???global.info.a_carregar???
Catarina Feio is a New Media PhD student at the University of Aveiro. She has a master’s degree in Multimedia Communication (2022) and a degree in New Technologies of Communication (2020) from the same institution. Her PhD research focuses on young people’s relationship with new media in terms of their consumption of information and political participation. Her topics of interest include information consumption habits on new media platforms, online political participation, and online discourses.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Feio

Nomes de citação

  • Feio, Catarina

Identificadores de autor

Ciência ID
761C-A3A2-126B
ORCID iD
0000-0002-6255-8128

Telefones

Telemóvel
  • 965249824 (Pessoal)

Moradas

  • Manuel Firmino, 30, 3800-213, Aveiro, Aveiro, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2025
Em curso
Novos Média (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09 - 2025
Em curso
Ciência Política (Mestrado)
Especialização em Governação e Política Local
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07 - 2022/07/13
Concluído
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Especialização em Audiovisual Digital
Universidade de Aveiro, Portugal
17
2017/09 - 2020/06/26
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Catarina Feio; Lídia Oliveira; José Martins. "The Correlation Between Media Consumption and Loneliness: The Case of Young People in Portugal". 2023.
    10.5220/0011970000003485
Artigo em revista
  1. Catarina Feio; Lídia Oliveira. "News consumption and political participation of young people in new media: A narrative literature review". The Communication Review (2025): https://doi.org/10.1080/10714421.2024.2419693.
    10.1080/10714421.2024.2419693
  2. Catarina Feio; Lídia Oliveira. "O Telejornal Janta Connosco: O Consumo Noticioso nas Famílias e a sua Influência nos Jovens dos 15 aos 29 anos em Portugal". Media & Jornalismo (2024): https://doi.org/10.14195/2183-5462_45_8.
    10.14195/2183-5462_45_8
  3. Catarina Feio; Lídia Oliveira. "Entre Câmaras de Eco, Polarização Política e Intolerâncias. O Reverso Nocivo do Consumo e Mobilização Política dos Jovens nas Redes Sociais". Estudos em Comunicação (2024): https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/article/view/1433/1039.
    10.25768/1646-4974N38A10
  4. Catarina Feio; Lídia Oliveira; Jose Martins. "As Redes Sociais como meio de expressão política dos jovens em Portugal". Observatorio (OBS*) (2023): http://dx.doi.org/10.15847/obsobs17420232325.
    10.15847/obsobs17420232325
Capítulo de livro
  1. Catarina Feio; Lídia Oliveira. "Media Literacy as a Path to Emancipate the Youth in Online Environments – A Systematic Literature Review". 2025.
    10.1007/978-3-031-77566-6_44
Tese / Dissertação
  1. Feio, Catarina Maria Dias Pinheiro Peralta. "Da relação entre consumo mediático, solidão e participação política: o caso dos jovens em Portugal". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10773/35403.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/02/14 - Atual No dia 14 de fevereiro de 2022 participai na palestra em formato online “Métodos participativos de pesquisa em mídias digitais” com a Profa. Dra. Amanda Alencar, realizada pelo Grupo de Pesquisa Deslocar - interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo (PPGCOM ESPM-SP).
Seminário
Métodos participativos de pesquisa em mídias digitais
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil