Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marcelino Arménio Martins Pereira
Nomes de citação
- Pereira, M. A. M. ou Pereira, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 701A-C540-5CFE
- ORCID iD
- 0000-0002-1468-2124
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1998
Concluído
|
Doutoramento em Psicologia - Psicologia da Reabilitação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Crianças sobredotadas: estudos de caracterização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e louvor por unanimidade |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/06 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
1998/10 - 2007/05 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
1990/07 - 1998/09 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
1987/06 - 1990/06 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Coordenador do Mestrado Integrado em Psicologia | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - 2024/09/03 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2014 | Diretor do CPSC | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/04 - 2014/09 | A visual view on the reading deficit in dyslexia
PTDC/SAU-NSC/113471/2009
Investigador
Universidade de Coimbra - Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem (IBILI/FM/UC), Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2014 | Impacto dos estados emocionais sobre o desempenho criativo
-
Investigador
|
Concluído
|
2001 - 2006 | Adaptação e estandardização de testes neuropsicológicos: Estudos normativos e de validade
35410/PSI/2000
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
1998 - 2001 | Adaptação e aferição das Escalas de Inteligência WPPSI-R e WISC-III para a população portuguesa
PRAXIS/PCSH/PSI/91/96
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10/03 | Contributos da WISC-V para a compreensão do perfil intelectual na PHDA | 7º Congresso Nacional da PHDA
Sociedade Portuguesa do Défice de Atenção (Braga, Portugal)
|
2024/10/03 | A BANC na PHDA: Potencialidades e limitações | 7º Congresso Nacional da PHDA
Sociedade Portuguesa do Défice de Atenção (Braga, Portugal)
|
2024/10/03 | BRIEF2 e vulnerabilidades do funcionamento executivo da PHDA: Análise diferencial e suas implicações | 7º Congresso Nacional da PHDA
Sociedade Portuguesa do Défice de Atenção (Braga, Portugal)
|
2024/09/26 | A WISC-V em populações clínicas: uma revisão sobre a sua validade e precisão diagnóstica. | XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia/6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Associação Ibero-Americana de Psicologia e Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/26 | BRIEF2: Estudos de Caraterização do funcionamento executivo em quatro grupos clínicos | XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia/6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Associação Ibero-Americana de Psicologia e Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/07/18 | Contributos para a educação inclusiva: adaptação e validação de instrumentos para o modelo de rastreio universal dos problemas de aprendizagem no contexto do ensino primário em Angola | 4th Porto International Conference on Research in Education
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/07/17 | As políticas educativas inclusivas no Brasil para o ensino dos mais capazes | 4th Porto International Conference on Research Education
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/07/10 | Contributions to inclusive education in Angola: from instrument validation to universal screening. | 10th International Conference on lifelong education and leadership for all- ICLEL
ICLEL (Budapest, Hungria)
|
2024/07/04 | Neurocognitive functioning of children and adolescents with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder | Global Neuropsychology Congress
Global Neuropsychology (Oporto, Portugal)
|
2024/07/04 | Behavior Rating Inventory of Executive Function- Adult Version (BRIEF-A): Validation study in a fibromyalgia sample | Global Neuropsychology Congress
ASSBI (Oporto, Portugal)
|
2024/06/14 | Overview of Brazilian and Portuguese Inclusive Education: Regulation and Framework for Students with High Abilities in the Basic Education System | The International Academic Forum, The Paris Conference on Education (PCE2024)
The International Academic Forum (Paris, França)
|
2024/05/27 | Inclusão dos alunos com Necessidades Especiais no ensino superior | V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação
CILME (Porto, Portugal)
|
2024/05/05 | Ensaio para a implementação do rastreio universal das dificuldades na aprendizagem | XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
|
2023/07/08 | Inclusive education practices: from universal screening to intervention | 9th International Conference on Lifelong Education and Leadership for All- ICLEL
ICLEL (Coimbra, Portugal)
|
2023/05/13 | Avaliação Neuropsicológica nas Altas Capacidades e Sobredotação: Implicações na educação e no desenvolvimento | XVI Congresso Internacional da ANEIS: Inclusão e Diversidade na Sobredotação
ANEIS (Penafiel, Portugal)
|
2023/05/04 | Acordo entre avaliadores na versão portuguesa do BRIEF-P-Inventário de Avaliação Comportamental das Funções Executivas, Versão Pré-escolar | XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
|
2023/05/04 | BRIEF2: Associações com testes de desempenho | XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
|
2023/05/04 | BRIEF2: Validade convergente com o CHEXI/TEXI | XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
|
2023/05/04 | BRIEF-A: Síntese dos estudos de validação para a população portuguesa | XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
|
2023/05/04 | BRIEF2: Estudos com grupos especiais da população | XVI Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica
AIDAP/AIDEP (Faro, Portugal)
|
2023/03/30 | BRIEF2: Overview of reliability and validity studies | IV CINEICC International Congress
CINEICC (Coimbra, Portugal)
|
2023/03/30 | Psychometric properties of the Behavior Rating Inventory of Executive Function- Preschool Version (BRIEF-P) | IV CINEICC International Congress
CINEICC (Coimbra, Portugal)
|
2023/03/30 | Psychometric properties of the BRIEF2 Parent Form | IV CINEICC International Congress
CINEICC (Coimbra, Portugal)
|
2023/03/30 | BRIEF-A: Construct Validity | IV CINEICC International Congress
CINEICC (Coimbra, Portugal)
|
2022/11/10 | Avaliação da funções executivas na PHDA através do BRIEF-2 | 5º Congresso Nacional de PHDA: A PHDA ao longo da vida
Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (Porto, Portugal)
|
2022/09/10 | Desenvolvimento Infantil: escalas de rastreio para professores | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/07/22 | O funcionamento executivo dos alunos com Dislexia de Desenvolvimento | IV Congreso Internacional Engagement de los Alumnos en la escuela: Perspectivas Sociales y Psicológicas
Universidad de Cuenca (Cuenca, Espanha)
|
2022/07/22 | Acordo entre informadores na avaliação das funções executivas | IV Congreso Internacional Engagement de los Alumnos en la escuela: Perspectivas Sociales y Psicológicas
Universidad de Cuenca (Cuenca, Espanha)
|
2022/07/22 | A influência de variáveis individuais e contextuais no funcionamento executivo de crianças e adolescentes | IV Congreso Internacional Engagement de los Alumnos en la escuela: Perspectivas Sociales y Psicológicas
Universidad de Cuenca (Cuenca, Espanha)
|
2022/07/20 | O funcionamento executivo dos alunos com Altas Capacidades | IV Congreso Internacional Engagement de los Alumnos en la escuela: Perspectivas Sociales y Psicológicas
Universidad de Cuenca (Cuenca, Espanha)
|
2022/07/07 | Avaliar, intervir e monitorizar: uma tarefa coletiva para a construção da escola inclusiva | Seminário Boas práticas na educação- Região de Leiria: Educar, Inovar e Incluir
CIMRL (Leiria, Portugal)
|
2022/05/28 | Sobredotação e Dupla Excecionalidade | XV Congresso Internacional da ANEIS
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Braga, Portugal)
|
2022/04/26 | Necessidades educativas: um princípio e múltiplas realidades | Colóquio Necessidades Educativas Especiais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2020/11/11 | Os desafios da gestão para a inclusão na educação de jovens e adultos | IV CINTEDI. Congresso Internacional da Educação Inclusiva, V Jornada Brasileira Chilena de Educação Inclusiva: Construindo
diálogos na educação inclusiva, acessibilidade, diversidade e direitos humanos
CINTEDI (online, Brasil)
|
2019/10/28 | A intervenção precoce na Dislexia de Desenvolvimento: Sinais de alerta e estratégias promotoras do desenvolvimento da prontidão para a Leitura | Diálogos sobre a Intervenção Precoce
ANIP (Coimbra, Portugal)
|
2019/10/10 | O contributo da avaliação neuropsicológica no diagnóstico da PHDA | 2º Congresso da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção
Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (Braga, Portugal)
|
2019/06/28 | Diálogos a uma só voz: Neuropsicologia na clínica e saúde e aplicada aos contextos educativos | Simpósio da OPP: Três especialidades de uma só psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto, Portugal)
|
2019/05/25 | Translation and cultural adaptation of the Nijmegen Cochlear Implant Questionnaire into European Portuguese | 14th Congress of the European Federations of Audiology Societies– EFAS
European Federations of Audiology Societies– EFAS (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/24 | Impact of cochlear implantation on quality of life – longitudinal study | 14th Congress of the European Federations of Audiology Societies– EFAS
European Federations of Audiology Societies– EFAS (Lisbon, Portugal)
|
2019/05/22 | Translation and cultural adaptation of The Hearing Impairment Impact – Significant Other Profile into European Portuguese | 14th Congress of the European Federations of Audiology Societies– EFAS
European Federations of Audiology Societies– EFAS (Lisbon, Portugal)
|
2019/05/22 | The impact of cochlear implantation on third-party hearing loss-related quality of life – longitudinal study with spouses | 14th Congress of the European Federations of Audiology Societies– EFAS
European Federations of Audiology Societies– EFAS (Lisbon, Portugal)
|
2019/01/22 | Recent trends in portuguese inclusive school policies | Learning Exchange Visit, no âmbito do Proactive International Network for Newborns and young Children, Programme Erasmus +
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/01/22 | Avaliação neuropsicológica na perturbação da aprendizagem específica | Simpósio Internacional sobre Perturbações Específicas da Aprendizagem
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2018/09 | PIPE-Prova de Identificação de Palavras Escritas: estudo exploratório da versão 3 | X Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
|
2018/09 | Funções executivas: trajectórias desenvolvimentais dos 5 aos 15 anos | X Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Estudo da eficácia de um programa de treino de leitura para alunos com e sem dificuldades | 1º Congresso do Programa de Doutoramento em Ciências de Educação da FPCEUC
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
|
2018 | A predição do desempenho da leitura no 1º e 2ºanos: alterações no peso dos diferentes factores ao longo da trajectória escolar | International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
|
2018 | Inclusão escolar de alunos com deficiência visual: Percepções dos professores de educação especial | XIV Colóquio Internacional de Psicologia de Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Dilemas em torno da avaliação psicológica no domínio da sobredotação (Conferência plenária ) | XIII Congresso Internacional da ANEIS: Altas Capacidades, Talento e Alto Rendimento
(Braga, Portugal)
|
2018 | A avaliação psicológica nos domínios da sobredotação e dos talentos: paradoxos, problemas e soluções | X Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Avanços e retrocessos nas políticas promotoras de uma escola inclusiva. (Conferência plenária) | VI Congresso Ibérico de Educação Especial: Educação e Inclusão na Lusofonia
(Porto, Portugal)
|
2017 | Estudantes com NEE no ensino superior. Comunicação apresentada Seminário Transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior | Percursos e redes de suporte
UC (Coimbra, Portugal)
|
2017 | Aconselhamento a pais e professores de crianças sobredotadas: Crenças, factos e práticas (conferência) | Seminário Sobredotação: o quê, como e porquê
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | The Attention Deficit Hyperactivity disorder in school | 19th Biennial ISATT Conference 2017 “Teaching Search and Research”
(Salamanca, Espanha)
|
2017 | Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) em contexto escolar | JOIN 2017 (II Encontro Internacional de JOvens Investigadores)
Universidade dos Açores (Ilha de S. Miguel, Portugal)
|
2017 | A Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1º ciclo do ensino básico | 2º Encontro do ENJIE
Universidade do Minho (Braga)
|
2017 | Rendimento académico em disciplinas de desenho assistido por computador tridimensional e sua relação com as capacidades de raciocínio e assiduidade às aulas | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior- CNaPPES
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2017 | Conhecimentos e lacunas dos professores acerca da PHDA | XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento: Um estudo longitudinal | XIV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Avaliação e Perfis Neuropsicológicos na Dislexia de Desenvolvimento | Jornadas sobre Dislexia. Da Investigação à Prática Escolar
Hospital Privado do Algarve e Universidade do Algarve (Portugal)
|
2016 | As grandes questões do aconselhamento no domínio da sobredotação e dos talentos (Conferência) | Seminário "Sobredotação: desafios na identificação e na intervenção"
Associação para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Porto, Portugal)
|
2016 | Duas décadas de investigação no domínio da sobredotação intelectual na Universidade de Coimbra: Velhas questões e novos desafios | Congresso Internacional da ANEIS 2016: Saberes consolidados e desenvolvimentos promissores
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Sobredotação Intelectual: questões em torno da avaliação psicológica | Congresso Internacional da ANEIS 2016: Saberes consolidados e desenvolvimentos promissores
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Fatores de risco na aprendizagem da leitura: dados de um estudo longitudinal | 1ªs Jornadas Internacionais da Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e Centro de Formação Associação de Escolas de V. N. de Famalicão (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2016 | Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
|
2016 | BANC: Sensibilidade e especificidade no diagnóstico da Dislexia e PHDA | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
|
2016 | A BANC na avaliação neuropsicológica de crianças e jovens com características de sobredotação intelectual | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
|
2016 | Inclusão, quando o todo é maior que a soma das partes. Comunicação | Seminário Educação na Inclusão
Departamento de Matemática da UC, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e Centro de Recursos para a Inclusão
da APPACDM de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2013 | Dislexia de desenvolvimento: avanços nos métodos de identificação, ambiguidades no diagnóstico, incertezas na intervenção | Encontro Ser Psicólogo em Contexto Escolar
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2013 | Dislexia de desenvolvimento: questões em torno dos métodos de sinalização e identificação | III Encontro Formar crianças leitoras: bibliotecas escolares, leitura e currículo
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2013 | Carvalho, A. Festas, I. & Pereira, M. A. M. (2013). A aprendizagem da leitura: fatores condicionadores e indicadores precoces do (in) sucesso | III Encontro Formar crianças leitoras: bibliotecas escolares, leitura e currículo
Instituto Politécnico de Viseu & Plano Nacional de Leitura (Viseu, Portugal)
|
2013 | Noise exclusion processing is impaired in developmental dyslexia: an eye movement study | Congresso da Sociedade Portuguesa de Neurociências
Sociedade Portuguesa de Neurociências (Luso, Portugal)
|
2013 | A dislexia na idade adulta | Conferência Internacional para a Inclusão- INCLUDET
Instituto Politécnico de Leira (Leiria, Portugal)
|
2013 | Sobredotação e talento: conceito (s) e sinais precoces de identificação | 4º Encontro de Neurodesenvolvimento da Cova da Beira
Unidade de Desenvolvimento e Pediatria do Centro Hospitalar da Cova da Beira, EPE (Covilhã, Portugal)
|
2013 | Early predictors of Dyslexia in Portuguese children: a longitudinal study | 18th European Conference on Reading
New Challenges Literacies (Jonkoping, Sweden, , Suécia)
|
2013 | Suporte social e stress parental na inclusão | III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade
Pró-inclusão, Associação Nacional de Professores de Educação Especial (Almada, Portugal)
|
2013 | Em busca de um paradigma para a sobredotação: Desafios para a investigação e intervenção | Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade
do Porto (Porto, Portugal)
|
2013 | Preditores de aprendizagem da leitura: um estudo longitudinal do jardim de infância ao final do 1º ano de escolaridade | 9º Encontro Nacional e 7º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Consulta Psico-educacional e pais e professores de crianças com características de sobredotação | Seminário Abordagens á sobredotação
Associação de Professores de Educação e Comunicação Visual (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Novas e velhas questões em torno da avaliação psicológica das crianças com características de sobredotação | 2º Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação e práticas inclusivas promotoras de talentos
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Torres Vedras, Portugal)
|
2012 | Crianças com características de sobredotação intelectual e síndrome de Asperger: análise diferencial | 2º Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação e práticas inclusivas promotoras de talentos
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Torres Vedras, Portugal)
|
2012 | Sobredotação: definição, caracterização, avaliação e intervenção | 2º Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação e práticas inclusivas promotoras de talentos
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (Torres Vedras, Portugal)
|
2011 | Procedimentos formais da avaliação da leitura na dislexia de desenvolvimento: Estudo com a PAL - 22 | VIII Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Avaliação psicológica na sinalização precoce da dislexia de desenvolvimento | Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Visual perception in children with dyslexia: a study of eye-mouvements | Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Dislexia de desenvolvimento: Estudo com a Bateria de avaliação neuropsicológica de Coimbra (BANC) | Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | A avaliação psicológica da dislexia na idade adulta | Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Desenvolvimento, estudos de validade e normalização para a população portuguesa | Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Clarificando o conceito de criatividade na sobredotação | Seminário Sobredotação: perspetivas, percursos e desafios
Direção Regional de Educação da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2011 | Consulta Psico-educacional a pais e professores de alunos sobredotados | Seminário Sobredotação: perspetivas, percursos e desafios
Direção Regional de Educação da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2010 | O perfil neuropsicológico de uma amostra de crianças intelectualmente sobredotadas: Estudos com a BANC (Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra). | Simpósio da Sociedade Portuguesa de Psicologia
Sociedade Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
|
2010 | Precursores desenvolvimentais das dificuldades de aprendizagem: caracterização da anamnese de uma amostra de crianças com DA | II Congreso Internacional de convivencia escolar: variables psicologicas y educativas implicadas
Universidade de Almeria (Almeria, Espanha)
|
2010 | Dislexia em estudantes do ensino superior: alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de Leiria | II Congreso Internacional de convivencia escolar: variables psicologicas y educativas implicadas
Universidade de Almeria (Almeria, Espanha)
|
2010 | Controvérsias em torno da identificação das crianças sobredotadas: caracterização de uma amostra clínica | I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010 | Avaliação neuropsicológica das crianças sobredotadas: codificação versus transformação da informação | VI Congreso IberoAmericano de Psicología
Universidade de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
2010 | Sobredotação: a pluralidade no conceito e na intervenção | Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação, perspectivas actuais e desafios para o futuro
ANEIS & Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2010 | Dinâmicas de mudança na Delegação de Coimbra da ANEIS: Reflexão sobre os percursos de crescimento concretizados e os reptos que se colocam à Delegação na actualidade | Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação, perspectivas actuais e desafios para o futuro
ANEIS & Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2010 | A singularidade do Aconselhamento psicológico nas necessidades educativas especiais | Curso de Verão Promoção da inclusão: desafios à escola e à comunidade
Universidade de Coimbra & Universidade Autónoma de Madrid (Coimbra, Portugal)
|
2009 | Alunos sobredotados na família e na escola: Factores de risco e a convergência necessária | Congresso "Sobredotação em Portugal: dez anos de contributos da ANEIS”
ANEIS (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2009 | O papel da avaliação psicológica na antecipação escolar | “International Conference Psychology in Education: Practices, training and research”
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2009 | Crianças sobredotadas: Questões em torno da identificação e do aconselhamento psicológico e educativo | VIII Seminário sobre a criança e o adolescente: O (des)aprender
Equipa do Psiquiatria Infantil do Hospital São Teotónio de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2008 | A avaliação psicológica para a entrada antecipada na escola | VII Congresso da ANEIS Excelência Potencial e Desempenho
ANEIS & Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2008 | As singularidades do aconselhamento psicológico no domínio da sobredotação | VII Congresso da ANEIS Excelência Potencial e Desempenho, organizado pela ANEIS
ANEIS & Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2008 | Avanços e retrocessos na implementação de um programa de enriquecimento | VII Congresso da ANEIS Excelência Potencial e Desempenho.
ANEIS & Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2008 | Aceleração escolar: Contributos da avaliação psicológica para a identificação da precocidade | V Congreso Internacional de Psicología y Educación:”Los retos del futuro"
Universidade de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
2008 | Teste de Avaliação e de Precisão da Leitura: o Rei | 7º Encontro Nacional e 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | A precocidade enquanto indicador de sobredotação: Avaliação e aplicação | International conference on excellence and superior performance
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | Criatividade e afectividade nas artes visuais | IV Encontro das áreas artísticas na educação
Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2007 | Crianças e jovens sobredotados: factores de risco e de protecção |
(Portugal)
|
2007 | Avanços e retrocessos nas políticas promotoras de uma escola inclusiva |
(Portugal)
|
2007 | Família e sobredotação: Duas faces da mesma moeda ou duas moedas com a mesma face | I Congresso Internacional Intervenção com crianças, jovens e famílias
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007 | Desafiando o oráculo: O pensamento criativo em crianças e adolescentes sobredotados | Seminário Internacional Criatividade e sobredotação: Conceitos, contextos e práticas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007 | Coimbra Neuropsychological Test Battery: Exploratory and confirmatory factor analysis | “2th International Conference: Psychological Assessment”
European Association of Psychological Assessment (Thessaloniki, Grécia)
|
2007 | A Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Estudo de validação num grupo de crianças com problemas de aprendizagem escolar | XII Seminário de Desenvolvimento
Centro de Desenvolvimento e Neurologia Pediátrica do Centro Hospitalar de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2007 | Que criatividade(s) na(s) escola (s) para desenvolver o potencial criativo dos alunos sobredotados? | V Encontro Nacional das Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Funchal, Portugal)
|
2007 | Counseling students with special needs | Congresso Internacional Counseling Psychology at the crossroads: a conference on current research and future directions
Centro de Psicopedagogia e Instituto de Psicologia Cognitiva (Coimbra, Portugal)
|
2007 | Metacognição e criatividade na educação visual e tecnológica. Transferência dos processos de aprendizagem | X Congresso Internacional e Multidisciplinar “Igualdade para todos: Contributos da educação e da psicologia"
Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2006 | Aprendizagens académicas dos alunos sobredotados: Problemas e soluções |
(Portugal)
|
2006 | O mito da eminência futura: Um estudo longitudinal com crianças intelectualmente sobredotadas |
(Portugal)
|
2006 | A avaliação das funções executivas com a Torre de Londres: Potencialidades e limites | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Sociedade Portuguesa de Psicologia (Évora, Portugal)
|
2006 | Relações familiares: Vinculação, práticas educativas e envolvimento na escola | Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência
(Coimbra, Portugal)
|
2006 | A avaliação da inteligência na idade pré-escolar: O que podemos e o que não podemos esperar dos testes. | Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2006 | Compreender e estimular as diferenças: Programa da ANEIS de Coimbra em 2006/07 | Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação & Centro de Psicopedagogia da UC (Coimbra, Portugal)
|
2006 | Projecto MCETA (Metacognição e criatividade na educação visual e tecnológica: Transicionalidade dos processos de aprendizagem | Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação & Centro de Psicopedagogia da UC (Coimbra, Portugal)
|
2005 | Educação e desenvolvimento dos alunos sobredotados: Factores de risco e resiliência |
(Portugal)
|
2005 | Sinalização e intervenção precoces nas dificuldades da prendizagem da leitura |
(Portugal)
|
2005 | Sinalização e intervenção precoces nas dificuldades da prendizagem da leitura |
(Portugal)
|
2005 | Estórias de meninos que não sabem ler: papirofobia ou dislexia? |
(Portugal)
|
2005 | Parâmetros neurobiológicos da inteligência: Potencialidades e limites |
(Portugal)
|
2005 | Crónicas da Delegação de Coimbra da ANEIS: Reflexão das potencialidades das propostas educativas dinamizadas desde 2001 à actualidade | V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação
ANEIS e Câmara Municipal de Albufeira (Albufeira, Portugal)
|
2005 | Funções executivas: uma nova modalidade de avaliação do comportamento inteligente? | V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação”
ANEIS e Câmara Municipal de Albufeira (Albufeira, Portugal)
|
2005 | Contextos familiares das crianças sobredotadas: Risco e resiliência | Simpósio internacional e interdisciplinar: Transições ao longo da vida: família, escola, trabalho e saúde
Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2005 | Fragilidades na sobredotação: As competências sociais e os problemas de comportamento descritos pelos pais e professores | V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação
ANEIS (Albufeira, Portugal)
|
2004 | Bons leitores e Maus leitores: O que faz a diferença? |
(Portugal)
|
2004 | Crianças sobredotadas: estimular a diferença para promover a igualdade |
(Portugal)
|
2004 | O enriquecimento na Delegação de Coimbra da ANEIS: Aposta na diversidade |
(Portugal)
|
2004 | Dislexia ou dislexias? |
(Portugal)
|
2004 | Sobredotação: Um novo tópico nas necessidades educativas especiais-factores de risco e factores de protecção |
(Portugal)
|
2004 | Estudos exploratórios com a Torre de Londres | 10ª Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2003 | Avaliação psicológica na sobredotação |
(Portugal)
|
2003 | Estudos com a WISC-III: Crianças sobredotadas e crianças com dificuldades de aprendizagem |
(Portugal)
|
2003 | Aprender a criatividade | IV Congresso Anual da ANEIS
ANEIS e Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2003 | Alunos sobredotados numa escola inclusiva: Que desafios? | 1.º Seminário regional de educação especial da Região Autónoma da Madeira
Secretaria Regional de Educação da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2003 | Desarollando la creatividad | Congresso internacional de creatividad & VI Encontro de professores e investigadores en el campo de la creatividad y la innovación
(La Manga, Espanha)
|
2002 | Tendências actuais da intervenção psicológica: Os programas com suporte empírico |
(Portugal)
|
2002 | Um exemplo de práticas educativas: A aceleração |
(Portugal)
|
2002 | Ensaios para a validação empírica de um programa de intervenção com crianças sobredotadas |
(Portugal)
|
2002 | Estudos com a WISC-III numa amostra de crianças sobredotadas |
(Portugal)
|
2001 | Crianças com necessidades educativas especiais |
(Portugal)
|
2001 | Dislexia ou dislexias: O diagnóstico diferencial e as intervenções |
(Portugal)
|
2001 | Reconhecer a diferença para promover a igualdade: Uma aposta da delegação de Coimbra |
(Portugal)
|
2000 | A criatividade como elemento de caracterização da sobredotação |
(Portugal)
|
2000 | Sobredotação: Um conceito plural |
(Portugal)
|
2000 | Sobredotados: Que sucesso escolar? |
(Portugal)
|
2000 | Sobredotação: Uma identidade plural |
(Portugal)
|
2000 | Sobredotação criativa versus sobredotação intelectual |
(Portugal)
|
2000 | Identificar e apoiar a sobredotação |
(Portugal)
|
2000 | A estabilidade dos problemas de comportamento em crianças portuguesas. | 1.º Simpósio do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra: Problemas emocionais e comportamento anti-social
Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra (oimbra, Portugal)
|
2000 | O impacto da antecipação escolar na criança, na família e na escola: Estudo longitudinal | 1.º Congresso hispano-português de psicologia
Universidade de Santiago de Compostela e Universidade do Minho (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2000 | A entrada antecipada no 1.º ciclo: Estudo longitudinal | 1.º Congresso Nacional da ANEIS
ANEIS e Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2000 | Potencialidades e limites da observação do comportamento na situação de teste: O uso de GATSB no contexto do exame com a WISC III | VIII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos
(Belo Horizonte, Brasil)
|
1999 | Distúrbios de aprendizagem e desempenho escolar. | Comemorações 1º centenário da escola secundária Emídio Navarro
Câmara Municipal de Viseu (Viseu, Portugal)
|
1999 | Sobredotação: Organização de apoios e formas de atendimento |
(Portugal)
|
1999 | Distúrbios de aprendizagem e desempenho escolar |
(Portugal)
|
1999 | Dificuldades de aprendizagem ou problemas de aprendizagem? |
(Portugal)
|
1999 | A criatividade como elemento de caracterização de sobredotação: Conceito e avaliação |
(Portugal)
|
1999 | Creative thinking assessment. |
(Grécia)
|
1999 | Sobredotação ou Sobredotações? |
(Portugal)
|
1999 | Processos de sinalização e identificação da criança sobredotada: Contributo dos pais, professores e psicólogos. |
(Portugal)
|
1999 | Gifted IQ children: Characterising studies |
(Portugal)
|
1999 | Dimensões cognitivas, emocionais e sociais da sobredotação: Resultados de uma investigação efectuada no distrito de Coimbra. |
(Portugal)
|
1999 | Processos de sinalização e identificação das crianças sobredotadas |
(Portugal)
|
1999 | Apresentação da Escala de Inteligência de Wechsler (WISC- III): Estudos a realizar no âmbito da aferição nacional; potencialidades e limites. | Seminário "Sobredotação: Confluência da família e da escola"
ANEIS e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
|
1999 | WISC III: Estudos portugueses no âmbito da análise dos itens | VII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos & IV Amostra de provas psicológicas em Portugal
(Braga, Portugal)
|
1998 | Avaliação Intelectual da criança sobredotada |
(Portugal)
|
1998 | A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III | 4º Congresso Galaico-Português
Universidade do Minho e Universidade da Coruna (Braga, Portugal)
|
1997 | Indicadores de desenvolvimento na sobredotação intelectual |
(Portugal)
|
1997 | Crianças sobredotadas, estratégias metodológicas de identificação e caracterização do seu potencial cognitivo |
(Portugal)
|
1996 | O aluno com capacidades excepcionais |
(Portugal)
|
1996 | Indicadores precoces de desenvolvimento na sobredotação intelectual |
(Portugal)
|
1996 | entrada antecipada de crianças na escola: Considerações em torno da avaliação psicológica | 2º Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruna (Braga, Portugal)
|
1995 | A criança sobredotada: delimitação de conceitos |
(Portugal)
|
1995 | A psicopedagogia do aluno sobredotado |
(Portugal)
|
1994 | Deixem-me avançar. Não me façam esperar! |
(Portugal)
|
1993 | Dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar: O diagnóstico diferencial |
(Portugal)
|
1993 | Aspectos psicossociais da epilepsia: caracterização de algumas variáveis comportamentais nas mães das crianças epiléticas |
(Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2017 | A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1º ciclo
do ensino básico
Orientador
|
Doutoramento em Estudos da Criança na área de esp. em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2015 | Avaliação neuropsicológica da dislexia de desenvolvimento através da BANC e outras medidas neurocognitivas
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia, na especialidade em Neuropsicologia (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2015 | Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia na área de especialização de Psicologia do Desenvolvimento (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 - 2013 | Deficiência, família (s) e suporte social: Contextos e trajectórias de desenvolvimento para a inclusão
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia, especialidade em Reabilitação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2007 - 2010 | Metacognição, criatividade e emoção na educação visual e tecnológica: contributos e orientações para a formação de alunos
com sucesso
Orientador
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 - 2007 | Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: Atitudes dos educadores de infância e dos professores do 1º ciclo
do ensino básico, na Região Autónoma dos Açores
Orientador
|
Doutoramento Ciências da Educação - Necessidades Educativas Especiais (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Distinções
Outra distinção
1995 | Publicação de livro
Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica, Portugal
|