???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vítor Manuel Mendes Garcia dos Santos

Nomes de citação

  • Garcia, Vítor

Identificadores de autor

Ciência ID
6B17-BA91-B143
ORCID iD
0000-0001-5322-1542

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
Formação
Grau Classificação
2013/07/26
Concluído
Licenciatura em Dança (Licenciatura)
Especialização em Interpretação/Criação
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1984/06 - 1984/11
Frequentou
Curso de alunos pré-profissionais (Outros)
Especialização em Dança
Companhia Nacional de bailado, Portugal
1983/10 - 1984/10
Frequentou
Curso de Formação Profissional para Bailarinos do Ballet Gulbenkian (Outros)
Especialização em Dança
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1981/10 - 1984/06
Frequentou
Engenharia mecânica (Licenciatura)
Especialização em Engenharia
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1983/01 - 1983/07
Frequentou
Curso de Formação de Bailarinos (Outros)
Especialização em Dança
Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - 2025 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2005/11 - 2023/09 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2019 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2006 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/06 - 2017/08 Companhia de Dança Companhia Amálgama, Portugal
Companhia Amálgama, Portugal
2013/01 - 2016/07 Companhia de Dança Projeto Compota, Portugal
Projeto Compota, Portugal
2005/09 - 2006/07 Companhia de Dança Lisboa Ballet Contemporâneo, Portugal
Lisboa Ballet Contemporâneo, Portugal
1999/08 - 2005/11 Companhia de Dança Ballet Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2003/01 - 2005/10 Companhia de Dança Projeto Compota, Portugal
1997 - 2005 Companhia de Dança Magpie Music Dance Company, Países Baixos
1999/01 - 1999/07 Companhia de Dança Freiburg Ballet, Alemanha
Freiburg Theater, Alemanha
1997/07 - 1998/12 Companhia de Dança Freiburg Ballet, Alemanha
Freiburg Theater, Alemanha
1997/01 - 1998/07 Companhia de Dança Paul Selwyn Norton Group, Países Baixos
1995 - 1998 Companhia de Dança Stichting van de Toekomst, Países Baixos
1993/08 - 1997/07 Companhia de Dança Pretty Ugly Dance Company, Alemanha
1991/08 - 1993/07 Companhia de Dança Ulmer Theater, Alemanha
1984/10 - 1991/07 Companhia de Dança Companhia de Dança de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Garcia, Vítor. "O porquê da Dança: a minha Dança por quê?". 2025.
  2. Garcia, Vítor. "Creative research practices: interdisciplinarity between choreography and dramaturgy/interpretation". 2022.
Artigo em revista
  1. Duarte, Isabel; Garcia, Vítor. "The Impact of a Collaborative Pedagogical Practice among Teacher, Musician and Student, in Vocacional Dance Educatio". (2020): https://doi.org/10.34639/rpea.v9i2.138.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v9i2.138
  2. Duarte, Isabel; Garcia, Vítor. "O impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, músico e estudante, no ensino vocacional da dança". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/11854.
Documento de trabalho
  1. Fernandes, João; Garcia, Vítor. 2015. "A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística". http://hdl.handle.net/10400.21/6264.
Tese / Dissertação
  1. Moreira, Mariana de Cristo. "O contributo da técnica de dança clássica para uma adequada execução do repertório de William Forsythe, com o 6º grau da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo 2023/24". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.21/21398.
  2. Quintela, Inês. "Cocriação: a individualidade do aluno no processo de criação coreográfica com os alunos do 3º ano do curso básico de dança do Conservatório de Música da Jobra". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16999.
  3. Fratian, Gabriel-Marius. "Melhoria da qualidade técnico-artística do salto grand jeté entrelacé através de um trabalho específico de coordenação, força e flexibilidade numa aula de rapazes do 7º Ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/15124.
  4. Belo Costa, Margarida. "O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/16579.
  5. Alberto, Ana Filipa. "O build up da pirouette en dehors como potenciador de um trabalho estruturante na turma do 1º ano do curso profissional de intérpretes de dança contemporânea na Escola Secundária Tomás Cabreira em Faro". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/17184.
  6. Vieira, La Salete. "O contributo dos conceitos de dança contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na técnica de dança clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de dança, do Conservatório de Dança do Vale do Sousa". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/17183.
  7. Nunes, Inês. "As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/14240.
  8. Albuquerque, Ana Sofia. "A construção da relação pedagógica no envolvimento e desempenho dos alunos do 4º ano do curso artístico especializado do Ginasiano Escola de Dança". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/14233.
  9. Pinto, Tânia. "A interação do corpo com os estímulos através dos sistemas sensoriais enquanto promotora da autenticidade do movimento em improvisação - 3º ano de ensino profissional de Dança: Balleteatro". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.21/12501.
  10. Ribeiro, Catarina Lopes. "As técnicas de promoção da criatividade aplicadas ao ensino da criação coreográfica nos alunos do 3º e 4º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10927.
  11. Morais, Catarina Caiola. "A técnica de contacto improvisação como estratégia impulsionadora da qualidade técnica e artística do dueto: uma experiência com o 5.º ano do Centro Cultural de Amarante - Maria Amélia Laranjeira - Escola de Música e Dança". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10950.
  12. Sousa, Cátia Alexandra Soares. "Aplicação de ferramentas de improvisação: desenvolvimento e consolidação da consciência da forma do movimento, com alunos do 4º ano do ensino artístico especializado do Conservatório de Música da Jobra". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.21/9267.
  13. Fonseca, Sara Schurmann da. "O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8601.
  14. Santos, Cláudia Isabel Machado da Cruz. "O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8576.
  15. Gameiro, Joana Rita Fagulha. "A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/7714.
  16. Colin, Tom. "Dancing with an emotional connection to Movement Quality Research Project in the Composition Course with the Eighth Grade Learners in Vocational Dance Education from Escola de Dança do Conservatório Nacional". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/7718.
  17. Fernandes, João Carlos Martins Parreira. "A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/4725.
  18. Santos, Rosa Marina Frangioia dos. "A Fábrica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/2500.

Outros

Outra produção
  1. (in) Visibility. O projeto inicial, Práticas Criativas de Pesquisa: Interdisciplinaridade entre Coreografia e Dramaturgia/Interpretação, teve como objetivo criar uma relação entre as diversas contribuições no processo criativo, interpretativo e de pesquisa, através da criação e apresentação, em formato misto, entre performance e comunicação em espaços alternativos, de um objeto artístico. Primeiro com uma apresent. 2023. Bentes, Amélia; Garcia, Vítor; Leal, Joaquim; Moreno, Ana; Escola Superior de Dança. http://hdl.handle.net/10400.21/17164.
    https://doi.org/10.34629/ipl.esd.ebook.001
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 Moreira, Mariana de Cristo. "O contributo da técnica de dança clássica para uma adequada execução do repertório de William Forsythe, com o 6º grau da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo 2023/24". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.21/21398
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023 - 2024 Carvalho, Eliana Cristina Bexiga. "Somatic Approach - Functional Training and Authentic Pilates Method as enhancers for availability and physical conditioning in Dance Composition classes, resorting to contemporary dance technique, for the 3rd year students of the Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, at Escola Secundária Tomás Cabreira". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.21/22300
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2022 - 2023 Quintela, Inês. "Cocriação: a individualidade do aluno no processo de criação coreográfica com os alunos do 3º ano do curso básico de dança do Conservatório de Música da Jobra". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16999
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021 - 2022 Vieira, La Salete. "O contributo dos conceitos de dança contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na técnica de dança clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de dança, do Conservatório de Dança do Vale do Sousa". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/17183
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021 - 2022 Alberto, Ana Filipa. "O build up da pirouette en dehors como potenciador de um trabalho estruturante na turma do 1º ano do curso profissional de intérpretes de dança contemporânea na Escola Secundária Tomás Cabreira em Faro". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/17184.
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021 - 2022 Belo Costa, Margarida. "O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/16579.
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021 - 2022 Fratian, Gabriel-Marius. "Melhoria da qualidade técnico-artística do salto grand jeté entrelacé através de um trabalho específico de coordenação, força e flexibilidade numa aula de rapazes do 7º Ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/15124
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 - 2021 Albuquerque, Ana Sofia. "A construção da relação pedagógica no envolvimento e desempenho dos alunos do 4º ano do curso artístico especializado do Ginasiano Escola de Dança". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/14233.
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 - 2021 Nunes, Inês. "As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/14240
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 - 2021 Lopes, Joana Andreia Rego. "A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de Técnica de Dança Contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança". Mestrado, 2021.
Coorientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 - 2020 Pinto, Tânia. "A interação do corpo com os estímulos através dos sistemas sensoriais enquanto promotora da autenticidade do movimento em improvisação - 3º ano de ensino profissional de Dança: Balleteatro". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.21/12501.
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2019 Morais, Catarina Caiola. "A técnica de contacto improvisação como estratégia impulsionadora da qualidade técnica e artística do dueto: uma experiência com o 5.º ano do Centro Cultural de Amarante - Maria Amélia Laranjeira - Escola de Música e Dança". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10950
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2019 Ribeiro, Catarina Lopes. "As técnicas de promoção da criatividade aplicadas ao ensino da criação coreográfica nos alunos do 3º e 4º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10927
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 - 2018 Sousa, Cátia Alexandra Soares. "Aplicação de ferramentas de improvisação: desenvolvimento e consolidação da consciência da forma do movimento, com alunos do 4º ano do ensino artístico especializado do Conservatório de Música da Jobra". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.21/9267
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2017 Santos, Cláudia Isabel Machado da Cruz. "O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8576.
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2017 Fonseca, Sara Schurmann da. "O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8601
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 - 2016 Colin, Tom. "Dancing with an emotional connection to Movement Quality Research Project in the Composition Course with the Eighth Grade Learners in Vocational Dance Education from Escola de Dança do Conservatório Nacional". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/7718.
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 - 2016 Gameiro, Joana Rita Fagulha. "A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/7714.
Coorientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - 2014 Fernandes, João Carlos Martins Parreira. "A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/4725.
Orientador
MED (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 - 2012 Santos, Rosa Marina Frangioia dos. "A Fábrica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/2500.
Orientador
Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/10 - 2025 Seminários e Conferências, Metodologias e Pedagogias da Dança Contemporânea I e II, Estágio, Estágio I e II. Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2005/11 - 2025 Técnicas de Dança I, II, III, IV, V e VI, módulos de Dança Contemporânea - Técnicas de Dança I, II, III, IV, V e VI, módulos de Dança Clássica - Improvisação II -. Interpretação I - Estudos de Reportório I, II, III e IV, Americano I, Americano II, Português, Europeu - Projeto II/Interpretação - Projeto III/Improvisação - Projeto IV/Estudos de Reportório - Análise de Vocabulário II - Práticas Educativas, módulo de Dança Contemporânea, Metodologias e Pedagogias da Dança - módulo de Dança Contemporânea - Metodologias e Pedagogias da Dança Contemporânea Licenciatura (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Distinções

Outra distinção

1998 Unsurpassed Master of His Instrument
1994 Prémio de Interpretação ADAMI, enquanto membro da Pretty Ugly Dance Company, IVes Rencontres Choreografiques Internationales de Bagnolet Seine Saint-Denis, Bailarino