???global.info.a_carregar???
Constança Guimarães Ferreira Freire de Sousa. Concluiu o Masters em Children's Literature em 2016/09/28 pela Goldsmiths University of London, Department of Educational Studies e Department of English and Comparative Literature. Concluiu também o seu Bachelor's Degree em FT BA Media and Communications em 2015/06/19 pela Goldsmiths University of London Department of Media Communications and Cultural Studies. É Técnica Superior no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Constança Guimarães Ferreira Freire de Sousa

Nomes de citação

  • Freire, Constança

Identificadores de autor

Ciência ID
6914-74F4-59B6

Telefones

Telemóvel
  • 918775491 (Pessoal)

Moradas

  • Rua de São Brás 373 4dto, 4000-496, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2024/06/14 - 2024/06/14
Concluído
Literacia da Inteligência Artificial (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2024/06/05 - 2024/06/06
Concluído
Comunicar (para um público) com impacto (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2023/11/23 - 2023/11/23
Concluído
Pesquisa de Informação estatística: fontes e métodos para a eficácia (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2023/11/02 - 2023/11/02
Concluído
Primeiros Socorros - Suporte Básico de Vida (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2015/09/21 - 2016/09/28
Concluído
Children's Literature (Master)
Especialização em Creative Writing
Goldsmiths University of London Department of Educational Studies, Reino Unido

Goldsmiths University of London Department of English and Comparative Literature, Reino Unido
"Binaries - and critical commentary" (TESE/DISSERTAÇÃO)
68
2012/09/24 - 2015/06/19
Concluído
FT BA Media and Communications (Bachelor)
Especialização em Creative Writing
Goldsmiths University of London Department of Media Communications and Cultural Studies, Reino Unido
"Magical Media: A case study of the representation of print media and radio in the Harry Potter book series." (TESE/DISSERTAÇÃO)
71
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11/19 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, Portugal
Galeria da Biodiversidade, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/05 - Atual External Staff British Council Portugal, Portugal
2018/04/01 - 2019/11/15 Técnica de Comunicação Read On - Creative Europe, Portugal
Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, Portugal
2017/08/20 - 2018/02/01 Assistente Anabela Mota Ribeiro, Portugal
2016/09 - 2017/06 Mentora de Escrita Criativa Deptford Green School, Reino Unido
Goldsmiths University of London Department of Educational Studies, Reino Unido
2016/11 - 2017/03 Editora de Ficção GoldDust Magazine, Reino Unido
Goldsmiths University of London, Reino Unido
2015/08 - 2016/06 Mentora de Escrita Criativa Forest Hill School, Reino Unido
Goldsmiths University of London Department of Educational Studies, Reino Unido
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Freire, Constança. "An exploration of the child’s perspective in the illustrated book Nicholas by Goscinny & Sempé". Educação, Sociedade & Culturas (2024):
    Aceite para publicação
Livro
  1. London Students. My Life, My Stories: The Gold Schools Anthology. Londres, Reino Unido: CreateSpace Independent Publishing Platform. 2017.
    Publicado • Editor

Artística / Interpretação

Conto de ficção
  1. Freire, Constança. 2018. "De que falamos quando falamos de género?". In Capazes.pt (agora extinto). Portugal: Plataforma Capazes (auto-publicação).
  2. Freire, Constança. 2017. "A menina que não sabia sentir". In https://www.cativarnaescola.pt/2018/08/a-menina-que-nao-sabia-sentir-uma-historias-de-e-com-emocoes.html. Portugal.
  3. Freire, Constança. 2017. "O Meu B de LGBTQ". In Capazes.pt (agora extinto). Portugal: Plataforma Capazes (auto-publicação).
  4. Freire, Constança. 2017. "Amanhã". In Capazes.pt (agora extinto). Portugal: Plataforma Capazes (auto-publicação).
  5. Freire, Constança. 2017. "A Gorda". In Capazes.pt (agora extinto). Portugal: Plataforma Capazes (auto-publicação).
  6. Freire, Constança. 2017. "O Óscar e o cor-de-rosa". In Capazes.pt (agora extinto). Portugal: Plataforma Capazes (auto-publicação).
  7. Freire, Constança. 2017. "Feita de força". In Capazes.pt (agora extinto). Plataforma Capazes (auto-publicação).
  8. Freire, Constança. 2017. "Feministas Miniatura". In Capazes.pt (agora extinto). Plataforma Capazes (auto-publicação).
  9. Freire, Constança. 2017. "Feminismo Familiar". In Capazes.pt (agora extinto). Plataforma Capazes (auto-publicação).
Gravação vídeo
  1. Freire, Constança; Daniel O'Brien; Samuel Finn; Constança Freire, Daniel O'Brien, Samuel Finn (Produtor); Constança Freire, Daniel O'Brien, Samuel Finn (Realizador). 2013. Ovos. https://vimeo.com/62506548.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/03/29 - 2021/03/30 Organização do Summit Europeu University & Culture, com o tema "Fostering the Union through Culture and the Arts", organizada pela UP em conjunto com o Plano Nacional das Artes. Contou com a presença de representantes de vários países da UE, na perspectiva de debater e mapear planos para uma projecção democrática das Artes nos espaços universitários da UE. www.university-and-culture.pt (2021/03/29 - 2021/03/30)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Porto, Portugal
2019/12/09 - 2019/12/09 No âmbito do projeto READ ON e da atividade Fan fiction lab, a única oficina de fãs de ficção na Europa, alunos do 8.º e do 9.º ano do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté e do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade acolheram, no auditório da escola, Jonathan Stroud, escritor britânico de ficção de fantasia para crianças e jovens adultos. Constança Freire de Sousa fez a mediação do evento, que contou com a participação activa e em inglês dos representantes de cada turma. (2019/12/09 - 2019/12/09)
Encontro (Coorganizador)
Read On - Creative Europe, Portugal
2018/11 - 2019/05 Festival Read On Almada - 2ª edição. Formações (Literacia Digital ACD para professores); workshops (Robótica, Ilustração, Podcast, Poetry Slam, DJ'ing, Fotografia e Escrita para Redes Sociais, Teatro, Programação, Marionetas, Criação de Personagens, Multimédia), palestras e conversas (Hora do Conto, projecto contra a violência no namoro, de Jimmy P), concerto dos alunos da Academia de Música de Almada, entrega de prémios a escolas Read On. Contou com a presença de Andreia Brites, Paulo Fragoso, Inês Barata Raposo, MOSI, João Carola, entre outros. (2019/05/23 - 2019/05/25)
Festival (Coorganizador)
Read On - Creative Europe, Portugal
2018/08 - 2018/10 Festival Read On Almada, com leitura, escrita, banda desenhada, ilustração, jornalismo, gaming, multimédia, música, teatro, bem como oficinas e conversas com autores, artistas e ilustradores. Estiveram também presentes editoras num formato de feira do livro, espaços e eventos dedicados ao ambiente e um espaço Read On. Contou com a presença de Ana Margarida Oliveira, Danuta Wojciechowska, Margarida Fonseca Santos, Carlão, Bárbara Bandeira, entre outros. Este evento ocorreu em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Câmara Municipal de Almada. (2018/10/19 - 2018/10/21)
Festival (Coorganizador)
Read On - Creative Europe, Portugal
2018/05/01 - 2018/06/30 Apoio à organização do programa "Somos Douro". Somos Douro, um festival de carácter multi-disciplinar, especialmente dirigido aos jovens da região duriense, aconteceu entre 1 e 17 de Junho 2018, nos 19 municípios que fazem parte do CIM Douro. Uma iniciativa promovida pela CCDR-N pelos 16 anos da atribuição do selo da Unesco ao Alto Douro Vinhateiro, com Anabela Mota Ribeiro como comissária. (2018/06/01 - 2018/06/17)
Outro (Outra)
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte, Portugal
2015/04 - 2015/06 Organização da exposição Media Degree Show, para exibir os projectos práticos finais dos alunos de licenciatura em Media e Comunicação. Organização incluiu: gerir a comunicação entre os alunos e a instituição; editar, formatar e montar os trabalhos; gerir as redes sociais da exposição e do departamento (Twitter, Facebook e Instagram); representar os estudantes de Escrita Criativa e de Animação; receber os visitantes, professores e outros membros da indústria, apresentando e enquadrando os projectos. (2015/04 - 2015/06)
Exposição (Coorganizador)
Goldsmiths University of London Department of Media Communications and Cultural Studies, Reino Unido

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/04/29 - 2023/04/29 Dinamização de uma oficina de ‘Escrita de Ciência ficcionada' na terceira edição das Jornadas de Comunicação de Ciência organizadas pelos alunos e direção do Mestrado em Comunicação de Ciência da Universidade do Minho. Edição subordinada ao tema ‘Interseções - Arte, Ciência e Tecnologia’, visando refletir sobre o potencial dos processos criativos na comunicação de ciência, como forma de partilha do conhecimento e promoção da cultura científica.
Oficina (workshop)
Jornadas de Comunicação de Ciência
Universidade do Minho, Portugal
2022/09/21 - 2022/09/21 Oficina de Storytelling e Escrita Criativa - Encontro Formativo Ciência Viva. "Para além de consumidores, todos somos produtores de cultura: não só na forma como organizamos novo conhecimento, mas também porque transmitimos esse conhecimento a outros. Nesta sessão, orientada por Constança Freire de Sousa, assessora de comunicação e serviço educativo do MHNC-UP, iremos experimentar criar conteúdos ficcionados a partir da experiência de visita à Galeria da Biodiversidade, ao Jardim Botânico ou a outro cenário imaginado."
Encontro
Encontro Formativo Ciência Viva
Galeria da Biodiversidade, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2014/04/24 Jornal de Negócios Entrevista no âmbito dos 40 anos do 25 de Abril.

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/09 - 2021/09 Podcast Camadas Entrevista no podcast Camadas, de Mariana Dixe. Abordando variados temas, mas com um especial foco na escrita criativa, o podcast é uma conversa descontraída, uma espécie de "conversa de café" entre duas pessoas com interesses comuns, que se conheceram em
2021/09 - 2021/09 Podcast Camadas, parte 2: Mariana Dixe pergunta aos seus entrevistados que tema abordariam se quisessem criar um podcast. "O instinto da Constança foi para a bisexualidade, mas ficou-se pelas aulas de escrita criativa em áudio. Um programa que aborda vários capítulos: moral da história, personagens, espaço, tempo, obstáculos, público-alvo, estrutura da narrativa, o prazer de escrever, a diferença entre gostar e amar e até exercícios práticos. Referências a Zimler, Ross Welford, Moana, Fangirl (Rainbow Rowell), Pretend It's a City (Fran Lebowitz)" Escrita Criativa
2021/04/11 - 2021/04/11 Filhos da Madrugada Entrevista no âmbito da celebração do 25 de Abril.
2017/03/12 - 2017/03/12 Curso de Cultura Geral Entrevista no programa Curso de Cultura Geral, na RTP, onde são abordadas temáticas variadas, desde literatura portuguesa e estrangeira, a escrita, a feminismo, à experiência de emigração e estudar no estrangeiro.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/11 - 2017/03 Editora de Ficção da revista GoldDust, do Departamento de Media e Comunicação da Goldsmiths University of London. Encarregue da selecção, formatação, edição e publicação de trabalhos dos alunos da universidade, bem como responsável pela pesquisa de trabalhos novos a publicar e pela submissão de trabalhos próprios originais.
Coordenador
Goldsmiths University of London Department of Media Communications and Cultural Studies, Reino Unido