Capítulo de livro |
- Molder, MariaFilomena. ""Aprender a parar de ser humano: calar-se, não ter nome” in Nietzsche no século XXI. Homenagem ao
Grupo de Estudos Nietzsche, org. Eduardo Nasser. Luís Rubira, Editora Zouk, Porto Alegre, pp. 219- 239.". Brasil, 2017.
- Molder, MariaFilomena. ""The Drammatic Pattern of the Wittgensteinian Sprachspiele” in From Kierkegaard to Heidegger. 2nd
Workshop of the Project Experimentation and Dissidence, 2nd e-book, Eds. José Miranda Justo, Fernando M. F. Silva, Paulo
Alexandre Lima, November 2017, pp. 115-136. http://experimentation.dissidence.umadesign.com/". Portugal, 2017.
- Molder, MariaFilomena. "“Green Leaves, Green Sorrows. On Víctors’ Erice Broken Windows”, in Thinking Reality and Film through
Time, Editors Christine Reeh & José Manuel Martins, Cambridge Scholars Publishing, Cambridge, 2017 (chap.XVIII).". Reino Unido,
2017.
- Molder, MariaFilomena. "“La bibliothèque en feu”, Catalogue Amadeo de Souza-Cardoso. Fondation Gulbenkian, Réunion des Musées
Nationaux – Grand Palais, Paris, 2016.". França, 2016.
- Molder, MariaFilomena. "Com a voz torva e sem arrependimento”, Arte. Crítica. Política, org. Nuno Crespo, Tinta-da-China,
2016, pp.173-210.". Portugal, 2016.
- Molder, MariaFilomena. "“A diferença entre salvar [zu retten] e libertar [zu erlösen] a existência pessoal. Sobre Etty Hillseum”,
Marginalidade e Alternativa. Vinte e Seis Filosofas para o Século XXI, Organização Maria Luísa Ribeiro Ferreiro e Fernanda
Henrique, Edições Colibri, Lisboa, 2016.". Portugal, 2016.
- Molder, MariaFilomena. "“A primeira casa”, Revista Gratuita, volume 2, tomo I, Belo Horizonte, pp.58-63.". Brasil, 2015.
- Molder, MariaFilomena. "“Verso il mare di Pisa» in Prospettive. Omaggio a Giulano Campioni, edição de Paolo d’Iorio, Maria
Cristina Fornari, Luca Lupo, Chiara Piazzezzi, com a colaboração de Gianfranco Ferraro, Pietro Gori, Carlota Santini, Edizioni
ETS, Pisa, pp.31-37.". Itália, 2015.
- Molder, MariaFilomena. "“Habiter: un secret manifeste”, Morphogenèse et dynamiques urbaines. Les ateliers de morphologie EHESS-EnsAd
sob a direcção de Sara Franceschelli, Maurizio Gribaudi, Hervé Le Bras, PUCA, Paris, pp. 62-73.". França, 2015.
- Molder, MariaFilomena. "“L’architecture est un geste. Variations sur un motif wittgensteinien”, Transferts linguistiques,
hybridations culturelles, org. Céline Denat e Patrick Wotling, col. Langage et Pensée, Editions e Presses de l’Université
de Reims (Epure), 2015, pp.319-342.". França, 2015.
- Molder, MariaFilomena. "Introdução às "Obras Completas de Vicente Sanches”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, volume I,
pp. IX-LXX.". Portugal, 2014.
- Molder, MariaFilomena. "“La lettura nietzschiana di Goethe nel Crepuscolo degli idoli”, Les hétérodoxies de Nietzsche. Lectures
du Crépuscule des idoles, sous la direction de Céline Denat et de Patrick Wotling, coll. Langage et pensee, nº3, Épure, Reims,
pp. 189-224.". França, 2014.
- Molder, MariaFilomena. "“Ser uma experiência para si próprio: como tornar-se um espírito livre?”, Verdade e Linguagem em Nietzsche,
organizadores: Márcio José Silveira Lima e André Luís Mota Itapatica, Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), Salvador,
pp. 43-58.". Brasil, 2014.
- Molder, MariaFilomena. "“A inactualidade de Goethe. Uma descoberta de Nietzsche”, Sujeito, Décadence e Arte. Nietzsche e Modernidade,
coord. Scarlett Marton, Maria João Mayer Branco e João Constâncio, Tinta-da-China, Lisboa-Rio de Janeiro, pp. 303-327.". Portugal,
2014.
- Molder, MariaFilomena. "“Beyond the Aesthetic and the Anti-Aesthetic. Three Miniatures”, Beyond the Aesthetic and the Anti-Aesthetic,
edited by James Elkins and Harper Montgomery, The Stone Art Theory Institutes, vol. 4, The Pennsylvania State University Press,
pp. 145-146.". Estados Unidos, 2013.
- Molder, MariaFilomena. ""L'inattualità di Goethe: il presentito, l'incalcolabile e il vaso di allegria" in Goethe, Schopenhauer,
Nietzsche. Saggi in Memoria di Sandro Barbera, eds. Giulano Campioni, Leonardo Pica Ciamarra & Marco Degala, Edizioni ETS,
Pisa.". Itália, 2013.
- Molder, MariaFilomena. "A escada, o raio e a serpente: variações sobre a natureza humana, in Qual o Tempo e o Movimento de
uma Elipse? - Estudos sobre Aby M. Warburg, Orgs. Anabela Mendes, Isabel Matos Dias, José M. Justo, Peter Hanenberg, Colecção
Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2012.". Portugal, 2012.
- Molder, MariaFilomena. ""Lo presentido, lo incalculable y el recipiente de la alegría", in Goethe. Naturaleza, Arte, Verdad.
Ed. Javier Arnaldo, Ediciones Arte Y Estética, Círculo de Bellas Artes, Madrid, 2012.". Espanha, 2012.
- Molder, MariaFilomena. "“O que é uma inclinação natural”, in Linguagem e Valor. Entre o Tractatus e as Investigações, Instituto
de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, 2011, pp.89-116.". Portugal, 2011.
- Molder, MariaFilomena. ""Stammering in a Srange Tongue: The Limits of Language in the Birth of Tragedy in the Light of Nietzsche's
'Attempt At a Self-Criticism" in Nietzsche on Instinct and Language, Eds João Constâncio & Maria João Mayer Branco, de Gruyter,
Berlin/Boston.". Alemanha, 2011.
- Molder, MariaFilomena. ""Dia alegre, dia pensante, dias fatais", in Lógica Poética. Friedrich Hoelderlin, organização Bruno
Duarte, Edições Vendaval, Lisboa.". Portugal, 2011.
- Molder, MariaFilomena. "“L’encre et le buvard. La théologie dans la pensée de Walter Benjamin”, Contemporary Philosophy. A
new survey, edited by G. Floistad, Vol. 10 – Philosophy of Religion, Springer, Dordrecht/Heidelberg/London/New York, pp. 327-340.".
2010.
- Molder, MariaFilomena. ""Cries, falses substitutes and figurative expressions" in Wittgenstein on Forms of Life and the Nature
of Experience, eds António Marques, Nuno Venturinha Peter Lang.". 2010.
- Molder, MariaFilomena. ""Why is Etty Hillesum a great thinker", in Spirituality in the works of Etty Hillesum, Edited by Klaas
A.D. Smelik, Ria van den Brandt, and Meins G. S. Coetsier, Brill Editions, Boston.". 2010.
- Molder, MariaFilomena. ""Método é desvio: uma experiência do limiar" in Limiares e Passagens em Walter Benjamin, Editora UFMG,
Belo Horizonte, 2010.". Brasil, 2010.
- Molder, MariaFilomena. "“O terceiro incluído. Breves meditações sobre o dizível e o indizível” in Poesia e Arte. A arte da
Poesia. Homenagem a Manuel Gusmão, organização de Helena Carvalhão Buescu e Kelly Benoudis Basílio, Caminho, Lisboa, pp. 273-282.".
Portugal, 2008.
- Molder, MariaFilomena. ""A inactualidade produtiva do conceito benjaminiano de crítica”, in A Razão Apaixonada. Homenagem
a Fernando Gil, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, pp. 351-374.". Portugal, 2008.
- Molder, MariaFilomena. "Juízo estético em Kant como educação sentimental, in Kant em Portugal: 1974-2004, Ed. Leonel Ribeiro
dos Santos, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007.". Portugal, 2007.
- Molder, MariaFilomena. "“Limitação, limite, confim e limiar”, in Kant. Posteridade e Actualidade, Ed. Leonel Ribeiro dos Santos,
Centro de Filosofia, UL, pp.353-374.". Portugal, 2007.
- Molder, MariaFilomena. "Prefácio, in Edmundo Cordeiro, Actos de Cinema. Crónica de um Espectador, Angelus Novus, Coimbra,
2004.". Portugal, 2004.
- Molder, MariaFilomena. "Entretanto, o Silêncio. Sobre a Arquitectura de Interiores de Alberto José Caetano, Edições Caleidoscópio,
Lisboa.". Portugal, 2003.
- Molder, MariaFilomena. "“A Suprema Indiscrição”, prefácio à tradução de Torquato Tasso de Goethe por João Barrento, Relógio
d’Água, Lisboa.". Portugal, 1998.
- Molder, MariaFilomena. ""A Mulher Escondida", texto introdutório da obra de Ana Vieira, Catálogo Ana Vieira, Fundação de Serralves,
Porto, Dez. 1998/Jan. [Introduction. Art Catalogue, December 1998/January 1999 Serralves Foundation, Porto.]". Portugal, 1998.
- Molder, MariaFilomena. "“L’expérience esthétique chez Kant comme éducation sentimentale” in Kants Ästhetik / Kant’s Aesthetics
/ L’Esthétique de Kant, herausgegeben von Herman Parret, Walter de Gruyer, Berlin, New York, 1998.". 1998.
|
Livro |
- Molder, MariaFilomena. Dia alegre, Dia Pensante, Dias Fatais, Relógio D’Água, Lisboa.. Portugal. 2017.
- Molder, MariaFilomena. Rebuçados Venezianos, Relógio d'Água, Lisboa, 2016.. Portugal. 2016.
- Molder, MariaFilomena. As Nuvens e o Vaso Sagrado. Leituras de Goethe e Kant, Col. Antropos, Relógio d’Água, Lisboa..
Portugal. 2016.
- Molder, MariaFilomena. Depósitos de Pó e Folha d'Ouro, Lumme Editor, São Paulo, 2016.. Brasil. 2016.
- Molder, MariaFilomena. As Nuvens e o Vaso Sagrado. Portugal. 2014.
- Molder, MariaFilomena. O Perseguidor das Sombras. Brasil. 2014.
- Molder, MariaFilomena. O Químico e o Alquimista. Benjamin, Leitor de Baudelaire, Relógio d'Água, Lisboa.. Portugal.
2011.
- Molder, MariaFilomena. Símbolo, Analogia e Afinidade, Edições Vendaval, Lisboa, 2009.. Portugal. 2009.
- Molder, MariaFilomena. O Absoluto que Pertence à Terra, Edições Vendaval, Lisboa.. Portugal. 2005.
- Molder, MariaFilomena. A Imperfeição da Filosofia, Relógio d'Água, Lisboa.. Portugal. 2003.
- Molder, MariaFilomena. Semear na Neve. Estudos sobre Walter Benjamin, Relógio d'Água, Lisboa.. Portugal. 1999.
- Molder, MariaFilomena. O Pensamento Morfológico de Goethe, Estudos Gerais, Série Universitária, Impr. Nacional-Casa da
Moeda, Lisboa, 1995.. Portugal. 1995.
- Molder, MariaFilomena. Jorge Martins, Colecção Arte e Artistas, Imprensa nacional - Casa da moeda, Lisboa, 1984. Portugal.
1984.
|