???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
6210-AEB0-7D73
ORCID iD
0000-0002-1183-7848

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2020/09/25 - 2024/10/25
Em curso
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologias Imersivas e Pedagogia Digital
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/11/20
Concluído
Ensino de Informática (Mestrado integrado)
Especialização em Ensino de Informática com foco em metodologias ativas e tecnologias educativas
Universidade do Minho, Portugal
""Virar a sala de aula” – Centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de Esgueira, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ricardo Carvalho; Carlos Santos; Fernando Ramos. "Teachers' First Contact with an Immersive Web Environment: Evaluating Social Presence and Possible Effects on Learning Outcomes". 2023.
    10.1109/icalt58122.2023.00089
  2. Cleto, B.; Ferreira, M.; Carvalho, R.. "An analysis of interactions of secondary school students in virtual environments,Análise de interações de alunos do ensino secundário em ambientes virtuais". 2021.
    10.1145/3483529.3483678
  3. Carvalho, Ricardo. "Flipped classroom: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas". 2015.
Artigo em revista
  1. Carvalho, Ricardo. "Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal". Journal of Digital Media & Interaction vol. 4 n.º (2021): No.10-No.10. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/24712.
    10.34624/JDMI.V4I10.24712
Capítulo de livro
  1. Bárbara Cleto; Ricardo Carvalho; Maria Ferreira. "Work in Progress: Immersive Web Environments to Support Pedagogical Activities in Formal Contexts". 703-710. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-96296-8_63
  2. Bárbara Cleto; Ricardo Carvalho; Maria Ferreira. "Students’ Perceptions Exploring a WebXR Learning Environment". 2022.
    10.1007/978-3-031-06675-7_17
Tese / Dissertação
  1. Carvalho, Ricardo. ""Virar a Sala de Aula”: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas". 2014. http://hdl.handle.net/1822/38111.