???global.info.a_carregar???
Filipe Daniel Santos Silva Martins. Concluiu Antropologia (especialidade de antropologia Urbana) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa em 2013. É do Instituto Politécnico do Porto. Publicou 2 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos. Possui 5 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos em Portugal. Co-orientou 1 dissertação de mestrado nas áreas de Sociologia e Ciências da Educação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais. Nas suas actividades profissionais interagiu com 4 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipe Daniel Santos Silva Martins

Nomes de citação

  • Martins, Filipe Daniel Santos Silva

Identificadores de autor

Ciência ID
5A1D-8416-DDF1
ORCID iD
0000-0002-8853-786X

Telefones

Telemóvel
  • 917203074 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017/03/01 - 2019/11/13
Concluído
Pós-doutoramento em Ciências da Educação / Education Sciences (Pós-doutoramento)
Especialização em Pedagogia Social / Social Pedagogy
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Summa cum Laude
2018
Concluído
Diagnóstico participativo. O método DRPE / Particpatory Action Research. The DRPE method. (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2018
Concluído
Intervention Research in Education: From Planning to Publishing (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2017
Concluído
Enfrentando os quotidianos educativos à luz do pensamento freiriano: uma visão de possibilidade / Facing educational contexts in the light of Freirean thinking: a vision of possibility (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2016
Concluído
Estratégias e Inovação Pedagógica / Strategies for Pedagogical Innovation (Outros)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2013/02/05
Concluído
Doutoramento em Antropologia, especialidade em Antropologia Urbana (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Entre Projeto e Convivência. Ser jovem nas periferias pobres do Mindelo, Cabo Verde / Between Project and Conviviality. Being young in the poor outskirts of Mindelo, Cape Verde" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2007 - 2013
Concluído
Antropologia (especialidade de antropologia Urbana) (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Entre Projeto e Convivência. Ser jovem nas periferias pobres do Mindelo, Cabo Verde" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2013
Concluído
Retratos Sociológicos: Dispositivo Metodológico em Estudos sobre Educação. Um Elogio ao Sujeito Plural / Sociological Portraits: Methodological Device in Studies on Education. A Praise to the Plural S (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2010
Concluído
Biografar: oficina de trabalho biográfico / biographical workshop (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2010
Concluído
Marginalidade, Desvio e Sentimento de Insegurança: Perspetivas a partir do terreno / Marginality, Deviation and Feeling of Insecurity: Perspectives from the Field (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2006/10/10
Concluído
Antropologia, especialidade em Multiculturalismo e Identidades / Anthropology, specialty in Multiculturalism and Identities (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2005 - 2006
Concluído
Antropologia, especialidade em Multiculturalismo e Identidades (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
17
2006
Concluído
Antropologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Antropologia Urbana
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Entre Projeto e Conviência. Ser jovem nas periferias pobres do Mindelo, Cabo Verde" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção.
2006
Concluído
Redes e Recursos para o Desenvolvimento. Do Diagnóstico à Intervenção / Networks and Resources for Development. From Diagnosis to Intervention (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2004/12/30
Concluído
Antropologia, área opcional em Antropologia Aplicada (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Relatório de Estágio / Intership report" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2000 - 2004
Concluído
Antropologia (área opcional de antropologia Aplicada) (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - 2019/04/30 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
2016/04/15 - 2016/07/30 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/05/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018/03/01 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2019/02/01 - 2019/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/10/01 - 2016/07/20 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2010/10/01 - 2016/07/20 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009/09/01 - 2014/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2008/09/01 - 2009/08/31 Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/10 - 2016/04/14 Técnico Superior (Técnico Superior) Rede Inducar, crl., Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/11 - 2017/04/30 Vice-Presidente Rede Inducar, crl., Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/01 - Atual External educational supervisor of two children and youth residential care homes, Porto. Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2016/10/21 - Atual Member of the Scientific Committee of the journal "Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social” (Synergies - Educational Dialogues for Social Transformation). Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
2010/06/01 - Atual Member of the National Pool of Trainer of the High Commission for Migrations, Public Institute. Alto Comissariado para as Migrações, Portugal
2005/11/01 - Atual Trainer and coordinator of national and international educational projects in the areas of Intercultural Learning, Gender Equality, Development Education and Citizenship Education. Rede Inducar, crl., Portugal
2016/09/01 - 2019/04/30 Researcher at the project "PROMISE - Promoting Youth Involvement and Social Engagement – Opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe" (funded by H2020). Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
2016/04/01 - 2017/04/30 Educational advisor at Projeto Scholé, a project-based learning private kindergarten and primary school. Proeto Scholé, Portugal
2016/04/01 - 2016/10/20 Invited Editor of issue nº 4 of the scientific journal "Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social” (Synergies - Educational Dialogues for Social Transformation). Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
2015/12/05 - 2016/10/20 Member of the Scientific Committee of the International Congress of the Network of Higher Education and Intercultural Mediation "Contexts and Challenges of Intercultural Mediation", Lisbon on October Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/04/15 - 2016/07/31 Researcher at the project "YOUNG_ADULLLT: Policies supporting Young Adults in their Life Course. A Comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion in Education and Work in Europe" (funded b Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015/04/01 - 2016/07/20 Member of the Interinstitutional Working Group "Bases for a national strategy to reduce early school leaving". Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/04/01 - 2016/07/20 Representative of the ESE-IPP in the Network of Higher Education for Intercultural Mediation, promoted by the High Comission for Migration, Public Institute. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/10/01 - 2016/07/20 Consultancy on the implementation of a participatory self-evaluation model at the D. Afonso Henriques School district in Guimarães. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10/01 - 2016/03/15 External evaluator of the 1st edition of the project "Synergies ED - Promoting research on action in Education for Development in Portugal". Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
2015/06/25 - 2015/09/30 Consultant in the field of Education in the preparation of the application to the 2nd phase of the Local Development Strategy of the partnership DLBC Atlantic Front (Porto, Matosinhos and Vila Nova de Instituto Padre António Vieira, Portugal
2002/07/12 - 2015/07/30 Project manager, trainer and pedagogical coordinator in the areas of Volunteering, Intercultural Learning and Cooperation for Development, participating in projects in Portugal, Cape Verde and Guinea ISU - Instituto Solidariedade e Cooperação Universitária, Portugal
2014/09/01 - 2014/09/30 Parental leave. n/a, Portugal
2014/06/30 - 2014/07/24 Parental leave. n/a, Portugal
2010/02 - 2014/03 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/01/14 - 2013/06/10 Parental leave. n/a, Portugal
2012/07/15 - 2013/05/31 Coordinator of the National Pool of Trainer of the High Commission for Immigration and Intercultural Dialogue, Public Institute. Rede Inducar, crl., Portugal
2012/03/26 - 2012/04/30 Teachers' Training Course on "Education for Global Citizenship: concepts, principles and practices in a school context", 25 hours Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2008/04/12 - 2010/12/15 Ethnographic field work for doctoral thesis, with periods of variable duration in the field, for a total of 9 months of permanence. Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
2010/06/27 - 2010/07/26 Parental leave. n/a, Portugal
2010/01/26 - 2010/02/14 Parental leave. n/a, Portugal
2009/10/12 - 2009/10/20 Trainer of the Pedagogical Training of Trainers course "Towards Active Citizenship: Intercultural Learning". Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2008/09 - 2009/08 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2006/10/01 - 2008/06/30 Trainer of trainers and public workers in Intercultural Learning CIDAC - Information and Documentation Cetre Amílcar Cabral, Portugal
2006/09/01 - 2007/12/31 Member of the Non Formal Education National Pool of Trainers. National Youth Council - Portugal, Portugal
2005/01/02 - 2005/06/30 Researcher and trainer at the Office for Studies on Education and Development, participating in projects in Cape Verde, Guinea Bissau and Angola. Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Filipe. "Descolonizar a diferença: educação para além das fronteiras coloniais". 2016.
  2. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. "Descolonizar a diferença, globalizar a diversidade: educar para além das fronteiras coloniais - no prelo". Trabalho apresentado em From Decolonization to Postcolonialism: a Global Approach, Porto, 2015.
    Publicado
  3. Martins, Filipe; Fortes, Celeste; administrador.repositorio@iscte.pt. "Para além da crise. Relações familiares na África contemporânea: notas sobre Cabo Verde". 2011.
    MARTINS, Filipe - Para além da crise. Relações familiares na África contemporânea: notas sobre Cabo Verde. In 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos, 9, Lisboa, 2010 - 50 anos das independências africanas: desafios para a modernidade : actas [Em linha]
  4. Martins, Filipe Daniel Santos Silva; Celeste Fortes. "Para além da crise. Relações Familiares na África Contemporânea. Notas sobre Cabo Verde". Trabalho apresentado em 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos: 50 anos das independências africanas: desafios para a modernidade, Lisboa, 2010.
    Publicado
  5. Martins, Filipe Daniel Santos Silva; Filipa Ferreira. "Da infância à idade adulta. Saúde mental e relações familiares em Cabo Verde". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional: Saúde, Cultura e Sociedade, Chaves, 2010.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. "Identidade e Diversidade. Para uma aprendizagem intercultural", Terras da Feira, 2015
Artigo em revista
  1. Martins, Filipe Daniel Santos Silva; Carneiro, Alexandra; Santos, Mafalda; Mexia Alves, Sofia; Matos, Raquel. "PertenSer: avaliação de um projeto comunitário de promoção do sucesso escolar / PertenSer: assessment of a community based project aiming to promote school success". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 19 (2020): 90-120. http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?SSPAGEID=1282&lang=1&artigoID=15868.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2019.5294
  2. Martins, Filipe Daniel Santos Silva; Carneiro, Alexandra; Campos, Luísa; Mota Ribeiro, Luísa; Negrão, Mariana; Baptista, Isabel; Matos, Raquel. "The right to a second chance: lessons learned from the experience of early school leavers who returned to education". Pedagogia Social Revista Interuniversitaria (2020):
    Acesso aberto • Em revisão
  3. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. "Welcoming refugees in Portugal: preliminary assessment through the voices of refugee families". International Journal of Inclusive Education (2019): http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2019.1678752.
    10.1080/13603116.2019.1678752
  4. Martins, Filipe Daniel Santos Silva; Soares, Andreia; Costa, Paulo; Martins, Teresa. "É de Género? Aprender pensando e agindo: cruzar caminhos que se insistem paralelos!". Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social 3 (2016): 38-53. http://www.sinergiased.org/index.php/revista/item/89-genero-ed.
    Publicado
  5. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. "Entre projeto e convivialidade: um exercício de reflexividade etnográfica em torno da socialidade juvenil em Cabo Verde". Etnográfica 20 1 (2016): 77-100. http://etnografica.revues.org/4184.
    Publicado • 10.4000/etnografica.4184
  6. Martins, Filipe Daniel Santos Silva; Castro, Dora. "Políticas Educativas em Portugal: do discurso da democratização ao discurso gerencialista". ELO – Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda 22 (2015): 65-75. http://issuu.com/cffh/docs/elo_22_d590aded069c02.
    Publicado
  7. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. "Os Jovens e o Paradoxo das Oportunidades em Cabo Verde". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 4 8 (2011): 294-312. http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/795.
    Publicado
  8. Martins, Filipe Daniel Santos Silva; Celeste Fortes. "Para além da crise. Jovens, mulheres e relações familiares em Cabo Verde". (Con)textos – Revista D’Antropologia i Investigació Social 5 (2011): 13-29. http://revistes.ub.edu/index.php/contextos/article/view/2176/2313.
    Publicado
  9. Martins, Filipe. "Os jovens e o paradoxo das oportunidades em Cabo Verde". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 4 8 (2011): 294-294. https://doi.org/10.19177%2Fprppge.v4e82011294-312.
    10.19177/prppge.v4e82011294-312
Capítulo de livro
  1. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. "O conceito de cidadania e as suas contradições". In Promoção da Saúde: da investigação à prática, 66-68. Lisboa, Portugal: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2015.
    Publicado
  2. Martins, Filipe Daniel Santos Silva; Filipa Ferreira; Elisabete Bompastor. "Jogar com as emoções, encenar o futuro. Expressões dramáticas na prevenção de Perturbações da Conduta em crianças". In Metodologias Expressivas na Comunidade, 139-166. Lisboa, Portugal: Tuttirev, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. Manual de Formação "É de Género?". Igualdade de Género, Diversidade e Cidadania Global. Santa Maria da Feira, Portugal: Rosto Solidário. 2015.
Manual
  1. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. Manual de Formação "É de Género?". Igualdade de Género, Diversidade e Cidadania Global. Portugal. 2015.
Resumo em conferência
  1. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. "Generations of Hope. Life (dis)courses of (and about) youth in Cape Verde in generational perspetive". Trabalho apresentado em 12th European Association of Social Anthropologists Biennial Conference“Uncertainty and disquiet”, Paris, 2012.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. O envolvimento escolar de jovens em situação de abandono precoce da educação e formação: pistas para a sua compreensão e promoção. 2018. Martins, Filipe; Ribeiro, Luísa; Matos, Raquel; Baptista, Isabel. http://hdl.handle.net/10400.14/24287.
  2. The educational (im)mobilities and status (il)legalities of Cape Verdean youth in Portugal. Education has played a fundamental role shaping Cape Verdean mobilities and recent increases in educational opportunities for poorer sections of the youth population have raised expectations for a better life. Through a discussion of how modern-day education has become a project of self-realisation, the article provides a detailed analysis of a regime of mobility that encouraged Cape Verdeans to s. 2017. Challinor, Elizabeth Pilar; Martins, Filipe. http://hdl.handle.net/10400.14/24142.
    https://doi.org/10.1080/1369183X.2017.1382341
  3. Aprendizagens para o desenvolvimento: reflexões críticas decorrentes da avaliação de um projeto intersectorial de educação para o desenvolvimento. 2017. Martins, Filipe. http://hdl.handle.net/10400.14/22487.
  4. Entre projeto e convivialidade. Um exercício de reflexividade etnográfica em torno da socialidade juvenil em Cabo Verde. Neste artigo apresenta-se o percurso de análise reflexiva que acompanhou uma pesquisa etnográfica sobre práticas coletivas e associativas de jovens habitantes das periferias pobres da cidade do Mindelo, em Cabo Verde. Este exercício analítico parte de uma interpretação eminentemente relacional da socialidade juvenil, na qual os processos de constituição dos jovens enquanto sujeitos sociais são tom. 2016. Martins, Filipe. http://hdl.handle.net/1822/48079.
  5. Entre projeto e convivialidade: um exercício de reflexividade etnográfica em torno da socialidade juvenil em Cabo Verde. Neste artigo apresenta-se o percurso de análise reflexiva que acompanhou uma pesquisa etnográfica sobre práticas coletivas e associativas de jovens habitantes das periferias pobres da cidade do Mindelo, em Cabo Verde. Este exercício analítico parte de uma interpretação eminentemente relacional da socialidade juvenil, na qual os processos de constituição dos jovens enquanto sujeitos sociais são tom. 2016. Martins,Filipe. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000100004.
  6. Os lugares da Juventude no Contexto Urbano de Cabo Verde. BUALA – Cultura Africana Contemporânea. 2011. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. http://www.buala.org/pt/a-ler/os-lugares-da-juventude-no-contexto-urbano-de-cabo-verde.
  7. Os jovens e o paradoxo das oportunidades em Cabo Verde. Partindo de dados etnográficos recolhidos na cidade do Mindelo, Cabo Verde, este texto propõe uma análise que coloca a categoria de “jovens” como eixo de compreensão das estruturas sociais contemporâneas e das suas transformações e continuidades. São confrontados os discursos dominantes sobre os jovens com os discursos dos próprios jovens, sobressaindo uma visão paradoxal das oportunidades disponí. 2011. Martins, Filipe. http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/795.
  8. O Paradoxo das Oportunidades. Jovens, relações geracionais e transformações sociais – notas sobre Cabo Verde. 2010. Martins, Filipe Daniel Santos Silva. http://cria.org.pt/site/images/ficheiros_imagens/working_papers/wp_cria_4_paradoxo_das_oportunidades_martins.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015 Descolonizar a diferença, globalizar a diversidade: educar para além das fronteiras coloniais From Decolonization to Postcolonialism: a Global Approach
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015 Educação Não Formal – a forma é (o) conteúdo (R)evolução da Aprendizagem
Projeto Life Long Learning Hub (Matosinhos, Portugal)
2015 Aprender pela experiência: desenvolvimento e reconhecimento de competências em contextos de Educação Não Formal com jovens Seminário sobre Educação Informal
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012 Educação para a Cidadania: conceitos e práticas I Jornadas de Promoção e Educação para a Saúde
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2012 As múltiplas faces da cidadania. Juventude e mudança social em Cabo Verde Seminário “Reflexões sobre a comunidade cabo-verdiana: investigação e ação”
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal)
2012 Generations of Hope. Life (dis)courses of (and about) youth in Cape Verde in generational perspetive 12º Conferência Bienal da Associação Europeia de Antropologia Social “Uncertainty and disquiet”
Associação Europeia de Antropologia Social (Paris, França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - 2015 Pessoas institucionalizadas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e cidadania
Coorientador
Promoção e Educação para a Saúde (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012 - 2012 Pessoas Institucionalizadas com Dificuldades lntelectuais e Desenvolvimentais e Cidadania
Orientador
Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 - 2011 Educação Intercultural: um olhar sobre a diversidade cultural da escola
Coorientador
Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 Painel temático Antropologia da(s) Idade(s)
Congresso
V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia “Antropologia em Contraponto”
Associação Portuguesa de Antropologia, Portugal
2012 - 2012 Cidadanias: contributos para a reflexão na escola e na sociedade
Simpósio
I Jornadas de Promoção e Educação para a Saúde
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013 Juntos Podemos Mais. Um Projeto de Investigação-Ação de um Grupo de Emigrantes da Europa de Leste Rasa Savodnikaite (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/02 - Atual Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento (Outros)
2013/10 - Atual Análise Psicossocial e Relação de Ajuda Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/10 - Atual Desenho e Desenvolvimento de Projetos Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/10 - Atual Análise e Intervenção Psicossocial Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/10 - Atual Minorias, Diversidade e Educação Intercultural Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/10 - Atual Família e Intervenção Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/02 - Atual Educação para a Cidadania Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 - 2012 Ação de Formação Contínua de Professores em Educação para a Cidadania Global: conceitos, princípios e práticas em contexto escolar Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2008/09 - 2009/08 Antropologia Cultural I Licenciatura em Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2008/09 - 2009/08 Antropologia Cultural II Licenciatura em Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual EASA – European Association of Social Anthropologists
2006 - Atual APA – Associação Portuguesa de Antropologia