Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marina Lisboa Empinotti
Nomes de citação
- Empinotti, Marina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7911-B31E-4A10
- ORCID iD
- 0000-0003-3697-9962
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015 - 2020
Concluído
|
Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (associação) (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
|
2013 - 2015
Concluído
|
Jornalismo (Master)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
|
2009 - 2012
Concluído
|
Jornalismo (Bachelor)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07/16 - Atual | Gestão de Ciência e Tecnologia | Governo de Santa Catarina, Brasil |
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Brasil | ||
2015 - 2019 | Investigador (Investigação) | Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal |
2013 - 2015 | Investigador (Investigação) | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil |
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/02/01 - 2021/07/16 | Professor Associado (Docente Universitário) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Brasil |
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Brasil |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/11/01 | Análise da comunicação dos chefes de governo das Américas no Twitter sobre covid-19 e vacinas. | MEIStudies
Unesp (Brasil)
|
2019 | Progressive Web Apps tecnologia que favorece o desenvolvimento de conteúdos multitelas interativos e imersivos para produtos jornalísticos e educacionais | |
2019 | Immediacy and connectivity as fundamental characteristics of hyperconnected journalism | |
2018 | Análise de Redes Sociais (ARS) para mapear o posicionamento do público no Twitter: caso do julgamento do ex-presidente Lula na Lava Jato | |
2018 | Experiência do Usuário (UX) em apps de conteúdo jornalístico | |
2018 | Prospecção para novos formatos jornalísticos: newsgames e raciocínio lógico como desafios lúdicos a começar em sala de aula | |
2018 | Altmetria e jornalismo: a análise de comentários do Twitter para verificar a participação do leitor em notícias de impacto | |
2017 | A nivelabilidade como funcionalidade em aplicativos jornalísticos para smartphone | |
2017 | Tactilidade, nivelabilidade, opticabilidade, localibilidade: funcionalidades do Jornalismo Móvel nos aplicativos El Pais VR, Folha 360 e Museu do Ontem | |
2017 | Interatividade e visualização de notícias em apps: um design baseado em Cards | |
2016 | Sucesso novo em formato ?antigo?: periódicos matutinos para tablet e o caso do La Presse + | |
2015 | Imersão interativa em versões digitais de jornais favorece o consumo da informação? | |
2015 | Tablets como recursos educomunicativos em sala de aula do ensino fundamental | |
2015 | A busca por informações implícitas em redes sociais e a Teoria Ator-Rede aplicada ao Jornalismo Digital | |
2014 | .. Produtos jornalísticos para tablets como ferramentas pedagógicas: estudo de caso do Golpe de 1964 | |
2014 | A Narrativa Multimídia como Ferramenta de Aprendizagem em Ambiente Escolar | |
2014 | Possibilidades educomunicativas em tablets | |
2014 | A educomunicação no projeto emancipatório de Boaventura de Sousa Santos | |
2014 | Preferências dos consumidores de notícias em dispositivos móveis | |
2013 | Zero Convergência: Produção Multimídia no Jornalismo UFSC | |
2013 | Conteúdo interativo para tablets: uma forma inovadora de acessar a informação | |
2013 | 50 anos do golpe militar de 1964: uma leitura interativa para tablets | |
2013 | Educomunicação | |
2012 | Liberdade editorial e experimentação na Zero Revista |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - 2015 | III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (2015 - 2015) | |
2014 - 2014 | IV Jornada Discente - POSJOR UFSC (2014 - 2014) | |
2014 - 2014 | 5º Encontro Regional Sul de História da Mídia (2014 - 2014) | |
2012 - 2012 | 11ª Semana do Jornalismo UFSC (2012 - 2012) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | 5th World Journalism Education Congress | Microsoft |
2017 - 2017 | Intercom Jr (DT Jornalismo) - 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação | Universidade Positivo |
2016 - 2016 | (DT Jornalismo) - XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação | Universidade de São Paulo |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - Atual | Revista Observatório (2447-4266) | Universidade Federal do Tocantins |
2013 - 2013 | Estudos em Jornalismo e Mídia (1984-6924) | Universidade Federal de Santa Catarina |
Distinções
Prémio
2015 | Fatma Journalism Award |
2014 | RBS Journalism Award |
2013 | Academic Merit
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2012 | Expocom Sul - Best Lab Magazine
Intercom, Brasil
|