???global.info.a_carregar???
Ricardo Soares has a degree and a master's in Education Sciences. Currently, he is a PhD Fellow (FCT funded, 2021.04599.BD) at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) of the Faculty of Psychology and Education Sciences – University of Porto. He is developing the project "Educational implications of populism in Portugal: from individual attitudes to collective narratives on social media". He employs a mixed research approach and is comfortable with a range of methods, from the most qualitative (such as interviews and/or focus groups) to the quantitative. So far, his research has focused on: populism; youth civic and political participation; new media (mainly social media); digital and media literacies; and political and media education. He has already participated in some funded research projects, and he is the author of some scientific publications. Additionally, he has organised and participated in some scientific events, where he presented his work.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Soares
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Soares, Ricardo
  • Soares, R.

Identificadores de autor

Ciência ID
551C-E719-76B4
ORCID iD
0000-0002-1955-7832

Endereços de correio eletrónico

  • ricardosoaresfpceup@gmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências Políticas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021/09 - 2026
Em curso
Programa Doutoral em Ciências da Educação [Doctoral Program in Education Sciences] (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Implicações educativas do populismo em Portugal: das atitudes individuais às narrativas coletivas nas redes sociais online [Educational implications of populism in Portugal: from individual attitudes to collective narratives on social media]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2021
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas (certificado n.ºF708941/2021) [Pedagogical Aptitude Certificate] (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2018 - 2020
Concluído
Ciências da Educação [Master in Education Sciences] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Na nuvem d@s nativ@s digitais: navegando por usos e efeitos de práticas juvenis em redes sociais online [In the cloud of digital natives: navigating through the uses and effects of youth practices in social media] (19 [out of 20])" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 [out of 20]
2019/04/13 - 2019/04/13
Concluído
Workshop - Gestão de Referências Bibliográficas com o Programa EndNote [Workshop - Management of Bibliographic References with the EndNote Program] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/02/11 - 2019/03/18
Concluído
Curso - Análise Qualitativa com o apoio do NVivo [Course - Qualitative Analysis with the support of NVivo] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
18
2015 - 2018
Concluído
Ciências da Educação [Degree in Education Sciences] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
17 [out of 20]
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2025/11 - 2025/12 Investigador (Investigação) APLIXAR - Expertise in Applied Research, Intervenção, Inovação, Impacto, LDA., Portugal
APLIXAR - Expertise in Applied Research, Intervenção, Inovação, Impacto, LDA., Portugal
2021/05 - 2021/08 Investigador (Investigação) APLIXAR - Expertise in Applied Research, Intervenção, Inovação, Impacto, LDA., Portugal
APLIXAR - Expertise in Applied Research, Intervenção, Inovação, Impacto, LDA., Portugal
2020/08 - 2021/05 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018/11 - 2020/07 Investigador (Investigação) Universidade do Porto SINCLab - Social Inclusion Laboratory, Portugal
Universidade do Porto SINCLab - Social Inclusion Laboratory, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10 - 2023/09 Membro de Comissões (9) de Avaliação Externa [Member of External Evaluation Committees] Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
2021/05 - 2021/11 Membro de Comissão de Avaliação Externa [Member of External Evaluation Committee] Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
2021/07 - 2021/10 Acompanhamento administrativo de projeto de Investigação [Administrative monitoring of research project] Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2021/07 - 2021/09 Investigador (análise de dados) [Researcher (data analyst)] Universidade do Porto SINCLab - Social Inclusion Laboratory, Portugal
Universidade do Porto SINCLab - Social Inclusion Laboratory, Portugal
2019/09 - 2019/10 Recolha de dados através da realização de um inquérito por questionário (presencial) [Data collection through a questionnaire survey (face-to-face)] Centro de Desporto da Universidade do Porto, Portugal
Centro de Desporto da Universidade do Porto, Portugal
2018/01 - 2018/06 Mediador socioeducativo (estagiário) [socioeducational mediator (intern)] Escola Dragon Force de Hóquei Patins de Fânzeres, Portugal
Escola Dragon Force de Hóquei Patins de Fânzeres, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/10/01 - 2025/09/30 Implicações educativas do populismo em Portugal: das atitudes individuais às narrativas coletivas nas redes sociais online [Educational implications of populism in Portugal: from individual attitudes to collective narratives on social media]
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2025/11 - Atual PlayComp: Alfabetización videolúdica del profesorado e implementación de un recurso para el desarrollo ético y socioemocional en educación secundaria desde los videojuegos independientes
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universitat de les Illes Balears (UIB), Espanha

Universidad de Cantabria (UC), Espanha

Universidad de Salamanca, Espanha

Universidad de Almería, Espanha

UNIR (Universidad Internacional de La Rioja), Espanha

Universitat Pompeu i Fabra (UPF), Espanha

Universitat de Barcelona (UB), Espanha

Universidad Pública de Navarra (UPNA), Espanha

Universidade de Vigo, Espanha

Tampere University Centre of Excellence in Game Culture Studies, Finlândia
Agencia Estatal de Investigación de España
Em curso
2024/07 - Atual SINCRONY: interSectIonal iNClusion in delibeRation and participatiON with Youth
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Alma Mater Studiorum - Universita di Bologna, Itália

ALDA - Association Europeenne Pour la Democratie Locale, Bélgica

WeDo Project Intelligence Made Easy, Espanha

Aalborg Universitet, Dinamarca

Turun yliopisto, Finlândia

Universitaet Innsbruck, Áustria

Université de Genève, Suiça

The University of Manchester, Reino Unido
Horizon Europe
Em curso
2021/07 - 2021/10 DISK - Digital Immigrants Survival Kit
Acompanhamento administrativo [Administrative monitoring]
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Etairia Draseon Epimorfosis, Grécia

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Ossiannilsson Quality Open Online Learning Consultancy, Suécia

European Foundation for Quality in Blended Learning, Áustria

Training 2000 psc, Itália
European Commission
Concluído
2020/08 - 2021/05 Estudo sobre a Participação Política dos Jovens em Portugal [Youth Political Participation in Portugal]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian (Fórum Gulbenkian Futuro)
Concluído
2017 - 2018 Associações e Associativismo em 30 anos de Ciências da Educação no Porto [Associations and Associativism in 30 years of Educational Sciences in Porto]
Projeto Associações e Associativismo
Programa de iniciação à investigação para estudantes do 1ºciclo (50h) [Program of initiation to research for students (50h)]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
2016 - 2017 Mentoria no Ensino Superior - o projeto de Mentoria da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto [Mentoring in Higher Education - the Mentoring project of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto]
Projeto Mentoria no Ensino Superior
Programa de iniciação à investigação para estudantes do 1ºciclo (40h) [Program of initiation to research for students (40h)]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/09 - 2024/06 Projeto de "Voluntariado Estudantil - Combater o insucesso e o abandono escolar" [Student Volunteering project - Combating School Failure and Early School Leaving]
Voluntariado Universidade do Porto
Voluntário (21h) [Volunteer (21h)]
Universidade do Porto, Portugal
Concluído
2017/11 - 2018/04 Projeto de Intervenção Educação pelos Pares (PNEP) [Peer Education Intervention Project]
Voluntário (26h) [Volunteer (26h)]
A Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA , Portugal
A Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Soares, Ricardo; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla. Autor correspondente: Soares, Ricardo. "Political Influencers e Educação Política: exemplos de Portugal". Trabalho apresentado em XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Porto, 2024.
    No prelo
Artigo em revista
  1. Soares, Ricardo; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla. Autor correspondente: Malafaia, Carla. "What Drives Young Adults’ Populist Attitudes? An Analysis of the Predictors of Populism in Portugal". Populism 8 2 (2025): 210-237. https://doi.org/10.1163/25888072-bja10080.
    Publicado • 10.1163/25888072-bja10080
  2. Soares, Ricardo; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla. Autor correspondente: Malafaia, Carla. "Pode a educação atenuar o crescimento do populismo e da extrema-direita? O papel da escolaridade e das experiências educacionais na construção da democracia". Educação, Sociedade & Culturas 69 (2024): 1-20. https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/1127.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24840/esc.vi69.1127
  3. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Which Dimensions Are Related to Populist Attitudes: An Educational View Based on a Systematic Literature Review". Societies 14 9 (2024): https://www.mdpi.com/2075-4698/14/9/191#.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/soc14090191
  4. Soares, Ricardo; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla. "Perfis de envolvimento cívico e político juvenil nas redes sociais: explorando atitudes e comportamentos". Configurações 27 (2021): 39-55. https://journals.openedition.org/configuracoes/11850.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/configuracoes.11850
Capítulo de livro
  1. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Populismo, emoções e política: o papel das caraterísticas socioeconómicas, da confiança na classe política e da satisfação com a democracia". In Emoções e comportamento eleitoral em Portugal, editado por José Manuel Rivera Otero; Nieves Lagares Diez; Erika Jaráiz Gulías; Patrício Costa, 315-340. Lisboa, Portugal: Imprensa de Ciências Sociais, 2025.
    Publicado
  2. Soares, Ricardo; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla. Autor correspondente: Malafaia, Carla. "The tug-of-war of democracy: political polarization and democratic resilience in the Twitter/X activity of youth groups". In Everyday Democracy – Building resilience against polarization and radicalization, editado por Pernilla Severson; Emma Ricknell. Berlim, Alemanha: De Gruyter Brill, 2025.
    Aceite para publicação
Edição de livro
  1. Caramelo, João; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Coelho, Rita; Soares, Filipa; Sousa, Inês; Mesquita, Joana; et al, ed. Livro de Resumos do VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Atuais na Investigação em Educação - Agendas Emergentes. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). 2023.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Dimensões do populismo ao nível dos indivíduos: o que nos diz a literatura". Trabalho apresentado em XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, 2022.
  2. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Literacias digitais e mediáticas: (auto)perceções juvenis, influências e relações". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2020.
Recurso online
  1. PRADA DA SILVA, DIOGO F. ; Soares, Ricardo; JALALI, CARLOS; Menezes, Isabel; Costa, Patrício. Autor correspondente: PRADA DA SILVA, DIOGO F.. Understanding the emotions underlying populism: a scoping review protocol. 2025. https://osf.io/4jbx3.
    https://doi.org/10.17605/OSF.IO/4JBX3
Relatório
  1. Costa, Ana Luísa; Soares, Ricardo; Piedade, Filipe; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla; Silva, Sofia Marques; Menezes, Isabel. 2024. Analysis of youth participation narratives and practices on social media: Portuguese National Report.
  2. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Menezes, Pedro; Ferreira, Pedro Daniel. 2022. A Participação Política da Juventude em Portugal - Formas emergentes de participação: Etnografia online com coletivos ativistas. https://gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2022/03/Relato%CC%81rio-04-final-1_red.pdf.
Resumo em conferência
  1. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Implicações educativas do populismo em Portugal: das atitudes individuais às narrativas coletivas nas redes sociais". Trabalho apresentado em XIII Congresso Português de Sociologia, Ponta Delgada, 2025.
    Publicado
  2. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Pode a Educação ser uma das chaves-mestras para que as Portas que Abril abriu não se cerrem? O papel da escolaridade e das experiências educacionais na construção da democracia". Trabalho apresentado em XXXII Colóquio Internacional AFIRSE Portugal, Lisboa, 2025.
    Publicado
  3. Soares, Ricardo; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla. "Populist Narratives, Imagery And Strategies: The Online Political Actions Of Portuguese Youth Groups". Trabalho apresentado em 16th Conference of the European Sociological Association (ESA) "Tension, Trust, and Transformation", Porto, 2025.
    Publicado
  4. Soares, Ricardo; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla. "Quando os influencers se conectam com a política: potencialidades e riscos para a democracia". Trabalho apresentado em XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Porto, 2024.
    Publicado
  5. Soares, Ricardo; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla. "Pode a educação atenuar o crescimento do populismo?: reflexões a partir da análise do eleitorado juvenil do Chega e da atividade política online da sua juventude partidária". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education (ICRE'24), Porto, 2024.
    Publicado
  6. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Who are the populist young adults? An analysis of the predictors of populist attitudes". Trabalho apresentado em International Colloquium Emotions, Narratives and Identities in Politics, Populism and Democracy, Coimbra, 2024.
    Publicado
  7. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Populist Profiles of Portuguese Young Adults: Differences in Emotional, Media and Political Dimensions". Trabalho apresentado em HEPP4 Helsinki Conference on Emotions, Polarisation and Populism, Helsinki, 2023.
    Publicado
  8. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "As atitudes populistas e pluralistas de jovens-adultos/as: quais as relações com dimensões ligadas à política e às emoções?". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional Sinergias para a Transformação Social - Educação, Transformação Social e Cidadania Global: debates, caminhos e sentidos do político, Porto, 2023.
    Publicado
  9. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "O estudo do populismo ao nível dos indivíduos: o contributo dos resultados de uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Porto, 2023.
    Publicado
  10. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "O fenómeno do populismo a nível individual: influências e relações a partir de uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, Lisboa, 2022.
    Publicado
  11. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "@s nativ@s digitais e as redes sociais online: dos comportamentos cívicos e políticos às potencialidades e riscos para a democracia". Trabalho apresentado em IV IINEDU 2021: Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação, 2021.
    Publicado
  12. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Literacias digitais e mediáticas: (auto)perceções juvenis, influências e relações". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 2020.
    Publicado
  13. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Pela nuvem d@s nativ@s digitais: uma navegação pelos usos e efeitos cívicos e políticos de práticas juvenis em redes sociais online". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 2020.
    Publicado
  14. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Through Internetricad@s' cloud: navigating through the uses and effects of youth practices in social media". Trabalho apresentado em IJUP 13.º Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto, Porto, 2020.
    Publicado
  15. Cardoso, Carla; Medina, Teresa; Nunes, Sofia; Soares, Ricardo. "Associations and associativism in the 30 years of Educational Sciences in the University of Porto". Trabalho apresentado em ESREA Between Global and Local: Adult Learning and Communities Network Education 2030 & Adult Learning: Global Perspectives and Local Communities - Bridges or Gaps? Agendas, praxis and research, Opatija, 2018.
    Publicado
  16. Cardoso, Carla; Medina, Teresa; Nunes, Sofia; Soares, Ricardo. "Associations and associativism in the 30 years of Educational Sciences in the University of Porto". Trabalho apresentado em IJUP 11º encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto, Porto, 2018.
    Publicado
  17. Ferreira, Elisabete; Medina, Teresa; Pereira, Renata; Soares, Ricardo; Sousa, Salomé. "Mentors in Mentoring - meanings and experiences of integration in Higher Education". Trabalho apresentado em IJUP 10º encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto, Porto, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Soares, Ricardo. "Na nuvem d@s nativ@s digitais: navegando por usos e efeitos de práticas juvenis em redes sociais online [In the cloud of digital natives: navigating through the uses and effects of youth practices in social media]". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2020. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/129351/2/422536.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/07/10 Implicações educativas do populismo em Portugal: das atitudes individuais às narrativas coletivas nas redes sociais XIII Congresso Português de Sociologia
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2025/02/07 Pode a Educação ser uma das chaves-mestras para que as Portas que Abril abriu não se cerrem? O papel da escolaridade e das experiências educacionais na construção da democracia XXXII Colóquio Internacional AFIRSE Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/11/15 Quando os influencers se conectam com a política: potencialidades e riscos para a democracia XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2024/08/30 Populist Narratives, Imagery And Strategies: The Online Political Actions Of Portuguese Youth Groups 16th Conference of the European Sociological Association (ESA)
Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2024/07/19 Pode a educação atenuar o crescimento do populismo?: reflexões a partir da análise do eleitorado juvenil do Chega e da atividade política online da sua juventude partidária Porto International Conference on Research in Education (ICRE'24)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2024/02/02 Remar contra a maré da "desdemocratização" e do populismo: a relação entre educação formal e atitudes políticas de jovens-adultos/as V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2024/01/26 Who are the populist young adults? An analysis of the predictors of populist attitudes International Colloquium "Emotions, Narratives and Identities in Politics, Populism and Democracy"
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/12/15 Redes sociais e populismo: das dimensões individuais à observação de ações políticas online XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/12/12 Populist Profiles of Portuguese Young Adults: Differences in Emotional, Media and Political Dimensions HEPP4 Conference "Emotions, populism and polarised politics, media, and culture" (online)
University of Helsinki (Helsinki, Finlândia)
2023/10/26 Perfis populistas de jovens-adultos/as: diferenças ao nível ideológico, de confiança institucional, de comportamento eleitoral e de caraterísticas socioeconómicas III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania
Universidade Lusófona de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/07/06 As atitudes populistas e pluralistas de jovens-adultos/as: quais as relações com dimensões ligadas à política e às emoções? III Encontro Internacional Sinergias para a Transformação Social - Educação, Transformação Social e Cidadania Global: debates, caminhos e sentidos do político
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/02/04 O estudo do populismo ao nível dos indivíduos: o contributo dos resultados de uma revisão sistemática da literatura VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2022/12/16 (poster) Dimensões do populismo ao nível dos indivíduos: o que nos diz a literatura XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Unversidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/09/15 O fenómeno do populismo a nível individual: influências e relações a partir de uma revisão sistemática da literatura XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/12/17 (sci-flash) Implicações educativas do populismo em Portugal das atitudes individuais às narrativas coletivas nas redes sociais online XIII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/07/09 @s nativ@s digitais e as redes sociais online: dos comportamentos cívicos e políticos às potencialidades e riscos para a democracia IV IINEDU 2021: Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (online)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/09/12 (poster) Literacias digitais e mediáticas: (auto)perceções juvenis, influências e relações XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (online)
Faculdade de Psicologia e de Ciências das Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/09/11 Pela nuvem d@s nativ@s digitais: uma navegação pelos usos e efeitos cívicos e políticos de práticas juvenis em redes sociais online XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (online)
Faculdade de Psicologia e de Ciências das Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/02/12 Through Internetricad@s' cloud: navigating through the uses and effects of youth practices in social media IJUP 13º Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto
(Porto, Portugal)
2017/05/03 Influências nas escolhas e percursos para o ensino superior de estudantes da Universidade do Porto: das questões de género às desigualdades provenientes de diferentes percursos educativos no secundário IV Seminário de Metodologias de Investigação: Partilhar experiências
Faculdade de Psicologia e de Ciências das Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/06/26 - 2025/06/28 Membro da Comissão Organizadora do Congresso da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política [Member of the Organizing Committee of Congress of the Ibero-Latin American Association of Political Psychology ] (2025/06/26 - 2025/06/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2024/08/27 - 2024/08/30 Membro da Equipa de Apoio Local da 16ª Conferência da Associação Europeia de Sociologia [Local Support Team Member of 16th Conference of the European Sociological Association] (2024/08/27 - 2024/08/30)
Conferência (Outra)
European Sociological Association, França
2023/02/03 - 2023/02/04 Membro da Comissão Organizadora do VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação [Member of the Organizing Committee of VII ENJIE - National Meeting of Young Researchers in Education] (2023/02/03 - 2023/02/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação & Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/12/15 - 2022/12/16 Membro da Equipa de Apoio do XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação [Member of the Support Team of XIV International Seminar of Doctoral Program in Education Sciences] (2022/12/15 - 2022/12/16)
Seminário (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/06/13 - 2019/06/14 Membro da Equipa de Apoio do I Seminário Internacional CAFTE: "Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas [Member of the Support Team of I CAFTE International Seminar: "Curriculum, Evaluation, Training and Educational Technologies] (2019/06/13 - 2019/06/14)
Seminário (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/07/11 - 2018/07/13 Membro do Staff do Congresso Internacional '50 anos depois da Pedagogia do Oprimido' [Member of the Staff of the International Congress '50 years after the Pedagogy of the Oppressed'] (2018/07/11 - 2018/07/13)
Congresso (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/06/22 - 2018/06/23 Membro da Comissão Organizadora do I SIM'18: Seminário Internacional de MENTORIA: Vivências e práticas de Mentoria no Ensino Superior [Member of the Organizing Committee of ' I SIM'18 - International Seminar of Mentoring: Mentoring Experiences and Practices in Higher Education] (2018/06/22 - 2018/06/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/05/03 - 2017/05/03 Membro da Comissão Organizadora do IV Seminário de Metodologias de Investigação: Partilhar experiências [Member of the Organizing Committee of IV Seminar of Research Methodology: Sharing experiences] (2017/05/03 - 2017/05/03)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/11/11 - 2025/11/11 Participação no painel "Masculinidades, discursos e redes sociais" [Participation in the panel "Masculinities, discourses and social media"]
Encontro
2ª DEI Summit Nacional para a Diversidade, Equidade e Inclusão
Pavilhão do Conhecimento-Centro Ciência Viva, Portugal
2025/11/10 - 2025/11/10 Participação na Mesa-Redonda "Conflitos atuais, extrema-direita e risco à democracia" [Participation in the Round Table "Current conflicts, the far right and the threat to democracy"]
Outro
XXXIII Semana da Psicologia e das Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2025/06/27 - 2025/06/28 Moderador de Sessões Paralelas (2) [Moderator of Parallel Sessions (2)]
Congresso
Congresso da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2025/06/27 - 2025/06/27 Participação na Mesa-Redonda "Investigação emergente na área da Psicologia e Educação Política" [Participation in the Round Table "Emerging research in the field of Psychology and Political Education"]
Congresso
Congresso da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2025/06/26 - 2025/06/26 Dinamizador da Tour Política "Pensar a democracia pelos caminhos da Revolução de 1974" [Organiser of the Political Tour: "Thinking about democracy through the pathways of the 1974 Revolution"]
Congresso
Congresso da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2025/02/07 - 2025/02/07 Moderador de Ateliê de Apresentação de Comunicações [Moderator of Presentation Session]
Outro
XXXII Colóquio Internacional AFIRSE Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024/12/04 - 2024/12/04 Moderador da Sessão Paralela "Diversidade e Integração" [Moderator of the Parallel Session "Diversity and Integration"]
Seminário
I Jornadas de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2024/08/27 - 2024/08/27 Dinamizador da Sociological Walk "Thinking about democracy through the pathways of the 1974 Revolution" [Organiser of the Sociological Walk: "Thinking about democracy through the pathways of the 1974 Revolution"]
Conferência
16th Conference of the European Sociological Association (ESA)
European Sociological Association, França
2024/05/18 - 2024/05/18 Orador convidado [invited speaker] "Pode a educação atenuar o crescimento do populismo?: um olhar sobre os desafios presentes"
Outro
III Jornadas de Ciências da Educação (online)
AFPCEUP (Associação de Estudantes Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), Portugal
2023/09/25 - 2023/09/25 Moderador da Sessão Paralela "Inédito Viável" [Moderator of the Parallel Session "Inédito Viável"]
Encontro
Encontro Franco-Luso-Brasileiro de Educação Popular: Pedagogia do Oprimido e da Esperança na contemporaneidade (online)
Coletivo de Leitoras Paulo Freire Paris / Instituto Paulo Freire Portugal / CIIE-FPCEUP, Portugal
2023/03/27 - 2023/03/27 Orador na sessão sobre "Cidadania e Participação Cívica dos Jovens" [Speaker at the session on "Youth Citizenship and Civic Participation"]
Outro
Cidadania e Participação Cívica dos Jovens
Escola Secundária Dr. Joaquim Ferreira Alves, Portugal
2022/06/08 - 2022/06/09 Moderador da mesa redonda "Há vida no interior: jovens pelas suas comunidades" [Moderator of the round table "There is life in the countryside: young people for their communities"]
Seminário
III Seminário Internacional JEDI / Conferência final do projeto GROW.UP - Jovens a crescer em regiões de fronteira
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/07/09 - 2021/07/10 Moderador da Sessão Paralela "Escola, Participação e Inclusão" [Moderator of the Parallel Session "School, Participation and Inclusion"]
Seminário
IV IINEDU Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (online)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/07/09 - 2021/07/10 Orador na Sessão de Encerramento [Speaker at the Closing Session]
Seminário
IV IINEDU Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (online)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2025/06/26 - 2025/06/28 Congresso da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política [Congress of the Ibero-Latin American Association of Political Psychology] Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025/05 - Atual Reviewer - YOUNG (1103-3088) Sage Journals
2025/02 - Atual Reviewer - Political Psychology (1467-9221) Wiley
2025/01 - Atual Reviewer - European Journal of Cultural and Political Sociology (2325-4823) MIT Press

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/10 - 2023/09 Membro de Comissões (9) de Avaliação Externa [Member of External Evaluation Committees]
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
2021/05 - 2021/11 Membro de Comissão de Avaliação Externa [Member of External Evaluation Committee]
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/11/24 - 2023/11/24 Aula no âmbito da Unidade Curricular "Educação, Redes Sociais e Política Visual" (3 horas) [Class in the Curricular Unit "Education, Social Media and Visual Politics" (3 hours)] Mestrado em Ciências da Educação (Domínio de "Educação, Política e Democracia: Participação e cidadania juvenil") (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2025/10/02 Quem são os influencers radicais que aliciam os jovens Jornal Expresso
2025/07/15 Jovens, Populismo e Educação: um fenómeno em análise Newsletter UP-FPCE
2025/06/01 Populares e vistos como ídolos, ‘influencers’ alimentam narrativas extremistas entre os jovens Agência Lusa
2025/06/01 Educadores sentem-se numa “competição desleal” com as redes sociais para formar jovens Agência Lusa

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2025/10/03 - 2025/10/03 Reportagem SIC [Report by SIC] 'Secretas' portuguesas preocupadas com popularidade de 'influencers' radicais que incitam ao ódio e violência
2025/10/03 - 2025/10/03 Reportagem RTP [Report by RTP ] Influencers radicais: queixas sobre discurso de ódio crescem 65%

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/06 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) [Portuguese Society of Education Sciences] Membro [Member]

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/10 - Atual Membro da comunidade prática de investigação 'Participação, Comunidades e Educação Política' [Membership of CIIE's 'Participation, Communities and Political Education' research and training group]
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018/10 - 2019/06 Membro Suplente do Conselho Pedagógico [Alternate member of the Pedagogical Council]
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/09 - 2024/06 Voluntário no Projeto da Universidade do Porto "Voluntariado Estudantil - Combater o insucesso e o abandono escolar" [Volunteer in the University of Porto project: "Student Volunteering - Combating School Failure and Early School Leaving"] (anónimo)
2016/09 - 2019/07 Membro e coordenador do projeto Mentoria-FPCEUP [Member and coordinator of the Mentorship project FPCEUP] (anónimo)
2017/10 - 2018/05 Embaixador e Colaborador no projeto Mentoria.PRO - Programa de Mentoria Profissional FPCEUP [Ambassador and Collaborator of the Mentoria.PRO project - Professional Mentoring Program FPCEUP]