Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Catarina Rosa
Nomes de citação
- Rosa, Catarina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 781C-7851-DB2D
- ORCID iD
- 0000-0002-2440-4144
- AuthenticusID
- R-000-3JC
- Researcher Id
- V-3253-2017
- Scopus Author Id
- 55759217400
Endereços de correio eletrónico
- catarina.rosa@gmail.com (Profissional)
- catarinarosa@ismt.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018
Concluído
|
Promoting Work Ability: A Study on Appreciative Intervention (Pós-doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
|
2010
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A Identidade Dialógica de um Prisma Empírico: Um Estudo sobre a Conjugalidade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2007
Concluído
|
Pós-graduação em Psicologia Clínica (Pós-Graduação)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
18 |
2002
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2022/12/04 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2013/01/01 - 2018/12/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/10/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Superior Miguel Torga, Portugal |
2012/02/01 - 2012/09/01 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/05 - 2022/10 | Addressing ideologically inspired hate crimes: Victims' narratives and unconscious cognitive biases in the criminal justice
system.
758157107
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Concluído
|
2020 - 2022 | DORIAN: Do you recognize me? Chronotype and time of day effect on face recognition
PTDC/PSI-GER/31082/2017
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/03/01 - 2015/08/31 | Ambivalence and unsuccessful psychotherapy
PTDC/PSI-PCL/121525/2010
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - Atual | Applications of experimental psychology to expert evaluation
na3
Investigador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Não financiado
|
2016 - Atual | Online Intervention in Complicated Grief
na4
|
Não financiado
|
2018 - 2019 | Supporting the mental health and wellbeing of Muslim families affected by extremism.
na1
Investigador
Birmingham City University, Reino Unido
|
ESRC IAA
Concluído
|
2013 - 2018 | Change processes in psychotherapy.
na
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/09 | I’m not sorry, my ideas are the same, my fight is the same: exploring dialogical positioning during self-transformation of former politically violent militants. | General Conference of the European Consortium for Political Research (ECPR)
(Wroclaw, Polónia)
|
2019/09 | Understanding Extreme Violent Behavior in Ultra Firms: Exploring Identity Fusion from a Dialogical Perspective. | General Conference of the European Consortium for Political Research (ECPR)
(Wroclaw, Polónia)
|
2019 | I’m not sorry, my ideas are the same, my fight is the same: exploring dialogical positioning during self-transformation of former politically violent militants. | Annual Meeting from the International Society of Political Psychology (ISPP)
(Lisbon, Portugal)
|
2018/09 | Disengagement from Political Violence and Deradicalisation: A Narrative-Dialogical Perspective. | Annual Conference of the Conflict Research Society.
(Birmingham, Reino Unido)
|
2018/06 | Disengagement from Political Violence and Deradicalisation: A Narrative-Dialogical Perspective. | 10th International Conference on the Dialogical Self
(Braga, Portugal)
|
2018/06 | Aplicações sobre psicologia experimental à avaliação pericial. | 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Braga, Portugal)
|
2018/04 | ANEW-audition database: Auditory affective norms for European Portuguese. | XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental.
(Braga, Portugal)
|
2017/06 | Sequential relations between alliance, therapeutic innovation and ambivalence markers. | 48th International Annual Meeting of the Society for Psychotherapy Research
(Toronto, Canadá)
|
2017/06 | Rumination Room: A procedure that combines executive control activation and exposure to ruminative thoughts. | Research Day 2017
(Aveiro, Portugal)
|
2017/05 | Rumination Room: A procedure that combines activation of executive control and exposure to ruminative thoughts. | XII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
(Porto, Portugal)
|
2015/11 | Innovative Moments and change in Psychotherapy: Methodological issues. | 8th International Congress and 13th National of Clinical Psychology
(Granada, Espanha)
|
2015 | A dialogical and sociocultural perspective on suicide | 6ª Edição do Ciclo de Palestras Underinvestigation: Psicologia@UA
(Aveiro, Portugal)
|
2015 | Construção discursiva do suicídio: Enquadramento sociocultural do fenómeno | Dia Mundial da Prevenção do Suicídio organizado pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2015 | Uma perspetiva dialógica e sociocultural do suicídio | 6ª Edição do Ciclo de Palestras Underinvestigation: Psicologia@UA
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2014/06 | A dialogical semiotic account on suicide. | 8th International Conference on the Dialogical Self
(Hague, Países Baixos)
|
2014 | Research Program on Moments of Innovation and Change in Psychotherapy | 4ª Edição do Ciclo de Palestras Underinvestigation: Psicologia@UA
(Aveiro, Portugal)
|
2014 | Programa de Investigação sobre Momentos de Inovação e Mudança em Psicoterapia. | 4ª Edição do Ciclo de Palestras Underinvestigation: Psicologia@UA
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2013/06 | Um ensaio sobre a construção discursiva do suicídio. | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
(Aveiro, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | Processamento emocional e resposta fisiológica a palavras emocionais: Comparação entre modalidade auditiva e visual
Orientador
|
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2022 | Explicit and implicit racial bias and empathy: A study in Portuguese law enforcement officials
Orientador
|
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2022 | Ideological polarization: identification with parliamentary discourses and psychological factors
Orientador
|
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 - 2021 | O papel da ruminação e do controlo proativo na redução do viés racial implícito
Orientador
|
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 - 2021 | Ruminative tendencies in university students: The role of executive control in rumination and academic procrastination
Orientador
|
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - 2020 | Controlo executivo e interferência emocional em estímulos idiossincráticos: Será que consigo controlar a minha voz?
Orientador
|
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - 2020 | Emotional processing and the exposure to a foreign culture and language: assessing affective dimensions of native Chinese
speakers when exposed to audio stimuli
Coorientador
|
Estudos Chineses (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território, Portugal
|
2019 - 2020 | Promoção de inovação narrativa na escrita expressiva: impacto na qualidade de vida, satisfação com a vida e na sintomatologia
psicopatológica
Coorientador
|
Mestrado integrado em Psicologia, especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Rumination Room: Ruminação e interferência emocional em formato auditivo
Orientador
|
Programa de Iniciação Científica para Jovens estudantes da Licenciatura em Psicologia (PIC-PSI) (Iniciação científica)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - 2020 | Rumination Room: Ruminação e interferência emocional em formato auditivo
Orientador
|
Programa de Iniciação Científica para Jovens estudantes da Licenciatura em Psicologia (PIC-PSI) (Iniciação científica)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2019 | As emoções e as relações interpessoais: Um estudo exploratório numa turma de 1º ciclo do Ensino Básico.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2019 | Razões para persistir: A influência do desinteresse dos alunos na motivação do professor de música
Coorientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 - 2019 | Rumination Room: Ruminação e Interferência emocional em formato auditivo
Orientador
|
Programa de Iniciação Científica para Jovens estudantes da Licenciatura em Psicologia (PIC-PSI) (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2018 | Constituição de base de dados de estímulos auditivos emocionais e definição de normas afetivas para português europeu.
Orientador
|
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2018 | O impacto da escrita expressiva na regulação emocional em adultos portugueses
Coorientador
|
Mestrado integrado em Psicologia, especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Escrita expressiva e inovação narrativa: Impacto no ajustamento físico e psicológico
Coorientador
|
Mestrado integrado em Psicologia, especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | Rumination Room: Um estudo piloto de prevenção da ruminação.
Orientador
|
Mestrado integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2015 - 2016 | Desenvolvimento do Questionário de Atitudes de Permissividade e Incompreensibilidade face ao Suicídio (QAPIS).
Orientador
|
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 - 2016 | Processo de externalização em terapia narrativa: Desenvolvimento de um sistema de codificação.
Coorientador
|
Mestrado integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2014 - 2015 | Representações sociais do suicídio.
Orientador
|
Psicologia Forense (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013 - 2014 | A imagem do psicólogo forense no contexto judicial.
Coorientador
|
Psicologia Forense (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2019 | 6ª edição do ciclo de palestras UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA (2018 - 2019)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018 - 2019 | 5ª edição do ciclo de palestras UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA (2018 - 2019)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018/06/13 - 2018/06/16 | Member of the Organizing Committee - 10th International Conference on The Dialogical Self. Universidade do Minho, Braga, Portugal (2018/06/13 - 2018/06/16) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/06/01 - 2006/06/03 | Member of the Organizing Committee - 4th International Conference on The Dialogical Self. Universidade do Minho, Braga, Portugal (2006/06/01 - 2006/06/03) | Universidade do Minho, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 | Atitudes dos alentejanos face ao suicídio.
Arguente principal
|
Tatiana Carolina Gouveia Vasconcelos (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2019 | As emoções e as relações interpessoais: Um estudo exploratório numa turma de 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Patrícia Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | Constituição de base de dados de estímulos auditivos emocionais e definição de normas afetivas para português europeu
Orientador
|
Marta Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 | Ambivalência em terapia online de luto complicado.
Arguente principal
|
Ana Rita de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2017 | Rumination Room: Um estudo piloto de prevenção da ruminação
Orientador
|
Rafael Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2016 | Resolução da ambivalência em terapia cognitivo-comportamental.
Arguente principal
|
Ana Rita Pereira do Vale (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2016 | Colaboração terapêutica em episódios de ambivalência.
Arguente principal
|
Deolinda de Lurdes de Sá e Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2016 | Processos narrativos de mudança na terapia centrada no cliente.
Arguente principal
|
Helena Ventura (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2016 | Desenvolvimento do Questionário de Atitudes de Permissividade e Incompreensibilidade face ao Suicídio (QAPIS)
Orientador
|
Soraia Coelho (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 | Processo de externalização em terapia narrativa: Desenvolvimento de um sistema de codificação
Orientador
|
Marta Correia (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2015 | QI e Ludíbrio: o que faz com que o valor dos humanos seja um valor?
Arguente principal
|
Antero Santiago (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 | Estudo sobre o conhecimento dos pais acerca do cyberbullying.
Arguente principal
|
Juliana Melo (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 | Representações sociais do suicídio
Orientador
|
Daniela Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014 | Valores e Padrões Educativos: Mapas de Transmissão Intergeracional
Arguente
|
Ana de Nazaré Prioste (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2014 | A imagem do psicólogo forense no contexto judicial
Orientador
|
Ricardo Cardoso (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/10/23 - 2019/10/25 | VIII Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro | Núcleo de Estudantes de Psicologia de Universidade de Aveiro |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/05/27 - Atual | Expert psychological assessment activity at the Department of Education and Psychology of the University of Aveiro | Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/12/05 - 2024/01/31 | Research manager | Listen and Learn Research, Reino Unido |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - 2020 | Consulta e Aconselhamento Psicológico | Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019 - 2020 | Modelos teóricos em Psicologia I: Dinâmicos e Sistémicos | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019 - 2020 | Prática de Investigação I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018 - 2019 | Consulta e aconselhamento psicológico | Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Psicologia Clínica I | Psicologia Forense (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2011 - 2012 | Psicologia do Desenvolvimento Infantil | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal |
2011 - 2012 | Psicologia da Gravidez e da Maternidade | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal |
2011 - 2012 | Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil | Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) | Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2011 - 2012 | Psicologia do Desenvolvimento da Criança | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2019/06/10 | Accessing the life stories of former violent militants to understand how people get involved with violent political organizations and, above all, how they get away from them. | Diário de Notícias |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Pólo de Aveiro (CINTESIS.UA) | Colaboration |
2019 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia Experimental. | |
2015 - Atual | Society for Psychotherapy Research (SPR). | |
2015 - Atual | Sociedade Portuguesa de Suicidologia. | |
2010 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | |
2002 - Atual | Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. | |
2018 - 2022 | Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Pólo de Aveiro (CINTESIS.UA) | Doctorate Integrated Member |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/04/27 - Atual | Specific Recognition, Psychology Phd | Universidade de Aveiro, Portugal |
Distinções
Prémio
2011 | Post-doctoral Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2003 | Doctoral grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|