???global.info.a_carregar???
João Pedro da Ponte is doctor of Mathematics Education by the University of Georgia (USA) and is currently emeritus professor of the Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. He was visiting professor in several universities of Brazil, Spain and USA. He coordinated several research projects in Mathematics Education, Teacher Education and Information and Communication Technology (ICT) and supervised a high number of doctoral and master’s degree thesis. His current research is in the areas of the teaching of algebra, professional knowledge, teaching practice, professional development and teacher education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Pedro Mendes da Ponte

Nomes de citação

  • Ponte, João Pedro da

Identificadores de autor

Ciência ID
6D1A-43D8-25B4
ORCID iD
0000-0001-6203-7616

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1995
Concluído
Educação (Education) (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade
1984
Concluído
Doctor of Education (Doctor)
University of Georgia, Estados Unidos
"Functional reasoning and the interpretation of Cartesian graphs" (TESE/DISSERTAÇÃO)
GPA 4.0
1979
Concluído
Licenciatura em Matemática (Bachelor's degree in Mathematics) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2023 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2002 - 2010 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente (Coordinator or director of a research center, department or equivalent) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997 - 2002 Professor Associado (Associated Professor) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1985 - 1997 Professor Auxiliar (Assistant Professor) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1980/01/01 - 1985/10/01 Assistente (Assistant) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1974 - 1980 Professor do Ensino Secundário (Secondary School Teacher) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2023 O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional
UIDP/04107/2020
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Concluído
2019 - 2022 REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2020 EDUCATE "Enhancing Differentiated Instruction and Cognitive Activation in Mathematics Lessons by Supporting Teacher Learning"
2017-1-CY01-KA201-026749
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
European Union
Concluído
2012 - 2015 Developing statistical literacy: Student learning and teacher education
FCT PTDC/CPE-CED/117933/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2014 P3M - Professional Practices of Mathematics Teachers
FCT PTDC/CPE-CED/098931/2008
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2012 Mais Sucesso Escolar - Escolas Híbridas
Mais Sucesso
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2007 - 2010 Improving mathematics learning in numbers and algebra
FCT PTDC/CED/65448/2006, 2007/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2008 Professional Development of Teachers Researchers
226685-CP-I-2005-1-PL-COMENIUS-C21
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
European Union
Concluído
2007 - 2007 Evaluation of Program CBTIC
CBTIC01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
2006 - 2007 Avaliação de Manuais Escolares de Matemática
ME 01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2005 - 2006 Evaluation of the Program Internet@eb1
EB1-01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001 - 2005 Begining Teachers' Professional Knowledge
POCTI/CED/32702/2000
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2000 - 2002 Aprender a Ser Professor de Matemática e Ciências: O Estágio como Etapa do Processo de Formação
CIE01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências
1999 - 2002 Investigar e Aprender
DAPP 01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
1999 - 2000 Investigações Matemáticas na Prática Pedagógica e na Avaliação
Despacho 7260/99
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
1997 - 2000 Práticas de Ensino na Matemática Escolar
PRAXIS/PCSH/P/CED/0149/9
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1997 - 1998 Aprender Matemática: Perspectivas de Alunos e Professores
SIQE D2
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
1997 - 1997 O Conhecimento dos Professores de Matemática e a Prática Profissional
E-15/97
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
1993 - 1997 O Saber dos Professores: Concepções e Práticas
PCSH/379/92/CED
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1995 - 1996 Prática e Reflexão sobre a Prática: Análise Narrativa de Situações de Ensino-Aprendizagem
IIE Med 2
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
1994 - 1996 A Didáctica na Formação para o Desenvolvimento Profissional dos Professores
IIE PI/09/93
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
1991 - 1993 Dinâmicas de Inovação Curricular e Processos de Formação
PCTS/C/ECT/12/90
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1991 - 1991 Estudo de Caso sobre a Experimentação dos Novos Programas do Ensino Secundário
IIE EC 1991
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, Nadia; Ponte, João Pedro da. "Planning, teaching and reflecting on how to explain inverse rational numbers: The case of Ana". 2016.
  2. Souza, Régis; Ponte, João Pedro da. "Comunicação matemática na sala de aula dos anos iniciais: Contributos de um programa de formação". 2012.
  3. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro da. "Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano para promover o desenvolvimento do pensamento algébrico". 2012.
  4. Ponte, João Pedro da. "Practice-based teacher education focused on mathematical discussions". 2011.
  5. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Ponte, João Pedro da. "Algebraic thinking of grade 8 students in solving word problems with a spreadsheet". 2011.
  6. Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça; Nobre, Sandra; Ponte, João Pedro da. "Representation problem solving formal methods word problem". 2010.
  7. Martinho, Maria Helena; Ponte, João Pedro da. "A collaborative project as a learning opportunity for mathematics teachers". 2010.
  8. Ponte, João Pedro da. "Teachers researching their own practices in a process of curriculum change". 2010.
  9. Ponte, João Pedro; Pires, Manuel Vara; Nunes, Cláudia. "Avaliação de manuais escolares". 2008.
  10. Martinho, Maria Helena; Ponte, João Pedro da. "Comunicação na sala de aula de Matemática : práticas e reflexão de uma professora de Matemática". 2005.
  11. Martinho, Maria Helena; Ponte, João Pedro da. "A comunicação na sala de aula de matemática : um campo de desenvolvimento profissional do professor". 2005.
  12. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia. "Information technologies and the development of professional knowledge and identity in teacher education". 2002.
  13. Ponte, João Pedro da. "Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional". 1999.
  14. Ponte, João Pedro da; Ferreira, Catarina; Brunheira, Lina; Oliveira, Hélia; Varandas, José Manuel. "Investigating mathematical investigations". 1998.
  15. Oliveira, Hélia; Ponte, João Pedro da. "Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional dos professores de Matemática". 1997.
  16. Ponte, João Pedro da. "Mathematics teachers’ professional knowledge". 1994.
  17. Ponte, João Pedro da; Canavarro, Ana Paula. "Graphic calculators in the classroom: Students’ viewpoints". Trabalho apresentado em XVII International Conference for the Psychology of Mathematics Education (PME), Tsukuba, 1993.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Filipa Alexandra Baptista Faria; João Pedro da Ponte; Margarida Rodrigues. "Teachers’ leading whole-class discussions in a mathematics lesson study: From initial understanding to orchestration in practice". European Journal of Science and Mathematics Education (2024): https://doi.org/10.30935/scimath/14149.
    10.30935/scimath/14149
  2. Micaela Martins; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira. "O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores: o estudo de aula como processo formativo integrado na formação inicial". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (2024): https://doi.org/10.30827/pna.v18i2.27258.
    10.30827/pna.v18i2.27258
  3. Thuysa Schlichting de Souza; Gorete Fonseca; João Pedro Da ´Ponte. "Professional learning in moments of whole-class discussion in a lesson study". Revista Paranaense de Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.40-57.
    10.33871/22385800.2023.12.29.40-57
  4. Maria Gorete Ramos Fonseca; João Pedro da Ponte. "An early childhood teacher experience in lesson study: the case of Sara". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-05-2023-0064.
    10.1108/IJLLS-05-2023-0064
  5. Paula Gomes; João Pedro da Ponte; Marisa Quaresma. "“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (2023): https://doi.org/10.30827/pna.v18i1.27033.
    10.30827/pna.v18i1.27033
  6. João Pedro da Ponte; Regina da Silva Pina Neves; Aluska Dias Ramos de Macedo; Marisa Quaresma. "Formación inicial de profesores de Matemáticas: una experiencia de intercambio internacional a partir de los estudios de aula". PARADIGMA (2023): https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p213-240.id1418.
    10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p213-240.id1418
  7. Micaela Martins; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira. "Learning to promote students’ mathematical reasoning: Lesson study contributions in initial teacher education". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2023): https://doi.org/10.29333/ejmste/13127.
    10.29333/ejmste/13127
  8. Miriam Criez Nobrega Ferriera; João Pedro Ponte; Alessandro Jacques Ribeiro. "Professional Learning Opportunities for Teachers of the Early Years in Algebra Teaching: A Study on the Practice of a Teacher Educator". Acta Scientiae (2023): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7367.
    10.17648/acta.scientiae.7367
  9. Gorete Fonseca; João Pedro da Ponte. "O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento sobre o ensino da matemática de professores do 1.º ciclo". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2023): https://doi.org/10.12802/relime.22.2524.
    10.12802/relime.22.2524
  10. Paula Gomes; Marisa Quaresma; João Pedro da Ponte. "Conhecimento sobre tarefas e sobre os alunos num estudo de aula com professoras de matemática". Educación Matemática (2023): https://doi.org/10.24844/EM3501.05.
    10.24844/EM3501.05
  11. Linda Cardoso; João Pedro Da Ponte; Marisa Quaresma. "The development of pedagogical content knowledge of prospective primary teachers in a lesson study". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-02-2022-0027.
    10.1108/IJLLS-02-2022-0027
  12. Paula Gomes; Marisa Quaresma; João Pedro da Ponte. "Leading whole-class discussions: from participating in a lesson study to teaching practice". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-02-2022-0022.
    10.1108/IJLLS-02-2022-0022
  13. João Pedro Mendes da Ponte; Marisa Quaresma; Joana Mata-Pereira. "Prospective mathematics teachers’ views of their learning in a lesson study". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (2023): https://doi.org/10.30827/pna.v17i2.23896.
    10.30827/pna.v17i2.23896
  14. João Pedro Da Ponte; Marisa Quaresma; Joana Mata-Pereira. "The development of teachers' knowledge in a lesson study". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-02-2022-0025.
    10.1108/IJLLS-02-2022-0025
  15. Micaela Martins; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira. "Preparing, leading, and reflecting on whole-class discussions: How prospective mathematics teachers develop their knowledge during lesson study". European Journal of Science and Mathematics Education (2023): https://doi.org/10.30935/scimath/12432.
    10.30935/scimath/12432
  16. Miriam Criez Nobrega Ferreira; Alessandro Jacques Ribeiro; João Pedro da Ponte. "Práticas e Ações do Formador de Professores que Ensinam Matemática na Orquestração de Discussões Coletivas". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n76a14.
    10.1590/1980-4415v37n76a14
  17. Nicole Gaspar Duarte; João Pedro Mendes da Ponte; Hélia Gonçalves Pinto. "O contributo do estudo de aula na preparação e condução da discussão coletiva: perspetivas e dificuldades de duas futuras professoras dos anos iniciais". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n77a13.
    10.1590/1980-4415v37n77a13
  18. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Luiz Augusto Richit.. "Conocimiento profesional de profesores universitarios en un estudio de aula sobre cálculo". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (2022): https://doi.org/10.30827/pna.v17i1.23931.
    10.30827/pna.v17i1.23931
  19. Joana Brocardo; Catarina Delgado; Fátima Mendes; João Pedro da Ponte. "Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa". Educación Matemática (2022): https://doi.org/10.24844/EM3402.04.
    10.24844/EM3402.04
  20. Adilson de Campos; João Pedro da Ponte. "Raciocínio Matemático em Contextos Algébricos e Geométricos: uma análise com alunos medalhistas de 9º ano". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2022): https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a04.
    10.1590/1980-4415v36n73a04
  21. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro da Ponte. "Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2022): https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a12.
    10.1590/1980-4415v36n73a12
  22. Raquel Vieira; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira. "Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2022): https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a10.
    10.1590/1980-4415v36n73a10
  23. Paula Gomes; Micaela Martins; Marisa Quaresma; Joana Mata-Pereira; João Pedro da Ponte. "Task design and enactment: Developing in-service and prospective teachers’ didactical knowledge in lesson study". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2022): https://doi.org/10.29333/ejmste/12172.
    10.29333/ejmste/12172
  24. Sofia Graça; João Pedro da Ponte; António Guerreiro. "Operações com números racionais". Revista Eletrônica de Educação Matemática 17 (2022): 1-22. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e82069.
    10.5007/1981-1322.2020.e82069
  25. Gorete Fonseca; João Pedro da Ponte. "ESTUDOS DE AULA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS EM PORTUGAL". Educação Matemática em Revista - RS (2022): https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.113-121.
    10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.113-121
  26. João Pedro da Ponte; Marisa Quaresma; Joana Mata-Pereira. "Teachers’ learning in lesson study: insights provided by a modified version of the interconnected model of teacher professional growth". ZDM – Mathematics Education (2022): https://doi.org/10.1007/s11858-022-01367-1.
    10.1007/s11858-022-01367-1
  27. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro Mendes Da Ponte. "A literacia estatística de licenciados em matemática". Revista Eletrônica de Educação Matemática (2022): 1-24. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e80744.
    10.5007/1981-1322.2022.e80744
  28. Adilson De Campos; João Pedro Da Ponte. "Initiation to Differential Calculus: Teaching Practices of Portuguese Secondary School Teachers". Acta Scientiae (2022): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6249.
    10.17648/acta.scientiae.6249
  29. Miriam Criez Nobrega Ferreira; João Pedro Da Ponte; Alessandro Jacques Ribeiro. "Towards an approach to teachers’ professional development: How to work with algebraic thinking in the early years". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (2022): https://doi.org/10.30827/pna.v16i2.22234.
    10.30827/pna.v16i2.22234
  30. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro da Ponte. "Teacher Education and Didactics Knowledge to Teach Statistics: A Case Study". European Journal of Science and Mathematics Education (2022): https://doi.org/10.30935/scimath/11717.
    Acesso aberto • Publicado • 10.30935/scimath/11717
  31. Leonor Santos; Joana Mata-Pereira; João Pedro da Ponte; Hélia Oliveira. "Teachers' Understanding of Generalizing and Justifying in a Professional Development Course". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education 18 1 (2022): 1-14. https://doi.org/10.29333/ejmste/11488.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29333/ejmste/11488
  32. Paula Gomes; Marisa Quaresma; João Pedro da Ponte. "A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom". Acta Scientiae (2021): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6666.
    10.17648/acta.scientiae.6666
  33. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Ana Paula Tomasi. "Aspects of Professional Collaboration in a Lesson Study". International Electronic Journal of Mathematics Education 16 2 (2021): em0637-em0637. https://doi.org/10.29333/iejme/10904.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29333/iejme/10904
  34. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Marisa Quaresma. "Aprendizagens Profissionais de Professores Evidenciadas em Pesquisas sobre Estudos de Aula". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a26.
    10.1590/1980-4415v35n70a26
  35. Marcia Aguiar; João Pedro da Ponte; Alessandro Jacques Ribeiro. "Conhecimento Matemático e Didático de Professores da Escola Básica acerca de Padrões e Regularidades em um Processo Formativo Ancorado na Prática". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a12.
    10.1590/1980-4415v35n70a12
  36. Miriam Criez Nobrega Ferreira; Alessandro Jacques Ribeiro; João Pedro Da Ponte. "Prática profissional de professores dos anos iniciais e o pensamento algébrico: contribuições a partir de uma formação continuada". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p171-200.
    10.23925/1983-3156.2021v23i1p171-200
  37. Sofia Isabel Graça; João Pedro Da Ponte; António Guerreiro. "Quando As Frações Não São Apenas Partes de Um Todo". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712
  38. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro Mendes da Ponte. "Da Formação à Prática: Experiências de Duas Professoras Sobre as Investigações Estatísticas no Envolvimento do Aluno". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p402-409.
    10.17921/2176-5634.2020v13n4p402-409
  39. Micaela Martins; Joana Mata-Pereira; João Pedro da Ponte. "Os Desafios da Abordagem Exploratória no Ensino da Matemática: aprendizagens de duas futuras professoras através do estudo de aula". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a16.
    10.1590/1980-4415v35n69a16
  40. Bruna Rodrigues; João Pedro Mendes Da Ponte. "A perspectiva dos professores numa formação em Estatística". Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas (2020): https://doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7870.
    10.18542/amazrecm.v16i37.7870
  41. Eliane Maria de Oliveira Araman; Maria de Lurdes Serrazina; João Pedro da Ponte. "Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 67 (2020): 441-461. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05.
    10.1590/1980-4415v34n67a05
  42. Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro Da Ponte. "Lesson Study in Initial Teacher Education to Stimulate the Pedagogical Content Knowledge on the topic of Speed of Sound". Acta Scientiae (2020): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5315.
    10.17648/acta.scientiae.5315
  43. Eurivalda Santana; João Pedro da Ponte; Maria de Lurdes Serrazina. "Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 66 (2020): 89-109. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05.
    10.1590/1980-4415v34n66a05
  44. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro Mendes da Ponte. "Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística". Zetetike (2020): https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656882.
    10.20396/zet.v28i0.8656882
  45. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro Mendes Da Ponte. "Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 22 3 (2020): 138-167. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p138-167.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23925/1983-3156.2020v22i3p138-167
  46. ADRIANA RICHIT; JOÃO PEDRO DA PONTE. "CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS EVIDENCIADOS EM ESTUDOS DE AULA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES". Educação em Revista 36 (2020): https://doi.org/10.1590/0102-4698190699.
    10.1590/0102-4698190699
  47. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Mauri Luís Tomkelski. "Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula". Educar em Revista 36 (2020): https://doi.org/10.1590/0104-4060.69346.
    10.1590/0104-4060.69346
  48. Araman, Eliane Maria de Oliveira; Serrazina, Maria De Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Eu perguntei se o cinco não tem metade: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21 2 (2019): http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p466-490.
    Publicado • 10.23925/1983-3156.2018v21i2p466-490
  49. Eliane Maria de Oliveira Araman; Maria De Lurdes Serrazina; João Pedro da Ponte. ""Eu perguntei se o cinco não tem metade": ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2019): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i2p466-490.
    10.23925/1983-3156.2019v21i2p466-490
  50. Adriana Richit; João Pedro da Ponte. "A colaboração profissional em estudos de aula na perspectiva de professores participantes". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 64 (2019): 937-962. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a24.
    10.1590/1980-4415v33n64a24
  51. Alessandro Ribeiro; João Pedro Da Ponte. "Professional learning opportunities in a practice-based teacher education programme about the concept of function". Acta Scientiae (2019): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss2id5002.
    10.17648/acta.scientiae.v21iss2id5002
  52. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Mauri Luís Tomkelski. "Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (2019): https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961.
    10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961
  53. Lina Brunheira; João Pedro da Ponte. "Justificando generalizações geométricas na formação inicial de professores dos primeiros anos". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 63 (2019): 88-108. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a05.
    10.1590/1980-4415v33n63a05
  54. Marisa Quaresma; João Pedro da Ponte. "Dinâmicas de Reflexão e Colaboração entre Professores do 1.° Ciclo num Estudo de Aula em Matemática". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 63 (2019): 368-388. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a18.
    10.1590/1980-4415v33n63a18
  55. Joana Mata-Pereira; João Pedro da Ponte. "Promover o raciocínio matemático dos alunos: Uma investigação baseada em design". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 62 (2018): 781-801. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a02.
    10.1590/1980-4415v32n62a02
  56. Lina Brunheira; João Pedro da Ponte. "Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos". Zetetike (2018): https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8652882.
    10.20396/zet.v26i3.8652882
  57. Cristina Morais; Lurdes Serrazina; João Pedro Ponte. "Mathematical reasoning fostered by (fostering) transformations of rational number representations". Acta Scientiae (2018): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892
  58. Cátia Rodrigues; Luís Menezes; João Pedro da Ponte. "Práticas de discussão em sala de aula de Matemática: Os casos de dois professores". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 61 (2018): 398-418. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a05.
    10.1590/1980-4415v32n61a05
  59. Joana Mata-Pereira; João Pedro Da Ponte. "Teacher´s actions to promote students´ justifications". Acta Scientiae (2018): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3910.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3910
  60. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Lurdes; Da Ponte, João Pedro. "A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais". Zetetike 26 2 (2018): 354-374. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651281.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/zet.v26i2.8651281
  61. Rodrigues, Cátia; Da Ponte, João Pedro; Menezes, Luís. "Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra". Zetetike 26 3 (2018): 486-505. http://hdl.handle.net/10451/36250.
    Publicado • Rodrigues, C., Ponte, J. P., & Menezes, L. (2018). Prática de discussão coletiva de uma professora em álgebra. Zetetiké, 26(3), 486-505. doi: 10.20396/zet.v26i3.8651653
  62. Morais, Cristina; Serrazina, Maria De Lurdes; da Ponte, João Pedro. "Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos". Quadrante 27 1 (2018): 25-45. http://hdl.handle.net/10451/36245.
    Acesso aberto • Publicado
  63. Da Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Designing lesson studies to support teachers' professional development". Educational Designer 3 11 (2018): 1-32. http://hdl.handle.net/10451/36235.
    Acesso aberto • Publicado
  64. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria de Lurdes; Da Ponte, João Pedro. "Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem". Educaçção Matemática Pesquisa 20 1 (2018): 359-384. http://hdl.handle.net/10451/36253.
    Acesso aberto • Publicado • Guerreiro, H., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem. Educação Matemática Pesquisa, 20(1), 359-384. doi: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
  65. Carvalho, Renata; Ponte, João Pedro da. "Mental computation with rational numbers: Students’ mental representations". Journal of Mathematics Education 10 2 (2017): http://dx.doi.org/10.26711/007577152790010.
    10.26711/007577152790010
  66. João Pedro da Ponte; Leonor Santos; Hélia Oliveira; Ana Henriques. "Research on teaching practice in a Portuguese initial secondary mathematics teacher education program". ZDM (2017): https://doi.org/10.1007%2Fs11858-017-0847-7.
    10.1007/s11858-017-0847-7
  67. João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira; Marisa Quaresma; Isabel Velez. "Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 20 1 (2017): 71-94. https://doi.org/10.12802/relime.17.2013.
    10.12802/relime.17.2013
  68. Richit, Adriana; Ponte, João Pedro da. "Teachers’ perspectives about lesson study". Acta Scientiae 19 1 (2017): 20-30.
    Publicado
  69. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "The challenge of mathematical discussions in teachers’ professional practice". Didacticae: Journal of Research in Specific Didactics 1 1 (2017): 45-59.
    Publicado
  70. Mata-Pereira, J.; da Ponte, J.-P.. "Enhancing students’ mathematical reasoning in the classroom: teacher actions facilitating generalization and justification". Educational Studies in Mathematics 96 2 (2017): 169-186. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85022028226&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10649-017-9773-4
  71. da Ponte, J.P.. "Lesson studies in initial mathematics teacher education". International Journal for Lesson and Learning Studies 6 2 (2017): 169-181. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014855560&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJLLS-08-2016-0021
  72. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores". Boletim do Gepem 71 (2017): http://hdl.handle.net/10451/34815.
    Acesso aberto • Publicado • Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores. Boletim GEPEM, 71. doi: http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2017.039
  73. Richit, Adriana; Ponte, João Pedro da. "A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes". Revista Paradigma 38 1 (2017): 330-351. http://hdl.handle.net/10451/28905.
    Acesso aberto • Publicado
  74. Círiaco, Klinger; Morelatti, Maria Raquel; Ponte, João Pedro da. "Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira". Educação e Fronteiras On-Line 7 21 (2017): 97-112. http://hdl.handle.net/10451/34820.
    Acesso aberto • Publicado
  75. Ramos-Rodríguez, E.; Flores Martínez, P.; da Ponte, J.P.. "An approach to the notion of reflective teacher and its exemplification on mathematics education". Systemic Practice and Action Research 30 1 (2017): 85-102. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84973160113&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11213-016-9383-6
  76. Marisa Quaresma; Ponte, João Pedro da. "Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula". Quadrante 26 2 (2017):
    Publicado
  77. Ramos-Rodríguez, Elisabeth; Flores, Pablo; Ponte, João Pedro da. "Práctica y reflexión de profesores de matemáticas chilenos bajo la perspectiva del estudio de clases". Quadrante 26 2 (2017):
  78. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; da Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "Teachers’ professional practice conducting mathematical discussions". Educational Studies in Mathematics 93 1 (2016): 51-66. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84979088535&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/s10649-016-9681-z
  79. Ponte, João Pedro da; Carvalho, Renata; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas". Quadrante 25 2 (2016): 77-98.
    Publicado
  80. Taylan, Rukiye Didem; Ponte, João Pedro da. "Investigating pedagogical content knowledge-in-action". REDIMAT 5 3 (2016): 212-234. http://hdl.handle.net/10451/28780.
    10.4471/redimat.2016.2227
  81. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Prospective teachers work on defining quadrilaterals through an exploratory approach". Didactica Mathematicae 38 (2016): 33-56. http://hdl.handle.net/10451/28781.
    Acesso aberto • Publicado
  82. Ciríaco, Klinger; Morelatti, Maria Raquel; Ponte, João Pedro da. "Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria". Zetetiké 24 2 (2016): 249-268. http://hdl.handle.net/10451/28779.
    Acesso aberto • Publicado
  83. Da Ponte, J.P.; Quaresma, M.; Mata-Pereira, J.; Baptista, M.; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática". Bolema - Mathematics Education Bulletin 30 56 (2016): 868-891. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006341458&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v30n56a01
  84. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula". Indagatio Didactica 8 1 (2016): 468-485.
    Publicado
  85. Ramos-Rodríguez, E.; Martínez, P.F.; Da Ponte, J.P.; Verdejo, A.M.. "Professional development of mathematics teacher from their classroom tasks proposed in a teacher education course". Bolema - Mathematics Education Bulletin 29 51 (2015): 389-402. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928239938&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v29n51a20
  86. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor". Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso) 23 1 (2015): 131-150. http://hdl.handle.net/10451/22604.
    Acesso aberto • Publicado
  87. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula". Zetetiké 23 44 (2015): 297-310. http://hdl.handle.net/10451/28778.
    Acesso aberto • Publicado • Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2015). Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetiké, 23(44), 297-310.
  88. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro da; Sandra Nobre; Nélia Amado; Ponte, João Pedro da. "A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos". Quadrante 24 2 (2015): 85-109. http://hdl.handle.net/10451/22629.
    Publicado
  89. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula". Quadrante 24 2 (2015): 111-134.
    Publicado
  90. Elisabeth Ramos - Rodríguez; Pablo Flores Martínez; João Pedro da Ponte; Antonio Moreno Verdejo. "Desarrollo Profesional del Docente de Matemáticas a través de sus Tareas para el Aula propuestas en un Curso de Formación". Boletim de Educação Matemática (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291238322021.
  91. Portulhak, Henrique. "Revista de Contabilidade e Controladoria (RC&C): análise dos cinco primeiros anos de publicação (2009-2013)". Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) 8 4 (2014): http://dx.doi.org/10.17524/repec.v8i4.1093.
    10.17524/repec.v8i4.1093
  92. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa. "Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória". Uni-pluri/versidad 14 1 (2014): 102-114.
    Publicado
  93. Henriques, A.; Da Ponte, J.P.. "As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigaç ão". Bolema - Mathematics Education Bulletin 28 48 (2014): 276-298. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84901935256&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v28n48a14
  94. da Ponte, J.P.. "Mathematics teacher education as a multifaceted field of study". Journal of Mathematics Teacher Education 17 6 (2014): 489-490. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84922088625&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10857-014-9291-6
  95. Santos, Raquel; Ponte, João Pedro da. "Ensino e aprendizagem de investigações estatísticas: Dois estudos de caso com futuras professoras". Quadrante 28 2 (2014): 47-68.
    Publicado
  96. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; João Pedro da Ponte; Marisa Quaresma; Ana Henriques; Henriques, Ana; Ponte, João Pedro. "Representações e processos de raciocínio na comparação e ordenação de números racionais numa abordagem exploratória". BOLEMA 28 50 (2014): 1464-1484. http://hdl.handle.net/10451/22617.
    Acesso aberto • Publicado
  97. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João; Ponte, João Pedro da. "Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações". Boletim do GEPEM 62 1 (2013): 17-31. http://hdl.handle.net/10451/22619.
    Publicado
  98. Ponte, João Pedro; Henriques, Ana; da Ponte, J.P.; Henriques, A.; Ponte, João Pedro da. "Problem posing based on investigation activities by university students". Educational Studies in Mathematics 83 1 (2013): 145-156. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84876175755&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/s10649-012-9443-5
  99. Ponte, João Pedro; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Ações do professor na condução de discussões matemáticas". Quadrante 22 1.ª (2013): 55-81.
    Publicado
  100. Carvalho, Renata; Ponte, João Pedro da. "Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: Uma experiência no 6.º ano". Quadrante 22 2 (2013): 83-108.
    Publicado
  101. João Pedro da Ponte; Neusa Branco; Ponte, João Pedro; Branco, Neusa. "Pensamento algébrico na formação inicial de professores". Educar em Revista 50 1 (2013): 135-155. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155029382009.
    Publicado
  102. da Ponte, J.P.. "Theoretical frameworks in researching mathematics teacher knowledge, practice, and development". Journal of Mathematics Teacher Education 16 5 (2013): 319-322. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84883770030&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10857-013-9249-0
  103. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. "Práticas profissionais dos professores de Matemática". Avances en Investigación en Educación Matemática 1 (2012): 65-86. http://hdl.handle.net/10451/6558.
    Publicado
  104. Branco, Neusa; Ponte, João Pedro. "The study of pictorial sequences as a support to the development of algebraic thinking". Far East Journal of Mathematical Education 8 1 (2012): 1-10.
    Publicado
  105. Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro; Ponte, João Pedro da. "The role of ICT in supporting the development of pro-fessional knowledge during teaching practice". Mathematics Teacher Education and Development 14 1 (2012): 137-158. http://hdl.handle.net/10451/22608.
    Publicado
  106. Ponte, João; Mata-Pereira, Joana; Henriques, Ana; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira; Ana Henriques. "O raciocínio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superior". Praxis Educativa 7 1 (2012): 355-377. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=89424874004.
    Publicado
  107. Ponte, João Pedro; Baptista, Mónica; Velez, Isabel; Costa, Estela. "Aprendizagens profissionais dos professores de Matemática através dos estudos de aula". Perspectivas da Educação Matemática 1 1 (2012): 7-24.
    Publicado
  108. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro. "Raciocínio matemático em conjuntos numéricos: Uma investigação no 3.º ciclo". Quadrante 21 1 (2012): 81-110.
    Publicado
  109. Viseu, F.; Da Ponte, J.P.. "Mathematics teacher education, supported by ICT in the teaching internship,A formação do professor de matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico". Bolema - Mathematics Education Bulletin 26 42 A (2012): 329-357. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84863854440&partnerID=MN8TOARS.
  110. Floriano Viseu; João Pedro da Ponte. "A Formação do Professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu Estágio Pedagógico". Boletim de Educação Matemática (2012): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291223573015.
  111. da Ponte, J.P.. "Mathematics teacher education programs: Practice and research". Journal of Mathematics Teacher Education 15 5 (2012): 343-346. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866896630&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10857-012-9226-z
  112. da Ponte, J.P.; Ponte, João Pedro. "A practice-oriented professional development programme to support the introduction of a new mathematics curriculum in Portugal". Journal of Mathematics Teacher Education 15 4 (2012): 317-327. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865412798&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/s10857-012-9219-y
  113. Ponte, João Pedro da; Sandra Marques; Marques, Sandra. "Proportion in school mathematics textbooks: A comparative study". RIPEM-International Journal for Research in Mathematics Education 1 1 (2011): 36-53. http://www.sbem.com.br/.
    Publicado
  114. Silvestre, Ana Isabel; Ponte, João Pedro da. "Una experiencia de enseñanza dirigida al desarrollo del razonamiento proporcional". Educación y Pedagogía 1 (2011): 137-158. http://hdl.handle.net/10451/4220.
    Publicado
  115. Ponte, João Pedro; Velez, Isabel; Ponte, João Pedro da. "Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade". Boletim do GEPEM 1 (2011): 53-68. http://hdl.handle.net/10451/6559.
    Publicado
  116. Ponte, João Pedro; Mercê, Célia; Ponte, João Pedro da. "A teacher education experiment to challenge conceptions and practices". ZDM - The International Journal on Mathematics Education 1 (2011): 847-859. http://hdl.handle.net/10451/6557.
    Publicado • 10.1007/s11858-011-0349-y
  117. da Ponte, J.P.. "Teachers' knowledge, practice, and identity: Essential aspects of teachers' learning". Journal of Mathematics Teacher Education 14 6 (2011): 413-417. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-81155152634&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10857-011-9195-7
  118. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular". Quadrante 20 1 (2011): 55-81.
    Publicado
  119. Ponte, João Pedro da. "Explorar e investigar em matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem". Unión 21 1 (2010): 13-30.
    Publicado
  120. Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro da. "Desenvolvimento do conhecimento matemático do futuro professor de matemática com apoio das TIC". RELIME 12(3) (2009): 383-413. http://hdl.handle.net/10451/3995http://hdl.handle.net/10451/3978http://hdl.handle.net/10451/3971http://hdl.handle.net/10451/3973http://hdl.handle.net/10451/3974.
    Publicado
  121. Menezes, Luís; Ponte, João Pedro da; Ponte, João Pedro. "Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática: Caminhos para o desenvolvimento profissional". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática 1(1) (2009): 1-10. http://hdl.handle.net/10451/3966.
    Publicado
  122. Ponte, João Pedro da. "Far ricerca sulla nostra pratica: Una strategia di formazione e di costruzione della conoscenza professionale". La Matemática e la sua Didattica 23 2 (2009): 157-189. http://hdl.handle.net/10451/3975.
    Publicado
  123. Célia Mercê; Ponte, João Pedro da. "Concepções, práticas lectivas e reflexão dos professores de Matemática do 2.º ciclo em relação à calculadora". Quadrante 18 1-2 (2009): 119-146.
    Publicado
  124. da Ponte, J.P.. "Conditions of progress in mathematics teacher education". Journal of Mathematics Teacher Education 12 5 (2009): 311-313. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70350534254&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10857-009-9123-2
  125. Viseu, F.; Da Ponte, J.P.. "Development of didactical knowledge of the mathematics teacher supported by ICT,Desenvolvimento do conhecimento didáctico do futuro professor de matemática com apoio das TIC". Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa 12 3 (2009): 383-413. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78149363572&partnerID=MN8TOARS.
  126. Floriano Viseu; João Pedro da Ponte; Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro da. "DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DIDÁCTICO DO FUTURO PROFESOR DE MATEMÁTICA COM APOIO DAS TIC". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2009): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33511859005.
  127. Mercê, Célia; Ponte, João Pedro da. "Concepções, práticas lectivas e reflexão dos professores de Matemática do 2.º ciclo em relação à calculadora. Quadrante, 18(1-2), 119-146.". Quadrante 18 1-2 (2009): 119-146.
    Publicado
  128. Matos, Ana; Ponte, João Pedro da. "O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de". RELIME 11 (2008): 195-231. http://hdl.handle.net/10451/3995.
    Publicado
  129. Ana Isabel Silvestre; Ponte, João Pedro da; Silvestre, Ana Isabel. "Tarefas de investigação e novas tecnologias no ensino da proporcionalidade". Educação e Cultura Contemporânea 5 10 (2008): 61-89. http://hdl.handle.net/10451/3969.
    Publicado
  130. Sara Costa; Ponte, João Pedro da. "O raciocínio proporcional dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico". Revista de Educação 10 1 (2008): 65-100.
    Publicado
  131. Santos, Leonor; Menezes, Luís; Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". Revista de Educação 16 2 (2008): 33-64.
    Publicado
  132. Ana Matos; João Pedro da Ponte. "O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de variável em alunos do 8.º ano". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2008): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33511203.
  133. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. "Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores". Quadrante 1 (2007): 3-25.
    Publicado
  134. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. "Using ICT to support reflection in pre-service mathematics teacher education". Interactive Educational Multimedia 14 (2007): 79-89.
    Publicado
  135. João Pedro da Ponte; António Guerreiro; Helena Cunha; José Duarte; Helena Martinho; Cristina Martins; Luís Menezes; et al. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática". Revista Portuguesa de Educação 20(2) (2007): 39-74. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37420203.
    Publicado
  136. Ponte, João Pedro da; João Pedro da Ponte. "Estudos de caso em educação matemática". Bolema 25 (2006): 105-132. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221859007.
    Publicado
  137. Ponte, João Pedro da. "Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores". Revista de Educação 14 (2006): 19-36.
    Publicado
  138. Ponte, João Pedro da. "Da reflexão à investigação: Percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática". Quadrante 15 1-2 (2006): 3-32.
    Publicado
  139. Ponte, João Pedro da. "Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores". Movimento 14 (2006): 80-96. http://hdl.handle.net/10451/3995.
    Publicado
  140. Ponte, João Pedro da. "O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática". Revista Pesquisa Qualitativa 1 1 (2005): 107-134. http://hdl.handle.net/10451/4086.
    Publicado
  141. Ponte, João Pedro da; Santos, Leonor. "A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration". Interactive Educational Multimedia 11 1 (2005): 104-126.
    Publicado
  142. Ponte, João Pedro da; Serrazina, Maria de Lurdes. "Práticas profissionais dos professores de matemática". Quadrante 13 2 (2004): 51-74.
    Publicado
  143. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. "Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores". Discursos 2 (2004): 135-158.
    Publicado
  144. Delgado, Catarina; Ponte, João Pedro da. "A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico1". Quadrante 13 1 (2004): 31-61.
    Publicado
  145. Ponte, João Pedro da. "As equações nos manuais escolares". Revista Brasileira de História da Matemática 4(8) (2004): 149-170. http://hdl.handle.net/10451/3990.
    Publicado
  146. Ana Fidalgo; Ponte, João Pedro da. "Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática". Quarante 13 1 (2004): 5-29.
    Publicado
  147. Saraiva, Manuel; Ponte, João Pedro da. "O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática". Quadrante 12 2 (2003): 25-52.
    Publicado
  148. Ponte, João Pedro da. "Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal". Investigar em Educação 2 1 (2003): 93-169.
    Publicado
  149. Santos, Leonor; Ponte, João Pedro da. "A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário". Quadrante 11 2 (2002): 29-54.
    Publicado
  150. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia. "Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial". Revista de Educação 11 2 (2002): 145-163. http://hdl.handle.net/10451/3167.
    Publicado
  151. Ponte, João Pedro da; Fonseca, Helena. "Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países". Quadrante 1 (2001): 93-132. http://hdl.handle.net/10451/3035.
    Publicado
  152. Ponte, João Pedro da; Brunheira, Lina. "Analysing practice in preservice mathematics teacher education". Journal of Mathematics Teacher Development 1 (2001): 16-27. http://hdl.handle.net/10451/3995.
    Publicado
  153. Ponte, João Pedro. "O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências". Revista de Educação 1 (2001): 31-46. http://hdl.handle.net/10451/4286.
    Publicado
  154. Ponte, João Pedro da; Maria José Bahia Ribeiro. "A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de matemática". Quadrante 9 2 (2000): 3-26.
    Publicado
  155. Ponte, João Pedro da. "Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?". Revista Iberoamericana de Educación 24 (2000): 63-90.
    Publicado
  156. Segurado, Irene; Ponte, João Pedro. "Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo". Quadrante 7(2) (1998): 5-40.
    Publicado
  157. Ponte, João Pedro da; Santos, Leonor. "Práticas lectivas num contexto de reforma curricular". Quadrante 7 1 (1998): 3-33.
    Publicado
  158. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia; Brunheira, Lina; Varandas, José Manuel; Ferreira, Catarina. "O trabalho do professor numa aula de investigação matemática". Quadrante 7(2) (1998): 41-70.
    Publicado
  159. Ponte, João Pedro da. "Novas tecnologias na aula de Matemática". Educação e Matemática 1 (1995): 2-7. http://hdl.handle.net/10451/4384.
    Publicado
  160. Ponte, João Pedro da. "O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação". Quadrante 1 (1994): 79-114. http://hdl.handle.net/10451/4220.
    Publicado
  161. Ponte, João Pedro da. "O desenvolvimento profissional do professor de Matemática". Educação e Matemática 1 (1994): 9-20.
    Publicado
  162. Ponte, J.P.; Matos, J.F.; Guimarães, H.M.; Leal, L.C.; Canavarro, A.P.; Ponte, João Pedro da; Matos, João Filipe; et al. "Teachers' and students' views and attitudes towards a new mathematics curriculum: A case study". Educational Studies in Mathematics 26 4 (1994): 347-365. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0010564617&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/BF01279520
  163. Ponte, João Pedro da. "A educação matemática em Portugal: Os primeiros passos de uma comunidade de investigação". Quadrante 1 (1993): 95-126.
    Publicado
  164. Veloso, Maria Graciosa; Ponte, João Pedro da. "Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas". Quadrante 1 (1993): 153-164.
    Publicado
  165. Ponte, João Pedro da. "Problemas de Matemática e situações da vida real". Revista de Educação 1 (1992): 95-108.
    Publicado
  166. Ponte, João Pedro da. "A modelação no processo de aprendizagem". Educação e Matemática 1 (1992): 15-19.
    Publicado
  167. Ponte, João Pedro da; Ponte, João Pedro da. "The history of the concept of function and some educational implications". The Mathematics Educator 3 2 (1992): 3-8.
    Publicado
  168. Ponte, João Pedro da. "O conceito de função no currículo de Matemática". Educação e Matemática 1 (1990): 3-9.
    Publicado
  169. Ponte, João Pedro da. "O computador como ferramenta: Uma aposta bem sucedida". Inovação 1 (1989): 41-48. http://hdl.handle.net/10451/4286.
    Publicado
  170. Ponte, João Pedro da. "A Matemática não é só cálculo e mal vão as reformas curriculares que a vêem como simples disciplina de serviço". Educação e Matemática 1 (1987): 5-26. http://hdl.handle.net/10451/4384.
    Publicado
  171. Ponte, Joao; Norman, F. A.; Davis, Edward J.; Eshun, Benjamin A.; Jensen, Robert J.. "Evaluation of an instructional computing inservice course for elementary and middle school teachers". School Science and Mathematics 86 5 (1986): 375-385.
    Publicado • 10.1111/j.1949-8594.1986.tb11631.x
  172. Ponte, João Pedro da. "O computador e a aprendizagem: Teoria e investigação sobre os efeitos psicológicos e sociais". Revista de Educação 1 (1986): 53-61. http://hdl.handle.net/10451/4159.
    Publicado
  173. Martin, W. G.; Ponte, João Pedro da. "Measuring the areas of golf greens and other irregular regions". The Mathematics Teacher 1 (1985): 385-389. http://hdl.handle.net/10451/4220.
    Publicado
  174. Davis, Edward; Jim, Helms; F. A., Norman; Ponte, João Pedro da. "Training elementary school teachers to use computers: With emphasis on Logo.". Arithmetic Teacher 1 (1984): 18-25. http://hdl.handle.net/10451/4159.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ponte, João Pedro da. "Discussões coletivas no ensino-aprendizagem da Matemática". Portugal: APM,
  2. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Estudos de aula para promover o desenvolvimento profissional do professor". Portugal: Appris,
  3. Ponte, João Pedro da. "Problem solving, exercises, and explorations in mathematics textbooks: A historical perspective". Portugal: Springer,
    10.1007/978-3-319-11952-6_5
  4. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa. "Exploratory activity in the mathematics classroom". Portugal: Springer,
    10.1007/978-3-319-04993-9_7
  5. Ponte, João Pedro. "A adaptação das tarefas matemáticas: Como promover o uso de múltiplas representações". Portugal: Instituto de Educação,
  6. Ponte, João Pedro. "Práticas profissionais dos professores de Matemática". Portugal: Instituto de Educação,
  7. Ponte, João Pedro. "Práticas de ensino exploratório da Matemática: Ações e intenções de uma professora". Portugal: Instituto de Educação,
  8. Ponte, João Pedro da; Guimarães, Henrique. "Notes for a history of the teaching of algebra". Portugal: Springer Verlag,
    10.1007/978-1-4614-9155-2_22
  9. Ponte, João Pedro da. "Aprendizagem em áreas de conhecimento: a Matemática – Aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional dos professores". Portugal: Climepsi,
  10. Ponte, João Pedro da. "Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas". Portugal: Graó,
  11. Ponte, João Pedro da; Nunes, Cláudia; Quaresma, Marisa. "Explorar, investigar, interagir na aula de matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem". Portugal: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso,
  12. Ponte, João Pedro da. "Researching our own practice". Portugal,
  13. Ponte, João Pedro da. "Gestão curricular em Matemática". Portugal: Associação dos Professores de Matemática,
  14. Canavarro, Ana Paula; Ponte, João Pedro da. "O papel do professor no currículo de Matemática". Portugal: GTI,
  15. Ponte, João Pedro da; Carreira, Susana. "Computer spreadsheet and investigative activities: A case study of an innovative experience". Portugal: Springer,
  16. Ponte, João Pedro da; Matos, João Filipe. "Cognitive processes and social interaction in mathematical investigations". Portugal: Springer,
  17. Da Ponte, J.P.; Chapman, O.. "Prospective mathematics teachers' learning and knowledge for teaching". In Handbook of international research in mathematics education, 223-261. New York, NY, Estados Unidos: Rutledge, 2016.
    Publicado
  18. Jaworski, B.; Da Ponte, J.P.; Mariotti, M.A.. "The CERME spirit: Issues of quality and inclusion in an innovative conference style". In Mapping equity and quality in mathematics education, 457-477. Springer, 2011.
  19. Ponte, João Pedro da; Sousa, Hélia. "Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico". In Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico, 11-41. Lisboa, Portugal: Associação dos Professores de Matemática, 2010.
    Publicado
  20. Ponte, João Pedro da. "Mathematics teachers’ professional development and identity in a distance education setting". In Mathematics teachers’ professional development and identity in a distance education setting, 145-155. Kristiansand, Noruega, Noruega: G. Anthony & B. Grevholm, 2010.
    Publicado
  21. Ponte, João Pedro da. "Research and practice: Bridging the gap or changing the focus?". In The first century of the International Commission on Mathematical Instruction (1908-2008): Reflecting and shaping the world of mathematics education, 106-112. Roma, Itália: Instituto della Enciclopedia Italiana, 2008.
    Publicado
  22. Ponte, João Pedro da. "A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro1". In Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas, Encontro Internacional em Homenagem a Paulo Abrantes,, 267-284. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2005.
    Publicado
  23. Canavarro, Ana Paula; Ponte, João Pedro da. "O papel do professor no currículo de Matemática". In O professor e o desenvolvimento curricular, 63-89. Lisboa, Portugal: GTI, 2005.
    Publicado
  24. Ponte, João Pedro da. "Problemas e investigaciones en la actividad matemática de los alumnos". In La actividad matemática en el aula, 25-34. Barcelona, Espanha: Graó, 2004.
    Publicado
  25. Ponte, João Pedro da; Segurado, Irene; Oliveira, Hélia; Segurado, Maria Irene. "A collaborative project using narratives: What happens when pupils work on mathematical investigations?". In Collaboration in teacher education: Examples from the context of mathematics education, 85-97. Dordrecht, Países Baixos: Kluwer, 2003.
    Publicado
  26. Boavida, Ana; Ponte, João Pedro da. "Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas". In Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas, 43-55. Lisboa, Portugal: GTI, 2002.
    Publicado
  27. Ponte, João Pedro da. "As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores". In As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores, 19-26. Porto, Portugal: Porto Editora, 2002.
    Publicado
  28. Ponte, João Pedro da. "Investigating mathematics and learning to teach mathematics". In Investigating mathematics and learning to teach mathematics, 53-72. Dordrecht, Holanda, Países Baixos: F. L. Lin & T. J. Cooney, 2001.
    Publicado
  29. Oliveira, Hélia; Segurado, Irene; Ponte, João Pedro da; Cunha, Helena. "Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project". In Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project, 135-142. Geelong, Australia, Austrália: Deakin University, 1997.
    Publicado
  30. Ponte, João Pedro da. "Necessary research in mathematical modelling and applications". In Teaching and learning mathematics in context, 219-227. New York, Estados Unidos: Ellis Horwood, 1993.
    Publicado
  31. Ponte, João Pedro da. "Concepções dos professores de matemática e processos de formação". In Educação matemática, 185-247. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1992.
    Publicado
Livro
  1. Oliveira, H.; Henriques, A.; Da Ponte, J.P.. Developing statistical literacy (DSL): Student learning and teacher education. 2015.
  2. Loss, Adriana; Caetano, Ana Paula; Ponte, João Pedro da. Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas. Portugal: Appris. 2015.
  3. Ponte, João Pedro da. Práticas profissionais dos professores de matemática. Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014.
  4. Ponte, João Pedro da; Matos, Ana; Branco, Neusa. Sequências e funções. Lisboa, Portugal: DGIDC. 2009.
    Publicado
  5. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Matos, Ana. Álgebra no ensino básico. Lisboa, Portugal: ME-DGIDC. 2009.
    Publicado
  6. Monteiro, Cecília; Menezes, Luís; Tavares, Fernanda; Ponte, João Pedro; Almiro, João; Matos, José Manuel. Interacções na aula de Matemática. Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 2000.
Relatório
  1. Ponte, João Pedro da; Sebastião, Luís; Miguéns, Manuel. 2004. A formação de professores e o Processo de Bolonha. http://hdl.handle.net/10451/3407.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2024 Integrar o estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário em Portugal
Coorientador de Micaela Sofia Martins Terceiro
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2019 - 2024 O conhecimento e a prática letiva de professores de Matemática que lecionam no ensino secundário participantes em estudos de aula
Coorientador de Paula Cristina Marques Gomes
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2019 - 2024 Desenvolvimento profissional de professores de matemática: a realização de estudos de aula em Angola e Portugal
Coorientador de Madalena Garret Albino Hungulo
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2019 - 2024 Contribuição do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores de matemática no estágio supervisionado
Coorientador de Cleide Oliveira Rodrigues
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2019 - 2023 O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em Matemática
Coorientador de Nicole Gaspar Duarte
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2017 - 2023 Manifestações de flexibilidade de cálculo mental em tarefas que envolvem multiplicação e divisão numa perspectiva do sentido de número
Coorientador de Cília Cardoso Rodrigues da Silva
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018 - 2022 O desenvolvimento da estruturação espacial nos primeiros anos de escolaridade
Coorientador de Joana Rita Bandeira da Conceição
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018 - 2022 Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade
Coorientador de Sofia Isabel Andrade Graça
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018 - 2022 O desenvolvimento do conhecimento didático para ensinar estatística de professores de matemática num curso de especialização
Orientador de Bruna Mayara Batista Rodrigues,
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018 - 2022 Pensamento algébrico nos anos iniciais: desvelando as aprendizagens profissionais de professores
Coorientador de Miriam Criez Nóbrega Ferreira
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018 - 2021 Iniciação ao cálculo diferencial: perspetivas e práticas de professores do ensino secundário português
Orientador de Adilson de Campos
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2017 - 2021 Estudo de aula de matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de matemática
Coorientador de Crhistiane Souza
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2016 - 2021 Conhecimento didático e prática pedagógica de futuros professores no ensino dos números racionais
Orientador de Nadia Diogo Ferreira
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2015 - 2020/03 Discussão matemática no ensino e aprendizagem da álgebra
Coorientador de Cátia Sofia Nunes Rodrigues
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2015 - 2020/01 Tarefas na sala de aula: Prática letiva de professores do 3.º ano com representações matemáticas
Coorientador de Isabel Maria Palmeiro Velez
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2015 - 2019 A compreensão de números racionais: O papel da representação decimal
Coorientador de Cristina Maria da Silva Morais
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2015 - 2019 O desenvolvimento do raciocínio geométrico na formação inicial dos professores dos primeiros anos
Orientador de Lina Maria Amador Brunheira Assunção
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2018 A aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem
Coorientador de Helena Gil Rodrigues Monteiro Guerreiro
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2013 - 2018 O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino básico
Orientador de Marisa Alexandra Ferreira Quaresma
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2013 - 2018 As ações do professor para promover o raciocínio matemático na sala de aula
Orientador de Joana da Fonte Dias da Mata Pereira
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2012 - 2016 Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: Três estudos de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo
Coorientador de Ana Sofia Ferreira Caseiro Rodrigues
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2012 - 2016 O desenvolvimento do pensamento algébrico: Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano
Coorientador de Sandra Guerreiro Gonçalves Nobre
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2012 - 2016 Cálculo mental com números racionais: Um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade.
Orientador de Renata dos Anjos Carvalho Carrapiço
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2011 - 2015 O conhecimento de Estatística e da sua Didática de futuros professores
Orientador de Raquel Filipa Marques dos Santos
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2014 Miniprojetos interculturais na aula de matemática: Quatro estudos de caso
Orientador de Lucília Rita Rocha Teles Rodrigues
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2014 Formação contínua em Matemática para professores dos anos iniciais no Brasil e em Portugal: Caminhos para o desenvolvimento do conhecimento e da prática letiva
Coorientador de Regis Luís Lima de Souza
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2014 A gestão do currículo no contexto de um grupo de professores de Matemática
Orientador de Cláudia Maria Canha Nunes Johnen Torres
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2014 Reflexión de docentes sobre la enseñanza del álgebra en un programa formativo
Coorientador de Elisabeth Maria Ramos Rodríguez
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
2010 - 2013 O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos
Orientador de Neusa Cristina Vicente Branco
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2009 - 2012 Tecnologias e pensamento algébrico: Um estudo sobre o conhecimento profissional dos professores de Matemática
Coorientador de José António de Oliveira Duarte
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2009 - 2012 A integração da calculadora gráfica no ensino da Matemática: Estudo sobre as práticas curriculares de professores do ensino secundário
Coorientador de Helena Cristina Oitavém Fonseca da Rocha
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2008 - 2012 Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básico
Coorientador de António Manuel da Conceição Guerreiro
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2008 - 2012 O desenvolvimento do raciocínio proporcional: Percursos de aprendizagem de alunos do 6.º ano de escolaridade
Orientador de Ana Isabel Silvestre Silva
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2008 - 2012 O desenvolvimento do sentido de número no âmbito da resolução de problemas de adição e subtração no 2.º ano de escolaridade
Coorientador de Elvira da Graça Ferreira
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2008 - 2011 O pensamento matemático avançado e a aprendizagem da Análise Numérica num contexto de actividades de investigação
Orientador de Ana Cláudia Correia Batalha Henriques
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2007 - 2011 Desenvolvimento profissional de professores de Matemática num contexto de formação pós-graduada apoiada pelas TIC
Orientador de João Felisberto Fernandes Semedo
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2007 - 2011 O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais
Coorientador de Hélia Gonçalves Pinto
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2006 - 2010 A comunicação na formação inicial de professores de Matemática: Concepções e práticas de explicação na sala de aula
Orientador de Kátia Maria Medeiros
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2004 - 2008 A formação do professor de Matemática, apoiada por um dispositivo de interacção virtual no estágio pedagógico
Orientador de Floriano Augusto Veiga Viseu
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2003 - 2007 A comunicação na sala de aula de Matemática: Um projecto colaborativo com três professoras do ensino básico
Orientador de Maria Helena Silva de Sousa Martinho
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2001 - 2005 A argumentação em matemática: Investigando o trabalho de duas professoras em contexto de colaboração
Orientador de Ana Maria Roque Dias Lemos Boavida
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2001 - 2005 Investigar para ensinar Matemática: Contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores
Orientador de José Luís Menezes Correia
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2000 - 2004 Práticas de ensino da Matemática, duas professoras, dois currículos
Orientador de Ana Paula Canavarro Teixeira
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2000 - 2004 O desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico: Uma história de vida
Orientador de Maria de Fátima Alonso da Costa Guimarães
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2000 - 2004 A construção da identidade profissional de professores de Matemática em início de carreira
Orientador de Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1998 - 2003 Concepções sobre a matemática e a actividade matemática: Um estudo com matemáticos e professores do ensino básico e secundário
Orientador de Henrique Manuel Alonso da Costa Guimarães
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1998 - 2002 O conhecimento e o desenvolvimento profissional de professores de matemática: Um projecto colaborativo
Orientador de Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1997 - 2001 A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário
Orientador de Maria Leonor Almeida Domingues dos Santos
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1992 - 1998 Professor: O início da prática profissional
Coorientador de Cecília Galvão Couto
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1990 - 1994 Trabalho de projecto em matemática: A Experiência do Projecto MAT789
Orientador de Paulo Manuel Caetano Abrantes
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1987 - 1991 Logo na educação matemática: Um estudo sobre as concepções e atitudes dos alunos
Orientador de João Filipe Lacerda de Matos
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Distinções

Prémio

2019 Prémio Científico (Scientific Award)
Universidade de Lisboa, Portugal
2018 Prémio Científico - Menção Honrosa (Scientific Award - Honorable Mention)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Outra distinção

1991 Post doc Assistantship
Fulbright Association, Estados Unidos
1979 PhD Assistantship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal