 - 2011/12 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Secretaria Regional de Educação, Portugal |
| Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação, Portugal |
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2025/01 - Atual | Membro do Conselho de Curso do 1.º Ciclo em Ciências da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
| 2024/07 - Atual | Investigadora Integrada do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) | Universidade da Madeira, Portugal |
| 2024/06 - Atual | Coordenadora Adjunta da Secção de Educação Comparada | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
| 2023/11 - Atual | Membro da Direção | Associação Regional de Administração Educacional, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2013/12 - Atual | Membro da Direção | Associação Madeira Emergência, Portugal |
| 2014/12 - 2022/12 | Membro da Direção | Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal |
| 2021/05/31 - 2021/06/02 | Estudante integrante de Comissões de Avaliação Externa – CAE | A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal |
Projetos
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2025/04/05 - Atual | AI-du: Fostering Synergies Between Higher Education, Youth Organizations, and the Labor Market to Advance Human-Centered Education
in the AI Era Form ID: KA220-HED-94389424
KA220-HED-94389424
Investigador
Universidade da Madeira, Portugal
|
Em avaliação
|
| 2025/02 - Atual | O poder do protesto. A Revolução de Abril e a construção do movimento sindical docente português (1974-1979)
2024.13368.PEX
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
|
Em curso
|
| 2025/01 - Atual | CORRECTED - Designing a self-assessment digital tool on educators’ COmpetencIes to REstore war-affeCTed Ukrainian Education
CORRECTED
Investigador
Zaporizhzhia National University (Ukraine), Ucrânia
|
Não financiado
|
| 2023/10 - Atual | SPACES - Student’s path to self-awareness. Social competences in contemporary academia
Investigador
Uniwersytet Slaski - Kampus w Sosnowcu, Polónia
|
Em curso
|
| 2023 - 2023 | LEGACY#25A. From the Revolution to the Classroom: the Democratic Legacy of April 25th.
2023.10686.25ABR
Investigador
|
Não financiado
|
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2005 - 2008 | Diferenciação Pedagógica - Uma Escola para Todos
Não aplicável
Outra
Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2025/07/16 | Comparabilidade e Desempenho Académico: Uma Análise Comparada do PISA 2022. O caso particular da Região Autónoma da Madeira | VI World Council of Comparative Education Societies Symposium
Sociedade de Educação Comparada e Internacional da África Global (Global Africa -CIES), Secção de Educação Comparada da Sociedade
Portuguesa de Ciências da Educação (SEC-SPCE), Associação Mundial para a Paz pela Educação Comparada (MAPE), Sociedade Brasil (Lisboa, Portugal)
|
| 2025/05/15 | Among Schools and Communities: The Strategic Importance of Local Educational Projects in the Globalized World | 16th Asian Conference on the Social Sciences (ACSS 2025) |
| 2024/11/16 | A dimensão europeia da educação e a sua relevância no sistema educativo português | XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação, Liberdade, Democracia
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
| 2024/11/14 | Comparabilidade e Normalização na Educação: Uma Análise dos Dados do PISA 2022 em Portugal e o caso da Região Autónoma da Madeira | XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação, Liberdade, Democracia
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
| 2024/07/18 | Na vanguarda de um modelo identitário de Educação Especial: o caso da Região Autónoma da Madeira | VIII Congresso Internacional da Pró-Inclusão - “50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão",
Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Lisboa, Portugal)
|
| 2024/05/28 | A liderança em processos de autonomia e flexibilidade curricular. Uma narrativa da Região Autónoma da Madeira | V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação
Rede Internacional sobre a Liderança e Melhoria na Educação (RILME), Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE),
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade Porto (FPCEUP), Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos (Porto, Portugal)
|
| 2024/05/28 | O Coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva: processos de liderança e comunidades de aprendizagem | V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação
Rede Internacional sobre a Liderança e Melhoria na Educação (RILME), Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE),
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade Porto (FPCEUP), Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos (Lisboa, Portugal)
|
| 2024/05/27 | A liderança em processos de autonomia e flexibilidade curricular. Uma narrativa da Região Autónoma da Madeira | V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2024/02/09 | Políticas de inclusão no ensino superior: conhecimentos, capacidades e atitudes dos professores em resposta à diversidade | XXXI Colóquio Afirse Portugal 2024 - Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
|
| 2024/02/09 | Inclusion of students with Autism Spectrum Disorder: the case of the Autonomous Region of Madeira (Portugal) | International Conference on Distance Learning and Special Education
(Genève, Suiça)
|
| 2024/02/02 | A gestão democrática das escolas na Região Autónoma da Madeira. Os ideais de Abril e os cânones neotayloristas | V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - “Eu vim de longe… eu vou p’ra longe” – 50 anos de educação em democracia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
| 2023/07/22 | Espaços e tempos da autonomia das escolas: entre o decretado e o construído | Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
| 2023/02/07 | Lideranças pedagógicas em contextos emergentes de autonomia e flexibilidade curricular. | VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração
da Educação
Fórum Português de Administração Educacional; Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Lisboa, Portugal)
|
| 2021/07/08 | The Curricular Autonomy of Schools: A Case of a School on the Edge of Europe | Twenty-eighth International Conference on Learning
Universidade Jagiellonian (Kraków, Polónia)
|
| 2021/04/16 | Autonomia e Flexibilidade Curricular. O caso de uma escola da Região Autónoma da Madeira. | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
| 2019/10/07 | Autonomia e flexibilidade curricular: entre a autonomia decretada e a autonomia construída. Um estudo de caso numa escola básica e secundária da Região Autónoma da Madeira | Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Educação
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
| 2018/11/15 | As Ciências da Educação na Região Autónoma da Madeira: desafios e oportunidades | Congresso Ciências da Educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2010/12/04 | O desafio da educação especial | I Jornadas Profissionais dos Licenciados em Ciências da Educação
Associação Nacional dos Licenciados em Ciências da Educação (Portugal)
|
| 2010/06/08 | Liderança Escolar e Aprendizagem Discente: Que Simbiose? | Seminário Globalização, Políticas de Educação e Avaliação: Dilemas e Desafios para a Escola Pública
Universidade do Minho, Universidade da Madeira e Associação Regional de Administração Educacional (Machico, Portugal)
|
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/06 - Atual | Da Teoria à Prática: Explorando a Aplicação das Tecnologias Digitais na Educação Inclusiva de Crianças com TEA.
Orientador de Mariana da Silva Perestrelo
|
Mestrado em Ciências da Educação: Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2025/05 - Atual | Histórias de Vida da População Sénior em Territórios Rurais e Periféricos: Educação, Memória Coletiva e Identidade.
Orientador de Andreína Fátima Santos Delgado
|
Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2025/05 - Atual | A educação não formal e a aprendizagem ao longo da vida. Um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira.
Orientador de Bruna Frederica Santos Abreu
|
Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2025/05 - Atual | Os estilos de liderança na administração do ensino profissional. Um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira.
Orientador de Dalila Rodrigues Teixeira
|
Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2025/05 - Atual | O Serviço Educativo da Biblioteca e o Projeto Educativo de Escola. Um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira.
Orientador de Maria Jesus Serrão
|
Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2025/05 - Atual | A educação não formal e o sucesso educativo: Um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira.
Orientador de Mariana Isabel Andrade Pestana
|
Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2025/05 - Atual | O PISA e as políticas educativas: desafios e oportunidades. Um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira.
Orientador de Virgínia Vanessa Pires de Freitas
|
Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/07/16 - 2025/07/18 | VI World Council of Comparative Education Societies Symposium 2025 - “Renewing the Social Contract for Education: Navigating
Possible Futures” (2025/07/16 - 2025/07/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
| 2025/07/16 - 2025/07/18 | VI World Council of Comparative Education Societies Symposium 2025 - “Renewing the Social Contract for Education: Navigating
Possible Futures (2025/07/16 - 2025/07/18)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
| 2025/02/20 - 2025/02/21 | XX Colóquio CIE-UMa “Do vale à montanha e do mar a serra: o espaço público da educação” (2025/02/20 - 2025/02/21)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
| 2024/12/09 - 2024/12/09 | I Encontro de Administração Educacional: Além do Espelho: Refletindo o Futuro da Educação. (2024/12/09 - 2024/12/09)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Regional de Administração Educacional, Portugal |
| 2023/12/14 - 2023/12/15 | XIX Colóquio CIE-UMa: Formação de professores: Contributos da investigação (2023/12/14 - 2023/12/15)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
| 2007 - 2023 | Organização da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais (2012 - 2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Direção Regional de Educação, Portugal |
| 2017/09/01 - 2018/02/15 | II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios
para a construção de sociedades sustentáveis. (2018/01/29 - 2018/01/31)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal |
| 2018/01/29 - 2018/01/31 | II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios
para a construção de sociedades sustentáveis. https://ciec2018.site123.me (2018/01/29 - 2018/01/31) (2018/01/29 - 2018/01/31)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal |
| 2012/12 - 2012/12 | I Encontro Regional de Educação - Educação hoje: dilemas, controvérsias e desafios (2012/12 - 2012/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Direção Regional de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/01/16 | Desafios e Estratégias na Administração de um Lar. O papel das lideranças.
Arguente
|
Beatriz Gonçalves Aguiar (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2025/01/09 | As Crianças Institucionalizadas. Factores de Risco, Saúde Mental, Intervenção Educativa e Comunitária
Arguente
|
Mariana Filipa Brás Pestana (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2024/11/27 | Relatório de Estágio
Presidente do júri
|
Cláudia Patrícia Lemos Moniz (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2024/10/04 | A Escola no Bairro. Políticas educativas de desenvolvimento local.
Arguente
|
Hélder Renato Pereira Brás (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2024/06/05 | A divisão do calendário escolar em semestres na Região Autónoma da Madeira.
Arguente
|
Ricardina Estefânia Xavier de Andrade (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
| 2024/04/08 | O impacto de uma instituição pública de habitação social na promoção do desenvolvimento comunitário local - Estudo de caso
na Região Autónoma da Madeira
Arguente
|
Maria Elsa Rodrigues Freire (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2023 - Atual | Educação e Cidadania | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
| 2020 - Atual | Intervenção Comunitária | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
| 2018 - Atual | Gestão e Formação de Recursos Humanos | Mestrado em Administração Educacional (Mestrado) | Universidade da Madeira, Portugal |
| 2010 - Atual | Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional para o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores | Formação Pedagógica Inicial de Formadores | |
| 2015 - 2022 | Formação Profissional | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
| 2015 - 2022 | Gestão de Projetos em Educação | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
| 2016 - 2017 | Educação Comparada | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
| 2015 - 2015 | Introdução à Investigação em Educação | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | Sócio |
