Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Martha Belen Carmona Soto
Nomes de citação
- Soto, Martha
- Carmona-Soto, M. B.
- Carmona, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6B16-5122-3431
- ORCID iD
- 0000-0001-7834-6608
Telefones
- Telemóvel
-
- 920181084 (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/08 - 2024
Em curso
|
Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2019
Concluído
|
Master's Degree in Latin American Studies (Magister (2.º ciclo de estudos))
Especialização em Educação
Universidad Nacional Autónoma de México, México
"Primera infancia y equidad: modelo de política pública para Latinoamérica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2012
Concluído
|
Psychology (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em Psicologia da Educação e Social
Universidad Nacional Autónoma de México, México
"Un acercamiento a la psicología social en la Facultad de Psicología, UNAM. 40 años (1970-2010) desde la Memoria Colectiva." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
9.02 numa escala de 0 a 10 |
Percurso profissional
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/03 - 2024/11/01 | Coordinadora Técnica de Evaluación (Dirección de Evaluación Educativa) | Secretaría de Educación de Nuevo León, México |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/07 - 2023/02 | Assesora e investigadora em educação | Agencia Latinoamericana de Evaluación y Política Pública, Aleph, México |
2021/07/01 - 2021/09/30 | Consultora | SUMMA, Chile |
2018 - 2018 | Consultora | The Learning Bar, Canadá |
2013 - 2017 | Assessora, Diretora, Especialista | Instituto Nacional de Evaluación Educativa, Equador |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012 - 2014 | Early childhood and equity: a public policy model for Latin America
Registro 282249
Bolseiro de Mestrado
Universidad Nacional Autónoma de México, México
|
Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología
Concluído
|
2009 - 2011 | Historical scientific instruments, cognition and science education
IN401809
Bolseiro de Investigação
Universidad Nacional Autonoma de Mexico Facultad de Psicologia, México
|
Universidad Nacional Autónoma de México
Concluído
|
2010 - 2010 | Educational Development of Critical Thinking in Latin America
CPBS83S95326
Bolseiro de Licenciatura, Serviço Social
Universidad Nacional Autónoma de México, México
|
Gobierno Federal de Mexico Secretaría de Educación Pública
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - Atual | Learning Pulses
Investigador
Agencia Latinoamericana de Evaluación y Política Pública, Aleph, México
|
Em curso
|
2022/03 - 2023/01 | National Atlas of Mexico: Education
2
Investigador
Universidad Nacional Autónoma de México, México
|
Concluído
|
2021/10 - 2022/08 | Secondary School Learning Improvement Program in Nuevo Leon, México
2
Investigador
Agencia Latinoamericana de Evaluación y Política Pública, Aleph, México
Radix Education, México |
Secretaría de Educación de Nuevo León
Em curso
|
2021/07 - 2021/09 | Distance Learning Readiness Index for the Global South
1
Investigador
SUMMA, Chile
|
SUMMA
Concluído
|
2020/10 - 2021/06 | Intervention for the Recovery and Leveling of Learning During and Post-pandemic: Improving Learning in Mexico's Secondary
Schools
1
Investigador
Agencia Latinoamericana de Evaluación y Política Pública, Aleph, México
Radix Education, México |
Gobierno Federal de Mexico Secretaría de Educación Pública Organization of American States Instituto Politécnico Nacional Concluído
|
2018/01 - 2021/06 | CRECER: Learning in Panama
3
Investigador
Agencia Latinoamericana de Evaluación y Política Pública, Aleph, México
|
Ministerio de Educacion
Concluído
|
2005 - 2006 | Education Program: Curricular Scaffolds
1
Desenvolvimento técnico
Universidad Nacional Autónoma de México, México
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Capítulo de livro |
|
Manual |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/03/03 | Prácticas innovadoras en evaluación de la educación que aportan a la agenda de recuperación y transformación: el caso de Nuevo León | Encuentro Regional Sobre la Evaluación de la Educación
Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (San Andrés, Colômbia)
|
2023/11/08 | Nuevo León Aprende: resultados educativos en México | Encuentro Internacional de Calidad de la Educación: Experiencias nacionales e internacionales de evaluación, mejora y transformación
educativa en el marco de la agenda 2030
Ministerio de Educación de Venezuela (Caracas, Venezuela)
|
2022/03/24 | The relation of Self-Regulated Learning with Reading and Math Skills, a Systematic Literature Review with Meta-analysis (Progress of research) | Jornada de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia
Faculdade Psicologia, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/03/04 | "Learning Pulses, an overview" A conference was held with about 1,000 teachers about the Learning Pulses, as part of the Secondary School Learning Improvement Program in Nuevo Leon, México | Learning Pulses, an overview
Secretaría de Educación de Nuevo León, México (México)
|
2022/02/04 | "Creating Community to Recover, Strengthen and Enhance Learning". Presentation for the participants of the Teaching Professionalization Course and the Instructional Leadership Training Course of the Learning Improvement Program. | Creating Community to Recover, Strengthen and Enhance Learning
Radix Education (México)
|
2020 | Latin America and the education system at Covid-19 | Infancias en arresto domiciliario
Universidad Autónoma Metropolitana (México, México)
|
2020 | Learning at a distance in our contexts | Conferencia Internacional: Calidad del Aprendizaje Virtual en Ciencias de la Salud
Universidad UTE de Equador (Quito, Equador)
|
2013 | Elaboración y validación de ítems para pruebas de evaluación educativa | Evaluación educativa
Secretaria Nacional de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. (Quito, Equador)
|
2012 | El buen vivir en América Latina y su relación con la educación | Proyectos de posgrado
Unidade de Pós-graduação, UNAM (México, México)
|
2012 | O fim do mundo da escravatura: Pensamentos no livro Nação Crioula de Agualusa | Interpretacoes do fim do mundo através das culturas de lingua portuguesa
Centro de Enseñanza de Lenguas Extranejras, UNAM (México, México)
|
2010 | Memoria colectiva e historia para la psicología social. Retomando a Maurice Halbwachs | Simposium Enseñanza de la Ciencia
Facultad de Psicologia, UNAM (México, México)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/02/01 - 2021/11/30 | Afinal, o que é Sustentabilidade?, Restauração de Ecossitemas, Do It Yourself e Justiça Social e Ambiental foram os temas
que nortearam o Festival Umundu Lx 2021, com 87 eventos em parceria com mais de 100 organizações. (2021/09/30 - 2021/10/05)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Umundu Portugal, Portugal |
2020/09/01 - 2020/12/31 | O Festival Umundu Lx 2020 – Festival para a Transformação Sustentável contou com a participação de centenas de pessoas em
103 eventos, promovidos por mais de 100 organizações. (2020/10/09 - 2020/10/17)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Umundu Portugal, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2021 | Nesta Agência realiza projetos de desenvolvimento em educação para diversos países da região a partir do desenho de Sistemas de Avaliação Educativa, especificamente colabora com lineamentos de Política Pública Educativa baseada em evidencia, realiza pesquisa sobre primeira infância, cria relatórios nacionais de resultados educativos para autoridades educativas, relatórios de escolas e grupos para docentes e diretivos de escolas, e desenha inquéritos de fatores associados ao aprendizagem para cada pais. | Agencia Latinoamericana de Evaluación y Política Pública, Aleph, México |
2018/01 - 2018/06 | Foi consultora em The Learning Bar, Canadá, no projeto de prosperidade educativa infantil executado no Uruguai, Equador, México e Canadá. Realizou investigação sobre a avaliação de crianças dos 3-5 anos de idade, desenvolveu controlos de qualidade dos produtos, desenhou os relatórios de divulgação dos resultados da avaliação educacional a nível nacional, regional, escola, grupo e estudante, co-escreveu relatórios de análise psicométrica de instrumentos de avaliação, realizou análises de competitividade do projeto, gerou estratégias de formaçã | The Learning Bar, Canadá |
2013 - 2017 | Foi cofundadora do Instituto Nacional de Avaliação Educativa, INEVAL, no Equador. Lá assessorou na criação de diretrizes para a política de pública em educação, realizou gestão interinstitucional com o governo e organizações internacionais, coordenou um projeto nacional de melhora das habilidades de crianças de 4 a 6 anos de idade e um projeto da OCDE sobre as habilidades de pessoas de 16 a 65 anos de idade, e colaborou no desenho, implementação e análise de resultados de avaliações educativas nacionais e internacionais. | Instituto Nacional de Evaluación Educativa, Equador |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/03 - Atual | Umundu | Participação no Conselho de Fiscalização. Colaboração na equipa de organização no projecto Umundo pela Sustentabilidade em Portugal. Actividades de planeamento e avaliação participativa e conceptualização da organização. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2007 - 2009 | Representante dos estudantes perante o Conselho Técnico Honorável da Faculdade de Psicologia, UNAM. Membro activo da Comissão
Permanente de Planeamento e Avaliação Interinstitucional, da Comissão Permanente de Assuntos Estudantis, e da Comissão Permanente
de Regulamentação.
Membro
|
Distinções
Prémio
2016 | Prémio de Excelência, Líderes em Educação
Inter-American Development Bank, Estados Unidos
|
2012 | 2 lugar no Concurso: Criação literária em língua portuguesa
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Camoes em Mexico, México |
Outra distinção
2019 | Menção Honrosa de Tese de Mestrado
Universidad Nacional Autónoma de México, México
|
2012 | Menção Honrosa de Tese de Licenciatura
Universidad Nacional Autónoma de México, México
|