???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Duarte Nuno Tomé Guerreiro
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Guerreiro, Duarte Nuno

Identificadores de autor

Ciência ID
6F12-BE72-746D
ORCID iD
0000-0001-5465-9415

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2023/09 - 2026/09
Em curso
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019/09 - 2021/09
Concluído
Mestrado em Ensino de História para o 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O passado em primeira mão: O ensino dos passados dolorosos na sala de aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2007 - 2011
Concluído
Políticas de Bem-Estar em Perspetiva (EM European Master in Dynamics of Health and Walfare) (Mestrado)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Os presos em Évora durante o liberalismo: realidade e representações sociais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2003 - 2007
Concluído
História (Licenciatura)
Especialização em variante de História
Universidade de Évora Departamento de História, Portugal
14
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Guerreiro, Duarte Nuno. "A SOIR Joaquim António d'Aguiar de ontem, hoje: uma proposta de estudo de história oral". (2020):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "O passado em primeira mão: O ensino dos passados dolorosos na sala de aula". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2021. https://run.unl.pt/handle/10362/128128.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/25 O contributo testemunhal da violência do Estado Novo e os seus significados nas aprendizagens dos alunos: proposta de categorização das narrativas segundo a Grounded Theory International Conference “Social Changes in the South: Interdisciplinary Approaches”
CIDEHUS-UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2024/05/03 A importância das memórias das vítimas do fascismo em Portugal nas aprendizagens de alunos Debate "Registos da Memória"
URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses (Évora, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/12/10 - 2024/12/10 O 25 de Abril e a investigação científica e artística Moderação do debate.
Mesa-redonda
O 25 de Abril e a investigação científica e artística
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal

Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2023/04/28 - 2023/04/29 Participação na mesa redonda "Desafios e Oportunidades do Ensino do Holocausto"
Mesa-redonda
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Associação de Professores de História, Portugal
Distinções

Prémio

2024 1.º Prémio do concurso "Ser Cidad@o - Jornal Digital Escolar" (trabalhos coletivos)
Associação dos Professores de Educação Visual e Tecnológica, Portugal