Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Eva Maria Lino do Patrocínio Santos Lacerda Corrêa
- Data de nascimento
- 1959/10/05
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Corrêa, Eva
- Corrêa, E.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7917-7733-46FE
- ORCID iD
- 0000-0002-4085-8429
Moradas
- Rua Bento de Jesus Caraça 12 – Serra da Amoreira 2620-379 , 2620-379, Odivelas, Odivelas, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.isce.pt/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | 
| Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | 
| Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2011 Concluído | Educação (Doutoramento) Especialização em Animação Sociocultural Universidade Lusófona, Portugal | |
| 2002 Concluído | Criatividade Aplicada (Mestrado) Especialização em Ciências da Educação Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha "Interação Corpo - Aprendizagem: contributos para um ensino criativo" (TESE/DISSERTAÇÃO) | |
| 1980 Concluído | Curso Superior de Formação de Professores de Educação pela Arte (Licenciatura) Especialização em Educação Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2013/09/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2002/10/01 - 2013/09/30 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 1986 - 2002/09/30 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 1985 - 1986 | Educador de infância (Educador de Infância) | Externato Pica-Pau, Portugal | 
| Externato Pica-Pau, Portugal | ||
| 1982 - 1985 | Educador de infância (Educador de Infância) | Externato S. Paulo de Luanda, Portugal | 
| 1981 - 1982 | Educador de infância (Educador de Infância) | Externato Champanhat, Portugal | 
| 1980 - 1981 | Educador de infância (Educador de Infância) | Colégio São Paulo de Luanda, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/03 - Atual | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2019 - Atual | Conselho científico/técnico-científico ou órgão correspondente | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | ||
| 2013 - 2020 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2013 - 2018 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 1989 - Atual | Coordenador do Curso de Licenciatura em Animação Sociocultural | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | ||
| 2016 - 2020 | Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Básica | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
Projetos
            Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2014 - 2016 | EU Xarxa Clau: families for educational sucess. (Financiado pela União Europeia - 2014-1-FR01-KA200-002362) 2014-1-FR01-KA200-002362 Investigador
                                     CONFAP, Portugal CI - ISCE , Portugal EPA, Bélgica | Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2022/10/11 | (Com)viver com a demência. Conhecer e desmistificar para melhor atuar! Projeto de intervenção em animação sociocultural | 1as. Jornadas Ibéricas de Saúde Mental e Demências ANGES - Associação Nacional de Gerontologia Social (Pombal, Portugal) | 
| 2022/09/16 | O Jogo como recurso pedagógico no 1º ciclo do Ensino Básico | II ESAVE - Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V ISSE - Internacional Seminar on  Science Education Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo  Branco e pela Associação Portuguesa de Educação em Ciências
                                    (APEduC) (Castelo Branco, Portugal)
                                  | 
| 2022/09/16 | A leitura e a escrita: veículos para a compreensão do mundo | II Encontro de Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas - V International Seminar on Science Education Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo  Branco e pela Associação Portuguesa de Educação em Ciências
                                    (APEduC) (Castelo Branco, Portugal)
                                  | 
| 2022/07/08 | SobraLeituras: comunidade de leitores adultos - A Biblioteca em tempo de Pandemia Projeto empreendedor em Animação Sociocultural | II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal) | 
| 2022/07/08 | Estratégias Literácitas Empreendedoras em Educação: Um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico | II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal) | 
| 2022/07/08 | A Animação Sociocultural e o Empreendedorismo Social - Projeto Espaço Socio Laboral | II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal) | 
| 2021/10/14 | Descobrir o mundo na diversidade familiar: uma experiência integradora. | III encontro a formação de educador@s e professor@s na Univercidade de Évora & II jornada internacional sobre formação de
                                 professor@s de educação infantil. Universidade de Évora (Évora, Portugal) | 
| 2021/10/14 | A arte do Hip-Hop – uma cultura rica para aprendizagens significativas | III encontro a formação de educador@s e professor@s na Univercidade de Évora & II jornada internacional sobre formação de
                                 professor@s de educação infantil. Universidade de Évora (Évora, Portugal) | 
| 2021/09/25 | The importance of communication in the relationship with older persons and geriatric officers. | AgeingCongress, 2021 Anges (Leiria, Portugal) | 
| 2020/12/19 | Projeto Oceano Azul | XIII Congreso Internacional de Educación e Innovación – Inclusión, Tecnología e Sociedad Universidade de Granada (Granada, Espanha) | 
| 2020/12/11 | Conhecer a multiculturalidade: todos diferentes, mas surpreendentes. | XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação. Universidade de Granada (Coimbra) | 
| 2020/12/11 | O papel das artes visuais na educação: uma investigação no jardim de infância. | XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação. Universidade de Granada (Coimbra, Portugal) | 
| 2019/10/26 | Um Postal Vindo de França – Um Desafio para Aprendizagens Significativas | I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes. Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha) | 
| 2019/10/26 | Os Astros – Uma Visita de Estudo como Estratégia de Aprendizagem. | I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes. Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha) | 
| 2019/10/26 | À descoberta do Hip-Hop na Educação Pré-escolar – uma cultura rica para aprendizagens significativas. | I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes. Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha) | 
| 2019/04/24 | Educa, integra, inclui: "Ciencibiliza-te" | 7Th International Congress of Educational Sciences and Development Universidade de Granada (Granada, Espanha) | 
| 2019/04/24 | Nossas artes - práticas artísticas para a inclusão social. | 7Th International Congress of Educational Sciences and Development Universidade de Granada (Granada, Espanha) | 
| 2019/04/24 | Das atividades experimentais ao desenvolvimento de atitudes em ciências no 1º ciclo do ensino básico | 7Th International Congress of Educational Sciences and Development Universidade de Granada (Granada, Espanha) | 
| 2018/10/26 | A Diversidade Familiar: Um projeto desenvolvido em Educação Pré-Escolar | I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes. Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha) | 
| 2018/06/24 | Competências sociais: importância da vida ativa pós-escolar em alunos com Plano Individual de Transição | 6Th International Congress of Educational Sciences and Development Instituto Politécnico de Setúbal / Universidade de Granada (Setúbal, Portugal) | 
| 2018/06/24 | Metodologia de Trabalho por Projeto: uma estratégia de promoção para o Ensino da História no 1º Ciclo do Ensino Básico | 6Th International Congress of Educational Sciences and Development Instituto Politécnico de Setúbal / Universidade de Granada (Setúbal, Portugal) | 
| 2018/06/24 | Estratégias de motivação para o desenvolvimento da Leitura e da Escrita. | 6Th International Congress of Educational Sciences and Development Instituto Politécnico de Setúbal / Universidade de Granada (Setúbal, Portugal) | 
| 2018/02/22 | Da expressão dramática ao estudo do meio: uma experiência em 1º ciclo. | 2nd FEPUE – “A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora” Universidade de Évora (Évora) | 
| 2016/06/24 | Didática das expressões & Aprendizagem colaborativa online – Ser criativo no Ensino Superior. | 4Th International Congress of Educational Sciences and Development Universidade de Granada / Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha) | 
| 2016/06/24 | O relacionamento dos jovens com os seus pares em meio rural e urbano. | 4Th International Congress of Educational Sciences and Development Universidade de Granada / Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha) | 
| 2016/06/24 | O autoconceito e a autoestima dos jovens surdos: Lisboa versus Alentejo | 4Th International Congress of Educational Sciences and Development Universidade de Granada / Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha) | 
| 2016/06/23 | As expressões artísticas e as dinâmicas de grupo no processo de mediação socioeducativa. | 4Th International Congress of Educational Sciences and Development Universidade de Santiago de Compostela / Universidade de Granada (Santiago de Compostela, Espanha) | 
| 2016/03/15 | Orff music therapy in specific learning disabilities – a case study. | XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad
                                 del conocimiento” Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha) | 
| 2016/03/15 | Victory, victory, all’s well that goes on well – Project of social involvement with the elderly. | XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad
                                 del conocimiento” Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha) | 
| 2016/03/15 | Building a checklist for the accessibility assessment. | XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad
                                 del conocimiento” Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha) | 
| 2016/03/15 | Processes of collaboration between regular education teachers and special education in primary education in Portugal. | XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad
                                 del conocimiento” Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha) | 
| 2016/03/15 | Social inequality and the digital divide among students. | XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad
                                 del conocimiento” Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha) | 
| 2015/11/07 | A Criatividade como metodologia cientifica na formação e intervenção dos Animadores Socioculturais | 1st International Congress   “O Animador Sociocultural no Século XXI – perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de
                                 formação e projetos de intervenção”. Intervenção (Penafiel, Portugal) | 
| 2015/06/25 | De Órion a Miró é um saltinho só! Uma proposta interdisciplinar através das Artes – 1.º Ciclo | 3rd International Congress of Education Sciences and Development. Universidade de Granada (San Sebastian, Espanha) | 
| 2015/06/25 | A Expressão Dramática e a Interdisciplinaridade. | 3rd International Congress of Education Sciences and Development. Universidade de Granada (San Sebastian, Espanha) | 
| 2015/06/25 | Dinâmicas colaborativas online aplicadas na Didáctica das Expressões. | 3rd International Congress of Education Sciences and Development. Universidade de Granada (San Sebastian, Espanha) | 
| 2014/06/27 | Liderar y Dirigir: un reto permanente para los diretores de grupos de escuelas en Portugal. | II Congreso Internacional de Ciencias de la educación y del desarrollo Universidade de Granada (Granada, Espanha) | 
| 2014 | Zen Art: Animating Workshops Zen – Creative Arts and Inclusive Education. | Congresso Internacional da ECER – The Past, the Future and Present of Educational Research in Europe ECER (Porto, Portugal) | 
| 2014 | Creative Dance in School – Arts education and creative strategies for learning. | Congresso Internacional da ECER – The Past, the Future and Present of Educational Research in Europe ECER (Porto, Portugal) | 
| 2013/07/17 | A Expressão Plástica: Boas Práticas para Formação de Professores. | Congreso Internacional Euro-Iberoamericano sobre la Formación del professorado del Educación Secundária – Reflexion, Análisis
                                 y Propuestas UNED (Madrid, Espanha) | 
| 2013/07/17 | Criatividade no ensino: Um Desafio na Formação de Professores. | Congreso Internacional Euro-Iberoamericano sobre la Formación del professorado del Educación Secundária ¿ Reflexion, Análisis
                                 y Propuestas UNED (Madrid, Espanha) | 
| 2013/07/17 | A Didática das Expressões Artísticas na Formação de Professores. | Congreso Internacional Euro-Iberoamericano sobre la Formación del professorado del Educación Secundária – Reflexion, Análisis
                                 y Propuestas. UNED (Madrid, Espanha) | 
| 2013/03/26 | A Investigação-Ação como metodologia de intervenção em contextos não formais | I Colóquio Internacional de Ciências da Educação /III Encontro de Sociologia da Educação – o Não Formal e o Informal em Educação Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | O Jogo como recurso pedagógico na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Coorientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2021 - 2022/07/22 | A contribuição da Educação Artística na promoção de conteúdos de História, com crianças do jardim de infância Coorientador | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - 2022/02/17 | O Impacto Da Música Nas Pessoas Idosas Institucionalizadas Orientador de Ana Filipa Rodrigues Pires  | Educação Social - Intervenção Sócio-educativa em Gerontologia (Mestrado) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2021 - 2022/01 | Recursividade das Artes Visuais: Contributos para uma Exploração Transversal da Aprendizagem em Educação Pré-Escolar e 1º
                                 Ciclo do Ensino Básico Coorientador de Inês Carvalho | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - 2020 | O espelho das emoções – O papel da Educação Artística no Desenvolvimento Pessoal e Social Coorientador de Daniela Filipa Madeira Afonso | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2018 - 2020 | O Teatro em Comunidades Carentes como Veículo Fomentador de Inclusão Social Coorientador de Barbara Meireles Mendonça | Educação (Doutoramento) Universidade Lusófona, Portugal | 
| 2018 - 2019 | As Artes Visuais e a Geometria numa Prática Educativa: o envolvimento das crianças em atividades orientadas Coorientador de Cataria Alexandra Lourenço Ferreira Magalhães | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2018 - 2018 | A Construção da Identidade Coorientador de Ana Lúcia Martins  | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2018 - 2018 | As Artes Visuais no despertar de emoções nas crianças da educação pré-escolar. Coorientador de Ana Filipa da Silva Jesus | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2018 - 2018 | O contributo da educação artística, no âmbito do jogo dramático para aprendizagem da música. Coorientador de Teresa Rodrigues Gaspar | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2017 - 2018 | A relevância das Artes Visuais para o Jogo Dramático num grupo de crianças de  3 e 4 anos. Coorientador de Leila Filipa Costa Ramos | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2017 - 2017 | A Metodologia de trabalho por projeto: uma construção partilhada do conhecimento Coorientador de Bárbara Daniela Lemos de Freitas | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2017 - 2017 | Das ciências ao movimento. Um estudo na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Coorientador de Iolanda Raquel Pedro Antunes | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2016 - 2017 | O desenvolvimento da escrita e da oralidade através da escrita criativa  - O ensino do Português no 5º Ano de escolaridade
                                 numa escola TEIP Orientador de Suzana Maria Pereira Vicente | Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Como é que o jogo simbólico pode melhorar as questões de género na criança? Coorientador de Marta Susana Moura de Almeida | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2014 - 2015 | O papel da família e da escola na Orientação Vocacional dos alunos. Orientador de Fragoso Martins | Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2014 - 2014 | A expressão dramática e a interdisciplinaridade Coorientador de Irina Marlene Correia Soares Marques | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2014 - 2014 | "De Órion a Miró... é um saltinho só" - Uma proposta interdisciplinar através das Artes - 1º ciclo Coorientador de Alexandra Carrilho Teodoro Amaro | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2012 - 2013 | A Desmotivação dos alunos da 7ª classe na Escola Engenheiro José Eduardo dos Santos Orientador de Ângela Makia Domingos Quivuna Pedro | Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/11/06 - Atual | Participação, como convidada, na Mesa Redonda - Desafios do Ensino Superior em Animação Sociocultural Congresso | II Congresso Nacional de Animação Sociocultural: Um novo Olhar sobre a Profissão, APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022/07/26 | Do Projeto Artístico ao Projeto Comunitário Arguente | Paulo Arrais Ferreira (Outro) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020/09/04 | A Ampliação do Reportório Cultural na Educação Pré-Escolar Arguente principal | Margarida Antunes Lopes (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2019/04/12 | Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º ciclo do Ensino Básico: práticas e estratégias Arguente principal | Maria Fernanda dos Santos Mendes Sampaio  (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2017 | Ousar o Desafio Arguente principal | Bruno José Apolinário Vaqueiro  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2017 | Implicações da minha prática profissional no desenvolvimento de competências sociais dos alunos Arguente principal | Ana Rita Maia da Silva Vaz Taborda Lopes (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2015 | A Influência de Materiais Manipuláveis Estruturados na Aprendizagem de Matemática no Ensino Primário:
                                 Projeto Desenvolvido na Escola Primária Nº90 do Lobito Arguente principal | Ana Maria Bettencourt Neto  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2015 | As Obras de Arte como forma integradora das diferentes áreas de conteúdo Arguente principal | Ariana Filipa dos Santos Perdiz  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2015 | A exploração do espaço exterior na Educação Pré-Escolar Arguente principal | Maria Augusta de Sousa Balbino  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2014 | Todos juntos à descoberta de três países na área da expressão musical Arguente principal | Cátia Sofia Rodrigues Martins  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2014 | A importância da Comunicação na Expressão Musical Arguente principal | Mara Raquel Barôna Oliveira  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2014 | Desenvolvimento da criatividade através da expressão plástica, em alunos do 1º ciclo do EB Arguente principal | Susana Patricia Silva e Sousa  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2012 | A importância dos registos escritos na autorregulação das crianças do pré-escolar Arguente principal | Ana Margarida Paulino (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2012 | Implementação de Ações Pedagógicas para o Desenvolvimento Integral e Harmonioso dos Alunos Arguente principal | José Francisco Ferreira (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2012 | Os diários colaborativos na formação reflexiva de professores de metodologia de ensino de educação moral e cívica á luz da
                                 “supervisão pedagógica” Arguente principal | António Quilombo da Cunha Maria (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2012 | Brincar ao Faz de Conta num CAT Arguente principal | Tânia Patrícia P. Duarte O. Santos  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2012 | A Arte e a Motivação Cultural: Um olhar sobre o 1º ciclo do Ensino Básico Arguente principal | Ana Catarina Ferreira  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2012 | Diálogo entre Educação e Cultura Arguente principal | Inês Vicente Lisboa (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2012 | Adolescência… A Força dos afetos Arguente principal | Ana Filipa Santos  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2012 | A Supervisão Pedagógica no 1º ciclo do Ensino Básico – Uma Investigação Reflexiva Arguente principal | Paula Margarida Leal Brandão Coelho Loureiro (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2011 | Matemática na Educação Pré-escolar Arguente principal | Helena Maria Pona Vale de Freixo Carvalho   (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2011 | A Matemática através do Mapa de Presenças Arguente principal | Sónia Alexandra Marinho Rêgo  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2011 | Contributos do Mapa de Presenças para a Aprendizagem da Matemática nas Crianças Arguente principal | Irina Sofia Lima Batista  (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | Congresso Internacional: Educação, Inclusão e Diversidade | Portugal | 
| 2020/12/18 - 2020/12/20 | XIII Congresso Internacional de Educación e Innovación. Inclusión, Tecnologia Y Sociedad. | Granada | 
| 2020 - 2020 | Ageing Congress 2020 | Leiria | 
| 2019 - 2019 | Congresso Internacional A Animação Sociocultural, território rural, património, turismo, envelhecimento e desenvolvimento comunitário: Estratégias, recursos e métodos de combate ao despovoamento | Vinhais | 
| 2017 - 2017 | Congresso Internacional - A Animação Sociocultural: Turismo Rural e desenvolvimento Comunitário. | Ponte da Barca | 
| 2016 - 2016 | Jornadas Pedagógicas - O Supervisor como Líder de comunidades inclusivas aprendentes. | Odivelas | 
| 2014 - 2014 | III Jornadas Científicas internacionais de Turismo-ISCE 2014 - Produtos, Mercados e Destinos Turísticos | Odivelas | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2014/03 - Atual | Tourism and Hospitality International Journal (2183-0800) | 
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria | Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2014/09 - Atual | Membro de Comissão de Creditação Académica e Profissional do Curso de Licenciatura em Educação Social Membro | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | |
| 2006/09 - Atual | Membro de Júri de seriação do curso de licenciatura em Animação Sociocultural Membro | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | |
| 2018/03 - 2018/04 | Avaliadora de candidaturas de projetos ERAMUS + KA107 Avaliador | Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, Portugal | Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2020 - Atual | Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos (DDAP) | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - Atual | Expressões Criativas Integradas | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - Atual | Didática das Expressões | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - Atual | Prática em Animação Sociocultural | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - Atual | Didática das Expressões Artísticas e Motora | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - Atual | Didática das Expressões Artísticas e Motora | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - Atual | Seminário de Apoio ao Estágio | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - Atual | Expressão Dramática | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - Atual | Seminário Interdisciplinar de Expressões em Contexto de Educação Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2020 - Atual | Âmbitos e Fundamentos de Animação Sociocultural I | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2019 - 2020 | Criatividade e Pensamento Crítico em Educação | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2016 - 2020 | Seminário Interdisciplinar de Expressões em Contexto de Educação Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2014 - 2020 | Seminário de Apoio ao Estágio | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2014 - 2020 | Âmbitos e Fundamentos de Animação Sociocultural I | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2009 - 2020 | Didática das Expressões Artísticas e Motora | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2009 - 2020 | Didática das Expressões Artísticas e Motora | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2002 - 2020 | Desenho, desenvolvimento e Avaliação de Projetos (DDAP) | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2002 - 2020 | Expressões Criativas Integradas | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2002 - 2020 | Prática em Animação Sociocultural | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2002 - 2020 | Didática das Expressões | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2002 - 2020 | Expressão Corporal e Dramática | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2002 - 2020 | Expressão Dramática | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2017 - 2019 | Metodologia de Investigação em Educação | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2002 - 2019 | Expressões Criativas Integradas | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2015 - 2016 | Metodologia de Investigação | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2002 - 2009 | Ação Educativa em Contextos | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 2002 - 2009 | Ação Educativa em Animação Sociocultural | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 1998 - 2001 | Prática Educativa I, II e III | Animação Cultural (Bacharelato) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 1989 - 2001 | Matemática Aplicada na Idade Pré-Escolar | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 1989 - 2001 | Técnicas de Expressão Criativa | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 1989 - 2001 | Animação do Corpo e do Gesto I e II | Animação Cultural (Bacharelato) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 1989 - 2001 | Técnicas de Animação Educativa | Animação Cultural (Bacharelato) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 1989 - 2001 | Ação Educativa I, II e III | Animação Cultural (Bacharelato) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
| 1986 - 2001 | Movimento Expressivo e Dramatização | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2016 - Atual | Membro da Comissão de Coordenação de Avaliação do Pessoal Docente (CCAPD) Membro | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2014/09 - Atual | Membro de Comissão de Creditação Académica e Profissional do Curso de Licenciatura em Educação Social | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2006 - Atual | Comissão de Creditação Académica e Profissional do Curso de Licenciatura em  Animação Sociocultural Membro | Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal | 
| 2016 - 2019 | Comissão de Creditação Académica e Profissional do Curso de Licenciatura em Educação Básica Membro | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal | 
