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Rodrigo Assaf concluiu o Bacharelado e Mestrado em Ciências da Computação em 2006 pela Universidade Federal de São Carlos tendo sua formação reconhecida pela Universidade do Porto e Universidade de Coimbra respectivamente. Atualmente frequenta o Doutoramento em Digital Media pela Universidade do Porto - FEUP desde o ano letivo 2018/2019. É professor da Universidade Lusófona do Porto e da pós-graduação em Design de Jogos e Interação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Além desses cargos académicos, Rodrigo atualmente é Developer no estúdio HMX Media em Londres. Foi professor assistente do mestrado integrado em Engenharia Informática - FEUP - Universidade do Porto por 2 anos. Possui 1 capítulo de livro. Organizou 2 eventos científicos. Recebeu 3 prémios, sendo que o mais recente foi o reconhecimento pedagógico pelas aulas na Universidade do Porto. Participou como Bolseiro de Investigação em 1 projeto no INESCTEC (PAINTER) e foi Bolseiro de Técnico de Investigação em 1 projeto do Centro de Criatividade Digital da Universidade Católica do Porto onde publicou artigos em congressos internacionais. Atua na área de Ciências da Computação e do Design. Nas suas atividades profissionais possui experiência internacional na indústria de Media & Entertainment sendo Speaker em eventos mainstream como NAB (Las Vegas) e Siggraph. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: digital media; animation; games; 3d;
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rodrigo Assaf
Data de nascimento
1981/09/13
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Assaf, Rodrigo

Identificadores de autor

Ciência ID
721E-351D-4ECE
ORCID iD
0000-0002-6999-1848

Endereços de correio eletrónico

  • rodassaf@gmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018/09/17 - 2022/07/01
Em curso
Digital Media (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2004/02/01 - 2006/07/02
Concluído
Computer Science (Master)
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
"Métodos para um sistema de animação facial baseado em aquisição estereoscópica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
2000/02/01 - 2004/06/01
Concluído
Computer Science (Bachelor)
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/09 - 2021/05/01 Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência Center for Research in Advanced Computing Systems, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018/12/01 - 2020/10/31 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/01 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2020/12/01 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09/01 - 2021/07/29 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2008/02/02 - 2011/12/05 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
2007/02/02 - 2009/02/02 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/15 - Atual UX UI Designer TeamViewer GmbH, Alemanha

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/06/01 - 2022/08/30 Developer HMX Media, Reino Unido
2011/09/01 - 2017/12/03 Technical Specialist for Latin America Autodesk Inc, Estados Unidos
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/11/07 - Atual Procedurally Assisted INTErchangeable Reality
Bolseiro de Investigação
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência Center for Research in Advanced Computing Systems, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
2020/11 - Atual Procedurally Assisted INTErchangeable Reality Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
2019/09 - 2020/10/31 CHIC: Cooperative Holistic view on Internet and Content
CHIC_BI_1
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018/12 - 2019/05 CCD: Centro de Criatividade Digital - FCT
NORTE-01-0145-FEDER-022133 BI_2
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2005/02/02 - 2005/08/02 Integrated robotic system for the areas of education, research and entertainment
Bolseiro de Técnico de Investigação
Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico Ltda, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Assaf, Rodrigo; Rodrigues, Rui. "Immersive challenges of interacting and publishing 3D content on the Web". Trabalho apresentado em 4ª Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital, Digicom 2020, Barcelos, 2020.
    Publicado
  2. Silva, Manuel; Assaf, Rodrigo; Pollini, Denise; Morais, Diogo; Teixeira, Luis. "The Apprentice Gaze - AR Experience on Serralves Museum". Trabalho apresentado em Artech, Braga, 2019.
    Publicado • 10.1145/3359852.3359977
  3. Assaf, Rodrigo; Rodrigues, Rui. "The Feeling of Presence". Trabalho apresentado em Artech, Braga, 2019.
    10.1145/3359852.3359861
  4. Assaf, Rodrigo; José Hiroki Saito. "Methods for a Facial Motion Capture System based on a Stereoscopic Acquisition". Trabalho apresentado em VII Fórum de Informática e Tecnologia de Maringá, Maringá, 2006.
    Publicado
  5. Assaf, Rodrigo; José Hiroki Saito. "Motion Capture Facial Baseado em Aquisição Estereoscópica". Trabalho apresentado em Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, Rio de Janeiro, 2006.
    Publicado
  6. Assaf, Rodrigo; José Hiroki Saito. "Facial Animation System based on a Stereoscopic Acquisition". Trabalho apresentado em 6th Scientific Journey of Federal University of São Carlos – Post Graduate Congress, São Carlos, 2005.
    Publicado
  7. Assaf, Rodrigo; André Luiz Battaiola; Nassim Chamel Elias; Rodrigo de Godoy Domingues; Geber Lisboa Ramalho. "Desenvolvimento de um Software Educacional com base em Conceitos de Jogos de Computador". Trabalho apresentado em Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2002.
    Publicado
  8. Assaf, Rodrigo; Andre Battaiola; Nassim Elias; Geber Ramalho ; Rodrigo de Godoy Domingues. "Desenvolvimento da Interface de um Software Educacional com base em Interfaces de Jogos". Trabalho apresentado em Brazilian Symposium On Human Factors In Computer Systems, Fortaleza, 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rodrigues, Rui; Matos, Teresa; Valle de Carvalho, Alexandre; Barbosa, Jorge G.; Assaf, Rodrigo; Nóbrega, Rui; Coelho, António; de Sousa, A. Augusto. "Computer Graphics teaching challenges: guidelines for balancing depth, complexity and mentoring in a confinement context". Graphics and Visual Computing (2021): 200021. http://dx.doi.org/10.1016/j.gvc.2021.200021.
    Publicado • 10.1016/j.gvc.2021.200021
Capítulo de livro
  1. Rodrigo Assaf; Sahra Kunz; Luís Teixeira. "The Presence of the Uncanny Valley Between Animation and Cinema". In A Communication Approach. 2020.
    10.4018/978-1-7998-3669-8.ch005
Resumo em conferência
  1. Assaf, Rodrigo; Rodrigues, Rui. "Publishing, interacting and reviewing 3D content on the web". Trabalho apresentado em Digital Media Doctoral Consortium - Nova Lisboa University and University of Porto, Lisboa, 2019.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Coronavirus in a World after Anthropocene: Multiple Forms of Looking through Apprentice Gaze.. We propose an experience that allows a "mechanisms of seeing" that enables him to reflect upon and review the role of visuality in today's world. It converts worldwide covid, pollution and population data into 3D models and sounds to propose a practical and theoretical reflection on a central theme for the modern era. This experience was accepted on CHItaly conference Interactive Experience Track.. 2021. Assaf, Rodrigo; Silva, Manuel Fernando Batista Oliveira da; Teixeira, Luis Miguel Lopes. https://chitaly2021.inf.unibz.it/interactive_experiences.html.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/06/25 - 2019/06/28 New Horizon Hackathon - Entre os dias 26 e 28 de junho de 2019, segue-se o NewHorizon hackathon, o primeiro Mapathon organizado pela Universidade do Porto que desafia os participantes a reinventarem uma exposição de Cartografia patente na Reitoria através do desenvolvimento de soluções que permitam ampliar a interação entre mapas históricos únicos e os visitantes desta exposição. (2019/06/25 - 2019/06/28)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto, Portugal
2019/01/17 - 2019/01/17 Doctoral Digital Media Workshop: Topics: The influence of Digital in Social Sciences: From the revolution of the platforms to the revolution of the image Link to the Past: Bringing Natural Human Interaction to the Future Media Robots and Serious Games at Health Services (2019/01/17 - 2019/01/17)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/07/14 - 2019/08/02 European Innovation Academy educate future entrepreneurs & accelerate companies to pursue digital growth. European Innovation Academy has become a recognized leader in tech entrepreneurship education. Our non-profit, educational programs are developed through joint partnerships with professionals from the world’s top institutions including Stanford University, U.C. Berkeley, and Google.
Oficina (workshop)
Innovation Academy
European Innovation Academy, Estónia
2016/04/16 - 2016/04/24 Autodesk Main Stage Speaker at NAB - Las Vegas - during the World Wide release of 3ds Max 2017
Exposição
NAB
National Association of Broadcasters, Estados Unidos

Autodesk Inc, Estados Unidos

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/02/01 - 2021/07/31 Atelier de Produção e Realização Audiovisual e Multimédia I Projetos em Realidade Virtual, Videos 360 e Realidade Aumentada. Comunicação Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/12/01 - 2021/01/30 Prototipagem e Implementação https://ix.fba.up.pt/ Programação para Web e para jogos Prototipagem horizontal e vertical Prototipagem para web, apps, e jogos Frameworks de prototipagem Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos (Especialização pós-licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

UPTEC Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, Portugal
2020/02/01 - 2020/07/01 Computer Games Development Engenharia Informática e Computação (Mestrado integrado) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019/09/01 - 2020/02/29 Laboratório de Aplicações com Interface Gráfica WebGL, Computação Gráfica e Interfaces. Ciências de Engenharia, orientação em Engenharia Informática e Computação (Mestrado integrado) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Pedagogical Recognition
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 Autodesk Media & Entertainment Technical Specialist of the Year
Autodesk Inc, Estados Unidos
2002 Cinema e Vídeo - Vídeo Científico
Universidade Federal de São Carlos, Brasil