Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Carlos David Nunes Godinho
Nomes de citação
- Godinho, José Carlos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6F17-0D25-778B
Websites
- www.ese.ips.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2000
Concluído
|
PhD in Music Education (Doutoramento)
University College London Institute of Education, Reino Unido
"Audience-Listening and Audience-Performing: The Effect of the Context in the Mental Representation of Music" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
1992
Concluído
|
MA in Music Education (Mestrado)
University College London Institute of Education, Reino Unido
"Bodily Expression and Musical Audition" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
A |
1987
Concluído
|
Curso Superior de Música (Outros)
Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002/01/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2002/01/01 - 2017/05/31 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
1994/01/01 - 2002/12/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008 - 2021 | Coordenador da área disciplinar Prática, Criação e Experimentação Artística | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/10 - 2020/12 | Membro do grupo de reflexão e criação de mestrado em Educação, Artes e Inclusão | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/01 - 2020/12 | Presidente da comissão de avaliação docente da ESE/IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1987/09 - 2001/05 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1986/01/01 - 1993/12/31 | Assistente Equiparado | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Obra teatral |
|
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/05/16 | The Mozart I’d like – Listening to music and Multimodality [Workshop presentation] | 27th EAS Conference/7th European ISME Regional Conference
Malmö Academy of Music and EAS (Malmö, Suécia)
|
2019/04/11 | Listen-And-Play: Multimodal strategies on listening to music [Paper presentation] | Sixth International Symposium of Music Pedagogues
Faculty of Education of Osijek (Osijek, Croácia)
|
2019/04/11 | Listen-And-Play: Practical activities on listening to music [Workshop presentation] | Sixth International Symposium of Music Pedagogues
Faculty of Education, Osijek (Osijek, Croácia)
|
2018/12/06 | Rumo ao desenvolvimento artístico: teorias e práticas | XIV Colóquio CIE-UMA, Educação, Artes e Cultura
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2018/10/09 | Listening to music with participation: Practical activities [Workshop presentation] | 19th International Music Conference, “90th Anniversary of Music Department”
Universidade de Szeged, Juhász Gyula Faculty of Education (Szeged, Hungria)
|
2018/10/08 | Listening to music with participation: Effects on musical memory and understanding [Paper presentation] | 19th International Music Conference, “90th Anniversary of Music Department”¿
Universidade de Szeged, Juhász Gyula Faculty of Education (Szeged, Hungria)
|
2018/03/15 | Listening with participation: Practical activities [Workshop presentation] | 26th European Association for Music in Schools (EAS) Conference
Jelgava Education Department (Riga, Jelgava, Letónia)
|
2018/03/15 | Listening to music with participation: Effects on musical understanding and on the argumentative competence in spontaneous judgments [Paper presentation] | 26th European Association for Music in Schools (EAS) Conference
Jelgava Education Department (Riga, Jelgava, Letónia)
|
2017/10/19 | Drama, drum, dream and music [Paper presentation] | Music for and by children: Perspectives from children, composers, performers and educators
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2017/03/03 | Miming stories and playing rhythms along with recorded music. [Paper presentation] | Teaching Music Musically in the 21st century: Keith Swanwick at 80 - A celebration in Music Education
European University Cyprus (Nicosia, Chipre)
|
2017/03/03 | Miming stories and playing rhythms along with recorded music: Practical activities [Workshop presentation] | Teaching Music Musically in the 21st century: Keith Swanwick at 80 - A celebration in Music Education
European University Cyprus (Nicosia, Chipre)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - Atual | Realização de uma Cantata no 2.º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - Atual | Cordofones Tradicionais Madeirenses em Contexto de música Pop
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - Atual | Teatro Musical com repertório tradicional português com crianças do 1.º ciclo e músicos profissionais
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - Atual | Cordofones e Repertório Tradicional Madeirense em Estilo Pop-Rock
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - Atual | Orquestra de Cordofones no 1.º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - Atual | Música de Conjunto no 1.º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados: motivação, aprendizagens e perceções
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 - 2016 | A Música de Conjunto como impulsionadora do desenvolvimento da personalidade musical e da pro atividade cultural
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 - 2016 | Composição Musical em banda pop/rock em contexto extracurricular
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | Classe de conjunto de teclas do Conservatório Regional do Baixo Alentejo: Estratégias de organização e desenvolvimento curricular
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 - 2016 | Classe de conjunto de metais: Dinâmicas musicais, sociais e culturais
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 - 2016 | A Formação Musical no ensino de música: motivações e aprendizagens
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 - 2016 | Dinâmicas culturais da classe de conjunto de coro: percepções de estudantes e comunidade
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 - 2016 | A importância da classe de conjunto de violinos Suzuki no desenvolvimento musical, pessoal e social dos alunos
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 - 2016 | Iniciação ao violino em diferentes níveis etários
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2015 - 2015 | Sequenciação Musical em Computador no contexto do 1.º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | A produção de um Musical como incentivo à introdução da voz cantada no Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2014 - 2014 | Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | Interpretação e Gravação Musical em Estúdio: Aprendizagens e percepções em crianças do 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | Realização duma Cantata de Natal: dinâmicas de aprendizagem e dinâmicas escolares
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Coro de turma no 1º ciclo: Dinâmicas escolares e de aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | Concerto Encenado em Classe de Conjunto: Aprendizagens musicais e sociais em jovens do 3º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | Contextos de audição participada em ambiente de música erudita: Memórias e perceções em crianças do 5º ano
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | Interpretação vocal, corporal e instrumental em ambientes diversificados na escola: Perceções e aprendizagens em crianças
do 1º Ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | O que estamos ensinando?
Conferência
|
V EIMAD (Encontro de investigação em música, arte e design)
IPCB - ESART, Portugal
|
2015 - 2015 | Assessment criteria in musicians' discourse
Simpósio
|
The 5th International Symposium on Assessment in Music Education: Connecting Practice, Measurement and Evaluation
University of Florida, Shenandoah Conservatory, James Madison University, Estados Unidos
|
2015 - 2015 | Towards artistic development: technical and metaphorical meanings shared by musicians in masterclasses
Conferência
|
Reflective Conservatoire Conference: Creativity and Changing Cultures
Guildhall School of Music and Drama, AEC, ASIMUT, CEMPE, ISM, IMR, SEMPRE, TCCE, CUK, Reino Unido
|
2015 - 2015 | Miming stories to recorded music: Multimodality, musical memory and education [Poster presentation]
Conferência
|
International Conference on the Multimodal Experience of Music (ICMEM-PMMB)
University of Shefield, Reino Unido
|
2015 - 2015 | Miming stories and playing rhythms along with recorded music: Practical activities [Workshop Presentation]
Conferência
|
The 9th International Conference for Research in Music Education (RIME)
University of Exeter, Reino Unido
|
2014 - 2014 | Miming stories and playing rhythms along with recorded music
Conferência
|
Children's Musical Worlds
SEMPRE: Society for Education, Music and Psychology Research, Reino Unido
|
2013 - 2013 | Investigando a Qualidade: As Artes na Escola
Encontro
|
Encontro de Investigação em Música, Artes e Design
Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2013 - 2013 | Ouvir música em sentido ou com sentidos?
Encontro
|
Encontro Nacional da APEM
Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
|
2011 - 2011 | Projetos de Investigação-Ação em Educação Musical: Reflexos do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Congresso
|
Congresso Regional de educação Artística
Secretaria Regional de Educação da Madeira, GCEA, Portugal
|
2009 - 2009 | Investigação em Educação
Encontro
|
Fórum de Boas Práticas
Secretaria Regional de Educação da Madeira, GCEA, Portugal
|
2008 - 2008 | Culturas Musicais em sala de aula [Oficina]
Conferência
|
X Bienal do CIMA
CIMA - Centre for Intercultural Music Arts, Portugal
|
2007 - 2007 | Moderador de Painel
Conferência
|
Conferência Nacional de Educação Artística
Ministério da Educação, Portugal
|
2005 - 2005 | Óperas Infantis – Projectos Pedagógicos no Ensino Básico e na Formação de Professores
Conferência
|
Conferência Internacional de Educação Artística
Instituto Piaget, Portugal
|
2005 - 2005 | A Educação das Emoções na Formação de Professores
Congresso
|
2º Encontro Regional de Professores de Educação Musical
Secretaria Regional de Educação, GCEA, Portugal
|
2003 - 2003 | Complex Musical Experience and Mental Representation of Music
Conferência
|
ESCOM 5th Triennial Conference
European Society for Cognitive Studies in Music, Alemanha
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/05/19 | A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso.
Arguente principal
|
Tiago de Sousa Derriça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2019/03/29 | Adequação do repertório de iniciação de piano ao contexto cultural e histórico de Portugal
Arguente principal
|
Rafael Tomás Ribeiro de Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2019/01/08 | O envolvimento emocional de um aluno com PHDA, na aprendizagem do piano - estudo de caso
Arguente principal
|
Tiago Mendes Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2017 | Classe de conjunto de guitarras: Dinâmicas musicais, sociais e culturais | Igor Guerra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 | Música a 3 tempos: Composição, produção e performance | Ricardo Verdelho (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Classe de conjunto de metais: Dinâmicas musicais, sociais e culturais | Bruno Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 | A Formação Musical no ensino de música: motivações e aprendizagens | Nádia Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 | A Música de Conjunto como impulsionadora do desenvolvimento da personalidade musical e da pro atividade cultural | Norberto Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 | Composição Musical em banda pop/rock em contexto extracurricular | Nuno Nicolau (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Classe de conjunto de teclas do Conservatório Regional do Baixo Alentejo: Estratégias de organização e desenvolvimento curricular | Ana Orelhas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 | Dinâmicas culturais da classe de conjunto de coro: percepções de estudantes e comunidade | Paulo Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 | A importância da classe de conjunto de violinos Suzuki no desenvolvimento musical, pessoal e social dos alunos | Gisela Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 | Iniciação ao violino em diferentes níveis etários[Relatório de estágio]. Mestrado em Ensino de Música | Ana Margarida Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 | Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados: motivação, aprendizagens e perceções | Gonçalo Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 | Concerto coral com repertório da Walt Disney e músicos profissionais: Estudo sobre aprendizagens musicais em crianças do 1.º ciclo | Carla Pimenta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Produção e realização de um teatro musical: Estudo sobre aprendizagens e percepções em crianças do 1.º ciclo | Francisco Carreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Concerto com Banda Filarmónica e Instrumental Orff no 1.º ciclo: Aprendizagens artístico-musicais e sociais | Ambrósio André (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Música de conjunto no 1.º ciclo: Aprendizagens artístico-musicais e sociais | Alice Nicolau (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Concerto musical com a participação de um músico ‘pop’: Aprendizagens e percepções em contexto de 2.º ciclo | Hugo Oliveira (Mestrado) |
2016 | A interpretação de música barroca como recurso para aumentar a motivação intrínseca dos alunos | Louise Whipham (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2016 | A Formação Musical: Dicotomias entre o Ensino Profissional e o Ensino Vocacional de Música | Filipa Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2015 | Sequenciação Musical em Computador no contexto do 1.º ciclo | Nuno Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | A produção de um Musical como incentivo à introdução da voz cantada no Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação | Carla Moniz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2015 | Performance de piano | Carlos Pereira (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 | Interpretação vocal, corporal e instrumental em ambientes diversificados na escola: Perceções e aprendizagens em crianças do 1º Ciclo | Ana Manta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | Contextos de audição participada em ambiente de música erudita: Memórias e perceções em crianças do 5º ano | José Consciência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | Concerto Encenado em Classe de Conjunto: Aprendizagens musicais e sociais em jovens do 3º ciclo | Ana Estevens (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | Coro de turma no 1º ciclo: Dinâmicas escolares e de aprendizagem | Tomás Crawford Nascimento (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | Realização duma Cantata de Natal: dinâmicas de aprendizagem e dinâmicas escolares | Pedro Pignatelli (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | Interpretação e Gravação Musical em Estúdio: Aprendizagens e percepções em crianças do 1º ciclo | Ricardo Verdelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo | Luís Vitorino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | A Formação (Musical) no Movimento Associativo: Um estudo exploratórios sobre a Associação Musical da Pocariça | Nuno Caldeira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 | Música Bem Temperada na Escola: Narrativas de Vida na Construção da Profissionalidade de um Educador Musical | Pedro Filipe Morais Duarte Araújo Cunha (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2012 | Práticas para uma Escola Motivadora: Um Estudo a Partir da Realização da Opereta Ligeira “Nos Castelos de D. Afonso Henriques” | Maria Amélia Matos Carneiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2010 | O Valor da Música na Educação na Perspetiva de Keith Swanwick | Maria Manuela Isaías Afonso da Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Provas Públicas para Professor Coordenador na área de Musicologia | Maria José Artiaga (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2008 | Provas Públicas para Professor Coordenador na área de Metodologias de Educação Artística | Maria Margarida Rocha (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2008 | Provas Documentais para Professor Adjunto na Área de Música | Jorge Alexandre Costa (Outro)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2007 | Provas Públicas para Professor Adjunto na área de Didática Musical | Mário Relvas (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/09/19 - 2019/09/21 | IC CIPEM 2019 | Porto, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2011/01/01 - Atual | Revista Portuguesa de Educação Artística | Secretaria Regional de Educação da Madeira, DSEAM |
2020/01/01 - 2020/12/31 | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | CIE, Instituto de Educação, Universidade Minho |
2013/01/01 - 2020/12/31 | Medi@ções (1647-3078) | Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2012 - Atual | Presidente da equipa de auto-avaliação do mestrado em ensino de educação musical no ensino básico | ||
2003 - Atual | Avaliação do Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico da ESE de Coimbra | Associação dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses, Portugal | |
2003 - Atual | Avaliação do Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico da ESE de Beja | Associação dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses, Portugal | |
2003 - Atual | Avaliação do Curso de Professores do Ensino Básico, Variante de Educação Musical da ESE do Porto | Associação dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses, Portugal | |
2003 - Atual | Avaliação do Curso de Professores do Ensino Básico, Variante de Educação Musical do Instituto Piaget de Almada | Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, Portugal | |
2018/01/01 - 2020/12/31 | Presidente da comissão de avaliação de docentes da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/02/25 - 2019/02/27 | Mobilidade ERASMUS com 8 horas de ensino | Música e Educação Musical (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Akademia Muzyczna im. Stanislawa Moniuszki w Gdansku, Polónia |
2017 - 2017 | Workshop de Expressão Musical | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Choral Phydellius, Portugal |
2013 - 2013 | Música nas AEC 3.º e 4.º ano (Professores de Música das AEC) – Editora Santillana – Paços de Ferreira | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Produção de uma Ópera Ligeira Infantil (Professores de Música das AEC e generalistas e educadores) – Câmara Municipal – Fundão (6 horas) | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Produção e Realização de uma Ópera Ligeira Infantil | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira, S. Jorge e Graciosa, Portugal |
2012 - 2012 | Música nas AEC 3.º e 4.º ano (Professores de Música das AEC) – Editora Santillana – Paços de Ferreira | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Música nas AEC (Professores de Música das AEC e generalistas e educadores) – Câmara Municipal – Fundão (6 horas) | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2011 - 2011 | Audição Musical Participada | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira, S. Jorge e Graciosa, FOCO, Portugal |
2008 - 2008 | Expressão Musical e Dramática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria, FOCO, Portugal |
2007 - 2007 | Expressão Musical e Dramática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria, FOCO, Portugal |
2006 - 2006 | Expressão Musical e Dramática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria, FOCO, Portugal |
2005 - 2005 | Expressão Musical e Dramática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria, FOCO, Portugal |
2000 - 2000 | Educação Musical no Ensino Básico (3.º curso) | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Secretaria Regional de Educação da Madeira, GCEA, Portugal |
1999 - 1999 | Educação Musical no Ensino Básico (2.º curso) | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Secretaria Regional de Educação da Madeira, GCEA, Portugal |
1998 - 1998 | Educação Musical no Ensino Básico (1.º curso) | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Secretaria Regional de Educação da Madeira, GCEA, Portugal |
1997 - 1997 | Música no Pré-escolar e 1º Ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Sindicato de Professores da Madeira, Portugal |
1997 - 1997 | Música no Pré-escolar e 1º Ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Sindicato de Professores da Madeira, Portugal |
1996 - 1996 | A Flauta de Bisel e o Canto no Ensino Básico | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ESE de Setúbal, FOCO, Portugal |
1994 - 1994 | Audição e Execução Musicais no 2º Ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ESE de Setúbal, FOCO, Portugal |
1993 - 1993 | Composição Musical no 2º Ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ESE de Setúbal, Portugal |
1993 - 1993 | Formação de formadores e professores do Ensino Básico de Cabo Verde em Expressão Musical | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ESE de Setúbal e Banco Mundial [Projecto de Reestruturação do Ensino Básico em Cabo Verde], Cabo Verde |
1990 - 1990 | Formação de professores do ensino primário da Guiné-Bissau, na área da Expressão Musical | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ICALP, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
Atual | Associação Portuguesa de Educação Musical |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Vogal do concurso documental interno para promoção à categoria de professor coordenador nas áreas de Música e Artes do Espetáculo ESART/IPCB | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2020 - 2020 | Vogal do concurso documental interno para promoção à categoria de professor coordenador nas áreas de Música, ESE/IPC | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2019 - 2020 | Presidente do concurso documental interno para promoção à categoria de professor coordenador nas áreas de Matemática e Educação Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação, ESE IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2020 | Membro do Júri de admissão e seleção de estudantes internacionais, ESE/IPS | |
2019 - 2019 | Vogal do concurso documental para recrutamento de um Professor Coordenador para a especialidade de Educação Musical e Psicologia da Música, ESE/IPP | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |