???global.info.a_carregar???
Marcelino Arménio Martins Pereira é professor associado da Universidade de Coimbra. licenciou-se em Psicologia (1985) na área de especialização em Saúde Mental Infantil. Obteve o grau de mestre em Psicologia da Educação em 1990. Doutorou-se em Psicologia da Reabilitação em 1998. Os seus interesses de investigação e docência centram-se nas áreas da Psicologia da Reabilitação, Necessidades Educativas Especiais, Neuropsicologia e Avaliação Psicológica. As crianças com caraterísticas de sobredotação e/ou talento e as perturbações específicas da aprendizagem (dislexia de desenvolvimento) centram os seus maiores interesses de investigação. Nesses domínios, os estudos longitudinais, os perfis neuropsicológicos e os precursores precoces do desenvolvimento atípico são as temáticas que mais tem investigado. Integrou as equipas de quatro projetos de investigação subsidiados pela FCT- Fundação para a Ciência e Tecnologia: (1) estandardização das Escalas de Inteligência de Wechsler: WISC-III e WPPSI-R (1997-2003); (2) Adaptação e estandardização de testes neuropsicológicos: Estudos normativos e de validade (2000-06): (3) O impacto das políticas inclusivas na perceção e atitudes dos educadores e professores nos Açores (2002-2005); (4) Uma perspetiva visual sobre os défices de leitura na dislexia (2011-2014). Possui trinta anos de experiência como psicólogo clínico e da educação. Publicou dois livros, diversos artigos e capítulos de livros nos domínios das dificuldades de aprendizagem e crianças com características de sobredotação. Coordena o programa de enriquecimento para crianças com características de sobredotação, talento e alto rendimento. É membro da ANEIS- Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. Integra a equipa do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria da FPCEU-UC. É membro do CINEIC, Unidade de Investigação da FCT.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marcelino Arménio Martins Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
701A-C540-5CFE
ORCID iD
0000-0002-1468-2124

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
1998
Concluído
Doutoramento em Psicologia - Psicologia da Reabilitação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Crianças sobredotadas: estudos de caracterização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e louvor por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/06 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1998/10 - 2007/05 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1990/07 - 1998/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1987/06 - 1990/06 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Coordenador do Mestrado Integrado em Psicologia Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2024/09/03 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2014 Diretor do CPSC Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011/04 - 2014/09 A visual view on the reading deficit in dyslexia
PTDC/SAU-NSC/113471/2009
Investigador
Universidade de Coimbra - Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem (IBILI/FM/UC), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2014 Impacto dos estados emocionais sobre o desempenho criativo
-
Investigador
Concluído
2001 - 2006 Adaptação e estandardização de testes neuropsicológicos: Estudos normativos e de validade
35410/PSI/2000
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1998 - 2001 Adaptação e aferição das Escalas de Inteligência WPPSI-R e WISC-III para a população portuguesa
PRAXIS/PCSH/PSI/91/96
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Monteiro, J.; Costa, J.; Oliveira, E.; Matos, A.; Pereira, Marcelino; Miranda, A.. "Desempenho escolar em disciplinas de desenho assistido por computador tridimensional e sua relação com capacidades de raciocínio e o número de faltas". Trabalho apresentado em 4º congresso nacional de práticas pedagógicas no ensino superior, Setúbal, 2018.
    Publicado
  2. Oliveira, L.; Pereira, Marcelino; Medeiros, Teresa; Serrano, Ana. "The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school context". Trabalho apresentado em 18Th Biennial Conference of ISATT, 2017.
    Publicado
  3. Pereira, Marcelino. "Visual noise processing and reading in developmental dyslexia: an eye movement study". Trabalho apresentado em V Annual Meeting of IBILI, Coimbra, 2013.
    Publicado
  4. Pereira, Marcelino. "Visual noise processing and text reading in developmental dyslexia". Trabalho apresentado em V Annual Meeting of IBILI, Coimbra, 2013.
    Publicado
  5. Pereira, Marcelino. "Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA): práticas educativas no 1. º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel". Trabalho apresentado em Jornadas Ciência nos Açores. Que futuro?, Ponta Delgada, 2013.
    Publicado
  6. Pereira, Marcelino. "Em busca de um paradigma para a sobredotação: desafios para a investigação e intervenção". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da ANEIS 2013: Sobredotação: desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos, Porto, 2013.
    Publicado
  7. Pereira, Marcelino. "Perspetivas sobre a Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) em contexto educativo". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, Almada, 2013.
    Publicado
  8. Pereira, Marcelino. "Suporte social e stress parental na inclusão". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, Almada, 2013.
    Publicado
  9. Pereira, Marcelino. "Early predictors of Dyslexia in Portuguese children: a longitudinal study". Trabalho apresentado em 18th European Conference on Reading, Jonkoping, 2013.
    Publicado
  10. Pereira, Marcelino. "Preditores da aprendizagem da leitura: um estudo longitudinal do jardim de infância ao final do 1º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em 8º Encontro Nacional e 6º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2012.
    Publicado
  11. Pereira, Marcelino. "Avaliação psicológica na sinalização precoce da dislexia de desenvolvimento". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa, 2011.
    Publicado
  12. Pereira, Marcelino. "Teste de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura – O Rei". Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional e 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2008.
    Publicado
  13. Pereira, Marcelino. "O mito da eminência futura: Um estudo longitudinal com crianças intelectualmente sobredotadas". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”, Coimbra, 2006.
    Publicado
  14. Pereira, Marcelino. "Alunos sobredotados numa escola e sociedade inclusivas: Alguns desafios e respostas possíveis por parte do sistema educativo". Trabalho apresentado em 1.º encontro regional de educação especial da Madeira . Funchal: Secretaria Regional da Educação, Funchal, 2003.
    Publicado
  15. Pereira, Marcelino. "O Ingresso antecipado na escola: Um estudo de validade com a WISC III". Trabalho apresentado em VIII conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos, São Paulo, 2002.
    Publicado
  16. Pereira, Marcelino Arménio Martins. "Avaliação Intelectual da criança sobredotada". Trabalho apresentado em 4º Congresso Galaico-Português, Braga, 1998.
    Publicado
  17. Pereira, Marcelino Arménio Martins. "A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III". Trabalho apresentado em 4º Congresso Galaico-Português., Braga, 1998.
    Publicado
  18. Pereira, Marcelino Arménio Martins. "Indicadores de desenvolvimento na sobredotação intelectual.". Trabalho apresentado em Conferência sobre Sobredotação, Lisboa, 1997.
    Publicado
  19. Pereira, Marcelino. "A entrada antecipada de crianças na escola: Considerações em torno da avaliação psicológica". Trabalho apresentado em 2º Congresso Galaico-Português, Braga, 1996.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Octávio Moura; Marcelino Pereira; Cristina P. Albuquerque; Mário R. Simões. "Factor structure and measurement invariance of the Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI) across parents and teachers in Portuguese children". Child Neuropsychology (2025): https://doi.org/10.1080/09297049.2025.2455469.
    10.1080/09297049.2025.2455469
  2. Moreno, Flávia Cristina Costa; Pereira, Marcelino Arménio Martins; Vilar, Maria Manuela Pereira. "Construção e validação da Escala de Monitoramento do Desenvolvimento Infantil para Professores - EMDI-Pro". Caderno Pedagógico 21 13 (2024): e12974. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n13-503.
    Acesso aberto • Publicado • 10.54033/cadpedv21n13-503
  3. Monteiro, João Manuel Milheiro Caldas Paiva; Costa, José Joaquim Marques da; Oliveira, Ema Patrícia; Matos, Ana Paula; Pereira, Marcelino Martins; Miranda, Alexandre Borges de. "Desempenho em disciplinas de CAD 3D: associação com níveis de raciocínio e faltas. Que satisfação em contexto de pré e pós-pandemia?". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17 5 (2024): e6706-e6717. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.5-063.
    Publicado • 10.55905/revconv.17n.5-063
  4. Moura, Octávio; Pereira, Marcelino; Albuquerque, Cristina P.; Pinho, Maria Salomé; Vilar, Manuela; Lopes, Ana Filipa; Alberto, Isabel; Seabra Santos, Maria João; Simões, Mário R.. "BANC: Dados Normativos através de Análises de Regressão para Adolescentes de 16 e 17 Anos de Idade". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica 71 1 (2024): 23-36. http://dx.doi.org/10.21865/ridep71.1.03.
    Publicado • 10.21865/ridep71.1.03
  5. Cristina P. Albuquerque; Octávio Moura; Manuela Vilar; Maria João Seabra-Santos; Marcelino Pereira; Sofia Major; André Moreira; et al. "BRIEF-A: Factor structure and measurement invariance across self-report and informant forms". Applied Neuropsychology: Adult (2023): https://doi.org/10.1080/23279095.2023.2283080.
    10.1080/23279095.2023.2283080
  6. Octávio Moura; Cristina P. Albuquerque; Marcelino Pereira; Sofia Major; Ana Filipa Lopes; Manuela Vilar; Maria João Seabra-Santos; Mário R. Simões. "Factor structure and measurement invariance of the BRIEF2 Parent Form across gender in a Portuguese sample". Child Neuropsychology (2023): https://doi.org/10.1080/09297049.2022.2105313.
    10.1080/09297049.2022.2105313
  7. Maria Seabra-Santos; Sofia Major; Joshua Patras; Marcelino Pereira; Mariana Pimentel; Elsa Baptista; Francisca Cruz; et al. "Transition to Primary School of Children in Economic Disadvantage: Does a Preschool Teacher Training Program Make a Difference?". Early Childhood Education Journal (2022): https://doi.org/10.1007/s10643-021-01240-y.
    10.1007/s10643-021-01240-y
  8. Oliveira, Luís Carlos Martins de; Pereira, Marcelino Arménio Martins. "Perturbação de hiperatividade - défice de atenção: intervenções psicológicas em contexto escolar / Attention Deficit - Hyperactivity Disorder: Psychological Interventions in School Context". Brazilian Journal of Development 8 4 (2022): 29759-29777. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n4-458.
    10.34117/bjdv8n4-458
  9. Gerda de Souza Holanda; Marcelino Arménio Martins Pereira; Sónia Cristina Mairos Ferreira. "Inclusão escolar de jovens e adultos com deficiência: vivências e possibilidades na escola pública". Revista Educação e Emancipação (2021): https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p394-417.
    10.18764/2358-4319.v14n3p394-417
  10. Cláudia Margarida Brito Freire; Maria Isabel Ferraz Festas; Marcelino Arménio Martins Pereira. "O Impacto do Programa "Ainda Estou a Aprender" na Fluência Leitora dos Alunos com Dificuldades". Estudos e Pesquisas em Psicologia (2021): https://doi.org/10.12957/epp.2021.64040.
    10.12957/epp.2021.64040
  11. Gerda Holanda; Marcelino Pereira. "Inclusão de jovens e adultos com deficiência na educação pública do Ceará: uma incursão documental". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2021): https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7762.
    10.17979/reipe.2021.8.1.7762
  12. Gerda De Souza Holanda; Marcelino Arménio Martins Pereira; Sónia Cristina Mairos Ferreira. "Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos: um desafio para a gestão da escola pública". Revista Educação Especial 34 (2021): https://doi.org/10.5902/1984686X64202.
    10.5902/1984686X64202
  13. Moura, Octávio; Pereira, Marcelino; Moreno, Joana; Simões, Mário R.. "Investigating the double-deficit hypothesis of developmental dyslexia in an orthography of intermediate depth". Annals of Dyslexia 70 1 (2020): 43-61. http://dx.doi.org/10.1007/s11881-020-00190-1.
    Publicado • 10.1007/s11881-020-00190-1
  14. Carolina Ferreira Barros Klumpp; Manuela Vilar; Marcelino Pereira; Márcia Siqueira de Andrade. "Estudos de Fidedignidade para o Desenho da Família Cinética". Revista Avaliação Psicológica 19 1 (2020): 48-55. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1901.15911.06.
    10.15689/ap.2020.1901.15911.06
  15. Luís Oliveira; Marcelino Pereira; Teresa Medeiros; Ana Serrano. "Tradução e adaptação para português da Vanderbilt ADHD Diagnostic Teacher Rating Scale: um estudo piloto". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2019): https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.1.4910.
    10.17979/reipe.2019.6.1.4910
  16. Pina Rodrigues, Ana; Rebola, José; Pereira, Marcelino; van Asselen, Marieke; Castelo-Branco, Miguel. "Neural Responses of the Anterior Ventral Occipitotemporal Cortex in Developmental Dyslexia: Beyond the Visual Word Form Area". Investigative Opthalmology & Visual Science 60 4 (2019): 1063-1068. http://dx.doi.org/10.1167/iovs.18-26325.
    Publicado • 10.1167/iovs.18-26325
  17. Oliveira, Luís; Pereira, Marcelino; Serrano, Ana; Medeiros, Teresa. "Conhecimentos e Lacunas dos Professores do 1. º Ciclo acerca da PHDA". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 11 (2017): 051-051. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2346.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.11.2346
  18. Paredes, Liliana; Frias, Mafalda; Alcoforado, Luís; Pereira, Marcelino; Rochette Cordeiro, A. M.. "Construção de um território inclusivo na Região Centro de Portugal: do diagnóstico às estratégias de intervenção na educação especial/ Building an inclusive territory in the Central Region of Portugal: from diagnosis to intervention strategies in special". Saber & Educar 23 (2017): 36. http://dx.doi.org/10.17346/se.vol23.294.
    Publicado • 10.17346/se.vol23.294
  19. Moura, Octávio; Albuquerque, Cristina P; Salomé Pinho, Maria; Vilar, Manuela; Filipa Lopes, Ana; Alberto, Isabel; Pereira, Marcelino; et al. "Factor Structure and Measurement Invariance of the Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC)". Archives of Clinical Neuropsychology 33 1 (2017): 66-78. http://dx.doi.org/10.1093/arclin/acx052.
    Publicado • 10.1093/arclin/acx052
  20. Pina Rodrigues, Ana; Rebola, José; Jorge, Helena; Ribeiro, Maria José; Pereira, Marcelino; van Asselen, Marieke; Castelo-Branco, Miguel. "Visual Perception and Reading: New Clues to Patterns of Dysfunction Across Multiple Visual Channels in Developmental Dyslexia". Investigative Opthalmology & Visual Science 58 1 (2017): 309-317.
    Publicado • 10.1167/IOVS.16-20095
  21. Pina Rodrigues, Ana; Rebola, José; Jorge, Helena; Ribeiro, Maria José; Pereira, Marcelino; Castelo-Branco, Miguel; van Asselen, Marieke. "Evidence for a differential interference of noise in sub-lexical and lexical reading routes in healthy participants and dyslexics". Cognitive Neuropsychology 34 1-2 (2017): 42-51.
    Publicado • 10.1080/02643294.2017.1299001
  22. Carvalho, Anabela; Pereira, Marcelino; Festas, Isabel. "Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento: um estudo longitudinal || Early indicators of dyslexia: a longitudinal study". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 4 2 (2017): 71-88.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.4.2.3208
  23. Rodrigues, A.P.; Rebola, J.; Jorge, H.; Ribeiro, M.J.; Pereira, M.; Van Asselen, M.; Castelo-Branco, M.. "Visual perception and reading: New clues to patterns of dysfunction across multiple visual channels in developmental dyslexia". Investigative Ophthalmology and Visual Science 58 1 (2017): 309-317. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85011949607&partnerID=MN8TOARS.
    10.1167/iovs.16-20095
  24. Moura, Octávio; Pereira, Marcelino; Alfaiate, Cláudia; Fernandes, Eva; Fernandes, Boavida; Nogueira, Susana; Moreno, Joana; Simões, Mário R.. "Neurocognitive functioning in children with developmental dyslexia and attention-deficit/hyperactivity disorder: Multiple deficits and diagnostic accuracy". Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology 39 (2016): 296-312.
    Publicado • 10.1080/13803395.2016.1225007
  25. Oliveira, Luís; Pereira, Marcelino; Medeiros, Maria; Serrano, Ana. "ADHD: what’s new in DSM-5?". Revista Portuguesa de Pedagogia 49 2 (2015): 75-94. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_49-2_4.
    Publicado • 10.14195/1647-8614_49-2_4
  26. Moura, Octávio; Simões, Mário R.; Pereira, Marcelino. "WISC-III Cognitive Profiles in Children with Developmental Dyslexia: Specific Cognitive Disability and Diagnostic Utility". Dyslexia 20 1 (2014): 19-37.
    Publicado • 10.1002/dys.1468
  27. Moura, Octávio; Simões, Mário R.; Pereira, Marcelino. "Executive Functioning in Children With Developmental Dyslexia". The Clinical Neuropsychologist 0 (2014): 1-22.
    Publicado • 10.1080/13854046.2014.964326
  28. Moura, Octávio; Simões, Mário R.; Pereira, Marcelino. "Working Memory in Portuguese Children With Developmental Dyslexia". Applied Neuropsychology: Child 0 (2014): 1-12.
    Publicado • 10.1080/21622965.2014.885389
  29. Pereira, Marcelino; Moura, Octávio; Simões, Mário R.; Moreno, Joana. "Developmental Dyslexia and Phonological Processing in European Portuguese Orthography". Dyslexia 0 (2014): 1-20.
    Publicado • 10.1002/dys.1489
  30. Pereira, Marcelino; Moura, Octávio; Simões, Mário R.. "Fluência Verbal semântica e fonémica em crianças: diferentes funções cognitivas e análise dos desempenhos ao longo de 60 segundos.". Revista de Avaliação Psicológica 2 12 (2013): 167-177.
    Publicado
  31. Simões, L.; Pereira, Marcelino; Oliveira, Guiomar. "Síndrome de Asperger e sobredotação intelectual: análise diferencial". Sobredotação 1 13/14 (2013):
    Aceite para publicação
  32. Pereira, Marcelino; Martins, J. A.; Couquet, E.. "Construção, implementação e avaliação de um modelo holográfico de ensino e aprendizagem na disciplina de Educação Visual e Tecnológica.". Diálogos com as artes- Revista de Arte, Cultura e Educação 2 (2011): 63-81.
    Publicado
  33. Pereira, Marcelino; Carvalho, A.. "O Rei - Um Teste para Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura no 1º e 2º ciclos do ensino básico". Psychologica 51 (2010): 283-305.
    Publicado • 10.14195/1647-8606_51_16
  34. Pereira, Marcelino; Almeida, L.. "Predição do rendimento académico no final do ensino secundário na base dos testes de QI na infância". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 1 18 (2010): 239-249.
    Publicado
  35. Pereira, Marcelino; Miranda, L.; Almeida, L.. "Impacto de um programa de enriquecimento escolar em alunos do 2ºciclo do ensino básico com altas capacidades". Revista Portuguesa de Pedagogia 1 43 (2009): 77-96.
    Publicado
  36. Pereira, Marcelino; Seabra-Santos, M. J.. "A entrada antecipada no 1º ciclo do ensino básico: efeitos a médio e a longo prazo na trajectória desenvolvimental.". Sobredotação 10 (2009): 7-23.
    Publicado
  37. Pereira, Marcelino. "Precocidade intelectual na idade pré-escolar: Questões em torno da caracterização e identificação precoce". Sobredotação 9 (2008): 7-27.
    Publicado
  38. Pereira, Marcelino. "Funções executivas: Uma nova metodologia de avaliação do comportamento inteligente?". Sobredotação 7 (2006): 177-185.
    Publicado
  39. Pereira, Marcelino. "A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III". Psicologia, Educação e Cultura 9 (2005): 307-335.
    Publicado
  40. Pereira, Marcelino. "Educação e desenvolvimento dos alunos sobredotados: factores de risco e resiliência.". Revista Portuguesa de Pedagogia 3 39 (2005): 243-258.
    Publicado
  41. Pereira, Marcelino. "M.O.R.C.E.G.O.S: Um programa de enriquecimento da criatividade.". Sobredotação 5 (2004): 19-38.
    Publicado
  42. Pereira, Marcelino. "Análise do anteprojecto do Dec. Lei da Reforma da Educação Especial e do Apoio Sócio-educativo: Avanços e retrocessos.". Sobredotação 5 (2004): 171-178.
    Publicado
  43. Pereira, Marcelino. "A investigação na área da sobredotação em Portugal: Projectos e resultados.". Sobredotação 1 4 (2003): 7-27.
    Publicado
  44. Pereira, Marcelino. "Estudos com a WISC III numa amostra de crianças sobredotadas.". Sobredotação 2 4 (2003): 69-89.
    Publicado
  45. Pereira, Marcelino. "Hipóteses acerca da neuropsicologia dos talentos.". Revista Portuguesa de Pedagogia 36 (2002): 405-427.
    Publicado
  46. Pereira, Marcelino. "Inteligência e criatividade: Duas trajectórias alternativas para as crianças sobredotadas?". Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 1 6 (2001): 171-188.
    Publicado
  47. Pereira, Marcelino. "“Vendedores de algodão-doce”: Estudo longitudinal sobre a antecipação da entrada no 1.º ciclo.". Sobredotação 1 2 (2001): 69-86.
    Publicado
  48. Pereira, Marcelino. "Sobredotação: A pluralidade do conceito. Sobredotação". Sobredotação 1 e 2 (2000): 147-178.
    Publicado
  49. Pereira, Marcelino. "Sobredotação ou Sobredotações?". Boletim da Associação Portuguesa para o Estudo da problemática da Inteligência, Criatividade e Talento (APEPICTA) 3 (1999): 8-16.
    Publicado
  50. Pereira, Marcelino. "O Inventário de Comportamento da Criança para Professores (ICCP): Estudo com uma amostra clínica.". Psychologica 21 (1999): 113-128.
    Publicado
  51. Pereira, Marcelino. "Défices neuropsicológicos em crianças hiperactivas: qual a sua especificidade?". Psychologica 19 (1998): 123-140.
    Publicado
  52. Pereira, Marcelino. "Dificuldades de aprendizagem (LD) e hiperactividade (ADHD): estudo comparativo.". Psychologica 19 (1998): 141-163.
    Publicado
  53. Pereira, Marcelino. "Criatividade: Um conceito irredutível à investigação psicológica?". Revista Portuguesa de Pedagogia 30 2 (1996): 245-261.
    Publicado
  54. Pereira, Marcelino. "Algumas considerações acerca da psicopedagogia do aluno sobredotado". Revista Galega de Psicopedagoxia 12 (8) (1995): 101-111.
    Publicado
  55. Pereira, Marcelino. ""Deixem-me passar": Reflexão a propósito da antecipação escolar". Revista Portuguesa de Pedagogia 28 3 (1994): 443-454.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.; Rodrigues, F.; Ferreira, J.; Paixão, M. P.; Silva, J.T.. "Ensaio para a implementação do rastreio universal das dificuldades na aprendizagem". In Livro de Atas do XI Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica - Avaliação Psicológica: Modelos, Metodologias e Aplicações, 100-104. Faro, Portugal: CinTurs – Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being da Universidade do Algarve, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.34623/xgsb-p253
  2. 1. Holanda, G; Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.; Ferreira, S . Autor correspondente: 1. Holanda, G. "Ação docente para a inclusão de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos (EJA): realidade e perspectivas". In Direitos humanos, apoios e autonomia: os novos rumos da inclusão da pessoa com deficiência, 53-65. Minas Gerais, Brasil: Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais, Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa, 2022.
    Publicado
  3. Moreno, F.; Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.; Vilar, M.. "Desenvolvimento infantil: escalas de rastreio para professores de educação infantil em contexto brasileiro". In Atas do I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 9-23. Braga, Portugal: ADSIPSIEDUC – Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação, 2022.
    Publicado
  4. Freitas, I; Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.. "PHDA: do passado ao presente". In Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção: Diagnóstico, Intervenção e Desenvolvimento ao Longo da Vida, 1-42. Lisboa, Portugal: LIdel/Pactor, 2020.
    Publicado
  5. Moura, Octávio; Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.; Simões, Mário R. "A prevalência da PHDA". In Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção: Diagnóstico, Intervenção e Desenvolvimento ao Longo da Vida, 65-79. Lisboa, Portugal: Lidel/Pactor, 2020.
    Publicado
  6. Moura, Octávio; Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.; Simões, Mário R. "Avaliação neuropsicológica na PHDA". In Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção: Diagnóstico, Intervenção e Desenvolvimento ao Longo da Vida, 202-261. Lisboa, Portugal: Lidel/Pactor, 2020.
    Publicado
  7. Holanda, G.; Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.. "Os desafios da gestão para a inclusão na educação de jovens e adultos". In Construindo eventos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos, 1096-1102. Brasil: Realize Editora, 2020.
    Publicado
  8. Moura, Octávio; Pereira, Marcelino; Simões, Mário R.. "Dislexia: Notas em torno da evolução do conceito". In Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção, 61-70. Pactor, 2018.
  9. Carvalho, A.; Pereira, Marcelino; Festas, I.. "Aprendizagem na na leitura: Etapas de desenvolvimento, papel do ortográfico e dislexia". In Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção. Portugal: Pactor, 2018.
    Publicado
  10. Moura, Octávio; Pereira, Marcelino; Simões, Mário R.. "Questões em torno da avaliação psicológica na Dislexia: Subtipos e perfis neurocognitivos". Portugal: Pactor, 2018.
    Publicado
  11. Pereira, Marcelino. "Dislexia em estudantes do ensino superior: alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de Leiria". In Investigación en convivencia escolar: variables relacionadas, 309-314. Almeria, Espanha: Editorial GEU, 2010.
    Publicado
  12. Pereira, Marcelino. "Estratégias promotoras da criatividade". In Criatividade e educação: Conceitos, necessidades e intervenção, 253-278. Braga, Portugal: Psiquilibrios, 2008.
    Publicado
  13. Pereira, Marcelino. "Validação empírica da investigação psicológica: Fundamentação, metodologias, problemas e critérios de eficácia.". In Crianças e jovens em risco: Da investigação à intervenção, 207-237. Coimbra, Portugal: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra, 2004.
    Publicado
  14. Pereira, Marcelino Arménio Martins. "Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças- terceira edição (W.I.S.C.-III)". In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa, 221-252. Coimbra, Portugal: Quarteto, 2003.
    Publicado
  15. Pereira, Marcelino. "Escala de Inteligência de Wechsler para a idade pré-escolar e primária- Forma Revista (W.P.P.S.I.-R)". In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa, 197-219. Coimbra, Portugal: Quarteto, 2003.
    Publicado
  16. Pereira, Marcelino. "A estabilidade dos problemas de comportamento numa amostra de crianças portuguesas.". In Problemas emocionais e comportamento anti-social, 35-46. Coimbra, Portugal: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra, 2001.
    Publicado
  17. Pereira, Marcelino. "A criatividade como elemento de caracterização da sobredotação: Conceito e avaliação.". In Alunos sobredotados: Contributos para a sua identificação e apoio, 54-61. Braga, Portugal: ANEIS, 2000.
    Publicado
  18. Petrucci, N. C.; Fonseca, António C.; Simões, Mário R.; Pereira, Marcelino; Temudo, P.. "Inventário de Comportamento da Criança para Pais". In Testes e Provas Psicológicas, ---. Braga, Portugal: APPORT, 1996.
    Publicado
Edição de livro
  1. Moura, Octávio; Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.; Mário R. Simões. Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção: Diagnóstico, Intervenção e Desenvolvimento ao Longo da Vida. Lisboa, Portugal: Lidel/Pactor. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.; Alberto, I.; Costa, J. J.; Silva, J. T.; Petrucci, C.; Maria João Seabra-Santos; Vilar, M. ; Rebelo, Maria Teresa. Diagnóstico e avaliação psicológica: Atas do 10º Congresso AIDEP/AIDAP. AIDAP/AIDEP. Portugal: AIDAP. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Moura, Octávio; Pereira, Marcelino; Simões, Mário R.. Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção. Portugal: Pactor. 2018.
    Publicado
  2. Leandro de Almeida; Pereira, Marcelino. Guia para professores e educadores, altas capacidades e sobredotação: Compreender,identificar e actuar. Braga, Portugal: ANEIS. 2017.
    Publicado
  3. Pereira, Marcelino. Crianças sobredotadas: estudos de caracterização. Coimbra, Portugal: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. 1998.
    Publicado
  4. Pereira, Marcelino. Dislexia-Disortografia numa perspectiva psico-sociolinguística: Investigação teórica e empírica. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica. 1995.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Oliveira, L.; Medeiros, Teresa; Pereira, Marcelino; Serrano, Ana. "Perturbação de Hiperactividade/Défice de atenção em contexto escolar". Trabalho apresentado em V Roteiro de Saúde Mental da RAA, 2016.
  2. Pereira, Marcelino; Medeiros, T.; Serrano, A.; Oliveira, L.. "Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA): práticas educativas no 1. º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel". Trabalho apresentado em jornadas Ciência nos Açores, 2013.
  3. Pereira, Marcelino; Felizardo, S.; Ferreira, J.. "Perspetivas sobre a Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) em contexto educativo". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, 2013.
  4. Pereira, Marcelino; Castelo-Branco, M.; Jorge, J.; Festas, I.; Moreno, J.; Rebola, J.; Rodrigues, A, P.; Van Asselen, M.. "Visual noise processing and reading in developmental dyslexia: an eye movement study". Trabalho apresentado em V Annual Meeting of IBILI, 2013.
  5. Pereira, Marcelino; Castelo-Branco, M.; Festas, I.; Jorge, J.; Moreno, J.; Rebola, J.; Rodrigues, A, P.; Van Asselen, M.. "Visual noise processing and text reading in developmental dyslexia". Trabalho apresentado em V Annual Meeting of IBILI, 2013.
  6. Pereira, Marcelino; Carvalho, A.. "Estudo exploratório de um teste de avaliação da precisão e fluência de leitura". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional e Multidisciplinar “Igualdade para todos: Contributos da educação e da psicologia", 2007.
  7. Pereira, Marcelino. "la creatividad en los programas de enriquecimiento". Trabalho apresentado em la creatividad en los programas de enriquecimiento, 2003.
  8. Pereira, Marcelino; Simões, M. R.; Petrucci, N. C.. "Relationship of the Wechsler Intelligence Scale for Children- Third edition (WISC-III) and academic achievement". Trabalho apresentado em 6Th European conference on psychological assessment, 2001.
  9. Pereira, Marcelino; Simões, M. R.; Petrucci, N. C.. "Portuguese standardization of the Wechsler Intelligence Scale for Children- Third edition (WISC-III): An overview of psychometric studies". Trabalho apresentado em 6Th European conference on psychological assessment, 2001.
  10. Pereira, Marcelino. "Morcegos e plasma: Programas de enriquecimento para sobredotados". Trabalho apresentado em II Congresso nacional da ANEIS: Dinâmica e projectos nacionais, 2001.
  11. Pereira,M.A.M ou Pereira, M.. "Ingresso antecipado na escola: Um estudo de validade com a WISC III". Trabalho apresentado em VIII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos, 2000.
  12. Pereira, Marcelino. "Estudos de precisão com a WISC III: Teste-reteste e acordo inter-cotadores". Trabalho apresentado em VIII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos, 2000.
  13. Pereira,M.A.M ou Pereira, M.. "Estudos de validade com a WISC III: Relações entre os desempenhos na WISC-III e as classificações escolares". Trabalho apresentado em VIII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos, 2000.
  14. Pereira, Marcelino; Petrucci, N. C.; Simões, M. R.. "Estudo exploratório com o GATSB- Guia para a avaliação do comportamento na situação de teste com a WISC III". Trabalho apresentado em 1.º Congresso hispano-português de psicologia, 2000.
  15. Pereira, Marcelino. "Portuguese standardization of the Wechsler Intelligence Scale for Children- Third edition (WISC-III): An overview of item analysis". Trabalho apresentado em 5Th European conference on psychological assessment, 1999.
  16. Pereira, Marcelino. "Gender differences in hyperactivity". Trabalho apresentado em 5Th European Conference on Psychological Assessment, 1999.
  17. Pereira, Marcelino. "Crianças Sobredotadas". 1995.
  18. Pereira, Marcelino. "Desenvolvimento Mental na Griffiths e NEMI: Estudo comparativo num grupo de crianças candidatas à antecipação da entrada na escola primária.". Trabalho apresentado em 3ª Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 1995.
  19. Pereira, Marcelino. "Representações dos pais acerca dos filhos com insucesso escolar". Trabalho apresentado em 5º Congresso Internacional da Associação Internacional de Formação e Investigação em Educação Familiar, 1995.
  20. Pereira, Marcelino. "A avaliação da criatividade através do TPCT: Resultados preliminares da adaptação à população portuguesa". 1994.
Prefácio / Posfácio
  1. Pereira, Marcelino. "Aprendizagem da leitura: processos cognitivos, avaliação e intervenção". Viseu, Portugal: Psicosoma. 2011.
    Publicado
  2. Pereira, Marcelino. "Sobredotação: Criatividade, inteligências múltiplas, programas de enriquecimento". Braga, Portugal: ANEIS. 2006.
    Publicado
  3. Pereira, Marcelino. "Sobredotação:Programas de enriquecimento, criatividade, talento artístico, família, identificação". Braga, Portugal: ANEIS. 2004.
    Publicado
Relatório
  1. Pereira, Marcelino. 2012. A avaliação das funções executivas.
  2. Pereira, Marcelino. 2005. Fatores rromotores do sucesso escolar: Investigação longitudinal.
  3. Pereira, Marcelino. 2003. A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC III numa amostra de crianças portuguesas.
  4. Pereira, Marcelino. 2003. A avaliação da inteligência nas crianças sobredotadas: Estudos com a WISC III numa amostra de crianças portuguesas.
  5. Pereira,M.A.M ou Pereira, M.. 2001. Estabilidade dos problemas de comportamento numa amostra de crianças portuguesas.
  6. Pereira, Marcelino. 1996. Dificuldades de aprendizagem (LD) e Hiperactividade (ADHD): Estudo comparativo;.

Outros

Outra produção
  1. Sobredotação. Introdução, Editorial. 2006. Pereira,M.A.M ou Pereira, M..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/03 Contributos da WISC-V para a compreensão do perfil intelectual na PHDA 7º Congresso Nacional da PHDA
Sociedade Portuguesa do Défice de Atenção (Braga, Portugal)
2024/10/03 A BANC na PHDA: Potencialidades e limitações 7º Congresso Nacional da PHDA
Sociedade Portuguesa do Défice de Atenção (Braga, Portugal)
2024/10/03 BRIEF2 e vulnerabilidades do funcionamento executivo da PHDA: Análise diferencial e suas implicações 7º Congresso Nacional da PHDA
Sociedade Portuguesa do Défice de Atenção (Braga, Portugal)
2024/09/26 A WISC-V em populações clínicas: uma revisão sobre a sua validade e precisão diagnóstica. XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia/6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Associação Ibero-Americana de Psicologia e Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2024/09/26 BRIEF2: Estudos de Caraterização do funcionamento executivo em quatro grupos clínicos XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia/6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Associação Ibero-Americana de Psicologia e Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2024/07/18 Contributos para a educação inclusiva: adaptação e validação de instrumentos para o modelo de rastreio universal dos problemas de aprendizagem no contexto do ensino primário em Angola 4th Porto International Conference on Research in Education
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2024/07/17 As políticas educativas inclusivas no Brasil para o ensino dos mais capazes 4th Porto International Conference on Research Education
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2024/07/10 Contributions to inclusive education in Angola: from instrument validation to universal screening. 10th International Conference on lifelong education and leadership for all- ICLEL
ICLEL (Budapest, Hungria)
2024/07/04 Neurocognitive functioning of children and adolescents with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Global Neuropsychology Congress
Global Neuropsychology (Oporto, Portugal)
2024/07/04 Behavior Rating Inventory of Executive Function- Adult Version (BRIEF-A): Validation study in a fibromyalgia sample Global Neuropsychology Congress
ASSBI (Oporto, Portugal)
2024/06/14 Overview of Brazilian and Portuguese Inclusive Education: Regulation and Framework for Students with High Abilities in the Basic Education System The International Academic Forum, The Paris Conference on Education (PCE2024)
The International Academic Forum (Paris, França)
2024/05/27 Inclusão dos alunos com Necessidades Especiais no ensino superior V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação
CILME (Porto, Portugal)
2024/05/05 Ensaio para a implementação do rastreio universal das dificuldades na aprendizagem XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
2023/07/08 Inclusive education practices: from universal screening to intervention 9th International Conference on Lifelong Education and Leadership for All- ICLEL
ICLEL (Coimbra, Portugal)
2023/05/13 Avaliação Neuropsicológica nas Altas Capacidades e Sobredotação: Implicações na educação e no desenvolvimento XVI Congresso Internacional da ANEIS: Inclusão e Diversidade na Sobredotação
ANEIS (Penafiel, Portugal)
2023/05/04 Acordo entre avaliadores na versão portuguesa do BRIEF-P-Inventário de Avaliação Comportamental das Funções Executivas, Versão Pré-escolar XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
2023/05/04 BRIEF2: Associações com testes de desempenho XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
2023/05/04 BRIEF2: Validade convergente com o CHEXI/TEXI XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
2023/05/04 BRIEF-A: Síntese dos estudos de validação para a população portuguesa XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
2023/05/04 BRIEF2: Estudos com grupos especiais da população XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
2023/03/30 BRIEF2: Overview of reliability and validity studies IV CINEICC International Congress
CINEICC (Coimbra, Portugal)
2023/03/30 Psychometric properties of the Behavior Rating Inventory of Executive Function- Preschool Version (BRIEF-P) IV CINEICC International Congress
CINEICC (Coimbra, Portugal)
2023/03/30 Psychometric properties of the BRIEF2 Parent Form IV CINEICC International Congress
CINEICC (Coimbra, Portugal)
2023/03/30 BRIEF-A: Construct Validity IV CINEICC International Congress
CINEICC (Coimbra, Portugal)
2022/11/10 Avaliação da funções executivas na PHDA através do BRIEF-2 5º Congresso Nacional de PHDA: A PHDA ao longo da vida
Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (Porto, Portugal)
2022/09/10 Desenvolvimento Infantil: escalas de rastreio para professores I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07/22 O funcionamento executivo dos alunos com Dislexia de Desenvolvimento IV Congreso Internacional Engagement de los Alumnos en la escuela: Perspectivas Sociales y Psicológicas
Universidad de Cuenca (Cuenca, Espanha)
2022/07/22 Acordo entre informadores na avaliação das funções executivas IV Congreso Internacional Engagement de los Alumnos en la escuela: Perspectivas Sociales y Psicológicas
Universidad de Cuenca (Cuenca, Espanha)
2022/07/22 A influência de variáveis individuais e contextuais no funcionamento executivo de crianças e adolescentes IV Congreso Internacional Engagement de los Alumnos en la escuela: Perspectivas Sociales y Psicológicas
Universidad de Cuenca (Cuenca, Espanha)
2022/07/20 O funcionamento executivo dos alunos com Altas Capacidades IV Congreso Internacional Engagement de los Alumnos en la escuela: Perspectivas Sociales y Psicológicas
Universidad de Cuenca (Cuenca, Espanha)
2022/07/07 Avaliar, intervir e monitorizar: uma tarefa coletiva para a construção da escola inclusiva Seminário Boas práticas na educação- Região de Leiria: Educar, Inovar e Incluir
CIMRL (Leiria, Portugal)
2022/05/28 Sobredotação e Dupla Excecionalidade XV Congresso Internacional da ANEIS
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Braga, Portugal)
2022/04/26 Necessidades educativas: um princípio e múltiplas realidades Colóquio Necessidades Educativas Especiais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2020/11/11 Os desafios da gestão para a inclusão na educação de jovens e adultos IV CINTEDI. Congresso Internacional da Educação Inclusiva, V Jornada Brasileira Chilena de Educação Inclusiva: Construindo diálogos na educação inclusiva, acessibilidade, diversidade e direitos humanos
CINTEDI (online, Brasil)
2019/10/28 A intervenção precoce na Dislexia de Desenvolvimento: Sinais de alerta e estratégias promotoras do desenvolvimento da prontidão para a Leitura Diálogos sobre a Intervenção Precoce
ANIP (Coimbra, Portugal)
2019/10/10 O contributo da avaliação neuropsicológica no diagnóstico da PHDA 2º Congresso da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção
Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (Braga, Portugal)
2019/06/28 Diálogos a uma só voz: Neuropsicologia na clínica e saúde e aplicada aos contextos educativos Simpósio da OPP: Três especialidades de uma só psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto, Portugal)
2019/05/25 Translation and cultural adaptation of the Nijmegen Cochlear Implant Questionnaire into European Portuguese 14th Congress of the European Federations of Audiology Societies– EFAS
European Federations of Audiology Societies– EFAS (Lisboa, Portugal)
2019/05/24 Impact of cochlear implantation on quality of life – longitudinal study 14th Congress of the European Federations of Audiology Societies– EFAS
European Federations of Audiology Societies– EFAS (Lisbon, Portugal)
2019/05/22 Translation and cultural adaptation of The Hearing Impairment Impact – Significant Other Profile into European Portuguese 14th Congress of the European Federations of Audiology Societies– EFAS
European Federations of Audiology Societies– EFAS (Lisbon, Portugal)
2019/05/22 The impact of cochlear implantation on third-party hearing loss-related quality of life – longitudinal study with spouses 14th Congress of the European Federations of Audiology Societies– EFAS
European Federations of Audiology Societies– EFAS (Lisbon, Portugal)
2019/01/22 Recent trends in portuguese inclusive school policies Learning Exchange Visit, no âmbito do Proactive International Network for Newborns and young Children, Programme Erasmus +
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/01/22 Avaliação neuropsicológica na perturbação da aprendizagem específica Simpósio Internacional sobre Perturbações Específicas da Aprendizagem
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/09 PIPE-Prova de Identificação de Palavras Escritas: estudo exploratório da versão 3 X Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
2018/09 Funções executivas: trajectórias desenvolvimentais dos 5 aos 15 anos X Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
2018 Estudo da eficácia de um programa de treino de leitura para alunos com e sem dificuldades 1º Congresso do Programa de Doutoramento em Ciências de Educação da FPCEUC
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
2018 A predição do desempenho da leitura no 1º e 2ºanos: alterações no peso dos diferentes factores ao longo da trajectória escolar International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2018 Inclusão escolar de alunos com deficiência visual: Percepções dos professores de educação especial XIV Colóquio Internacional de Psicologia de Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
2018 Dilemas em torno da avaliação psicológica no domínio da sobredotação (Conferência plenária ) XIII Congresso Internacional da ANEIS: Altas Capacidades, Talento e Alto Rendimento
(Braga, Portugal)
2018 A avaliação psicológica nos domínios da sobredotação e dos talentos: paradoxos, problemas e soluções X Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
2018 Avanços e retrocessos nas políticas promotoras de uma escola inclusiva. (Conferência plenária) VI Congresso Ibérico de Educação Especial: Educação e Inclusão na Lusofonia
(Porto, Portugal)
2017 Estudantes com NEE no ensino superior. Comunicação apresentada Seminário Transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior Percursos e redes de suporte
UC (Coimbra, Portugal)
2017 Aconselhamento a pais e professores de crianças sobredotadas: Crenças, factos e práticas (conferência) Seminário Sobredotação: o quê, como e porquê
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 The Attention Deficit Hyperactivity disorder in school 19th Biennial ISATT Conference 2017 “Teaching Search and Research”
(Salamanca, Espanha)
2017 Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) em contexto escolar JOIN 2017 (II Encontro Internacional de JOvens Investigadores)
Universidade dos Açores (Ilha de S. Miguel, Portugal)
2017 A Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1º ciclo do ensino básico 2º Encontro do ENJIE
Universidade do Minho (Braga)
2017 Rendimento académico em disciplinas de desenho assistido por computador tridimensional e sua relação com as capacidades de raciocínio e assiduidade às aulas Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior- CNaPPES
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2017 Conhecimentos e lacunas dos professores acerca da PHDA XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento: Um estudo longitudinal XIV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Avaliação e Perfis Neuropsicológicos na Dislexia de Desenvolvimento Jornadas sobre Dislexia. Da Investigação à Prática Escolar
Hospital Privado do Algarve e Universidade do Algarve (Portugal)
2016 As grandes questões do aconselhamento no domínio da sobredotação e dos talentos (Conferência) Seminário "Sobredotação: desafios na identificação e na intervenção"
Associação para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Porto, Portugal)
2016 Duas décadas de investigação no domínio da sobredotação intelectual na Universidade de Coimbra: Velhas questões e novos desafios Congresso Internacional da ANEIS 2016: Saberes consolidados e desenvolvimentos promissores
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
2016 Sobredotação Intelectual: questões em torno da avaliação psicológica Congresso Internacional da ANEIS 2016: Saberes consolidados e desenvolvimentos promissores
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
2016 Fatores de risco na aprendizagem da leitura: dados de um estudo longitudinal 1ªs Jornadas Internacionais da Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e Centro de Formação Associação de Escolas de V. N. de Famalicão (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2016 Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
2016 BANC: Sensibilidade e especificidade no diagnóstico da Dislexia e PHDA 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
2016 A BANC na avaliação neuropsicológica de crianças e jovens com características de sobredotação intelectual 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
2016 Inclusão, quando o todo é maior que a soma das partes. Comunicação Seminário Educação na Inclusão
Departamento de Matemática da UC, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e Centro de Recursos para a Inclusão da APPACDM de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2013 Dislexia de desenvolvimento: avanços nos métodos de identificação, ambiguidades no diagnóstico, incertezas na intervenção Encontro Ser Psicólogo em Contexto Escolar
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2013 Dislexia de desenvolvimento: questões em torno dos métodos de sinalização e identificação III Encontro Formar crianças leitoras: bibliotecas escolares, leitura e currículo
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2013 Carvalho, A. Festas, I. & Pereira, M. A. M. (2013). A aprendizagem da leitura: fatores condicionadores e indicadores precoces do (in) sucesso III Encontro Formar crianças leitoras: bibliotecas escolares, leitura e currículo
Instituto Politécnico de Viseu & Plano Nacional de Leitura (Viseu, Portugal)
2013 Noise exclusion processing is impaired in developmental dyslexia: an eye movement study Congresso da Sociedade Portuguesa de Neurociências
Sociedade Portuguesa de Neurociências (Luso, Portugal)
2013 A dislexia na idade adulta Conferência Internacional para a Inclusão- INCLUDET
Instituto Politécnico de Leira (Leiria, Portugal)
2013 Sobredotação e talento: conceito (s) e sinais precoces de identificação 4º Encontro de Neurodesenvolvimento da Cova da Beira
Unidade de Desenvolvimento e Pediatria do Centro Hospitalar da Cova da Beira, EPE (Covilhã, Portugal)
2013 Early predictors of Dyslexia in Portuguese children: a longitudinal study 18th European Conference on Reading
New Challenges Literacies (Jonkoping, Sweden, , Suécia)
2013 Suporte social e stress parental na inclusão III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade
Pró-inclusão, Associação Nacional de Professores de Educação Especial (Almada, Portugal)
2013 Em busca de um paradigma para a sobredotação: Desafios para a investigação e intervenção Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013 Preditores de aprendizagem da leitura: um estudo longitudinal do jardim de infância ao final do 1º ano de escolaridade 9º Encontro Nacional e 7º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 Consulta Psico-educacional e pais e professores de crianças com características de sobredotação Seminário Abordagens á sobredotação
Associação de Professores de Educação e Comunicação Visual (Lisboa, Portugal)
2012 Novas e velhas questões em torno da avaliação psicológica das crianças com características de sobredotação 2º Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação e práticas inclusivas promotoras de talentos
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Torres Vedras, Portugal)
2012 Crianças com características de sobredotação intelectual e síndrome de Asperger: análise diferencial 2º Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação e práticas inclusivas promotoras de talentos
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Torres Vedras, Portugal)
2012 Sobredotação: definição, caracterização, avaliação e intervenção 2º Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação e práticas inclusivas promotoras de talentos
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Torres Vedras, Portugal)
2011 Procedimentos formais da avaliação da leitura na dislexia de desenvolvimento: Estudo com a PAL - 22 VIII Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 Avaliação psicológica na sinalização precoce da dislexia de desenvolvimento Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 Visual perception in children with dyslexia: a study of eye-mouvements Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 Dislexia de desenvolvimento: Estudo com a Bateria de avaliação neuropsicológica de Coimbra (BANC) Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 A avaliação psicológica da dislexia na idade adulta Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Desenvolvimento, estudos de validade e normalização para a população portuguesa Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 Clarificando o conceito de criatividade na sobredotação Seminário Sobredotação: perspetivas, percursos e desafios
Direção Regional de Educação da Madeira (Funchal, Portugal)
2011 Consulta Psico-educacional a pais e professores de alunos sobredotados Seminário Sobredotação: perspetivas, percursos e desafios
Direção Regional de Educação da Madeira (Funchal, Portugal)
2010 O perfil neuropsicológico de uma amostra de crianças intelectualmente sobredotadas: Estudos com a BANC (Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra). Simpósio da Sociedade Portuguesa de Psicologia
Sociedade Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
2010 Precursores desenvolvimentais das dificuldades de aprendizagem: caracterização da anamnese de uma amostra de crianças com DA II Congreso Internacional de convivencia escolar: variables psicologicas y educativas implicadas
Universidade de Almeria (Almeria, Espanha)
2010 Dislexia em estudantes do ensino superior: alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de Leiria II Congreso Internacional de convivencia escolar: variables psicologicas y educativas implicadas
Universidade de Almeria (Almeria, Espanha)
2010 Controvérsias em torno da identificação das crianças sobredotadas: caracterização de uma amostra clínica I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010 Avaliação neuropsicológica das crianças sobredotadas: codificação versus transformação da informação VI Congreso IberoAmericano de Psicología
Universidade de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2010 Sobredotação: a pluralidade no conceito e na intervenção Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação, perspectivas actuais e desafios para o futuro
ANEIS & Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2010 Dinâmicas de mudança na Delegação de Coimbra da ANEIS: Reflexão sobre os percursos de crescimento concretizados e os reptos que se colocam à Delegação na actualidade Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação, perspectivas actuais e desafios para o futuro
ANEIS & Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2010 A singularidade do Aconselhamento psicológico nas necessidades educativas especiais Curso de Verão Promoção da inclusão: desafios à escola e à comunidade
Universidade de Coimbra & Universidade Autónoma de Madrid (Coimbra, Portugal)
2009 Alunos sobredotados na família e na escola: Factores de risco e a convergência necessária Congresso "Sobredotação em Portugal: dez anos de contributos da ANEIS”
ANEIS (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2009 O papel da avaliação psicológica na antecipação escolar “International Conference Psychology in Education: Practices, training and research”
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 Crianças sobredotadas: Questões em torno da identificação e do aconselhamento psicológico e educativo VIII Seminário sobre a criança e o adolescente: O (des)aprender
Equipa do Psiquiatria Infantil do Hospital São Teotónio de Viseu (Viseu, Portugal)
2008 A avaliação psicológica para a entrada antecipada na escola VII Congresso da ANEIS Excelência Potencial e Desempenho
ANEIS & Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2008 As singularidades do aconselhamento psicológico no domínio da sobredotação VII Congresso da ANEIS Excelência Potencial e Desempenho, organizado pela ANEIS
ANEIS & Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2008 Avanços e retrocessos na implementação de um programa de enriquecimento VII Congresso da ANEIS Excelência Potencial e Desempenho.
ANEIS & Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2008 Aceleração escolar: Contributos da avaliação psicológica para a identificação da precocidade V Congreso Internacional de Psicología y Educación:”Los retos del futuro"
Universidade de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2008 Teste de Avaliação e de Precisão da Leitura: o Rei 7º Encontro Nacional e 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2008 A precocidade enquanto indicador de sobredotação: Avaliação e aplicação International conference on excellence and superior performance
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2008 Criatividade e afectividade nas artes visuais IV Encontro das áreas artísticas na educação
Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2007 Crianças e jovens sobredotados: factores de risco e de protecção
(Portugal)
2007 Avanços e retrocessos nas políticas promotoras de uma escola inclusiva
(Portugal)
2007 Família e sobredotação: Duas faces da mesma moeda ou duas moedas com a mesma face I Congresso Internacional Intervenção com crianças, jovens e famílias
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007 Desafiando o oráculo: O pensamento criativo em crianças e adolescentes sobredotados Seminário Internacional Criatividade e sobredotação: Conceitos, contextos e práticas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007 Coimbra Neuropsychological Test Battery: Exploratory and confirmatory factor analysis “2th International Conference: Psychological Assessment”
European Association of Psychological Assessment (Thessaloniki, Grécia)
2007 A Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Estudo de validação num grupo de crianças com problemas de aprendizagem escolar XII Seminário de Desenvolvimento
Centro de Desenvolvimento e Neurologia Pediátrica do Centro Hospitalar de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2007 Que criatividade(s) na(s) escola (s) para desenvolver o potencial criativo dos alunos sobredotados? V Encontro Nacional das Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Funchal, Portugal)
2007 Counseling students with special needs Congresso Internacional Counseling Psychology at the crossroads: a conference on current research and future directions
Centro de Psicopedagogia e Instituto de Psicologia Cognitiva (Coimbra, Portugal)
2007 Metacognição e criatividade na educação visual e tecnológica. Transferência dos processos de aprendizagem X Congresso Internacional e Multidisciplinar “Igualdade para todos: Contributos da educação e da psicologia"
Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2006 Aprendizagens académicas dos alunos sobredotados: Problemas e soluções
(Portugal)
2006 O mito da eminência futura: Um estudo longitudinal com crianças intelectualmente sobredotadas
(Portugal)
2006 A avaliação das funções executivas com a Torre de Londres: Potencialidades e limites VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Sociedade Portuguesa de Psicologia (Évora, Portugal)
2006 Relações familiares: Vinculação, práticas educativas e envolvimento na escola Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência
(Coimbra, Portugal)
2006 A avaliação da inteligência na idade pré-escolar: O que podemos e o que não podemos esperar dos testes. Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”
ANEIS (Coimbra, Portugal)
2006 Compreender e estimular as diferenças: Programa da ANEIS de Coimbra em 2006/07 Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação & Centro de Psicopedagogia da UC (Coimbra, Portugal)
2006 Projecto MCETA (Metacognição e criatividade na educação visual e tecnológica: Transicionalidade dos processos de aprendizagem Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação & Centro de Psicopedagogia da UC (Coimbra, Portugal)
2005 Educação e desenvolvimento dos alunos sobredotados: Factores de risco e resiliência
(Portugal)
2005 Sinalização e intervenção precoces nas dificuldades da prendizagem da leitura
(Portugal)
2005 Sinalização e intervenção precoces nas dificuldades da prendizagem da leitura
(Portugal)
2005 Estórias de meninos que não sabem ler: papirofobia ou dislexia?
(Portugal)
2005 Parâmetros neurobiológicos da inteligência: Potencialidades e limites
(Portugal)
2005 Crónicas da Delegação de Coimbra da ANEIS: Reflexão das potencialidades das propostas educativas dinamizadas desde 2001 à actualidade V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação
ANEIS e Câmara Municipal de Albufeira (Albufeira, Portugal)
2005 Funções executivas: uma nova modalidade de avaliação do comportamento inteligente? V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação”
ANEIS e Câmara Municipal de Albufeira (Albufeira, Portugal)
2005 Contextos familiares das crianças sobredotadas: Risco e resiliência Simpósio internacional e interdisciplinar: Transições ao longo da vida: família, escola, trabalho e saúde
Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2005 Fragilidades na sobredotação: As competências sociais e os problemas de comportamento descritos pelos pais e professores V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação
ANEIS (Albufeira, Portugal)
2004 Bons leitores e Maus leitores: O que faz a diferença?
(Portugal)
2004 Crianças sobredotadas: estimular a diferença para promover a igualdade
(Portugal)
2004 O enriquecimento na Delegação de Coimbra da ANEIS: Aposta na diversidade
(Portugal)
2004 Dislexia ou dislexias?
(Portugal)
2004 Sobredotação: Um novo tópico nas necessidades educativas especiais-factores de risco e factores de protecção
(Portugal)
2004 Estudos exploratórios com a Torre de Londres 10ª Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2003 Avaliação psicológica na sobredotação
(Portugal)
2003 Estudos com a WISC-III: Crianças sobredotadas e crianças com dificuldades de aprendizagem
(Portugal)
2003 Aprender a criatividade IV Congresso Anual da ANEIS
ANEIS e Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2003 Alunos sobredotados numa escola inclusiva: Que desafios? 1.º Seminário regional de educação especial da Região Autónoma da Madeira
Secretaria Regional de Educação da Madeira (Funchal, Portugal)
2003 Desarollando la creatividad Congresso internacional de creatividad & VI Encontro de professores e investigadores en el campo de la creatividad y la innovación
(La Manga, Espanha)
2002 Tendências actuais da intervenção psicológica: Os programas com suporte empírico
(Portugal)
2002 Um exemplo de práticas educativas: A aceleração
(Portugal)
2002 Ensaios para a validação empírica de um programa de intervenção com crianças sobredotadas
(Portugal)
2002 Estudos com a WISC-III numa amostra de crianças sobredotadas
(Portugal)
2001 Crianças com necessidades educativas especiais
(Portugal)
2001 Dislexia ou dislexias: O diagnóstico diferencial e as intervenções
(Portugal)
2001 Reconhecer a diferença para promover a igualdade: Uma aposta da delegação de Coimbra
(Portugal)
2000 A criatividade como elemento de caracterização da sobredotação
(Portugal)
2000 Sobredotação: Um conceito plural
(Portugal)
2000 Sobredotados: Que sucesso escolar?
(Portugal)
2000 Sobredotação: Uma identidade plural
(Portugal)
2000 Sobredotação criativa versus sobredotação intelectual
(Portugal)
2000 Identificar e apoiar a sobredotação
(Portugal)
2000 A estabilidade dos problemas de comportamento em crianças portuguesas. 1.º Simpósio do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra: Problemas emocionais e comportamento anti-social
Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra (oimbra, Portugal)
2000 O impacto da antecipação escolar na criança, na família e na escola: Estudo longitudinal 1.º Congresso hispano-português de psicologia
Universidade de Santiago de Compostela e Universidade do Minho (Santiago de Compostela, Espanha)
2000 A entrada antecipada no 1.º ciclo: Estudo longitudinal 1.º Congresso Nacional da ANEIS
ANEIS e Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2000 Potencialidades e limites da observação do comportamento na situação de teste: O uso de GATSB no contexto do exame com a WISC III VIII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos
(Belo Horizonte, Brasil)
1999 Distúrbios de aprendizagem e desempenho escolar. Comemorações 1º centenário da escola secundária Emídio Navarro
Câmara Municipal de Viseu (Viseu, Portugal)
1999 Sobredotação: Organização de apoios e formas de atendimento
(Portugal)
1999 Distúrbios de aprendizagem e desempenho escolar
(Portugal)
1999 Dificuldades de aprendizagem ou problemas de aprendizagem?
(Portugal)
1999 A criatividade como elemento de caracterização de sobredotação: Conceito e avaliação
(Portugal)
1999 Creative thinking assessment.
(Grécia)
1999 Sobredotação ou Sobredotações?
(Portugal)
1999 Processos de sinalização e identificação da criança sobredotada: Contributo dos pais, professores e psicólogos.
(Portugal)
1999 Gifted IQ children: Characterising studies
(Portugal)
1999 Dimensões cognitivas, emocionais e sociais da sobredotação: Resultados de uma investigação efectuada no distrito de Coimbra.
(Portugal)
1999 Processos de sinalização e identificação das crianças sobredotadas
(Portugal)
1999 Apresentação da Escala de Inteligência de Wechsler (WISC- III): Estudos a realizar no âmbito da aferição nacional; potencialidades e limites. Seminário "Sobredotação: Confluência da família e da escola"
ANEIS e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
1999 WISC III: Estudos portugueses no âmbito da análise dos itens VII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos & IV Amostra de provas psicológicas em Portugal
(Braga, Portugal)
1998 Avaliação Intelectual da criança sobredotada
(Portugal)
1998 A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III 4º Congresso Galaico-Português
Universidade do Minho e Universidade da Coruna (Braga, Portugal)
1997 Indicadores de desenvolvimento na sobredotação intelectual
(Portugal)
1997 Crianças sobredotadas, estratégias metodológicas de identificação e caracterização do seu potencial cognitivo
(Portugal)
1996 O aluno com capacidades excepcionais
(Portugal)
1996 Indicadores precoces de desenvolvimento na sobredotação intelectual
(Portugal)
1996 entrada antecipada de crianças na escola: Considerações em torno da avaliação psicológica 2º Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruna (Braga, Portugal)
1995 A criança sobredotada: delimitação de conceitos
(Portugal)
1995 A psicopedagogia do aluno sobredotado
(Portugal)
1994 Deixem-me avançar. Não me façam esperar!
(Portugal)
1993 Dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar: O diagnóstico diferencial
(Portugal)
1993 Aspectos psicossociais da epilepsia: caracterização de algumas variáveis comportamentais nas mães das crianças epiléticas
(Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - 2017 A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança na área de esp. em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2015 Avaliação neuropsicológica da dislexia de desenvolvimento através da BANC e outras medidas neurocognitivas
Orientador
Doutoramento em Psicologia, na especialidade em Neuropsicologia (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2015 Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento
Orientador
Doutoramento em Psicologia na área de especialização de Psicologia do Desenvolvimento (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2013 Deficiência, família (s) e suporte social: Contextos e trajectórias de desenvolvimento para a inclusão
Orientador
Doutoramento em Psicologia, especialidade em Reabilitação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2007 - 2010 Metacognição, criatividade e emoção na educação visual e tecnológica: contributos e orientações para a formação de alunos com sucesso
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2004 - 2007 Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: Atitudes dos educadores de infância e dos professores do 1º ciclo do ensino básico, na Região Autónoma dos Açores
Orientador
Doutoramento Ciências da Educação - Necessidades Educativas Especiais (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
Distinções

Outra distinção

1995 Publicação de livro
Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica, Portugal