???global.info.a_carregar???
João Pedro Amorim. Concluiu o(a) Mestrado em Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas em 2017 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes e Licenciatura em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Assessoria, Multimédia em 2014 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Artistic research; Artistic residencies; Audiovisual arts; Interdisciplinarity; Ecologia; Ensino superior; Investigação artística; Residências artísticas; Artes; Arts; Humanidades::Artes; Humanities::Arts; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Pedro Amorim

Nomes de citação

  • Amorim, João Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
7B14-AFBC-4444
ORCID iD
0000-0002-0267-1276

Endereços de correio eletrónico

  • jpamorim@ucp.pt (Profissional)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019/10/01 - 2025/02/28
Em curso
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017
Concluído
Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Em busca de um certo estado de incerteza " (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2014
Concluído
Ciências da Comunicação - Jornalismo, Assessoria, Multimédia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Cinema: Olhar a realidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/07/01 - 2018/10/31 Prestação de Serviços – Produção de conteúdos e gestão de redes sociais Fundação de Serralves, Portugal
2014/11/01 - 2015/03/31 Estágio Erasmus + – Assistente de realização Caucaso Factory, Itália
2014/02/27 - 2014/06/27 Estágio Erasmus – Assistente de Realização Caucaso Factory, Itália
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/04/01 - Atual Suspender o Fluxo : Arte de dissidência face à Envolvência Digital
UI/BD/151010/2021
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Amorim, João Pedro; Teixeira, Luis Miguel Lopes. "Artistic residencies as a platform for advanced research in art: the case of the School of Arts (Porto)". 2019.
Artigo em revista
  1. João Pedro Amorim; Luís Teixeira. "Ouvir para além do Antropoceno: Poetry as an echological survival". MATRIZes (2023): https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p191-204.
    10.11606/issn.1982-8160.v17i2p191-204
  2. Daniel Ribas; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim de Sousa. "EDITORIAL: V15 N1". Journal of Science and Technology of the Arts 15 1 (2023): 5-7. http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85178965496&partnerID=8YFLogxK.
    Publicado • 10.34632/jsta.2023.15681
  3. Amorim, João Pedro. "Suspender o Fluxo de Imagens". interact – Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia 37 (2022): https://revistainteract.pt/37/suspender-o-fluxo-de-imagens/.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Daniel Ribas; Vânia Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim de Sousa. "Editorial". Journal of Science and Technology of the Arts 14 2 (2022): 4-6. http://hdl.handle.net/10400.14/43988.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/jsta.2022.11686
  5. Amorim, João Pedro; Crespo, Nuno. "Art as Expanded Rationality". OnCurating.org 50 (2021): 11-29. https://on-curating.org/issue-50.html.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Amorim, João Pedro. "Julião Sarmento: The Innuendo of the Real". Journal of Science and Technology of the Arts (2021): https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/article/view/9848.
    10.34632/JSTA.2021.9848
  7. Amorim, João Pedro; Teixeira, Luis Miguel Lopes; Crespo, Nuno. "Infection, participation and informality in Arts Education: the case of the School of Arts (Porto)". European Journal of Cultural Management and Policy 10 2 (2020): 50-63. http://hdl.handle.net/10400.14/31540.
    Acesso aberto • Publicado
  8. João Pedro Amorim. "FROM VELÁZQUEZ TO BLOOMBERG 2020 THE PORTRAIT AS A REPRESENTATION OF POWER". Membrana Journal of Photography 5 2 (2020): https://doi.org/10.47659/m9.088.art.
    Publicado • 10.47659/m9.088.art
  9. Amorim, João Pedro; Teixeira, Luis Miguel Lopes. "Art in the Digital during and after Covid: Aura and Apparatus of Online Exhibitions". (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/31158.
    10.21659/rupkatha.v12n5.rioc1s1n2
Capítulo de livro
  1. Amorim, João Pedro. "Shelter, a Portrait in Transit(ion): Gender and Migration". In Liminality, Transgression and Space Across the World: Being, Living and Becoming(s) Against, Across and with Borders and Boundaries, editado por Basak Tanulku; Simone Pekelsma. Abingdon-on-Thames, Reino Unido: Routledge, 2024.
    No prelo • 10.4324/9781003354772-3
  2. Amorim, João Pedro; Crespo, Nuno. "Imagens em movimento: uma conversa com Julião Sarmento". In Julião Sarmento: the complete film works, 124-143. Lisboa, Portugal: Documenta, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. João Pedro Amorim de Sousa. "Em Busca de um Certo Estado de Incerteza". Mestrado, 2017. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/108767.

Outros

Outra produção
  1. Uma Insolência Baldia. 2022. Amorim, João Pedro. https://cargocollective.com/joaopedroamorim/uma-insolencia-baldia-2022.
  2. Golpe de Luz. 2020. Amorim, João Pedro. https://www.behance.net/gallery/112258945/Golpe-de-luz-2020.
  3. Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival. São vários os motivos que convergem numa residência artística, juntando artistas, instituições de acolhimento, mecenas, público e outros intervenientes. A residência funciona como uma plataforma de intercâmbio num contexto muito concreto, em que as suas condições materiais estão (mais ou menos) determinadas à partida. Apesar de uma residência artística estabelecer, nos bons exemplos, aquilo que na. 2019. Amorim, João Pedro; Teixeira, Luís. http://hdl.handle.net/10400.14/28809.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/15 The practice of love: between reification and making kin in contemporary art Powers of Love: Enchantment to Disaffection, fifth PARSE biennial artistic research conference.
University of Gothenburg, Artistic Faculty (Gotemburgo, Suécia)
2023/07/07 Images of art under the digital spell AH-DT 2023 – Arts and Humanities in Digital Transition
ICNOVA (Lisboa, Portugal)
2023/05/12 Algorithmic montage and the one-dimensional flow of images Spring Seminar 2023 · Montagem
Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (Porto, Portugal)
2022/03/19 The Ratio of Violence and the Aesthetic Revolution HESTIA 2022 – Violence and Modernity
Association for Sociopolitical Heterodoxy (Shizuoka, Japão)
2021/12/03 The Hopelessness of Hope: Narrative Suspension of Disbelief XI Graduate Conference in Cultural Studies: The Cultural Politics of Hope
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2021/10/24 Hotel Occidental: Suspicion as a Catalyst of the Democratic Catastrophe “Narratives of Displacement” International Conference
London Centre for Interdisciplinary Research (Londres, Reino Unido)
2021/06/25 Blank Screens: the Revolutionary Aesthetics of Boredom International Interdisciplinary Boredom Conference
Universidad Complutense Madrid / International Society of Boredom Studies (Madrid, Espanha)
2021/04/24 Shelter, a Portrait in Transit: Gender Fluidity and Migration Shifting Tides, Anxious Borders
Binghampton University (Binghampton, Estado de Nova Iorque, Estados Unidos)
2020/08/20 Art in the Digital during and after Covid: Aura and Apparatus of Online Exhibitions 1st Rupkatha International Open Conference on Recent Advances in Interdisciplinary Humanities
Rupkatha Journal on Interdisciplinary Studies in Humanities (Virtual, Índia)
2019/10/24 Artistic residencies as a platform for advanced research in art: the case of the School of Arts (Porto) Creative Industries Global Conference 2019
Universitas Miguel Hernández (Orihuela, Espanha)
2019/10/22 Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival Inovamundi – Feira de Iniciação Científica
Universidade Feevale (Brasil)
2019/04/04 You Talking To Me? Acerca da Possibilidade da Metalepse nas Artes Visuais Colóquio Metalepse e Transmedialidade
(Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/09/01 - Atual Spring Seminar 2020 · Revolution & Cinema (2020/10/15 - 2020/10/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2021/02/01 - 2021/12/31 [e]motion · Graduate Conference on Science and Technology of the Arts (2021/12/09 - 2021/12/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2018/12/01 - 2019/05/31 On Cinema: Spring Seminar (2019/05/23 - 2019/05/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal