???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alberto Amaral

Nomes de citação

  • Amaral, Alberto
  • A. Amaral

Identificadores de autor

Ciência ID
7418-849A-E6D0
ORCID iD
0000-0003-4263-3765
Formação
Grau Classificação
2021
Concluído
Professor Emérito (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1979
Concluído
Full Professor (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
1971
Concluído
Agregação (Título de Agregado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
1971
Concluído
Associate Professor (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
1968
Concluído
Physical Chemistry (Doctor)
University of Cambridge Department of Chemical Engineering and Biotechnology, Reino Unido
1965
Concluído
Engenharia Química (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1977 - 2008 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
1972 - 1976 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lourenço Marques, Moçambique
1968 - 1972 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/12 - 2020/12 Presidente A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal
1998 - 2008 Presidente Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
1998 - 2008 Presidente Centre for Higher Education Policy Studies of the Portuguese Council of Rectors, Portugal
1996 - 2006 Presidente e Membro da Comissão Comissão nacional de acesso aos ensino superior, Portugal
1998 - 2000 Membro da Comissão Executiva CRE - Association of European Universities , Bélgica
1993 - 1998 Membro da Comissão Comissão Nacional para o Financiamento do Ensino Superior Público, Portugal
1986 - 1998 Reitor Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto, Portugal
1986 - 1998 Membro do Conselho Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Portugal
1987 - 1990 Membro da Comissão Portuguese National Commission for the Reform of the Education System , Portugal
1978 - 1985 Director de Unidade Orgânica Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/03/01 - 2026/02/28 A autonomia no Ensino Superior na Europa: tendências supranacionais, nacionais e institucionais
2022.03986.PTDC
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/09/01 - 2022/08/31 S4F - Competências de Futuro? O Valor e a Eficácia de um Ensino Superior Baseado em Competências
PTDC/CED-EDG/29726/2017
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/09/01 - 2021/08/31 S4F - Competências de Futuro? O Valor e a Eficácia de um Ensino Superior Baseado em Competências (Skills for the Future)
PTDC/CED-EDG/29726/2017
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES
UID/CED/00757/2019
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES
UID/CED/00757/2019
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/04/01 - 2015/12/31 Desafios Globais, Iniciativas Nacionais e Respostas Institucionais: Mapeando a Transformação das Instituições de Ensino Superior Portuguesas no Dealbar do Século XXI
EXCL/IVC-PEC/0789/2012
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/04/01 - 2015/12/31 Desafios Globais, Iniciativas Nacionais e Respostas Institucionais: Mapeando a Transformação das Instituições de Ensino Superior Portuguesas no Dealbar do Século XXI
EXCL/IVC-PEC/0789/2012
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 757 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0757/2011
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 757 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0757/2011
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/10/01 - 2012/03/31 Percepções das instituições de ensino superior e dos académios à avaliação e acreditação
PTDC/ESC/68884/2006
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Fundação das Universidades Portuguesas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/10/01 - 2012/03/31 Percepções das instituições de ensino superior e dos académios à avaliação e acreditação
PTDC/ESC/68884/2006
Fundação das Universidades Portuguesas, Portugal

Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/01/01 - 2008/09/16 Transformação do ensino superior na era pós-industrial: um estudo comparativo
POCI/ESC/59381/2004
Fundação das Universidades Portuguesas, Portugal

Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Amaral, Alberto. "Impacto del asegureamiento de le calidad en la eficacia formativa". Trabalho apresentado em Calidad de los egresados, responsabilidad institucional ineludible. Seminário Internacional, Santiago do Chile, 2010.
  2. Amaral, Alberto. "A vertente da internacionalização". Trabalho apresentado em Seminário Avaliação e Acreditação, Lisboa, 2002.
    Publicado
  3. Amaral, Alberto. "Institutional identities and isomorphic pressures". Trabalho apresentado em Paris OECD General Conference, Paris, 2002.
    Publicado
  4. Amaral, Alberto. "Autonomia universitária - Prerrogativas, compromissos e limites". Trabalho apresentado em Seminário internacional educação superior e suas tendências para o século XXI, Campo Grande, 2000.
    Publicado
  5. Amaral, Alberto. "Diversidade. Importância para o ensino superior". Braga, 2000.
  6. Amaral, Alberto; Ribeiro da Silva, M.; Ramos, M. J.. "Thermochemistry and theoretical studies of nickel(ii) complexes of pyridine and halides". Trabalho apresentado em XIX International Conference on Coordination Chemistry, Praga, 1978.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sónia Cardoso; Alberto Amaral; Teresa Carvalho. "The changing concept of doctoral education: an insight from Portuguese universities". Journal of Further and Higher Education (2024): https://doi.org/10.1080/0309877X.2024.2302035.
    10.1080/0309877X.2024.2302035
  2. Nathan Carvalho; Maria J. Rosa; Alberto Amaral. "Cross-Border Higher Education and Quality Assurance. Results from a Systematic Literature Review". Journal of Studies in International Education (2023): http://dx.doi.org/10.1177/10283153221076900.
    10.1177/10283153221076900
  3. Orlanda Tavares; Cristina Sin; Carla Sá; Francisco Pereira; Alberto Amaral. "Graduate employment: Does the type of higher education institution matter?". Bulletin of Economic Research (2023): http://dx.doi.org/10.1111/boer.12400.
    10.1111/boer.12400
  4. Sónia Cardoso; Maria João Rosa; Alberto Amaral. "Researching higher education in Portugal". European Journal of Higher Education (2022): https://doi.org/10.1080/21568235.2022.2125887.
    10.1080/21568235.2022.2125887
  5. Cristina Sin; Orlanda Tavares; Joyce Aguiar; Ricardo Biscaia; Alberto Amaral. "International students in Portuguese higher education: who are they and what are their choices?". Studies in Higher Education (2022): https://doi.org/10.1080/03075079.2021.1916907.
    10.1080/03075079.2021.1916907
  6. Cristina Sin; Orlanda Tavares; Joyce Aguiar; Alberto Amaral. "More students and more diverse: new trends in international mobility to Portugal". Tertiary Education and Management (2022): https://doi.org/10.1007/s11233-022-09090-y.
    10.1007/s11233-022-09090-y
  7. Hugo Horta; Orlanda Tavares; Alberto Amaral; Cristina Sin. "New perspectives and analytical approaches to better understand academic inbreeding". Higher Education Quarterly (2022): https://doi.org/10.1111/hequ.12375.
    10.1111/hequ.12375
  8. Tavares, Orlanda; Sin, Cristina; Sá, Carla; Bugla, Sylwia; Amaral, Alberto. "Inbreeding and research collaborations in Portuguese higher education". Higher Education Quarterly (2021): https://doi.org/10.1111/hequ.12301.
    Publicado • 10.1111/hequ.12301
  9. Amaral, Alberto. "The academics: From professionals to employees". Scuola Democratica 3 (2021): 393-404.
    Publicado
  10. Fonseca, Madalena; Justino, Elsa; Amaral, Aberto; Madalena Fonseca; Elsa Justino; Aberto Amaral. "Students’ migration in a Portuguese hinterland public university". Studies in Higher Education 45 6 (2020): 1160-1182. http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2018.1553155.
    Publicado • 10.1080/03075079.2018.1553155
  11. Sónia Cardoso; Maria J. Rosa; Pedro Videira; Alberto Amaral. "Internal quality assurance: A new culture or added bureaucracy?". Assessment & Evaluation in Higher Education 44 2 (2019): 249-262. https://doi.org/10.1080/02602938.2018.1494818.
    Publicado • 10.1080/02602938.2018.1494818
  12. Sin, C.; Tavares, O.; Amaral, A.. "Accepting employability as a purpose of higher education? Academics' perceptions and practices". Studies in Higher Education 44 6 (2019): 920-931. https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1402174.
    Publicado • 10.1080/03075079.2017.1402174
  13. Bertolin, Julio; Amaral, Alberto; Almeida, Leandro. "Os cursos de graduação podem compensar a falta de capital cultural e background de estudantes?". Educação e Pesquisa 45 (2019): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945185453.
    Publicado • 10.1590/s1678-4634201945185453
  14. Veiga, Amélia; Magalhães, António; Amaral, Alberto. "Disentangling policy convergence within the European Higher Education Area". European Educational Research Journal 18 1 (2018): 3-18. http://dx.doi.org/10.1177/1474904118804429.
    10.1177/1474904118804429
  15. Cardoso, S.; Rosa, M.J.; Videira, P.; Amaral, A.. "Internal quality assurance systems: 'Tailor made' or 'one size fits all' implementation?". Quality Assurance in Education 25 3 (2017): 329-342. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85023621635&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/QAE-03-2017-0007
  16. Tavares, O.; Lanca, V.; Amaral, A.. "Academic Inbreeding in Portugal: Does Insularity Play a Role?". Higher Education Policy 30 3 (2017): 381-399. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85025175960&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/s41307-016-0029-1
  17. Sin, C.; Tavares, O.; Amaral, A.. "The impact of programme accreditation on Portuguese higher education provision". Assessment and Evaluation in Higher Education 42 6 (2017): 860-871. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84976871248&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02602938.2016.1203860
  18. Tavares, O.; Sin, C.; Videira, P.; Amaral, A.. "Academics' perceptions of the impact of internal quality assurance on teaching and learning". Assessment and Evaluation in Higher Education 42 8 (2017): 1293-1305. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84997633409&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02602938.2016.1262326
  19. Sin, C.; Amaral, A.; Sin, Cristina; Amaral, Alberto. "Academics' and employers' perceptions about responsibilities for employability and their initiatives towards its development". Higher Education 73 1 (2017): 97-111. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84963724116&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10734-016-0007-y
  20. Sin, Cristina; Tavares, Orlanda; Amaral, Alberto. "Balance de los cambios en la garantía de la calidad en la educación superior en Portugal entre 2007 y 2015". DEBATS 131 2 (2017): 69-80.
  21. Sin, Cristina; Tavares, Orlanda; Amaral, Alberto. "Taking stock of changes in quality assurance in Portuguese higher education between 2007 and 2015". Debats. Revista de Cultura, Poder I Societat (2017): https://publons.com/wos-op/publon/31470620/.
    10.28939/IAM.DEBATS-EN.2017-13
  22. Sin, C.; Tavares, O.; Amaral, A.. "Who is responsible for employability? Student perceptions and practices". Tertiary Education and Management 22 1 (2016): 65-81. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84961198570&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13583883.2015.1134634
  23. Tavares, O.; Sin, C.; Amaral, A.. "Internal quality assurance systems in Portugal: what their strengths and weaknesses reveal". Assessment and Evaluation in Higher Education 41 7 (2016): 1049-1064. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84985914439&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02602938.2015.1064515
  24. Sin, C.; Tavares, O.; Amaral, A.. "Student perceptions of the employability of the first degree in Portugal". Education and Training 58 9 (2016): 966-983. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988490259&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/ET-09-2015-0088
  25. Magalhães, A.; Veiga, A.; Amaral, A.. "The changing role of external stakeholders: from imaginary friends to effective actors or non-interfering friends". Studies in Higher Education (2016): 1-17. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84976426660&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03075079.2016.1196354
  26. Amaral, A.; Tavares, O.; Cardoso, S.; Sin, C.. "Shifting Institutional Boundaries Through Cross-Border Higher Education". Journal of Studies in International Education 20 1 (2016): 48-60. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954290541&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1028315315587108
  27. Veiga, Amélia; Magalhães, António; Amaral, Alberto. "Meta-governance and the supply of degree programes in the context of Bologna: Lessons from the Portuguese case". Journal of the European Higher Education Area 2 (2016): 27-47.
  28. Veiga, A.; Magalhães, A.; Amaral, A.. "Differentiated integration and the bologna process". Journal of Contemporary European Research 11 1 (2015): 84-102. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923626482&partnerID=MN8TOARS.
  29. Veiga, A.; Rosa, M.J.; Cardoso, S.; Amaral, A.. "Ascribing meaning to quality cultures in the portuguese context". Quality Assurance in Education 22 3 (2014): 255-272. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84927559417&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/QAE-05-2013-0020
  30. Fonseca, Madalena; Dias, Diana; Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de; Amaral, Alberto. "Waves of (dis)satisfaction : effects of the numerus clausus system in Portugal". (2014): http://hdl.handle.net/1822/30330.
    10.1111/ejed.12042
  31. Dias, D.; Cardoso, S.; Rosa, M. J.; Amaral, Alberto. "The EUA institutional evaluation programme and the development of an internal quality culture". Journal of the European Higher Education Area 1 (2014): 1-16.
  32. Veiga, Amélia; Magalhães, António; Sousa, Sofia; Ribeiro, Filipa; Amaral, Alberto. "A reconfiguração da gestão universitária em Portugal". Educação, Sociedade e Culturas 41 (2014): 7-23.
  33. Magalhães, A.; Veiga, A.; Amaral, A.; Sousa, S.; Ribeiro, F.. "Governance of governance in higher education: Practices and lessons drawn from the Portuguese case". Higher Education Quarterly 67 3 (2013): 295-311. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880333312&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/hequ.12021
  34. Amaral, A.; Tavares, O.; Santos, C.. "Higher education reform in Portugal: A historical and comparative perspective of the new legal framework for public universities". Higher Education Policy 26 1 (2013): 5-24. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873911128&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/hep.2012.29
  35. Magalhães, A.; Veiga, A.; Ribeiro, F.; Amaral, A.. "Governance and institutional autonomy: Governing and governance in portuguese higher education". Higher Education Policy 26 2 (2013): 243-262. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84877126029&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/hep.2012.31
  36. Veiga, A.; Rosa, M.J.; Dias, D.; Amaral, A.. "Why is it difficult to grasp the impacts of the Portuguese quality assurance system?". European Journal of Education 48 3 (2013): 454-470. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84881581389&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/ejed.12040
  37. Sarrico, C.S.; Veiga, A.; Amaral, A.. "The long road - How evolving institutional governance mechanisms are changing the face of quality in Portuguese higher education". Educational Assessment, Evaluation and Accountability 25 4 (2013): 375-391. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887401201&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11092-013-9174-x
  38. Amaral, A.. "The difficult life of prophets and seers". Higher Education Policy 26 4 (2013): 463-478. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887598161&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/hep.2013.29
  39. Veiga, Amélia; Sin, Cristina; Amaral, Alberto. "Programmes outside Bologna models: Integrated masters in the Portuguese context". Journal of the European Higher Education Area 3 (2012): 2-16.
  40. Rosa, M.J.; Sarrico, C.S.; Amaral, A.. "Academics' perceptions on the purposes of quality assessment". Quality in Higher Education 18 3 (2012): 349-366. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867511596&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538322.2012.733550
  41. Almeida, L.; Marinho-Araújo, C.; Amaral, Alberto; Dias, D.. "Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: Uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 17 (2012): 899-920.
  42. Amaral, Alberto; Veiga, Amélia. "The European Higher Education Area – Various perspectives on the complexities of a multi-level governance system". Educação, Sociedade e Culturas 36 (2012): 25-48.
  43. Veiga, Amélia; Amaral, Alberto. "Soft law and the implementation problems of the Bologna process". Educação, Sociedade e Culturas 36 (2012): 121-140.
  44. Rosa, M.J.; Cardoso, S.; Dias, D.; Aberto Amaral. "The EUA institutional evaluation programme: An account of institutional best practices". Quality in Higher Education 17 3 (2011): 369-386. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859030042&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538322.2011.625207
  45. Veiga, A.; Rosa, M.J.; Amaral, A.. "Understanding the impacts of quality assessment: An exploratory use of cultural theory". Quality in Higher Education 17 1 (2011): 53-67. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79953888436&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538322.2011.554631
  46. Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de; Tavares, Diana Amado; Justino, Elsa; Amaral, Alberto. "Higher education (related) choices in Portugal : joint decisions on institution type and leaving home". (2011): http://hdl.handle.net/1822/19163.
    10.1080/03075071003725343
  47. Veiga, Amélia; Amaral, Alberto. "Uma interpretação do olhar da história sobre Bolonha". História, Revista da FLUP IV 1 (2011): 29-40. 0871-164X.
  48. Dias, D.; Marinho-Araújo, C.; Almeida, L.; Amaral, Alberto. "The democratisation of access and success in higher education: The case of Portugal and Brazil". Higher Education Management and Policy 23 1 (2011): 23-42.
  49. Amaral, A.; Rosa, M.J.. "Recent trends in quality assurance". Quality in Higher Education 16 1 (2010): 59-61. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77951618459&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538321003679515
  50. Tavares, D.A.; Rosa, M.J.; Amaral, A.. "Does the EUA institutional evaluation programme contribute to quality improvement?". Quality Assurance in Education 18 3 (2010): 178-190. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77954626826&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/09684881011058632
  51. Amaral, Alberto. "Tendências recentes dos sistemas de avaliação do ensino superior na Europa". Sísifo 12 (2010): 51-62.
  52. Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Magalhães, António. "Access policies: Between institutional competition and the search for equality of opportunities". Journal of Adult and Continuing Education 15 2 (2009): 155-169. http://dx.doi.org/10.1177/147797140901500203.
    Publicado • 10.1177/147797140901500203
  53. Rosa, M.J.; Amado, D.; Amaral, A.. "Funding allocation and staff management. A portuguese example". European Journal of Education 44 1 (2009): 127-140. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-60049093611&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/j.1465-3435.2008.01375.x
  54. Amaral, A.; Magalhães, A.. "Between Institutional competition and the search for equality of opportunities: Access of mature students". Higher Education Policy 22 4 (2009): 505-521. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70449704296&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/hep.2009.15
  55. Veiga, A.; Amaral, A.. "Survey on the implementation of the Bologna process in Portugal". Higher Education 57 1 (2009): 57-69. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-57349200231&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10734-008-9132-6
  56. Magalhaes, A.; Amaral, A.; Tavares, O.. "Equity, access and institutional competition". Tertiary Education and Management 15 1 (2009): 35-48. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-68149124199&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13583880802700040
  57. Amaral, Alberto; Rosa, M. J.; Tavares, D.. "Supra-national accreditation, trust and institutional autonomy: Contrasting develoments of accreditation in Europe and the United States". Higher Education Management and Policy 21 3 (2009): 15-32.
  58. Amaral, Alberto. "Recent trends in European higher education". The Journal of Finance and Management in Colleges and Universities 6 (2009): 211-240.
  59. Tavares, D.; Tavares, O.; Justino, E.; Amaral, A.. "Students' preferences and needs in Portuguese higher education". European Journal of Education 43 1 (2008): 107-122. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-38849132143&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/j.1465-3435.2007.00331.x
  60. Veiga, A.; Amaral, A.; Mendes, A.. "Implementing Bologna in Southern European countries: Comparative analysis of some research findings". Education for Chemical Engineers 3 1 (2008): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-45749140425&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ece.2008.01.004
  61. Neave, G.; Amaral, A.. "On process, progress, success and methodology or the unfolding of the Bologna process as it appears to two reasonably benign observers". Higher Education Quarterly 62 1-2 (2008): 40-62. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-65349133717&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/j.1468-2273.2008.00380.x
  62. Veiga, Amélia; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Rosa, Maria João. "L'internationalisation de l'enseignement supérieur portugais". Politiques et gestion de l'enseignement supérieur 18 1 (2007): 127-144. http://dx.doi.org/10.1787/hemp-v18-art6-fr.
    Publicado • 10.1787/hemp-v18-art6-fr
  63. Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Magalhães, António. "Market competition, public good and institutional governance". Higher Education Management and Policy 19 1 (2007): 63-76. http://dx.doi.org/10.1787/hemp-v19-art4-en.
    Publicado • 10.1787/hemp-v19-art4-en
  64. Magalhães, António; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0). "Concurrence, bien public et gouvernance institutionnelle". Journal of Higher Education Policy and Management 19 1 (2007): 1-15. http://dx.doi.org/10.1787/hemp-v19-art4-fr.
    Publicado • 10.1787/hemp-v19-art4-fr
  65. Veiga, Amélia; Rosa, Maria João; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Veiga, A.; Rosa, M. J.; Amaral, Alberto. "The internationalisation of Portuguese higher education". Higher Education Management and Policy 18 1 (2007): 105-120. http://dx.doi.org/10.1787/hemp-v18-art6-en.
    Publicado • 10.1787/hemp-v18-art6-en
  66. Teixeira, Pedro; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0). "Waiting for the tide to change? Strategies for survival of Portuguese private HEIs". Higher Education Quarterly 61 2 (2007): 208-222. http://dx.doi.org/10.1111/j.1468-2273.2007.00347.x.
    10.1111/j.1468-2273.2007.00347.x
  67. Magalhães, A.M.; Amaral, A.. "Changing values and norms in Portuguese higher education". Higher Education Policy 20 3 (2007): 315-338. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34547678035&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/palgrave.hep.8300156
  68. Taylor, J.; Amaral, Alberto; Machado, M. L.. "Strategic planning in US Higher education: Can it succeed in Europe?". Planning for Higher Education 35 2 (2007): 4-17.
    Publicado
  69. Santiago, R.; Carvalho, T.; Amaral, A.; Meek, V.L.. "Changing patterns in the middle management of higher education institutions: The case of portugal". Higher Education 52 2 (2006): 215-250. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33645661250&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10734-004-2747-3
  70. Veiga, A.; Amaral, A.. "The open method of coordination and the implementation of the Bologna process". Tertiary Education and Management 12 4 (2006): 283-295. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33750544693&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11233-006-9005-4
  71. João Rosa, M.; Tavares, D.; Amaral, A.. "Institutional consequences of quality assessment". Quality in Higher Education 12 2 (2006): 145-159. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33749161097&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13538320600916759
  72. Amaral, Alberto. "Bolonha, competitividade europeia e Portugal". Janus (2006): 2-8. http://hdl.handle.net/11144/1367.
    Publicado
  73. Veiga, A.; Amaral, A.. "The open method of coordination and the implementation of the bologna process". Tertiary Education and Management 12 4 (2006): 283-295. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85023713919&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13583883.2006.9967174
  74. Amaral, A.; Magalhães, A.. "Epidemiology and the Bologna saga". Higher Education 48 1 (2004): 79-100. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-3843092861&partnerID=MN8TOARS.
    10.1023/B:HIGH.0000033766.02802.92
  75. Amaral, A.; Magalhães, A.. "The triple crisis of the university and its reinvention". Higher Education Policy 16 2 (2003): 239-253. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-2442661792&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/palgrave.hep.8300018
  76. Teixeira, Pedro; Amaral, Alberto; Rosa, M. J.. "Mediating the economic pulses - The international connection in Portuguese higher education". Higher Education Quarterly 57 2 (2003): 181-203.
    Publicado
  77. Amaral, Alberto. "As políticas neoliberais em análise. Gestão universitária sob pressão". Seara Nova 76 (2002): 22-24.
    Publicado
  78. Amaral, Alberto. "Globalização e governo das universidades". Química Nova na Escola 85 (2002): 10-11.
    Publicado
  79. Correia, F.; Amaral, Alberto; António Magalhães. "Public and private higher education in Portugal: Unintended effects of deregulation". European Journal of Education 37 4 (2002): 457-472.
    Publicado
  80. Amaral, A.; Magalhães, A.. "On markets, autonomy and regulation the Janus Head revisited". Higher Education Policy 14 1 (2001): 7-20. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0042320504&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/S0952-8733(00)00028-3
  81. Amaral, Alberto; Teixeira, Pedro. "Private higher education and diversity: An exploratory survey". Higher Education Quarterly 55 4 (2001): 359-395.
    Publicado
  82. Amaral, A.; Teixeira, P.. "The rise and fall of the private sector in portuguese higher education". Higher Education Policy 13 3 (2000): 245-266. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0034258953&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/S0952-8733(00)00011-8
  83. Magalhães, António; Amaral, Alberto. "Portuguese higher education and the imaginary friend: The stakeholders’ role in institutional governance". European Journal of Education 35 4 (2000): 439-448.
    Publicado
  84. Amaral, Alberto; Magalhães, António. "O conceito de “stakeholder” e o novo paradigma do ensino superior". Revista Portuguesa de Educação 13 2 (2000): 7-28.
    Publicado
  85. Amaral, Alberto. "Census of “A universidade e o Estado Novo – O caso de Coimbra 1926-1961”, de Reis Torgal". Revista Portuguesa de Sociologia (2000):
    Publicado
  86. Amaral, A.; Polidori, M.. "Quality evaluation in Brazil: A competency based approach?". Higher Education Policy 12 2 (1999): 177-199. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0033145769&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/S0952-8733(99)00005-7
  87. Meira Soares, V.; Amaral, Alberto. "The entrepreneurial university. A fine answer to a difficult problem?". Higher Education in Europe 24 1 (1999): 11-21.
    Publicado
  88. Amaral, A.M.S.C.. "The US accreditation system and the CRE's quality audits - a comparative study". Quality Assurance in Education 6 4 (1998): 184-196. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84986082130&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/09684889810242173
  89. Amaral, A.. "The role of governments and institutions: The Portuguese and the Brazilian cases". Quality in Higher Education 1 3 (1995): 249-256. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0009081420&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1353832950010306
  90. Amaral, Alberto. "The university and its social partners". CRE-action 100 (1992):
    Publicado
  91. Amaral, Alberto. "A investigação científica e tecnológica e o desenvolvimento do país". Revista Colóquio/Ciências 5 (1991):
    Publicado
  92. Amaral, Alberto; Damas, A. M.; Quintanilha, A.. "The fluidity of water at lipid-water interfaces just below 0 C". Portugal Phys. 20 (1991): 1.
    Publicado
  93. Amaral, A.; Gomes, J.A.N.F.; Ramos, M.. "Preface". Journal of Molecular Structure: THEOCHEM 120 C (1985): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-46549104257&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/0166-1280(85)85084-3
  94. Fonseca, T.; Amaral, Alberto. "The ESR spectrum of nitroxide spin labels". Rev. Port. Química (1983):
    Publicado
  95. Costa, M.; Amaral, Alberto; Morais, V.. "The electrostatic molecular potential of imidazole". Rev. Port. Química 24 (1982): 144.
    Publicado
  96. Morais, V.; Amaral, Alberto; Gomes, J. A.. "Calculations on intramolecular hydrogen bonds by the molecular force field/CNDO2 method". Rev. Port. Química 22 (1980): 34.
    Publicado
  97. Amaral, Alberto. "A estrutura do radical alilo e seus iões". Rev. Port. Química 22 (1980): 43.
    Publicado
  98. Amaral, Alberto. "CNDO calculations for substituted Pyridines". Rev. Port. Química 21 (1979): 76.
    Publicado
  99. Amaral, Alberto. "CNDO calculations for substituted pyridines II". Rev. Port. Química 21 (1979): 76.
    Publicado
  100. Amaral, Alberto. "The resolution of a spectrum with overlapping bands into a set of Gaussian functions". Rev. Port. Química 13 (1971): 73.
    Publicado
  101. Amaral, Alberto; Linnett, J. W.; Williamson, C. T.. "The double-bond in ethylene". Theoret. Chim. Acta 16 4 (1970): 249-262.
    Publicado
  102. Amaral, Alberto. "Sobre a factorização S-P das funções de onda electrónicas para o etileno e o alilo". Rev. Port. Química 12 (1970): 210.
    Publicado
  103. Cabral, J. O.; Amaral, Alberto. "Nova técnica para a obtenção de espectros electrónicos de sólidos". Anais da Faculdade de Ciências do Porto 48 (1965): 3.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Carla Sá; Alberto Amaral. "Revisiting market-oriented higher education and academic capitalism". 2023.
    10.4337/9781800888074.00039
  2. Alberto Amaral; António Magalhães. "Introduction to the Handbook on Higher Education Management and Governance". 2023.
    10.4337/9781800888074.00008
  3. Alberto Amaral. "Delegation theories and a neoliberal paradox". 2023.
    10.4337/9781800888074.00028
  4. Amaral, Alberto; Magalhães, António; Alberto Amaral; António Magalhães. "Humboldt and the modern research university: the ivory tower". In Handbook of Higher Education Management and Governance, editado por Amaral, Alberto; Magalhães, António, 71-87. Cheltenham, Reino Unido: Edward Elgar, 2023.
    Publicado • 10.4337/9781800888074.00015
  5. Amaral, Alberto; António Magalhães. "Conclusions". In Handbook of higher education management and governance, editado por Amaral, Alberto; António Magalhães, 482-493. Cheltenham, Reino Unido: Edward Elgar, 2023.
    Publicado
  6. Amaral, Alberto. "Introduction". In Equity policies in global higher education. Reducing inequality and increasing participation and attainment, editado por Tavares, O.; Sá, C.; Sin, C.; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0). London, Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2021.
    Publicado
  7. Amaral, Alberto. "Equity in higher education: Evidences, policies and practices. Setting the scene". In Equity policies in global higher education. Reducing inequality and increasing participation and attainment, editado por Tavares, O.; Sá, C.; Sin, C.; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0). London, Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2021.
    Publicado
  8. Amaral, Alberto; Carvalho, Teresa. "From the medieval disputation to the graduate school". In Structural and institutional transformations in doctoral education. Social, political and student expectations, editado por Cardoso, S.; Tavares, O.; Sin, C.; Carvalho, T., 143-172. Palgrave Macmillan, 2020.
    Publicado
  9. Teixeira, Pedro; Amaral, Alberto. "Private and for-profit higher education in Europe: Current patterns and regulatory challenges". In Research handbook on quality, performance and accountability in higher education, editado por E. Hazelkorn; H. Coates; A. McCormick, 94-107. Bloomsbury: Elgar, 2018.
  10. Amaral, Alberto. "Universities and the knowledge society revisited". In The idea of the university, contemporary perspectives, editado por R. Barnett; M. Peters, 353-369. New York: Peter Lang, 2018.
  11. Amaral, Alberto; Sin, Cristina; Veiga, Amélia. "The Bologna process". In Oxford Bibliographies in Education. Oxford: Oxford University Press, 2018.
  12. Amaral, Alberto; Sursock, Andrée. "The EC communications, the knowledge society and their influence over higher education". In European Higher Education and the Internal Market, editado por C. Sin; O. Tavares; S. Cardoso; M. J. Rosa, 161-192. London and New York: Palgrave McMillan, 2018.
    10.1007/978-3-319-91881-5_6
  13. Veiga, A.; Magalhães, A.; Amaral, A.. "From collegial governance to boardism: Reconfiguring governance in higher education". In The Palgrave handbook of higher education policy and governance, editado por J. Huisman; H. de Boer; D. Dill; M. Souto-Otero, 398-416. Londres, Reino Unido: Palgrave, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-1-137-45617-5
  14. Sin, Cristina; Veiga, Amélia; Amaral, Alberto. "Attractiveness and Internationalisation". In European Policy Implementation and Higher Education, editado por Sin, Cristina; Veiga, Amélia; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0), 177-195. London: Palgrave Macmillan UK, 2016.
    10.1057/978-1-137-50462-3_9
  15. Amaral, Alberto. "Cross-Border Higher Education: A New Business?". In Cross-Border Higher Education and Quality Assurance, editado por M. J. Rosa; C. Sarrico; O. Tavares; A. Amaral, 1-24. London and New York: Palgrave Macmillan, 2016.
    10.1057/978-1-137-59472-3_1
  16. Amaral, Alberto; Teixeira, Pedro. "An economic view of higher education theory". In Valuing higher education. An appreciation of the work of Gareth Williams, editado por R. Barnett; P. Temple; P. Scott. London: IOE Press, 2016.
  17. Amaral, Alberto; Diogo, Sara; Carvalho, Teresa. "Institutionalism and organizational change". In The Palgrave International Handbook of Higher Education Policy and Governance, editado por J. Huisman; H. de Boer; D. Dill; M. Souto-Otero, 114-131. London: Palgrave Macmillan UK, 2015.
  18. Amaral, Alberto; Tavares, Orlanda. "Bases da organização do sistema: Diversidade, acesso e equidade". In 40 anos de políticas de ciência e de ensino superior, editado por M. L. Rodrigues; M. Heitor. Coimbra: Almedina, 2015.
  19. Rosa, M.J.; Amaral, A.. "The portuguese case: New public management reforms and the European standards and guidelines". 2014.
    10.1007/978-94-6209-494-9_12
  20. Rosa, M. J.; Amaral, Alberto. "Introduction". In Quality assurance in higher education. Contemporary debates, editado por M. J. Rosa; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0), 1-9. London and New York: Palgrave McMillan, 2014.
  21. Amaral, Alberto. "Where are quality frontiers moving to?". In Quality assurance in higher education. Contemporary debates, editado por M. J. Rosa; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0), 13-31. London and New York: Palgrave McMillan, 2014.
  22. Dias, Diana; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0). "Assessment of Higher Education Learning Outcomes (AHELO): An OECD Feasibility Study". In Quality Assurance in Higher Education. Contemporary debates, editado por M. J. Rosa; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0), 66-87. London and New York: Palgrave Macmillan, 2014.
    10.1057/9781137374639_5
  23. Amaral, Alberto; Rosa, M. J.. "The swiftly moving frontiers of quality assurance". In Quality assurance in higher education. Contemporary debates, editado por Rosa, M. J.; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0), 233-250. London and New York: Palgrave McMillan, 2014.
  24. Dias, D.; Cardoso, S.; Rosa, M. J.; Amaral, Alberto. "Impact areas of IEP evaluations". In A twenty year contribution to institutional change. EUA’s institutional evaluation programme, 34-39. Brussels: EUA, 2014.
  25. Magalhães, António; Amaral, Alberto; Veiga, Amélia. "A internacionalização e o ensino superior português". In Percursos da internacionalização na Universidade do Porto: uma visão centenária, editado por Pedro Teixeira, 45-80. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2014.
    Publicado
  26. Amaral, A.; Rosa, M.J.; Fonseca, M.. "The portuguese case: Can institutions move to quality enhancement". In Educational Assessment, Evaluation and Accountability. 2013.
    10.4324/9780203590218
  27. Amaral, A.; Magalhães, A.. "Higher education research between policy and practice". In Educational Assessment, Evaluation and Accountability. 2013.
    10.1007/978-94-6209-401-7
  28. Veiga, A.; Amaral, A.. "The impacts of Bologna and of the Lisbon Agenda". In Higher education in Portugal 1974-2009. A nation, a generation, editado por G. Neave; Amaral, Alberto, 265-284. Dordrecht, Países Baixos: Springer, 2013.
    Publicado • 10.1007/978-94-007-2135-7-11
  29. Amaral, A.; Fonseca, M.. "Portugal: Higher education and lifelong education in Portugal". In Global perspectives on higher education and lifelong learners, editado por M. Slowey; H. G. Schuetze, 82-96. London and New York: Routledge, 2012.
    10.4324/9780203122495
  30. Amaral, A.; Veiga, A.. "The Portuguese higher education system". In Portugal: Economic, political and social issues, editado por A. Bento-Gonçalves; A. Vieira. New York: Nova SCience Publishers, 2012.
  31. Rosa, M. J.; Sarrico, C.S.; Amaral, Alberto. "Implementing quality management systems in higher education institutions". In Quality assurance and management, editado por M. Savsar, 129-146. Rijeka: INTECH, 2012.
  32. Amaral, Alberto; Tavares, Orlanda; Santos, Cristina. "Higher Education Reforms in Europe: A Comparative Perspective of New Legal Frameworks in Europe". In European Higher Education at the Crossroads. Between the Bologna process and national reforms, editado por A. Curaj; P. Scott; L. Vlasceanu; L. Wilson, 655-673. Dordrecht: Springer Netherlands, 2012.
    10.1007/978-94-007-3937-6_35
  33. Amaral, Alberto. "Foreword". In The evaluative State, institutional autonomy and re-engineering higher education in Western Europe – the prince and his pleasure, editado por G. Neave, ix-xiii. Basingstoke: Palgrave McMillan, 2012.
  34. Rosa, M. J.; Amaral, Alberto. "Is there a bridge between quality and quality assurance?". In Managing reform in universities. The dynamics of culture, identity and organizational change, editado por B. Stensaker; J. Välimaa; C. Sarrico, 114-134. Chippenham and Eastbourne: Palgrave Macmillan, 2012.
    10.1057/9781137284297.0012
  35. Amaral, Alberto. "Prefácio". In Análise dos sistemas de educação superior no Brasil e Portugal, editado por C. Araújo; M. Polidori, 7-14. Porto Alegre: ediPUCRS, 2012.
  36. Magalhães, António; Amaral, Alberto. "Políticas de acesso: entre competição institucional e a busca da igualdade de oportunidades". In Alberto Amaral: um cientista entre a academia e a ágora, editado por Teixeira, Pedro, 165-186. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2012.
    Publicado
  37. Magalhães, António; Amaral, Alberto. "Competição de mercado, bem público e interferência estatal". In Alberto Amaral: Um cientista entre a academia e a ágora, editado por Teixeira, Pedro; Neave, Guy, 81-103. Porto, Portugal, 2012.
    Publicado
  38. Magalhães, António; Amaral, Alberto. "Mercados, autonomia e regulação - o mito de Jano revisitado". In Alberto Amaral: Um cientista entre a academia e a ágora, editado por Teixeira, Pedro; Neave, Guy, 63-80. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2012.
    Publicado
  39. Magalhães, António; Amaral, Alberto. "A implementação de políticas no ensino superior: O exemplo português". In Alberto Amaral: um cientista entre a academia e a ágora, editado por Teixeira, Pedro; Neave, Guy, 104-128. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2012.
    Publicado
  40. Magalhães, António; Amaral, Alberto. "Mapeando discursos sobre a governação do ensino superior". In Alberto Amaral: Um cientista entre a academia e a ágora, editado por Teixeira, Pedro; Neave, Guy, 279-297. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2012.
    Publicado
  41. Magalhães, António; Amaral, Alberto. "A crise tripla da universidade e a sua reinvenção". In Alberto Amaral: Um cientista entre a academia e a ágora, editado por Teixeira, Pedro; Neave, Guy, 403-440. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2012.
    Publicado
  42. Magalhães, António; Amaral, Alberto. "Epidemiologia e a saga de Bolonha". In Alberto Amaral: um cientista entre a academia e a ágora, editado por Teixeira, Pedro; Neave, Guy, 509-531. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2012.
    Publicado
  43. Neave, G.; Amaral, A.. "Introduction. On exceptionalism: The nation, a generation and higher education, Portugal 1974-2009". In Higher education in Portugal 1974-2009. A nation, a generation, 1-46. Dordrecht: Springer, 2011.
    10.1007/978-94-007-2135-7-1
  44. Amaral, Alberto. "ERA and the Bologna process: Implementation problems and the human resource factor". In Convergence or differentiation. Human resources for research in a changing European scenario, editado por S. Avveduto, 13-54. Napoli: Scripta Web, 2011.
  45. Cardoso, S.; Rosa, M. J.; Tavares, D.; Amaral, Alberto. "The increasing role of market forces in HE: Is the EUA institutional evaluation programme playing a role?". In Public Vices, Private Virtues?, editado por Teixeira, Pedro; Dill, David, 91-110. Rotterdam: SensePublishers, 2011.
  46. Amaral, A.; Rosa, M.J.. "Trans-National accountability initiatives: The case of the EUA audits". In Accountability in higher education. Global perspectives on trust and power, editado por B. Stensaker; L. Harvey, 203-220. New York: Routledge, 2010.
    10.4324/9780203846162
  47. Teixeira, P.; Amaral, A.. "Portuguese higher education: More competition and less market regulation?". In Higher Education and the Market, editado por R. Brown, 98-109. New York: Routledge, 2010.
    10.4324/9780203849002
  48. Amaral, Alberto. "Educação e investigação: Uma situação difícil". In Uma euro-região entre dois séculos, editado por E. S. Pombo, 235-251. Vigo: Eixo Atlântico el Noroeste Peninsular, 2010.
  49. Amaral, A.; Neave, G.. "The OECD and its influence in higher education: A critical revision". In International organizations and higher education policy: Thinking globally, acting locally?, editado por A. Maldonado; R. Bassett, 82-98. London: Taylor & Francis, 2009.
    10.4324/9780203876664
  50. Magalhães, A.M.; Amaral, A.. "Mapping out discourses on higher education governance". In Mapping out discourses on higher education governance, editado por J. Huisman, 182-197. London: Routledge, 2009.
    10.4324/9780203883358
  51. Veiga, Amélia; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0). "Policy implementation tools and European governance". In European Integration and the Governance of Higher Education and Research, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); G. Neave; C. Musselin; P. Maassen, 127-151. Dordrecht: Springer Netherlands, 2009.
    Publicado • 10.1007/978-1-4020-9505-4_6
  52. Amaral, Alberto; Neave, Guy. "On Bologna, weasels and creeping competence". In European Integration and the Governance of Higher Education and Research, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Neave, Guy; Musselin, Christine; Maassen, Peter, 271-289. Dordrecht: Springer Netherlands, 2009.
    10.1007/978-1-4020-9505-4_12
  53. Amaral, Alberto. "Avaliação e qualidade no ensino superior: As muitas razões para a qualidade". In Avaliação participativa e qualidade: Os actores locais em foco, editado por D. Leite. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.
  54. Sá, Carla; Teixeira, Pedro Nuno; Fonseca, Madalena; Dias, Diana; Amaral, Alberto. "A regional mismatch? Student application and institutional responses in the Portuguese public higher education system". In Public Universities and Regional Development, editado por Kathryn Mohrman; Jian Shi; Sharon E. Feinblatt; King W. Chow, 59-80. Sichuan, China: Sichuan University Press, 2009.
    Publicado
  55. Veiga, A.; Amaral, A.. "How does the bologna process challenge the national traditions of higher education institutions?". In Cultural Perspectives on Higher Education, editado por J. Välimaa; O.-H. Ylijoki, 238-256. Dordrecht: Springer Netherlands, 2008.
    10.1007/978-1-4020-6604-7_16
  56. Amaral, Alberto; Rosa, M. J.. "International review of the Portuguese quality assurance system". In Implementing and using quality assurance: Strategy and practice. A selection of papers from the 2nd European Quality Assurance Forum, editado por A. Beso; L. Bollaert; B. Curvale; H. T. Jensen; L. Harvey; E. Helle; B. Maguire; A. Mikkola; A. Sursock, 74-79. Brussels: European University Association, 2008.
    Publicado
  57. Amaral, Alberto. "Os desafios das políticas de inclusão social e das acções afirmativas". In Educação superior: Questão de Estado – Prioridade social FNESP, 194-213. São Paulo: Forum Nacional do Ensino Superior Particular, 2008.
    Publicado
  58. Amaral, Alberto. "Quality assurance: Role, legitimacy, responsibilities and means of public authorities". In The legitimacy of quality assurance in higher education, editado por L. Weber; K. Dolgova-Dreyer, 31-47. Strasbourg: Council of Europe, 2008.
    Publicado
  59. Amaral, Alberto. "A reforma do ensino superior português". In Políticas de ensino superior: Quatro temas em debate, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0), 17-37. Lisboa: CNE, 2008.
    Publicado
  60. Bleiklie, Ivar; Musselin, Christine; Amaral, Alberto. "Introduction". In From governance to identity, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Bleiklie, Ivar; Musselin, Christine, 1-4. Dordrecht: Springer, 2008.
    Publicado
  61. Amaral, Alberto. "Transforming higher education". In From governance to identity, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Bleiklie, Ivar; Musselin, Christine, 77-91. Dordrecht: Springer, 2008.
    Publicado
  62. Amaral, Alberto; Magalhães, António. "Market competition, social accountability and institutional strategies". In Transparency, information and communication technology – Social responsibility in business and education, editado por A. Vaccaro; H. Horta; P. Madsen, 205-226. Charlottesville, Virginia: Philosophy Documentation Center, 2008.
    Publicado
  63. Amaral, Alberto; Rosa, M. J.; Rovio-Johansson, A.; Westerheijden, D.. "Introduction to essays on supportive peer review". In Essays on supportive peer review, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); A. Rovio-Johansson; M. J. Rosa; D. Westerheijden, 7-16. New York: Nova Science Publishers, 2008.
    Publicado
  64. Amaral, Alberto; Rosa, M. J.. "Trends in quality assurance in higher education. Does EUA fall into these trends?". In Essays on supportive peer review, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Rovio-Johansson, A.; Rosa, M. J.; Westerheijden, D., 17-30. New York: Nova Science Publishers, 2008.
    Publicado
  65. Sursock, A.; Amaral, Alberto. "Self-regulation in Europe: The Institutional Evaluation Programme". In Essays on supportive peer review, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); A. Rovio-Johansson; M. J. Rosa; D. Westerheijden, 31-46. New York: Nova Science Publishers, 2008.
    Publicado
  66. Rovio-Johansson, A.; Amaral, Alberto; Westerheijden, D.. "Audits as supportive peer review". In Essays on supportive peer review, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Rovio-Johansson, A.; Rosa, M. J.; Westerheijden, D., 47-60. New York: Nova Science Publishers, 2008.
    Publicado
  67. Rosa, M. J.; Amaral, Alberto. "Evaluation reports: Do they contribute to quality improvement?". In Essays on supportive peer review, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Rovio-Johansson, A.; Rosa, M. J.; D. Westerheijden, 69-82. New York: Nova Science Publishers, 2008.
    No prelo
  68. Amaral, Alberto; Rosa, M. J.. "Internationalisation, trans-nationalisation and globalisation: Can quality mechanisms be an adequate regulation tool?". In Essays on supportive peer review, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Rovio-Johansson, A.; Rosa, M. J.; D. Westerheijden, 203-220. New York: Nova Science Publishers, 2008.
    Publicado
  69. Westerheijden, D.; Amaral, Alberto; Rosa, M. J.; Rovio-Johansson, A.. "The IEP in a multi-level, multi-actor future". In Essays on supportive peer review, editado por Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Rovio-Johansson, A.; Rosa, M. J.; Westerheijden, D., 265-276. New York: Nova Science Publishers, 2008.
    Publicado
  70. Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Magalhães, António. "Market competition, public good, and state interference". In Public-private dynamics in higher education. Expectations, developments and outcomes, editado por J. Enders; B. Jongbloed, 89-110. Bielefeld: Transcript Verlag, 2007.
    Publicado • 10.14361/9783839407523-004
  71. Amaral, Alberto. "Higher education and quality assessment: The many rationales for quality". In Embedding quality culture in higher education, editado por L. Bollaert; S. Brus; B. Curvale; L. Harvey; E. Helle; H. T. Jensen; J. Komlejnovic; A. Orphanides; A. Sursock, 6-10. Brussels: EUA, 2007.
    Publicado
  72. Rosa, M. J.; Amaral, Alberto. "A self-assessment of higher education institutions from the perspective of the EFQM Excellence Model". In Quality assurance in higher education. Trends in regulation, translation and transformation, 181-208. Dordrecht: Springer, 2007.
    Publicado
  73. Amaral, Alberto; Rosa, M. J.; Tavares, D.. "Portugal". In The rising role and relevance of private higher education in Europe, editado por P. J. Wells; J. Sadlak; L. Vlasceanu, 313-334. Bucareste: UNESCO-CEPES, 2007.
    Publicado
  74. Amaral, Alberto. "From quality assurance to accreditation – A satirical view". In Towards a cartography of higher education policy change, editado por J. Enders; F. van Vught, 79-86. Czech Republic: UNITISK, 2007.
    Publicado
  75. Amaral, Alberto; Rosa, M. J.; Tavares, D.. "Assessment as a tool for different kinds of action: From quality management to compliance and control". In Quality assessment for higher education in Europe, editado por A. Cavalli, 43-53. London: Portland Press, 2007.
    Publicado
  76. Amaral, Alberto; Magalhães, António. "Higher education research perspectives". In Global issues in higher education, editado por Richard, Pamela B., 173-193. New York: Nova Publishers, 2007.
    Publicado
  77. Teixeira, Pedro; Rosa, Maria João; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0). "A broader church? Expansion, access and cost-sharing in Portuguese higher education". In Cost-sharing and accessibility in higher education: A fairer deal?, editado por Teixeira, Pedro; Johnstone, D.B.; Rosa, M.J.; Vossensteyn, H., 241-264. Dordrecht: Springer Netherlands, 2006.
    Publicado • 10.1007/978-1-4020-4660-5_10
  78. Gornitzka, A.; Kogan, M.; Amaral, Alberto. "Introduction". In Reform and change in higher education: Analysing policy implementation, editado por Gornitzka, A.; Kogan, M.; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0), 1-14. Dordrecht: Springer, 2005.
    Publicado
  79. Amaral, Alberto. "Bolonha e a economia". In Temas do Processo de Bolonha, 105-115. Lisboa: CNAVES, 2005.
    Publicado
  80. Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Magalhães, António. "Implementation of higher education policies: A Portuguese example". In Reform and change in higher education: Analysing policy implementation, editado por Gornitzka, A.; Kogan, M.; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0), 117-134. Dordrecht: Springer, 2005.
    Publicado • 10.1007/1-4020-3411-3_8
  81. Amaral, Alberto; Rosa, M. J.; Veiga, A.. "Institutional internationalisation strategies in a context of state inefficiency". In On cooperation and competition II, editado por J. Huisman; M. van der Wende, 249-275. Bonn: Lemmens Verlags, 2005.
    Publicado
  82. Amaral, Alberto; Veiga, A.. "The Bologna process: Commoditisation, accreditation and the implementation gap". In The common European space of education, science and culture, editado por G. V. Makovich, 206-213. Chelyabinsk: Southern Ural State University, 2005.
    Publicado
  83. Amaral, Alberto. "Consolidation of higher education's legislation: An appraisal and revision of the legislation in force". In Academic freedom and university institutional responsibility in Portugal, editado por Barblan, A., 17-33. Bologna: Bononia University Press, 2004.
    Publicado
  84. Amaral, Alberto; Carvalho, M. T.. "Autonomy and change in Portuguese higher education". In Academic freedom and university institutional responsibility in Portugal, editado por Barblan, A., 35-46. Bologna: Bononia University Press, 2004.
    Publicado
  85. Amaral, Alberto. "Portugal, da autonomia à interferência do Estado". In Universidade no mundo – Universidade em questão, editado por Morhy, L., 353-374. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.
    Publicado
  86. Rosa, M. J.; Veiga, A.; Amaral, Alberto. "Portugal". In On cooperation and competition, editado por J. Huisman; M. van der Wende, 139-163. Bonn: Lemmens, 2004.
    Publicado
  87. Amaral, Alberto; João Rosa, Maria. "Portugal: Professional and academic accreditation: The impossible marriage?". In Accreditation and evaluation in the European Higher Education Area, editado por S. Schwarz; D. Westerheijden, 395-419. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004.
    Publicado • 10.1007/1-4020-2797-4_18
  88. Teixeira, Pedro; Jongbloed, B.; Amaral, Alberto; Dill, D.. "Introduction". In Markets in higher education: Rhetoric or reality?, editado por Teixeira, Pedro (2013-8F0C-FE75); Jongbloed, B.; Dill, D.; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0), 1-12. Dordrecht: Kluwer, 2004.
    Publicado
  89. Teixeira, Pedro; Rosa, M. J.; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0). "Is there a higher education market in Portugal?". In Markets in higher education: Rhetoric or reality?, editado por Teixeira, Pedro; Jongbloed, B.; Dill, D.; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0), 291-310. Dordrecht: Kluwer, 2004.
    Publicado • 10.1007/1-4020-2835-0_13
  90. Dill, D.; Teixeira, Pedro; Jongbloed, B.; Amaral, Alberto; Alberto Amaral; António Magalhães; Magalhães, António. "Conclusion". In Markets in higher education: Rhetoric or reality?, editado por Teixeira, Pedro (2013-8F0C-FE75); Jongbloed, B.; Dill, D.; Amaral, Alberto (7418-849A-E6D0); Amaral, Alberto; Magalhães, António, 327-352. Dordrecht, Reino Unido: Kluwer, 2004.
    Publicado • 10.4337/9781800888074.00048
  91. Amaral, Alberto; Magalhães, António; Santiago, R.. "The rise of academic managerialism in Portugal". In The higher education managerial revolution?, editado por Amaral, Alberto; Meek, V. L.; Larsen, I., 131-154. Dordrecht, Países Baixos: Kluwer, 2003.
    Publicado
  92. Amaral, Alberto; Fulton, Oliver; Larsen, Ingvild M.. "A managerial revolution?". In The higher education managerial revolution?, editado por Amaral, Alberto; Meek, V. L.; Larsen, I., 275-296. Springer Netherlands, 2003.
    10.1007/978-94-010-0072-7_13
  93. Amaral, Alberto. "A problemática do insucesso no ensino superior". In Sucesso e insucesso no ensino superior português, Seminários e Colóquios, 25-36. Lisboa, Portugal: CNE, 2002.
    Publicado
  94. Amaral, Alberto. "Educação". In Contributos para uma política construtiva, editado por C. Monjardino. Lisboa: Âncora Editora, 2002.
    Publicado
  95. Amaral, Alberto; Magalhães, António. "The emergent role of external stakeholders in European higher education governance". In Governing higher education: National perspectives on institutional governance, editado por Amaral, Alberto; Jones, A. G.; Karseth, B., 1-21. Dordrecht: Kluwer, 2002.
    Publicado
  96. Amaral, Alberto; Jones, A. G.; Karseth, B.. "Governing higher education: comparing national perspectives". In Governing higher education: national perspectives on institutional governance, editado por Amaral, Alberto; Jones, A. G.; Karseth, B., 279-298. Dordrecht: Kluwer, 2002.
    Publicado
  97. Amaral, Alberto. "Reflections on Brazilian higher education: 1994-1999". In Transformation in higher education – Global pressures and local realities in South Africa, editado por Cloete, N.; Fehnel, R.; Maassen, P.; Moja, I. A.; Perold, H.; Gibbon, T.. Lansdowne, South Africa: Juta and Company (Pty) Ltd, 2002.
    Publicado
  98. Amaral, Alberto. "Higher education in the process of European integration, globalizing economies and mobility of students and staff". In Higher education and the nation State. The international dimension of higher education, editado por J. Huisman; P. Maassen; G. Neave, 121-147. London, Reino Unido: Pergamon, 2001.
    Publicado
  99. Amaral, Alberto; Magalhães, António. "The Portuguese higher education system – A case study for CHEPS". In Thinking about the institutional landscape in South African higher education. Twente: CHEPS, 2000.
    Publicado
  100. Amaral, Alberto. "Vision 20-10, European university leaders’ perspectives on the future". In The public role of the university. Geneva: CRE, 1998.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de; Tavares, Diana Amado; Justino, Elsa; Amaral, Alberto. 2010. "Higher education (related) choices in Portugal : joint decisions on institution type and leaving home". http://hdl.handle.net/1822/11696.
Edição de livro
  1. Alberto Amaral; António Magalhães. Handbook on Higher Education Management and Governance. 2023.
    10.4337/9781800888074
  2. Rosa, M.J.; Sarrico, C.S.; Tavares, O.; Amaral, Alberto. Cross-border higher education and quality assurance: Commerce, the service directive and governing higher education. London and New York: Palgrave McMillan. 2016.
    Publicado • Editor
  3. Rosa, M.J.; Amaral, Alberto. Quality assurance in higher education. Contemporary debates. London and New York: Palgrave McMillan. 2014.
    Publicado
  4. Amaral, Alberto; Neave, G.; Maassen, P.; Musselin, C.. European integration and governance of higher education and research. Dordrecht, Países Baixos: Springer. 2009.
    Publicado • Editor
  5. Maria do Nascimento, Débora; Terra dos Santos, Luciane; José Costa Fernandes, Maria. Políticas de ensino superior: Quatro temas em debate. Lisboa, Portugal: CNE. 2008.
    Publicado
  6. Amaral, Alberto; Bleiklie, I.; Musselin, C.. From governance to identity. Dordrecht, Países Baixos: Springer. 2008.
    Publicado • Editor
  7. Amaral, Alberto; Rovio-Johansson, A.; Rosa, M.J.; Westerheijden, D.. Essays on supportive peer review. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers. 2008.
    Publicado • Editor
  8. Gornitzka, A.; Kogan, M.; Amaral, Alberto. Reform and change in higher education: Analysing policy implementation. Dordrecht, Países Baixos: Springer. 2005.
    Publicado • Editor
  9. Teixeira, Pedro; Jongbloed, B.; Dill, D.; Amaral, Alberto. Markets in higher education: Rhetoric or reality?. Dordrecht, Países Baixos: Kluwer. 2004.
    Publicado • Editor
Entrada de enciclopédia
  1. Amaral, Alberto. "Federal States and local policies in higher education". In Springer Encyclopedia on Higher Education. Springer, 2018.
  2. Amaral, Alberto. "State and Planning in higher education". In Springer Encyclopedia on Higher Education. Springer, 2018.
Livro
  1. Tavares, O.; Sá, C.; Sin, C.; Amaral, Alberto. Equity policies in global higher education. Reducing inequality and increasing participation and attainment,. London, Reino Unido: Palgrave MacMillan. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Amaral, A.; Amaral, Alberto. Implications for European economic integration after the brexit. Cham: Springer International Publishing. 2017.
    10.1007/978-3-319-49818-8_15
  3. Alberto Amaral; António M. Magalhães; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?. 2016.
  4. Sin, C.; Veiga, A.; Amaral, Alberto. European policy implementation and higher education. Analysing the Bologna process. London, Reino Unido: Palgrave McMillan. 2016.
    Publicado
  5. Neave, G.; Amaral, A.. Higher education in Portugal 1974-2009: A nation, a generation. 2011.
    10.1007/978-94-007-2135-7
  6. Amaral, Alberto; Brites Ferreira, J.; Machado-Taylor, M. L.; Santiago, R.. Modelos de governação e gestão dos institutos politécnicos portugueses no contexto europeu. Castelo Branco, Portugal: POLITÉCNICA – Associação dos Institutos Politécnicos do Centro. 2006.
    Publicado
  7. Antônio Mufarrej Hage, Salomão. Avaliação, revisão e consolidação da legislação do ensino superior. Matosinhos, Portugal: CIPES. 2003.
    Publicado • Editor
  8. Amaral, Alberto; Meek, V.L.; Larsen, I.. The higher education managerial revolution?. Dordrecht, Países Baixos: Kluwer. 2003.
    Publicado • Editor
  9. Amaral, Alberto; Soudien, C.. V.L.I.R. programme for institutional university co-operation. The University of Western Cape, South Africa. Brussels: VLIR. 2003.
    Publicado
  10. Correia, Fernanda; Amaral, Alberto; Magalhães, António. Diversificação e diversidade dos sistemas de ensino superior. O caso Português. Lisboa, Portugal: CNE. 2002.
    Publicado
  11. Santiago, Rui; Rosa, Maria João; Amaral, Alberto. O ensino superior aberto a novos públicos. Matosinhos, Portugal: CIPES. 2002.
    Publicado
  12. Amaral, Alberto; Correia, Fernanda; Magalhães, António; Rosa, Maria João; Santiago, Rui; Teixeira, Pedro. O ensino superior pela mão da economia. Matosinhos, Portugal: CIPES. 2002.
    Publicado
  13. Amaral, Alberto; Jones, A. J.; Karseth, B.. Governing higher education: National perspectives on institutional governance. Amsterdam, Países Baixos: Kluwer. 2002.
    Publicado
  14. Amaral, Alberto; Teixeira, P.. Previsão da evolução do número de alunos e do financiamento. Ensino superior, 1995 a 2005. Matosinhos: CIPES. 1999.
    Publicado
Manual
  1. Amaral, Alberto. Química – 12.º ano. Porto: Porto Editora. 1985.
    Publicado
  2. Amaral, Alberto. Lições de Elementos de Química-Física. Porto: ICBAS. 1980.
    Publicado
  3. Amaral, Alberto. Lições de Química Geral. Porto: ICBAS. 1976.
    Publicado
  4. Amaral, Alberto. Teoria dos Grupos em Mecânica Quântica. Lourenço Marques, Moçambique: Universidade de Lourenço Marques. 1974.
    Publicado
  5. Amaral, Alberto. Química Teórica. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 1971.
    Publicado
  6. Amaral, Alberto. Química inorgânica complementar – Noções elementares de teoria dos grupos de simetria pontual e sua aplicação a problemas de química. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 1970.
    Publicado
Relatório
  1. Amaral, Alberto; Nazaré, Helena; Mourato, Joaquim; Sarrico, Cláudia S.; Serra, João Cunha; Redondo, João; Cabilhas, Ana Gabriela; Rodrigues, Joel. 2023. Relatório da comissão independente de avaliação do regime jurídico das instituições do Ensino Superior. https://hdl.handle.net/1822/87667.
  2. Amaral, Alberto; Cardoso, Sónia; Manatos, Maria; Neave, Guy; Rosa, Maria João; Sarrico, Cláudia; Sin, Cristina; et al. 2012. Quality and management/governance - The Portuguese case. http://www.ibar-llp.eu/assets/files/WP08/WP8_National_study_EN_PT.pdf.
  3. Amaral, Alberto; Cardoso, Sónia; Machado, Isabel; Neave, Guy; Rosa, Maria João; Sarrico, Cláudia; Sin, Cristina; et al. 2012. Quality and stakeholders. National study ¿ Portugal. http://www.ibar-llp.eu/assets/files/WP09/WP9_National_study_EN_PT.pdf.
  4. Amaral, Alberto; Cardoso, Sónia; Machado, Isabel; Neave, Guy; Rosa, Maria João; Sarrico, Cláudia; Sin, Cristina; et al. 2012. Quality and teaching staff. National study ¿ Portugal. http://www.ibar-llp.eu/assets/files/WP10/WP10_National_study_EN_PT.pdf.
  5. Amaral, Alberto; Cardoso, Sónia; Manatos, Maria João; Neave, Guy; Rosa, Maria João; Sarrico, Cláudia; Sin, Cristina; et al. 2011. Quality and access - The Portuguese case. http://www.ibar-llp.eu/assets/files/portugal/WP6_Portugal_national_study_final.pdf.
  6. Cardoso, Sónia; Amaral, Alberto; Sarrico, Cláudia; Tavares, Orlanda; Machado-Taylor, Maria de Lourdes. 2010. Participação dos estudantes na avaliação das instituições de ensino superior portuguesas: Um contributo para a sua definição.
  7. Amaral, Alberto. 2000. Evaluation of the Hungarian Accreditation Committee (HAC) and recommendations for a national quality assurance system.
  8. Amaral, Alberto. 2000. Riconoscimento del Ticino come cantone universitario.
Tese / Dissertação
  1. Amaral, Alberto. "The electronic structure of molecules". Doutoramento, University of Cambridge Department of Chemical Engineering and Biotechnology, 1968.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/11/20 New Challenges and Trends in Quality Assurance.
IPM Macau (Macau)
2017/06/16 Neoliberalism, diminished collegiality and proletarization of academics
University of Vigo (Vigo, Espanha)
2016/11/23 Higher Education as Commerce: Cross-border education: a new business?
IPM Macau
2016/11 Quality Assurance of Cross-border Higher Education: UFP a study case ENQA seminar
(Paris, França)
2016/11 Quality Assurance of Cross-border Higher Education and the Services Directive ENQA Seminar
(Nice)
2015/10 The new Portuguese quality assurance agency: development and problems XXII SEDEM Congress
(Murcia, Espanha)
2015/09/22 Differentiated Integration and the Bologna Process: Implementation and convergence problems
(Passo Fundo, Brasil)
2015/05/06 Establishing a Quality Assurance Agency: options, challenges, solutions
YOK (Ankara, Turquia)
2015/05 Differentiated Integration and the Bologna Process: Implementation and convergence problems The Islamic World (QA Islamic) Workshop
(Kyrenia, North Cyprus, Chipre)
2014/12 Teaching and Research Evaluation in Europe
Auditorium Enel (Rome)
2011/10 Higher Education Reforms in Europe: A Comparative Perspective of New Legal Frameworks in Europe The Future of Higher Education
(Bucharest)
2011/09/10 Costs and Benefits of Quality Assurance for HE
Compostela Groups of Universities (Santiago de Compostela, Espanha)
2011/01/19 Recent trends in European Higher Education: Bologna, the Lisbon strategy and economic crisis Encerramento da cátedra UNESCO
Universidade Politécnica de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2010/04 ERA and the Bologna process: implementation problems and the human resource factor ESF Exploratory Workshop “Human Resources for Research: Perspectives and Tendencies for Researchers’ Careers, Expectations and Job Satisfaction in the European Research Area”
IRPPS-CNR (Rome)
2009/10 Impact of Quality Assurance on Learning Efficiency XIV Seminario Internacional Calidad de los egresados, responsabilidad institucional ineludible
Consejo Nacional de Educación (Santiago do Chile, Chile)
2009/09 Quality Assurance: Role, legitimacy, responsibilities and means of public authorities, Council of Europe Higher Education Forum
(Strasbourg)
2009/05/21 Quality Assurance and Assessment in Higher Education: recent trends Research seminar
Oxford Learning Institute, University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
2009/01/26 Recent Trends in European Higher Education Symposium “Reforms and Consequences in European higher Education”
Center for National University Finance and Management (CNUFM) (Tokyo, Japão)
2008/12/01 Novas Tendências da Avaliação da Qualidade
Santiago de los Caballeros (Santo Domingo, República Dominicana)
2008/06/19 A emergência do neo-liberalismo e o condicionamento dos sistemas de avaliação
(Porto Alegre)
2008/06/16 Universidade e o Processo de Bolonha
(Porto Alegre, Brasil)
2008/05 New Public Management, Markets and Trust: Can Institutions move to Quality Enhancement? CHES/EAIR seminar, Managing Quality Enhancement: Hopes and Challenges
University of London (London, Reino Unido)
2006/11 Higher Education and Quality Assessment: The Many Rationales for Quality European Forum on Quality Assessment
(Munich, Alemanha)
2006/10 Os Desafios das Políticas de Inclusão Social e das Acções Afirmativas Educação Superior: Questão de Estado – Prioridade Social
FNESP (Forum Nacional do Ensino Superior Particular) (São Paulo)
2006/03 Assessment as a tool for different kinds of action: From quality management to compliance and control Quality Assessment for Higher Education in Europe
(Pavia)
2006/01/31 Implementation of Bologna process. The Portuguese case Changing Processes in Higher Education Systems in some European countries
(Milano)
2005/11 The Portuguese Case International Conference on Private Higher Education in Europe and Quality Assurance and Accreditation from the Perspective of the Bologna Process Objectives
(Warsaw, Polónia)
2005/07 Higher Education and Quality Assessment. The many rationales for quality IAUP XIV Triennial Conference: The Challenge of Globalisation and the Role of Higher Education
(Bangkok and Pattaya, Tailândia)
2005/04/27 Sinais: Olhares externos
(São Paulo, Brasil)
2005/04/15 A Privatização do Ensino Superior e o Processo de Bolonha
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2001/05 A critical review of performance indicators Atelier International sur l’Evaluation des institutions Universitaires
République Tunisienne MINISTERE DE L’ENSEIGNEMENT SUPERIEUR and World Bank (Tunis, Tunísia)
2001/03/23 Quality Assurance and Assessment
L’Osservatorio regionale per l’Università e per il Diritto allo studio universitario (Torino, Itália)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2011 - 2011 Review of proposals for the program “Interuniversity Attraction Poles (IAP)”, period 2012/2017, Belgium Government
Avaliador
2011 - 2011 Reviewer of programs for the European Science Foundation
Avaliador
2010 - 2010 Avaliação de resultados de projectos de investigação para o programa “Interuniversity Attraction Poles (IAP)” período 2007/2011, do Governo da Bélgica
Avaliador
2008 - 2009 Participation in the university quality assessment program for the Higher Education, Science and Technology State Secretary, Dominican Republic
Avaliador
2007 - 2007 Assessment (follow-up) of the research network Consorzio Interuniversitario Nazionale “La Chimica per l’Ambiente (INCA), Ministero dell'Istruzione, dell'Università e della Ricerca, Italy
Avaliador
2006 - 2006 Review of proposals for the program “Interuniversity Attraction Poles (IAP)”, period 2007/2011, Belgium Government
Avaliador
2003 - 2003 Assessment (follow-up) of the research network Consorzio Interuniversitario Nazionale “La Chimica per l’Ambiente (INCA), Ministero dell'Istruzione, dell'Università e della Ricerca, Italy
Avaliador
2000 - 2000 Evaluation of the Hungarian Accreditation Committee (HAC) and recommendations for a national quality assurance system – Funding from the World Bank
Avaliador
2000 - 2000 Riconoscimento del Ticino come cantone universitario, report for the Swiss Federal Government
Avaliador
1998 - 1998 Assessment (follow-up) of the research network Consorzio Interuniversitario Nazionale “La Chimica per l’Ambiente (INCA), Ministero dell'Istruzione, dell'Università e della Ricerca, Italy
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2002 - 2002 VL.I.R. Programme for Institutional University Co-operation. The University of Western Cape, South Africa, Relatório para atribuição de contrato
2002 - 2002 VL.I.R. Programme for Institutional University Co-operation. Avaliação do programa de financiamento do VLIR para a Universidade de Nairobi, Quénia

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
1996 - 2006 Comissão para o Acesso ao Ensino Superior
Presidente / Vice-presidente
1998 - 2000 Conselho Executivo do CRE - Conselho de Reitores Europeus
Membro
1993 - 1998 Comissão Nacional para o Financiamento do Ensino Superior Público
Membro
1986 - 1998 Conselho Português de Reitores
Membro
1987 - 1990 Membro da Comissão Nacional para a Reforma do Sistema Educativo
Distinções

Prémio

2012 Centenary Prize of Faculty of Sciences, Porto
1992 Prize Seiva

Título

2000 Honoris causa doctoral degree by the University of Burapha, Thailand
1998 Honorary Member by the Real Hospital de Beneficência of Recife, State of Pernambuco, Brazil
1998 Honoris causa doctoral degree by the State University of Rio de Janeiro, Brazil
1998 Gran-Oficial of the Order of Mérito José Bonifácio, Rio de Janeiro, Brazil
1996 Grão Mestre of the Order of Rio Branco by the President of the Republic of Brazil
1994 Grande Oficial of the Order of Public Instruction by the President of the Portuguese Republic
1994 Grão-Mestre of the Order of Mérito of Guararapes by the Governor of the State of Pernambuco, Brazil

Outra distinção

2012 Merit Medal of University of Porto
2001 Gold Medal of Honour of the town of Porto
1998 Gold Medal by the University of Amazonas, Brazil
1995 Silver medal by the Real Hospital de Beneficência of Recife, State of Pernambuco, Brazil
1989 Gold Merit Medal of the town of Porto