???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa

Nomes de citação

  • Costa, Nilza
  • Costa, N.
  • Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa

Identificadores de autor

Ciência ID
571A-CE68-F431
ORCID iD
0000-0002-1707-9697
Researcher Id
D-8709-2018

Endereços de correio eletrónico

  • nilzacosta@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Educação (Education) (Título de Agregado)
Especialização em Lição: A Investigação Educacional e o seu impacto nas Práticas Educativas: O Caso da Investigação em Didáctica de Ciências
Universidade de Aveiro, Portugal
1988
Concluído
Física (Physics) (Doutoramento)
Especialização em Outra:Educação em Física
Universidade de Aveiro, Portugal
"Motion and Forces: a View of Students’ Ideas in Relation to Physics Teaching" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1987
Concluído
Ph.D (Doctor)
Birkbeck University of London, Reino Unido
1980
Concluído
Física (Physics) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/01/01 - 2019/02/05 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1994/08/01 - 2004/12/31 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1988 - 1994 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1985 - 1988 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1981 - 1985 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Professora Catedrática aposentada | Retired Full Professor Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
1994 - Atual Investigadora Integrada | Integrated Researcher Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2012 - 2016 Coordenadora | Coordinator Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/01 - 2015/12 Incentive - UI 194 - 2014 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010/05 - 2013/12 Teacher evaluation: understanding complexity for a research based decision making Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010/05 - 2013/10 Informal Caregivers of the Elderly: the survey of needs for development of intervention strategies Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011/01 - 2013/07 Putting knowledge in context towards the improvement of students´ achievement Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010/01 - 2013/07 Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005/05 - 2008/09 Science Education Research and School Practice: Dynamics of Interaction Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2024 - Atual ERGUES - Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe | Teaching and Reform of Educational Governance in São Tomé and Príncipe.
n/a
Investigador
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
2023 - Atual Cidades Sustentáveis em Angola: contributos de um estudo sobre os Resíduos Sólidos. | Sustainable Cities in Angola: contributions from a study on Solid Waste.
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2020/12/01 - Atual NaLoC. Políticas Curriculares Nacionais e Locais: Aprendendo de práticas escolares a partir de um estudo de caso. [NaLoC - National and Local Curricular Policies: Learning from school practices from a case study]
Investigador
2019 - Atual Educação em Ciências e Representações Sociais (EDUCIRS) | Science Education and Social Representations (EDUCIRS)
Investigador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022/09/01 - 2025/08/31 Hyb-IT-up. Upgrading higher education teachers' and students' hybrid learning competences.
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2022/01/01 - 2024/12/31 DIGI-PROF. Transparent Assessment for Online Learning by Digitally Competent Professors.
Investigador
2021 - 2024 Protocolo de colaboração entre a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla, Angola) - 4ª Edição | Collaboration protocol between the University of Aveiro and the Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla, Angola) - 4th edition
n/a
Investigador
2020/01 - 2023 Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) - 2019/2022 [Integrated Support Program for the Education Sector of São Tomé and Príncipe (PAISE-STP) - 2019/2022]
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
2019/09/01 - 2022/12/31 TEDS. Teacher education for sustainability. Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education.
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2019 - 2021 Cultura científico-tecnológica nos contextos formativos contemporâneos. | Scientific-technological culture in contemporary educational contexts.
Investigador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. | Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers.
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/01/01 - 2018/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2013
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/04 - 2018/09 Estudo de avaliação externa dos Planos de Formação dos Centros de Formação de Associação de Escolas do distrito de Aveiro | External evaluation study of the Training Plans of the School Association Training Centers in the Aveiro district
n/a
Investigador
2017/04/03 - 2017/07/24 Avaliação externa à reforma do Ensino Secundário em São Tomé e Príncipe (2009-2016). [External evaluation of secondary education reform in São Tomé and Príncipe (2009-2016)]
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
2016 - 2017 Educa&Care: Educação, Saúde e Sociedade - estratégias de ensino e aprendizagem, no ensino superior, com comunidades de prática para a capacitação de cuidadores da pessoa dependente. [Education, Health and Society - teaching and learning strategies in higher education with communities of practice...] Fundação Calouste Gulbenkian
2014 - 2017 EUROMEC: Jean Monnet Network European Identity, Culture, Exchanges and Multilingualism Education Audiovisual and Culture Executive Agency
2014/01/01 - 2015/12/31 Incentivo - UI 194 - 2014
Incentivo/CED/UI0194/2014
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/01/01 - 2015/03/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2013-2014
PEst-C/CED/UI0194/2013
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/10 - 2014/06 TEREC - Teacher Education Review and Update of Curriculum Education Audiovisual and Culture Executive Agency
2013/01/01 - 2013/12/31 Incentivo - UI 194 - 2013
Incentivo/CED/UI0194/2013
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/05/01 - 2013/12/31 Avaliação do Desempenho Docente: compreendendo a sua complexidade para a tomada de decisões fundamentadas na investigação
PTDC/CPE-CED/104786/2008
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/05/03 - 2013/10/03 Cuidadores Informais do Idoso: do levantamento das necessidades ao desenvolvimento de estratégias de intervenção
PTDC/CPE-PEC/103858/2008
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/10 - 2013/07/09 Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos
PTDC/CPE-CED/113768/2009
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2013/07/02 Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico
PTDC/CPE-CED/102789/2008
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Alemanha

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2013 Ação de formação para docentes do ensino secundário na área do ensino da Física do INIDE - Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (Angola) | Training course for secondary school teachers in the area of physics teaching at INIDE (Angola)
n/a
Investigador responsável
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2011 TEACAMP - Teacher Virtual Campus: Research, Practice, Apply
502102-LLP-1-2009-1-LT-ERASMUS-EVC
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
2007 - 2010 EuSTD-web - European Teachers Professional Development for Science Teaching in a Web-based Environment
129455-CP-1-2006-1-PT-COMENIUS-C21
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
2005/05/01 - 2008/09/30 IPEC - Investigação e Práticas lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interacção
POCI/CED/58825/2004
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2006 A Formação Profissional Pós-Secundária em Portugal: da sua caracterização à apresentação de propostas que potenciem a sua qualidade
63553
Fundação Calouste Gulbenkian

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2022 Fatores e dinâmicas envolvidas no sucesso dos cursos de mestrado "Relações Internacionais" e "Estudo de Paz e de Guerra" (OBSERVARE, U. Autónoma de Lisboa) | Factors and dynamics involved in the success of the "International Relations" and "Peace and War Studies" master's degree courses (OBSERVARE)
n/a
Investigador
2019 - 2021 Assessoria ao processo de autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe (AERNP) de Cacia (Portugal) | Advising on the self-evaluation process of the Rio Novo do Príncipe School Group (AERNP) in Cacia (Portugal)
n/a
Investigador
2019 - 2021 Monitorização do Projeto MOMAB - Mobilização do Meio Ambiente, da Direcção Provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente da Huíla (Lubango, Angola) | Monitoring of the MOMAB Project - Mobilization of the Environment, of the Provincial Directorate of Spatial Planning, Urbanism and ...
n/a
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vasconcelos, Maria João; Caspurro, Helena; Costa, Nilza. "Educação Musical no 3º ciclo do ensino básico: contributos didáticos para uma educação de qualidade. | Music Education in the 3rd cycle of basic education: didactic contributions to quality education.". 2022.
  2. Costa, Nilza; Soares, Diana; Lopes, Betina. "Avaliação do Seminário: o que pensam os participantes e propostas para o futuro. | Seminar evaluation: what participants think and proposals for the future.". 2021.
  3. Vasconcelos, Maria João; Caspurro, Helena; Costa, Nilza. "Music education in Secondary School: didactic contributions to quality education". 2020.
  4. Abreu, Margarida; Luzio, Diana; Castro, Lisneti; Bartolo, Ana; Freitas, Susana; Pereira, Anabela; Abreu, Wilson; Costa, Nilza. "Os programas psicoeducacionais e a promoção do autocuidado dos cuidadores familiares de pessoas com demência. | Psychoeducational programs and the promotion of self-care for family caregivers of people with dementia.". 2019.
  5. Santos, Leonor; Lucas, Margarida; Aragão, José Carlos; Lopes, betina; Costa, Nilza. "Inovação curricular no ensino secundário em São Tomé ePríncipe no âmbito da reforma educativa: o papel dos professores. | Curricular innovation in secondary education in São Tomé and Príncipe in the context of educational reform: the role of teachers.". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro De Questões Curriculares (e IX Colóquio Luso-Brasileiro De Currículo e XIII Colóquio Sobre Questões Curriculares), Lisboa, 2018.
    Submetido
  6. Cecilia Guerra; Nilza Costa; Guerra, Cecília; Costa, Nilza. "Educational innovations in Engineering education: sustainability of funded projects developed in Portuguese higher education institutions". 2018.
    10.1109/cispee.2018.8593497
  7. Breganha, Graça; Costa, Nilza; Lopes, Betina. "Formação contínua de professores de Física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos. | In-service training for physics teachers in Angola: innovating through student assessment.". 2018.
  8. Da Silva Lopes, Betina; Breganha, Graça; Costa, Nilza; Lopes, Betina; Breganha, G; Costa, N.. "Formação contínua de professores de Física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos | In service training of physics teachers in Angola: innovation through the evaluation of Students.". Trabalho apresentado em Encontro Internacional a Voz dos Professores de C&T – VPC: Relatos de Investigação e de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia, Vila Real, 2018.
    Aceite para publicação
  9. Abelha, Marta; Martins, Idalina; Costa, Nilza; Roldão, Maria do Céu. "Dinâmicas de trabalho docente na gestão do currículo das Ciências Físicas e Naturais". 2017.
  10. Lomeo, Roselane; Costa, Nilza; Abreu, Wilson. "Perceção dos familiares cuidadores de pessoas com esquizofrenia no âmbito de um programa de intervenção em educação para a saúde". 2017.
  11. Martins, Idalina; Abelha, Marta; Costa, Nilza; Roldão, Maria do Céu. "Currículo das Ciências Físicas e Naturais e suas implicações nas conceções e práticas docentes". 2017.
  12. Abelha, Marta; Martins, Idalina; Costa, Nilza; Roldão, Maria do Céu. "Cultura docente e desenvolvimento de competências no ensino das Ciências Físicas e Naturais". 2017.
  13. Lopes, Betina; Costa, N.. "O impacte de um mestrado em ¿Ensino de Ciências¿ de uma instituição de ensino superior angolana: análise da perspetiva dos supervisores,". Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, ENPEC 2017, Florianópolis, 2017.
    Publicado
  14. Lopes, Betina; Costa, N.; Callapez, P.; Almeida, P.. "Cooperação no ensino superior entre Países de Língua Portuguesa na Educação em Ciência(s). A Gestão do Ensino Superior e o Desenvolvimento dos Países e Regiões de Língua Portuguesa - Desafios Globais, Experiências Nacionais e Respostas Institucionais [Cooperation in higher education among Portuguese Language Countries in Science Education. The Management of Higher Education and the Development of". Trabalho apresentado em 7th Conference of FORGES - Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2017, Maputo, 2017.
    Publicado
  15. Lopes, Bettina; Almeida, Patricia Albergaria; Callapez, Pedro; Costa, Nilza. "Investigating Science Education in the context of International Cooperation for Development: the case of the Portuguese public higher education institutions". 2016.
  16. Saboga-Nunes, Luís; Costa, Alexandra; de Pádua, Fernando; von Amann, Gregória; Figueiras, Maria João; Carvalho, Graça; Martins, Rosane; et al. "Health promotion and health care professional’s perspectives about its strengths, weaknesses, opportunities and threats". 2016.
  17. Maria João Teixeira; Abreu, Wilson; Costa, Nilza. "Contributes for a Model of Supervision of Family Caregivers of Terminal Ill at Home: A Qualitative Study". Trabalho apresentado em 9th World Research Congress of the European Association for Palliative Care, Dublin, 2016.
    Publicado
  18. Lopes, Betina; Albergaria Almeida, P.; Costa, N.; Callapez, P.. "Cooperação para o desenvolvimento no âmbito da Educação em Ciências - estudo das atividades protocoladas entre Portugal e países africanos de língua oficial portuguesa [Cooperation for development in the field of Science Education study of the activities carried out between Portugal and Portuguese-speaking African countries]". Trabalho apresentado em International África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento, FIACED, Penafiel, 2016.
    Publicado
  19. Lopes, Betina; Albergaria Almeida, P.; Costa, N.; Callapez, P.. "Science Teacher Education and International Cooperation towards Development: researching the contribution of Portuguese public universities". Trabalho apresentado em XVII Symposium of International Organization for Science and Technology Education, IOSTE 2017 - Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World, Braga, 2016.
    Publicado
  20. Huet, Isabel; Rafael JA; Costa, Nilza; Oliveira, J.M.. "Quality Assurance System to monitor the teaching and learning process at the University of Aveiro (Portugal)". Trabalho apresentado em 10th European Quality Assurance Forum (EQAF), Londres, 2015.
    Publicado
  21. Martins, Idalina; Abelha, Marta; Costa, Nilza; Roldão, Maria do Céu. "Physical and natural sciences curriculum and teachers' professional culture: conceptions and practices.". 2015.
  22. Abelha, Marta; Martins, Idalina; Costa, Nilza; Roldão, Maria do Céu. "O Ensino das Ciências no contexto da Reorganização Curricular do Ensino Básico: do discurso às práticas e vice-versa.". 2015.
  23. Pombo, Lúcia; Abelha, Marta; Caixinha, Hélder; Marques, Luís; Costa, Nilza. "Formação contínua de professores de Ciências: de uma abordagem presencial para um contexto online.". 2015.
  24. Soares, Sérgio; Abreu, Wilson; Costa, Nilza. "O trabalho do tutor na aprendizagem clínica dos estudantes: recurso ao processo supervisivo". 2015.
  25. Costa, Nilza; Simões, Ana Raquel; Marques, Bárbara; Pinho, Carla; Oliveira, Cristina; Cruz, Eliane; Martins, Idalina; et al. "O Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa da Universidade de Aveiro: da sua caracterização à ilustração de estudos realizados sobre avaliação do impacte de cursos de Mestrado no desenvolvimento profissional de professores de ciências.". 2015.
  26. Lopes, Betina; Costa, Nilza; Almeida, P.; Callapez, P.; Magalhães, C.. "Cooperação Internacional para o Desenvolvimento no âmbito da Educação em Ciências - Estudo das atividades protocoladas no ensino superior de Química [International Cooperation for Development in the Field of Science Education - Study of the activities registered in the higher education of Chemistry].". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de Química de Cabo Verde, Praia, 2015.
    Publicado
  27. Martins, Idalina; Abelha, Marta; Almeida, Ana; Pinto, Isabel; Costa, Nilza. "Um Projeto em Parceria entre Professores e Investigadores em Didática das Ciências: as chuvas ácidas numa aula da área curricular de Ciências Físicas e Naturais.". 2014.
  28. Torres, Silvia; Costa, Nilza; Abreu, Wilson. "Prestação informal de cuidados a idosos dependentes: Gestão emocional dos cuidadores". 2012.
  29. Abreu, Margarida; Leite, Alcione; Costa, Nilza. "Cuidar de cuidadores informais de pessoas idosas dependentes: Concepção de um programa de intervenção". 2012.
  30. Huet, I.; Figueiredo, C.; Abreu, O.; Oliveira, J.M.; Costa, N.; Rafael, J.A.; Vieira, C.; et al. "Linking a research dimension to an Internal Quality Assurance System to enhance Teaching and Learning in higher education". 2011.
    10.1016/j.sbspro.2011.11.327
  31. Ramos, Fernando; Huet, Isabel; Costa, Nilza; Souza, Dayse Neri de; Sousa, Dayse Neri de. "Programa de formação avançada de docentes do ensino superior da Universidade de Aveiro: avaliação de um percurso". 2011.
  32. Pombo, L.; Costa, N.. "Articulação entre formação, investigação e práticas: um estudo de avaliação de impacte de cursos de mestrado nas práticas profissionais de professores de ciências". Trabalho apresentado em Seminar ¿Da investigação à prática: interacções e debates¿, AVEIRO, 2008.
  33. Pombo, L.; Simões, A.R.; Cruz, E.; Costa, N.. "Avaliação do Colóquio ¿Da investigação à prática: interacções e debates¿,". Trabalho apresentado em Seminar ¿Da investigação à prática: interacções e debates¿, AVEIRO, 2008.
    Publicado
  34. Carrasquinho, S.; Vasconcelos, Clara; Costa, N.. "Impacto de la Investigación en Didática de las Ciencias: un Estúdio sobre la Resolución de Problemas en la Ensenanza de la Geologia". Trabalho apresentado em XV Simpósio sobre Enseñanza de la Geologia, Madrid, 2008.
    Publicado
  35. Santos, Leonor; Alarcão, Isabel; Andrade, Ana Isabel; Costa, Nilza. "Formação de Professores e Processo de Bolonha. O ¿caso¿ da Universidade de Aveiro". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, Porto Alegre, 2008.
    Publicado
  36. Huet, Isabel; Tavares, José; Costa, Nilza; Ramos, Fernando; Caixinha, Hélder; Holmes, Bryn; Huet, I.; et al. "ICT in Higher Education: a case-study of mediated blended-learning". 2007.
  37. Carrasquinho, S.; Vasconcelos, Clara; Costa, N.. "Da investigação em Didáticas das Ciências às Práticas dos Professores: Implementação de um Processo de Pragmatização". Trabalho apresentado em XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Vila Real, 2007.
    Publicado
  38. Pombo, L.; Costa, N.. "Da caracterização do impacte da formação pós-graduada de professores de Ciências à apresentação de propostas que o potenciem". Trabalho apresentado em Contributos para a qualidade educativa no Ensino das Ciências- do pré-escolar ao Superior, Vila Real, 2007.
    Publicado
  39. Ramos, Fernando; Costa, Nilza; Tavares, José; Huet, Isabel. "Improving staff competences to promote quality of eLearning in Higher Education". 2006.
  40. Carrasquinho, S.; Vasconcelos, Clara; Costa, N.. "Dinâmica interna da terra no ensino por resolução de problemas: Um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em Simpósio Ibérico do Ensino da Geologia / XIV Simpósio sobre Enseñanza de la Geologia, Aveiro, 2006.
    Publicado
  41. Marques, L.; Costa, N.; Pombo, L.. "A formação pós-graduada de professores de Ciências ¿ concepção, implementação e avaliação de uma proposta de intervenção". Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional de Educação em Ciências, Porto, 2005.
    Publicado
  42. Loureiro, M. J.; Costa, N.; Santos, C.; Praia, J.; Marques, L.; Vasconcelos, Clara; Neto, A.; Oliveira, M. T.. "Research and School Practice in Science Education: Teachers´perceptions about the difficulties of the dialogue". Trabalho apresentado em Science Education At Cross Roads: Meeting the Challenges of the 21st Century, Atenas, 2005.
    Publicado
  43. Vasconcelos, Clara; Lopes, B.; Marques, L.; Costa, N.; Chaves, R.; Silva, D.; Cunha. A.. "A Resolución de Problemas en Educación en Ciencias: Indicadores sobre el estado del arte". Trabalho apresentado em XIII Simposio sobre Enseñanza de la Geologia, Alicante, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vasconcelos, Maria João; Caspurro, Helena; Costa, Nilza. "Problem-based Learning, Composing and Assessment in Music Education". REVISTA DA ABEM 33 1 (2025): 1-34. https://doi.org/10.33054/abem202533106.
    Acesso aberto • 10.33054/abem202533106
  2. Maria João Vasconcelos; Helena Caspurro; Nilza Costa; Vasconcelos, Maria João; Caspurro, Helena; Costa, Nilza. "Problem-based Learning: Composing in the classroom as a music learning challenge". Revista Electrónica de LEEME (2023): https://doi.org/10.7203/LEEME.0.26865.
    10.7203/LEEME.0.26865
  3. Emanuel, Vita; Sá, Maria Helena Araújo e; Costa, Nilza; Barca, Isabel. "Historical education in primary education in Angola: a case study focused on teacher conceptions and practices". (2023): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11785.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11785
  4. Malavoloneque, Gilberto; Costa, Nilza. "Physics Education and Sustainable Development: A Study of Energy in a Glocal Perspective in an Angolan Initial Teacher Education School". Frontiers in Education 6 (2022): 639388. http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2021.639388.
    10.3389/feduc.2021.639388
  5. Rangel Assunção Francisco Domingos; Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes; Diana da Silva Oliveira; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa. "A qualificação académica e profissional do docente em cursos de direito em Angola: orientações para a construção do plano de desenvolvimento institucional. | The academic and professional qualifications of teachers on law courses in Angola: guidelines for building an institutional development plan.". Sapientiae (2022): https://doi.org/10.37293/sapientiae72.07.
    10.37293/sapientiae72.07
  6. Simão, Domingos; Costa, Nilza; Lopes, Betina; Agostinho, Simão. "Learning Assessment in Labour Education in Angola: a study centered on students' voices". Mauritius Institute of Education - Journal of Education (2022): 37-57.
  7. Lopes, Betina; Ferreira, C.; Guerra, C.; Oliveira, D.; Piacentini, V.; Costa, N.. "Monitorização da produção científica de um Centro de Investigação: Uma abordagem metodológica com recurso à referencialização. | Monitoring the scientific output of a Research Center: A methodological approach using benchmarking.". Research, Society and Development (2022):
    Submetido
  8. Cecília Guerra; Nilza Costa. "Can Pedagogical Innovations Be Sustainable? One Evaluation Outlook for Research Developed in Portuguese Higher Education". Education Sciences 11 11 (2021): 725-725. https://doi.org/10.3390/educsci11110725.
    10.3390/educsci11110725
  9. Vita Emanuel; Isabel Barca; Nilza Costa. "A Educação Histórica no Ensino Primário angolano: uma análise centrada no programa da 6.ª classe. | History Education in Angolan Primary School: an analysis centered on the 6th grade syllabus". Revista Angolana de Ciencias (2021): https://doi.org/10.54580/R0301.08.
    10.54580/R0301.08
  10. Rangel Assunção Francisco Domingos; Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes; Diana Da Silva Oliveira; Nilza Maria Vilhena Nunes Costa. "QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE CURSOS DE DIREITO EM ANGOLA: uma análise com base nos Planos de Desenvolvimento Institucionais. | ACADEMIC AND PROFESSIONAL QUALIFICATION OF LAW COURSE TEACHERS IN ANGOLA: an analysis based on Institutional Development Plans". Jornal de Políticas Educacionais 15 9 (2021): https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566.
    10.5380/jpe.v15i0.78566
  11. Chisingui, António Valter; Costa, Nilza. "Formação inicial de professores de biologia numa instituição angolana: conceções dos formadores sobre a integração de Agendas Internacionais. | Initial training for biology teachers at an Angolan institution: trainers' conceptions of the integration of International Agendas.". (2021): http://hdl.handle.net/10437/13065.
  12. Costa, Nilza. "Assessment in Supervision: a dialogue at different voices?". (2021): https://doi.org/10.34624/id.v13i4.26287.
    https://doi.org/10.34624/id.v13i4.26287
  13. Chavaia, Jorge; Costa, Nilza. "A resolução de problemas no ensino da física: um estudo de caso no Instituto Médio Politécnico do Namibe (Angola) | Problem Solving in Physics Teaching: a case study at the "Instituto Médio Politécnico do Namibe" (Angola)". (2021): http://hdl.handle.net/10773/34999.
    10.34624/id.v13i3.25554
  14. Trepule, Elena; Volungeviciene, Airina; Tereseviciene, Margarita; Greenspon, Rasa; Costa, Nilza. "How to Increase the value of digital badges for assessment and recognition in higher education: a University case". (2021): http://hdl.handle.net/10773/34998.
    10.15388/infedu.2021.07
  15. Costa, Nilza. "A Avaliação em Supervisão: um diálogo a diferentes vozes? | Evaluation in Supervision: a dialog with different voices?". (2021): http://hdl.handle.net/10773/34997.
    10.34624/id.v13i4.26287
  16. Ana Rita Gorgulho; Nilza Costa; Leonor Santos. "Conceções e práticas de avaliação da escrita: formação em São Tomé e Príncipe. | Conceptions and practices of writing assessment: training in São Tomé and Príncipe.". Estudos em Avaliação Educacional (2020): https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7667.
    10.18222/eae.v31i77.7667
  17. Rangel Domingos; Nilza Costa; Diana Oliveira. "Qualificação acadêmica e profissional dos docentes do ensino superior em Angola. | Academic and professional qualifications of higher education teachers in Angola". Revista Internacional de Educação Superior (2020): https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659031.
    10.20396/riesup.v7i0.8659031
  18. António Valter Chisingui; Nilza Costa. "Teacher Education and Sustainable Development Goals: A Case Study with Future Biology Teachers in an Angolan Higher Education Institution". Sustainability 12 8 (2020): 3344-3344. https://doi.org/10.3390/su12083344.
    10.3390/su12083344
  19. Isabel Salomé Miranda Santos de Lima; Ana Isabel Andrade; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa. "A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde. | Pedagogical practice in initial teacher training in Cape Verde.". Educ. Form. (2020): https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1448.
    10.25053/redufor.v5i13.1448
  20. Isabel Salomé de Miranda Santos de Lima; Ana Isabel Andrade; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa. "Teaching practice in teachers' initial training in Cape Verde: supervisors' perspectives". Educação & Formação (2020): 3-26. https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1448in.
    10.25053/redufor.v5i13.1448in
  21. MARCUS VINICIUS MARTINEZ PIRATELO; SERGIO DE MELLO ARRUDA; NILZA MARIA VILHENA NUNES DA COSTA; MARINEZ MENEGHELLO PASSOS. "UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES EM UMA ESCOLA DE 1º CICLO EM PORTUGAL. | A STUDY OF TEACHING ACTIONS IN A PRIMARY SCHOOL IN PORTUGAL.". Educação em Revista 36 (2020): https://doi.org/10.1590/0102-4698222681.
    10.1590/0102-4698222681
  22. Gorgulho, Ana Rita; Santos, Leonor; Costa, Nilza; Sousa, Antónia Luísa; Gorgulho,Ana Rita; Santos,Leonor; Costa,Nilza; Sousa,Antónia Luísa. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita. | In-service training for elementary school Portuguese teachers in São Tomé and Príncipe: a proposal for a training workshop on the teaching and assessment of writing". (2020): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/200.
    10.25757/invep.v10i1.200
  23. Simão, Domingos; Lopes, Betina; Costa, Nilza; Agostinho, Simão. "Avaliação em educação laboral em Angola: do mapeamento de conceções e práticas de professores a sugestões de melhoria. | Assessment in labor education in Angola: from mapping teachers' conceptions and practices to suggestions for improvement.". (2020): http://hdl.handle.net/10773/32313.
    10.34624/id.v12i3.20028
  24. Teixeira, Maria João Cardoso; Abreu, Wilson; Costa, Nilza; Maddocks, Matthew. "Understanding family caregivers' needs to support relatives with advanced progressive disease at home: an ethnographic study in rural Portugal". (2020): http://hdl.handle.net/10773/32329.
    10.1186/s12904-020-00583-4
  25. Oliveira, Diana; Costa, Nilza; Costa, Luís. "Autoavaliação de escolas: um estudo de caso centrado numa parceria entre uma Universidade e um Agrupamento de Escolas. | School self-evaluation: a case study centered on a partnership between a university and a school grouping.". (2020): http://hdl.handle.net/10773/32300.
    10.34624/id.v12i3.20022
  26. Emanuel, Vita; Barca, Isabel; Costa, Nilza. "A Educação Histórica no Ensino Primário em Angola numa perspetiva glocal: um estudo centrado no Programa da 5.ª classe. | History Education in Primary Education in Angola from a glocal perspective: a study centered on the 5th grade program.". (2020): http://hdl.handle.net/10773/32561.
    10.34624/id.v12i5.23454
  27. Tereseviciene, Margarita; Trepule, Elena; Dauksiene, Estela; Tamoliune, Giedre; Costa, Nilza. "Are Universities ready to recognize open online learning?". (2020): http://hdl.handle.net/10773/32324.
    10.5539/ies.v13n2p21
  28. Simão, Domingos; Lopes, Betina; Costa, Nilza; Agostinho, Simão. "Assessment in the curricular discipline "Labor Education" of secondary education in Angola: from mapping conceptions and practices to suggestions of improvement". (2020): https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20028.
    https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20028
  29. Oliveira, Diana; Costa, Nilza; Costa, Luís. "School self-evaluation: a case study focused on a partnership between a university and a school". (2020): https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20022.
    https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20022
  30. Emanuel, Vita; Barca, Isabel; Costa, Nilza. "History Education in Angolan Primary Teaching from a glocal perspective: a study centred on the Program 5.th grade". (2020): https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23454.
    https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23454
  31. Costa, Nilza; Matias, Bernardo Filipe. "Cooperação Internacional, entre Angola e Portugal, no âmbito de cursos de mestrado: que potencialidades e constrangimentos? | International cooperation between Angola and Portugal in the context of master's degree courses: what potential and constraints?". (2020): http://hdl.handle.net/10773/32327.
  32. Maria Da Graça Breganha; Nilza Costa; Betina Da Silva Lopes. "Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos. | In-service training for physics teachers in Angola: innovating through student assessment.". Comunicações (2019): https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294.
    10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294
  33. Eliane De Souza Cruz; Giovano Candiani; Joaquim Bernardino Lopes; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa; Alcina Maria Testa Braz da Silva; Glória Regina Pessôa Campello Queiroz. "As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico. | Social representations in the articulation between university-schools-public authorities-society - preliminary results of an ethnographic study.". Comunicações (2019): https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257.
    10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257
  34. Hilária Joaquim Matavele; Maria do Céu Roldão; Nilza Costa; Matavele, Hilária Joaquim; Roldão, Maria do Céu; Costa, Nilza; Matavele,Hilária Joaquim; Roldão,Maria do Céu; Costa,Nilza. "Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores. | The construction of teaching professionalism in the initial training of elementary school teachers in Mozambique: perspectives of teacher trainers.". Revista Brasileira de Educação 24 (2019): https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240036.
    10.1590/s1413-24782019240036
  35. Vilas Boas, Anderson Camatari; Passos, Marinez Meneghello; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da; Silva, Marcos Rodrigues da. "A natureza da ciência no ensino das ciências em Portugal na perspectiva de pesquisadores portugueses. | The nature of science in science education in Portugal from the perspective of Portuguese researchers.". (2019): http://hdl.handle.net/10773/32484.
  36. Lucas,Margarida; Bem-Haja,Pedro; Moreira,António; Costa,Nilza; Lucas, Margarida; Bem-Haja, Pedro; Moreira, António; Costa, Nilza. "Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto? | Using tablets and developing digital skills: what impact?". (2019): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000300003.
    10.15847/obsOBS13320191453
  37. Simão, Domingos; Costa, Nilza; Lopes, Betina; Agostinho, Simão. "Avaliação das aprendizagens em educação laboral: conceções de professores angolanos. | Learning assessment in labor education: Angolan teachers' conceptions.". (2019): http://hdl.handle.net/10773/32311.
    10.18222/eae.v30i75.6849
  38. Breganha, Maria da Graça; Costa, Nilza; Lopes, Betina. "Avaliação sumativa das aprendizagens em Física no 1º ciclo do ensino secundário através de provas escritas: o caso de uma escola pública do município de Lubango (Angola) | Summative assessment of learning in Physics in the 1st cycle of secondary education through written tests: the case of a public school in the municipality of Lubango (Angola)". (2019): http://hdl.handle.net/10773/32312.
    10.34624/id.v11i1.5662
  39. Breganha, Maria da Graça; Costa, Nilza; Lopes, Betina. "Summative assessment through written tests in Physics in the 1st cycle of secondary education - the case of a public school in the municipality of Lubango (Angola)". (2019): https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5662.
    https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5662
  40. Oliveira, Eniz Conceição; Guerra, Cecília; Costa, Nilza; Pino, José Claudio Del. "Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação. | CTS approach in 10th grade chemistry textbooks in Portugal: an evaluation study.". Ciência & Educação (Bauru) 24 4 (2018): 891-910. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180040006.
    10.1590/1516-731320180040006
  41. Wilson Abreu; Debbie Tolson; Graham A. Jackson; Harry Staines; Nilza Costa. "The relationship between frailty, functional dependence, and healthcare needs among community-dwelling people with moderate to severe dementia". Health & Social Care in the Community (2018): https://doi.org/10.1111%2Fhsc.12678.
    10.1111/hsc.12678
  42. Maria da Graça Breganha; Betina da Silva Lopes; Nilza Costa; Breganha, Maria da Graça; Lopes, Betina da Silva; Costa, Nilza. "USING STUDENTS' VOICE TOWARDS QUALITY IMPROVEMENT OF ANGOLAN SECONDARY PHYSIC CLASSES". Problems of Education in the 21st Century (2018): https://doi.org/10.33225/pec/18.76.289.
    10.33225/pec/18.76.289
  43. Gorgulho, Ana Rita; Costa, Nilza; Teixeira, Madalena. "ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: proposta para avaliação do Programa do Ensino Básico São-tomense. | TEACHING AND LEARNING PORTUGUESE LANGUAGE: a proposal for evaluating the São Toméan Basic Education Program". Revista Espaço do Currículo 1 11 (2018): http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694.
    10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694
  44. Ana Rita Gorgulho; Nilza Costa; Madalena Teixeira. "ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: proposta para avaliação do Programa do Ensino Básico São-tomense. | TEACHING AND LEARNING PORTUGUESE LANGUAGE: a proposal for evaluating the São Toméan Basic Education Program.". Revista Espaço do Currículo 1 11 (2018): https://doi.org/10.22478%2Fufpb.1983-1579.2018v1n11.35694.
    10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694
  45. Eniz Conceição Oliveira; Cecília Guerra; Nilza Costa; José Claudio Del Pino; Oliveira,Eniz Conceição; Guerra,Cecília; Costa,Nilza; Pino,José Claudio Del. "Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação. | CTS approach in 10th grade chemistry textbooks in Portugal: an evaluation study.". Ciência & Educação (Bauru) 24 4 (2018): 891-910. https://doi.org/10.1590%2F1516-731320180040006.
    10.1590/1516-731320180040006
  46. Abreu, Wilson; Debbie Tolson; Graham A. Jackson; Costa, Nilza. "A cross-sectional study of family caregiver burden and psychological distress linked to frailty and functional dependency of a relative with advanced dementia". Dementia (2018): https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85046719914&origin=inward&txGid=97f9765ed9c3da96a237bbd78a9d62ce.
    https://doi.org/10.1177/1471301218773842
  47. Bebecas, Francisco; Costa, Nilza; Souza, Dayse Neri de. "Scientific research in Angola's Higher Institutes of Educational Sciences: potentiating, constraints and dynamization strategies". (2018): https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11341.
    https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11341
  48. Bebecas, Francisco; Costa, Nilza; Souza, Dayse Neri de. "A investigação científica em institutos superiores de ciências de educação em Angola: fatores potenciadores, constrangimentos e estratégias de dinamização. | Scientific research in higher education science institutes in Angola: enabling factors, constraints and strategies for boosting it.". (2018): http://hdl.handle.net/10773/38344.
    10.34624/id.v10i2.11341
  49. Gorgulho, Ana Rita; Costa, Nilza; Teixeira, Madalena; Santos, Leonor. "Writing teaching and assessment in Basic Education (2nd cycle) in Sao Tome and Principe: Framework for a training workshop". (2018): https://doi.org/10.34624/id.v10i5.11121.
    https://doi.org/10.34624/id.v10i5.11121
  50. Gorgulho, Ana Rita; Costa, Nilza; Teixeira, Madalena; Santos, Leonor; Santos, Leonor. "Ensino e avaliação da escrita no 2.º ciclo do ensino básico em São Tomé e Príncipe: Enquadramento para uma oficina de formação. | Teaching and assessing writing in the 2nd cycle of basic education in São Tomé and Príncipe Framework for a training workshop.". Indagatio Didactica 10 5 (2018): 87-109. http://hdl.handle.net/10773/26791.
    Publicado
  51. Lomeo, Roselane; Costa, Nilza; Abreu, Wilson. "Perception of caregivers of persons with schizophrenia about a health education program". (2018): http://hdl.handle.net/10400.26/30600.
  52. Lopes, Betina; Costa, Nilza; Matias, F.. "Impact evaluation of two master courses attended by teachers: an exploratory research in Angola". Problems of Education in the 21 st century 74 (2018): 49-60.
    Publicado
  53. Lucas,Margarida; Moreira,António; Costa,Nilza. "Quadro europeu de referência para a competência digital: subsídios para a sua compreensão e desenvolvimento". (2017): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542017000400010.
  54. Vasconcelos, Maria João; Caspurro, Helena; Costa, Nilza. "Music Education Experiences Based on Problem Solving: A Scoping Study Inside the Classroom". (2017): https://doi.org/10.34639/rpea.v6i2.27.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v6i2.27
  55. Guerra, Cecília; Costa, Nilza. "Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações". (2017): http://hdl.handle.net/10773/22170.
  56. Lucas, M.; Moreira, A.; Costa, N.. "The European digital competence framework: Contribution for its comprehension and development,Quadro europeu de referência para a competência digital: Subsídios para a sua compreensão e desenvolvimento". Observatorio 11 4 (2017): 181-198. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85038959460&partnerID=MN8TOARS.
  57. Maria Teixeira; Wilson Abreu; Nilza Costa; Teixeira, Maria; Abreu, Wilson; Costa, Nilza. "Family Caregivers of Terminally Ill Patients at Home: Contributions for a Supervision Model". Revista de Enfermagem Referência {IV N{\textord (2016): 65-74. https://doi.org/10.12707%2Friv15054.
    10.12707/riv15054
  58. Almeida, J.; Fantini, A. E.; Simoes, A. R.; Costa, N.. "Enhancing the intercultural effectiveness of exchange programmes: formal and non-formal educational interventions". Intercultural Education 27 6 (2016): 517-533. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000392966200003&KeyUID=WOS:000392966200003.
    10.1080/14675986.2016.1262190
  59. Chilaule, Egídio Raúl; Pedrosa, Maria Arminda; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da. "Educação em química para a sustentabilidade no ensino secundário geral de Moçambique: construção e validação de um instrumento de análise". (2016): http://hdl.handle.net/10773/19003.
  60. Chilaule, Egídio Raúl; Pedrosa, Maria Arminda; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da. "Chemistry Education for sustainability in Mozambican general secondary education: construction and validation of an analysis instrument". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12103.
    https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12103
  61. Bruno, Inês; Santos, Leonor; Costa, Nilza; Inês Bruno; Leonor Santos; Nilza Costa. "The way students’ internalize assessment criteria on inquiry reports". Studies in Educational Evaluation 51 (2016): 55-66. http://hdl.handle.net/10773/22177.
    10.1016/j.stueduc.2016.09.00
  62. Cossa, Rogério Eleazar Carlos; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da. "O modelo gerador de questões na identificação de dificuldades de alunos da 12ª classe de Moçambique na explicação do efeito fotoelétrico". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2911.
    https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2911
  63. Vasconcelos, Maria João; Caspurro, Helena; Costa, Nilza. "Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aula". (2016): http://hdl.handle.net/10773/21989.
    10.34639/rpea.v6i2.27
  64. Teixeira, Maria João Cardoso; Abreu, Wilson Jorge Correia de; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da. "Prestadores de cuidados familiares a pessoas terminais no domicílio: contributos para um modelo de supervisão". (2016): http://hdl.handle.net/10773/17820.
    10.12707/RIV15054
  65. Margarida Abreu; Alcione Leite Silva; Nilza Costa; Wilson Abreu. "Psychoeducational Programs for Informal Caregivers of Dependent Older Adults: Barriers to Participation". Procedia - Social and Behavioral Sciences 171 (2015): 629-634. https://doi.org/10.1016%2Fj.sbspro.2015.01.170.
    10.1016/j.sbspro.2015.01.170
  66. Vasconcelos, Clara; Torres, Joana; Moutinho, Sara; Martins, Idalina; Costa, Nilza; Vasconcelos, C.; Torres, J.; et al. "Uncovering Portuguese teachers' difficulties in implementing sciences curriculum". Cogent Education 2 1 (2015): http://hdl.handle.net/10773/17457.
    10.1080/2331186x.2015.1060755
  67. Pombo, Lúcia; Smith, Malcom; Abelha, Marta; Caixinha, Hélder; Costa, Nilza; Pombo, L.; Smith, M.; et al. "Evaluating an online e-module for Portuguese primary teachers: trainees’ perceptions". Technology, Pedagogy and Education 21 1 (2015): 21-36. http://hdl.handle.net/11328/1022.
    http://dx.doi.org/10.1080/1475939X.2011.589156
  68. Cruz, Eliane; Lopes, Bernardino; Costa, Nilza. "Avaliação formativa das aprendizagens e feedback na Formação Pós- Graduada de Professores em Portugal: articulando a investigação e práticas de formação". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17831.
    https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2767
  69. Abelha, Marta; Martins, Idalina; Costa, Nilza. "Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.". (2014): http://hdl.handle.net/11328/822.
  70. Balula, Ana; Costa, Nilza. "Virtual Mobility and Learning for PhD students of six European Countries: students’ programme evaluation". (2014): http://hdl.handle.net/10773/15839.
  71. Macedo, Ana Paula; Pinheiro, Germana; Costa, Nilza; Pinheiro,Germana Manuela da Silva; Macedo,Ana Paula Morais de Carvalho; Costa,Nilza Maria Vilhena Nunes da; Germana Pinheiro; Ana Macedo; Nilza Costa. "Supervisão colaborativa e desenvolvimento profissional em enfermagem". Revista de Enfermagem Referência {IV N{\textord (2014): 101-109. http://hdl.handle.net/1822/30383.
    10.12707/RIII1381
  72. Abelha, Marta; Martins, Idalina; Costa, Nilza; Roldão, Maria do Céu. "Impacte da reorganização curricular das ciências físicas e naturais nas dinâmicas de trabalho docente.". (2014): http://hdl.handle.net/11328/821.
  73. Martins, I.; Abelha, M.; De Abreu, R.G.; Costa, N.; Lopes, A.C.. "Competencies in science curriculum policies: The cases of Brazil and Portugal | Las competencias en las políticas de currículum de ciencias". Revista Mexicana de Investigacion Educativa 18 56 (2013): 37-62. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84872844300&partnerID=MN8TOARS.
  74. da Silva, Rejane Maria Ghisolfi; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes. "Da investigação-ação à inovação e transformação nos processos formativos". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4372.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4372
  75. Granja, Ana; Costa, Nilza; Rebelo, José Eduardo. "O luto em contexto escolar: vivências na primeira pessoa". (2013): https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/707.
  76. Joana Almeida; Ana Raquel Simões; Nilza Costa. "Bridging the Gap Between Conceptualisation & Assessment of Intercultural Competence". Procedia - Social and Behavioral Sciences 69 (2012): 695-704. https://doi.org/10.1016%2Fj.sbspro.2012.11.463.
    10.1016/j.sbspro.2012.11.463
  77. Roldão, M.C.; Reis, P.; Costa, N.. "From the bureaucratic incoherence to the efficiency of a mechanism of supervision/formation | Da incoerência burocrática à eficácia de um dispositivo de supervisão/formação Estudo do desenvolvimento profissional numa situação de indução". Ensaio 20 76 (2012): 435-458. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880406629&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-40362012000300002
  78. Roldão, M.C.; Reis, P.; Costa, N.. "Balance program oversight, support, monitoring and evaluation to probation in Portugal - the axes of intervention to a vision prospective vision | Balanço do programa de supervisão, apoio, acompanhamento e avaliação ao período probatório em Portugal - dos eixos de intervenção a uma visão prospetiva". Ensaio 20 76 (2012): 547-554. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880432480&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-40362012000300007
  79. Nzau, D. K.; Lopes, J. B.; Costa, N.. "In-service physics teacher education in Angola based on a didactic model for the conceptual field of force". Revista Brasileira De Ensino De Fisica 34 3 (2012): http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000312035300014&KeyUID=WOS:000312035300014.
  80. Nzau, D.K.; Lopes, J.B.; Costa, N.. "In-service physics teacher education in angola based on a didactic model for the conceptual field of force | Formação continuada de professores de física, em Angola, com base num modelo didático para o campo conceptual de força". Revista Brasileira de Ensino de Fisica 34 3 (2012): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874988502&partnerID=MN8TOARS.
  81. Oliveira, C.G.; Oliveira, P.C.; Costa, N.. "Students' and teachers' perspectives about quality of engineering education in Portugal". European Journal of Engineering Education 37 1 (2012): 49-57. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858181632&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03043797.2011.653551
  82. Nzau,Domingos Kimpolo; Lopes,J. Bernardino; Costa,Nilza; Domingos Kimpolo Nzau; J. Bernardino Lopes; Nilza Costa. "Formação continuada de professores de física, em Angola, com base num modelo didático para o campo conceptual de força". Revista Brasileira de Ensino de Física 34 3 (2012): 1-14. http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000300014.
    10.1590/s1806-11172012000300014
  83. Maluleque, Castelo; Costa, Nilza. "Avaliação online das Aprendizagens na Licenciatura em Gestão de Negócios na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique): do diagnóstico da situação à apresentação de uma proposta de intervenção". (2012): https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4181.
    https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4181
  84. Roldao, Maria; Reis, Pedro; Costa, Nilza; Roldão, Maria do Céu. "Da incoerência burocrática à eficácia de um dispositivo de supervisão/formação: estudo do desenvolvimento profissional numa situação de indução". (2012): http://hdl.handle.net/10451/9574.
  85. Roldao, Maria; Reis, Pedro; Nilza, Costa. "Balanço do programa de supervisão, apoio, acompanhamento e avaliação ao período probatório em Portugal – dos eixos de intervenção a uma visão prospetiva". (2012): http://hdl.handle.net/10451/9581.
  86. Maria Serrano; Arminda Costa; Nilza Costa; Serrano,Maria Teresa Pereira; Costa,Arminda da Silva Mendes Carneiro da; Costa,Nilza Maria Vilhena Nunes da. "Cuidar em Enfermagem: como desenvolver a(s) competência(s)". Revista de Enfermagem Referência {III n{\textord (2011): 15-23. https://doi.org/10.12707%2Friii1019.
    10.12707/riii1019
  87. Idalina Martins; Marta Abelha; Nilza Costa; Maria do Céu Roldão; Martins, Idalina; Abelha, Marta; Costa, Nilza; et al. "Impacto do currículo português das ciências físicas e naturais nas práticas docentes". Ciência & Educação (Bauru) 17 4 (2011): 771-788. https://doi.org/10.1590%2Fs1516-73132011000400001.
    10.1590/s1516-73132011000400001
  88. Granja, A.M.A.; Costa, N.; Rebelo, J.. "School: (also) a space allocated | A Escola: (também) um espaço de afectos". Revista Lusofona de Educacao 18 (2011): 141-153. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84855547486&partnerID=MN8TOARS.
  89. Diogo Casanova; António Moreira; Nilza Costa. "Technology Enhanced Learning in Higher Education: results from the design of a quality evaluation framework". Procedia - Social and Behavioral Sciences 29 (2011): 893-902. https://doi.org/10.1016%2Fj.sbspro.2011.11.319.
    10.1016/j.sbspro.2011.11.319
  90. Granja, Ana Maria Andeiro; Costa, Nilza; Rebelo, José. "A Escola : (também) um espaço de afectos". (2011): http://hdl.handle.net/10437/1865.
  91. Loureiro, M. J.; Huet, I.; Costa, N.; Baptista, A.; Casanova, D.. "Using ICT to enhance the on-line research supervision process". Acta Academica Supplementum 1 (2010): 151-174.
  92. Lúcia Pombo; Nilza Costa. "The impact of biology/geology school teachers masters courses on the improvement of science education quality in Portugal". Research in Science & Technological Education 27 1 (2009): 31-44. https://doi.org/10.1080%2F02635140802658818.
    10.1080/02635140802658818
  93. Nilza Costa; Rita Leal. "The Development of Citizen Competences Since Kindergarten". The International Journal of Learning: Annual Review 16 3 (2009): 219-230. https://doi.org/10.18848%2F1447-9494%2Fcgp%2Fv16i03%2F46183.
    10.18848/1447-9494/cgp/v16i03/46183
  94. Isabel Huet; Ana Vitória Baptista; Nilza Costa; Alan Jenkins; Marta Abelha; Huet, Isabel; Baptista, Ana Vitória; et al. "Evaluation of Undergraduate Students’ Involvement in Research Projects". The International Journal of Learning: Annual Review 16 9 (2009): 575-588. https://doi.org/10.18848%2F1447-9494%2Fcgp%2Fv16i09%2F46597.
    10.18848/1447-9494/cgp/v16i09/46597
  95. Leal, R.; Costa, N.. "The development of citizen competences since kindergarten: How do assessment practices of childhood educators and children's families contribute to children's development?". International Journal of Learning 16 3 (2009): 219-230. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77950113349&partnerID=MN8TOARS.
  96. Pombo, L.; Costa, N.. "Avaliação de impacte de Cursos de Mestrado nas práticas profissionais de professores de Ciências ¿ exemplos de boas práticas". Revista Investigações em Ensino de Ciências. 14 1 (2009): 83-99. http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID208/v14_n1_a2009.pdf.
    Publicado
  97. Pombo, L.; Costa, N.. "O Professor Mestre como facilitador do estabelecimento de articulações entre a investigação educacional e as práticas dos professores". Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências 8 1 (2009): 58-71. http://www.saum.uvigo.es/reec/Volumenes.htm).
    Publicado
  98. Costa, N.; Simões, Ana; Antunes Pereira, G.; Pombo, L.. "Technological specialisation courses in Portugal: description and suggested improvements". European journal of vocational training 46 (2009): 151-173. http://hdl.voced.edu.au/10707/8628.
    Publicado
  99. Giselia Antunes Pereira; Nilza Maria Vilhena Nunes Costa; Vanessa de Almeida Maciel. "Mudanças na organização cientifica do trabalho e na educação: qual a relação?". Revista Tecnologia e Sociedade 4 6 (2008): https://doi.org/10.3895%2Frts.v4n6.2511.
    10.3895/rts.v4n6.2511
  100. Nilza Costa; Alan Jenkins; Isabel Huet; José Tavares; Claudia Ribeiro; Ana Vitória Baptista. "Strategies to Promote Effective Learning and Teaching in Higher Education". The International Journal of Learning: Annual Review 15 10 (2008): 157-164. https://doi.org/10.18848%2F1447-9494%2Fcgp%2Fv15i10%2F45959.
    10.18848/1447-9494/cgp/v15i10/45959
  101. Lopes, J.B.; Silva, A.A.; Cravino, J.P.; Costa, N.; Marques, L.; Campos, C.. "Transversal traits in science education research relevant for teaching and research: A meta-interpretative study". Journal of Research in Science Teaching 45 5 (2008): 574-599. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-43949114209&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/tea.20225
  102. Martins, Idalina Maria; Costa, Nilza Maria Vilhena; Roldão, Maria do Céu; Abelha, Marta Cristina; Martins, Idalina; Abelha, Marta; Costa, Nilza. "Impacte do processo de reorganização curricular do ensino básico na área das ciências físicas e naturais e na relação do professor com o trabalho curricular". (2008): http://hdl.handle.net/20.500.11796/928.
  103. Cruz, E.; Pombo, L.; Costa, N.. "Dez anos (1997-2007) de evolução do impacte da Formação Pós-Graduada nas Práticas de Professores em Portugal". Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 8 1 (2008): 1-22. http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V8N1/v8n1a2.pdf.
    Publicado
  104. Pombo, L.; Costa, N.. "Articulações entre a formação, a investigação e as práticas profissionais de Professores de Ciências.". Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 8 3 (2008): 1-14. http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/index.html.
    Publicado
  105. Lopes, B.J.; Costa, N.. "The evaluation of modelling competences: Difficulties and potentials for the learning of the sciences". International Journal of Science Education 29 7 (2007): 811-851. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34547487282&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09500690600855385
  106. Huet, I.; Tavares, J.; Costa, N.; Ramos, F.; Caixinha, H.; Holmes, B.. "ICT in higher education: A case study of mediated blended-learning at the University of Aveiro". Proceedings of the 6th IASTED International Conference on Web-Based Education, WBE 2007 (2007): 145-148. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000246211500026&KeyUID=WOS:000246211500026.
  107. Carrasquinho, S.; Vasconcelos, C.; Costa, N.. "Resolución de problemas en la enseñanza de la geología: contribuciones de un estudio exploratorio". Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias. 4 1 (2007): 67-86. http://dx.doi.org/10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2007.v4.i1.05.
    Publicado • 10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2007.v4.i1.05
  108. Vasconcelos, Clara; Lopes, B.; Costa, N.; Marques, L.; Carrasquinho, S. "Estado da Arte na Resolução de Problemas em Educação em Ciência". Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciências 6 2 (2007): 235-245.
    Publicado
  109. Simões, João Filipe Lindo; Belo, Ana Paula; Fonseca, Maria José; Alarcão, Isabel; Costa, Nilza. "Supervisão em Ensinos Clínicos de Enfermagem: três olhares cruzados". Revista de Investigação em Enfermagem 14 (2006): 4-10.
    Publicado
  110. Almeida, Susana Távora de; Oliveira, Rosa Maria; Costa, Nilza. "O Graffiti: uma perspectiva de Comunicação na Educação". (2005): https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15800.
    https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15800
  111. Nilza Costa; Luis Marques; Richard Kempa; Luís Marques. "SCIENCE TEACHERS’ AWARENESS OF FINDINGS FROM EDUCATION RESEARCH". Chem. Educ. Res. Pract. 1 1 (2000): 31-36. https://doi.org/10.1039%2Fa9rp90004g.
    10.1039/a9rp90004g
  112. Vianna, Heraldo Marelim; Squárcio, Nilza do Carmo; Vilhena, Maria das Graças Costa de. "As Escolas Estaduais de Minas Gerais e o CBA". (1992): https://doi.org/10.18222/eae00619922358.
    https://doi.org/10.18222/eae00619922358
Capítulo de livro
  1. Costa, Nilza; Da Silva Lopes, Betina. "A supervisão de estudantes de mestrado do ISCED-Huíla (Angola) por orientadores Portugueses: potencialidades e constrangimentos nas dimensões culturais e linguísticas. | The supervision of master's students at ISCED-Huíla (Angola) by Portuguese supervisors: potential and constraints in the cultural and linguistic dimensions". In Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura.. Peter Lang, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Costa, Nilza; Araújo e Sá, Maria Helena; Oliveira, Diana; Pinto, Susana. "The case of the University of Aveiro". In The Experience of Examining the PhD: An international comparative study of processes and standards, editado por Byram, Michael; Stoicheva, Maria. Routledge, 2023.
    Aceite para publicação
  3. Costa, Nilza; Meireles, Pedro; Wanda da Costa; Manuel Penhor. "Cooperação Internacional para o Desenvolvimento em Educação com São Tomé e Príncipe: da caracterização de projetos financiados à apresentação de propostas futuras | International Development Cooperation in Education with São Tomé and Príncipe: from the characterization of funded projects to the presentation of future proposals". In Cuidar a Educação em São Tomé e Príncipe: primeiros estudos de uma rede de investigação, 69-108. UA Editora, 2023.
  4. Maria Helena Araújo e Sá; Nilza Costa; Diana Oliveira; Susana Pinto. "University of Aveiro, Portugal". 2022.
    10.4324/9781003248569-18
  5. Costa, Nilza. "O processo de reestruturação da formação inicial de professores na República da Moldávia. | The process of restructuring initial teacher training in the Republic of Moldova.". UA Editora, 2021.
  6. Costa, Nilza. "O currículo de formação inicial de professores: tendências e desafios. | The initial teacher training curriculum: trends and challenges.". UA Editora, 2021.
  7. Araújo e Sá, M. H.; Costa, N.; Guerra, C.; Lopes, B.; Lourenço, M.; Pinto, Susana; Cecília Guerra; Pinto, S.. "Case study - University of Aveiro, Portugal". In The doctorate experience in Europe and beyond: A comparative study of supervision, languages and identities in higher education systems, editado por Byram, M.; Stoicheva, M., 15-51. Abingdon, Reino Unido: Routledge, 2020.
    Publicado
  8. Araújo e Sá, Maria Helena; Costa, Nilza; Guerra, Cecília; Silva-Lopes, Betina; Lourenço, Mónica; Pinto, Susana. "University of Aveiro, Portugal [Case studies]". In The Doctorate as Experience in Europe and Beyond: Supervision, Languages, editado por Byram, Michael; Stoicheva, Maria, 15-51. Abingdon, Reino Unido: Routledge, 2020.
    Publicado
  9. Costa, Nilza; Cecília Guerra. "Concluding Remarks: Contribution of the Book for Future Directions to Advance the Sustainability of Pedagogical Research and Practice". In Sustainable Pedagogical Research in Higher Education, 113-118. Routledge, 2020.
  10. Margarida Lucas; Pedro Bem-haja; António Moreira; Nilza Costa. "Is It All About Frequency? Students' Digital Competence and Tablet Use.". In New Knowledge in Information Systems and Technologies., 234-243. Springer Netherlands, 2019.
    10.1007/978-3-030-16187-3_23
  11. Nilza Costa; Matias, Bernardo Filipe; Betina Lopes; Costa, Nilza; Lopes, Betina. "Potenciar o impacte da formação pós-graduada de professores em Angola: recomendações sustentadas num projeto de avaliação interinstitucional. | Boosting the impact of postgraduate teacher training in Angola: recommendations based on an inter-institutional evaluation project.". Centro de Estudos Internacionais, 2019.
  12. Costa, Nilza. "A investigação educacional e o seu impacto nas práticas educativas: o caso da investigação em didáctica de ciências. | Educational research and its impact on educational practices: the case of science didactics research.". UA Editora, 2019.
  13. Costa, Nilza; Lopes, Betina. "A avaliação externa da reforma do ensino secundário de São Tomé e Príncipe (2009-2016) | The external evaluation of São Tomé and Príncipe's secondary education reform (2009-2016)". UA Editora, 2019.
  14. Rua, Marília; Leal, Rita M. F.; Costa, Nilza. "Multimodal Narratives in Nursing Education: exploring their potentialities". editado por Viegas, Maria Clara, 356-375. Hershey PA, Estados Unidos: Routledge, 2019.
  15. Costa, Nilza. "Currículo e Desenvolvimento Curricular no Subsistema de Ensino não Superior: tendências e desafios. | Curriculum and Curriculum Development in the Non-Higher Education Subsystem: trends and challenges.". In ango de Saberes e Experiências Curriculares 2019. Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, 81-111. Luanda: NIDE-MED, 2019.
  16. Prue Holmes; Costa, Nilza; Da Silva Lopes, Betina. "The role of supervision in doctoral education - a transversal perspective.". In The Doctorate as Experience in Europe and Beyond: Supervision, Languages, Identities. Routledge, 2019.
    https://doi.org/10.4324/9781351213585
  17. Joana Freitas-Luís; Idalina Martins; Luciana Mesquita; Costa, Nilza. "For a Systemic Approach to Quality in Education". In Qualities of Education in a Globalised World. The World Council of Comparative Education Societies.. Rotterdam: SensePublishers, 2018.
    10.1007/978-94-6209-650-9_7
  18. Nilza Costa. "Challenging Physics Lectures through Questioning and Collaborative Work". In Academic Growth in Higher Education: Questions and Answers, 59-73. Leiden: Brill, 2018.
    10.1163/9789004389342_006
  19. Nilza Costa. "Developing teachers' competences to work in a European context". Routledge, 2018.
    10.4324/9781315141763-3
  20. Costa, Nilza; Lopes, Betina; Matias, Filipe. "Science teacher development in a global world: a study centered In master dissertations in Angola". InScience Press, 2018.
  21. Simões, Ana Raquel; Lourenço, Mónica; Costa, N.; Simões, Ana; Lourenço, M.. "Introduction: How to become a European teacher? Exploring the (need for a) concept". In Teacher Education Policy and Practice in Europe: Challenges and Opportunities for the Future, editado por Simões, Ana Raquel; Lourenço, Mónica; Costa, N.; Simões, A. R.; Lourenço, M., 3-10. Abington, Reino Unido: Routledge, 2018.
    Publicado
  22. Costa, Nilza; Martins, Idalina; Abelha, Marta. "Políticas e práticas curriculares no Ensino Básico em Portugal em tempos de mudança: o caso da área das Ciências Físicas e Naturais.". 2014.
  23. L Pombo; Abelha, M.; Caixinha, Hélder; Marques, L.; Costa, N.. "Formação contínua de professores de Ciências". In Relatos de práticas: a voz dos actores da Educação em Ciência em Portugal, editado por J.B. Lopes and J.P. Cravino, 98-102. Vila Real: Minerva Transmontana., 2007.
    Publicado
  24. Balula, Ana; Fátima Pais; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa; António Andrade; António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira. "A Colaboração e a Avaliação como Primeiros Princípios do Instructional Design em contextos de eLearning". In Na rota da Sociedade do Conhecimento: as TIC na Escola, 27-44. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora, 2007.
    Publicado
  25. Ramos, Fernando; Costa, Nilza; Tavares, José; Huet, Isabel; Ramos, F.; Costa, N.; Tavares, J.; Huet, I.. "A staff development program for promoting change in Higher Education teaching and learning practices". editado por Kumar, D.; Turner, J., 405-+. Springer, 2006.
Livro
  1. Andrade, Ana Isabel (coord.); Machado, Jane (coord.); Sá, Cristina Manuela (coord.); Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; et al. Framework for in-service teacher education for sustainability: some principles and strategies. UA Editora. 2022.
    10.48528/qp0z-w569
  2. Costa, Nilza (org.); Andrade, Ana Isabel (org.); Tomaz, Carlota (org.). Formação inicial de professores: experiências e reflexões face ao processo de Bolonha. | Initial teacher training: experiences and reflections on the Bologna process.. UA Editora. 2022.
    10.48528/znck-b106
  3. Juuti, Kalle; Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; Costa, Nilza; et al. Framework for education for sustainability: enhancing competences in education. UA Editora. 2021.
    10.48528/e94f-8142
  4. Afonso, Beatriz; Costa, Nilza; Santos, Leonor. Seminário Formar Professores Hoje: Partilhar Conhecimentos, Experiências e Desafios: livro de atas. | Seminar Training Teachers Today: Sharing Knowledge, Experiences and Challenges: book of proceedings. UA Editora. 2021.
    10.34624/h3sv-t834
  5. Andrade, Ana Isabel; Tomaz, Carlota Fernandes; Silva-Lopes, Betina; Costa, Nilza; Ferreira, Carla. Aprendizagens profissionais de atores educativos: um estudo de avaliação de percursos de formação contínua. | Professional learning of educational actors: an evaluation study of continuous training courses.. UA Editora. 2020.
    10.34624/4ete-pd56
  6. Costa, Nilza; Ambrósio, Susana. Nas raízes do imbondeiro: diálogos com a educação em contexto africano. | In the roots of the imbondeiro: dialogues with education in an African context.. UA Editora. 2019.
  7. Araújo e Sá, M. H.; Cabrita, Isabel; Gonçalves, Manuela; Costa, Nilza. III Fórum CIDTFF: 25 anos de investigação em educação: livro de posters. | III CIDTFF Forum: 25 years of research in education: poster book.. UA Editora. 2019.
  8. Ana Raquel Simões; Mónica Lourenço; Nilza Costa. Teacher Education Policy and Practice in Europe: : Challenges and Opportunities for the Future.. Routledge. 2018.
    10.4324/9781315141763
  9. Costa, Nilza; Matias, Bernardo Filipe; Lopes, Betina. Relatório Final do Projeto Avaliação do Impacto dos Cursos de Mestrado "Desenvolvimento Curricular" e "Ensino das Ciências" (2ª edição/2012-2016) do ISCED da Huíla. | Final Report of the Project to Evaluate the Impact of the Master's Degree Courses in Curriculum Development and Science Teaching (2nd edition/2012-2016) at ISCED Huila. UA Editora. 2018.
  10. Costa, Nilza; Abreu, Margarida. Seminário Internacional Educa&Care: formação de profissionais para melhorar a qualidade da intervenção dos cuidadores informais. UA Editora. 2017.
  11. Gonçalves, Rui Filipe Lopes; Ferreira, Maria Manuela Frederico; Costa, Nilza. Concepções de avaliação no ensino superior. Educación Editora. 2012.
  12. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; José Carlos Morgado; Maria Mauela Esteves; Maria Ângela Rodrigues; Nilza Costa; et al. Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos. 2011.
  13. Martins, Isabel; Marques, Luís; Costa, Nilza; Paixão, Fátima; Praia, João. António Cachapuz : registo de um compromisso com a formação e investigação em educação em ciência. Universidade de Aveiro. 2008.
Poster em conferência
  1. Araújo e Sá, Maria Helena; Costa, N.; Guerra, C.; Lopes, Betina; Lourenço, Mónica; Pinto, Susana; Araújo e Sá, M.; et al. "Jean Monnet Network Euromec: The doctorate experience at the DEP/UA (p. 49)". Trabalho apresentado em I Fórum CITDFF (nacional), 2017.
  2. Fonseca, Maria José; Costa, Nilza. "Avaliação das Aprendizagens em Ensino Clínico de Enfermagem: Percebendo as Estratégias". Trabalho apresentado em XIII Colóquio Pan Americano de Investigação em Enfermagem, 2012.
  3. Fonseca, Maria José; Costa, Nilza. "A avaliação da aprendizagem em ensino clinico de Enfermagem: desocultando conceções dos seus atores". Trabalho apresentado em XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem, 2011.
  4. Simões, Ana; Pinho, C.; Freitas, S.; Costa, N.. "A qualidade de vida e o stress dos alunos de pós-graduação da Universidade de Aveiro". Trabalho apresentado em I Jornadas de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2008.
  5. Cachapuz, A.; Costa, N.; Martins, I.; Loureiro, J.; Marques, L.; Praia, J.; Bettencourt, Teresa. "Ensino das Ciências e Mudança Conceptual: Estratégias Inovadoras de Formação de Professores.". Trabalho apresentado em Forum de Projectos de Inovação e Investigação, 1995.
Recurso online
  1. Andrade, A. I.; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, B.; Carlos, Vânia; Costa, N.; Gonçalves, M.; Lopes, Betina; et al. Teachers educating for sustainability: possibilities from the analysis of research and policy documents. 2020.
  2. Costa, N.; Lourenço, Mónica; Gonçalves, M.; Costa, C.. The laboratories of CIDTFF: Analyzing their past, projecting their future with the CIDTFF researchers. 2020.
Relatório
  1. Equipa de Autoavaliação AERNP; Oliveira, Diana; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa. 2020. Intermediate Report of the Self-Assessment Team of the School Cluster Rio Novo do Príncipe - Cacia [Relatório Intermédio da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe - Cacia].
  2. Sá, P.; Andrade, A. I.; Silva-Lopes; Tomaz, C. F.; Sá, C. M.; Silva, F.; Martins, F.; et al. 2020. Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education. Framework EduS. OI 1 Report from Aveiro team.
  3. Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa; Oliveira, Diana. 2019. Advisory report carried out at the National Air Force Academy of Angola: report on the activities of the visit (18-28 March 2019) [Relatório da Assessoria realizada na Academia da Força Aérea Nacional de Angola: relatório das atividades da visita (18 a 28 de março de 2019)].
  4. Costa, N.; Lopes, B.; Lucas, M.; Cabrita, I.; Gonçalves, M.; Diogo, S.. 2017. Relatório final do estudo de avaliação externa à reforma do Ensino Secundário em São Tomé e Príncipe (2009-2016) [Final report of the external evaluation to the Secondary Education reform in São Tomé and Príncipe (2009-2016)].
  5. Grupo de Avaliação Interna; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa; Oliveira, Diana. 2012. Internal evaluation - Report by the Internal Evaluation Group of the Caramulo School Cluster [Avaliação interna - Relatório do Grupo de Avaliação Interna do Agrupamento de Escolas do Caramulo].
Resumo em conferência
  1. Abreu, Margarida da Silva Neves de; Costa, Nilza; Alcione Leite Silva. "Quais as barreiras à participação de cuidadores informais de pessoas dependentes num programa psico-educacional?". Trabalho apresentado em Jornadas Internacionais de Enfermagem Comunitária, Porto, 2014.
    Publicado
  2. Fonseca, Maria José lopes; Costa, Nilza. "A Avaliação das Aprendizagens em Ensino Clinico de Enfermagem: Percebendo as estratégias.". Trabalho apresentado em XIII Coloquio Pan Americano de Investigação em Enfermagem, Miami, 2012.
    Publicado
  3. Abreu, Margarida da Silva Neves de; Leite, Alcione; Costa, Nilza. "Cuidar de cuidadores de pessoas idosas dependentes: concepção de um programa de intervenção". Trabalho apresentado em IV Simpósio Internacional de Enfermagem de Família, Porto, 2012.
    Publicado
  4. Carrasquinho, S.; Vasconcelos, Clara; Costa, N.; Ribeiro, M. A.. "Problem based learning curriculum unit: Earth internal dynamics". Trabalho apresentado em 33rd International Geological Congress: Geosciences education for the 21st century, Oslo, 2008.
    Submetido
  5. Carrasquinho, S.; Vasconcelos, Clara; Costa, N.. "Problem Solving in Geology Teaching: a preliminary study". Trabalho apresentado em Vth Geoscied International Congress, Bayreuth, 2006.
    Publicado
  6. Vasconcelos, Clara; Marques, L.; Costa, N.; Lopes, B.; Neto, A.; Paixão, F.. "Interdiscipinaridade na resolução de problemas em Ciências Físico-Naturais: um projeto de Investigação em curso". Trabalho apresentado em 3º Simpósio do Ensino das Ciências e da Matemática, Lisboa, 2004.
    Publicado
  7. Loureiro, M. J.; Santos, M. C.; Neto, A.; Praia, J.; Vasconcelos, Clara; Oliveira, T.; Costa, N.; Marques, L.. "Investigação em Educação em Ciência e Práticas Letivas: Dificuldades de Articulação Associadas à formação de Professores". Trabalho apresentado em I Congresso Brasileiro de Formação de Professores, 2003.
    Publicado
  8. Marques, L.; Praia, J.; Vasconcelos, Clara; Neto, A.; Oliveira, T.; Loureiro, M. J.; Santos, M. C.; Costa, N.. "Investigação em Educação em Ciência e Práticas Lectivas: Percepções de Professores-Mestres sobre Dificuldades na sua Articulação". Trabalho apresentado em X Encontro Nacional de Educação em Ciências, Lisboa, 2003.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Belo, Ana Paula Pires Rodrigues. "Supervisão em ensino clínico de enfermagem perspectiva do aluno". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10400.11/2379.

Outros

Outra produção
  1. Las competencias en las políticas de currículum de ciencias: los casos de Brasil y Portugal.. El objetivo de este trabajo es analizar comparativamente las políticas curriculares producidas recientemente en Brasil y en Portugal; se centra en el significante competencia y enfatiza tanto en las aproximaciones como en los distanciamientos y deslices de sentidos de ese concepto. Dicho análisis se desarrolló esencialmente con base en el abordaje del ciclo continuo de políticas de Stephen Ball. C. 2013. Martins, Idalina; Abelha, Marta; Abreu, Rozana Gomes de; Lopes, Alice Casimiro; Abelha, M.; Costa, N.; Martins, I.; De Abreu, R.G.; Lopes, A.C.. http://hdl.handle.net/11328/905.
  2. Development of Nursing Teachers' Conceptions of Assessment Survey: a systematisation of the process. 2012. Gonçalves, Rui Filipe Lopes; Ferreira, Maria Manuela Frederico; Costa, Nilza. http://repositorio.esenfc.pt/?url=DFCBYz.
  3. Construção de um Inventário de Concepções de Avaliação de Docentes de Enfermagem. 2011. Gonçalves, Rui Filipe Lopes; Ferreira, Maria Manuela Frederico; Costa, Nilza. http://repositorio.esenfc.pt/?url=smpOIn.
  4. Aquisição e construção de conhecimento pelos estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico na construção de narrativas reflexivas. 2009. Santos, Elvira Maria Martins dos; Abreu, Wilson Jorge Correia Pinto; Costa, Nilza maria Vilhena Nunes da. http://repositorio.esenfc.pt/?url=NeenvS.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Formação Inicial de Professores de Química na Universidade do Namibe (Angola) - Da caracterização à problematização. | Initial Training of Chemistry Teachers at the University of Namibe (Angola) - From characterization to problematization. VI Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC.
(Brasil)
2023 A Formação Inicial de Professores. Reflexões com base num percurso profissional, nacional e internacional, iniciado nos anos 80 do século XX (palestra de Encerramento convidada). | Initial Teacher Training. Reflections based on a national and international professional journey that began in the 1980s (invited Closing Lecture). VI Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC
(Brasil)
2017 A Educação em Ciências na Era Glocal. Perspetivas e desafios (palestra convidada) | Science Education in the Glocal Age. Perspectives and Challenges (invited lecture) | I Congresso Internacional de Ensino das Ciências. ISCED-Huíla
(Angola)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2007 - Atual Da Caracterização de Práticas de Ensino do Piano em Portugal ao Estudo de Abordagens Sustentadas por Pedagogos de Reconhecido Mérito
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - Atual Assegurando a Gestão das Doenças Crónicas - Implementação de um Programa de Garantia da Qualidade
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2024 CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR E APRENDIZAGEM ACTIVA: PROPOSTA PARA A DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE DO NAMIBE. | CURRICULAR CONTEXTUALIZATION AND ACTIVE LEARNING: A PROPOSAL FOR THE SUBJECT OF FLUID MECHANICS IN THE MECHANICAL ENGINEERING COURSE AT THE UNIVERSITY OF NAMIBE.
Orientador
Ensino das Ciências/Física (Mestrado)
2021 - 2023 ENERGIAS ALTERNATIVAS E SUSTENTABILIDADE EM ANGOLA: UM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-ACÇÃO DIRIGIDO À 10ª CLASSE DO COMPLEXO ESCOLAR Nº101M “ÁLVARO MANUEL BOA VIDA NETO” - MOÇÂMEDES | ALTERNATIVE ENERGIES AND SUSTAINABILITY IN ANGOLA: AN ACTION RESEARCH STUDY AIMED AT THE 10TH GRADE OF SCHOOL COMPLEX Nº101M "ÁLVARO MANUEL BOA VIDA NETO" - MOÇÂMEDES
Orientador
Ensino das Ciências/Física
2011 - 2023 Supervisão da prática pedagógica dos futuros professores do Ensino Secundário em Cabo Verde
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2022 Avaliação como motor das aprendizagens na disciplina de educação laboral? Um estudo centrado em Escolas do Lubango em Angola
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2021 Disciplina de história no ensino primário angolano: do currículo instituído e implementado à apresentação de propostas de melhoria
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2021 Avaliação da produção escrita na disciplina de Língua Portuguesa: um estudo em contexto de formação contínua em S. Tomé e Príncipe
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2020 ENSINO DA FÍSICA E COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES SEM FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA A SUA LECCIONAÇÃO: UM ESTUDO NO COLÉGIO N.º 90 – MISSÃO CATÓLICA DO LUBANGO. | PHYSICS TEACHING AND THE SKILLS OF TEACHERS WITHOUT SPECIFIC TRAINING TO TEACH IT: A STUDY AT COLLEGE N.º 90 - LUBANGO CATHOLIC MISSION.
Orientador
Ensino das Ciências/Física
2018 - 2020 O ENSINO DA FÍSICA E O DESENVOVIMENTO DA CIDADANIA GLOBAL: EXPLORAÇÃO DO TEMA DA ELECTRICIDADE NA 10ª CLASSE NO INSTITUTO TÉCNICO DE FORMAÇÃO DE SAÚDE DO LUBANGO . | PHYSICS TEACHING AND THE DEVELOPMENT OF GLOBAL CITIZENSHIP: EXPLORING THE THEME OF ELECTRICITY IN THE 10TH GRADE AT THE TECHNICAL INSTITUTE FOR HEALTH TRAINING IN LUBANGO.
Orientador
Ensino das Ciências/Física (Master)
2015 - 2020 Pensar a planificação didática na formação contínua: por uma utópica competência de religare os saberes
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2019 ENSINO DA FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A EXPLORAÇÃO DO TEMA RECURSOS ENERGÉTICOS, NUMA PERSPECTIVA GLOCAL, NA ESCOLA DO MAGISTÉRIO DE ONDJIVA. | PHYSICS TEACHING IN INITIAL TEACHER TRAINING: EXPLORING THE THEME OF ENERGY RESOURCES FROM A GLOCAL PERSPECTIVE AT THE ONDJIVA TEACHING SCHOOL.
Orientador
Ensino das Ciências/Física
2014 - 2019 A Educação para a saúde: o familiar cuidador da pessoa com esquizofrenia e a importância da atividade física
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018 Políticas Educativas para a Formação Inicial de Professores: um estudo de caso no ISCED-Huíla (Angola)
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Qualificação Académica e Profissional dos Docentes do Ensino Superior nos Planos de Desenvolvimento Institucional em Angola
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Avaliação de aprendizagens em ensino clínico de Enfermagem: contributos para a praxis
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 Cuidador informal de idosos dependentes: o cuidar, as emoções e as estratégias adaptativas
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 Formação e Profissionalidade: Um estudo na Formação Inicial de Professores do Ensino Básico em Moçambique
Coorientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 Relação supervisiva e desenvolvimento da identidade profissional: Acompanhamento das práticas clínicas dos estudantes de enfermagem
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2016 Avaliação da qualidade em instituições de ensino superior públicas angolanas
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2016 Modelo Gerador de Questões no Reforço da Aprendizagem e Abordagem das Radiações e Conteúdos da Física Moderna no Ensino Secundário
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2016 Supervisão: da Relação Supervisiva À Identidade Profissional
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Mobilidade Estudantil Europeia e Aprendizagem Intercultural numa Universidade Portuguesa
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Formação de estudantes em ensino clínico: intervenção supervisiva do tutor
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 O ensino secundário da física em escolas Timorense: o trabalho laboratorial e o recurso a materiais simples
Orientador
Didáctica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2014 Educação em Química para a sustentabilidade
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2014 Desenvolvimento de competências de avaliação de professores de Física em Angola: contributos para a formação contínua
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2014 A Intencionalidade Educativa do Educador de Infância num contexto de Pedagogia-em-Participação
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2013 A morte e o luto em contexto escolar: das vivências na primeira pessoa à (re)significação do conceito de escola acolhedora
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2012 Educação Científica de Alunos com Currículos Específicos Individuais: um estudo realizado na Fábrica Centro Ciência Viva
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2012 E-assessment em Ensino à distância on-line
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2012 Área de projecto de 12.º ano de escolaridade: seu potencial educativo
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - 2012 Rastreio do cancro da mama no concelho de Aveiro: do estudo dos fatores determinantes da adesão às propostas educativas emergentes
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2012 Avaliação das aprendizagens no Ensino Superior: estudo de um sistema de avaliação na Unidades Curriculares de Projeto de Simulação Empresarial
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2012 Qualidade em Saúde: que trajetos de formação dos enfermeiros?
Coorientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2012 Da Avaliação do Impacte à Articulação da Investigação-Práticas: O caso da Articulação na Formação Didáctica Pós-Graduada de Professores de Ciências e Desafios Futuros
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Avaliação da qualidade dos cursos do 1.º ciclo na área da educação: proposta de um referencial
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Contratos de Autonomia nas Escolas Públicas: Um estudo de caso múltiplo em duas organizações educativas portuguesas
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Física e Contemporaneidade no Ensino Secundário: Um contributo no âmbito da formação de professores
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - 2011 Formando o cidadão desde o jardim-de-infância: o contributo das práticas de avaliação das aprendizagens dos educadores de infância em colaboração com a família
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2011 Trabalho colaborativo docente na gestão do currículo do Ensino Básico: do discurso às práticas
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Avaliação e Regulação das Práticas Docentes: o Papel dos Departamentos Curriculares, no Caso do 1º Ciclo Ensino Básico
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2010 Uma Abordagem Curricular em Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico - um Estudo de Caso em Geometria
Coorientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2010 O Primeiro Ensino Clínico no Percurso Formativo do Estudante de Enfermagem
Coorientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2009 Ensino de Física num Curso Superior de Engenharia. na Procura de Estratégias Promotoras de uma Aprendizagem Activa
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2008 Desenvolvimento de Competências dos Enfermeiros em Contexto de Trabalho
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2008 A Investigação Educacional e as Práticas Lectivas em Ciências – Contributos de um Estudo de Avaliação do Impacte de um Ensino por Resolução de Problemas
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2008 O currículo das Ciências Físicas e Naturais na perspectiva docente: saberes profissionais e possibilidades de acção
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2006 Formação Pós-secundária Não Superior
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2006 Prestação de Cuidados em Contexto Comunitário: das Práticas Clínicas À Construção Identitária
Orientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2004 Formação dos Alunos em Contexto Clínico: um Estudo de Meta-análise
Coorientador
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1999 - 1999 Avaliação Multidimensional de Campos Conceptuais de Mecânica - Papel da Modelização na Aprendizagem
Orientador
Física (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1995 - 1998 Avaliação de desempenho docente e autoavaliação dos professores: conceções e práticas num agrupamento de escolas
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal