???global.info.a_carregar???
Joana Isabel Gaudêncio Matos has a PhD in Fine Arts from the University of Lisbon Faculty of Fine Arts. Adjunct Professor at the School of Education - IPS and the School of Education - IPLX. Researcher at the Centre for Research and Studies in Fine Arts (CIEBA), Faculty of Fine Arts, University of Lisbon.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Isabel Gaudêncio Matos

Nomes de citação

  • Matos, Joana
  • Matos, Joana Gaudêncio

Identificadores de autor

Ciência ID
6819-396E-C9F7
ORCID iD
0000-0001-5406-8340

Endereços de correio eletrónico

  • jmatos@eselx.ipl.pt (Profissional)
  • joana.isabel.matos@ese.ips.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Lisboa | IPL. Campus de Benfica., 1549-003 L, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SETÚBAL IPS | Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha. , 2914-504, Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2023/06/23 - 2023/06/23
Concluído
Ação de Formação | Cultura é Educação - Partilha Pública/Training Action | Culture is Education - Public Sharing (Outros)
Especialização em Educação Artística/ Arte Education
Plano Nacional das Artes , Portugal
2020
Concluído
Doutoramento em Belas-Artes/ PhD in Fine Arts (Doutoramento)
Especialização em Especialidade Ciência da Arte/ Speciality in Art Sciences
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Tese intitulada "Vhils: Ruas com Rosto. Um estudo de Caso sobre o Percurso Artístico de Alexandre Farto". / Thesis: "Vhils: Streets with a Face. A Case Study of Alexandre Farto's Artistic Journey"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor / Approved with Distinction and Honour
2016/06/09 - 2016/07/07
Concluído
Oficina de Raku (Técnica de Cerâmica)/ Raku Workshop (Ceramic Technique) (Outros)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2016/05 - 2016/05/01
Concluído
Registo de Formadora certificada com o registo CCPFC/RFO-37377/16./Certified trainer registration CCPFC/RFO-37377/16. (Outros)
Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga, Portugal
2014/11 - 2015/01
Concluído
Formação de Curta Duração em Multimédia/Multimedia short courses (Outros)
Instituto de Emprego e Formação Profissional – Delegação Regional De Lisboa e Vale do Tejo, Portugal
2013
Concluído
Curso de Formação Avançada em Belas-Artes/Advanced Training Course in Fine Arts (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Belas-Artes /Fine-arts
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
15 valores
2012/07/03 - 2012/07/04
Concluído
Ação de Formação | Matéria-Prima: Simpósio de Práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário/Training Action | Raw Material: Symposium on visual arts practice in primary and secondary education (Outros)
Especialização em Educação Artística/Art Education
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011
Concluído
Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico/ Master's in Teaching Visual and Technological Education in Basic Education (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
"Simetria:Na Interface entre a Arte e a Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2009/01 - 2009/06
Concluído
Ação de Formação intitulada de "Competências Sociais na Escola" editada pelo IQF (DGERT)/Training course entitled "Social Competences at School" organised by IQF (DGERT) (Outros)
Know How, Sociedade de Ensino de Línguas e Ação Social, Lda., Portugal
2009/05/05 - 2009/05/28
Concluído
Curso Educação e Formação de Adultos Mediador de Cursos EFA/ Adult Education and Training Course - EFA Course Facilitator (Outros)
Especialização em Formação de Adultos
PsicoFormação – Consultoria, Informática e Desenvolvimento Interpessoal, Portugal
2008
Concluído
Licenciatura de Professores do Ensino Básico Variante Educação Visual e Tecnológica/Basic Education Teacher Licence - Visual and Technological Education Variant (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
16 Valores
2003
Concluído
Curso Tecnológico de Design/Design Technology Course (Ensino secundário)
Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/12 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação, Portugal
2020/10/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2010/10/01 - 2020/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2015/10/01 - 2020/07/23 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Investigador CIEBA (Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/09/01 - 2023/12/31 Investigadora CIEF (Centro de Investigação em Educação e Formação) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
CIEF - Centro de Investigação em Educação e Formação/ Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/11/16 - 2012/07/06 Professora Contratada - Grupo 600 Artes Visuais / Contract Teacher - Group 600 Visual Arts Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
2010/07/16 - 2011/08/31 Professora Contratada - Grupo 240 EVT /Contract Teacher - Group 240 Visual and Technological Education Agrupamento de Escolas Nun' Álvares, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
2008/10/01 - 2010/12/26 Professora Atividades Extra Curriculares Expressões Artísticas/ Teacher Extra Curricular Activities Artistic Expressions Agrupamento de Escolas Eugénio dos Santos, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
2010/01/01 - 2010/08/31 Docente Contratada - Grupo 240 EVT /Contract Teacher - Group 240 Visual and Technological Education Escola Básica Pedro de Santarém, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/04 - 2024/09/03 Time-Lapse: Memory, Post-Memory, Artistic Practices and Community/ Time-Lapse: Memória, Pós-Memória, Práticas Artísticas e Comunidade
IPL/IDI&CA2023/TimeLapse_ESELx.
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Em curso
2019/12 - 2023/12 PRECASE | PROGRAMA DE REFORÇO DE CAPACIDADES DO SISTEMA EDUCATIVO na Guiné-Bissau Investigadora/Formadora PRECASE | PROGRAMME TO STRENGTHEN THE CAPACITIES OF THE EDUCATIONAL SYSTEM in Guinea-Bissau Researcher/Trainer
Instituto Camões
Investigador
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2022/09/05 - 2023/09/04 IMAGO MUNDI- Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território. /IMAGO MUNDI. Cartographies, artistic practices, community and representations of the territory
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
2020/09 - 2021/07 idoSOS - intertwined voices
IPS&Santander4COVID19_IdoSOS
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
Concluído
2019 - 2020 LOCUS. Arquivo Poético sobre Comunidade, Território e Memória do Lugar/ LOCUS. Poetic Archive on Community, Territory and Memory of Place
PL/2019/LOCUS _ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES/ CENTRE FOR RESEARCH AND STUDIES IN FINE ARTS
UID/EAT/04042/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2018/10/31 Leituras Cruzadas - Matemática e Artes Visuais / Cross-reading - Maths and Visual Arts
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação - Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2016/10/01 - 2018/10/01 Projeto ParticipART: Criação, Comunidade e Desenvolvimento/ ParticipART Project: Creation, Community and Development
IPL/ 2016/ ParticipArt_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação - Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2015/10/01 - 2018/09/30 Projeto MARTE: Matemáticas e Artes Plásticas/ MARTE Project: Maths and Fine Arts
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

CIED - Escola Superior de Educação - Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/03 - 2023/05 Coordination of the course Arts and Cultures in Education: getting to know, experimenting, awakening. / Coordenação do Curso Artes e Culturas na Educação: conhecer, experimentar, despertar.
Investigador responsável
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Matos, Joana; Antunes, Sandra. "Mapear y Componer con los Elementos Estructurales del Lenguaje Visual. Para a observação do(s) sentido(s) decorrentes da sua leitura e o uso das suas possibilidades investigativas e comunicacionais/ Map and compose with the structural elements of visual language. To observe the meaning(s) derived from its reading and use its investigative and communicational possibilities.". Trabalho apresentado em 11º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto/ 11th CIED Meeting: Knowledge Production in Context, Lisboa, 2023.
    Submetido
  2. Pereira, Teresa Matos ; Antunes, Sandra; Kátia Sá / Escola Superior de Educação de Lisboa.; Matos, Joana. "Mapear memórias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuais/ Mapping memories: interweaving school, community and visual arts". Trabalho apresentado em 11º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto, lisboa, 2023.
    Submetido
  3. Matos, Joana Gaudêncio; Pereira, Teresa Matos ; Antunes, Sandra; Kátia Sá / Escola Superior de Educação de Lisboa.. "Mapping local memory: engaging school and community through visual arts project". Trabalho apresentado em CUICIID 2023 Congreso Universitario Internacional sobre Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia, Madrid, 2023.
    Publicado
  4. Pereira, Teresa Matos ; Antunes, Sandra; Kátia Sá / Escola Superior de Educação de Lisboa.. "Cartographies: Artistic Practices, School and Communities". Trabalho apresentado em CUIDIID - Congreso Universitario Internacional sobre Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia, Madrid, 2023.
    Publicado
  5. Matos, Joana; Ferreira, Sílvia; Simões, Helena Maria Espada. "A exploração da biodiversidade no campus do IPS na formação inicial de professores e educadores/ Exploring biodiversity on the IPS campus in the initial training of teachers and educators". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas. 2023/ International Seminar on Pedagogical Practices. 2023, Setúbal, 2023.
    Publicado
  6. Matos, Joana Gaudêncio; Pereira, Teresa Matos ; Alcântara, Ana. "Representações do Território: património e prática artística/ Representations of the Territory: heritage and artistic practice". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas. 2023/ International Seminar on Pedagogical Practices. 2023, Setúbal, 2023.
    Publicado
  7. Carla Figueiredo; Filipe Fialho; Ana Alcântara; Joana Matos. "INTERTWINED VOICES - A COMMUNITY PARTICIPATION PROJECT FOR YOUNG HIGHER EDUCATION STUDENTS". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1824
  8. Matos, Joana; Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe Manuel Carapeto. "O papel das relações intergeracionais no combate aos sentimentos de isolamento social/ The role of intergenerational relationships in combating feelings of social isolation". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional Age.Comm Longevidade e Desenvolvimento/ 2nd International Age.Comm Longevity and Development Congress, Castelo Branco, 2021.
    Publicado
  9. Matos, Joana. "O projeto artístico-pedagógico como meio de pensar e construir a aprendizagem/ The artistic-pedagogical project as a means of thinking about and constructing learning". Trabalho apresentado em Seminário Dar Asas ao Saber: Investigação, Construção de Conhecimento e Práticas Profissionais/ Giving Wings to Knowledge Seminar: Research, Knowledge Building and Professional Practice, Setúbal, 2021.
    Publicado
  10. Matos, Joana Gaudêncio; Pereira, Teresa Matos. "Arte, Comunidade e Memória Local. Projeto de Street Art em Santiago do Cacém/ Art, Community and Local Memory. Street Art Project in Santiago do Cacém". Trabalho apresentado em CNAPPES - 5ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior/ CNAPPES - 5th National Congress of Pedagogical Practices in Higher Education, Braga, 2018.
    Publicado
  11. Pereira, Teresa; Matos, Joana. "Arte, comunidade e memória local. projeto de street art em Santiago do Cacém". 2018.
  12. Ferreira, Nuno Martins; Ribeiro, Ruben; Santos, Raquel; Fernandes, Cátia; Jackson, Inês; Matos, Joana. "A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática.". Trabalho apresentado em XIX International Symposium on Computers in Education / VIII CIED Meeting ¿ III International Meeting / XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa / VIII Encontro do CIED ¿ III Encontro Internacional, Lisboa, 2017.
    Publicado
  13. Matos, Joana; Ferreira, Nuno(0F1C-9527-404E). "A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática/ The dynamisation of heritage in socio-cultural animation through a computer application". Trabalho apresentado em XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED ¿ III Encontro Internacional/ XIX International Symposium on Educational Informatics and VIII CIED Meeting | III International Meeting, Lisboa, 2017.
    Publicado
  14. Matos, Joana; Ferreira, Nuno(0F1C-9527-404E). "Animar (n)o património para educar: o trabalho com estudantes de animação sociocultural na Escola Superior de Educação de Lisboa/ Animating (n)heritage to educate: working with socio-cultural animation students at the Lisbon School of Education". Trabalho apresentado em VII Simpósio Internacional de Didáctica de las Ciências Sociales en el âmbito Iberoamericano/ VII International Symposium on the Didactics of the Social Sciences in Ibero-America, Santiago de Compostela, 2016.
    Publicado
  15. Matos, Joana; Castro, Sílvia. "ParticipART: Criação, Comunidade e Desenvolvimento (Intervenções de Street Art em Santiago do Cacém)/ ParticipART: Creation, Community and Development (Street Art interventions in Santiago do Cacém)". 2016.
  16. Ferreira, Nuno Martins; Matos, Joana. "Animar (n)o património para educar: o trabalho com estudantes de animação sociocultural na Escola Superior de Educação de Lisboa". Trabalho apresentado em VII Simpósio Internacional de Didáctica de las Ciências Sociales en el âmbito Iberoamericano, 2016.
    Publicado • 10.17648/galoa-cbee-6-30971
  17. Matos, Joana. "SIMETRIA: Na Interface entre a Arte e a Matemática/ SIMETRY: At the Interface between Art and Maths". Trabalho apresentado em Matéria-Prima: II Congresso Internacional Matéria-Prima, práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário/ Matéria-Prima: II International Congress Matéria-Prima, Visual Arts practices in primary and secondary education, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Antunes, Sandra; Joana Correia Ferreira; Matos, Joana. "Educação Artística: Processos e Desafios de Cidadania". Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 13 1 (2023): 75-96. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/317.
    Publicado
  2. Matos, Joana; Antunes, Sandra. "A escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)/ The school in dematerialisation: a tribute to Lourdes Castro (1930-2022)". Revista Científica EXEDRA/ EXEDRA Scientific Journal Temático (2022): 198-211. https://eventos.esec.pt/eipe/wp-content/uploads/2023/02/EIPE2022_-Publicacao_A-Escola-em-transformacao-VF.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cibele Figueiredo, Carla; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe; Matos, Joana. "Crossed voices. Intergenerational interaction and learning in a time of pandemic". (2022): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/331.
  4. Cibele, Carla; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe; Matos, Joana. "Vozes cruzadas: interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia". (2022): http://hdl.handle.net/10400.21/15020.
    10.25757/invep.v12i2.331
  5. Matos, Joana. "Scratching the Surface: participação e transformação social da cidade./ Scratching the Surface: participation and social transformation of the city". Revista Internacional: ESTÚDIO, Artistas sobre outras Obras 12 35 (2021): 31-43. https://estudio.belasartes.ulisboa.pt/E_v12_iss35.pdf.
    Acesso aberto
  6. Matos, Joana; Antunes, Sandra. "Naturália. Práticas Comparadas / Naturália. Comparative Practices". Revista Científica EXEDRA/ EXEDRA Scientific Journal Temático (2019): 53-67. http://exedra.esec.pt/wp-content/uploads/2020/01/05-EIPE2019.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Ferreira, Joana; Matos, Joana; Antunes, Sandra. "Naturália, práticas comparadas". EXEDRA Revista Científica. IV (2019): 52-67. http://exedra.esec.pt/wp-content/uploads/2019/12/00-Numero-completo-EIPE2019-web.pdf.
    Publicado
  8. Matos, Joana; Pereira, Teresa Matos. "Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística/ Cross perspectives on the practice of painting: transdisciplinarity in the context of art education". Revista Internacional Matéria-Prima: Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário/ International Magazine Raw Material: Artistic Practices in Primary and Secondary Education 7 2 (2019): 96-109. https://materiaprima.belasartes.ulisboa.pt/MP_v7_iss2.pdf..
    Publicado
  9. Matos, Joana. "Artes Plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativos/ VII International Congress Raw Material. Artistic Practices in Primary and Secondary Education". Revista Internacional Matéria-Prima: Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário/ International Magazine Raw Material: Artistic Practices in Primary and Secondary Education 6 2 (2018): 75-86. https://materiaprima.belasartes.ulisboa.pt/MP_v6_iss2.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Matos, Joana. "Rostos na Street Art/ Faces in Street Art". Revista Medi@ções 2 3 (2014): 51-66. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/80.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Matos, Joana. "A Arte e a Matemática/ Art and Maths". Revista Informar 33-34 (2013): 14-25. https://issuu.com/jarodrigues/docs/informar_33e34_moodle.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Matos, Joana. "Artes Visuais: Cenários de Ensino- Aprendizagem em tempos de pandemia/ The visual arts: teaching and learning scenarios in a time of pandemic". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em 3 Escolas Superiores de Educação em Portugal/ From teaching at a distance in emergency situations to pedagogical innovation in 3 higher education institutions in Portugal. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa, 2023.
    No prelo
  2. Matos, Joana; Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe Manuel Carapeto. "Vozes cruzadas. Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia/ Crossed voices. Intergenerational interaction and learning during the pandemic". In CIED: Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional / CIED: From Research to Practice: Educational Studies, 214-240. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa, 2023.
    Publicado
  3. Matos, Joana; Antunes, Sandra. "Educação Artística: Processos e Desafios de Cidadania/ Art Education: Citizenship Processes and Challenges". In Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional/ From Research to Practice: Educational Studies, 75-96. Lisboa, Portugal: Politecnico de Lisboa, 2023.
    Publicado
  4. Matos, Joana Gaudêncio; Pereira, Teresa Matos ; Joana Ferreira. "Processo criativo e prática pedagógica na formação do educador enquanto sujeito cultural. /Creative process and pedagogical practice in the formation of the educator as a cultural subject.". In Reflexiones multidisciplinares para el tratamiento de la competencia artística y la formación cultural./ Multidisciplinary reflections for the treatment of artistic competence and cultural education., 45-57. Cuenca, Espanha: Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2021.
  5. Matos, Joana Gaudêncio. "Uma questão de Tempo. Projeto Artístico-Pedagógico/ A question of time. Artistic-educational project". In Educação Artística 2010-2020/ Art Education 2010-2020, 107-111. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa, 2021.
    Publicado
  6. Matos, Joana Gaudêncio; Pereira, Teresa Matos. "Arte, Comunidade e Memória Local. Reflexão acerca de Processos Artísticos Participativos na Comunidade/ Art, Community and Local Memory. Reflection on Participatory Artistic Processes in the Community". In Diversidades, educação e inclusão/ Diversities, education and inclusion., 217-233. Lisboa, Portugal: Politecnico de Lisboa, 2021.
    Publicado
  7. Pereira, Teresa Matos ; Matos, Joana Gaudêncio. "Arte, Comunidade e Memória Local. Reflexão acerca de processos artísticos participativos na comunidade". In Diversidades, Educação e Inclusão, 217-234. Lisboa, Portugal: CIED- ESELx, 2021.
    Publicado
  8. Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe; Matos, Joana Gaudêncio. "O papel das relações intergeracionais no combate aos sentimentos de isolamento social". Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2021.
  9. Joana Matos; Joana Ferreira; Teresa Matos Pereira. "Processo criativo e prática pedagógica na formação do educador enquanto sujeito cultural". Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2021.
    10.18239/jornadas_2021.29.03
  10. Matos, Joana. "Vhils: Ruas com Rostos/ Vhils: Streets with a Face". In Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): Olhares para uma realidade/ Between Theory, Data and Knowledge (II): Glances at a Reality, 91-99. Escola Superior de Educação - Politécnico de Setúbal, 2014.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Matos, Joana. "Vhils: From mainstream art to outsider art (2017) / Vhils: Do mainstream artístico ao outsider art". Trabalho apresentado em IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento - "Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico. Escola Superior de Educação-IPSetúbal, 2017.
  2. Matos, Joana Gaudêncio. "Vhils: Streets with a Face (2016) / Vhils: Ruas com Rosto (2016)". Trabalho apresentado em Congresso de Ciências 2016: Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal - Centro de Congressos. 4 e 5 de julho. Lisboa, Portugal., 2016.
Resumo em conferência
  1. Alcântara, Ana; Matos, Joana Gaudêncio. "Representações do território: património e prática artística". 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Vhils: ruas com rosto. Estudo de caso sobre o percurso artístico de Alexandre Farto/ Vhils: streets with a face. A case study in the artistic career of Alexandre Farto". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2020. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/45450.
  2. Matos, Joana Isabel Gaudêncio. "Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?/ Symmetry: at the intersection of art and mathematics: how can learning about new cultures contribute to the development of the concept of symmetry?". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/5893.
Website
  1. Alcântara, Ana; Pereira, Teresa Matos ; Matos, Joana; Ferreira, Joana; Sá, Kátia; Antunes, Sandra. Imago Mundi. Cartografias, Práticas Artísticas, Comunidade e Representações do Território./ Imago Mundi. Cartographies, Artistic Practices, Community and Representations of the Territory.. 2022. https://sites.google.com/view/imagomundi2223/p%C3%A1gina-inicial.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Arez, Abel; Dias, Alfredo; Matos, Joana; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Pereira, Teresa. ParticipART "Amanhã temos bom dia". Projeto artístico de intervenção comunitária / ParticipART "Good morning tomorrow". Artistic community intervention project.
    10.23828/rpea.v8i1.144
  2. Matos, Joana. Ilustração Histórias da Ajudaris´18: Histórias escritas por Jovens Autores (p.25) / Illustration Stories from Ajudaris'18: Stories written by Young Authors (p.25)..

Outros

Outra produção
  1. Um Projeto de Jogo Didático-Pedagógico: Interdisciplinaridade e Património Local/Global./ A Didactic-Pedagogical Game Project: Interdisciplinarity and Local/Global Heritage.. Comunicação apresentada a XIII Congresso de Educação artística. 07, 08 e 09 de Setembro. Madeira [e online]: Organizado por Conservatório da Escola Profissional das Artes da Madeira & Direção de Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação, Funchal, Madeira [online].. 2022. Ferreira, Joana; Matos, Joana; Antunes, Sandra. https://cea.conservatorioescoladasartes.com/wp-content/uploads/2022/08/PROGRAMA_CEA2022_final3.pdf.
  2. A escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022).. Comunicação apresentada a VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação ¿ EIPE 2022. Tema: A Escola em transformação: Formação e prática docente. 06 ¿ 07 de Maio. Coimbra: Escola Superior de Educação.. 2022. Ferreira, Joana; Matos, Joana; Antunes, Sandra. https://eventos.esec.pt/eipe/wp-content/uploads/2022/04/COMUNICACOES-PARALELAS-III_7-de-maio_11H10-12H10.pdf.
  3. :Estúdio, nº35 (Jul/Set. 2021). Entre a pele da pintura e a pele do pintor, existe uma continuidade interrompida pelo encerramento da peça, em que o autor se despede e abre caminho aos novos participantes. Estes são seres políticos, pois são público, são relação. As quinze propostas de abordagem à obra de outros tantos artistas que aqui são apresentadas, neste número 35 da Revista Estúdio, transportam um desejo interior de uma e. 2021. Queiroz, João; Franco, Orlando Miguel Gaspar; Rodrigues, Teresa Palma; Matos, Joana; Albuquerque, Isabel; Rizolli, Marcos; Carralero, Isabel; et al. http://hdl.handle.net/10451/53439.
  4. Matéria-Prima, vol.7, nº2 (Mai./Ago. 2019). O número 17 da série de revistas Matéria-Prima permite interrogar as contradições em que a Educação Artística se pode localizar: entre uma utilidade técnica ou uma ambição transformadora, de cidadania e de sustentabilidade. Sobre estes desafios são apresentados 16 contributos, de diferentes autores, que permitem recentrar os debates, num ano charneira como 2019 se está a manifestar, em termos de s. 2019. Queiroz, João; Huerta, Ricard; Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro; Carvalho, Viviana; Pereira, Elsa; Lucena, Ana-Vanessa; Heitor, Teresa V.; et al. http://hdl.handle.net/10451/50771.
  5. ParticipART: "Amanhã teremos um bom dia". Projeto artístico de base comunitária/ ParticipART: "Tomorrow we'll have a good day". Community-based art project. The text presents the work process developed in the context of project ParticipArt ¿ Creation, Community and Development, which took place in historic center of Seixal with the partnership of the Cultural Association L1B. The intervention focused on research about memory of places, workmanship and living experiences of the local community, included the participation of students and graduate studen. 2018. Arez, Abel; Dias, Alfredo; Matos, Joana; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Pereira, Teresa Matos. https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/68.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/07/20 Matos, J., Antunes, S. & Ferreira, J. (2022). A Project for Art Education: the Plastic Arts UC at ESELx, a study of the last five years. Paper presented at the Porto International Conference on Research in Education - ICRE 22. 20 to 22 July. Porto [online]: School of Education of Porto. [Paper for an International Conference] Porto International Conference on Research in Education - ICRE22
escola de educação do porto
2021/12/12 Figueiredo, C. C., Alcântara, A., Fialho, F., & Matos, J. (2021). O papel das relações intergeracionais no combate aos sentimentos de isolamento social. Comunicação apresentada no 2º Congresso Internacional Age.Comm Longevidade e Desenvolvimento. 11th and 12th December 2021. Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2º Congresso Internacional Age.Comm Longevidade e Desenvolvimento/ 2nd International Age.Comm Longevity and Development Congress
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2021/03/28 Matos, J. (2021). “Scratching the Surface: participação e transformação social da cidade”. Comunicação apresentada [via plataforma zoom] no XII Congresso Internacional CSO’2021 - 26 a 31 março 2021. Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa – Portugal. XII Congresso Internacional CSO’2021
Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/07/02 Pereira, T., Matos, J. (2019). “Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística.”, comunicação oral apresentada no Olhar, Perceber, Criar, Intervir: VIII Congresso Internacional Matéria-Prima - 1, 2 e 3 de julho. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa - Sociedade de Belas-Artes, Portugal. Olhar, Perceber, Criar, Intervir: VIII Congresso Internacional Matéria-Prima
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/05/18 Ferreira, J., Matos, J. & Antunes, S. (2019). “Naturalia, práticas comparadas”, comunicação oral apresentada no EIPE: IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação - 17 e 18 de maio. Escola Superior de Educação - Politécnico de Coimbra, Portugal. EIPE: IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação - Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/04/04 Matos, J; Ferreira, J. & Pereira, T. (2019). “Práticas artísticas e práticas educativas: planos de tangência e transversalidade”, comunicação oral no VI Congresso Internacional de Competências: Consciencia Cultural y expresiones artísticas. Comunicação Intitulada: “Práticas artísticas e práticas educativas: planos de tangência e transversalidade” - 3, 4, y 5 de abril. Faculdade de Educación de Ciudad Real - Universidad de Castilla La Mancha, Espanha. VI Congresso Internacional de Competências: Consciencia Cultural y expresiones artísticas.
Faculdade de Educación de Ciudad Real - Universidad de Castilla La Mancha (Ciudad Real, Espanha)
2018/07/12 Pereira, T., Matos, J. (2018). “Artes Plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativos.”, comunicação oral apresentada no VII Congresso Internacional Matéria-Prima: Práticas das Artes Visuais no Ensino Básico e Secundário - 10, 11, 12 e 13 de julho. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal. VII Congresso Internacional Matéria-Prima: Práticas das Artes Visuais no Ensino Básico e Secundário
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/07/12 Matos, J., Pereira, T. (2018). “Arte, Comunidade e Memória Local. Projeto de Street Art em Santiago do Cacém.”, comunicação oral apresentada no CNAPPES - 5ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas - 12 e 13 de julho. Ensino Superior na Universidade do Minho, Braga, Portugal. CNAPPES - 5ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/11/10 Ribeiro, R., Santos, R., Fernandes, C., Jackson, I., Ferreira, N. & Matos, J. (2017). “A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática.”, comunicação apresentada no 19º Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) e o 8º Encontro do CIED/ III Encontro Internacional do CIED - 9 a 11 de novembro. Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal. 19º Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) e o 8º Encontro do CIED/ III Encontro Internacional do CIED
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11/03 Arez, A., Dias, A., Matos, J., Sá, K. & Pereira, T. (2017). “ParticipART - Amanhã temos bom dia. Projeto artístico de intervenção comunitária.”, comunicação apresentada no Congresso de Investigação em Educação Artística - CIEA 2017. - 3 e 4 de novembro. Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Congresso de Investigação em Educação Artística - CIEA 2017
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2017/11/02 Pereira, T., Matos, J. (2017). ”Pensar, Fazer, Refletir e Comunicar. Uma abordagem à pesquisa em arte baseada na prática”, comunicação apresentada no V Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento - "Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico" - 2 de novembro. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal. V Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento - "Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2017/09/07 Matos, J., Loureiro, C., Castro, S. & Pereira, T. (2017). “Matemática e educação artística visual: experiências interdisciplinares “, comunicação apresentada no VIII Congresso de Educação Artística da Madeira - 6, 7, e 8 de setembro. Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Funchal, Portugal. VIII Congresso de Educação Artística da Madeira
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal, Portugal)
2017/09/07 Matos, J., Castro, S. (2017). “ParticipART: intervenções de street art em Santiago do Cacém”, comunicação apresentada no VIII Congresso de Educação Artística da Madeira - 6, 7, e 8 de setembro. Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Funchal, Portugal. VIII Congresso de Educação Artística da Madeira
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal, Portugal)
2017/07/14 Ferreira, J., Matos, J. & Castro, S. (2017). “Partilha de uma proposta de prática de ensino e aprendizagem no âmbito das Artes Plásticas e na Formação de Professores e Educadores.”, comunicação apresentada no CNAPPES - 4ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - 13 e 14 de julho 2017. Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal. CNAPPES - 4ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2017/07/14 Matos, J., Xavier, C. (2017). “A importância do trabalho com a comunidade no ensino superior – exemplo de uma prática pedagógica.”, comunicação apresentada no CNAPPES - 4ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - 13 e 14 de julho 2017. Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal. CNAPPES - 4ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2016/11/04 Ferreira, N., Matos, J. (2016). Animar (n)o património para educar: o trabalho com estudantes de animação sociocultural na Escola Superior de Educação de Lisboa, comunicação apresentada no VII Simpósio Internacional de Didáctica de las Ciências Sociales en el âmbito Iberoamericano Universidade de Santiago de Compostela - 2, 3 e 4 de novembro. Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha. VII Simpósio Internacional de Didáctica de las Ciências Sociales
Universidade de Santiago de Compostela ( Santiago de Compostela, Espanha)
2016/09/08 Matos, J., Pereira, T. (2016). Aprender arte? Contributos de um projeto de Educação Artística Não Formal para o sucesso em contexto escolar. , comunicação apresentada no VII Congresso de Educação Artística & Simpósio de Educação Artística e Criatividade - 7, 8 e 9 de setembro. Tecnopolo da Universidade da Madeira, Funchal, Portugal II Congresso de Educação Artística & Simpósio de Educação Artística e Criatividade
Tecnopolo da Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2016/07/15 Matos, J. (2016). “Uma questão de "Tempo"- Abordagem Pedagógica na Educação Artística.”, comunicação apresentada no CNAPPES - 3ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - 14 e 15 de julho 2016. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. CNAPPES - 3ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/07/14 Matos, J. (2013). Arts and Mathematics.Paper presented at the II International Congress Matéria-Prima: Visual Arts Practices in Primary and Secondary Education - 11-15 July. Faculty of Fine Arts, University of Lisbon, Portugal. / Matos, J. (2013). Artes e Matemática. comunicação apresentada no II Congresso Internacional Matéria-Prima: Práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário - de 11 a 15 de julho. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal. II Congresso Internacional Matéria-Prima: Práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário - de 11 a 15 de julho.
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/10/01 - 2023/06/01 Texts about art: from works of art to texts of description and critical appreciation./ Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica.
Coorientador de Marta Sofia da Cruz Afonso
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/07/13 - Atual An artistic residency organised as part of the IMAGO MUNDI project, involving members of the research team and students from the Lisbon School of Education. The short-term residency aimed to create an installation in an urban space as part of the SSW 2023 event. The intervention consisted of a collaborative project between students from ESELx and students from Escola Secundária Manuel da Fonseca (3rd cycle EB and secondary school classes (Visual Arts Scientific-Humanistic Course). (2023/07/13 - 2023/07/15)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/03 - Atual Workshop developed as part of the IMAGO MUNDI project with students from the Lisbon School of Education and students from Manuel da Fonseca Secondary School in Santiago do Cacém. The workshop was jointly organised by members of the research team (Kátia Sá, Sandra Antunes and Joana Ferreira) and teachers from Manuel da Fonseca Secondary School. The workshop consisted of 2 sessions: Session I - 3 March 2023. Manuel da Fonseca Secondary School Duration: 4 hours Session II - 2 May 2023. Lisbon School of Education. (2023/03/03 - 2023/05/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/11/19 - Atual Organisation and teaching of the workshop "Drawing Poetically: Nature, Sounds, Shadows and Textures" in collaboration with my colleague Teresa Pereira, as part of the OutGoing Colloquium - Children, Nature and Culture in Relation. It will take place on 19 November 2022 at the Mateus d'Aranda College. Organised by the University of Évora. (2022/11/19)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2019/06/27 - Atual Artist residency in Santiago do Cacém. (4th edition). Street art interventions in the historic centre of Santiago do Cacém. Artistic residency by students and teachers from the Lisbon School of Education, in partnership with the Cultural Association of Santiago do Cacém. The team: Joana Matos & Teresa Pereira. From 27 to 30 June 2019. (2019/06/27 - 2019/06/29)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/07/27 - Atual The 3rd edition of the Artist Residency in Santiago do Cacém featured street art interventions in the historic centre of the town. The residency was carried out by students and teachers from the Lisbon School of Education in partnership with the Santiago do Cacém Cultural Association. The team involved in the project is as follows: Joana Matos and Teresa Pereira held an event from 27th to 29th July 2018. (2018/07/27 - 2018/07/29)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/27 - Atual Artistic Residence in Santiago do Cacém (2nd Edition). Street Art Interventions in the Historic Centre of Santiago do Cacém. The artistic residence involved students and professors from the Lisbon School of Education in partnership with the Cultural Association of Santiago do Cacém. Joana Matos and Teresa Pereira conducted a study from 27 to 29 July 2017. (2017/07/27 - 2017/07/29)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/03 - Atual Artist Residency in Seixal: A Multidisciplinary Show on the Memory of the Places and People of Seixal. This artistic residency was carried out by students and teachers from the Lisbon School of Education in partnership with the L1B Cultural Association in Seixal. The team consisted of Abel Arez, Alfredo Dias, Natália Vieira, Kátia Sá, Joana Matos, and Teresa Pereira. The event took place from 3 to 15 July 2017. (2017/07/03 - 2017/07/15)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/05/01 - Atual Artist Residency in Loures: Street Art intervention in Salemas. An artistic residency was held by students and teachers from the Lisbon School of Education in partnership with Loures Town Council and the Salemas Recreational Union. The team consisted of José Regatão, Joana Matos & Sílvia Castro. The residency took place in May and June 2017. (2017/05/01 - 2017/06/30)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/07/08 - Atual The 1st edition of the Artist Residency in Santiago do Cacém involved street art interventions in the historic centre of Santiago do Cacém. The artistic residency was carried out by students and teachers from the Lisbon School of Education in partnership with the Santiago do Cacém Cultural Association. The team consisted of Teresa Pereira, Joana Matos, and Sílvia Castro. The residency took place from 8 to 11 July 2016. (2016/07/08 - 2016/07/11)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/21 - 2022/09/15 Organisation and promotion of preparatory workshops for an artistic intervention / site-specific, conceived within the framework of the Coruche Biennial - Percursos com Arte 2021: Respirar Arte com Sustentabilidade, developed on 22 June, 08 July and 15 September 2021. With colleagues Teresa Pereira & Kátia Sá & Joana Matos & a group of 21 students from the three-year Visual Arts and Technology course at the Lisbon Polytechnic School of Education. (2021/07/21 - 2021/09/15)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/02/11 - 2020/02/11 Guided tour as part of the Plastic Arts II course of the Basic Education programme at the ESE in Lisbon. Permanent exhibition at the Berardo Collection. Tour "Educational Practices in Museums" Belém Cultural Centre, Lisbon./ Visita Guiada no âmbito da Unidade Curricular de Artes Plásticas II da Licenciatura de Educação Básica da ESE de Lisboa. Permanente da Coleção Berardo. Percurso intitulado "Práticas Educativas" em Museus Centro Cultural de Belém, Lisboa. (2020/02/11 - 2020/02/11)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2019/12/14 - 2020/01/15 Curator of the travelling exhibition "Uma Questão de Linha" (A Question of Line), in collaboration with colleagues Joana Ferreira and Sandra Antunes, which brought together the work developed by students of the Basic Education programme at the Setúbal./ Curadoria da Exposição Itinerante "Uma Questão de Linha" em parceria com as colegas Joana Ferreira e Sandra Antunes, que reuniu os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Licenciatura de Educação Básica das Escolas Superiores de Educação de Setúbal e de Lisboa. ESE-IPS. (2019/12/14 - 2020/01/15)
Exposição (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2019/11/14 - 2019/11/14 Seminar on "Artistic practices in early childhood education and in the first cycle of basic education", with the participation of Lara Custódio (early childhood educator and teacher in higher education) and Sandra dos Santos (visual artist and teacher in the first cycle of basic education). Setúbal School of Education. (2019/11/14)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2019/10/16 - 2019/10/19 Guided tour of Lumiar as part of the Plastic Arts I curriculum unit of the Basic Education programme at the Lisbon School of Education. As part of the MURO Urban Art Festival of the Urban Art Gallery of the Municipality of Lisbon | two sessions on 16 an 19 Oct./ Visita Guiada pelo Lumiar no âmbito da Unidade Curricular de AP I da Licenciatura de Educação Básica da ESE de Lisboa. Percurso enquadrado no MURO Festival de Arte Urbana da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa | duas sessões realizadas a 16 de Outubro e 19 de outubro de 2019 (2019/10/16 - 2019/10/19)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2019/02/28 - 2019/04/15 Curator of the Exhibition Site specific artistic interventions. Artistic-Pedagogical Projects in partnership with colleagues Joana Ferreira, Mónica Falcão and Ricardo Guerreiro, which brought together work developed by students in the 2nd year of the Basic Education Degree, within the scope of the Visual Arts II curricular unit. Lisbon Higher Education School. (2019/02/28 - 2019/04/15)
Exposição (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2019/04/12 - 2019/04/12 Study visit as part of the Graphic Development and Moto curriculum unit of the 1st year of Basic Education. Permanent exhibition of the Berardo Collection. Route entitled "The First Time in a Museum of Contemporary Art". Cultural Centre of Belém./ Visita de Estudo no âmbito da Unidade Curricular de Desenvolvimento Gráfico e Moto do 1º ano da Licenciatura de Educação Básica. Exposição Permanente da Coleção Berardo. Percurso intitulado "A primeira vez num Museu de Arte Contemporânea". Centro Cultural de Belém. (2019/04/12 - 2019/04/12)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2019/04/06 - 2019/04/06 Study visit as part of the Visual Arts: Language, Techniques and Artistic Materials postgraduate course in Social Intervention and Artistic Practices at ESE Setúbal. Course entitled "The life and death of an image, journeys, vertigo and visions of the Berardo Collection. Belém Cultural Centre. (2019/04/06 - 2019/04/06)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2019/02/21 - 2019/03/14 Curator of an exhibition entitled "Visible and Invisible" in partnership with colleagues Joana Ferreira, Sandra Antunes and Teresa Pereira, which brought together the work developed by students in the area of Painting, as part of the Plastic Arts I and Painting I Curricular Units of the Degree in Basic Education and the Degree in Visual Arts and Multimedia. Lisbon School of Education. (2019/02/21 - 2019/03/14)
Exposição (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2019/01/11 - 2019/02/28 As part of the Plastic Arts I Curricular Unit of the Degree in Basic Education, students' work in the area of drawing was brought together in an exhibition entitled 'Naturalia', curated by myself in partnership with colleagues Joana Ferreira and Sandra Antunes. The exhibition aimed to showcase the students' work and was held at the Lisbon School of Education. (2019/01/11 - 2019/02/28)
Exposição (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2019/02/17 - 2019/02/17 As part of the Plastic Arts II curricular unit of the 2nd year of the Basic Education degree, a study visit was made to the Permanent Exhibition Berardo Collection 1900-1960 at the Belém Cultural Centre in Lisbon. The route was entitled 'How to think about art?'. (2019/02/17 - 2019/02/17)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2019/02/12 - 2019/02/12 Co-organisation and participation in the Integrated Seminar in the Plastic Arts II Curricular Unit of the Basic Education Degree, titled 'Creative Process | Research Process between Theory and Practice', held on 12 February at the Lisbon School of Education. (2019/02/12)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2018/05/04 - 2018/05/04 A seminar titled 'Animation and Heritage in Museums' was held in partnership with colleague Nuno Ferreira as part of the Curricular Unit on Historical, Artistic and Cultural Heritage. The seminar featured Joana Sousa Monteiro, Director of the Museum of Lisbon, and Paulo Santos Costa from the Museum of São Roque SCML. It took place at the Lisbon School of Education. (2018/05/04 - 2018/05/04)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2018/03/01 - 2018/03/18 Curating an exhibition in partnership with colleagues Joana Ferreira and Elena Elias, showcasing the work developed by students throughout the semester as part of the Fine Arts I course in the Basic Education degree program at the Lisbon School of Education. (2018/03/01 - 2018/03/18)
Exposição (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2017/11/29 - 2018/01/06 An installation titled 'Drawing the Line in Space' was assembled in partnership with colleagues Joana Ferreira and Elena Elias as part of the Plastic Arts I Curricular Unit of the Degree in Basic Education at the Lisbon School of Education. (2017/11/29 - 2018/01/06)
Exposição (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2017/12/14 - 2017/12/14 Study visit as part of the Didactic Unit in the areas of Art Education and Education with the 1st Cycle of Basic Education class and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. Permanent Exhibition of the Berardo Collection. Belém Cultural Centre, Lisbon. (2017/12/14 - 2017/12/14)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2017/07/04 - 2017/07/11 An exhibition was curated in partnership with colleagues Cristina Loureiro and Sílvia Castro, which brought together the work developed by the trainees as part of the Art and Maths II Training Workshop. The teachers and educators were continuously assessed at the Lisbon School of Education. (2017/07/04 - 2017/07/11)
Exposição (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2017/02/13 - 2017/04/13 This is a guided tour entitled 'Art and Science' as part of the Didactic Unit of Artistic Expressions and Physical Education for the Basic Education Degree. The visit was prepared in partnership with Bianor Valente from the science department. The tour will take place at the Belém Cultural Centre in Lisbon. (2017/02/13 - 2017/02/13)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2017/02/06 - 2017/02/18 The exhibition showcases the work of students from the Basic Education degree programme at the Lisbon School of Education, developed as part of the Plastic Arts I course. It was curated by [Name], in partnership with Joana Ferreira, and is located in the Atrium of the Setúbal School of Education. (2017/02/06 - 2017/02/18)
Exposição (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2015/05/26 - 2015/06/01 Curator of the "Experimental Tapestry" exhibition, which brought together the work of students from the Artistic Promotion and Cultural Heritage Degree, the Animation and Sociocultural Intervention Degree and ERASMUS students from the Setúbal School of Education, as part of the Artistic Technologies Curriculum Unit. Mourisca Tide Mill, Setúbal. (2015/05/26 - 2015/06/01)
Exposição (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2014/05/24 - 2014/06/27 Curator of the "Experimental Tapestry" exhibition, which brought together the work of students from the Artistic Promotion and Cultural Heritage Degree, the Animation and Sociocultural Intervention Degree and ERASMUS students from the Setúbal School of Education, as part of the Artistic Technologies Curriculum Unit. Mourisca Tide Mill, Setúbal. (2014/05/24 - 2014/06/27)
Exposição (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/05/07 - Atual Moderation of the seminar entitled "The Arts as a Process of Discovery" at the Lisbon Polytechnic School of Education. 7th May 2021.
Encontro
“As Artes como Processo de Descoberta”
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/20 - 2022/07/22 Moderation of the 3rd edition of the Porto International Conference on Research in Education at the ESE-IPP (School of Education of the Polytechnic Institute of Porto) from 20 to 22 July, promoted by the Centre for Research and Innovation in Education (inED).
Conferência
3rd edition of Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/09/27 CREATIVITY, CITIZENSHIP AND TRAINING IN A WORK CONTEXT/ CRIATIVIDADE, CIDADANIA E FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO
Arguente principal
Teresa Maria Rocha Gomes Varela (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/07/31 How important is drawing for the development of children in Nursery and Kindergarten - How to promote the development of children's plastic expression in Nursery and Kindergarten/ Qual a importância do desenho para o desenvolvimento das crianças na Creche e Jardim de Infância - Como promover o desenvolvimento da expressão plástica da criança em Creche e Jardim de Infância.
Arguente principal
Vera Sofia da Graça Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2022/02/22 The Importance of Artistic Expressions in the 1st CEB, from an Interdisciplinary Approach./ A Importância das Expressões Artísticas no 1º CEB, a partir de uma Abordagem Interdisciplinar
Arguente principal
Mara Emanuel Folques Carvalho da Cunha Sargedas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10/01 - Atual Estágio I Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2021/10/01 - Atual Oficina de Artes Visuais Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2020/10/01 - Atual Projeto de Intervenção em Animação Sociocultural III Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/10/01 - Atual Globalização das Expressões Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10/07 - Atual Artes e Motricidade na Educação da Criança Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2018/10/01 - Atual Artes Plásticas II Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/10/01 - Atual Artes Plásticas I Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - Atual Introdução às Didáticas das Expressões Física e Artística Licenciatura Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013/10/15 - Atual Opção: Tecnologias Artísticas Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural/ERASMUS (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2021/10/01 - 2023/06/30 Opção Organização e Produção de Eventos Licenciatura em Animação Sociocultural Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2018/10/01 - 2021/12/01 Cultura Visual e Educação para os Media Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2020/10/01 - 2021/06/30 Educação para os Media e Gestão da Informação Licenciatura de Comunicação Social Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2015/10/01 - 2019/07/31 Introdução às Didáticas das Expressões e da Educação Física Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10/10 - 2019/01/31 Artes Visuais: Linguagem, Técnicas e Materiais Artísticos Pós-Graduação Intervenção Social e Práticas Artísticas (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2015/10/01 - 2018/06/30 Didática das Expressões Artísticas e da Educação Física (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10/01 - 2018/01/31 Arte e Matemática Mestrado de Educação Artística Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2018/01/31 Expressões Artísticas e Educação Física em Educação de Infância (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/10/01 - 2017/06/30 Património Histórico, Artístico e Cultural para a Animação Licenciatura em Animação Sociocultural Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação - Politécnico de Lisboa, Portugal
2015/10/01 - 2017/01/31 Património Histórico, Artístico e Cultural Licenciatura de Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2016/07/01 Prática de Ensino Supervisionada I Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do EB e de Português e História de Portugal no 2º Ciclo do EB/ Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do EB e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação , Portugal
2015/10/01 - 2016/06/30 Prática de Ensino Supervisionada II Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2016/01/31 Arte e Matemática Mestrado em Educação Artística (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2016/01/31 Oficina Artístico-Pedagógica Mestrado em Educação Artística (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2016/01/30 Perspetivas Curriculares Integradas Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/10/01 - 2015/01/31 Sociologia da Arte Licenciatura em Promoção Artística e Património (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012/10/01 - 2014/01/31 Contextos profissionais Licenciatura em Promoção Artística e Património (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012/02/01 - 2013/06/30 Métodos e Técnicas de Representação Gráfica Licenciatura em Promoção Artística e Património (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2010/10/01 - 2013/06/30 Estágio Licenciatura em Promoção Artística e Património (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2010/10/01 - 2013/06/30 Técnicas e Processos Artísticos II Licenciatura em Promoção Artística e Património (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2010/10/01 - 2013/06/30 Técnicas e Processos Artísticos I Licenciatura em Promoção Artística e Património (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2011/10/01 - 2012/06/30 Estágio III Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual APCEV - Association of Visual Expression and Communication Teachers/ APCEV - Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/10/01 - Atual Member of the scientific committee of the 2nd Congress of Research in Art Education (CIEA)/ Membro da comissão científica do 2ª Congresso de Investigação em Educação Artística (CIEA)
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/01/01 - Atual Member of the Scientific Committee of the Centre for Research and Studies in Fine Arts (CIEBA), Faculty of Fine Arts, University of Lisbon/ Membro da Comissão Científica do Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Membro
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/01/01 - Atual Membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Curso de Licenciatura em Ensino Básico (CAA-LEB)/ Member of the Monitoring and Evaluation Committee for the Basic Education Degree (CAA-LEB) Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Educação , Portugal
2023/06/22 - 2023/06/22 Member of the jury of the II Caixa Agrícola Costa Azul Foundation Painting Competition./ Vogal do júri do II Concurso de Pintura da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul. Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/11/01 - Atual Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional/From research to practice: Educational Studies (2182-1372) Escola Superior de Educação - Politécnico de Lisboa/School of Education - Polytechnic of Lisbon
Distinções

Prémio

2021 Medalha de Mérito Académico Instituto Politécnico de Setúbal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal