???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MariaFilomena Molder

Nomes de citação

  • Molder, MariaFilomena

Identificadores de autor

Ciência ID
6C12-84CF-036B
ORCID iD
0000-0002-4578-1301
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013 - 2016 The Plurality of the Subject in Nietzsche and Pessoa Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
2008 - 2011 Translation of Works by Kierkegaard 1838-1844 Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Molder, MariaFilomena. "“O juízo estético em Kant como educação sentimental”, Recepção de Kant em Portugal. 1974-2004, Centro de Filosofia, UL, Lisboa, pp. 371-386.". 2007.
  2. Molder, MariaFilomena. "“A disciplina do esgrimista : a antecipação da beleza moderna em Schiller”, Colóquio Internacional, Schiller Cidadão do Mundo, Centro de Filosofia, UL, Lisboa, pp. 187-201.". 2007.
  3. Molder, MariaFilomena. "“A interrupção catastrófica da tradução: a Torre de Babel”, Actas do Colóquio Heidegger, linguagem e tradução, org. Irene Borges Duarte, Fernanda Henriques e Isabel Matos Dias, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.". 2004.
  4. Molder, MariaFilomena. "“O fundo dourado: sobre Os Cadernos de Malte Laurids Brigge”, Actas do Colóquio Rainer Maria Rilke, Colibri, Lisboa.". 1997.
  5. Molder, MariaFilomena. "“Os Personagens Literários só existem na Literatura? Considerações sobre a crítica de Benjamin a Nietzsche”, in As Bacantes e o Nascimento da Tragédia, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.". 1997.
Artigo em revista
  1. Molder, MariaFilomena. "“A alegria é breve: uma conversa com Maria Filomena Molder”, Revista Gratuita, volume 2, tomo II, Belo Horizonte, pp.163-173.". (2015):
  2. Molder,Maria Filomena. "Aprender a parar de ser humano: calar-se, não ter nome". (2013): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-82422013000100010.
  3. Molder, MariaFilomena. "Le Chimiste et L'Alchimiste". Revue Europe, nº1008, Avril, Walter Benjamin, sous la direction de Danielle Cohen-Lévinas (2013):
  4. Molder, Maria Filomena. "A forma como problema: as nuvens e o vaso sagrado". (2012): http://hdl.handle.net/10437/6076.
  5. Molder, MariaFilomena. ""A forma como problema", Caleidoscópio. Revista de Comunicação e Cultura, nºs 11-12, Organização José Gomes Pinto e Jose A. Bragança de Miranda.". (2012):
  6. Molder, MariaFilomena. "“Sobre a Alegria”, Revista Intervalo nº4 (em memória de Olímpio Ferreira), Edições Vendaval, Lisboa.". (2010):
  7. Molder, MariaFilomena. "“Que sait Louise Bourgeois, que je ne sais pas ?”, La Part de L’œil nº 23.". (2008):
  8. Molder, MariaFilomena. ""L´Enigme de la Deuxième Partie. Au Sujet d´une lettre de Wittgenstein", Rue Descartes, nº 39. Revue du Collège Internationale de Philosophie, Março de 2003.". (2003): http://www.ruedescartes.org/numero_revue/2003-1-wittgenstein-et-le-paradigme-de-l-art/#.
Artigo em revista (magazine)
  1. Molder, MariaFilomena. "Method as Detour. A Benjaminian Reading of Goethe", 2017
  2. Molder, MariaFilomena. "“Tímida Audácia”, Revista Espacio/Espaço Escrito. Números 25 e 26. Fevereiro de 2006. Dossier dedicado a Ana Hatherly.", 2006
  3. Molder, MariaFilomena. "“A Mulher do Fotógrafo e o Pintor Alexander Kinloch” (sobre fotografia e pintura), Revista Artibérica, Novembro.", 2000
Capítulo de livro
  1. Molder, MariaFilomena. ""Aprender a parar de ser humano: calar-se, não ter nome” in Nietzsche no século XXI. Homenagem ao Grupo de Estudos Nietzsche, org. Eduardo Nasser. Luís Rubira, Editora Zouk, Porto Alegre, pp. 219- 239.". Brasil, 2017.
  2. Molder, MariaFilomena. ""The Drammatic Pattern of the Wittgensteinian Sprachspiele” in From Kierkegaard to Heidegger. 2nd Workshop of the Project Experimentation and Dissidence, 2nd e-book, Eds. José Miranda Justo, Fernando M. F. Silva, Paulo Alexandre Lima, November 2017, pp. 115-136. http://experimentation.dissidence.umadesign.com/". Portugal, 2017.
  3. Molder, MariaFilomena. "“Green Leaves, Green Sorrows. On Víctors’ Erice Broken Windows”, in Thinking Reality and Film through Time, Editors Christine Reeh & José Manuel Martins, Cambridge Scholars Publishing, Cambridge, 2017 (chap.XVIII).". Reino Unido, 2017.
  4. Molder, MariaFilomena. "“La bibliothèque en feu”, Catalogue Amadeo de Souza-Cardoso. Fondation Gulbenkian, Réunion des Musées Nationaux – Grand Palais, Paris, 2016.". França, 2016.
  5. Molder, MariaFilomena. "Com a voz torva e sem arrependimento”, Arte. Crítica. Política, org. Nuno Crespo, Tinta-da-China, 2016, pp.173-210.". Portugal, 2016.
  6. Molder, MariaFilomena. "“A diferença entre salvar [zu retten] e libertar [zu erlösen] a existência pessoal. Sobre Etty Hillseum”, Marginalidade e Alternativa. Vinte e Seis Filosofas para o Século XXI, Organização Maria Luísa Ribeiro Ferreiro e Fernanda Henrique, Edições Colibri, Lisboa, 2016.". Portugal, 2016.
  7. Molder, MariaFilomena. "“A primeira casa”, Revista Gratuita, volume 2, tomo I, Belo Horizonte, pp.58-63.". Brasil, 2015.
  8. Molder, MariaFilomena. "“Verso il mare di Pisa» in Prospettive. Omaggio a Giulano Campioni, edição de Paolo d’Iorio, Maria Cristina Fornari, Luca Lupo, Chiara Piazzezzi, com a colaboração de Gianfranco Ferraro, Pietro Gori, Carlota Santini, Edizioni ETS, Pisa, pp.31-37.". Itália, 2015.
  9. Molder, MariaFilomena. "“Habiter: un secret manifeste”, Morphogenèse et dynamiques urbaines. Les ateliers de morphologie EHESS-EnsAd sob a direcção de Sara Franceschelli, Maurizio Gribaudi, Hervé Le Bras, PUCA, Paris, pp. 62-73.". França, 2015.
  10. Molder, MariaFilomena. "“L’architecture est un geste. Variations sur un motif wittgensteinien”, Transferts linguistiques, hybridations culturelles, org. Céline Denat e Patrick Wotling, col. Langage et Pensée, Editions e Presses de l’Université de Reims (Epure), 2015, pp.319-342.". França, 2015.
  11. Molder, MariaFilomena. "Introdução às "Obras Completas de Vicente Sanches”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, volume I, pp. IX-LXX.". Portugal, 2014.
  12. Molder, MariaFilomena. "“La lettura nietzschiana di Goethe nel Crepuscolo degli idoli”, Les hétérodoxies de Nietzsche. Lectures du Crépuscule des idoles, sous la direction de Céline Denat et de Patrick Wotling, coll. Langage et pensee, nº3, Épure, Reims, pp. 189-224.". França, 2014.
  13. Molder, MariaFilomena. "“Ser uma experiência para si próprio: como tornar-se um espírito livre?”, Verdade e Linguagem em Nietzsche, organizadores: Márcio José Silveira Lima e André Luís Mota Itapatica, Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), Salvador, pp. 43-58.". Brasil, 2014.
  14. Molder, MariaFilomena. "“A inactualidade de Goethe. Uma descoberta de Nietzsche”, Sujeito, Décadence e Arte. Nietzsche e Modernidade, coord. Scarlett Marton, Maria João Mayer Branco e João Constâncio, Tinta-da-China, Lisboa-Rio de Janeiro, pp. 303-327.". Portugal, 2014.
  15. Molder, MariaFilomena. "“Beyond the Aesthetic and the Anti-Aesthetic. Three Miniatures”, Beyond the Aesthetic and the Anti-Aesthetic, edited by James Elkins and Harper Montgomery, The Stone Art Theory Institutes, vol. 4, The Pennsylvania State University Press, pp. 145-146.". Estados Unidos, 2013.
  16. Molder, MariaFilomena. ""L'inattualità di Goethe: il presentito, l'incalcolabile e il vaso di allegria" in Goethe, Schopenhauer, Nietzsche. Saggi in Memoria di Sandro Barbera, eds. Giulano Campioni, Leonardo Pica Ciamarra & Marco Degala, Edizioni ETS, Pisa.". Itália, 2013.
  17. Molder, MariaFilomena. "A escada, o raio e a serpente: variações sobre a natureza humana, in Qual o Tempo e o Movimento de uma Elipse? - Estudos sobre Aby M. Warburg, Orgs. Anabela Mendes, Isabel Matos Dias, José M. Justo, Peter Hanenberg, Colecção Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2012.". Portugal, 2012.
  18. Molder, MariaFilomena. ""Lo presentido, lo incalculable y el recipiente de la alegría", in Goethe. Naturaleza, Arte, Verdad. Ed. Javier Arnaldo, Ediciones Arte Y Estética, Círculo de Bellas Artes, Madrid, 2012.". Espanha, 2012.
  19. Molder, MariaFilomena. "“O que é uma inclinação natural”, in Linguagem e Valor. Entre o Tractatus e as Investigações, Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, 2011, pp.89-116.". Portugal, 2011.
  20. Molder, MariaFilomena. ""Stammering in a Srange Tongue: The Limits of Language in the Birth of Tragedy in the Light of Nietzsche's 'Attempt At a Self-Criticism" in Nietzsche on Instinct and Language, Eds João Constâncio & Maria João Mayer Branco, de Gruyter, Berlin/Boston.". Alemanha, 2011.
  21. Molder, MariaFilomena. ""Dia alegre, dia pensante, dias fatais", in Lógica Poética. Friedrich Hoelderlin, organização Bruno Duarte, Edições Vendaval, Lisboa.". Portugal, 2011.
  22. Molder, MariaFilomena. "“L’encre et le buvard. La théologie dans la pensée de Walter Benjamin”, Contemporary Philosophy. A new survey, edited by G. Floistad, Vol. 10 – Philosophy of Religion, Springer, Dordrecht/Heidelberg/London/New York, pp. 327-340.". 2010.
  23. Molder, MariaFilomena. ""Cries, falses substitutes and figurative expressions" in Wittgenstein on Forms of Life and the Nature of Experience, eds António Marques, Nuno Venturinha Peter Lang.". 2010.
  24. Molder, MariaFilomena. ""Why is Etty Hillesum a great thinker", in Spirituality in the works of Etty Hillesum, Edited by Klaas A.D. Smelik, Ria van den Brandt, and Meins G. S. Coetsier, Brill Editions, Boston.". 2010.
  25. Molder, MariaFilomena. ""Método é desvio: uma experiência do limiar" in Limiares e Passagens em Walter Benjamin, Editora UFMG, Belo Horizonte, 2010.". Brasil, 2010.
  26. Molder, MariaFilomena. "“O terceiro incluído. Breves meditações sobre o dizível e o indizível” in Poesia e Arte. A arte da Poesia. Homenagem a Manuel Gusmão, organização de Helena Carvalhão Buescu e Kelly Benoudis Basílio, Caminho, Lisboa, pp. 273-282.". Portugal, 2008.
  27. Molder, MariaFilomena. ""A inactualidade produtiva do conceito benjaminiano de crítica”, in A Razão Apaixonada. Homenagem a Fernando Gil, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, pp. 351-374.". Portugal, 2008.
  28. Molder, MariaFilomena. "Juízo estético em Kant como educação sentimental, in Kant em Portugal: 1974-2004, Ed. Leonel Ribeiro dos Santos, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007.". Portugal, 2007.
  29. Molder, MariaFilomena. "“Limitação, limite, confim e limiar”, in Kant. Posteridade e Actualidade, Ed. Leonel Ribeiro dos Santos, Centro de Filosofia, UL, pp.353-374.". Portugal, 2007.
  30. Molder, MariaFilomena. "Prefácio, in Edmundo Cordeiro, Actos de Cinema. Crónica de um Espectador, Angelus Novus, Coimbra, 2004.". Portugal, 2004.
  31. Molder, MariaFilomena. "Entretanto, o Silêncio. Sobre a Arquitectura de Interiores de Alberto José Caetano, Edições Caleidoscópio, Lisboa.". Portugal, 2003.
  32. Molder, MariaFilomena. "“A Suprema Indiscrição”, prefácio à tradução de Torquato Tasso de Goethe por João Barrento, Relógio d’Água, Lisboa.". Portugal, 1998.
  33. Molder, MariaFilomena. ""A Mulher Escondida", texto introdutório da obra de Ana Vieira, Catálogo Ana Vieira, Fundação de Serralves, Porto, Dez. 1998/Jan. [Introduction. Art Catalogue, December 1998/January 1999 Serralves Foundation, Porto.]". Portugal, 1998.
  34. Molder, MariaFilomena. "“L’expérience esthétique chez Kant comme éducation sentimentale” in Kants Ästhetik / Kant’s Aesthetics / L’Esthétique de Kant, herausgegeben von Herman Parret, Walter de Gruyer, Berlin, New York, 1998.". 1998.
Edição de livro
  1. Molder, MariaFilomena. Morphology: questions on method and language, Eds. Maria Filomena Molder, Diana Soeiro, Nuno Fonseca, Peter Lang, Bern, 2013.. 2013.
  2. Molder, MariaFilomena. Paisagens dos confins - Fernando Gil. Portugal. 2009.
Edição de número de revista
  1. Molder, MariaFilomena. ""Le fond doré. À propos des Cahiers de Malte Laurids Brigge", Chroniques de Philosophie nº 9 – Esthétique et Philosophie de l’Art, Springer/Kluwer, pp. 353-362.". (2007):
Livro
  1. Molder, MariaFilomena. Dia alegre, Dia Pensante, Dias Fatais, Relógio D’Água, Lisboa.. Portugal. 2017.
  2. Molder, MariaFilomena. Rebuçados Venezianos, Relógio d'Água, Lisboa, 2016.. Portugal. 2016.
  3. Molder, MariaFilomena. As Nuvens e o Vaso Sagrado. Leituras de Goethe e Kant, Col. Antropos, Relógio d’Água, Lisboa.. Portugal. 2016.
  4. Molder, MariaFilomena. Depósitos de Pó e Folha d'Ouro, Lumme Editor, São Paulo, 2016.. Brasil. 2016.
  5. Molder, MariaFilomena. As Nuvens e o Vaso Sagrado. Portugal. 2014.
  6. Molder, MariaFilomena. O Perseguidor das Sombras. Brasil. 2014.
  7. Molder, MariaFilomena. O Químico e o Alquimista. Benjamin, Leitor de Baudelaire, Relógio d'Água, Lisboa.. Portugal. 2011.
  8. Molder, MariaFilomena. Símbolo, Analogia e Afinidade, Edições Vendaval, Lisboa, 2009.. Portugal. 2009.
  9. Molder, MariaFilomena. O Absoluto que Pertence à Terra, Edições Vendaval, Lisboa.. Portugal. 2005.
  10. Molder, MariaFilomena. A Imperfeição da Filosofia, Relógio d'Água, Lisboa.. Portugal. 2003.
  11. Molder, MariaFilomena. Semear na Neve. Estudos sobre Walter Benjamin, Relógio d'Água, Lisboa.. Portugal. 1999.
  12. Molder, MariaFilomena. O Pensamento Morfológico de Goethe, Estudos Gerais, Série Universitária, Impr. Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 1995.. Portugal. 1995.
  13. Molder, MariaFilomena. Jorge Martins, Colecção Arte e Artistas, Imprensa nacional - Casa da moeda, Lisboa, 1984. Portugal. 1984.
Revisão de livro
  1. Molder, MariaFilomena. ""The difference between drawing a conclusion and saying: It is like this!" in Knowledge, Language and Mind. Wittgenstein's Thought in Progress, eds. António Marques and Nuno Venturinha. de Gruyter, Berlin/Boston.". (2012):
Tradução
  1. Molder, MariaFilomena. Heinrich von Kleist, O Duelo, Trad. e Prefácio, Maria Filomena Molder, Lumme Editor, Belo Horizonte.. Portugal. 2014.
  2. Molder, MariaFilomena. Ernst Jünger, O Passo da Floresta, Trad. e Posfácio, Maria Filomena Molder, Livros Cotovia, Lisboa, 2005.. Portugal. 2005.
  3. Molder, MariaFilomena. Giorgio Colli, Escritos sobre Nietzsche, Trad. e prefácio, Maria Filomena Molder, Relógio D'Água, 2000.. Portugal. 2000.
  4. Molder, MariaFilomena. A Metamorfose das Plantas de Goethe, Maria Filomena Molder, Tradução, Introdução, Notas e Apêndices, col. Clássicos de Filosofia da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa.. Portugal. 1993.
  5. Molder, MariaFilomena. Portuguese translation of Hamann's Metakritik über den Purismen der Vernunft, in Recepção da “Crítica da Razão Pura”. Antologia de Escritos sobre Kant (1786/1844), Coord. Fernando Gil, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1992.. Portugal. 1992.

Outros

Outra produção
  1. "Viagem de Inverno”, Catálogo João Queiroz. Encáusticas, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão/Ala da Frente, Sistema Solar/Documenta, Lisboa, 2016.. 2016. Molder, MariaFilomena.
  2. Amadeo de Souza-Cardoso : la legende de Saint Julien l'hospitalier de Flaubert, Documenta, Lisboa, 2016.. 2016. Molder, MariaFilomena.
  3. Manuel Vilariño: Mar de afuera, Círculo de Bellas Artes, Madrid.. 2012. Molder, MariaFilomena.
  4. “Un espejo que recuerda”, Casa de Luz. Colección de Mário Teixeira da Silva, Fundació Foto Colectania, Barcelona.. 2004. Molder, MariaFilomena.
  5. Casa de luz: colección Mário Teixeira da Silva, Fundació Foto Colectania, Barcelona, 2004.. 2004. Molder, MariaFilomena.
  6. “Privilégio e Naturalidade”, Catálogo Mass and Empathy. Antony Gormley, Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.. 2004. Molder, MariaFilomena.
  7. “O geómetra ameaçado: a passagem do espelho ao contacto”, Catálogo Rui Sanches. Escultura + Desenho, Pavilhão Branco, Museu da Cidade, Lisboa, Maio.. 2000. Molder, MariaFilomena.
  8. “L’image des ombres de Bernard Plossu” - Catálogo Bernard Plossu - 1963-1993, Association Française d’Action Artistisque / C.A.M. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Fevereiro/Março.. 1995. Molder, MariaFilomena.
  9. “Os Sonhos da eterna insomne”, Catálogo Helena Almeida. Dramatis Persona. Variação e Fuga sobre um Corpo, Fundação de Serralves, Porto, Novembro.. 1995. Molder, MariaFilomena.
  10. Texto Introdutório da exposição de desenhos de Jorge Martins, Catálogo Jorge Martins. Desenhos 1957-1987, Fundação Calouste Gulbenkian, Junho, Lisboa.. 1988. Molder, MariaFilomena.