???global.info.a_carregar???
Assistant Professor (English / German) at the Polytechnic Institute of Beja My research interests include the fields of literary/cultural studies, tourism and literature, surveillance studies, languages for specific purposes (English and German).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Rodrigues

Identificadores de autor

Ciência ID
5318-1028-F183
ORCID iD
0000-0003-1796-9013

Endereços de correio eletrónico

  • joao.rodrigues@ipbeja.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2018/09
Concluído
Línguas, Literaturas e Culturas, Estudos Portugueses e Alemães (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses e Alemães
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
18 valores
2015
Concluído
Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A vigilância nos romances Surveillance, de Jonathan Raban, e Teil der Lösung, de Ulrich Peltzer" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção
2007
Concluído
Mestrado em Estudos Germanísticos (Mestrado)
Especialização em Literatura e Cultura Alemães
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"O espaço no romance Faserland, de Christian Kracht" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2004
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães - Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
18
2003
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
18
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2020/09/03 - 2021/11/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2016 - 2020 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2005 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2023 Skills 4 Pós-Covid – Competências para o futuro no ensino superior
POCH-02-53I2-FSE-000044
Investigador
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
Concluído
2021/07 - 2022/12 Link Me Up – 1000 ideias - Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo
Investigador
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Literatura Comparada
UID/ELT/00500/2019
Universidade do Porto Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, João; Ramos, Maria João. "Mariana Alcoforado and the making of Beja as a literary tourism destination". Trabalho apresentado em XI International Tourism Congress. The Image and Sustainability of Tourism Destinations., Funchal, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rodrigues, João. "Memes in the language classroom? Why not?". APPI eJournal (2022): 19-20.
    Publicado
  2. Rodrigues, João. "Literatura de turismo sobre o Algarve: o caso dos romances de Rolf Osang". Dos Algarves: a Multidisciplinary e-Journal 37 (2020): 36-50. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/229.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Rodrigues, João. "Uma (re)leitura do romance A Caverna, de José Saramago, à luz dos Surveillance Studies". Cadernos de Literatura Comparada 40 (2019): 271-286. https://ilc-cadernos.com/index.php/cadernos/article/view/546.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Rodeiro, Helena; Rodrigues, João. "How to engage learners in extensive reading". The APPI eJournal 16 (2019): 21-28.
    Publicado
  5. Rodrigues, João. "Exploring Career Videos – a suggestion for ESP courses". APPI eJournal 14 (2017): 25-30.
    Publicado
  6. Rodrigues, João. ""Öffentlicher Raum: Man hat Rechte." - Grenzen zwischen öffentlichen und privaten Räumen in Teil der Lösung (2007) von Ulrich Peltzer". REAL - Revista de Estudos Alemães 3 (2012): 125-140.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, João. "The Museum In & Out". In Criatividade, inovação e empreendedorismo: Uma análise dos projetos Link Me Up 1000 ideias (2nd Batch) no IPBeja, 6-17. Beja, Portugal: Instituto Politécnico de Beja, 2022.
    Publicado
  2. Rodrigues, João. "Zum Motiv der Countersurveillance im Roman Teil der Lösung von Ulrich Peltzer". In Vom Experiment zur Neuorientierung. Forschungswege der Germanistik im 21. Jahrhundert, editado por Ana Maria Bernardo, Fernanda Mota Alves, Ana Margarida Abrantes, 103-118. Alemanha: Frank & Timme, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Rodrigues, João. O Espaço no Romance Faserland de Christian Kracht. Coimbra, Portugal: MinervaCoimbra/Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos. 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A vigilância nos romances Surveillance, de Jonathan Raban, e Teil der Lösung, de Ulrich Peltzer". Doutoramento, 2015.
  2. "O espaço no romance Faserland, de Christian Kracht". Mestrado, Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, 2007.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/17 Tips on task design for ESP courses APPI Regional Seminar | The Art of Teaching EFL to surprise and dazzle
Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Vila Nova de Santo André, Portugal)
2023/05/14 Tips on how to integrate language learning influencers in the classroom 36th Annual APPI Conference. The (He)Art of of Teaching EFL
Associação Portuguesa de Professores de Inglês/ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/04/19 Tourism and Management ERASMUS perspectives: ESTIG's academic offer in English. International Perspectives on Tourism & Management/IPBeja ERASMUS Week 2023
Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
2023/02/11 Language learning influencers in the classroom - why not? APPI Regional Seminar Seia - Moving forward
Associação Portuguesa de Professores de Inglês / Escola Secundária de Seia (Seia, Portugal)
2022/12/14 Bringing museums and communities closer together: a co-creation project I Jornadas de Inovação e Desenvolvimento Regional (IDR) 2022
LIDERE - Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Beja, Portugal)
2022/10/01 Language learning influencers. How can they help us? APPI Regional Seminar Loulé - Refresh. Recharge. Restart/Escola Secundária de Loulé
Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Loulé, Portugal)
2022/07/07 Memes como ferramenta de ensino-aprendizagem em aulas de língua estrangeira: um exemplo de aplicação em aulas de língua alemã 2nd International Congress on 21st Century Literacies
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2022/06/24 Avaliação em aulas de língua estrangeira em tempos de pandemia: o caso de unidades curriculares de língua alemã para turismo Conferência De Cada Língua se Ouvem Outras: o Ensino de Línguas Estrangeiras em Portugal e no Mundo
Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2020/03/06 A representação do Algarve nos romances Süßer Mord (2015) e Algarve-Rache (2017), de Rolf Osang Simpósio Turismo & Literatura – Sustentabilidade e Tecnologias Digitais / IV International Forum on Management: Organizations in the Digital Age
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2019/11/17 Mariana Alcoforado, as Cartas Portuguesas e o turismo literário Congresso Internacional Soror Mariana Alcoforado
(Beja, Portugal)
2019/11/06 Mariana Alcoforado and the making of Beja as a literary tourism destination 11th International Tourism Congress – The image and sustainability of tourism destinations
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2019/10/04 Extensive reading in LSP courses: the case of German for Tourism ReCLes.pt International Conference – Approaches to Teaching and Learning Languages for Specific Purposes: Building Bridges across the Classroom and the Professional World
Universidade do Algarve (Portugal, Portugal)
2019/03/23 Cultural tourism in small cities and rural areas: the case of Beja, Portugal International Conference on Interculturalism and Multiculturalism
Centro de Estudos Interculturais, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal)
2018/10/08 Uma (re)leitura do romance A Caverna, de José Saramago, à luz dos Surveillance Studies Congresso Internacional José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/09/21 Engaging students through emotion: an approach to promotional videos in English for Tourism classes Colóquio Internacional Aprolínguas – Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/06/07 Didatização do microrrelato na aula de Inglês para fins específicos: uma proposta na área do Turismo no Ensino Superior Colóquio Internacional Pequenos Transatlânticos: microrrelatos nas duas franjas do oceano
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Castelo Branco, Portugal)
2017/05/29 Extensive Reading: focusing on the process, not on the product 31st Annual APPI Conference – EFL Assessment: work in progress
Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Lisboa, Portugal)
2017/05/05 O(s) espaço(s) do idoso na sociedade: um percurso pelo romance A Caverna, de José Saramago VII Seminário Ibérico de Psicogerontologia
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
2013/10/31 Surveillance Studies und Literatur – Überwachung im Roman Teil der Lösung (2007) von Ulrich Peltzer Colóquio Internacional Retrospetivas, Perspetivas: 20 Anos da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos (APEG)
Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos (Lisboa, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07/31 The potential of adjectival tourism for the promotion of a tourism destination
Arguente
Petronilla Sara D’Angelo (Mestrado)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Língua Estrangeira - Inglês Licenciatura em Desporto Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2016 - Atual Alemão I Licenciatura em Turismo (Licenciatura) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2016 - Atual Alemão II Licenciatura em Turismop Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2016 - Atual Alemão III Licenciatura em Turismo Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2016 - Atual Alemão IV Licenciatura em Turismo Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2016 - Atual Laboratório de Alemão Licenciatura em Turismo Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2006 - Atual Inglês Empresarial Licenciatura em Gestão de Empresas Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2007 - 2024 Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa Licenciatura em Turismo Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2016 - 2019 Textos Técnicos (Inglês) Mestrado em Atividade Física e Saúde Escolar Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2016 - 2017 Inglês Técnico I CTeSP de Informação e Comercialização Turísticas Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2006 - 2013 Apresentações e Textos Técnicos Licenciatura em Engenharia Informática Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024 - Atual Associação Portuguesa de Professores de Alemão Sócio
2006 - Atual Associação Portuguesa de Professores de Inglês Sócio

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2010 - Atual Comissão Técnico-Científica do Centro de Línguas e Culturas do IPBeja
Membro
Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/05/17 - 2023/05/17 Participação no júri das provas públicas para atribuição do título de especialista na área de Ensino de Língua Estrangeira, requeridas por Rebecca Elaine Hancock Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual International Journal of Literature and Tourism Research (2975-8602)
2022 - Atual Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal (2182-5580)