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Bruna Bragança é Investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA, no Grupo de Linguística Formal e Experimental e está a a elaborar a tese de doutoramento em Aquisição e Aprendizagem da Língua Não Materna. Concluiu Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem da Criança na especialização Educação e Ensino de Língua, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal em 2013. É licenciada em Professora do Ensino Básico - 1º Ciclo, em 2007, pelo Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação de Santarém. Actualmente também é investigadora no PIPALE (Projecto de Intervenção Preventiva para Aprendizagem da Leitura e da Escrita). As suas principais áreas de investigação são a Aquisição da Língua Materna e da Aquisição da Língua Não Materna em Português, assim como a Linguística Educacional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bruna Cristina Lopes Bragança

Nomes de citação

  • Bragança, Bruna

Identificadores de autor

Ciência ID
561F-DF54-1FE2
ORCID iD
0009-0001-4609-3295

Endereços de correio eletrónico

  • brunabraganca@fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Chinês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019/02/01 - 2023
Em curso
Linguística e Ensino da Língua (Doutoramento)
Especialização em Linguística
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/07/16 - 2018/07/25
Concluído
Leitura e Escrita: aprender, ensinar e avaliar (Outros)
Especialização em Ciências da Linguagem
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17
2013/07/16 - 2013/07/25
Concluído
Criação de materiais para o ensino-aprendizagem de português língua não materna (Outros)
Especialização em Ciências da Linguagem
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
2013/05/01 - 2013/05/31
Concluído
Curso de iniciação ao Mandarim (Outros)
Tabuada das Letras , Portugal
2013
Concluído
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Aquisição de morfologia verbal flexional por crianças bilingues e/ou que não têm o português como língua materna" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2007
Concluído
Ensino Básico - 1º Ciclo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10/01 - 2018/03/20 Professora 1º Ciclo do Ensino Básico Sapinhos da Horta, Portugal
2010/10/01 - 2011/08/01 Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal
2010/02/01 - 2010/07/01 Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal
2009/10/01 - 2009/12/01 Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/07/01 - Atual Aspeto em Português Língua Não Materna - Aquisição e Aprendizagem
SFRH/BD/144888/2019
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2019/09/01 - 2020/06/30 Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (PIPALE)
FCSH/UID/LIN/03213/2019
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/09/01 - 2019/09/30 Aquisição de Linguagem
FCSH/UID/LIN/03213/2019 Aquisição da Linguagem
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/09/01 - Atual Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (PIPALE)
PIPALE
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Batalha, Joana; Lobo, Maria; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. "Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção". Palavras - revista em linha 58-59 (2022): 23-41.
    Publicado
  2. Lobo, Maria; Batalha, Joana; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. "Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 9 (2022): 150-163. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022a11.
    Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln9ano2022a11
  3. Batalha, Joana; Lobo, Maria; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. "Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8 (2021): 40-53. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a4.
    10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a4
Livro
  1. Batalha, Joana; Maria Lobo; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. Instrumento de diagnóstico PIPALE - versão 1. 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Bragança, Bruna Cristina Lopes. "Aquisição de morfologia verbal flexional por crianças bilingues e/ou que não têm português como língua materna". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10362/11294.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/26 Aquisição da morfologia de aspeto gramatical em português por falantes bilingues de mandarim e português: dados de compreensão XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Covilhã, Portugal)
2022/11/23 Desafios de um estudo experimental: as classes aspetuais dos predicados InSemantic2022
(Porto, Portugal)
2022/09/13 Developing an instrument to assess phonological and syntactic awareness in pre-schoolers and primary school children 1st International Conference on Child Studies
(Braga, Portugal)
2022/09 Syntactic complexity in early written development Generative Approaches to Language Acquisition 2022
(Frankfurt, Alemanha)
2022/07/14 Para uma caracterização da complexidade sintática em produções narrativas escritas de níveis iniciais de escolaridade
(Porto, Portugal)
2022/06/16 Early Reading and writing: effects of a preventive intervention program 13th ARLE Conference: Transformations in L1 education: Current Challenges and Future Possibilities
ARLE - Association for Research in L1 Education (Chipre)
2022/04/29 Consciência linguística, leitura e escrita: resultados de um projeto de intervenção preventiva II Encontro de Linguística Aplicada
2022/03/25 Linguistic awareness and early reading and writing EduLing ARLE Seminar
2021/12/01 Aula aberta: Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal) (Lisboa, Portugal)
2021/10/29 Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo
Associação Portuguesa de Linguística (on-line)
2021/07/09 Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção 14º Encontro Nacional da APP
Associação Portuguesa de Professores
2021/06/25 Assessing linguistic awareness: an instrument for pre-readers and beginning readers in European Portuguese ARLE Sig Educational Linguistics. EduLing conference on Linguistic Awareness in L1 Language Teaching
2020/10/30 Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade XXXVI Encontro Nacional da APL
(Lisboa)
2019/01/18 Control and inflected infinitives in L2 Portuguese VI Jornadas De Português Língua Estrangeira – Aquisição E Didática
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/09/01 - Atual Membro organizador do Fórum de Partilha Linguística (2020/10/01)
Seminário

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/07/03 - 2023/07/07 Linguistic aspects and individual differences in child heritage language development (By Professor Vicky Chondrogianni)
Seminário
Lisbon Summer School in Linguistics, 2023
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/07/03 - 2023/07/07 Mapping Educational Linguistics: research trends and methods (B Professors Joana Batalha & Ana Luísa Costa)
Seminário
Lisbon Summer School in Linguistics, 2023
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2022/07/04 - 2022/07/08 Bilingual children’s syntactic knowledge: Ways of assessing its multifaceted dimensions (By Professor Jacopo Torregrossa)
Seminário
Lisbon Summer School in Linguistics, 2022
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09 - 2021/12 Data Analysis and Statistics Using R (by Dr. Sérgio Moreira)
Seminário
Data Analysis and Statistics Using R
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/09 Crosslinguistic influence in bilingualism (By Professor Tanja Kupisch)
Seminário
Lisbon Summer School in Linguistics, 2021
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/09 A State-of-the Art Outlook on the Role of Syntactic Awareness in Language Processing (By Professor Daphnée Simard)
Seminário
Lisbon Summer School in Linguistics, 2021
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/09 Accounting for syntactic variation in Portuguese (By Professors Alexandra Fiéis, Maria Lobo, Ana Madeira and Joana Teixeira)
Seminário
Lisbon Summer School in Linguistics, 2021
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Anaphora resolution in second language acquisition: theory and practice (By Cristóbal Lozano, University of Granada)
Seminário
Lisbon Summer School in Linguistics, 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Native and Non-Native Language Processing (Ian Cunnings, University of Reading, UK)
Seminário
Lisbon Summer School in Linguistics, 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Linguistic interfaces: first and second language acquisition (Susana Correia, Alexandra Fiéis, Maria Lobo, Ana Madeira, Joana Teixeira, NOVA FCSH, CLUNL, Portugal)
Seminário
Lisbon Summer School in Linguistics, 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/11/16 - 2023/11/16 Modelos e Metodologias em Ciências da Linguagem Ciências da Linguagem (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/07/01 - Atual XVI Fórum de Partilha Linguística / 16th Forum for Linguistic Sharing
Membro
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/07/03 - Atual XV Fórum de Partilha Linguística I XV Forum of Linguistic Sharing
Membro
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2023/06/30 - 2023/07/01 XVII Fórum de Partilha Linguística / 17th Forum for Linguistic Sharing Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Distinções

Outra distinção

2014 Subsídio de Mérito Santander Totta