???global.info.a_carregar???
Anabela Marto is currently an Associate Professor at the Department of Informatics at ESTG - Polytechnic of Leiria, covering subjects such as 3D Modelling for video games, Animation, and HCI. She is also an Associate Researcher at CIIC, in the cluster of Computer Graphics and Multimedia Research, mainly focused on Augmented Reality, having more than 30 papers published since 2017, from which more than half as first author. In the last three years she received three awards related to her research in the augmented reality field (yey!). She's graduated in Computer Engineering (at ESTG-IPLeiria), she has a master's degree in Multimedia, specialization in Technologies (at FEUP), and she is a PhD in Informatics (at UTAD).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANABELA GONÇALVES RODRIGUES MARTO

Nomes de citação

  • Marto, Anabela

Identificadores de autor

Ciência ID
561D-7573-DD3D
ORCID iD
0000-0001-6005-288X

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2021/11/05 - 2021/12/10
Concluído
Character Development (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
18
2017/09 - 2020/09/15
Concluído
Informática (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Multisensory Immersive Contents for Cultural Heritage" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2015/09 - 2017/07/20
Concluído
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Especialização em Tecnologias
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Realidade Aumentada Móvel num Contexto de Herança Cultural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2010 - 2010
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Sicó Formação, Sociedade de Ensino Profissional, S.A., Portugal
2004/09 - 2008/09/22
Concluído
Engenharia Informática, ramo de Tecnologias de Informação e Comunicação (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
"Book2Movie - Adaptação de uma obra literária para uma animação 2D " (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Portugal
2018 - 2022/03 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2021 Investigador visitante (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
INOV INESC INOVAÇÃO - Instituto de Novas Tecnologias, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/12 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2020/10 - 2022/01/11 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2014/11 - 2020/10 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011/02/01 - 2012/07/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/07/01 - 2015/08/01 Gestor / Comercial NewCleto, LDA, Portugal
2011/09 - 2012/07 Professor formador (Técnica Superior) Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, Portugal
2011/02 - 2012/07 Assitente Convidado (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2009/02/01 - 2011/02/01 Bolsa de Investigação – Modelação e Animação 3D Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2008/09/01 - 2010/02/01 Docente do Ensino Básico Instituto Vasco da Gama - Escola Básica 2.º e 3.º ciclos, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/03/01 - 2024/09/01 SafeAR: Supporting privacy and confidentiality in augmented reality contexts
2022.09235.PTDC
Orientador
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
2009/02/18 - 2011/02/18 Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o M|I|Mo
---
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual ARWare - Augmented Reality for intelligent WAREhouse management
33432
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "ReforestAR - An Augmented Reality Mobile Application for Reforest Purposes". Trabalho apresentado em VISIGRAPP2021 - 16th International Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, 2022.
  2. "Integrating a Head-mounted Display with a Mobile Device for Real-time Augmented Reality Purposes". 2021.
    10.5220/0010338703130319
  3. "AR Mobile Application to Enhance the Birdwatching Experience". 2020.
    10.23919/cisti49556.2020.9141146
  4. "Advanced technologies for shoe sole production". 2020.
    10.1051/matecconf/202031801012
  5. Marto, Anabela. "SensiMAR - Designing a Multisensory AR System". Trabalho apresentado em 2019 International Conference on Graphics and Interaction (ICGI), Faro, 2019.
  6. Marto, Anabela. "Guard@Lis: A new Augmented Reality Mobile Application for Birdwatching". 2019.
    10.23919/CISTI.2019.8760943
  7. Marto, Anabela. "The Use of New Technologies for Mindo Birdwatching". Trabalho apresentado em The International Conference on Advances in Emerging Trends and Technologies, Guayaquil, 2019.
    Publicado
  8. "Applying UTAUT Model for an Acceptance Study Alluding the Use of Augmented Reality in Archaeological Sites". 2019.
    10.5220/0007364101110120
  9. "The Scope of Multisensory Experiences in Cultural Heritage Sites". 2018.
    10.1109/itcgi.2018.8602968
  10. "DinofelisAR demo augmented reality based on natural features". 2017.
    10.23919/cisti.2017.7975731
  11. Marto, Anabela. "Mobile Augmented Reality in Cultural Heritage Context : Current Technologies". 2017.
    10.1109/EPCGI.2017.8124313
Artigo em revista
  1. Alexandrino Gonçalves; Melo, Miguel; Maximino Esteves Correia Bessa; Rui Silva. "ARAM: A Technology Acceptance Model to Ascertain the Behavioural Intention to Use Augmented Reality". J. Imaging 9 3 (2023): https://www.mdpi.com/2313-433X/9/3/73.
    Acesso aberto • Publicado
  2. "Augmented Reality Games and Presence: A Systematic Review". Journal of Imagining 8 4 (2022): 1-20. https://www.mdpi.com/2313-433X/8/4/91.
    Acesso aberto • Publicado
  3. "A survey of multisensory VR and AR applications for cultural heritage". Computers & Graphics 102 (2022): 426-440. http://dx.doi.org/10.1016/j.cag.2021.10.001.
    10.1016/j.cag.2021.10.001
  4. "Optimization of shoe sole design according to individual feet pressure maps". Computers in Industry 125 (2021): 103375-103375. http://dx.doi.org/10.1016/j.compind.2020.103375.
    10.1016/j.compind.2020.103375
  5. "Development and Evaluation of an Outdoor Multisensory AR System for Cultural Heritage". IEEE Access 9 (2021): 16419-16434. http://dx.doi.org/10.1109/access.2021.3050974.
    10.1109/access.2021.3050974
  6. "Multisensory Augmented Reality in Cultural Heritage: Impact of Different Stimuli on Presence, Enjoyment, Knowledge and Value of the Experience". IEEE Access 8 (2020): 193744-193756. http://dx.doi.org/10.1109/access.2020.3032379.
    10.1109/access.2020.3032379
  7. Anabela Marto; Alexandrino Gonçalves. "Mobile AR: User Evaluation in a Cultural Heritage Context". Applied Sciences (2019): https://www.mdpi.com/2076-3417/9/24/5454.
    10.3390/app9245454
  8. "Mobile AR Performance Issues in a Cultural Heritage Environment". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 9 1 (2018): 15-31. http://dx.doi.org/10.4018/ijcicg.2018010102.
    10.4018/ijcicg.2018010102
  9. Marto, Anabela. "Technology as Means to Recreate Cultural Heritage: An Assessment of some Current Portuguese Projects". International Journal of Cultural Heritage 3 (2018): 62-70. https://www.iaras.org/iaras/home/caijch/technology-as-means-to-recreate-cultural-heritage-an-assessment-of-some-current-portuguese-projects.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. "Using Augmented Reality in Patients with Autism: A Systematic Review". 454-463. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-32040-9_46
  2. "Exploring Cultural Heritage Using Augmented Reality Through Google's Project Tango and ARCore". 93-106. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-05819-7_8
  3. "DinofelisAR: Users' Perspective About a Mobile AR Application in Cultural Heritage". 79-92. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-05819-7_7
Livro
  1. SensiMAR: a Multisensory Mobile Augmented Reality Study for Cultural Heritage. Eliva Press. 2022.
    No prelo
  2. Marto, Anabela. International Conference on Progress in Digital and Physical Manufacturing ProDPM'19 - Book of Abstracts. Springer. 2019.
  3. Marto, Anabela. Realidade Aumentada Móvel num Contexto de Herança Cultural: Um caso de estudo em Conimbriga (Portuguese Edition). Novas Edi{\c{c. 2017.
Poster em conferência
  1. "ReflorestAR - Uma plataforma web de apoio à reflorestação". Trabalho apresentado em ICGI'21 - International Conference on Graphics and Interaction, 2021.
  2. "Aplicação Móvel para Visitas de Estudo Virtuais". Trabalho apresentado em ICGI'21 - International Conference on Graphics and Interaction, 2021.
  3. Marto, Anabela. "Aplicação de Realidade Aumentada destinada à Observação de Aves". Trabalho apresentado em X Congresso de Ornitologia da SPEA, 2019.
  4. Marto, Anabela. "O Renascer (virtual) de Miróbriga". Trabalho apresentado em International Conference on Graphics and Interaction (ICGI’2018, 2018.
Resumo em conferência
  1. "Technological Developments in 3D Reconstruction of Portuguese Cultural Heritage". Trabalho apresentado em ICCGTIM 2019: 21st International Conference on Computer Graphics Technology and Interactive Media, 2019.
    Publicado
  2. Marto, Anabela. "Guard@Lis: Birdwatching Augmented Reality Mobile Application". Trabalho apresentado em Conference abstract of the International Journal of Social and Business Sciences, London, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Marto, Anabela. "Multisensory Immersive Contents for Cultural Heritage". Doutoramento, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, 2020.
  2. Marto, Anabela. "Realidade Aumentada Móvel num Contexto de Herança Cultural". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, 2017. https://sigarra.up.pt/feup/en/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=202761.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/03 - 2021/09 Árvores no pinhal do Rei - Reflorestar com Realidade Aumentada - Módulo I
Coorientador
Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021/03 - 2021/09 Árvores no pinhal do Rei - Reflorestar com Realidade Aumentada - Módulo II
Coorientador
Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - Atual Organizing Committee of the International Conference on Progress in Digital and Physical Manufacturing (2021/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/09/19 Aspectos Emocionais nos eSports: Uma análise comportamental dos adeptos
Arguente
Eulerson Rodrigues (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/02 Aplicação partilhada com realidade aumentada para o Cemitério dos Prazeres
Arguente principal
Diogo Alexandre Freire da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/02 Augmented Reality for Disseminating Cultural and Historical Heritage at Cemitério dos Prazeres
Arguente principal
Giovanna de Oliveira Martinez Lopez (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/01 Gamificação na aprendizagem de Língua Inglesa: desenvolvimento de conteúdos imersivos de realidade virtual
Arguente principal
Rafael Darque da Costa Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/01 RV imersiva para o setor imobiliário: Desenvolvimento de aplicação e avaliação do impacto de diferentes níveis de interação e fidelidade visual
Arguente principal
Samuel Filipe Silveira Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/09 Interfaces Colaborativas para Interação em Realidade Aumentada
Arguente principal
Bianca Letícia Albuquerque Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/09 Colaboração em Realidade Aumentada
Arguente principal
Daniel de Oliveira Murteira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 Desenvolvimento e avaliação de interfaces de seleção em ambientes imersivos
Arguente principal
Samuel Octávio Varandas Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/11/05 - Atual International Conference on Graphics and Interaction (ICGI¿2018 Faculty of Engineering of the University of Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Principles of Animation
2018 - Atual 3D Modelling
2014/11 - Atual Tecnologias Multimédia (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Laboratório Audiovisual (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Ferramentas Web (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Projeto Multimédia (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Tecnologias Audiovisuais (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Tecnologias de Vídeo (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Ilustração e Animação Digital (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Sistemas Gráficos e Interação (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2008/09 - 2010/02 Tecnologias da Informação e Comunicação (Outros) Instituto Vasco da Gama - Escola Básica 2.º e 3.º ciclos, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/12/02 - Atual The Versatilist Immersive learning

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/11/30 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos Secretary
2021/11/04 - Atual Portuguese Eurographics Chapter Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/11 - Atual Scientific Committee of the International Conference on Graphics and Interaction - ICGI'2021
Distinções

Prémio

2021 Best Poster Award - received at 16th International Conference on ComputerGraphics Theory and Applications(GRAPP/VISIGRAPP)
2021 Best Journal Paper Award - awarded by EUROGRAPHICS Portuguese Chapter
2019 Best Student Paper Award - awarded by EUROGRAPHICS Portuguese Chapter