???global.info.a_carregar???
José Carlos Paiva. Concluiu o(a) Mestrado em Ciência de Computadores em 2018/11/30 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Licenciatura em Ciência de Computadores em 2015/06/30 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências. É Assistente de Investigação (carreira) no(a) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 5 capítulo(s) de livros. Participa e/ou participou como Bolseiro de Iniciação Científica em 2 projeto(s) e Bolseiro de Investigação em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação com ênfase em Ciências da Computação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 16 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Integration; Gamification; Educational resources; Exercises; Programming languages; E-Learning; Game services; Interoperability; Automated assessment; Systems Architecture; Diagram Assessment; Recomendation Systems; Data Mining; Machine Learning; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Carlos Paiva

Nomes de citação

  • Paiva, José Carlos
  • Paiva, José C.
  • Paiva, J. C.

Identificadores de autor

Ciência ID
6919-39CA-652D
ORCID iD
0000-0003-0394-0527
Google Scholar ID
RUCMWCgAAAAJ
Scopus Author Id
57031556500

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/02/01 - 2025/01/31
Concluído
Ciência de Computadores (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
"Reasoning on Semantic Representations of Source Code to Support Programming Education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016/09/01 - 2018/11/30
Concluído
Ciência de Computadores (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Data Mining e Processamento de Dados
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Assessment of Programming Challenges using Gamification" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
2012/09/01 - 2015/06/30
Concluído
Ciência de Computadores (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Web IDE for Learning Computer Science Languages" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18,3
2012/06/30
Concluído
Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Ensino secundário)
Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, Portugal
"SistemaCams - Video-vigilância para moradias com base em Webcams" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/08/01 - 2021/01/31 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/06/01 - 2012/07/31 Programação de Sistemas Informáticos Ifthen, Lda, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/02/01 - 2021/01/31 Framework for Gamified Programming Education
AE2018-0411 (FGPE - CRACS)
Bolseiro de Investigação
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
European Union
Em curso
2016/04/15 - 2018/12/31 Desenvolvimento de novos componentes da versão Mooshak 2
NORTE-01-0145-FEDER-000020
Bolseiro de Investigação
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência Center for Research in Advanced Computing Systems, Portugal
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Concluído
2015/03/01 - 2015/12/31 Módulo de avaliação formativa do Mooshak 2.0
AE2015-0011 (INESC TEC LA - CRACS)
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência Center for Research in Advanced Computing Systems, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência Center for Research in Advanced Computing Systems
Concluído
2014/08/01 - 2014/12/31 Desenvolvimento da versão 2.0 do sistema de avaliação automático Mooshak
AE2014-0114 (PEst - CRACS)
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência Center for Research in Advanced Computing Systems, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Swacha, Jakub; Queiros, Ricardo; Paiva, José Carlos. "Towards a Framework for Gamified Programming Education". 2019.
    10.1109/iset.2019.00038
  2. Silva, A.; Leal, J.P.; Paiva, J.C.. "Raccode: An eclipse plugin for assessment of programming exercises". 2018.
    10.4230/OASIcs.SLATE.2018.4
  3. Correia, H.; Leal, J.P.; Paiva, J.C.. "Moozz: Assessment of quizzes in mooshak 2.0". 2018.
    10.4230/OASIcs.SLATE.2018.3
  4. Paiva, J.C.; Leal, J.P.. "Asura: A game-based assessment environment for mooshak". 2018.
    10.4230/OASIcs.SLATE.2018.9
  5. Correia, H.; Leal, J.P.; Paiva, J.C.. "Enhancing feedback to students in automated diagram assessment". 2017.
    10.4230/OASIcs.SLATE.2017.11
  6. Paiva, José Carlos; Leal, José Paulo; Queirós, Ricardo Alexandre. "Learning Computer Science Languages in Enki". 2016.
    10.1145/2899415.2925504
  7. Leal, J.P.; Correia, H.; Paiva, José Carlos. "Eshu: An extensible web editor for diagrammatic languages". 2016.
    10.4230/OASIcs.SLATE.2016.12
  8. Paiva, José Carlos; Leal, José Paulo; Queirós, Ricardo Alexandre. "Enki". Trabalho apresentado em Innovation and Technology in Computer Science Education - ITiCSE '16, 2016.
    10.1145/2899415.2899441
Artigo em revista
  1. Rytis Maskeliunas; Robertas Damaševicius; Tomas Blažauskas; Jakub Swacha; Ricardo Queirós; José Carlos Paiva. "FGPE+: The Mobile FGPE Environment and the Pareto-Optimized Gamified Programming Exercise Selection Model—An Empirical Evaluation". Computers (2023): https://doi.org/10.3390/computers12070144.
    10.3390/computers12070144
  2. José Carlos Paiva; Álvaro Figueira; José Paulo Leal. "Bibliometric Analysis of Automated Assessment in Programming Education: A Deeper Insight into Feedback". Electronics (2023): https://doi.org/10.3390/electronics12102254.
    10.3390/electronics12102254
  3. Jakub Swacha; Ricardo Queirós; José Carlos Paiva. "GATUGU: Six Perspectives of Evaluation of Gamified Systems". Information (2023): https://doi.org/10.3390/info14020136.
    10.3390/info14020136
  4. José Carlos Paiva; José Paulo Leal; Álvaro Figueira. "PROGpedia: Collection of source-code submitted to introductory programming assignments". Data in Brief (2023): https://doi.org/10.1016/j.dib.2023.108887.
    10.1016/j.dib.2023.108887
  5. "Automated Assessment in Computer Science Education: A State-of-the-Art Review". ACM Transactions on Computing Education (2022): http://dx.doi.org/10.1145/3513140.
    10.1145/3513140
  6. José Carlos Paiva; Ricardo Queirós; José Paulo Leal; Jakub Swacha; Filip Miernik. "Managing Gamified Programming Courses with the FGPE Platform". Information 13 2 (2022): 45-45. https://doi.org/10.3390/info13020045.
    10.3390/info13020045
  7. José Carlos Paiva; José Paulo Leal; Ricardo Queirós. "Fostering Programming Practice through Games". Information 11 11 (2020): 498-498. https://doi.org/10.3390/info11110498.
    10.3390/info11110498
  8. Swacha, Jakub; Paiva, José Carlos; Leal, José Paulo; Queirós, Ricardo; Montella, Raffaele; Kosta, Sokol. "GEdIL—Gamified Education Interoperability Language". Information 11 6 (2020): 287. http://dx.doi.org/10.3390/info11060287.
    10.3390/info11060287
  9. Swacha, Jakub; Queirós, Ricardo; Paiva, José Carlos; Leal, José Paulo. "Defining Requirements for a Gamified Programming Exercises Format". Procedia Computer Science 159 (2019): 2502-2511. http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2019.09.425.
    10.1016/j.procs.2019.09.425
  10. Paiva, José Carlos; Leal, José; Queirós, Ricardo. "Gamification of learning activities with the Odin service". Computer Science and Information Systems 13 3 (2016): 809-826. http://dx.doi.org/10.2298/csis160123025p.
    10.2298/csis160123025p
Capítulo de livro
  1. José Carlos Paiva; Álvaro Figueira; José Paulo Leal. "Automated Assessment in Computer Science: A Bibliometric Analysis of the Literature". 2023.
    10.1007/978-3-031-33023-0_11
  2. Paiva, José Carlos; Leal, José Paulo; Queirós, Ricardo. "Authoring Game-Based Programming Challenges to Improve Students’ Motivation". In The Challenges of the Digital Transformation in Education, 602-613. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-11932-4_57
  3. Helder Correia; José Paulo Leal; José Carlos Paiva. "Improving Diagram Assessment in Mooshak". 69-82. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-97807-9_6
  4. Paiva, José Carlos; Leal, José Paulo; Peixoto de Queirós, Ricardo Alexandre. "Design and Implementation of an IDE for Learning Programming Languages Using a Gamification Service". In Gamification-Based E-Learning Strategies for Computer Programming Education, 295-308. IGI Global, 2017.
    10.4018/978-1-5225-1034-5.ch014
  5. Queirós, Ricardo; Leal, José; Paiva, José Carlos. "Integrating Rich Learning Applications in LMS". In State-of-the-Art and Future Directions of Smart Learning, 381-386. Springer Singapore, 2015.
    10.1007/978-981-287-868-7_46
  6. Paiva, José Carlos; Leal, José; Queirós, Ricardo. "Odin: A Service for Gamification of Learning Activities". In Communications in Computer and Information Science, 194-204. Springer International Publishing, 2015.
    10.1007/978-3-319-27653-3_19
Livro
  1. Paiva, J.C.; Leal, J.P.; de Queirós, R.A.P.. Design and implementation of an IDE for learning programming languages using a gamification service. 2016.