???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Samara Azevedo de Souza

Nomes de citação

  • Souza, Samara
  • Azevedo, Samara

Identificadores de autor

Ciência ID
7C1B-D8E6-C0BF
ORCID iD
0000-0002-1506-7828

Endereços de correio eletrónico

  • samaraazevedo@edu.ulisboa.pt (Profissional)

Moradas

  • Rua Fernando Maurício, 23 6B, 1950-447, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Websites

  • samaraazevedo.art (Profissional)
  • instagram.com/azevedo_samara/ (Rede social)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018
Concluído
Arte Multimédia (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Audiovisuais
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Quando Quiser Entender o Presente, Pergunte-se: E o Passado? Potências Políticas da Experimentação do Corpo Performático em Audiovisuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2008/03/01 - 2012/02/06
Concluído
Artes Cênicas (Bachelor)
Especialização em Interpretação
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
"3X2 ou Três vezes dois: rastros de um Processo Criativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
8/10
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04/01 - Atual Estudante Bolsista Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/09/01 - Atual Doutoranda em Belas Artes Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016/07/01 - Atual Colaboradora Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista (magazine)
  1. Souza, Samara. "Rompendo a horizontal: corpo político em videoperformance, na obra AguaCero de Oscar Leone", 2017
  2. Souza, Samara. "Ações de (des)velamento: a escrita performativa na obra Pes(o)soa de Carne e Osso de Santiago Cao", 2017
  3. Souza, Samara. "Coletivo Andorinha: um ano de existência, de resistência, de política, de arte, de educação", 2017
  4. "Rompendo a horizontal: corpo político em videoperformance, na obra AguaCero de Oscar Leone", 2017
  5. "Coletivo Andorinha: um ano de existência, de resistência, de política, de arte, de educação", 2017
  6. "Ações de (des)velamento: a escrita performativa na obra Pes(o)soa de Carne e Osso de Santiago Cao", 2017
Tese / Dissertação
  1. Souza, Samara Azevedo de, 1987-. "Quando quiser entender o presente, pergunte-se, e o passado? : potências políticas da experimentação do corpo performático em Audiovisuais". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/35132.
  2. Souza, Samara Azevedo de, 1987-. "Quando quiser entender o presente, pergunte-se, e o passado? : potências políticas da experimentação do corpo performático em Audiovisuais". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/35132.

Outros

Outra produção
  1. Ações de (des)velamento: a escrita performativa na obra Pes(o)soa de Carne e Osso de Santiago Cao. Esta investigação visa adentrar algumas premissas das ações de (des)velamento de Santiago Cao, onde o performer com seu Corpo discute relações de poderes enraizados nos lugares que transita. Através da obra Pes(o)soa de Carne e Osso, tenta também delimitar alguns aspectos possíveis para a definição do conceito de escrita performativa, se referenciando entre visões do próprio artista, e de Fernando. 2017. Souza,Samara Azevedo de. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000400004.
  2. Ações de (des)velamento : a escrita performativa na obra Pes(o)soa de carne e osso de Santiago Cao. This research aims to traverse into some premises of the (un)veiling actions of Santiago Cao, where the performer with his body discusses relations of micro-powers rooted in the places in which he wanders. Through the work Pes (o) soa de Carne e Osso, it also tries to set out some possible aspects for the definition of the concept of performative writing, referring between the own visions of the a. 2017. Souza, Samara Azevedo de. http://hdl.handle.net/10451/29957.
    In: Estúdio. - Lisboa, 2010. - Vol. 8 nº20 (Out./Dez. 2017), p. 41-47
  3. Rompendo a horizontal : corpo político em videoperformance, na obra AguaCero de Oscar Leone. 2017. Souza, Samara Azevedo de. http://hdl.handle.net/10451/27757.
  4. Coletivo andorinha : um ano de existência, de resistência, de política, de arte, de educação. This research aims to identify the existence and practices of the Coletivo Andorinha, which begin with the narrative of political discussions, but expand beyond that. It discusses the concept of social sculpture of Joseph Beuys, who understands an art in broader horizons, and as the mechanism of a new social order. It also brings some reflections of Paulo Freire in education, understanding its as. 2017. Souza, Samara Azevedo de. http://hdl.handle.net/10451/29213.
  5. Ações de (des)velamento : a escrita performativa na obra Pes(o)soa de carne e osso de Santiago Cao. This research aims to traverse into some premises of the (un)veiling actions of Santiago Cao, where the performer with his body discusses relations of micro-powers rooted in the places in which he wanders. Through the work Pes (o) soa de Carne e Osso, it also tries to set out some possible aspects for the definition of the concept of performative writing, referring between the own visions of the a. 2017. Souza, Samara Azevedo de. http://hdl.handle.net/10451/29957.
    In: Estúdio. - Lisboa, 2010. - Vol. 8 nº20 (Out./Dez. 2017), p. 41-47
  6. Ações de (des)velamento: a escrita performativa na obra Pes(o)soa de Carne e Osso de Santiago Cao. Esta investigação visa adentrar algumas premissas das ações de (des)velamento de Santiago Cao, onde o performer com seu Corpo discute relações de poderes enraizados nos lugares que transita. Através da obra Pes(o)soa de Carne e Osso, tenta também delimitar alguns aspectos possíveis para a definição do conceito de escrita performativa, se referenciando entre visões do próprio artista, e de Fernando. 2017. Souza,Samara Azevedo de. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000400004.
  7. Coletivo andorinha : um ano de existência, de resistência, de política, de arte, de educação. This research aims to identify the existence and practices of the Coletivo Andorinha, which begin with the narrative of political discussions, but expand beyond that. It discusses the concept of social sculpture of Joseph Beuys, who understands an art in broader horizons, and as the mechanism of a new social order. It also brings some reflections of Paulo Freire in education, understanding its as. 2017. Souza, Samara Azevedo de. http://hdl.handle.net/10451/29213.
  8. Rompendo a horizontal : corpo político em videoperformance, na obra AguaCero de Oscar Leone. 2017. Souza, Samara Azevedo de. http://hdl.handle.net/10451/27757.