???global.info.a_carregar???
Nídia Salomé Nina de Morais has a degree in New Technologies of Communication, a master's in Education and Multimedia and a PhD in Information and Communication in Digital Platforms. All of these were obtained at the University of Aveiro, Portugal. She has taught at the Higher School of Education of Viseu since 1999. Her research interests have focused on the adoption of e-learning solutions in higher education and, recently, she has developed research and published several papers about gender related issues regarding the use of communication technologies in supporting learning activities in higher education contexts. She has also participated in National and European research projects and is a member of the CI&DEI research group.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nídia Salomé Nina de Morais

Nomes de citação

  • Morais, Nídia Salomé

Identificadores de autor

Ciência ID
6210-28D3-3D78
ORCID iD
0000-0001-5680-4778

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro, Portugal
2006
Concluído
Multimédia em Educação (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro, Portugal
1999
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/11/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - 2025 Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2022 Coordenadora da área disciplinar das TIC Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2024 Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
POCH-02-53I2-FSE-000014
Investigador
2021/01/20 - 2022/12/31 Exploração de metodologias online no desenvolvimento de competências na área do audiovisual
Despacho nº 59/2020 de 15-09-2020
Investigador
2019/10 - 2022 Projeto Digital Era: WEB 3.0 and beyond
Erasmus+ KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices
Investigador
Em curso
2019/10 - 2022 Projeto New Approaches in Inspection: A Polycentric Model
Erasmus+ KA2 -
Investigador
Em curso
2020 - 2021 Projeto APIDENTIDADE
PT20/PO ISE/TO 3.16
Outra
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde
UID/Multi/04016/2019
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/08/27 - 2019/07/27 Histórias Integeracionais em Viseu: uma aplicação móvel para a promoção da inclusão social e hábitos de vida saudável
SAICT-POL/23485/2016
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2019 VIAS: ViseuInterAgeStories (VIAS): an app to promote social inclusion and healthy lifestyles
Investigador
Em curso
2016 - 2018 Projeto UID/Multi/04016/2016 - CI&DETS PROJ 0014 intitulado: o consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior: o caso do IPV
UID/Multi/04016/2016 - CI&DETS PROJ 0014
Investigador responsável
Concluído
2011/04/01 - 2014/03/31 Portuguese Public Higher Education Use of Communication Technologies
PTDC/CPE-CED/113368/2009
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2014 TRACER - O uso das tecnologias da comunicação no ensino superior público português
PTDC/CPE-CED/113368/2009COMPETE:FCOMP-01-0124-FEDER-014394
Investigador
Concluído
2005 - 2008 Projeto Od@ceurope
LLP OR SOCRATES PROJECT NO.: 226720-CP-1-2005-1-FR-COMENIUS-C21
Investigador

Outro

Designação Financiadores
2021/03/01 - 2023/03/01 LITERACIA MEDIÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ALUNOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PROJ/I&DI/CI&DEI/001
Investigador
2018 - 2019 Projeto SmartCityKidsLab – Creative Computing in Primary School
SmartCityKidsLab – Creative Computing in Primary School
Outra
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Morais, Nídia Salomé; Joana Martins; Midões, Miguel. "Jovens, media e tecnologia - práticas e hábitos de estudantes de comunicação social no acesso à informação". Trabalho apresentado em 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2023.
  2. Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel. "MEDIA LITERACY IN HIGHER EDUCATION: PERCEPTIONS ABOUT ETHICAL ISSUES IN JOURNALISM AMONG STUDENTS OF A SOCIAL COMMUNICATION COURSE". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1797
  3. Morais, Nídia Salomé; Pestana, Tiago. "STUDENTS AND THE INTERNET: USES, PROBLEMS AND BENEFITS DURING THE COVID-19 PANDEMIC IN PORTUGAL". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1632
  4. Tiago Pestana; Morais, Nídia Salomé; Rui Raposo. "Internet use during periods of confinement in Portugal : – the case of students of a Higher Education Institution. Usos da Internet durante os períodos de confinamento em Portugal ¿ o caso de estudantes de uma Instituição de Ensino Superior.". 2023.
    10.23919/CISTI58278.2023.10211539
  5. Daniela Esteves; Morais, Nídia Salomé; Rui Raposo. "Social media and digital influencers on Instagram: a case study". 2023.
  6. Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel Ângelo Rodrigues. "Higher Education Students’ Perception Toward the Portuguese and Foreign Media Sector.". Trabalho apresentado em EDULEARN2022 - 14th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2022.
  7. Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel Ângelo Rodrigues. "Media consumption and practices in higher education: an exploratory study with social communication students". Trabalho apresentado em 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, 2022, 2022.
  8. Raposo, Rui; Morais, Nídia Salomé. "The challenges of researching within the audiovisual scientific field amid a pandemic: the case of a master student research project involving 360º videos for museums". Trabalho apresentado em INTED2022 - 16th International Technology, Education and Development Conference, 2022.
  9. Martins, Joana; Midões, Miguel; Morais, Nídia Salomé. "The importance of education and media literacy. A profile of students leaving the first cycle of studies in communication sciences". 2022.
    10.21125/inted.2022.0838
  10. De Almeida Gouveia, Teresa Sofia; Ferreira, Sónia; Sobral, Filomena Antunes; Morais, Nídia Salomé. "Audiovisual production MOOCS: analysis of organizational, content, and methodological criteria". 2022.
    10.46529/socioint.202235
  11. Midões, Miguel; Martins, Joana; Morais, Nídia Salomé. "The importance of literacy in the decoding of fake news: a case study with 1st year undergraduate students in social communication". 2022.
    10.21125/inted.2022.0846
  12. Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, Miguel. "Práticas E Consumo de Media No Ensino Superior - Um Estudo Exploratório Com Estudantes de Comunicação Social". 2022.
    10.23919/CISTI54924.2022.9820341
  13. Rito, P. N.; Morais, Nídia Salomé; De Almeida Gouveia, Teresa Sofia; Ferreira, Sónia. "Digital learning platforms: analysis and trends". 2022.
    10.21125/inted.2022.0998
  14. Vítor Roque; Fátima Roque; Raposo, Rui; Morais, Nídia Salomé; Fátima Roque; Raposo, Rui; Morais, Nídia Salomé. "The teaching experience of portuguese higher education professors during the covid-19 pandemic lockdown in Portugal". Trabalho apresentado em INTED2021, 2021.
    Publicado
  15. Morais, Nídia Salomé; Raposo, Rui. "Blended-learning in higher education: student's perceptions during covid-19 pandemic". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1135
  16. Morais, Nídia Salomé; Raposo, Rui; Roque, Vítor; Roque, Fátima; Morais, Nídia Salomé; Raposo, Rui; Vítor Roque; Fátima Roque. "Online learning during covid-19 lockdown: a study regarding portuguese public higher education students". Trabalho apresentado em INTED2021, 2021.
    Publicado
  17. Morais, Nídia Salomé; Raposo, Rui. "Higher education students perceptions about their blended-learning experience during the COVID-19 pandemic". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1139
  18. Vítor Roque; Rui Raposo; Fátima Roque; Morais, Nídia Salomé. "The perception of Portuguese public higher education students regarding the institutional information provided about the transition to online classes during the covid-19 pandemic". Trabalho apresentado em ICERI2020 Conference, 2020.
  19. Ema Almeida; Morais, Nídia Salomé. "The use of Facebook and Instagram in communication with new students: the case of Portuguese public universities". Trabalho apresentado em 2020 International Symposium on Computers in Education (SIIE), 2020.
  20. Morais, Nídia Salomé; Manuel Cruz. "Gender perception about fake news and disinformation: case study with Portuguese higher education students". Trabalho apresentado em EDULEARN20 Conference, 2020.
  21. Manuel Cruz; Morais, Nídia Salomé. "Fake News Identification: Are Future Communication Professionals Prepared?". Trabalho apresentado em EDULEARN20 Conference, 2020.
  22. Morais, Nídia Salomé; Antunes Sobral, Filomena. "Fake news and higher education students: a case study". Trabalho apresentado em ICERI 2019 - 12th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2019.
  23. Antunes Sobral, Filomena; Morais, Nídia Salomé. "Social communication students’ perceptions of online misinformation". Trabalho apresentado em ICERI 2019 - 12th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2019.
  24. Gomes, Cristina Azevedo; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Rego, Belmiro; Pacheco Figueiredo, Maria; Miranda-Pinto, S. M; Morais, Nídia Salomé; et al. "Smartcity lab for kids e o pensamento computacional criativo". 2019.
  25. Sobral, Filomena; Gouveia, Teresa Sofia; Azevedo Gomes, Maria Cristina; Morais, Nídia Salomé; Ferreira, Sónia. "ONLINE CONTENT SHARING: PREFERENCES OF STUDENTS ATTENDING A PORTUGUESE HIGHER EDUCATION INSTITUTION". 2019.
    10.21125/inted.2019.0651
  26. Gomes, Cristina Azevedo; Rito, Pedro; Morais, Salomé; Sousa, Barabara; Ferreira, Sónia; Gouveia, Teresa. "VIAS | VISEUINTERAGESTORIES: DEVELOPING AN APP TO FOSTER INTERGENERATIONAL EXPERIENCES". 2019.
    10.21125/inted.2019.1786
  27. Morais, Nídia Salomé; Raposo, Rui. "INTERNET ACCESS AND USE: GENDER DIFFERENCES IN A PORTUGUESE HIGHER EDUCATION INSTITUTION". Trabalho apresentado em 11th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.1009
  28. Morais, Nídia Salomé; Sobral, Filomena Antunes. "Media and communication student¿s perceptions on online misinformation". Trabalho apresentado em 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.0130
  29. Gomes, C.A.; Ferreira, S.; Gouveia, T.; Rito, P.; Morais, N.; Sousa, B.. "Intergenerational participatory design: Contributions to the development of an app". 2018.
    10.1109/SIIE.2018.8586739
  30. Morais, N.; Sobral, F.; Ferreira, S.; Gouveia, T.; Gomes, C.; Morais, Nídia Salomé; Sobral, Filomena Antunes; et al. "Trends in online consumption and sharing of content by higher education students". 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259664
  31. Gomes, C.A.; Araujo, L.; Figueiredo, M.; Morais, N.; Pereira, J.; Rito, P.; Ferreira, S.; Gouveia, T.. "Vias viseu interage stories: Developing an app to foster social inclusion and healthy lifestyles". 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259663
  32. Ferreira, Sónia de Almeida; Sobral, Filomena Antunes; Morais, Nídia Salomé Nina de; Gouveia, Teresa Sofia de Almeida; Ferreira, Sónia; Morais, Nídia Salomé; De Almeida Gouveia, Teresa Sofia. "Concurso de curtas-metragens enquanto laboratório de criatividade narrativa: Relato da experiência académica na ESEV". 2017.
  33. Morais, N.S.; Ramos, F.. "Preferences in the use of communication technology: The influence of the gender dimension among higher education students". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451672
  34. Silva, Maria João; Ferreira, Eduarda; Ponte, Cristina; Morais, Nídia Salomé; Simões, José. "Género e TIC: questões de género na utilização das TIC por crianças e jovens em Portugal". 2016.
  35. De morais, Nídia; Sanganha, António. "Meios de divulgação promocionais de cinema: estudo sobre o impacto nos consumidores". 2016.
  36. Morais, N.S.; Ramos, F.. "Student's perception about the use of communication technologies in Portuguese public higher education,A perceção dos estudantes sobre o uso de tecnologias da comunicação no ensino superior público português". 2014.
    10.1109/CISTI.2014.6876940
  37. Morais, Nídia; Ramos, Fernando. "A perceção dos estudantes sobre o uso de tecnologias da comunicação no ensino superior público português". 2014.
    10.1109/CISTI.2014.6876940
  38. Pombo, Lúcia; Morais, Nídia Salomé; Batista, João; Pinto, Marta; Coelho, Dalila; Moreira, António. "Five years of Communication Technologies use in Higher Education in Portugal: an overview". Trabalho apresentado em XV International Symposium on Computers in Education, 2013.
  39. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "As questões de género na perceção das competências para o uso de tecnologias da comunicação: um estudo entre os alunos do ensino superior público português". 2013.
  40. Morais, Nídia; Ramos, Fernando. "Perceção dos benefícios e dos problemas associados ao uso das tecnologias da comunicação: diferenças de género entre os estudantes do Ensino superior Português". 2013.
  41. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "Gender differences in students’ preferences using communication technologies to support learning: the case of Portuguese Higher Education". 2011.
  42. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "O uso de tecnologias da comunicação pelos alunos do ensino superior público Português: um projecto em curso". 2011.
  43. Ramos, Fernando; Morais, Nídia Salomé. "As atitudes em relação ao uso de tecnologias da comunicação para suporte à aprendizagem: as diferenças de género entre os alunos do ensino superior em Portugal". 2011.
  44. Morais, Nídia; Batista, João; Ramos, Fernando. "Caracterização das Actividades de Aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português". 2011.
  45. Morais, Nídia Salomé; Raposo, Rui. "MMORPGs e culturas de convergência". 2010.
  46. Morais, Nídia; Cabrita, Isabel. "Impacto de um ambiente virtual de aprendizagem no desenvolvimento de competências". 2009.
  47. Morais, Nídia Salomé; Beça, Pedro; Santos, Rita; Batista, João. "Media Participativos na Educação: Ferramentas e Usos Actuais no Ensino Superior Português". 2009.
  48. Batista, João; Morais, Nídia Salomé; Santos, Rita; Beça, Pedro. "Web Participativa na Educação: Impactos Futuros". 2009.
  49. Santos, Ana Rita; Batista, João; Morais, Nídia Salomé; Beça, Pedro. "Culturas de convergência nos media e educação". Trabalho apresentado em VI Congresso da SOPCOM - Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal, 2009.
    Publicado
  50. Morais, Nídia; Cabrita, Isabel. "Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: comunicação (as)síncrona e interacção". 2007.
  51. Morais, Nídia; Cabrita, Isabel. "Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning". 2007.
Artigo em revista
  1. Antunes, Joaquim ; Santos, Magda; Morais, Nídia Salomé. "The importance of using social networks and relationship marketing in hotel management: A study with tourists in the Autonomous Region of Madeira". Book chapter of proceedings of the INVTUR 2021 International Conference “Tourism and the Sustainable Development Goals: From Theory to Practice” (2022):
  2. Martins, Joana; Morais, Nídia Salomé; Midões, Miguel Ângelo Rodrigues. "Os desafios da desinformação: perceções de alunos finalistas de Comunicação Social perante a ameaça das fake news". Observatorio (OBS*) Journal (2022, Special Issue) (2022): https://obs.obercom.pt/index.php/obs.
    Publicado
  3. de Almeida Ferreira, Sónia; De Almeida Gouveia, Teresa Sofia; Morais, Nídia Salomé; Rito, Pedro. "Tecnologias digitais de suporte para a implementação de um MOOC na área do audiovisual – O caso da plataforma LOOP". Ebook Pedagogia no Ensino Superior: concretizações e inquietações no Politécnico de Viseu (2022):
    Publicado
  4. Martins, Joana; Morais, Nídia Salomé; Midões, Miguel. "The Challenges of Disinformation: Perceptions of Social Communication graduates in the face of the threat of fake news". (2022): http://hdl.handle.net/10400.19/7637.
  5. De Almeida Gouveia, Teresa Sofia; Ferreira, Sónia; Sobral, Filomena Antunes; Morais, Nídia Salomé. "Online course "from idea to final product": organizational, content, and methodological aspects". (2022): http://hdl.handle.net/10400.19/7704.
    10.18769/ijasos.1142658
  6. Roque, Vitor; Raposo, Rui; Morais, Nídia Salomé; Fátima Roque; Roque, Vitor; Raposo, Rui; Morais, Nídia Salomé; Roque, Fátima. "Enseñanza Y Aprendizaje En Línea Durante La Pandemia De Covid-19 - El Caso De La Educación Superior Pública Portuguesa". Revista Prisma Social nº 35 - Los Procesos De Responsabilidad Social En La Economía Social Y Sus Confrontaciones 4º trimest 35 (2021): 221-248. https://revistaprismasocial.es/article/view/4334.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Morais, Nídia Salomé; Figueiredo, Sandra. "From social media to engagement: the case of three alcoholic drink brands". (2020): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/18966.
    10.29352/mill0205e.39.00272
  8. Morais, Nídia Salomé; Sobral, Filomena. "Desafios da desinformação e das fake news: estudo de caso com estudantes do ensino superior". (2020): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/18965.
    10.29352/mill0205e.07.00271
  9. Antunes Sobral, Filomena; Morais, Nídia Salomé. "Información falsa en la red: la perspectiva de estudiantes universitarios en Portugal". Revista Prisma Social nº 29 - La Cultura de las Organizaciones en la Era de la Digitalización, 2º Trimestre, abril 2020, ISSN - 1989-3469. 29 (2020): 172-194.
    Publicado
  10. Morais, Nídia Salomé; Letícia Pereira. "O fenómeno da Convergência em jornais da Região Centro de Portugal". Revista Esferas - Dossiê Ciberjornalismo: desafios, dilemas e potencialidades (nº 17 – 2020), 49-57. E-ISSN 2446-6190. (2020):
    Publicado
  11. Sobral, Filomena Antunes; Morais, Nídia Salomé. "Información falsa en la red: la perspectiva de un grupo de estudiantes universitarios de comunicación en Portugal". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6532.
  12. Morais, Nídia Salomé; Sobral, Filomena. "Desafios da desinformação e das fake news". (2020): https://doi.org/10.29352/mill0205e.07.00271.
    https://doi.org/10.29352/mill0205e.07.00271
  13. Morais, Nídia Salomé; Figueiredo, Sandra. "From social media to engagement". (2020): https://doi.org/10.29352/mill0205e.39.00272.
    https://doi.org/10.29352/mill0205e.39.00272
  14. Roque, Vitor; Raposo, Rui; Morais, Nídia Salomé; Roque, Maria de Fátima dos Santos Marques. "Online Learning During COVID-19 Outbreak: The Portuguese Higher Education Experience". Gaceta Sanitaria 34 (2020): 314-315.
    Publicado
  15. Ferreira, Sónia; Morais, Salomé; Gouveia, Teresa; Sobral, Filomena; Gomes, Cristina. "CONTENT CONSUMPTION ON THE INTERNET AMONG HIGHER EDUCATION STUDENTS – PRELIMINARY RESULTS OF A PROJECT AT A HIGHER EDUCATION SCHOOL IN PORTUGAL". IJASOS- International E-journal of Advances in Social Sciences (2018): 16-22. http://dx.doi.org/10.18769/ijasos.415491.
    10.18769/ijasos.415491
  16. De Almeida Gouveia, Teresa Sofia; de Almeida Ferreira, Sónia; Antunes Sobral, Filomena; Morais, Nídia Salomé; Azevedo Gomes, Maria Cristina. "Percepción de los estudiantes sobre el acceso y el uso de Internet: Resultados de un estudio en una institución portuguesa de educación superior.". Informática Educativa Comunicaciones - Revista Iberoamericana de Informática Educativa. 27 (2018): 43-53.
    Publicado
  17. Gomes, Cristina Azevedo; Pereira, José; Araújo, Lia; Rito, Pedro; Figueiredo, Maria; Ferreira, Sónia; Morais, Nídia Salomé; Gouveia, Teresa. "VIAS | Viseu InterAge Stories: developing an app to foster social inclusion and healthy lifestyles". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11910.
  18. Morais, Nídia Salomé; Sobral, Filomena Antunes; Ferreira, Sónia; De Almeida Gouveia, Teresa Sofia; Gomes, Cristina Azevedo; Ferreira, Sónia de Almeida; Gouveia, Teresa Sofia. "O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior – contextos e práticas". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4760.
  19. Morais, Nídia Salomé; Antunes Sobral, Filomena; de Almeida Ferreira, Sónia; Gouveia, Teresa Sofia; Azevedo Gomes, Cristina. "The consumption and sharing of media and content on the Internet by higher education students – contexts and practices". (2017): https://doi.org/10.34624/id.v9i2.520.
    https://doi.org/10.34624/id.v9i2.520
  20. Morais, Nídia Salomé; Escola Superior de Educação de Viseu; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro CETAC.MEDIA. "As questões de género na perceção das competências para o uso de tecnologias da comunicação: um estudo sobre os alunos do ensino superior público português". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3834.
  21. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "Preferences in the use of communication technology: the influence of the gender dimension among higher education students". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3455.
  22. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "Gender issues and the use of information and communication technologies in the educational context – a literature review". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i2.2539.
    https://doi.org/10.34624/id.v8i2.2539
  23. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "As questões de género e o uso de tecnologias da informação e comunicação em contexto educacional – uma revisão de literatura". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3452.
  24. Morais, Nídia; Batista, João; Ramos, Fernando; Morais, Nídia Salomé. "Impactos associados ao uso de tecnologias da comunicação em contextos de aprendizagem: a perceção e a influência do género nos estudantes do ensino superior português". (2014): http://hdl.handle.net/10773/13061.
    10.34624/id.v6i1.4112
  25. Morais, Nídia; Pombo, Lúcia; Batista, João; Moreira, António; Ramos, Fernando; Morais, Nídia Salomé. "Uma Revisão de Literatura sobre o Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior". (2014): http://hdl.handle.net/10773/13042.
  26. Batista, João; Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando; Morais, Nídia. "A Gestão e a Formação de Docentes para o Uso das Tecnologias da Comunicação: o caso do ensino superior público português". (2014): https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4076.
    https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4076
  27. Morais, Nídia Salomé; Batista, João; Ramos, Fernando. "Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português". (2011): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4527.
    10.34624/id.v3i3.4527
  28. Morais,Nídia Salomé; Cabrita,Isabel; Morais, Nídia; Cabrita, Isabel. "b-Learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico". (2008): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112008000100011.
  29. Morais, Nídia Salomé; Cabrita, Isabel; Morais, Nídia. "Ambientes virtuais de aprendizagem: comunicação (as)síncrona e interacção no ensino superior". (2008): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2085.
Capítulo de livro
  1. Morais, Nídia Salomé; Raposo, Rui. "Blended-learning in contexts conditioned by the pandemic: the perceptions of higher education students". IEEE, 2021.
    10.1109/SIIE53363.2021.9583650
  2. Morais, Nídia Salomé; Galvão, José; De morais, Nídia. "Conshumano: Os novos media na sociedade de consumo". Edições Cine-Clube de Avanca, 2016.
  3. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "The Use of Communication Technologies in Personal and Learning Contexts: The Influence of Gender in Higher Education Students in Portugal". In ICT in Education, 151-170. Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-22900-3_9
  4. Pombo, Lúcia; Morais, Nídia Salomé; Batista, João; Pinto, Marta; Coelho, Dalila; Moreira, António. "The Use of Communication Technologies in Higher Education in Portugal: Best Practices and Future Trends". In ICT in Education, 1-20. Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-22900-3_1
  5. Batista, João; De morais, Nídia; Ramos, Fernando; Morais, Salomé; Morais, Nídia Salomé. "Researching the Use of Communication Technologies in Higher Education Institutions in Portugal". In Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings, 280-303. IGI Global, 2016.
    10.4018/978-1-5225-0571-6.ch057
  6. Pombo, Lucia; Morais, Nídia Salomé; Batista, João; Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro,; Pinto, Marta; Coelho, Dalila; Universidade de Aveiro; Moreira, A.. "The Use of Communication Technologies in Higher Education in Portugal". editado por Mª José Marcelino, Antonio José Mendes, Mª Cristina Gomes. 2016.
  7. Ramos, F.; Pinto, M.; Coelho, D.; Raposo, R.; Pombo, L.; Pedro, L.; Almeida, P.; et al. "Tracing the use of communication technologies in higher education". 157-174. IGI Global, 2014.
    10.4018/978-1-4666-8619-9.ch047
  8. Batista, João; Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "Frequency and user satisfaction on using communication technologies to support learning: the case of portuguese higher education". Universidade de Aveiro, 2011.
  9. Morais, Nídia; Cabrita, Isabel. "Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning". IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español, Portugués y Colombiano, 2008.
Edição de livro
  1. Maria Teresa Barros; Ferreira, Sónia; Paula Lobo; Morais, Nídia Salomé; Sobral, Filomena Antunes; Luis Nuno Sousa. Ciências da Comunicação – Vinte anos de Investigação em Portugal. 2018.
    Editor
Livro
  1. Morais, Nídia Salomé; Gouveia, Teresa; Sobral, Filomena; Ferreira, Sónia; Gomes, Cristina Azevedo. O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior - o caso do Instituto Politécnico de Viseu. Portugal. 2018.
Manual
  1. Morais, Nídia Salomé. Mobile Application Development Manual.. 2022.
Recurso online
  1. Morais, Nídia Salomé; Gouveia, Teresa; Sobral, Filomena Antunes; Ferreira, Sónia; Gomes, Maria Cristina Azevedo. O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior – contextos e práticas. 2018.
Tese / Dissertação
  1. Pestana, Tiago José Gonçalves. "Estudo sobre o acesso e o consumo de conteúdos online durante os períodos de confinamento em Portugal - o caso dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.19/7981.
  2. Esteves, Daniela Pereira. "Parcerias entre marcas de beleza e digital influencers – um estudo sobre a Freshly Cosmetics". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.19/7976.
  3. Carvalho, Marisa Filipa Oliveira. "A comunicação no Facebook e no Instagram durante a pandemia COVID-19 - o caso de três marcas de cosmética no período natalício". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.19/7058.
  4. Soares, Márcia dos Santos. "Estratégias de Comunicação Emocional nas Redes Sociais em Contexto de Crise - Caso de Estudo CUF e Trofa Saúde". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.19/7059.
  5. Almeida, Ema da Costa. "O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.19/6323.
  6. Cruz, Manuel João. "Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.19/6442.
  7. Pereira, Letícia dos Santos. "O fenómeno da convergência em jornais da região centro". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6178.
  8. Gomes, Sandra Figueiredo. "As redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/6048.
  9. Santos, Ascensão Magda Gomes. "Marketing relacional e as redes sociais em unidades hoteleiras : um estudo na região autónoma da Madeira". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4902.
  10. Sanganha, António Salgueiro Batista. "Meios de divulgação promocionais de cinema : estudo sobre o impacto nos consumidores". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/3330.
  11. Galvão, José Manuel Pereira. "Conshumano: os novos media na sociedade de consumo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/3117.
  12. Rodrigues, Joana Isabel da Silva. "O uso do facebook em empreendimentos turísticos da região centro". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2359.
  13. Sousa, Susana Raquel Coelho de. "Redes sociais: Uma abordagem sobre as PME'S do distrito de Viseu". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2322.
  14. Cabral, Daniela de Jesus. "Grito silencioso : a questão da mulher enquanto objeto". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2360.
  15. Lopes, Carlos Alberto Carvalho. "Realidade aumentada aplicada em Mobile Marketing". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2576.
  16. Morais, Nídia Salomé Nina de. "O género e o uso das tecnologias da comunicação no ensino superior público português: as questões de género na perceção e avaliação das tecnologias da comunicação usadas para suporte à aprendizagem". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10466.
  17. Morais, Nídia Salomé Nina de. "Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-Learning : estudo do seu impacto no desenvolvimento de competências de alunos do ensino superior politécnico". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/1303.

Outros

Outra produção
  1. Concurso de curtas-metragens enquanto laboratório de criatividade narrativa: Relato da experiência académica na ESEV. Narrative art is as old as human kind and assumes itself as a fundamental element of everyday life. In this sense, since a narrative is a story that presents a diegetic universe composed of real or imaginary events, lived by fictional or true beings in a given time and space, this paper’s objective is to establish and present some thought about the video competition held by the School of Education. 2017. Ferreira, Sónia de Almeida; Sobral, Filomena Antunes; Morais, Nídia Salomé Nina de; Gouveia, Teresa Sofia de Almeida. http://hdl.handle.net/10400.14/23353.
  2. O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior – contextos e práticas. This article presents a literature review about media consumption and content sharing on the Internet and is part of a research project that aims to outline and understand practices shared among students of a specific Portuguese higher education institution. Much of the studies found allow us to conclude that students that currently attend higher education are used to multitasking and are active u. 2017. Morais, Nídia Salomé; Sobral, Filomena Antunes; Ferreira, Sónia de Almeida; Gouveia, Teresa Sofia; Gomes, Cristina Azevedo. http://hdl.handle.net/10400.14/23352.
  3. Preferences in the use of communication technology: the influence of the gender dimension among higher education students. This paper presents some of the findings of a nationwide study, which was designed for understanding aspects related to the use of Communication Technology (CT) among higher education students in Portugal. This descriptive and exploratory study essentially focused on gender issues, particularly on how they influence the students’ perception regarding the use of CT. The data collection method selec. 2016. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. http://hdl.handle.net/10400.19/3455.
  4. As questões de género na perceção das competências para o uso de tecnologias da comunicação: um estudo sobre os alunos do ensino superior público português. A investigação apresentada neste artigo teve comoprincipal objetivo contribuir para uma compreensão maisalargada do uso que os estudantes do Ensino SuperiorPúblico Português (ESPP) fazem das Tecnologiasda Comunicação (TC) para suporte à aprendizagem.Especificamente, procurou-se estudar a influência dogénero neste contexto e, no âmbito do presente artigo,apresenta-se parte da fundamentação teórica. 2016. Morais, Nídia Salomé; Escola Superior de Educação de Viseu; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro CETAC.MEDIA. http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3834.
  5. Meios de divulgação promocionais de cinema: estudo sobre o impacto nos consumidores. This article presents part of the results obtained under a project that sought out to know and understand the determining factors in the ways of attendance at movie theaters, with the main goal to analyze each of the cinematic means of disclosure and their respective communicative role. The study was carried out through a theoretical and conceptual analysis using a quantitative approach. The main. 2016. Morais, Nídia Salomé; Sanganha, António. http://hdl.handle.net/10400.19/3453.
  6. As questões de género e o uso de tecnologias da informação e comunicação em contexto educacional – uma revisão de literatura. Neste artigo apresenta-se uma revisão de literatura sobre as questões de género e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC). Esta revisão, que não se pretende exaustiva, apresenta um conjunto de estudos nacionais e internacionais com vista a dar um contributo para identificação e caracterização das diferenças de género no contexto de uso de tecnologia. A presente revisão de literatura. 2016. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. http://hdl.handle.net/10400.19/3452.
  7. Uma Revisão de Literatura sobre o Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior. Neste artigo apresenta-se uma revisão de literatura científica referente ao uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior nos contextos nacional e internacional, realizada no âmbito do projeto TRACER, indica que é vasta a investigação nesta área, confirmando o uso e a exploração de uma grande diversidade de Tecnologias da Comunicação na atividade de docentes e estudantes, embora se observe. 2014. Morais, Nídia Salomé; Pombo, Lúcia; Batista, João; Moreira, António; Ramos, Fernando. http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1884.
  8. Impactos associados ao uso de tecnologias da comunicação em contextos de aprendizagem: a perceção e a influência do género nos estudantes do ensino superior português. Neste artigo apresentam-se e discutem-se alguns dos resultados obtidos no âmbito de uma investigação que teve como objetivo principal identificar e caracterizaro uso que os estudantes do Ensino Superior Público Português (ESPP) fazem das Tecnologias da Comunicação (TC) para suporte à aprendizagem, com especialenfoque na dimensão do g&eac. 2014. Morais, Nídia Salomé; Instituto Politécnico de Viseu (ESEV) / CI&DETS, Portugal; Batista, João; Universidade de Aveiro (ISCA) / CETAC.MEDIA, Portugal; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro (DeCA) / CETAC.MEDIA, Portugal. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2687.
  9. A Gestão e a Formação de Docentes para o Uso das Tecnologias da Comunicação: o caso do ensino superior público português. Neste artigo apresentam-se resultados parcelares de um projeto em que foi estudada a perspectiva institucional do uso das tecnologias da comunicação no suporte à aprendizagem no ensino superior público português. Apresentase a contextualização do estudo e a orientação metodológica, a que se segue a descrição de resu. 2014. Batista, João; Universidade de Aveiro (ISCA) / CETAC.MEDIA; Morais, Nídia Salomé; Instituto Politécnico de Viseu (ESEV) / CI&DETS; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro (DeCA) / CETAC.MEDIA. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2676.
  10. Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologia da Comunicação no Ensino Superior Público Português. Com o presente artigo pretende-se apresentar e discutir alguns resultados do trabalho já desenvolvido no âmbito de um projecto de investigação que procura identificar e caracterizar o uso que as Instituições de Ensino Superior Público Português fazem das Tecnologias da Comunicação no suporte à aprendizagem. Trata-se de um e. 2011. Morais, Nídia Salomé; Batista, João; Ramos, Fernando. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1238.
  11. Web Participativa na Educação: Impactos Futuros. Neste artigo abordam-se os impactos futuros da web participativa na educação e, mais especificamente, no ensino superior. Indicam-se alguns impactos em geral e discutem-se, em particular: os impactos na estratégia das instituições; na aprendizagem, ensino e evaliação; nas fronteiras da sala de aula; e na tecnologia. O artigo termina com uma análise e reflexão crítica.. 2009. Batista, João; Morais, Nídia Salomé; Santos, Rita; Beça, Pedro. http://hdl.handle.net/10400.19/506.
  12. Media Participativos na Educação: Ferramentas e Usos Actuais no Ensino Superior Português. A última evolução da Internet, designada como Web 2.0, diluiu a linha que separa os produtores dos consumidores de conteúdos e fez com que o enfoque passasse a estar no acesso às pessoas e não no acesso à informação. Novos tipos de media participativos online, tais como redes sociais, blogues, wikis, e comunidades virtuais, permitem que pessoas com interesses comuns se reúnam, partilhem ideias e c. 2009. Morais, Nídia Salomé; Beça, Pedro; Santos, Rita; Batista, João. http://hdl.handle.net/10400.19/505.
  13. b-Learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico. Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais activa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de s. 2008. Morais,Nídia Salomé; Cabrita,Isabel. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112008000100011.
  14. Ambientes virtuais de aprendizagem: comunicação (as)síncrona e interacção no ensino superior. A adopção de ambientes virtuais de aprendizagem em contexto educativo tem vindo a mostrar um enorme potencial, sobretudo ao nível da comunicação e interacção entre professores e alunos. Especificamente ao nível do ensino superior, e consonante com o espírito de Bolonha, estes ambientes virtuais ganham especial importância ao permitirem prolongar a aprendizagem muito para além do espaço e do tempo. 2008. Morais, Nídia Salomé; Cabrita, Isabel. http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2085.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Apresentação da Comunicação “Media Literacy in Higher Education: perceptions about ethical issues in journalism among students of a social communication course”
2023 Apresentação da Comunicação “Students and the Internet: uses, problems and benefits during the COVID-19 pandemic in Portugal”
2023 Apresentação da Comunicação “Jovens, media e tecnologia - práticas e hábitos de estudantes de comunicação social no acesso à informação”
2023 Apresentação da Comunicação “Usos da Internet durante os períodos de confinamento em Portugal – o caso de estudantes de uma Instituição de Ensino Superior”
2023 Apresentação da Comunicação “Social media and digital influencers on Instagram: a case study”

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2023 Parcerias entre marcas de beleza e digital influencers – um estudo sobre a Freshly Cosmetics
Orientador
2021 - 2023 Estudo sobre o acesso e o consumo de conteúdos online durante os períodos de confinamento em Portugal - o caso dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior
Orientador
2020/09 - 2021/12 Estratégias de comunicação emocional nas redes sociais em contexto de crise: caso de estudo CUF e Trofa Saúde
Orientador
2020/09 - 2021/12 A comunicação no Facebook e no Instagram durante a pandemia COVID-19: o caso de três marcas de cosmética no período natalício.
Orientador
2020 - 2020 O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2020 Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2019 O fenómeno da convergência em jornais da região centro
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019 O fenómeno da convergência no jornalismo da Região Centro
Orientador
Comunicação Aplicada
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2018 As redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2018 Das Redes Sociais ao Engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas
Orientador
Comunicação Aplicada
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2017 Marketing relacional e as redes sociais em unidades hoteleiras : um estudo na região autónoma da Madeira
Orientador
Comunicação e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2017 Marketing Relacional e as Redes Sociais em Unidades Hoteleiras: um estudo na Região Autónoma da Madeira
Orientador
Comunicação e Marketing
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2016 O impacto da comunicação online na imagem corporativa empresarial
Orientador
Comunicação e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Conshumano : os novos media na sociedade de consumo
Orientador
Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Meios de divulgação promocionais de cinema : estudo sobre o impacto nos consumidores
Orientador
Comunicação e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2015 Meios de divulgação promocionais de cinema: estudo sobre o impacto nos consumidores
Orientador
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 - 2015 ConsHuman: os novos media na sociedade de consumo
Orientador
2014 - 2014 Grito silencioso : a questão da mulher enquanto objeto
Orientador
Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 O uso do facebook em empreendimentos turísticos da região centro
Orientador
Comunicação e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Redes sociais: Uma abordagem sobre as PME´S do distrito de Viseu
Orientador
Comunicação e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Grito silencioso – projeto artístico 3D
Orientador
2013 - 2014 Redes Sociais: uma abordagem sobre as PME’s do distrito de Viseu
Orientador
2013 - 2014 O uso do Facebook em empreendimentos turísticos da Região Centro
Orientador
2013 - 2014 Realidade aumentada aplicada ao mobile marketing
Orientador

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/06/08 - Atual Participação no Seminário “Projetos de Investigação: Em torno do processo de avaliação”
Seminário
2021/04/27 - Atual Participação no Seminário “Projetos de investigação: Da conceção à prática”
Seminário

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/06/06 A estratégia da informação na rádio em Portugal: em estudo de caso comparativo entre a emissora de serviço público Antena 1 e a rádio de serviço privado Renascença¿
Presidente do júri
Ana Isabel Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/06/06 Hábitos de Consumo Sustentável em Contexto de Pandemia COVID-19: um estudo de caso com estudantes de ensino superior
Presidente do júri
Diana Pinto (Mestrado)
2023/03/31 A expansão do universo comunicacional: A inteligência artificial como impulsionadora da comunicação digital
Presidente do júri
Susana Sousa (Mestrado)
2023/03/24 A importância do uso da cor na comunicação publicitária
Presidente do júri
Kelly Barroca a (Mestrado)
2023/03/23 Criatividade e estratégias dos Youtubers para fidelizar durante a pandemia
Arguente principal
Pedro Ferreira (Mestrado)
2023/02/09 A confiança e valor da marca no envolvimento do consumidor com as marcas de telecomunicações no Facebook
Presidente do júri
Joana Leitão (Mestrado)
2022/05/20 A Comunicação Digital na Divulgação de Eventos: O Caso da Feira de São Mateus
Presidente do júri
Beatriz Mendonça Almeida e Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/03/17 Comunicação digital em tempos de pandemia - estudo de caso da autarquia de Viseu
Presidente do júri
André Ribeirinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/02/25 Proposta de um modelo de serviços infocomunicacionais para a biblioteca escolar
Arguente principal
Maria José Gonçalves Fonseca Pereira (Doutoramento)
2021/12 CO-CRIAÇÃO COM ADULTOS 55+ PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL EDUCATIVO TIC
Arguente
INÊS SANTOS ALMEIDA DIAS (Mestrado)
2021/07/21 Objetos de Aprendizagem e a sua aplicação na formação para negociação no Mercado Financeiro
Arguente principal
Daniela Alexandra Ferreira Carrilho (Mestrado)
2021/07/06 O Uso da Fotografia na Publicidade de Empresas nas Redes Sociais Inês Gomes Correia (Mestrado)
2021/02/11 Marketing Político e as Redes Sociais
Arguente
Eduarda Venâncio (Mestrado)
2021/02/10 Influência do storytelling nas práticas de consumo dos estudantes do Ensino Superior e nas suas perceções face à notoriedade das marcas Ana Cristina Martins de Oliveira (Mestrado)
2020/07/14 A comunicação sustentável digital na organização de eventos: Estudo de caso do Município de Viseu Ana Margarida Madeira Ribeiro (Mestrado)
2019 O jornalismo televisivo – o papel do jornalismo e o valor notícia Rafaela Bessa Freitas (Mestrado)
2019 O fenómeno da convergência no jornalismo da Região Centro Letícia dos Santos Pereira (Mestrado)
2018 Das redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas Sandra Figueiredo (Mestrado)
2018 Projeto de comunicação digital na área da saúde Patrícia Ferreira de Almeida (Mestrado)
2018 A influência do eWOM na Next Level Dance Center Luís Miguel Andrade Ferreira (Mestrado)
2017 Marketing Relacional e as Redes Sociais em Unidades Hoteleiras: um estudo na Região Autónoma da Madeira Ascensão Magda Gomes Santos (Mestrado)
2017 LEWIS, Agência de Comunicação Global Sara Lopes (Mestrado)
2017 A educação para a cultura: uma abordagem a partir das TIC em contexto escolar – o projeto TICultura Rogério Augusto Teixeira Barros (Doutoramento)
2016 A linguagem narrativa no processo de edição de conteúdo audiovisual: os fatores que interferem na transmissão de emoções Cláudia Gomes (Mestrado)
2016 Motivações para o uso dos media digitais em contexto de sala de aula Nídia Spranger (Mestrado)
2016 O impacto da comunicação online na imagem corporativa empresarial Helena Lopes (Mestrado)
2016 Contributos da tecnologia multimédia e do multissensorial nas artes performativas Daniela Fernandes (Mestrado)
2016 Comunicação de risco em saúde: a importância do eWOM Victor Silva (Mestrado)
2015 Implicações dos social media nas estratégias de promoção e negócio na rádio Teresa Ribeiro Teixeira (Mestrado)
2015 ConsHuman: os novos media na sociedade de consumo José Galvão (Mestrado)
2015 Meios de divulgação promocionais de cinema: estudo sobre o impacto nos consumidores António Sanganha (Mestrado)
2015 Estratégias de comunicação e linguagem no estudo de marketing Vanessa Silva Guimarães (Mestrado)
2014 A Realidade Aumentada aplicada em Mobile Marketing Carlos Alberto Carvalho Lopes (Mestrado)
2014 Em loop a obra abre-se Orlando José Lomba Pinto (Mestrado)
2014 (es)passos de memória: projeto artístico Filipa Andreia Gonçalves Pais (Mestrado)
2014 Grito silencioso - projeto de arte, design e multimédia Daniela de Jesus Cabral (Mestrado)
2014 Janelas para o Interior: Projeto artístico Carlos Alberto de Pina Rodrigues (Mestrado)
2014 Redes Sociais: uma abordagem sobre as PME’s do distrito de Viseu Susana Raquel Coelho de Sousa (Mestrado)
2014 O uso do Facebook em empreendimentos turísticos da Região Centro Joana Isabel da Silva Rodrigues (Mestrado)
2014 Importância das TIC e dos Recursos Multimédia na Aula de História Rui José Fernandes Moreira (Mestrado)
2014 U-TRACER: O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Marta Pinto de Carvalho (Doutoramento)
2014 Aprendizagem Matemática no Ensino Superior: a influência da plataforma M@t-educar com sucesso Isabel Araújo (Doutoramento)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - Atual Conferência CISTI2022 - 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
2023 - 2023 Conferência CISTI2023 - 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
2021/06 - 2021/06 CMR | International Conference on Multidisciplinary Research Viseu

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual International Journal of Computer Applications in Technology (IJCAT)
2022 - Atual International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology (IJEDICT)
2021/05 - Atual Revista Ciência da Informação
2015 - Atual International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology (IJEDICT)
2015 - Atual The Internet and Higher Education Journal
2021/04 - 2021/05 Revista Ciência da Informação
2017 - 2017 Revista Científica Da Universidade Eduardo Mondlane
2017 - 2017 Revista Ciência da Informação
2015 - 2015 Revista Prisma Social
2015 - 2015 Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica da European Conference on Social Media ECSM 2018 – (ECSM 2018) - http://www.academic-conferences.org/conferences/ecsm/ecsm-committee/
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica do X Congresso da SOPCOM: Ciências da Comunicação – vinte anos de investigação em Portugal - http://sopcom17.esev.ipv.pt/
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica da European Conference on Social Media ECSM 2017 – (ECSM 2017) - http://www.academic-conferences.org/conferences/ecsm/ecsm-committee/
2016 - 2016 Membro da Comissão Científica da European Conference on Social Media ECSM 2016 – (ECSM 2016) - http://www.academic-conferences.org/conferences/ecsm/ecsm-committee/
2014 - 2014 Membro da Comissão Científica da Conferência TRACER - Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português, que decorreu no dia 7 de fevereiro de 2014 na Universidade de Aveiro.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Integrou o júri das provas do Projeto de Doutoramento do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, na qualidade de arguente, nas quais a candidata Catarina Paixão apresentou o trabalho intitulado “Recursos audiovisuais didático-pedagógicos na aprendizagem em contexto não-formal: estudo de caso da escola superior de artes e design” e que tiveram lugar no dia 12 de julho de 2018, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2014 - Atual Integrou o júri das provas do Projeto de Doutoramento do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, na qualidade de arguente, nas quais o candidato Rogério Barros apresentou o trabalho intitulado “As TIC na promoção de aprendizagens sobre temas culturais” e que tiveram lugar no dia 4 de julho de 2014, na Universidade de Aveiro