Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Aurora Barata Boné
- Data de nascimento
- 1965/02/23
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Boné, Maria
- Boné, Maria Aurora
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6C1E-013D-556B
- ORCID iD
- 0000-0002-4549-5313
Endereços de correio eletrónico
- maria.bone@ipbeja.pt (Profissional)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/11/18
Concluído
|
PhD in Education (Doutoramento)
Especialização em Supervisão e Avaliação
Universidade de Aveiro, Portugal
"Ensino do Suporte Básico de Vida na disciplina de Ciências Naturais (9.º ano): um estudo de avaliação com alunos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014/10/22
Concluído
|
Master's in special education (Mestrado)
Especialização em Cognitive and Motor Domain
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
"Capacitação de crianças com dificuldades intelectuais para práticas alimentares saudáveis" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Master's in Health Education (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
"Compreender o consumo de álcool entre estudantes do ensino básico e secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2002/06/17
Concluído
|
Degree in Scientific and Pedagogical Teacher Training (Licenciatura)
Especialização em Língua Portuguesa
Universidade Aberta, Portugal
|
|
1986/07/10
Concluído
|
Primary education (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Portalegre, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/12/15 - Atual | Teaching in special education | Ministério da Educação, Portugal |
2012/10/15 - 2013/08/14 | Teaching in Basic Education | Ministério da Educação, Portugal |
2011/10/13 - 2012/08/01 | Teaching Educational Support for Portuguese Language and Maths, in the TEIP project | Ministério da Educação, Portugal |
1987/09/15 - 2011/10/12 | Teaching the of Basic Education | Externato S. Filipe, Portugal |
1986/09/01 - 1986/09/14 | Teaching of Basic Education | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology
in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Pré-impressão |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/27 | Accessibility and Participation in Higher Education Institutions | VI Congreso Internacional de Universidad y Discapacidad “Avanzando hacia modelos universitarios inclusivos”
Ministerio de Universidades, la CRUE, el CERMI, la Fundación Universia, la OEI y el Real Patronato de la Discapacidad. (Espanha)
|
2023/07/01 | The missing link: basic life support at school |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023 | The missing link: basic life support at school. | |
2023 | Accessibility and Participation in Higher Education Institutions. | |
2023 | Accessibility and Participation in Higher Education Institutions. | |
2022/02/17 | Igualdade na diferença: desenvolvimento de competências leitoras e de escrita em contexto inclusivo | XVII Colóquio do CIE-UMa “Educação e Desenvolvimento Comunitário”
Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira.
|
2022 | Igualdade na diferença: desenvolvimento de competências leitoras e de escrita em contexto inclusivo | |
2021/05/08 | Desarrollo de la lectura en el camiño de la inclusión: rupturas y posibilidades. |
Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021 | Desarrollo de la lectura en el camiño de la inclusión: rupturas y posibilidades. | Congresso Internacional INFAD ”Confianza en tempos de crisis" |
2020/02/07 | Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano: Do questionário |
Universidade de Évora
|
2016/09/29 | Abstinence and alcohol consumption among students: the influence of personal, family and socio-cultural spheres. | 3nr World Congress of Research in Health
Escola Superior de Saúde de Viseu
|
2016 | As tecnologias de informação e comunicação e o processo de ensino e aprendizagem em Angola: um estudo de quatro casos. | |
2015/12/05 | Português e Matemática funcionais: Um estudo com três crianças que apresentam Necessidades Educativas Especiais | XI Colóquio CIE-UMa: Didática e Matemática
Universidade da Madeira
|
2015/02/06 | Capacitação de crianças com dificuldades intelectuais para boas práticas alimentares | IV Jornadas Iberoamericanas RRHH y RSC
Universidade da Coruña
|
2014/10/07 | Abstinence and alcohol consumption among students 8th grade: the influence of personal, family and sociocultural spheres. | 2.º Congresso Mundial de Investigação em Saúde
Instituto Politécnico de Viseu
|
2014/10/07 | Healthy food practical in children with intelectual disabilities | 2.º Congresso Mundial de Investigação em Saúde
Instituto Politécnico de Viseu
|
2014/04/09 | Abstinência e consumo de bebidas alcoólicas entre os alunos do ensino secundário | VII Congreso Internacional de Psicologia y Educación y INFAD
Universidade de Badajoz
|
2014/02/05 | Comunicar com símbolos: empoderamento comunicativo | III Jornadas Iberoamericanas RRHH y RSC
Universidade da Coruña
|
2013/09/13 | Conceitos e práticas na educação da criança diferente: uma perspetiva evolutiva | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicologia
Universidade do Minho
|
2013/05/25 | Early access to the integrated emergency medical system: a study with children 6-12 years old | 1st World Congress of Children and Youth Health Behaviors
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu
|
2013/05/25 | (Il)legality in consumption of a legal substance: a case study on alchohol consumption among teens | 1st World Congress of Children and Youth Health Behaviors
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu
|
2012/12/03 | Consumo de álcool entre os escolares do 9.º ano do Distrito de Beja | VII Encontro Regional de Educação – Aprender no Alentejo
Universidade de Évora
|
2012 | O consumo e a abstinência de bebidas alcoólicas entre os alunos do 12.º ano de escolaridade do concelho de Estremoz | |
2011/11/26 | Sobrepeso e obesidade na infância e na adolescência: a importância do fator ambiental: análise comparativa | I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis
Escola Superior de Saúde de Viseu
|
2011/11/26 | Compreender o consumo e a abstinência de bebidas alcoólicas entre os alunos do 12.º ano de escolaridade do concelho de Estremoz | I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis
Escola Superior de Saúde de Viseu
|
2011 | Sobrepeso e obesidade na infância e na adolescência: a importância do fator ambiental: análise comparativa |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09/21 - 2023/12/21 | Perceções dos encarregados de educação de crianças com necessidades específicas acerca do regime jurídico da educação inclusiva
Orientador
|
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal
|
2022/01/05 - 2023/05/09 | Inclusão de alunos com medidas adicionais em cursos profissionais no ensino secundário
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial - Especialização no Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03/17 - 2033/03/17 | Síndrome de X-Frágil e Inclusão (2023/03/17 - 2023/03/17)
Seminário
|
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2023/05/31 - 2023/07/02 | Member of the Scientific Committee of the 5th National Congress on Health Education (2023/05/31 - 2023/06/02)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2023/03/21 - 2023/03/21 | Plataforma Khan Academy na sala de aula de Matemática (2023/03/21 - 2023/03/21)
Seminário
|
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/21 | Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento
Arguente principal
|
Tânia Maria de Jesus Brito dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal
|
2023/12/20 | Influência da utilização de software específico em competências de leitura e escrita
Arguente principal
|
Maria de Lurdes Chaveiro Raminhos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal
|
2023/11/21 | Ferramentas tecnológicas: Perceção de professores sobre a sua utilização com uma aluna com medidas adicionais de suporte à
aprendizagem e à inclusão
Arguente principal
|
António Fernando Alface Gonçalves (Mestrado) |
2023/06/19 | Apoiar em tempo de pandemia: Contingências e desafios de uma Equipa Local de Intervenção
Arguente principal
|
Carla Sofia Correia Peneque (Mestrado)
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal
|
2022/12/21 | A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1.º ciclo da escola / agrupamento N.º 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde
Arguente principal
|
Vera Lúcia Tavares de Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal
|
2022/12/21 | Brincar para incluir – A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças com DID
Arguente principal
|
Pedro Nuno da Costa Bugalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal
|
2022/04/11 | Contributo da Animação Sociocultural para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no Jardim de Infância
Arguente principal
|
Dina Maria Guerreiro Machado Emídio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal
|
2022/02/24 | Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional
Arguente principal
|
Maria José Aires Saturnino da Palma (Mestrado)
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013/11/12 - Atual | Consultant to the Natural Sciences sub-group for the restructuring of the Curriculum Goals for the 5th year of Basic Education for the Ministry of Education and Science | Consultora do subgrupo das Ciências Naturais para a reestruturação das Metas Curriculares do 5.º ano do Ensino Básico do Ministério da Educação e Ciência | Ministério da Educação, Portugal |
2013/01 - 2013/03 | Consultant to the Natural Sciences sub-group for the restructuring of the Ministry of Education and Science's Basic Education Curriculum Targets | Consultora do subgrupo das Ciências Naturais para a reestruturação das Metas Curriculares do Ensino Básico do Ministério da Educação e Ciência |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Temas-Base da Intervenção em Educação Especial | (Mestrado) | |
2021/09/01 - Atual | Educação Inclusiva | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Currículo e Metodologia da Intervenção em Educação Especial | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Seminários de Apoio ao Projeto/ Dissertação | (Bacharelato) | |
2021/09/01 - Atual | Problemática Cognitiva e Motora | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Capacitação e Processos de Transição | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Práticas em Educação Especial | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2021/09/01 - 2022/08/31 | Necessidades Educativas Especiais | Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/27 - Atual | Counsellor of the Technical-Scientific Council | Conselheiro do Conselho Técnico-Científico
Outro
|
Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/06/24 - Atual | Office of inclusion for knowledge. Deputy coordinator | Gabinete de inclusão para o conhecimento. Sub coordenadora
Outro
|
Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Technical-Scientific and Pedagogical Committee of the Master's Degree in Special Education - Specialisation in the Cognitive
and Motor Domain | Comissão Técnico-Científica e Pedagógica do Mestrado em Educação Especial- Especialização no Domínio Cognitivo
e Motor
Membro
|
Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Technical-scientific and pedagogical committee at the Polytechnic Institute of Beja Master's Degree in Education, specialising
in Cognitive and Motor Sciences | Comissão técnico-científico e pedagógica no Instituto Politécnico de Beja Mestrado em Educação
Especial ¿ Especialização no Domínio Cognitivo e Motor
Membro
|
Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Technical-Scientific and Pedagogical Committee. Master's Degree in Special Education - Specialisation in the Cognitive and Motor Domain | Comissão Técnico-Científica e Pedagógica. Mestrado em Educação Especial- Especialização no Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Technical-scientific and pedagogical committee of the Master's Degree in Specialised Education in the Cognitive and Motor Domain. Polytechnic Institute of Beja | Comissão técnico-científico e pedagógica do Mestrado em Educação Especial - Especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2019/09 - Atual | Project Coordination | Coordenação do Projeto INCLUD-ED - Comunidades de Aprendizagem, no Agrupamento de Escolas de Monforte.
Coordenador
|
|
2023/05/31 - 2023/06/02 | Member of the Scientific Committee of the 5th National Congress on Health Education | Membro da Comissão Científica do V Congresso
Nacional de Educação para a Saúde.
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01/31 - Atual | Jury for applications to the special competitions for access and admission to higher education | Júri de candidaturas para os concursos especiais de acesso e ingresso no Ensino Superior | Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/05/06 - Atual | Jury at the XV National Congress Scientists in Action, Centro de Ciência Viva de Estremoz | Júri no XV Congresso Nacional Cientistas em Ação, Centro de Ciência Viva de Estremoz | |
2022/02/01 - Atual | Jury for applications for access and admission to master's programmes at IPBeja | Júri de candidaturas para os concursos de acesso e ingresso aos cursos de mestrado no IPBeja | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Member of the Jury for Curricular Units of the Master's Degree in Special Education - Cognitive and Motor Domain and the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education | Membro de Júri de Unidades Curriculares do Mestrado Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor e Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2021/09/01 - Atual | curricular unit jury. Basic Themes of Intervention in Special Education (Master's Degree in Special Education, Specialisation in the Cognitive and Motor Domain) | júri de unidade curricular. Temas-Base da Intervenção em Educação Especial (Mestrado em Educação Especial - Especialização no Domínio Cognitivo e Motor) | |
2021/09/01 - Atual | selection board for curricular unit Curriculum and Methodology of Intervention in Special Education (Master's Degree in Specialised Education in the Cognitive and Motor Domain) | júri de unidade curricular Currículo e Metodologia da Intervenção em Educação Especial (Mestrado em Educação Especial Especialização no Domínio Cognitivo e Motor) | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2021/09/01 - Atual | selection board for curricular unit. Inclusive Education (Master's Degree in Pre-school Education and the 1st Cycle of Basic Education) | júri de unidade curricular. Educação Inclusiva (Mestrado Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico) | |
2021/09/01 - Atual | selection board for curricular unit Empowerment and Transition Processes (Master's Degree in Education - Specialisation in Cognitive and Motor Sciences) | júri de unidade curricular Capacitação e Processos de Transição (Mestrado em Educação Especial - Especialização no Domínio Cognitivo e Motor) | |
2021/09/01 - Atual | jury | júri de unidade curricular. Práticas em Educação Especial (Mestrado em Educação Especial ¿ Especialização no Domínio Cognitivo e Motor) | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Portugal |
2021/09/01 - Atual | selection board for the course Cognitive and Motor Problems (Master's Degree in Education - Specialisation in Cognitive and Motor Sciences) | júri de unidade curricular Problemática Cognitiva e Motora (Mestrado em Educação Especial - Especialização no Domínio Cognitivo e Motor) |
Distinções
Outra distinção
2014 | Best video communication | Melhor video comunicação |
2007 | Honourable mention | Menção honrosa |