Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Telles Béreau
Nomes de citação
- Telles, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 611E-A6D8-9186
- ORCID iD
- 0000-0002-2490-6662
Websites
- www.anatellespiano.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
n/a (Título de Agregado)
Universidade de Évora, Portugal
|
Aprovada por unanimidade |
2003/09 - 2009/01/23
Concluído
|
Histoire de la Musique et Musicologie / Música e Musicologia (Docteur)
Université de Paris IV - Sorbonne, França
Universidade de Évora, Portugal "Luís de Freitas Branco (1890-1955): Parcours biographique et esthétique à travers l'oeuvre pour piano" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Mention Très Honorable avec les félicitations du j |
2002/09 - 2003/06
Concluído
|
Histoire de la Musique et Musicologie (Master Universitario)
Université de Paris IV - Sorbonne, França
"Luís de Freitas Branco (1890-1955): compositeur portugais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Mention Très Bien |
1999/09 - 2001/05
Concluído
|
Master of Music (Master)
Especialização em Piano Performance
New York University, Estados Unidos
"Graduate recital" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
A |
1995/08 - 1999/05
Concluído
|
Bachelor of Music (Bachelor)
Especialização em Piano Performance
Manhattan School of Music, Estados Unidos
"Undergraduate recital" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
A |
1991/09 - 1995/07
Concluído
|
Bacharelato em Instrumento (Bacharelato)
Especialização em Piano
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"Recital" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 (Dezasseis) valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/12 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal | ||
2009/09 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2009/07 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Piaget, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/01/24 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2017 - Atual | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade de Évora, Portugal |
2015 - Atual | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2015 - Atual | Directora do Curso de Mestrado em Ensino de Música | Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal |
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/06/03 - 2015/09/13 | Directora de Curso da Pós-Graduação em Ensino de Música | Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal |
2012/12/06 - 2013/09/13 | Membro dos painéis de avaliadores Fulbright | Comissão Cultural Luso-Americana - Fulbright, Portugal |
2011/02/06 - 2013/09/13 | Adjunta do Director | Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal |
2009/09/30 - 2013/09/13 | Membro integrado | Unidade de Investigação em Música e Musicologia - Universidade de Évora, Portugal |
2009/09/15 - 2013/09/13 | Colaborador | Observatoire Musical Français, França |
2007 - 2009 | Coordenadora de Instrumento e Música de Câmara da Licenciatura em Música e do Mestrado em Pedagogia do Instrumento Docente Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2004 - 2006 | Docente no Curso de Pós-Graduação “Master” em Musicoterapia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01 - 2021/12 | Na demanda do misticismo - novos aspectos da espiritualidade na música e nas artes visuais/multimédia dos sécs. XX e XXI
92000114
Investigador responsável
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019 - 2019 | Performance e Contexto
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/07/10 - 2020/09/11 | Sérénade aux étoiles: música de mulheres compositoras da Idade Média ao presente.
Outra
Espaço Lisboa Incomum, Portugal
Camara Municipal de Lisboa, Portugal |
Camara Municipal de Lisboa
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Coreografia |
|
Exposição artística |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/12/10 | Extreme dynamics through body movement in contemporary piano music performance | 6th Study-Day/6e journée d’étude The music and the body: creating and performing
Universidade de Oviedo, Espanha | IREMUS (CNRS), França (Oviedo, Espanha)
|
2020/11/14 | Waving II, para piano e electrónica, de Clotilde Rosa: essência, síntese e descoberta | V Encontro Internacional de Piano Contemporâneo
Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - Atual | A Aplicação do Contextual Interference Effect no estudo do reportório para clarinete: Proposta de Modelos e Ferramentas de
trabalho
Orientador
|
Doutoramento em Música e Musicologia, Especialidade Interpretação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 - Atual | O contrabaixo como instrumento solista e em formações de música de câmara na 2ª metade do século XIX em Lisboa: perspectiva
histórica e analítica, edição crítica
Orientador
|
Doutoramento em Música e Musicologia, Especialidade Interpretação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 - Atual | Pedro Blanco – A vida e a obra para piano
Orientador
|
Doutoramento em Música e Musicologia, Especialidade Interpretação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 - Atual | A interpretação das obras para violino e piano de Fernando Lopes-Graça: perspectiva histórica antes e depois do centenário
(2006)
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 - 2020 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística de Nosa Senhora do Cabo - A satisfação no trabalho
em Professores de piano
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na EMCN: A embocadura do clarinetista: caraterização, detecção e resolução de
problemas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Outra)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 - 2015 | A estadia de Fernando Lopes-Graça em Paris (1937-1939) e respetiva influência na sua obra para piano
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 - 2015 | A problemática da escrita musical para guitarra, na obra de Mario Castelnuovo-Tedesco: análise editorial da Sonata op. 77
(Omaggio a Boccherini) e proposta de edição e digitação da Suite op. 133
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 - 2014 | A influência de Chopin na música brasileira dos séculos XIX e XX: considerações históricas e análise comparada de obras representativas
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 - 2014 | A influência de Teilhard de Chardin nas obras para flauta de André Jolivet: espiritualidade e filosofia em Ascèses, Pipeaubec
e Une minute trente
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 - 2013 | A escrita violinística na tradição da escola franco-belga do séc. XIX
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 - 2012 | Referências à morte na música para piano solo nos séculos XIX e XX: Marchas fúnebres e Tombeaux
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A questão da identidade nacional em Fernando Lopes-Graça: abordagem em torno de Variações sobre um tema popular português
e Melodias rústicas portuguesas (2º Caderno)
Orientador
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2011 - 2011 | Desenvolvimento musical e psicomotor da criança: aplicabilidade do método The russian school of piano playing
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2009 - 2009 | Para uma escolha fundamentada de materiais pedagógicos para a iniciação ao saxofone: análise comparada dos métodos utilizados
pelos membros do Quarteto Saxofínia
Orientador
|
Licenciatura em Música (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/01 - 2019/12/11 | Colóquio Matéria e Transcendência: Espiritualidade na Música e nas Artes Plásticas dos séculos XX e XXI (2019/12/10 - 2019/12/11)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2019/12/09 - 2019/12/09 | Theology” of Silence. The Silence - Music's Antinomy or the Element of Its Co-creation, , com a compositora e maestrina convidada
Malgorzata Kaniowska (University of Silesia in Katowice) (2019/12/09 - 2019/12/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2019/12/09 - 2019/12/09 | Meanders of perception and their metaphysicality, com a artista convidada Malgorzata Luszczak
(University of Silesia in Katowice) (2019/12/09 - 2019/12/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2019/05/18 - 2019/05/18 | Coorganização de Conversas sobre Arte, Arquitectura e Património (com Mariana Galera Soler | Noite Europeia dos Investigadores),
Museu Frei Manuel do Cenáculo, Évora, 18/05/2019 (2019/05/18 - 2019/05/18)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
2018/12/13 - 2018/12/15 | Masterclass de piano da Professora Sara Davis Buechner (Temple University, Filadélfia, EUA) (2018/12/13 - 2018/12/15)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2018/12/13 - 2018/12/15 | Masterclass de piano da Professora Anna Kijanowska (University of Silesia, Cieszyn, Polónia) (2018/12/13 - 2018/12/15)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2018/12/10 - 2018/12/12 | III Encontro Internacional de Piano Contemporâneo (2018/12/10 - 2018/12/12)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2018/04/24 - 2018/04/24 | Sobre a origem e a evolução do piano quadrado, com o pianista convidado Marius Bartoccini (Udine, Itália) - compreendendo
conferência, masterclass de piano sobre repertórios do séc. XVIII e início do séc. XIX, e concerto. (2018/04/24 - 2018/04/24)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal |
2017/02/05 - 2017/02/05 | Organização de painel de discussão subordinado ao tema Técnicas e Linguagens Contemporâneas no Ensino do Instrumento Musical (2017/02/03 - 2017/02/05)
Congresso (Coorganizador)
|
AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Privado e Cooperativo, Portugal |
2015/02/23 - 2015/02/24 | Organização de um seminário subordinado ao tema Hédonisme Sonore Et Liberté De La Forme, com o compositor convidado Jacques
Derégnaucourt (Lille, França), compreendendo conferência, workshop e concerto. (2015/02/23 - 2015/02/24)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal |
2013/02/26 - 2013/02/26 | Organização do Colóquio Claude Debussy: Interpretação e Repercussões da sua obra (2013/02/26 - 2013/02/26)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal Unidade de Investigação em Música e Musicologia - Universidade de Évora, Portugal |
2012/06/08 - 2012/06/10 | Coorganização do Seminário Rencontre avec João Madureira (compreendendo uma conferência, dois ensaios públicos das obras Toc,
toc, toc - versão francesa - e Ce funeste langage, e dois momentos de diálogo com o compositor) (2012/06/08 - 2012/06/10)
Outro (Coorganizador)
|
Conservatoire à Rayonnement Régional de Lille, França |
2011/12/14 - 2011/12/14 | 2ª Jornada de Estudos do IEMTP - International exchanges in music theory and performance (2011/12/14 - 2011/12/14)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal Unidade de Investigação em Música e Musicologia - Universidade de Évora, Portugal |
2011/12/13 - 2011/12/13 | Organização de um recital de piano da Profª Doutora Sara Davis Buechner. (2011/12/13 - 2011/12/13)
Concerto (Coorganizador)
|
Academia das Ciências de Lisboa, Portugal |
2011/01/11 - 2011/01/11 | Organização do Projecto Dar a Mão, concerto de solidariedade a favor do Serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia
de Lisboa (2011/01/11 - 2011/01/11)
Concerto (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/12/18 - 2020/12/18 | Concerto integrada no Ensemble DME
Concerto
|
Concerto na Casa da Cultura e das Artes de Seia
Festival DME Dias de Música Electroacústica, Portugal
|
2020/12/11 - 2020/12/11 | Participação em conversa aberta com o público, incluindo interpretação da peça Duetto 2, de Carlos caires, organizada pela
Associação Portuguesa de Compositores no âmbito do projecto MUSIVUS, Lisboa Incomum, com transmissão em directo através da
plataforma YouTube (https://youtu.be/I5TcHDTblig)
Outro
|
MUSIVUS
Associação Portuguesa de Compositores, Portugal
|
2020/12/11 - 2020/12/11 | Participação a solo no Concerto Clotilde é uma Rosa II, no O’Culto da Ajuda (registo videográfico disponível em https://youtu.be/ks-Sroi7h3A)
Concerto
|
Concerto Clotile é uma rosa II
Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal
|
2020/11/11 - 2020/11/11 | Concerto integrada no Ensemble DME, Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
Concerto
|
Concerto no Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
Festival DME Dias de Música Electroacústica, Portugal
|
2020/09/19 - 2020/09/19 | Participação a solo no Concerto comemorativo dos 50 anos do GMCL, 80 anos de Jorge Peixinho e 90 anos de Clotilde Rosa, O’Culto
da Ajuda
Concerto
|
Concerto comemorativo dos 50 anos do GMCL, 80 anos de Jorge Peixinho e 90 anos de Clotilde Rosa
O'Culto da Ajuda, Portugal
|
2020/09/11 - 2020/09/11 | Recital de flauta e piano, com Monika Streitová (flauta), integrado no Festival Speed Residency&Stream.
Concerto
|
Festival Speed Residency&Stream
Espaço Lisboa Incomum, Portugal
|
2020/07/17 - 2020/07/17 | Participação em conversa aberta com o público, incluindo interpretação da peça A Casa do Cravo, de Carlos Marecos, organizada
pela Associação Portuguesa de Compositores no âmbito do projecto MUSIVUS, Auditório do Colégio Mateus d’Aranda, com transmissão
em directo pela plataforma youtube.
Outro
|
MUSIVUS
Associação Portuguesa de Compositores, Portugal
|
2020/07/03 - 2020/07/03 | Recital comentado (comentários de Ana Telles) de flauta e piano, com Monika Streitová (flauta), integrado no Festival UniverCidade,
Claustro do Colégio do Espírito Santo, Évora.
Concerto
|
Festival UniverCidade
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/12/10 - 2019/12/10 | Moderação do Painel I de comunicações no Colóquio Matéria e Transcendência: Espiritualidade na Música e nas Artes Plásticas
dos séculos XX e XXI
Mesa-redonda
|
Matéria e Transcendência: Espiritualidade na Música e nas Artes Plásticas dos séculos XX e XXI
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2019/10/16 - 2019/10/18 | Moderação da sessão “Sons e Territórios”.
Encontro
|
II Encontro Paisagem Sonora Histórica
Unidade de Investigação em Música e Musicologia - Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal |
2019/04/08 - 2019/04/08 | Moderação do painel Cordas e Madeiras, Universidade do Minho, 08/04/2019.
Simpósio
|
Colóquio A Música dos instrumentos | Experimentação e inovação na escrita do século XX-XXI
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - 2018 | Lirismo onírico e gesto sonoro: Homenagem a Clotilde Rosa (1930-2017),
Conferência
|
Ciclo de Conferências Arte no Feminino
Academia das Ciências de Lisboa, Portugal
|
2017/10/28 - 2017/10/28 | Moderação do painel 7 Criação artística e filosofia das artes sonoras
Simpósio
|
I Colóquio Paisagem Sonora Histórica
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2017 - 2017 | From mysticism to musical realization: biblical sources in the works of João Pedro Oliveira
Congresso
|
I International Scientific Conference “Biblical Motifs as a Source of Inspiration for Artists of the Turn of the 21st Century”
Faculty of Fine Arts and Music, University of Silesia in Katowice, Polónia
|
2017 - 2017 | Entre o século e o claustro: espaços temporais e espaços espirituais na ópera francesa do séc. XX
Outro
|
V Residência Cisterciense
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 - 2016 | Piano Fingering Strategies as Analytical Tools for the Performer
Conferência
|
Bilateral International Conference Portugal/Italy Performance Analysis: A Bridge Between Theory and Interpretation
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2015 - 2015 | Percursos profissionais na área da música em Portugal
Outro
|
Projeto VivaMúsica
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2015 - 2015 | Relações musicais Portugal-Brasil
Outro
|
Programa de Pós-Graduação em Música
Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Brasil
|
2014 - 2014 | Désiré Pâque, organista e compositor belga em Lisboa, 1905-1909
Simpósio
|
Colóquio «Práxis instrumental em Lisboa no séc. XIX»
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2014 - 2014 | O perfil do jovem pianista: entre tradição e novos desafios
Outro
|
Semana Aberta do Instituto Gregoriano de Lisboa
Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Dialogues intercontinentaux: Trois compositeurs portugais au Brésil (Fernando Lopes-Graça, Jorge Peixinho et João Pedro Oliveira)
Seminário
|
Seminário “Brésil: influences, confluences, aperçus et voisinages, organizado pelo Groupe de recherches des musiques brésiliennes”
Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes, França
|
2013 - 2013 | Le piano dans l’œuvre d’Henri Tomasi, Colóquio Henri Tomasi et la Méditerrannée
Congresso
|
Colóquio Henri Tomasi et la Méditerrannée
Université d’Aix-Marseille, França
|
2013 - 2013 | Retour à Tipasa: La Méditerrannée d’Albert Camus et Henri Tomasi
Congresso
|
Henri Tomasi et la Méditerrannée
Université d’Aix-Marseille, França
|
2012 - 2012 | Permanences de Debussy dans la musique portugaise pour piano du 21e siècle
Congresso
|
Claude Debussy: la trace et l’écart
Université d’Evry – Val d’Essone, França
|
2011 - 2011 | Organistic gesture in writing for the piano with electronics: João Pedro Oliveira’s In Tempore
Seminário
|
IEMTP International Exchanges on Music Theory and Performance
IEMTP International Exchanges on Music Theory and Performance, Portugal
|
2010 - 2010 | Drei Stücke für zwei Klaviere de György Ligeti : fluidité et unité à deux
Seminário
|
1ª Jornada de Estudos da International Exchanges on Music Theory and Practice
International Exchanges on Music Theory and Practice, França
|
2009 - 2009 | A música portuguesa para piano nas primeiras décadas do séc. XX: estudo comparado das obras de Luís de Freitas Branco e de
António Fragoso no contexto da sua época
Congresso
|
Colóquio “Colóquio António Fragoso e o seu tempo”, Culturgest
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2008 - 2008 | Unidade e diversidade na música para piano de Luís de Freitas Branco: contribuição para a definição de um estilo
Simpósio
|
Colóquio “Musica, ideologia, sociedade: praxis musical em Portugal nos sécs. XX-XXI
ISEIT - Instituto Piaget, Portugal
|
2006 - 2006 | Nature et rôle de la modalité dans les 10 Préludes dédiés à J. Viana da Mota, de Luís de Freitas Branco
Seminário
|
La musique en Europe (XIXe-XXIe siècle) : analyse, esthétique, histoire
Université de Paris IV - Sorbonne, França
|
2006 - 2006 | Désiré Pâque à Lisbonne (1906-1909) : son influence dans le milieu musical et culturel portugais, à travers des documents
inédits de Luís de Freitas Branco et des périodiques de l’époque
Congresso
|
Musiques européennes (XIXe-XXIe siècle)
Universidade de Paris IV – Sorbonne, França
|
2005 - 2005 | Les correspondants français de Luís de Freitas Branco
Seminário
|
Musique française (XIXe-XXe siècle)
Universidade de Paris IV – Sorbonne, França
|
2005 - 2005 | L’enseignement musical et la pratique musicale au Portugal 2
Seminário
|
Stage de spécialité Echanges de pratiques avec des professeurs d’enseignement artistique d’autres pays européens
CNFTP (França), Bélgica
|
2004 - 2004 | L’enseignement musical et la pratique musicale au Portugal 1
Seminário
|
Seminário de Formação 45 PEAEP 002: Echanges de pratiques avec des professeurs d’enseignement artistique d’autres pays européens
CNFPT – ENACT de Dunkerque, França
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09/04 | A obra para Órgão de Olivier Messiaen (1908-1992): Messe de la Pentecôte (1949-50). Coisas visíveis e invisíveis
Arguente principal
|
Anto´nio Manuel G. S. Esteireiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2020/06/16 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: A Comunicação
Não-Verbal em Contexto de Aula Individual de Violino
Arguente principal
|
Francisco Parente Ramos (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
|
2020/06/16 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional –Digitação
no Saxofone através de tonalidades de canções populares e tradicionais, divulgadas no universo infanto-juvenil
Arguente principal
|
Carolina da Luz Martins (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal
|
2017 | A força do atrito: Um estudo da música de Luciano Berio, a propósito da sua ópera La vera storia | João Lopes Madureira Silva Miguel (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | Para uma genealogia da criação musical em Portugal no século XX: a posteridade de Luís de Freitas Branco e o conceito de escola de composição | Maria Isabel Amaro da Silva Pina (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | A Música Para Guitarra De Richard Rodney Bennett: Estudo De Caso Do Concerto Para Guitarra E Ensemble De Câmara (1970) | João Menano Vaz De Mascarenhas (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | Estudos interpretativos sobre música portuguesa contemporânea para piano: o caso particular da música evocativa de elementos culturais portugueses | Joana Gama (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | O Piano (Bem) Informado – Artistismo e Conhecimento | Miguel Dinis Gonçalves Henriques (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016/05 | Programas curriculares, funcionamento de escola e condicionalismo externos: interrelações com impacto na disciplina de piano
no ensino artístico especializado
Arguente
|
João Bernardo de Oliveira Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2016 | Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - Eborae Música: Abandono do estudo da guitarra no final do 3º ciclo: Principais Fatores | Gonçalo José Martins Duarte (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | Neoclassicismo, nacionalismo e latinidade em Luís de Freitas Branco, entre as décadas de 1910 e 1930 | Maria Isabel Amaro da Silva Pina (Agregação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | Obras para clarinete solo produzidas por compositores portugueses em 2014 e 2015 | Diogo Tavares Magro Mendes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | Competências extramusicais presentes nas obras e teatro musical para clarinete solo | Ana Filipa Casaca Botelho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | Alexander Scriabin: The definition of a new sound space in the crisis of tonality | Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges Coelho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | Música Mista e Sistemas de Relações Dinâmicas | José Luís Costa Marques Ferreira (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2016 | Un compositeur français au miroir de sa correspondance : Henri Tomasi (1901-1971) | Frédéric Malmazet Ducros (Doutoramento)
Sorbonne Université, França
|
2015 | O Clarinete na Obra de Joaquim dos Santos: Contextualização, Análise e Interpretação | Vitor Hugo Ferreira Matos (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | O processo de difusão do violão clássico no Brasil através da “Escola de Tárrega” entre 1916 e 1960 | Leandro Márcio Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | O desenvolvimento do estilo de Alexander Scriabin através das suas quatro primeiras sonatas para piano | Sara Cristina Monteiro Fernandes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada | Joana Filipa Cardoso Guerra (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | A música de câmara com piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascida entre 1960/1970 e o seu reflexo na interpretação | Ana Cristina Gomes Antunes Bernardo (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | Manuel Ferreira Cardoso (1851-1923). A vida musical em Lisboa no final do século XIX e início do XX | Maria João Correia Rodrigues Cerol (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | Sonata nº 2 e Sonatine de Milosz Magin | Barbara Scheffs-Endres (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | Carlos Seixas - 25 Sonatas para instrumento de tecla interpretadas ao piano | Mauro Dilema (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | Uma voz, Um repertório! Quais as condicionantes a ter em conta para uma escolha correta e saudável – aspetos fisiológicos e interpretativos | Ana Luísa da Silva Assunção Caldeira Cardoso (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | A música para piano de Clara Schumann: uma perspetiva analítica | Ana Cristina Pereira Fernandes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | António Carreira: 4 Peças Inéditas para Órgão | Pedro Miguel Salsa dos Santos Crisóstomo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | Récital d’Accompagnement Piano: Autour de la musique française: Debussy, Duparc, Tomasi | Jean-Christophe Garcia (Outro)
Pôle Supérieur de Musique de Lille, França
|
2012 | Elementos de jazz na música contemporânea para saxofone | Alexandre Robalo Sampaio Geirinhas (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 | Henri Dutilleux: Sonata para piano – 1947/48 | Pedro Maurílio Ferro Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 | Bach-Busoni Chaconne: A arte da transcrição | Paulo Fernandes Marques Carrilho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | O Piano na Graciosa: práticas musicais durante a I República | Fábio Mendes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | A Sociedade Filarmónica Lusitana de Estremoz entre 1880 e 1910 | Cândida Bela Parrochinha Paulo Lóios (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | Os tentos de meio-registo e as batalhas de Pedro de Araújo: questões de autoria e edição crítica | Sérgio Manuel Barros Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | O hino Veni Creator de Nicolas de Grigny: uma análise interpretativa com especial ênfase na ornamentação | Margarida de Jesus Rodrigues Oliveira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2009 | Royal Winter Music – abordagem contextual, estilística e dramatúrgica do ciclo de Henze | Duarte Martins Lamas de Oliveira (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2009 | Os métodos de iniciação e primeiro grau do clarinete | Susana Quitério Esequiel (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/05/14 - 2020/05/15 | 7º EIMAD (Encontro de Investigação em Música, Artes e Design) | Fábrica da Criatividade, Castelo Branco, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Ars Collection | Labcom |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2017 - Atual | Provas para a Atribuição do Título de Especialista a Jaime José Lopes dos Reis | Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal | |
2017 - Atual | Provas para a Atribuição do Título de Especialista a Paulo Pacheco | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | |
2017 - Atual | Membro do painel de avaliadores Fulbright | Comissão Cultural Luso-Americana - Fulbright, Portugal | |
2016 - Atual | 6º Concurso de Piano do Instituto Gregoriano de Lisboa | Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal | |
2016 - Atual | 1º Concurso nacional de piano do Conservatório de Música de Coimbra | Conservatório de Música de Coimbra, Portugal | |
2015 - Atual | Reconhecimento de habilitações a nível de Mestrado de Salomé de Oliveira Pais Matos | Universidade Nova de Lisboa, Portugal | |
2011 - Atual | Prémio Jovens Músicos, modalidade Piano, Nível superior. | Rádio e Televisão Portuguesas, Portugal | |
2008 - Atual | Prémio Jovens Músicos, modalidade Música de Câmara, Nível superior. | Rádio e Televisão Portuguesas, Portugal | |
2003 - Atual | Júri de avaliação do 3º ciclo de Piano (finalistas) na Ecole Nationale de Musique, d'Art Dramatique et de Danse de Nîmes | Ecole Nationale de Musique, d'Art Dramatique et de Danse de Nîmes , França | |
2019/09/23 - 2022/12/31 | Coordenadora da Comissão de Avaliação dos Relatórios Científicos Finais de projetos IC&DT 2019-2022| CA Artes
Outro
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020/03/18 - 2020/11/09 | Coordenadora do Painel Artes do Concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia,
2020.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020/06/12 - 2020/07/17 | Membro do júri do Concurso no âmbito do Projeto-Piloto “Não Brinques com o Fogo”, para apreciação das candidaturas ao Aviso
# 1 Artes Performativas – Acções de Capacitacitação das Comunidades, nos termos do disposto no Protocolo assinado entre a
AGIF – Agência para a Gesta~o Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e a Direcção Regional de Cultural do Alentejo (DRCAlentejo)
em 23 de junho de 2020, e do disposto no Aviso de Abertura de 12 de junho de 2020.
Avaliador
|
Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, Portugal Direcção Regional de Cultura do Alentrejo, Portugal |
Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais Direcção Regional de Cultura do Alentrejo |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017 - 2017 | Masterclass de Piano no Conservatório Regional de Setúbal, 10/06/2017. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2017 - 2017 | Masterclass de Piano na Academia de Música de Alcobaça, integrada no ciclo Páscoa com Música, 17-18/04/2017. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2017 - 2017 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2016 - 2016 | Workshop Escrita Idiomática e Interpretação de Música dos Sécs. XX e XXI ao Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2016 - 2016 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2016 - 2016 | Workshop Escrita Idiomática e Interpretação de Música dos Sécs. XX e XXI ao Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2016 - 2016 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2014 - 2014 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Curso de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2012 - 2012 | O piano contemporâneo: técnica e escrita idiomática (perspetiva de uma intérprete) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Curso de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2010 - 2010 | O piano contemporâneo: técnica e escrita idiomática | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2008 - 2008 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2002 - 2002 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2002 - 2002 | Masterclass de Piano | Extensão e divulgação científica (Curso médio) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018/01/27 - 2018 | Cosmorama | Música do Mundo |
2016/06/04 - 2016 | Paisagens (integrado na rúbrica Caleidoscópio) | Sons da Paisagem em Música |
2006/06/20 - 2006 | Merci, Maestro! | Relação de Pedro de Freitas Branco com Maurice Ravel |
2004/01/27 - 2004 | Portugal em Poitiers | Edição do Festival Colla Voce dedicada à Música Portuguesa em Poitiers |
2001/01/20 - 2001 | O Despertar Dos Músicos | Programa da Manhã da emissora clássica pública |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/11/24 - Atual | Membro eleito do Board of Representatives da ELIA – European League of Institutes of the Arts | ELIA – European League of Institutes of the Arts, Países Baixos |
2020/11/02 - Atual | Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração de uma nova proposta de Regulamento de Avaliação de Docentes da Universidade
de Évora (Despacho N.º130/2020, de 02/11/2020).
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2020/07/15 - Atual | Membro permanente da Comissão Científica da Revista de Investigação Artística, Criação e Tecnologia, FBAUL (http://riact.belasartes.ulisboa.pt/)
Membro
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2020 - Atual | Membro permanente da Comissão Científica da Revista de Investigação Artística, Criação e Tecnologia, FBAUL (http://riact.belasartes.ulisboa.pt/)
Membro
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2017/01 - Atual | Membro de Conselho Consultivo
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2016/01/01 - Atual | Membro do Conselho Científico do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical / Polo de Évora desde 2016.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2020/11/12 - 2020/11/14 | Membro da Comissão Científica do V Encontro de Piano Contemporâneo | Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil |
2020/11/04 - 2020/11/06 | Membro da Comissão Científica do II EINEM – Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
2020/05/14 - 2020/05/15 | Membro da Comissão Científica do 7º EIMAD (Encontro de Investigação em Música, Artes e Design)
Membro
|
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2019/12/12 - 2019/12/14 | Membro da Comissão Científica do IV Encontro de Piano Contemporâneo
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2019/11/28 - 2019/11/30 | Membro da Comissão Científica do I Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia EINEM, que
teve lugar na Universidade de Évora, em Novembro de 2019.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Universidade de Évora - Departamento de Música, Portugal |
2019/11/15 - 2019/11/17 | Membro da Comissão Científica do Simpósio ‘Cultura e Sustentabilidade’, que decorreu no Espaço Lisboa Incomum, de 15 a 17
de novembro de 2019.
Membro
|
Espaço Lisboa Incomum, Portugal Festival DME Dias de Música Electroacústica, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2019/10/30 - 2019/11/03 | Membro da Comissão Científica do Research Hands On Piano II
Membro
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2019/09/20 - 2019/09/21 | Membro da Comissão Científica da VII Residência Cisterciense de S. Bento de Cástris, que teve lugar no Mosteiro de São Bento
de Cástris e na Universidade de Évora de 20 a 21 de Setembro de 2019.
Membro
|
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal |
2019/06/05 - 2019/06/07 | Membro da Comissão Científica da II International Conference New Voices in Music and Fine Arts: In the Search of Mysticism
– New Aspects of Spirituality in Music and Fine Arts of the 20th and 21st Century,
Membro
|
Faculty of Fine Arts and Music, University of Silesia in Katowice, Polónia |
2019/04/08 - 2019/04/08 | Membro da Comissão Científica do Colóquio A Música dos instrumentos | Experimentação e inovação na escrita do século XX-XXI,
Universidade do Minho, 08/04/2019
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
2018/11/08 - 2018/11/10 | VIII Encontro de Investigação em Música ENIM | SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal |
2017/10/25 - 2017/10/26 | Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora da I International Scientific Conference “Biblical Motifs as a Source
of Inspiration for Artists of the Turn of the 21st Century”, Faculty of Fine Arts and Music, University of Silesia in Katowice
(Polónia), 25-26/10/2017.
Membro
|
Faculty of Fine Arts and Music, University of Silesia in Katowice, Polónia |
2017/10/13 - 2017/10/14 | Membro da Comissão Científica do Colóquio Violência Doméstica: Olhares sem Fronteira
Membro
|
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2017/02/03 - 2017/02/05 | Membro da comissão científica e organizadora do 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado
Membro
|
AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Privado e Cooperativo, Portugal |
2013/09/25 - 2013/09/28 | Membro da Comissão científica do Colóquio Henri Tomasi et La Méditerranée
Membro
|
Aix-Marseille Université IUT d'Aix-en-Provence, França |
2004 - 2004 | Membro da comissão organizadora dos Premières rencontres interartistiques de l’Observatoire Musical Français
Membro
|
Université de Paris IV - Sorbonne, França Observatoire Musical Français, França |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/06 - 2020/07 | Membro do júri do concurso internacional de piano MusicAlive 1st international Piano Competition 2020 Online, organizado pelo Institute of Music | University of Silesia (Polónia) | Institute of Music | University of Silesia, Polónia |
2020/06/09 - 2020/06/09 | Membro do júri do concurso de “Piano option accompagnement” (acesso ao Diplôme National Supérieur Professionnel de Musicien) | École Supérieure Musique et Danse Hauts-de-France, França |
2020 - 2020 | Membro do júri do procedimento concursal para o preenchimento de um posto de trabalho do Mapa de Pessoal Docente da Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP), na área disciplinar de Música, Variante de Execução, Violino (2020) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | Membro do júri do procedimento concursal para o preenchimento de um posto de trabalho do Mapa de Pessoal Docente da Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP), na área disciplinar de Música, Variante de Jazz, Guitarra (2020). | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | Concurso documental para recrutamento de um Professor Coordenador na área disciplinar de Música, Música Antiga, Flauta de Bisel, para a Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (2020). | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | Membro do Júri do concurso documental para recrutamento de um Professor Coordenador na Área Disciplinar de Música, Composição, Eletrónica e Computação Musical, para a Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | Presidente do Júri do concurso documental internacional para recrutamento de um professor auxiliar na área disciplinar de Artes Cénicas (no domínio do movimento e da preparação corporal do ator), aberto pelo Edital nº 894/2020 (2ª Série) e BEP OE202008/0416, ambos de 14 de agosto, para a Escola de Artes da Universidade de Évora, 2020. | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2019/10/11 - 2019/10/11 | Membro do júri das Provas para a Atribuição do Título de Especialista a Alexei Eremine (arguente principal). | Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal |
2019 - 2019 | Membro do júri das Provas para a Atribuição do Título de Especialista a Paulo Sérgio Guimarães Álvares | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2019 - 2019 | Membro do júri do Concurso documental de âmbito internacional para recrutamento de 1 (um) posto de trabalho de Doutorado equiparado a Investigador Auxiliar para o exercício de atividades de investigação científica na área científica de Música, designadamente nos domínios da Etnomusicologia e Estudos de Música Popular e/ou Criação, Performance e Investigação Artística, aberto por aviso publicado no Diário da República n.º 41, 2.ª série, de 27-02-2019 (CDL-CTTRI-88-ARH/2019). | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |