???global.info.a_carregar???
Maria do Rosario Henriques Branco Pires Quelhas. Concluiu o(a) Mestrado em Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor em 2011 pelo(a) Instituto Politécnico de Castelo Branco e Licenciatura em Licenciatura em Ensino de Educação Visual em 1991 pelo(a) Instituto Politécnico de Castelo Branco. É Assistente no(a) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação. Publicou 1 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Especial. Nas suas atividades profissionais interagiu com 8 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Adapted Personal Learning Environments (APLE); Comparative Methodology; Information (ICT); Intellectual and Developmental Difficulties (IDD); Personal Learning Environments (PLE); Special Educational Needs (SEN); Necessidades educativas especiais;; Mutismo seletivo; Aprendizagem do violoncelo; Relação professor-aluno; Estratégias de ensino da música; Special educational needs; Selective mutism; Learning the cello; Teacher-student relationship; Music teaching strategies; Domínio/Área Científica : Humanidades; Pensamento algébrico; Sistema monetário; Necessidades Educativas Especiais (NEE); Síndrome de Williams; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Algebraic thinking; Monetary system; Williams syndrome; Information and Communication Technologies (ICT); Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental; Tecnologias de Informação e Comunicação; Nível de envolvimento; Educação tecnológica; (...).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria do Rosário Henriques Branco Pires Quelhas

Nomes de citação

  • Quelhas, Maria do Rosário Henriques Branco Pires

Identificadores de autor

Ciência ID
7413-783C-1576
ORCID iD
0000-0001-7973-8005

Endereços de correio eletrónico

  • mrpq@ipcb.pt (Profissional)
  • rosarioquelhas@ipcb.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
"O Uso das TIC por jovens com Trissomia 21 do Ensino Básico: Um estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1987 - 1991
Concluído
Licenciatura em Ensino de Educação Visual (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992/10/01 - Atual Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2000/10 - 2001/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
1998/10 - 2000/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
1995/10 - 1998/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
1992/10 - 1995/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena; Oria-Segura, María-Rosa. "Contribuição das Tic na Melhoria da Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Proposta de Abordagem ao Sistema de Ensino Português Segundo uma Metodologia Comparada". 2018.
Artigo em revista
  1. Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena; Oria-Segura, María-Rosa. "As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva". (2019): http://hdl.handle.net/10400.11/7245.
  2. Quelhas, Maria. "Contribution of ICT to Improve Learning of People with Special Educational Needs: A Comparative Perspective between Public School and Private School". Proceedings 2018, Vol. 2, Page 1281 2 21 (2018): 1281-1281. https://www.mdpi.com/364394.
    10.3390/PROCEEDINGS2211281
  3. Quelhas, Rosário; Oria Segura, Maria Rosa; Mesquita, Helena. "Contribution of ICT to Improve Learning of People with Special Educational Needs: A Comparative Perspective between Public School and Private School". (2018): http://hdl.handle.net/10400.11/6307.
    10.3390/PROCEEDINGS2211281
Tese / Dissertação
  1. Rodrigues, Beatriz Alexandra de Sacadura. "O ensino de piano e a promoção da comunicação não-verbal em alunos com perturbações do espectro do autismo". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.11/7506.
  2. Val, Cristiana Maria Coelho do. "O impacto do ensino do trompete na aprendizagem de crianças com PHDA : um estudo de caso". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.11/7503.
  3. Freitas, Nuno Miguel Domingues Fonseca. "Adequação do ensino do piano às necessidades dos alunos com perturbações do espetro do autismo". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6471.
  4. Rodrigues, Tiago Mendes. "O envolvimento emocional de um aluno com PHDA, na aprendizagem do piano - estudo de caso". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6344.
  5. Silva, José Duarte Teixeira da. "Trissomia 21 e o ensino/aprendizagem do violoncelo : estudo de caso". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6486.
  6. Azeiteiro, Ana Raquel Assunção. "Metodologias e estratégias a utilizar numa classe de conjunto de alunos cegos de iniciação musical". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6389.
  7. Vila, Tiago Daniel Matias. "O processo de ensino/aprendizagem do violoncelo numa criança com Mutismo Seletivo: um estudo de caso". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.11/5826.
  8. Vila, Tiago Daniel Matias. "O processo de ensino/aprendizagem do violoncelo numa criança com Mutismo Seletivo: um estudo de caso". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.11/5826.
  9. Jorge, Sofia Manuela da Inês. "A exploração do sistema monetário através de tarefas relacionadas com o pensamento algébrico suportadas pelas TIC : um caso de síndrome de Williams". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/3163.
  10. Jorge, Sofia Manuela da Inês. "A exploração do sistema monetário através de tarefas relacionadas com o pensamento algébrico suportadas pelas TIC : um caso de síndrome de Williams". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/3163.
  11. Costa, Cristina Isabel Lourinho da Trindade. "Contributo das TIC no envolvimento de uma aluna, com dificuldade intelectual e desenvolvimental, nas atividades da disciplina de educação tecnológica : um estudo de caso.". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2641.
  12. Costa, Cristina Isabel Lourinho da Trindade. "Contributo das TIC no envolvimento de uma aluna, com dificuldade intelectual e desenvolvimental, nas atividades da disciplina de educação tecnológica : um estudo de caso.". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2641.
  13. Milheiro, Pedro Nuno Trindade. "A exploração de padrões de repetição na promoção do pensamento algébrico : o papel das TIC na resiliência de alunos com Trissomia 21". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2094.
  14. Antunes, João Miguel Calvário Rodrigues. "Projeto de animação e intervenção : cinema de rua". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2096.
  15. Antunes, João Miguel Calvário Rodrigues. "Projeto de animação e intervenção : cinema de rua". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2096.
  16. Milheiro, Pedro Nuno Trindade. "A exploração de padrões de repetição na promoção do pensamento algébrico : o papel das TIC na resiliência de alunos com Trissomia 21". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2094.
  17. Quelhas, Maria do Rosário Henriques Branco Pires. "O uso das TIC por jovens com trissomia 21 do ensino básico : um estudo de caso". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.11/1168.
  18. Quelhas, Maria do Rosário Henriques Branco Pires. "O uso das TIC por jovens com trissomia 21 do ensino básico : um estudo de caso". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.11/1168.

Outros

Outra produção
  1. O uso das TIC por jovens portadores de T21: um estudo de caso. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação em torno da importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades de ensino e aprendizagem de alunos portadores de Trissomia 21 (T21) , que frequentam o Ensino Básico.Orientada pelos princípios da Educação Inclus. 2011. Quelhas, Maria do Rosário; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco; Mesquita, Maria Helena; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1032.