???global.info.a_carregar???
PhD in Information Sciences since 2012 , Manuel José Serra da Fonseca was born in Lisbon in 1971. He played professional activities such as marketing communications technician and professor of higher education at various institutions . He is currently Associate Professor at the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (Portugal) and Coordinator of Digital Marketing Master's degree at its Business School (ESCE IPVC). He is a researcher at UNIAG (Applied Management Research Unit, since 2014). He participated in 8 I&D projects and supervised about 100 undergraduate and masterworks in the areas of Communication Sciences and Business Sciences. He published several publications in peer reviewed journals, book chapters and proceedings and has several communications at national and international scientific conferences. He collaborates as a reviewer with several journals. He acts in the Social Sciences field with an emphasis in Communication and Marketing Sciences. In his academic curriculum, the most frequent terms in the context of scientific production are attitude towards advertising, attitude towards communication skills, consumer behavior, integrated marketing communications, social marketing, public service advertising, viral marketing and organizational communication
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Manuel José Serra da Fonseca

Nomes de citação

  • Fonseca, Manuel José
  • Manuel Fonseca

Identificadores de autor

Ciência ID
691D-6753-BE59
ORCID iD
0000-0002-3290-8449

Endereços de correio eletrónico

  • manuelfonseca@esce.ipvc.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2015
Concluído
Auditorias da Qualidade (Curso médio)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2009 - 2012
Concluído
Ciências da Informação (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"As campanhas de comunicação de marketing no âmbito da prevenção rodoviária portuguesa: um contributo para a análise da sua eficácia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade com felicitações
2008
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"Campanhas Publicitárias de Prevenção Rodoviária em Portugal – Uma Análise do seu Conteúdo e Impacto Junto dos Condutores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2002 - 2003
Concluído
Gestão de Marketing (Pós-Graduação)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
"e-Marketing " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2001
Concluído
Engenharia Publicitária (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"Monografia - O conceito de satisfação do consumidor no âmbito da estratégia de comunicação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
13 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/15 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019/07/01 - 2024/03/14 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09/14 - 2019/06/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2016/09 - 2019/02 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/02/01 - 2019 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2006/09 - 2012/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/02 - 2012/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Desigual Comunicação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022 - 2033 A atitude dos estudantes e docentes face à utilização de ferramentas digitais de e-learning no Ensino Superior em Portugal
de e-learning no Ensino Superior em Portugal
Orientador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/12 - Atual FISATUR - Atlantic Network of tourist experiences to promote the fishing and maritime cultural heritage
101124851 — FISATUR — EMFAF-2023-PIAFLAGSHIP
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Em curso
2019/09 - Atual Escola Inclusiva IPVC
PRR BAITS IPVC
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Em curso
2019/09 - Atual Escola Inclusiva IPVC
PRR BAITS IPVC
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2022/07/01 - 2023/10/31 LInEA - Linhas de Inovação em Ensino Aprendizagem
POCH-02-53I2-FSE-000020
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
European Commission
2018/07/26 - 2022/07/26 Desenvolvimento do Turismo Outdoor da Região Norte de Portugal.
PTDC/EGE-OGE/32289/2017
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/07 - 2022/07 TURNOUT: Outdoor Tourism Development in the Northern Region of Portugal
POCI-01-0145-FEDER-032289
Investigador
UNIAG - Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (APNOR), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2017/06 - 2019/08 ATIVAR-IPVC: ATIVAR o Interface de Partilha e Valorização Regional do Conhecimento
NORTE-01-0246-FEDER-000038
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Programa Operacional Regional do Norte (Norte2020)
Em curso
2015/01 - 2015/12 PLUG&HEAT - Sistema compacto de média potência para a produção de energia térmica a partir de biomassa
Projeto nº 38869 PLUG&HEAT
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira-Oliveira, T.; Manuel Fonseca; Rodrigues, Helena Sofia. "Implementation and Development of IPVC's Equality Plan in Association with its Management System". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Quality Engineering and Management (ICQEM 2022), 2022.
    Publicado
  2. Scalabrini, Elaine; Nunes, Alcina; Fonseca, Manuel José ; Fernandes, Paula Odete. "Outdoor Tourism Demand Segmentation: A Case Study from North of Portugal". Trabalho apresentado em INC 2022, 2022.
    Publicado
  3. Alves, Wellington; Jorge Esparteiro Garcia; Fonseca, Manuel José ; Ferreira, P.. "Is Greenwashing a Common Practice in Energy Market?". Trabalho apresentado em ICEE 2022, 2022.
    Publicado
  4. Oliva M. D. Martins; Fernandes, Paula Odete; Nunes, Alcina; Fonseca, Manuel José. "Supply-side perspectives on outdoor tourism in the North of Portugal". Trabalho apresentado em 4th International Conference on Tourism Research, 2021.
    Publicado
  5. Alves, S.; Fonseca, Manuel José ; Jorge Esparteiro Garcia; Lia Coelho Oliveira; Teixeira, Andreia. "The omnichannel strategy in Portuguese companies: an overview". Trabalho apresentado em 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, 2021.
    Publicado
  6. Costa, Carla Regina; Jorge Esparteiro Garcia; Fonseca, Manuel José ; Teixeira, Andreia. "Data Analysis in Content Marketing Strategies". Trabalho apresentado em 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, 2021.
    Publicado • 10.23919/cisti52073.2021.9476377
  7. Sylvie Antão; Fernandes, Paula Odete; Fonseca, Manuel José. "Cultura e turismo: o caso do município de Miranda do Douro". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2021), 2021.
    Publicado
  8. João Sernadela; Fernandes, Paula Odete; Fonseca, Manuel José. "Planeamento da Vertente Estratégica do Marketing Aplicado ao Contexto de uma Barbearia". Trabalho apresentado em XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Cooperação Transfronteiriça: Desenvolvimento e Coesão Territorial., 2020.
    Publicado
  9. Nunes, Alcina; Fonseca, Manuel José ; Fernandes, Paula Odete. "Measuring Nature Tourism Firms’ Productivity". Trabalho apresentado em XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Cooperação Transfronteiriça: Desenvolvimento e Coesão Territorial, 2020.
    Publicado
  10. Teixeira, Andreia; Fonseca, Manuel; Oliveira, Narciso. "Evaluation of Satisfaction in the City of Porto Hotels: A Case Study". 2019.
  11. Augusta Pereira; Fonseca, Manuel José. "Entre, quem é? A predisposição da economia social para a economia circular.". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2018), 2019.
    Publicado
  12. Rodrigues, Helena Sofia; Fonseca, Manuel José; Rodrigues, Helena Sofia ; Fonseca, Manuel José. "Viral Marketing as epidemiological model". Trabalho apresentado em 15th International Conference on Computational and Mathematical Methods in Science and Engineering, Cádiz, 2015.
    Publicado
  13. Rodrigues, Helena Sofia; Fonseca, Manuel José. "The perception of road safety communication campaigns: the gender influence". Trabalho apresentado em 2nd Business & Management Conference, International Institute of Social and Economic Sciences 2015, Madrid, 2015.
    Publicado
  14. "Viral Marketing as epidemiological model". 2015.
  15. Cardoso, Paulo; Neto, Evandro; Fonseca, Manuel José; Freitas, Elsa. "Perspetivas sobre a publicidade enquanto influência pessoal e fenómeno social: uma análise comparativa em jovens portugueses e brasileiros". Trabalho apresentado em VIII SOCPCOM - Comunicação Global, Cultura e Tecnologia, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Elsa Simões; Joana Gomes de Sousa; Manuel José Fonseca; Paulo Ribeiro Cardoso. "Publicidade e inclusão social". Comunicação Mídia e Consumo (2023): https://doi.org/10.18568/cmc.v20i59.2833.
    10.18568/cmc.v20i59.2833
  2. Simões, E.; Gomes de Sousa, J. ; Fonseca, Manuel José ; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Publicidade e inclusão social: perceção dos consumidores e influência na intenção de compra / Advertising and social inclusion: consumer perception and influence on purchase intention". Comunicação, Mídia e Consumo / Communication, Media and Consumption 20 59 (2023): 418-444.
    Publicado • https://doi.org/10.18568/CMC.V20I59.2833
  3. Raquel Fernandes; Bruno Barbosa Sousa; Manuel Fonseca; José Oliveira. "Assessing the Impacts of Internal Communication: Employer Branding and Human Resources". Administrative Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/admsci13060155.
    10.3390/admsci13060155
  4. Manuel José Fonseca; Jorge Esparteiro Garcia; Bruno Vieira; Andreia Sofia Teixeira. "Lecturers’ attitude towards the use of e-learning tools in higher education: A case of Portugal". Engineering Management in Production and Services (2023): https://doi.org/10.2478/emj-2023-0009.
    10.2478/emj-2023-0009
  5. Cardoso, Paulo Ribeiro; Jolluskin, Gloria; Paz, Laila; Fonseca, Manuel Jose; Silva, Isabel. "Effects of awareness campaigns against domestic violence: perceived efficacy, adopted behavior and word of mouth". Journal of Criminological Research Policy and Practice (2023): https://publons.com/wos-op/publon/65124779/.
    10.1108/JCRPP-11-2022-0057
  6. SCALABRINI, Elaine; CORREIA, Alexandra; NUNES, Alcina; VELOSO, Cláudia; VIEIRA, Elvira; FERREIRA, Fernanda; SILVA, Goretti; et al. "OUTDOOR TOURISM DEMAND SEGMENTATION: A CASE STUDY FROM NORTH OF PORTUGAL". GeoJournal of Tourism and Geosites 44 4 (2022): 1342-1349. http://dx.doi.org/10.30892/gtg.44420-952.
    Publicado • 10.30892/gtg.44420-952
  7. Scalabrini, Elaine; Correia, Alexandra I.; Manuel Fonseca; Nunes, Alcina; Cláudia Miranda Veloso; Vieira, Elvira Pacheco; Ferreira, Fernanda A.; et al. "The use of a Geoghaphic Information System to increase Outdoor Tourism". European Journal of Applied Business Management (2022): 1-13.
    Publicado
  8. Augusta Pereira; Paula Odete Fernandes; Manuel José Fonseca. "Circular Economy, Sharing, and Sustainability". International Journal of Social Ecology and Sustainable Development 13 4 (2022): 1-16. https://doi.org/10.4018/IJSESD.290322.
    10.4018/IJSESD.290322
  9. Scalabrini, Elaine; Fernandes, Paula Odete; Fonseca, Manuel José. "The use of a Geographic Information System to increase Outdoor Tourism". European Journal of Applied Business and Management - Special Issue Circular Economy (2022): 1-13. https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/index.
    Publicado
  10. Goretti Silva; Alexandra Correia; Susana Rachão; Alcina Nunes; Elvira Vieira; Sónia Santos; Luís Soares; et al. "A Methodology for the Identification and Assessment of the Conditions for the Practice of Outdoor and Sport Tourism-Related Activities: The Case of Northern Portugal". Sustainability (2021): https://doi.org/10.3390/su13137343.
    10.3390/su13137343
  11. Oliva M. D. Martins; Fernandes, Paula Odete; Fonseca, Manuel José. "Outdoor tourism in the North of Portugal from the perspective of Tourist Entertainment Companies (TEC)". European Journal of Applied Business and Management 7 3 (2021): 1-21. https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM.
    Publicado
  12. Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Fonseca, Manuel José. "Creative strategy and storytelling in advertising: conceptual systematization and empirical analysis of Brazilian restaurant brands". European Journal of Applied Business and Management 7 4 (2021): 1-17. https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Santos, Eleonora; Correia, Alexandra, I; Ferreira, Fernanda A.; Nunes, Alcina Maria; Veloso, Claudia Miranda; Vieira, Elvira; Silva, Goretti; et al. "Productivity measurement: the case of nature tourism firms in Portugal". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 8 4 (2020): 331-346. https://publons.com/wos-op/publon/35829850/.
    Publicado • 10.1007/S00126-023-01220-9
  14. Ribeiro-Cardoso, Paulo; Henrique-Vieira, Luís; Serra-da-Fonseca, Manuel José. "¿Cómo percibimos la publicidad? Antecedentes de la actitud hacia la publicidad e implicaciones en la intención de compra". Revista Mediterránea de Comunicación 10 1 (2019): 203-213. http://dx.doi.org/10.14198/medcom2019.10.1.14.
    Publicado • 10.14198/medcom2019.10.1.14
  15. Fonseca, Manuel José. "Escala Webqual na avaliação de websites de hotéis do Porto". European Journal of Applied Business and Management SI WTHM 2018 (2018): 55-72.
    Publicado
  16. Fonseca, Manuel José. "A escala SERVQUAL na avaliação da satisfação no sector restauração". European Journal of Applied Business and Management SI ICABM 2018 (2018): 258-285.
    Publicado
  17. Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Fonseca, Manuel José. "A comunicação integrada de marketing no contexto das campanhas de prevenção rodoviária em Portugal e a sua influência junto aos jovens condutores". Comunicação & Sociedade 38 3 (2016): 137-162. https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CSO/article/view/6174.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v38n3p137-162
  18. Rodrigues, Helena Sofia; Fonseca, Manuel José. "Can information be spread as a virus? Viral marketing as epidemiological model". Mathematical Methods in the Applied Sciences 39 16 (2016): 4780-4786. http://dx.doi.org/10.1002/mma.3783.
    10.1002/mma.3783
  19. Aguiar, Daiane Moura de; Gervasoni, Tássia A.. "Campanhas de Prevenção Rodoviária no Contexto Internacional: uma Análise dos Conteúdos e dos Suportes de Difusão". Revista FSA 5 3 (2016): 242-262. http://dx.doi.org/10.5585/rdb.v5i3.103.
    10.5585/rdb.v5i3.103
  20. RODRIGUES, HELENA SOFIA; FONSECA, MANUEL JOSÉ; CARDOSO, PAULO RIBEIRO. "The effect of drivers gender on the perception of Portuguese road safety communication campaigns". International Journal of Business and Management III 4 (2015): 104-123. http://dx.doi.org/10.20472/bm.2015.3.4.006.
    Publicado • 10.20472/bm.2015.3.4.006
  21. Cardoso, Paulo Ribeiro; Fonseca, Manoel José. "Campanhas portuguesas de prevenção rodoviária: uma análise da sua influência". Verso e Reverso 26 62 (2012): 62-71. http://dx.doi.org/10.4013/ver.2012.26.62.01.
    Publicado • 10.4013/ver.2012.26.62.01
  22. Fonseca, Manuel José; Cardoso, Paulo. "Recordação e atitudes dos condutores em face das campanhas publicitárias de prevenção rodoviária em Portugal – uma abordagem exploratória". REMark – Revista Brasileira de Marketing 9 2 (2010): 6-19.
    Publicado
  23. Fonseca, Manuel Jose; Cardoso, Paulo Ribeiro. "DRIVERS RECALL AND ATTITUDES TOWARDS ROAD SAFETY ADVERTISING CAMPAIGNS IN PORTUGAL - AN EXPLORATORY APPROACH". Revista Brasileira de Marketing (2010): https://publons.com/wos-op/publon/34742070/.
Capítulo de livro
  1. de Araújo, Daniel Ladeira; Garcia, Jorge Esparteiro; da Fonseca, Manuel José Serra; Andrade, José Gabriel. "ESG in Advertising Narratives: Case Analysis of Golden Lion Winning Campaigns at Cannes 2022". In Lecture Notes in Networks and Systems, 43-50. Springer Nature Switzerland, 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_5
  2. Santos, Ana; Garcia, Jorge Esparteiro; Oliveira, Lia Coelho; de Araújo, Daniel Ladeira; da Fonseca, Manuel José Serra. "Integrating Online and Offline Distribution Strategies – A Portuguese Case Study". In Lecture Notes in Networks and Systems, 71-80. Springer Nature Switzerland, 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_8
  3. Andrade, José Gabriel; Sampaio, Adriano; Garcia, Jorge Esparteiro; Fonseca, Manuel José. "The City Makes Its Mark in a Review on Digital Communication and Citizenship". In Lecture Notes in Networks and Systems, 81-90. Springer Nature Switzerland, 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_9
  4. Pereira, Manuel Sousa; Cardoso, António; Fonseca, Manuel José; Borges, Joana; Pereira, Bruno; Carvalho, Tatiana. "The Influence of In-Store Music on the Consumer’s Shopping Experience". In Lecture Notes in Networks and Systems, 91-100. Springer Nature Switzerland, 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_10
  5. Vieira, Elvira; Fonseca, Manuel; Borges, Ana Pinto; Vieira, Bruno Miguel. "The Role of Digital Marketing in the Process of Musical Events’ Participation". In Lecture Notes in Networks and Systems, 111-119. Springer Nature Switzerland, 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_12
  6. Popova, Mariia; da Fonseca, Manuel José Serra; Garcia, Jorge Esparteiro; Andrade, José Gabriel. "Fundamentals of a Digital Marketing Plan for a Tourism Infrastructure in Alentejo". In Lecture Notes in Networks and Systems, 61-70. Springer Nature Switzerland, 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_7
  7. Souza, Yuri; Fonseca, Manuel José; Cardim, Sofia. "Marketing Plan for an Online Business: A Case Study". In Lecture Notes in Networks and Systems, 101-110. Springer Nature Switzerland, 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_11
  8. Elaine Scalabrini; Alexandra I. Correia; Alcina Nunes; Cláudia Miranda Veloso; Elvira Vieira; Fernanda A. Ferreira; Goretti Silva; et al. "The Use of Mobile Technology in Outdoor Tourism: A Systematic Review". 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_59
  9. Jorge Esparteiro Garcia; Eduardo González Vega; Patrícia Purificação; Manuel José Fonseca. "The Influence of Social Media on Voters’ Decision-Making Process in Portugal: A Case Study". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_36
  10. Joana Tavares; Jorge Esparteiro Garcia; Manuel Fonseca; Andreia Teixeira. "Impact of Corporate Social Responsibility (CSR) Activities of Sports Clubs in Portugal on Brand Attitude and Electronic Word-of-Mouth Intention". 2022.
    10.1007/978-3-031-04829-6_57
  11. Jorge Esparteiro Garcia; Rui Lima; Manuel José Serra da Fonseca. "Search Engine Optimization (SEO) for a Company Website: A Case Study". 2022.
    10.1007/978-3-031-04829-6_47
  12. Maria Inês Magalhães Rodrigues; Manuel José Serra da Fonseca; Jorge Esparteiro Garcia. "The Use of CRM in Marketing and Communication Strategies in Portuguese Non-Profit Organizations". 223-244. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9790-3.ch013
  13. Paulo Ribeiro Cardoso; Manuel José Fonseca. "Health Communication on Social Media". In Perceptions and Influences, 113-129. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9790-3.ch007
  14. Jorge Esparteiro Garcia; Pedro Rodrigues; Jorge Simões; Manuel José Serra da Fonseca; Garcia, Jorge Esparteiro; Rodrigues, Pedro; Simões, Jorge; Serra da Fonseca, Manuel José. "Gamification Strategies for Social Media". In Implementing Automation Initiatives in Companies to Create Better-Connected Experiences, 137-159. Portugal: IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-5538-8.ch007
  15. Vieito, João Paulo ; Cairrão, Álvaro; Carvalho, Sónia Patrícia Basto de; Fonseca, Manuel José ; Barreto, Luís. Autor correspondente: Vieito, João Paulo. "Empreendedorismo no Ensino Superior: O exemplo da ESCE-IPVC". In Empreendedorismo na Prática: Conexões entre Ciência, Mercado e Sociedade, 175-205. Brasil, 2022.
    Publicado
  16. Pereira, Diana; Fonseca, Manuel; Sousa, Bruno; Correia, Alexandra. "Cooperation as a Basic Strategy for New Dynamics of a Cross-Border Destination: The Case of the Euroregion Galicia and Northern Portugal". In Tourism Entrepreneurship in Portugal and Spain, 85-99. Springer International Publishing, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-89232-6_6
  17. Correia, A. I.; Sousa, B.; Fonseca, M. J.; Silva, R.. "The Perceived Effects of Events on Tourism: The Case of the Festivities of the Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, Viana do Castelo, Northwest of Portugal". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 255-265. Springer Nature Singapore, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-981-16-9701-2_21
  18. Lourenço, Vera Lúcia; Catarino, André Whiteman; Fonseca, Manuel José; Sousa, Bruno Barbosa. "Consumer-Brand Relationship and Use of the Website in Virtual Communication in the Luxury Furniture Industry". In Advances in Marketing, Customer Relationship Management, and E-Services, 158-177. Portugal: IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-4369-6.ch008
  19. Bárbara Bazan; Manuel José Fonseca; Paulo Ribeiro Cardoso; Maria Castro Fonseca; Andreia Teixeira; Fonseca, Manuel José ; Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Teixeira, Andreia. "The Attitude of European Consumers Towards the Country of Origin of Products: The Influence of “Made In” in the Purchase Intention". In Advances in Intelligent Systems and Computing, vol 1331, 241-255. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-68418-1_24
  20. Ana Silva; Manuel José Fonseca; Paulo Ribeiro Cardoso; Maria Castro Fonseca; Andreia Teixeira. "Factors Influencing the Purchase Intention of Cruelty-Free Cosmetics in Portuguese Consumers – An Exploratory Approach". 256-268. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-68418-1_25
  21. Correia, Alexandra I.; Sampaio, Hugo A.; Fonseca, Manuel J.; Marinho, Susana; Carvalhido, Ricardo. "Social Media and Sustainable Tourism Marketing: Perceptions of Owners of Leisure-Related Enterprises Operating Within Viana do Castelo Littoral Geopark (Northwest Portugal)". In Handbook of Sustainable Development and Leisure Services, 303-318. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-59820-4_20
  22. Fernandes, Paula Odete; Nunes, Alcina Maria; Veloso, Cláudia Miranda; Santos, Eleonora; Ferreira, Fernanda A.; Fonseca, Manuel José Serra. "Outdoor Solutions for the Seasonal Concentration of Tourism Demand in Northern Portugal". In Handbook of Research on the Impacts, Challenges, and Policy Responses to Overtourism, 364-379. IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-2224-0.ch019
  23. Fernandes, Paula Odete; Nunes, Alcina Maria; Veloso, Cláudia Miranda; Santos, Eleonora; Ferreira, Fernanda A.; Fonseca, Manuel José; Fernandes, Paula Odete; et al. "Spatial and Temporal Concentration of Tourism Supply and Demand in Northern Portugal. Application of the Herfindahl-Hirschman Index". In Advances in Tourism, Technology and Smart Systems, 263-273. Springer Singapore, 2019.
    10.1007/978-981-15-2024-2_24
  24. Rodrigues, Helena Sofia; Fonseca, Manuel José. "Viral Marketing and Exposure to Health and Risk Messages". In Encyclopedia of Health and Risk Message Design and Processing, 15-30. New York, Estados Unidos: Oxford University Press, 2017.
    Publicado • 10.1093/acrefore/9780190228613.013.337
  25. Cardoso, Paulo; Fonseca, Manuel José. "Paz na Estrada: As Campanhas Publicitárias de Prevenção Rodoviária em Portugal e o seu Impacto nos Condutores". In Construir a Paz - Visões Interdisciplinares e Internacionais Sobre Conhecimentos e Práticas - Cidadania, Relações Internacionais, Comunicação e Responsabilidade Social, 197-202. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2013.
    Publicado
  26. Cardoso, Paulo; Fonseca, Manuel José. "Appeals and Creative Formats in Portuguese Road Safety Advertising Campaigns". In New Trends in Advertising Research, 391-399. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, 2008.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Scalabrini, E. C. B.; Alexandra Lopes Correia; Fernanda Ferreira; Manuel Fonseca; Alcina Nunes; Goretti Silva; Cláudia Miranda Veloso; et al. "An integrated approach to determine the satisfaction of outdoor activities practitioners in the North of Portugal". Trabalho apresentado em 11th International Conference Sustainable Tourism, Culture & Sports, Online, 2022.
    Publicado
  2. Sylvie Antão; Fonseca, Manuel José. "Culture and Tourism: The Case of Miranda do Douro Municipality". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2021), 2021.
    Publicado
  3. Yuri Souza; Cardim, Sofia; Fonseca, Manuel José. "Marketing Strategy and Plan: Probate for Dummies". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2021), 2021.
    Publicado
  4. Fonseca, Manuel José. "Planeamento da Vertente Estratégica do Marketing Aplicado ao Contexto de uma Barbearia". Trabalho apresentado em Livro de resumos das XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, ‘Cooperação Transfronteiriça: Desenvolvimento e Coesão Territorial., Bragança, 2020.
    Publicado
  5. Fonseca, Manuel José. "Measuring Nature Tourism Firms’ Productivity.". Trabalho apresentado em Livro de resumos das XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, ‘Cooperação Transfronteiriça: Desenvolvimento e Coesão Territorial., Bragança, 2020.
  6. Fonseca, Manuel José. "Come In, Who is it? The Predisposition of the Social Economy to the Circular Economy.". Trabalho apresentado em 4th Regional Helix 2019 - Regional Entrepreneurial Ecosystems and Sustainability – Rethinking the Helix, Porto, 2019.
    Publicado
  7. Fonseca, Manuel José. "Spatial and Temporal Concentration of Tourism Demand in Northern Portugal: Regional Policy Recommendations to Promote Tourism Competition and Portfolio Diversity.". Trabalho apresentado em 4th Regional Helix 2019 - Regional Entrepreneurial Ecosystems and Sustainability – Rethinking the Helix, Porto, 2019.
    Publicado
  8. Fonseca, Manuel José. "Evaluation of Satisfaction in the City of Porto Hotels: A Case Study". Trabalho apresentado em 2nd International Workshop Tourism and Hospitality Management, Porto, 2019.
    Publicado
  9. Bursa, Galina; Fonseca, Manuel José. "Endomarketing strategies: impact of employer branding on students’ first career choice". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2019), 2019.
    Publicado
  10. Teixeira, Andreia; Fonseca, Manuel José ; Oliveira, Narciso. "A avaliação da satisfação no sector da hotelaria da cidade do Porto: um estudo de caso". Trabalho apresentado em Workshop Tourism and Hospitality Management, Porto, 2019.
    Publicado
  11. Fonseca, Manuel José. "Entre, quem é? A predisposição da economia social para a economia circular.". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2018), Bragança, 2018.
    Publicado
  12. Fonseca, Manuel José. "Neuromarketing: a influência da cor na compra de um produto.". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2018), Bragança, 2018.
    Publicado
  13. Borges, Carolina; Teixeira, Andreia; Fonseca, Manuel José. "A escala servqual na avaliação da satisfação no sector da restauração: um estudo de caso". Trabalho apresentado em International Conference of Applied Business and Management, Porto, 2018.
    Publicado
  14. Teixeira, Andreia; Fonseca, Manuel José ; Castro, Luísa; Garcia, Jorge; Igreja, Carla; Costa-Santos, Cristina. "A escala webqual na avaliação multidisciplinar de websites de hotéis: o caso da cidade do Porto". Trabalho apresentado em Workshop Tourism and Hospitality Management, Porto, 2017.
    Publicado • 10.5151/engpro-tic2015-030
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/02 Digital Innovation in Healthcare: Addressing Medication Non Adherence 2023 International Conference on Marketing and Technologies (ICMarkTech’23)
Czech University of Life Sciences (CZU) and University College Prague (UCP). (Prague , República Checa)
2023/11/04 The construction of the brand narrative through the creation of corporate museums International Conference on Tourism Technology and Systems
(Bacalar, México)
2023/11/03 Municipal Communication and its importance to the Local Community International Conference on Tourism Technology and Systems
2023/04/06 Marketing Plan for an Online Business: A Case Study 2nd Workshop in Digital Marketing and Communication, Technologies, and Applications in the 11th World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST’23)
2023/04/05 A Digital Marketing Plan for a Pateo House in Alentejo 2nd Workshop in Digital Marketing and Communication, Technologies, and Applications in the 11th World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST’23)
2023/04/04 Municipal Communication and its importance to the Local Community 2nd Workshop in Digital Marketing and Communication, Technologies, and Applications in the 11th World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST’23)
(Pisa, Itália)
2022/07/19 Social Marketing and Human Rights The Protection of Human Rights in the Age of Artificial Intelligence
Università Mediterranea di Reggio Calabria (Reggio Calabria, Itália)
2021/11/05 The perceived effects of events in tourism: The case of the festivities of the Romaria de Nossa Senhora d´Agonia, Viana do Castelo, Northwest of Portugal International Conference on Tourism Technology and Systems (ICOTTS’21)
(Cartagena de Indias, Colômbia)
2021/06/23 Data Analysis in Content Marketing Strategies CISTI'2021 - 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
(Chaves, Portugal)
2020/02/19 Social Media, Tourism Marketing and natural/cultural resources: the case of Littoral Geopark of Viana do Castelo in the northern Portugal em 5th International Conference on Hospitality and Tourism (ICHTOUR)
2019/11/03 Rádio: O Som é a Sua Marca 1º Congresso Internacional de Rádios Lusófonas
ARIC – Associação de Rádios
2018/06/22 A escala SERVQUAL na avaliação da satisfação no sector da restauração: um estudo de caso International Conference of Applied Business and Management (ICABM 2018)
ISAG-European Business School
2017 Digital Marketing under epidemiological point of view: a case study. The Cape Verde International Days on Mathematics 2017
University of Cape Verde (Cabo Verde, Cabo Verde)
2017 A escala Webqual na avaliação multidisciplinar de websites de hotéis: o caso da cidade do Porto 1st Workshop on Tourism and Hospitality
ISAG – European Business School (Porto, Portugal)
2017 Epidemiological models and the diffusion of na advertising campaign XVIII Congress of the Portuguese Association of Operational Research - IO 2017
Portuguese Association of Operational Research (Valença, Portugal)
2016 "Atreve-te Mais" e “Empreende Mais” Workshop de Empreendedorismo Juvenil
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPVC (Monção e Paredes de Coura, Portugal)
2016 Road Safety Campaigns: a Structural Equation Modelling Analysis International Conference of Applied Business and Management (ICABM)
ISAG – European Business School, Porto (Porto, Portugal)
2015 Could commercial information be spread like a virus? Epidemiological model in a viral marketing context. American Mathematical Society (AMS) - European Mathematical Society (EMS) - Portuguese Mathematical Society International Meeting 2015
(Porto, Portugal)
2015 Viral Marketing as epidemiological model 15th International Conference on Computational and Mathematical Methods in Science and Engineering, CMMSE 2015
(Cadiz, Portugal)
2015 Atreve-te Mais Workshop de Empreendedorismo Juvenil
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPVC (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, Portugal)
2015 Empreende Mais Workshop de Empreendedorismo Juvenil
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPVC (Paredes de Coura e Monção , Portugal)
2015 The perception of road safety communication campaigns: the gender influence 2nd Business & Management Conference
International Institute of Social and Economic Sciences (Madrid, Espanha)
2014 Publicidade: Ontem, Hoje e Amanhã Semana Académica da Escola Secundária de Santa Maria Maior
Escola Secundária de Santa Maria Maior (Viana do Castelo, Portugal)
2014 Empreende Mais Workshop de Empreendedorismo Juvenil
CLDS+Caminha (Caminha, Portugal)
2014 Comunicação de Marketing Palestra Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho
Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho (Valença, Portugal)
2012 A Comunicação Integrada de Marketing no contexto das campanhas de prevenção rodoviária em Portugal e sua influência junto dos jovens condutores V Jornadas de Publicidade: Publicidade, Públicos e Redes de Influência na Atualidade Digital
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Braga, Portugal)
2011 Publicidade Hoje: Entre o Ontem e o Amanhã Conferência A Nova Era da Publicidade
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2011 Paz na Estrada: As Campanhas Publicitárias de Prevenção Rodoviária em Portugal e o seu Impacto nos Condutores I Congresso Internacional Construir a Paz
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2010 Violência na Estrada. A Perceção dos Condutores Face às Campanhas de Prevenção Rodoviária XIII Jornadas de Comunicação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007 Appeals and Creative Formats in Portuguese Road Safety Advertising Campaigns 6th International Conference on Research in Advertising
European Advertising Academy (Lisboa, Portugal)
2006 Uma Análise das Ações de Comunicação Publicitária de Prevenção Rodoviária em Portugal. Considerações sobre a sua Eficácia Cidadania (s): Congresso Internacional sobre Discursos e Práticas
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2006 A Comunicação Dirigida ao Target Jovem Workshop Internacional Jovens, Marcas e Estilos de Vida
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Measuring student satisfaction at higher education: IPB case study
Orientador de Galina Bursa
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022 - 2024 Lealdade e motivações: uma abordagem exploratória ao comportamento do turista brasileiro
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 - 2024 Plano de Marketing Estratégico para o Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 - 2024 A atitude dos jovens portugueses face às campanhas publicitárias de doação de sangue – uma abordagem exploratória
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 - 2023 A Comunicação Autárquica e o seu papel junto da Comunidade Local: Estudo de Caso, Município de Guimarães
Orientador de Diana Patrícia Salgado Pereira
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 - 2023 A importância da satisfação nos serviços – o caso da A.Hartrodt Espanã S.A.
Orientador
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2023 O impacto da automatização de processos na performance dos colaboradores
Orientador
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2023 A internacionalização do Setor Têxtil Português para a China: Contributos para a Identificação de Fatores Críticos de Sucesso
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020 - 2023 Atitude do consumidor do Norte de Portugal e Galiza face ao consumo de alimentos de base vegetal e consequente intenção de compra: uma abordagem exploratória
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 - 2022 Dissertação Mestrado - Plano de Marketing Sociedade de São Vicente de Paulo: Conferências do Concelho de Viana do Castelo
Orientador de Alice Cláudia Magalhães da Silva
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 - 2022 Dissertação Mestrado - Impacto das Iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa dos Clubes Desportivos de Portugal na Atitude dos Adeptos
Orientador de Joana Isabel Costa Tavares
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2022 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Comunicação para a Federação Portuguesa de Canoagem
Orientador de Vânia Jorge Gonçalves
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2022 Dissertação Mestrado - AMBROSIA’S Business Approach
Coorientador de Feryel Zaibi
Mestrado em Inovação de Produtos e Processos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021 - 2022 Dissertação Mestrado - The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication"
Orientador de Maria Francisca Araújo Marinho
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 - 2022 Assessing the Market and Financial Potential of SelfMed Pill dispenser: a Tart-up Aiming to Eradicate Medication Non-adherence in Portugal
Orientador de Laxmi Bhandari
Mestrado em Inovação de Produtos e Processos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021 - 2022 Marketing Plan: Probate for Dummies
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021 - 2022 Casa Pereirinha - A Marketing Plan for a Pateo House in Alentejo
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021 - 2022 The impact of COVID-a9 on Consumer Behavior in the European Union
Orientador de Valery Badzestau
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020 - 2021 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing para a marca Sandes & Baguetes
Orientador de Pedro Miguel da Silva Esteves
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020 - 2021 Trabalho de Projeto de Mestrado - Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal: um contributo para a sua valorização turística
Orientador de Diana Marina Veloso Pereira
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020 - 2021 Trabalho de Projeto de Mestrado - Estratégia e plano de marketing para a empresa Time Out Aventura
Coorientador de Tânia Alice Carvalho Guedes
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 Trabalho de Projeto de Mestrado - ISAG – European Business School - Plano de Marketing Internacional
Orientador de Catarina Brandão Sousa Lopes
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 Trabalho de Projeto de Mestrado - Desenvolvimento de Ações de Marketinh e Elaboração de um Plano de Comunicação Interna para a Empresa Ambar-Passion, S.A.
Orientador de Bárbara Miguel Brás da Costa
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing para a Empresa T&J Pombeiro, Lda. – Marca Detours
Orientador de Tiago Pratinha Maia
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 Dissertação Mestrado - A Importância do CRM nas estratégias e práticas de Marketing Relacional em Organizações sem Fins Lucrativos
Orientador de Maria Inês Magalhães Rodrigues
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Relatório de Estágio de Mestrado - A Importância da Análise de Dados nas Estratégias de Content Marketing da Empresa Best Content
Orientador de Carla Regina Pereira da Costa
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Dissertação Mestrado - A Influência das práticas Cruelty-free na Intenção de Compra de Cosméticos
Orientador de Ana Rute Araújo Ferreira da Silva
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Dissertação Mestrado - A Atitude do Consumidor Europeu face ao made in Portugal e Consequente Influência na Decisão de Compra
Orientador de Bárbara Assis Bazan
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Dissertação Mestrado - Cultura e Turismo: o caso do Município de Miranda do Douro
Orientador de Sylvie Júlio Antão
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2017 - 2020 Dissertação Mestrado - Entre, quem é? Estudo exploratório sobre a predisposição das entidades da economia social para a gestão de recursos partilhados na terra quente transmontana
Orientador de Maria Augusta Teixeira Pereira Machado
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017 - 2019 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing 688 Apartments
Orientador de Narciso Fernando Pinto Ferreira de Oliveira
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2019 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing - Doureca Produtos Plásticos, Lda.
Orientador de Micaela Sofia Araújo de Sousa
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017 - 2019 Relatório de Estágio de Mestrado - Comunicação de Marketing nas PME do Alto Minho - Estágio na Empresa MarkaBranka, Lda.
Orientador de Romeu Pinto Gomes
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017 - 2019 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing para a Paróquia de Poiares
Orientador de Jéssica Vieira Campos
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017 - 2019 Relatório de Estágio de Mestrado - Gestão de Marketing Aplicada à Empresa Norsecur - Mediadora de Seguros do Norte, Lda.
Orientador de Ana Filipa Sobral Castanho
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2019 Dissertação de Mestrado - A atitude dos consumidores face à comunicação virtual da indústria do mobiliário de luxo - Um estudo exploratório.
Coorientador de Vera Lúcia Lourenço Rodrigues
Mestrado em Design e Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2017 - 2019 Dissertação de Mestrado - Atitude do Consumidor de Moda Face a Ações de Comunicação de Marketing de Causas Sociais e a Respetiva Influência na Decisão de Compra.
Coorientador de Sara Filipa Rodrigues Pimenta
Mestrado em Design e Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2017 - 2019 Dissertação de Mestrado - Plano de Marketing: Barbearia Nómada
Coorientador de João Filipe Lopes Sernadela
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 - 2018 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing para a Empresa Monteiro & Werfel, Lda. - "Brigadão."
Orientador de Carolina Sofia Monteiro Borges
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2014 - 2016 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing Estratégico – VENTIL, Engenharia do Ambiente, Lda.
Orientador de José Manuel Esteves Raposo
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/04/04 - 2023/04/06 Organization Chair for the 2nd Workshop in Digital Marketing and Communication, Technologies, and Applications in the 11th World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST’23) (2023/04/04 - 2023/04/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2022/04/12 - 2022/04/13 Organization Chair for the Workshop in Digital Marketing and Communication, Technologies, and Applications in the 10th World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST’22) (2022/04/12 - 2022/04/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2018/12/12 - 2018/12/12 Organização e dinamização do Workshop Internacional “Marketing and Communication in Portugal”, realizado no Instituto Superior de Administração e Gestão, Porto, com a presença da Hogeschool-Universiteit Brussel (2018/12/12 - 2018/12/12)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2017 - 2017 III Jornadas de Marketing
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2017 - 2017 Quarto Encontro Internacional de Jovens Empreendedores
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2017 - 2017 I Jornadas de Organização e Gestão do Minho
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 Terceiro Encontro Internacional de Jovens Empreendedores
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 II Jornadas de Marketing
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 Jornadas de Logística “O Mundo dos Transportes”
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 1st International Meeting in Business and Management
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 I Jornadas de Marketing
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 Coaching: da Teoria à Prática
Oficina (workshop) (Outra)
2014 - 2014 Primeiro Encontro Internacional de Jovens Empreendedores
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Plano de marketing digital para as modalidades amadoras do Futebol Clube do Porto
Presidente do júri
Maria João Abreu (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024 As marcas de luxo no setor imobiliário em Portugal. Uma análise da relação entre a marca e a lealdade do cliente
Presidente do júri
Joana Ferreira Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024 A Influência das Redes Sociais no Comportamento de Compra do Consumidor de Vinho em Portugal: um Estudo Necessário para o Setor Vitivinícola
Presidente do júri
Eulália Sabino da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024 A Influência das Redes Sociais no Comportamento de Compra do Consumidor de Vinho em Portugal: um Estudo Necessário para o Setor Vitivinícola
Presidente do júri
Eulália Sabino da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024 Marketing de Comunicação como estratégia para a cocriação de valor do turista em Cabo Verde
Presidente do júri
Andrea Sofia da Cruz Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024 O marketing relacional aplicado ao setor da banca: estudo aplicado ao contexto português Cátia Isabel Gonçalves Rodrigues
Arguente
Cátia Isabel Gonçalves Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2024 Análise de Importância x Satisfação Aplicada nas Transmissões de Desportos Eletrónicos: uma Avaliação da Satisfação dos Espectadores Brasileiros
Arguente
Gustavo Henrique Faria Barra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023 Marketing Digital: a Influência das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor no Mercado Pet Português.
Presidente do júri
Jéssica Mayra Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023 Marketing Digital: a Influência das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor no Mercado Pet Português
Presidente do júri
Jéssica Mayra Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023 Efeitos das estratégias de fidelização no e-commerce em Portugal: estudo de caso da SALSA
Arguente
Gabriela de Sousa Areias (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023 A influência do marketing digital no comportamento de compra online
Arguente
Inês Margarida Ferreira Filipe (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023 Os efeitos da Pandemia COVID-19 no comportamento do consumidor online
Arguente
Ana Rafaela Vieira Morais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023 Identidade Visual da Marca: Elementos Constituintes e Processo de Criação
Arguente
Deolinda Inês Oliveira Almeida (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2023 Experiência do consumidor no comércio eletrónico em Portugal: análise das motivações, critérios de avaliação e intenção de compra em lojas online
Arguente
Lívia Cristina Enders de Albuquerque (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2023 Cruelty Free – A relação entre o conceito, as marcas e os consumidores
Arguente
Daniela Coelho Rodrigues dos Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Línguas e Administração Lisboa, Portugal
2023 Turismo e Centros de Interpretação: Satisfação dos Visitantes que se Deslocam ao Nordeste Transmontano em Épocas Pós-Covid
Arguente
Diana Rafaela Rocha Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023 A Comunicação Digital e o Employer Branding em contextos Específicos de Marketing
Arguente
Raquel Afonso Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023 A Influência da Gestão da Marca e do Marketing no Brand Attachment e no Comportamento do Consumidor- Um Caso de Estudo na Decathlon
Arguente
Ana Margarida Ribeiro da Silva Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023 O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um Veículo Elétrico
Arguente
César Augusto Ferreira Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023 Fake News e os Social Media: como os Usuários Portugueses Identificam e Restringem a Desinformação na Rede Social Facebook
Presidente do júri
Nuno Tiago da Silva Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023 A Comunicação das Marcas nas Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil: Um Estudo sobre os Apelos da Comunicação de Quatro IESP à Captação de Alunos
Arguente
Vânia Lúcia Ribeiro de Carvalho (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2023 A Origem Africana do Consumidor Enquanto Variável nas Preferências Publicitárias e Escolhas de Consumo: Uma análise no Contexto da Sociedade Portuguesa
Arguente
Ana Rita Almeida Landim Nogueira Branco (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2023 The impact of collaboration between marketing and sales on business performance in a deep tech stat-up: case study
Arguente
Dorra Ayoub (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023 The role of Artificial Intelligence in Agribusiness: Opportunities and Challenges in Georgia
Arguente
Nata Sadunishvili (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/03/24 Provas para obtenção do Título de Especialista na área de Marketing e Publicidade
Arguente
Catarina Isabel Dourado Ferreira Grilo (Outro)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022 Reputação Corporativa da Câmara Municipal de Santa Cruz: As Perspetivas de seus Utentes
Arguente
Arlinda Suzete Monteiro Semedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022 A Convergência na Publicidade como Estratégia de Reconfiguração. O Posicionamento da La Roche-Posay no Instagram
Arguente
Yáskara Barbosa Cavalcante (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022 A comunicação das marcas ao longo do primeiro Estado de Emergência decretado em Portugal devido à problemática do COVID – 19: Um estudo de caso da comunicação da marca de cervejas Super Bock
Arguente
Francisca Oliveira da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022 O Papel do Inbound Marketing no Setor Automóvel: O Caso do Centro Porsche Porto
Arguente
Joaquim David Tavares dos Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 A Gestão da Dinamização de Museus na Área do Vale do Cávado e sua Relevância para o Turismo da Região. Contributos para uma Nova Dinamização no Pós-COVID
Arguente
Maria José Maciel de Castro Pinheiro da Silva Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 O Marketing interno como diferencial de vantagem competitiva: um estudo sobre o teletrabalho em contexto de pandemia
Arguente
Bruna Tatiana Faria Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 A Eficácia da Publicidade em Jogos: Experiência do Jogador e Tipos de Publicidade In-Game
Presidente do júri
Luís Pinto Saltão Palha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 Definição e Implementação de uma Estratégia de Content Marketing: o Caso da Empresa Naive Marketing
Presidente do júri
Bruno Coutinho de Matos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 Plano de Marketing Digital para a Empresa Mar Ibérica
Presidente do júri
Liliana Filipa Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 Estratégias de Gamificação para Redes Sociais
Presidente do júri
João Pedro Gonçalves Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 A Influência das Redes Sociais na Tomada de Decisão dos Eleitores em Portugal
Presidente do júri
Patrícia Fernandes da Purificação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 Os mecanismos publicitários em função da inclusão social e da representação da diversidade - os seus verdadeiros objetivos e impactos perante o consumidor
Arguente
Filipe Antunes Gomes de Sousa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022 Perceções e atitudes dos consumidores relativamente à atividade das marcas nas redes sociais: uma análise no contexto do sector da higiene pessoal e cosmética
Arguente
Laetitia dos Santos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022 Como o Judiciário brasileiro se comunicou durante a pandemia de coronavírus: uma análise de conteúdo do Instagram dos Tribunais estaduais
Arguente
Karine Wanessa de Sousa Holanda (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022 Fandom e marketing online: atitudes face aos conteúdos relacionados com filmes e séries nas redes sociais
Arguente
Sandra Margarida Mota de Carvalho (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022 Lealdade à marca: um estudo comparativo no mercado dos smartphones
Arguente
César André Cerqueira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022 Importância das organizações não governamentais (ONG) no desenvolvimento da Guiné-Bissau
Arguente
Braima Suncar Dabó (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021/11/12 O Digital no Contexto do Comércio Tradicional. Uma Proposta de um Modelo Agregador para o Consumidor.
Arguente
Inácio de Assis Cordeiro (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021 Os Contributos dos Eventos no Turismo: o Caso da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, Viana do Castelo
Arguente
Ana Rita Amorim da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 O Papel do Brand Love e das Redes Sociais no Relacionamento com as Novas Gerações: Caso Porsche
Arguente
Ana Francisca Gomes Santos Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 Impacto da Comunicação nas Campanhas Eleitorais. Caso de Estudo: Iniciativa Liberal
Arguente
Viviana Dias Couto (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 A Inter-relação entre a Comunicação Interna e o Engajamento e Comprometimento dos Colaboradores – O Caso de uma Organização Pública
Arguente
Cláudia Bordinhão de Paiva Ticom (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021 Estude em Portugal: Startup B2B na Atração de Estudantes Brasileiros para o Ensino Superior Português
Arguente
Higor Matheus da Silva Ferreira Cerqueira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021 A Incessante Procura pela Perfeição. A Influência da Publicidade nos Estereótipos Femininos
Arguente
Francisca Esteves Santos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021 Violência Doméstica contra a Mulher e Campanhas de Prevenção: a Perceção dos Especialistas e da População
Arguente
Laila Fernanda Jardim Paz (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2020 A Importância do Papel do Gestor e a sua Versatilidade dentro de uma Organização apoiada na Análise Importância-Desempenho
Arguente
Aires Miguel Pereira da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020 A Comunicação no Setor Imobiliário – Caso LUXIMOS Christie´s
Arguente
Maria João Santos de Azevedo Costa (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 Qual o Efeito de uma Perspetiva Sustentável Ambiental no Desempenho das Organizações?
Arguente
João Teixeira Caetano Mota (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020 A Comunicação Estratégica entre Universidade e Aluno - Estudo de Caso Anhanguera Niterói
Arguente
Taísa de Oliveira Torelli (Mestrado)
2020 Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Inovação e seus Impactos para a Gestão de Recursos Humanos
Arguente
Mariana Namen Jatobá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020 Brand Hate: o Engajamento e o Ódio pelas Marcas no Brasil e em Portugal
Arguente
Amanda Mariana Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020 Influenciadores Digitais de Moda e Comportamento do Consumidor Online
Arguente
Ana Cristina Fernandes da Silva (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2020 Estudo do Potencial de Mercado de um Aplicativo Móvel de Presentes no Mercado Brasileiro - Projeto PIN2GIVE
Arguente
Carlos Henrique Pereira da Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020 Internacionalização da Educação Superior no Contexto da Formação Profissional: o Processo de Dupla-Diplomação do Curso de Administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança
Arguente
Cesar Diano de Souza (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020 Técnicas de Vendas Adaptadas aos Mercados-Alvo
Arguente
Filipe Alexandre Oliveira Brandão Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 Vendas de Serviços no Mercado B2B: o Caso da Olicargo
Arguente
Bernardo Camões Semelhe Félix (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 Impacto do Marketing Experiencial para Aumento da Lealdade dos Consumidores - Centro Porsche Porto
Arguente
Rafael de Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 O mercado de Consumo e o Impacto da Força de Vendas na Marca Agros
Arguente
Luís Filipe Macedo da Costa Abreu (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 A Importância da Responsabilidade Social Corporativa na Decisão de Compra do Consumidor: o Caso das Marcas Socialmente Responsáveis
Arguente
Carina Sá Lopes Barros (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019/09/26 A Importância do Profissional de Relações Públicas nas Instituições Federais de Ensino Brasileiras
Arguente
Samuel Gonçalves Do Carmo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 Mulher, Cultura e Representações na Publicidade: A identidade cultural da mulher gaúcha pós-moderna a partir do Anuário das Senhoras
Arguente
Caroline De Franceschi Brum (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Internacionalização: processo, estratégia e marketing. O caso TECPAN.
Arguente
Sandra Hermínia Cardoso Oliveira (Outro)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 Ação de Relações Públicas para a Marca TAG HEUER: Plano de Eventos
Presidente do júri
Filipa Almeida Amaro (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 Papel dos fatores técnicos e relacionais na confiança e na predisposição para o comércio online: um estudo na ótica do consumidor
Arguente principal
Vânia Cristina Faria Vilas Boas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019 Maturidade na utilização de tecnologias WEB 2.0 no setor bancário em Portugal
Arguente principal
Maria Alice Godinho Sampaio Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019 A direção de comunicação e as estratégias do Futebol Clube do Porto
Arguente principal
Elísio Manuel Ferreira Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Os Millennials e as suas Expectativas do Mercado de Trabalho e das Organizações: Um Estudo acerca dos Estudantes do Ensino Superior do Concelho do Porto
Arguente principal
Maria João Almeida e Costa Cardoso Torres (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 A comunicação de crise em situações de catástrofe: o caso do incêndio de Pedrógão Grande
Arguente principal
Sara Cristina Magalhães Tapa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Mecanismos da Publicidade - A Persuasão Existente nos Anúncios de lingerie - Um Estudo Comparativo entre Faixas Etárias
Arguente principal
Beatriz Lopes da Costa Ruivo Venâncio (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 Relatório de Estágio na Empresa LK Comunicação – Content Marketing
Presidente do júri
Zélia Mariana Coimbra Nazaret (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 Plano de Marketing para o Hostel Fine Living Formosa
Presidente do júri
Pedro Manuel Cunha Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 Relatório de Estágio: Blisq Creative
Presidente do júri
Andreia Barbosa Parente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 Mecanismos da Publicidade - Moda Feminina: Um Estudo sobre o Impacto do Instagram no Processo de Decisão de Compra
Arguente principal
Juliana Andrade Melo (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 Plano de Marketing 688 Apartments
Orientador
Narciso Fernando Pinto Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 Plano de Marketing - Doureca Produtos Plásticos, Lda.
Orientador
Micaela Sofia Araújo de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 Comunicação de Marketing nas PME do Alto Minho - Estágio na Empresa MarkaBranka, Lda.
Orientador
Romeu Pinto Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 Plano de Marketing para a Paróquia de Poiares
Orientador
Jéssica Vieira Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 Gestão de Marketing Aplicada à Empresa Norsecur - Mediadora de Seguros do Norte, Lda.
Orientador
Ana Filipa Sobral Castanho (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 A atitude dos consumidores face à comunicação virtual da indústria do mobiliário de luxo - Um estudo exploratório
Orientador
Vera Lúcia Lourenço Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2019 Atitude do Consumidor de Moda Face a Ações de Comunicação de Marketing de Causas Sociais e a Respetiva Influência na Decisão de Compra
Orientador
Sara Filipa Rodrigues Pimenta (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2019 A Dimensão Cromática dos Logótipos
Presidente do júri
Alexandra Sofia Ribeiro Barbado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 A Publicidade na Indústria da Perfumaria
Arguente
Ana Catarina Duarte Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Estratégias de Comunicação em Marketing: o caso da empresa Oldcare
Arguente
Daniela Alexandra Ferreirinha Paulos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019 Responsabilidade Social e Fidelização de Clientes nos Transportes Públicos - Metro do Porto
Arguente
Rita Carina Sobreiro Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2018 A “Regeneração” da Política Local e Regional em Campanhas Eleitorais Autárquicas: O caso da coligação “Unidos Pela Trofa”
Arguente principal
Ana Luísa Castro Azevedo Campos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 Eficácia publicitária dos estereótipos de género em anúncios de revista
Arguente principal
Ariana Raquel Dias Meireles (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 A Comunicação Interna e o Envolvimento dos Colaboradores em Instituições de Saúde
Arguente principal
Bruna José Raimundo (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 Marketing Digital na Empresa Visual Publinet
Presidente do júri
Sandra Manuela Alves Perez (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2018 Plano de Marketing para a Empresa Monteiro & Werfel, Lda. - "Brigadão"
Orientador
Carolina Sofia Monteiro Borges (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 As atitudes dos consumidores face à comunicação das marcas nas redes sociais e o impacto na intenção de compra e recomendação: o caso das marcas desportivas
Presidente do júri
Cristina Filipa Guedes da Ponte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 Contributo para a Melhoria e Dinamização das Plataformas Digitais do Mercado Bom Sucesso
Arguente principal
Francisco Manuel Vaz Pereira Vieira da Costa (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 Desenvolvimento de uma estratégia de content marketing para redes sociais: o caso da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Presidente do júri
Joana Marisa Seixas Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017 A Publicidade a Marcas de Fast Food no Brasil - Uma Análise dos Recursos Criativos
Arguente principal
Bruna Thaís Fernandes Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 Lovemarks. A influência das TIC no valor emocional da marca - o caso Chicco
Presidente do júri
Márcia Cristina Matos da Cunha Amorim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2016 Plano de Marketing Estratégico – VENTIL, Engenharia do Ambiente, Lda.
Orientador
José Manuel Esteves Raposo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 O valor dos relacionamentos na qualidade percebida do ensino superior público politécnico em Portugal: um estudo exploratório
Presidente do júri
Carla de Jesus Martins Igreja (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 ETAR de Lagoa-Meco – Gestão de Projeto
Arguente
Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 Locais de produção como critérios de diferenciação da casta Alvarinho: um estudo exploratório
Presidente do júri
Márcio Teixeira Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 A influência do patrocínio na intenção de compra dos consumidores portugueses: estudo de caso da marca OAKLEY
Presidente do júri
António José Ferreira Macedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 Contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses de produtos de moda e vestuário.
Arguente
Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento Cunha (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 As Relações Públicas e os Novos Media. Análise às práticas a PME Líder portuguesas na área do calçado no Facebook.
Arguente principal
Bruno Fernando da Costa Mendes Alves da Graça (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 A Publicidade das Marcas de Operadoras de Telecomunicações em Portugal - Análise das Campanhas e da Perspetiva dos Consumidores.
Arguente principal
Luís Henrique Ferreira Vieira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 O processo de consumo de e-books: contextos, atitudes e comportamentos dos consumidores
Arguente principal
Rui Nelson Monteiro da Costa Serra (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 Análise e leitura da (s) estória(s) de uma marca: O cruzamento de estratégias publicitárias e fílmicas como processo de criação do discurso publicitário nos spots de televisão da Optimus
Arguente
Maria João Dias Cortesão Paour Gordo Caldeira (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 Tomada de Decisão e Consumo de Moda e Vestuário: Um Estudo Junto dos Consumidores Jovens Adultos Portugueses.
Arguente principal
Sandra Cristina Fernandes Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Um estudo sobre a atitude dos jovens portugueses face à publicidade: o seu papel ao nível pessoal
Arguente principal
Clara Maria Pinto de Freitas Alves Pereira Lopes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 A análise do valor da marca no mercado de vestuário desportivo: marca de fabricante Vs marca de distribuidor
Arguente principal
João Henrique Correia Pinto Carvalho de Matos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Os Meios Publicitários: perceção dos consumidores e consequência da exposição à publicidade
Arguente principal
Teresa Pinto Cerquinho da Fonseca (Mestrado)
Faculdade de Economia do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 2024 International Conference on Management, Tourism and Technologies (ICMTT´24) Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, Cusco, Peru
2023 - 2023 2023 International Conference on Marketing and Technologies (ICMarkTech’23) Czech University of Life Sciences, Républica Checa
2023 - 2023 V Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2023) Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
2023 - 2023 International Conference on Technology Management Operations Universidade Lusíada, Vila Nova de Famalicão, Portugal.
2023 - 2023 2023 International Conference on Management, Tourism and Technologies (ICMTT´23) Bogotá, Colombia.
2023 - 2023 Fourth edition of the International Workshop on Tourism and Hospitality Management (IWTHM2023) Porto, Portugal.
2023 - 2023 11th World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST’23) Pisa, Italy.
2022 - 2022 2022 International Conference on Marketing and Technologies (ICMarkTech’22) Santiago de Compostela, Espanha.
2022 - 2022 IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2022) Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
2022 - 2022 1st Symposium of Applied Statistics to Business and Management (ASBM 2022) in the 20th International Conference of Numerical Analysis and Applied Mathematics (ICNAAM 2022) Heraklion, Crete, Greece.
2022 - 2022 the International Conference of Applied Business and Management (ICABM2022) Porto, Portugal.
2022 - 2022 10th World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST’22) Budva, Montenegro.
2021 - 2021 International Workshop on Tourism and Hospitality Management (IWTHM2021) Porto, Portugal.
2021 - 2021 III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2021) Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
2020 - 2020 International Conference on Marketing and Technologies (ICMarkTech'20) Lisbon, Portugal.
2019 - 2019 Second edition of the International Workshop Tourism and Hospitality Management Porto, Portugal.
2019 - 2019 II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2019) Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
2019 - 2019 2019 International Conference on Marketing and Technologies (ICMarkTech'19) Porto, Portugal.
2018 - 2018 I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2018) Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
2018 - 2018 ICABM 2018 (International Conference of Applied Business and Management) Instituto Superior de Administração e Gestão, Porto, Portugal.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/09 - Atual Marketing Gestão da Distribuição e Logística (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017/09 - Atual Metodologias de Investigação Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/09 - Atual Negócios Internacionais Licenciatura em Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/09 - Atual Comunicação e Imagem Empresarial Licenciatura em Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/09 - Atual Expressão e Comunicação II Licenciatura em Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/09 - Atual Comunicação e Imagem Empresarial Licenciatura em Turismo (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2016/09 - Atual Comunicação Empresarial Integrada Mestrado em Direcção Comercial e Marketing (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2016/09 - Atual Metodologias de Investigação Mestrado em Direcção Comercial e Marketing (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2013/09 - Atual Comunicação Publicitária Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Relações Públicas e Assessoria de Comunicação Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Comunicação Empresarial Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Marketing Internacional Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Marketing Social e Não Lucrativo Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Projeto de Marketing e Empreendedorismo Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Comunicação Organizacional Mestrado em Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Marketing Estratégico e Operacional Mestrado em Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Novas Tendências de Marketing - Módulo de Marketing Social Mestrado em Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Comunicação Empresarial Organização e Gestão Empresariais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Negócios Internacionais Organização e Gestão Empresariais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Marketing Organização e Gestão Empresariais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Inovação e Empreendedorismo Organização e Gestão Empresariais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2006/09 - 2012/07 Atelier de Comunicação e Informação II Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2006/09 - 2012/07 Projeto em Relações Públicas e Publicidade Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2006/09 - 2012/07 Laboratório de Publicidade e Relações Públicas Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2006/09 - 2012/07 Estágio em Relações Públicas e Publicidade Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/05 - Atual SOPCOM - Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação
2014 - Atual UNIAG – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
2002/01 - Atual APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing
2011/09 - 2012/07 Centro de Estudos em Letras (CEL - UTAD)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Membro da Comissão para a Igualdade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/09 - Atual Comissão de Curso Organização e Gestão Empresariais (1º Ciclo) - Membro
Outro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/09 - Atual Comissão de Curso Marketing e Comunicação Empresarial (1º Ciclo) - Membro
Outro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/02 - Atual Vice-presidente do Conselho Pedagógico - Escola Superior de Ciências Empresariais
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 - 2023 Membro da Comissão Institucional para a Elaboração do Plano de Marketing Estratégico e Operacional do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 - 2022 Membro da Comissão de Criação do CTeSP em Marketing Digital e e-Commerce
Membro
2020 - 2022 Membro da Comissão de Criação do Mestrado em Marketing Digital da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no ano de 2020
Coordenador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão de Avaliação do Pessoal Docente (CAPD) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para o triénio 2019-2020
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017/06 - 2017/07 Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016/06 - 2016/07 Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016/06 - 2016/07 Membro de júri de seleção/seriação de admissão de candidatos ao 2º ciclo de estudos em Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/07 - 2015/09 Comissão de Curso Mestrado Marketing (2º Ciclo) - Membro
Outro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/06 - 2015/07 Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/06 - 2014/09 Membro de júri de seleção/colocação do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais – Licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/06 - 2014/07 Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/06 - 2014/07 Membro de júri de seleção/seriação de admissão de candidatos ao 2º ciclo de estudos em Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - 2014/07 Comissão de Curso Informática de Gestão (1º ciclo) - Membro
Outro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Melhor artigo científico - XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica