???global.info.a_carregar???
PhD student in Art History at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa where she develops, at the Institute of Art History (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST) and with an FCT fellowship (SFRH/BD/138886/2018), the thesis Synthesis of the Arts ¿ Thought and Practice in Portugal (1944-1979) supervised by Professor Lúcia Almeida Matos (FBAUP) and Raquel Henriques da Silva (FCSH/NOVA). The thesis explores the synthesis of the arts program based on the collaboration between architects, sculptors and painters fostered in the context of modern architecture in the aftermath of Second World War, analyzing the three ways she identified as responsible for its reception, implementation and dissemination: criticism, teaching and the works themselves. On this topic she has published book chapters such as "Integrated arts at Cinema Batalha - Artists and works: contexts and singularities of a plastic synthesis program" which deals with the synthesis of the Arts program at Cinema Batalha (Porto, 1945-1947) in Batalha - Retrospetiva do Futuro (2023) and "Artists and the city - circuits of humanism, art and culture from ESBAP to Campo do Luso" (2023), part of the publication Parque - Conjunto habitacional do Luso-Lima (1958-2023) where she observes the manifestations of Humanism, in the aforementioned residential project and its impact on the artistic circuits led by the teachers and artists of the Fine Arts School of Porto in the 1960s. The collaborative aspect that underlies this program was the subject of the oral presentation "Synthesis of the Arts - a model of collaboration" at the International Conference Fields of Colaboration held at Culturgest in Lisbon (2019) organized by the Institute of Art History, NOVA Communication Institute, Nova Institute of Philosophy and Culturgest, with the support of FCT. With a degree in Architecture from Universidade Lusíada do Porto (2001) and a Master's degree in Artistic Studies-Museological and Curatorial Studies from the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (2013), she combines her multidisciplinary training with the doctoral studies. In this sense, she has been involved in exhibition projects both as an independent curator and as part of exhibition research teams in "Mar Novo - no centenário de Júlio Resende" (2017) and "Walking Art Maps" (2022), both held at the Exhibition Pavilion of the Faculty of Fine Arts of the University of Porto and curated by Lúcia Almeida Matos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sónia Moura

Nomes de citação

  • Moura, Sónia

Identificadores de autor

Ciência ID
7E14-5862-542A
ORCID iD
0000-0002-0604-9345

Endereços de correio eletrónico

  • soniamelomoura@gmail.com (Profissional)
  • soniamelomoura@gmail.com (Pessoal)

Websites

  • http://fcsh-unl.academia.edu/S%C3%B3niaMoura (Profissional)
  • http://fcsh-unl.academia.edu/S%C3%B3niaMoura (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019
Em curso
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: História da Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Síntese das artes - pensamento e prática em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017 - 2018/12/12
Concluído
Síntese das Artes - Pensamento e Prática em Portugal (1944-1979) (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em História da Arte
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
18
2011 - 2013/11
Concluído
Estudos Artísticos - Estudos Museológicos e Curadoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Portugália - Uma Galeria Moderna no Porto dos anos 40" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1995 - 2001
Concluído
Arquitectura (Licenciatura)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
12
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09 - 2019/01/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Arquitectura Sensível, Portugal
2002/01 - 2009/05 Técnico Superior (Técnico Superior) Morfosis, Consultadoria de Arquitectura e Engenharia, Lda., Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09 - 2012/01 Arquitecta (Técnica Superior) Câmara Municipal de Guimarães - MAPa 2012, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/02 - 2022/11 Síntese das artes - Pensamento e Prática em Portugal (1944-1979)
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/138886/2018
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Moura, Sónia. "Multiples modernités dans l'architecture portugaise des annés 1940 - le cas paradoxal du Cinéma Batalha". InSitu - Revue des Patrimoines (2025):
    Aceite para publicação
Capítulo de livro
  1. Moura, Sónia. "Tapeçaria e vitrais do Altar-Mor da Igreja Paroquial de Santo Ovídio". In Lanhas: 100 Anos 100 Autores. Porto, Portugal: Fundação Ilídio Pinho, 2024.
    No prelo
  2. Moura, Sónia; Alves Costa, Ana; Paula Parente Pinto; Alexandre Alves Costa; Fernandez, Sérgio; Sérgio C. Andrade. "Artes integradas no Cinema Batalha: Artistas e Obras - contextos e singularidades de um programa de síntese plástica". In Batalha retrospetiva do futuro, 87-103. Porto, Portugal: Câmara Municipal do Porto/Batalha Centro de Cinema, 2023.
    Publicado
  3. Moura, Sónia. "1945 - O Início". In Que Horas são Que Horas Uma Galeria de Histórias. Porto, Portugal: Galeria Municipal do Porto/Àgora - Cultura e Desporto do Porto E.M., 2023.
    Publicado
  4. Sónia Moura; COSTA, Ana Sousa Brandão Alves; Alexandre Alves Costa; Paula Parente Pinto. "Artes Integradas no Cinema Batalha: Artistas e obras: contextos e singularidades de um programa de síntese plástica". In Batalha retrospetiva do futuro, 105-123. Porto: C{\^a, 2023.
  5. Moura, Sónia; Pinto Nunes, Luís; Luis Albuquerque Pinho; Marques, Susana Lourenço; Rocha, Luciana; Bernardo Pinto de Almeida. "Os Artistas na Cidade: circuitos de Humanismo, Arte e Cultura da ESBAP ao Campo do Luso". In Parque - Conjunto habitacional do Luso-Lima 1958-2023, editado por Luis Pinto Nunes; Luis Albuquerque Pinho. Porto, Portugal: Pierrot le Fou, 2023.
    Publicado
  6. Sónia Moura; Paula Parente Pinto; Laura Castro; Adelaide Duarte; Maria de Fátima Lambert; Sandra Vieira Jürgens. "1945 - O Início". editado por {C{\^a, 55-60. Porto, Portugal: {\'A, 2022.
  7. Moura, Sónia Carla da Cunha Melo Martins de. "Amadeo de Souza-Cardoso / Porto Lisboa / 2016 - 1916". In Amadeo de Souza-Cardoso / Porto Lisboa / 2016 - 1916, 87-112. Porto, Portugal: Blue Book/ Museu Nacional Soares dos Reis, 2016.
    Publicado
  8. Sónia Moura. "Jardim Passos Manuel". In O Grão que fez Floresta, editado por Vasconcelos, {Maria Jo{\~a, 86-111. Museu Nacional de Soares dos Reis, 2016.
Catálogo de exposição
  1. Sónia Moura. Jaime Silva - Impulso e Matéria. Câmara Municipal de Guimarães, 2022.
Tese / Dissertação
  1. Sónia Carla da Cunha Melo Martins de Moura. "Portugália: Uma Galeria Moderna no Porto dos Anos 40". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, 2013. http://hdl.handle.net/10216/82571.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. Jaime Silva. 2022. "Jaime Silva - Impulso e Matéria". In Jaime Silva - Impulso e Matéria.
  2. Avelino Sá. 2021. "Avelino Sá - Deixar o Caminho à Alegria do Acaso".
  3. David Correia Gonçalves; Manuel Fonseca. 2020. "Regime Montanhoso".
  4. Helena Cardoso. 2019. "Narrativas".
  5. Teresa Dantas. 2016. "Cumplicidade d'Eus".

Outros

Outra produção
  1. Mar Novo - no centenário do nascimento de Júlio Resende. Apoio à investigação para a exposição realizada no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, comissariada por Lúcia Almeida Matos.. 2017. Moura, Sónia.
  2. Pintura ou Não?. Apoio à investigação e à curadoria de exposição realizada na Cooperativa de Actividades Artísticas Árvore, comissariada por Lúcia Almeida Matos. Org: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Cooperativa de Actividades Artísticas Árvore, CRL. 2013. Moura, Sónia.
  3. Portugália - uma galeria moderna no Porto dos anos 40. 2013. Moura, Sónia.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11/20 "Síntese das Artes - Um modelo de colaboração" - Comunicação apresentada a 20 de Novembro de 2019, na Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos, Lisboa Campos de Colaboração
Culturgest (Lisboa, Portugal)
2017 "Jardim Passos Manuel - espaço lendário da vida boémia portuense no início do século XX", comunicação apresentada a 14 de Janeiro de 2017 no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado,Lisboa Ciclo de conferências no âmbito da exposição Amadeo de Souza-Cardoso/Porto Lisboa/2016-1916
Museu Nacional de Arte Contemporânea- Museu do Chiado (Lisboa, Portugal)
2016 "Jardim Passos Manuel - espaço lendário da vida boémia portuense no início do século XX", comunicação apresentada a 26 de novembro de 2016 no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto Ciclo de conferências no âmbito da exposição Amadeo de Souza-Cardoso/ Porto Lisboa/ 2016-1916
Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/10 - 2023/01/14 Participação na componente de investigação de apoio à exposição Walking Art Maps comissariada por Lúcia Almeida Matos https://walkingartmaps.fba.up.pt/
Exposição
Walking Art Maps
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/03 - 2021/03 Conversa com Paula Parente Pinto sobre as primeiras galeria de arte do Porto, no âmbito da exposição "Que Horas são Que Horas Uma Galeria de Histórias" realizada na Galeria Municipal do Porto com curadoria de Paula Parente Pinto, Paulo Mendes e José Maia.
Outro
Galeria Municipal do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/02 - Atual Docomomo International membro
2001 - Atual Ordem dos Arquitectos membro
Distinções

Outra distinção

2018 Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal