???global.info.a_carregar???
ANA MARIA DOS SANTOS BAILÃO. Completed her PhD in Conservation of Cultural Property, specializing in painting, in 2015 from the Portuguese Catholic University, School of Arts. He obtained a Master's Degree in Painting Techniques and Conservation in 2010 from the same institution, and a Degree in Conservation and Restoration in 2005 from the Polytechnic Institute of Tomar. He is an Assistant Professor at the University of Lisbon Faculty of Fine Arts. She is coordinator of the Master's programme in Modern and Contemporary Art Conservation at the University of Lisbon Faculty of Fine Arts and of the Heritage Lab at CIEBA/FBAUL at the University of Lisbon Faculty of Fine Arts. He has published more than 70 articles in specialized journals. He has 7 book chapters and 1 book. She reviews for four specialized journals (Heritage; Coatings; Ge-Conservación; Differents). She is the founder of the international Colour Reintegration "RECH Group". Furthermore, she has organized 7 biannual events of the International Meeting on Chromatic Reintegration of Cultural Property and 5 of the biannual Ibero-American Congress "Investigations in Heritage Conservation". He has supervised 4 doctoral theses and 32 master's dissertations. He has received 2 awards and/or honours. Participates as Principal Investigator in the 3D PAD [Painting Atlas Damage] project.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANA MARIA DOS SANTOS BAILÃO

Nomes de citação

  • Bailão, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
4F14-C58B-E838
ORCID iD
0000-0002-2652-0843

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Conservação de Bens Culturais, especialidade de pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"CRITÉRIOS DE INTERVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PARA A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA REINTEGRAÇÃO CROMÁTICA EM PINTURA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2010
Concluído
Técnicas e Conservação de Pintura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Metodologia e técnicas para a reintegração cromática em pintura de cavalete" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2005
Concluído
Conservação e restauro (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
"Conservação e restauro de pintura contemporânea" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2020/09 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2011/09/25 - 2012/06/30 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01/28 - Atual Coordenação do Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020/11/01 - Atual Coordenação do Laboratório Heritage Lab da FBAUL Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01/15 - 2023/06/30 Membro do Conselho Científico da FBAUL Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09/25 - 2014/06/30 Formadora Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal
2008/09/15 - 2010/02/28 Formador Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (FRESS), Portugal
Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (FRESS), Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/05 - 2015/09 critérios e estratégias para a avaliação da qualidade na reintegração cromática em pintura
SFRH/BD/69783/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2023 - Atual Projeto "Beque de Vila do Conde"
n.a.
Republica Portuguesa Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática, Portugal
Em curso
2024/01/08 - 2024/12/27 3D PAD [PAINTING ATLAS DAMAGE]
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Universidad de La Laguna Facultad de Bellas Artes, Espanha
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes
Concluído
2016 - 2016 Projecto "Delfim Maya"
n.a.
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Boavida, Margarida; Beatriz Doménech Garcia; Vicente Guerola Blay; Bailão, Ana. "Airbrush Techniques in Chromatic Reintegration". Trabalho apresentado em RECH - 7th edition of international meeting on retouching of cultural heritage, 2023.
    No prelo
  2. Ana Bailao; Marta Aleixo. "The Use of TRI-Funori® as a Binding Medium for Chromatic Reintegration in Contemporary Unvarnished Paintings". 2023.
    10.37522/aaav.108.2023.147
  3. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Neves, Ana Sofia Pereira; Cardeira, Liliana Querido. "Caracterização das superfícies pictóricas com técnicas de análise espacial e aprendizagem automática: machine learning". Trabalho apresentado em Conservación de Arte Contemporáneo - 24ª Jornada, Madrid, 2023.
    Publicado
  4. Teodoro, Beatriz; Bailão, Ana; Henriques, Frederico. "Documentação, Análise e Conservação da pintura "Triptych in blue", de Eugen Hersch (1887-1967)". Trabalho apresentado em lV Congresso Ibero-americano de Investigações em Conservação do Património (ICP), Lisboa, 2022.
    No prelo
  5. Santos, Rafaela; BAILÃO, ANA; Henriques, Frederico; Bailão, Ana. "Estratégias de Intervenção no Suporte da Pintura a Óleo sobre Contraplacado da Autoria de João Ayres". Trabalho apresentado em lv congresso ibero-americano investigações em conservação do património, Lisboa, 2022.
    Aceite para publicação
  6. Ana Bailão; Ana Bidarra; Bruna Silva Pereira; Ana Rita Esperança; Teresa Desterro. "CONTACT LENSES ON THE CHROMATIC REINTEGRATION PROCESS OF THE EYEBALLS OF A WOOD SCULPTURE". 2021.
    Publicado • 10.4995/RECH6.2021.13559
  7. Ana Sofia Neves; BAILÃO, ANA. "Light as sculpture shape and a disturbing degradation factor in contemporary medals". Trabalho apresentado em Conserving the Ephemeral: Light ICOM-CC Working Group Sculpture, Polychromy, and Architectural Decorations Interim Meeting Instituto Politecnico de Tomar (IPT), Portugal, 9th – 11th May 2026, Tomar, 2019.
    Publicado
  8. Cardeira, Liliana; Bailão, Ana; Nascimento, Sérgio; Linhares, João; Pereira, Fernando António Baptista; Candeias, António. "Using watercolour markers in chromatic reintegration: a case study". 2017.
  9. Cardeira, Liliana; Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Candeias, António; Gonçalves, Alexandre; Vieira, Eduarda; Pereira, Fernando António Batista. "Mapeamentos com QGIS de uma colecção de pinturas de Adriano de Sousa Lopes do Acervo da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa". 2016.
  10. Henriques, Frederico; Cardeira, Liliana; Bailão, Ana; Candeias, António; Gonçalves, Alexandre; Vieira, Eduarda; Pereira, Fernando António Batista. "Processos de documentação 2D e 3D em obras académicas de Adriano de Sousa Lopes do acervo da FBAUL". 2016.
  11. Henriques, Frederico; Mendes, Susana; Bailão, Ana; Candeias, António; Gonçalves, Alexandre Bacelar; Vieira, Eduarda. "Sistemas de Informação Geográfica na Documentação de Bens Culturais: Aplicabilidade a uma pintura do século XVI da colecção particular do Seminário Maior do Porto". Trabalho apresentado em SASIG 2015, 2015.
    Publicado
  12. Nascimento, Sérgio M. C.; Linhares, João M. M.; João, Catarina Alexandra Rodrigues; Amano, Kinjiro; Montagner, Cristina; Melo, Maria J.; Vilarigues, Márcia; et al. "The preferred chromatic composition of unfamiliar paintings is similar to original". 2015.
  13. Bailão, Ana; Henriques, Frederico. "Ciclos de calidad en los proyectos e intervenciones en obras de arte pictóricas". Trabalho apresentado em V CONGRESO del Grupo Español del I.I.C., Madrid, 2012.
    Publicado
  14. Bailão, Ana; Henriques, Frederico. "Cleaning and retouching on paintings in Portugal: Historical and ethical issues in the last two decades of 20th century". Trabalho apresentado em La Restauración en el Siglo XXI. Función, Estética e Imagen, Madrid, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Neves, Ana Sofia; BAILÃO, ANA; Henriques, Frederico. "Acessibilidade de públicos com deficiência visual à Farmácia Barbosa em exposição no Museu da Farmácia de Lisboa". Revista Largo das Belas-Artes 1 1 (2024): 30-39.
    Publicado
  2. Vera Felippi; Ana Maria Dos Santos Bailão. "Têxteis africanos em Portugal: a Coleção Eduardo Nery". Ge-conservacion (2024): https://doi.org/10.37558/gec.v26i1.1335.
    10.37558/gec.v26i1.1335
  3. Patrícia Sofia Fernandes Varela; Matteo Rossi Doria; Ana Bailão. "Um estudo sobre a utilização de sete papéis distintos no "facing" de pintura a óleo sobre tela". Ge-conservacion (2021): https://doi.org/10.37558/gec.v20i1.1066.
    10.37558/gec.v20i1.1066
  4. Ana Bailão. "Presentación "III Congreso Iberoamericano de Investigaciones en Conservación del Patrimonio (ICP)"". Ge-conservacion (2021): https://doi.org/10.37558/gec.v19i1.1013.
    10.37558/gec.v19i1.1013
  5. Carvalho, Carina Real; Cortina, Laura Osete; Araújo, Maria Eduarda; Pérez-Marín, Eva; Bailão, Ana Maria dos Santos. "Study on the impregnation of Laropal A81 to consolidate the wood support in easel paintings". (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/35394.
  6. Ana Bailão. "Foreword 5th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH5 2019)". Ge-conservacion (2020): https://doi.org/10.37558/gec.v18i1.870.
    10.37558/gec.v18i1.870
  7. André Fernandes; Ana Bailão. "Filling and retouching of losses in a Portuguese Army model 1859 clothes backpack". Ge-conservacion (2020): https://doi.org/10.37558/gec.v18i1.853.
    10.37558/gec.v18i1.853
  8. Ana Bailão. "Proposal to describe the colour mixing during the retouching process". Ge-conservacion (2020): https://doi.org/10.37558/gec.v18i1.851.
    10.37558/gec.v18i1.851
  9. Bailão, Ana; Henriques, Frederico; João Rocha ; João Costa. "Restoration of an 18th century frame: 3D modelling, printing and matching color of decorative flowers elements". Ge-conservacion 18 1 (2020): 313-322. http://dx.doi.org/10.37558/gec.v18i1.854.
    10.37558/gec.v18i1.854
  10. Linhares, João M. M.; Monteiro, José A. R.; Bailão, Ana; Cardeira, Liliana; Kondo, Taisei; Nakauchi, Shigeki; Picollo, Marcello; et al. "How Good Are RGB Cameras Retrieving Colors of Natural Scenes and Paintings?—A Study Based on Hyperspectral Imaging". Sensors 20 21 (2020): 6242. http://dx.doi.org/10.3390/s20216242.
    10.3390/s20216242
  11. Bailão, Ana. "Editorial: II Colóquio "Investigações em Conservação do Património"". Conservar Património 34 (2020): 8-9. http://dx.doi.org/10.14568/cp34fm2.
    10.14568/cp34fm2
  12. João Linhares; Liliana Cardeira; Ana Bailão; Ruben Pastilha; Sérgio Nascimento. "Chromatic changes in paintings of Adriano de Sousa Lopes after the removal of aged varnish". Conservar Património 34 (2020): 50-64. https://doi.org/10.14568/cp2018064.
    10.14568/cp2018064
  13. Liliana Cardeira; Ana Bailão; António Candeias; Fernando António Baptista Pereira. "A reserva de pintura da FBAUL". Revista de História da Arte e da Cultura 1 1 (2020): 184-202. https://doi.org/10.20396/rhac.v1i1.13683.
    10.20396/rhac.v1i1.13683
  14. Ana Sofia Alvarez; João Linhares; Ana Bailão. "Processamento de imagem digital (PID) como meio de análise, documentação e monitorização da corrosão do aço de carbono aplicado na escultura de Gonçalo Jardim". Ge-conservacion 17 (2020): 64-70. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v17i1.614.
    10.37558/gec.v17i1.614
  15. Beatriz Doménech García; Ana Bailão. "Caracterización y cuantificación de lagunas con SIG para el desarrollo de una metodología de trabajo de reintegración cromática". Ge-conservacion 18 1 (2020): 266-274. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v18i1.821.
    10.37558/gec.v18i1.821
  16. Liliana Querido Cardeira; Ana Maria dos Santos Bailão; Frederico José Henriques. "Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo". Ge-conservacion 18 1 (2020): 228-237. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v18i1.855.
    10.37558/gec.v18i1.855
  17. Marta Marques Aleixo; Ana Bailão; Andreia Gomes; João Linhares; Margarita San Andrés; Sérgio Nascimento. "Chromatic reintegration in contemporary monochromatic unvarnished paintings: a case study based on artwork from Jorge Martins". Ge-conservacion 18 1 (2020): 328-338. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v18i1.817.
    10.37558/gec.v18i1.817
  18. Linhares, J.M.M.; Monteiro, J.A.R.; Bailão, A.; Cardeira, L.; Kondo, T.; Nakauchi, S.; Picollo, M.; et al. "How good are RGB cameras retrieving colors of natural scenes and paintings?—a study based on hyperspectral imaging". Sensors (Switzerland) 20 21 (2020): 1-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85094969680&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/s20216242
  19. Neves, Ana Sofia; Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Ferreira, Andreia; Ana Sofia Neves; Ana Bailão; Frederico Henriques; Andreia Ferreira. "Conservação de medalhas contemporâneas: soluções de acondicionamento". Conservar Património 34 (2020): 88-100. http://hdl.handle.net/10400.14/31468.
    10.14568/cp2018066
  20. Bailão, Ana. "II Colloquium "Investigations in Heritage Conservation”". (2020): https://conservarpatrimonio.pt/article/view/21436.
    10.14568/cp34fm2
  21. Bailão, Ana. "II Colóquio “Investigações em Conservação do Património”". (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/31469.
    10.14568/cp34fm2
  22. Ana Bailão; Sonia Santos Gómez. "II Colóquio “Investigações em Conservação do Património”". Ge-conservacion 15 (2019): 63-64. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v15i0.676.
    10.37558/gec.v15i0.676
  23. Maria Coromoto Gomes Correia Leite; Ana Bailão; Maria Eduarda Machado de Araújo. "Estudio sobre el soporte polimérico sintético usado por el pintor contemporáneo portugués Daniel Vasconcelos Melim". Ge-conservacion 15 (2019): 161-171. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v15i0.633.
    10.37558/gec.v15i0.633
  24. Ana Bailão; Carina Carvalho; Marina Albuquerque; Marta Aleixo; Miguel Matos; Patrícia Varela; Sónia Torres; Daniela Porpora. "La entrevista como herramienta de conservación de arte contemporáneo: artista versus conservador-restaurador". Ge-conservacion 15 (2019): 172-182. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v15i0.634.
    10.37558/gec.v15i0.634
  25. Liliana Querido Cardeira; Ana Maria dos Bailão; Fernando António Baptista Pereira; António José Estevão Grande Candeias. "El estado de Conservación de la pintura de Adriano de Sousa Lopes". Ge-conservacion 15 (2019): 111-128. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v15i0.622.
    10.37558/gec.v15i0.622
  26. Margarida Maria Gomes Fonseca; Ana Bailão. "Conservación y restauración de la pintura sobre madera del techo de la Iglesia de la Ulguera". Ge-conservacion 15 (2019): 149-160. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v15i0.632.
    10.37558/gec.v15i0.632
  27. Fonseca, M.M.G.; Bailão, A.. "Conservation and restoration of the painting on wood of the church of the Ulgueira,Conservação e restauro da pintura sobre madeira do teto da igreja da Ulgueira". Ge-Conservacion 15 (2019): 149-160. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85087093518&partnerID=MN8TOARS.
    10.37558/GEC.V15I0.632
  28. Bailão, A.; Gómez, S.S.. "2nd Colloquium on Investigations in Heritage Conservation. September 27, 29 and 29: Presentation,Presentación". Ge-Conservacion 15 (2019): 63-64. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85087067614&partnerID=MN8TOARS.
    10.37558/GEC.V15I0.676
  29. Leite, M.C.G.C.; Bailão, A.; de Araújo, M.E.M.. "Study on the synthetic polymer support used by the contemporary portuguese painter daniel vasconcelos melim,Estudo sobre o suporte polimérico sintético utilizado pelo pintor contemporâneo português daniel vasconcelos melim". Ge-Conservacion 15 (2019): 161-171. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85087070941&partnerID=MN8TOARS.
    10.37558/GEC.V15I0.633
  30. Cardeira, L.; Bailão, A.; Pereira, F.A.B.; Candeias, A.. "The state of Conservation of the painting of Adriano de Sousa Lopes,O estado de Conservação da pintura de Adriano de Sousa Lopes". Ge-Conservacion 15 (2019): 111-128. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85086780806&partnerID=MN8TOARS.
    10.37558/GEC.V15I0.622
  31. Bailão, A.; Carvalho, C.; Albuquerque, M.; Aleixo, M.; Matos, M.; Varela, P.; Torres, S.; Porpora, D.. "The interview as a contemporary art conservation tool: Artist versus conservator-restorer,A entrevista como ferramenta de conservação de arte contemporânea: Artista versus conservador-restaurador". Ge-Conservacion 15 (2019): 172-182. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85086770881&partnerID=MN8TOARS.
    10.37558/GEC.V15I0.634
  32. Linhares, Joao; Montagner, Cristina; Bailão, Ana; Okada, Nobuyo; Maruchi, Kanako; Kondo, Taisei; Nakauchi, Shigeki; Nascimento, Sérgio. "Chromatic differences between colours retrieved from RGB and hyperspectral images". Journal of Vision 18 10 (2018): 588. http://dx.doi.org/10.1167/18.10.588.
    10.1167/18.10.588
  33. Fernando António Baptista Pereira; Ana Bailão. "I Colloquium "Investigations in Conservation of Heritage" Foreword". Conservar Patrimonio (2018): https://publons.com/publon/20939329/.
    10.14568/CP27FM2
  34. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Bordalo, Rui; Gac, Agnès Le; Gonçalves, Alexandre; Cardeira, Liliana; Candeias, António; Vieira, Eduarda. "Mapping lacunae for retouching paintings with computer graphics software". (2018): http://hdl.handle.net/10400.14/27457.
  35. Bailão, A.; Pereira, F.A.B.. "I colloquium "investigations in conservation of heritage",I colóquio "investigações em conservação do património"". Conservar Patrimonio 27 (2018): 11-12. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85042207904&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp27fm2
  36. Abreu Coutinho, Maria do Castelo; Bailao, Ana; Vieira, Eduarda; Maria do Castelo Abreu Coutinho; Ana Bailão; Eduarda Vieira. "Methodological study about the chromatic reintegration of a set of tile panels". Conservar Património (2018): https://publons.com/publon/20939330/.
    10.14568/CP2017004
  37. Coutinho, Maria do Castelo Abreu; Bailão, Ana; Vieira, Eduarda. "Estudo metodológico em torno da reintegração cromática de um conjunto de painéis azulejares". (2018): http://hdl.handle.net/10400.14/25979.
    10.14568/cp2017004
  38. Neves, Ana Sofia Pereira; Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Ferreira, Andreia. "Volte Face Contemporary Medal: the Study of a Collection of Contemporary Medals". Diferents Revista de museus 3 (2018): https://www.e-revistes.uji.es/index.php/diferents/article/view/3949/3202.
    Publicado
  39. Sérgio M.C. Nascimento; João M.M. Linhares; Cristina Montagner; Catarina A.R. João; Kinjiro Amano; Catarina Alfaro; Ana Bailão; et al. "The colors of paintings and viewers’ preferences". Vision Research 130 (2017): 76-84. https://doi.org/10.1016%2Fj.visres.2016.11.006.
    10.1016/j.visres.2016.11.006
  40. Alexandre Bacelar Gonçalves. "DOCUMENTATION IN CONSERVATION FOR THE RETOUCHING PROCESS OF A PAINTING BY AMADEO DE SOUZA-CARDOSO". International Journal of Conservation Science (2017): https://publons.com/publon/13839237/.
  41. Ana Bailão; Liliana Querido Cardeira; Ana Guerin; Ana Maria Dos Santos Bailão; António Estevão Candeias; Fernando António Baptista Pereira. "Identification of crack models: case study on Adriano Sousa Lopes paintings". GE-CONSERVACION 12 (2017): 111-125. https://publons.com/publon/20939332/.
    10.37558/gec.v12i0.534
  42. Ana Bailão. "The I Symposium "Research in Conservation of Heritage"". GE-CONSERVACION (2017): https://publons.com/publon/20939331/.
  43. Liliana Querido Cardeira; Frederico Henriques; Ana Bailão; Alexandre Gonçalves; António Candeias; Fernando António Pereira; Alexandre Bacelar Gonçalves. "Implementation of a documentation system for the tecnical study of the Adriano de Sousa Lopes Academic paintings at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon (Fbaul)". Ge-conservacion 12 (2017): 159-171. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v12i0.555.
    10.37558/gec.v12i0.555
  44. Ana Bailão. "I Colóquio “Investigações em Conservação do Património”". Ge-conservacion 12 (2017): 100-100. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v12i0.565.
    10.37558/gec.v12i0.565
  45. Bailão, A.. "Presentation,Presentación". Ge-Conservacion 1 12 (2017): 100-100. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85038844973&partnerID=MN8TOARS.
  46. Cardeira, L.; Henriques, F.; Bailão, A.; Candeias, A.; Gonçalves, A.; Pereira, F.A.B.. "Implementation of a documentation system for the tecnical study of the Adriano de Sousa Lopes Academic paintings at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon (Fbaul),Implementação de um sistema de documentação para o estudo técnico de pinturas académicas de Adriano de Sousa Lopes na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)". Ge-Conservacion 1 12 (2017): 159-171. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85038816719&partnerID=MN8TOARS.
  47. Cardeira, L.; Guerin, A.; Bailão, A.; Candeias, A.; Pereira, F.A.B.. "Identification of crack models: Case study on Adriano Sousa Lopes paintings,Identificação de padrões de estalados: Estudo de caso nas pinturas de Adriano de Sousa Lopes". Ge-Conservacion 1 12 (2017): 111-125. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85038816509&partnerID=MN8TOARS.
  48. Bailão, A.; Henriques, F.; Mendes, S.; Gonçalves, A.. "Study for spatial characterization of losses for the chromatic reintegration process of the painting The Circumcision of Jesus | Estudo para a caracterização espacial das lacunas no processo de reintegração cromática da pintura A Circuncisão do Menino Jesus". Ge-Conservacion 2016 10 (2016): 6-19. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85010641595&partnerID=MN8TOARS.
  49. Ana Bailão. "Study for spatial characterization of losses for the chromatic reintegration process of the painting The Circumcision of Jesus". GE-CONSERVACION (2016): https://publons.com/publon/20939333/.
  50. Bailão, Ana; Calvo, Ana. "The “value-function" attributed to cultural heritage as a criterion for reconstruction or reintegration: the paintings". The intervention criteria applied to old objects and paintings in each historical period, in the treatment of reconstruction and reintegration of the form and the lost colours, has depended of the value-function attributed. The conservation and restoration processes applied in each period have relied on the values given to each type of goods. So it has been able to prevail the aesthetic, historica (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/23938.
  51. Ana Bailão; Frederico Henriques; Susana Mendes; Alexandre Gonçalves. "Estudo para a caracterização espacial das lacunas no processo de reintegração cromática da pintura A Circuncisão do Menino Jesus". Ge-conservacion 10 (2016): 6-19. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v10i0.308.
    10.37558/gec.v10i0.308
  52. Ana Bailão. "Retouching: past and present". e-conservation Journal 3 (2015): https://doi.org/10.18236%2Fecons3.201501.
    10.18236/econs3.201501
  53. Ana Bailão; Sérgio Nascimento; Ana Calvo; Rocio Bruquetas; Bailão, Ana; Nascimento, Sérgio; Calvo, Ana; Bruquetas, Rocio. "Estudo de deficiências visuais para a reintegração cromática". Estudos de Conservação e Restauro 6 (2014): https://doi.org/10.7559%2Fecr.6.7512.
    10.7559/ecr.6.7512
  54. Ana Bailão. "COLORIMETRIC ANALYSIS OF TWO WATERCOLOURS USED IN RETOUCHING". International Journal of Conservation Science (2014): https://publons.com/publon/20939334/.
  55. Bailão, Ana; Nascimento, Sérgio; Calvo, Ana; Bruquetas, Rocio. "Study of colour vision deficiencies for chromatic reintegration". (2014): https://revistas.ucp.pt/index.php/ecr/article/view/7903.
    10.34618/ecr.6.7512
  56. Ana Bailão; Ana Calvo; Eduarda Vieira; Bailão, Ana; Calvo, Ana; Vieira, Eduarda. "nº2". Estudos de Conservação e Restauro 1 2 (2013): https://doi.org/10.7559%2Fecr.2.3150.
    10.7559/ecr.2.3150
  57. Ana Bailão; Sandra Šustic. "Retouching with Mica Pigments". e-conservation Journal (2013): 46-56. https://doi.org/10.18236%2Fecons1.201308.
    10.18236/econs1.201308
  58. Bailao Ana; Sandra Sustic; Bailão, Ana; Sustic, Sandra. "Matching colours in pictorial retouching: influence of the three colour dimensions and colour distortion phenomena". Estudos de Conservação e Restauro 1 4 (2013): https://doi.org/10.7559%2Fecr.4.3083.
    10.7559/ecr.4.3083
  59. Bailâo, A.. "The system of nine colours for the retouching of cultural heritage | O sistema das nove cores na reintegrado cromática de bens culturáis". Ge-Conservacion 2013 5 (2013): 110-134. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84894362224&partnerID=MN8TOARS.
  60. Ana Bailão. "Terminology associated with the conservation and restoration of painting". Conservar Património 18 (2013): 55-62. https://doi.org/10.14568%2Fcp2013010.
    10.14568/cp2013010
  61. Ana Bailão. "The system of nine colours for the retouching of cultural heritage". GE-CONSERVACION (2013): https://publons.com/publon/20939335/.
  62. Ana Bailão. "O sistema das seis cores primárias na reintegração cromática de bens culturais". Ge-conservacion 5 (2013): 110-134. https://doi.org/10.37558%2Fgec.v5i0.171.
    10.37558/gec.v5i0.171
  63. Bailão, Ana Maria dos Santos; Ana Maria Dos Santos Bailão. "Occupational hazards during retouching practice". Estudos de Conservação e Restauro 0 5 (2013): https://revistas.ucp.pt/index.php/ecr/article/view/7887.
    10.34618/ecr.5.3743
  64. Ana Bailão; Bailão, A.. "Colour discrimination in conservation students: the Farnsworth-Munsell 100 hue test". GE-CONSERVACION 2012 3 (2012): 105-116. https://publons.com/publon/20939337/.
    10.37558/gec.v3i0.102
  65. Bailão, A.. "The tecnhiques of chromatic reintegration - An historiographic review | As técnicas de reintegração cromática na pintura: Revisão historiográfica". Ge-Conservacion 2011 2 (2011): 45-65. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864613543&partnerID=MN8TOARS.
  66. Ana Bailão. "The tecnhiques of chromatic reintegration - an historiographic review". GE-CONSERVACION (2011): https://publons.com/publon/20939338/.
  67. Bailão, A.; Henriques, F.; Cabral, M.; Gonçalves, A.. "First steps of maturity on the way to differentiated chromatic reintegration in easel painting in Portugal | Primeiros passos de maturidade a caminho da reintegração cromática diferenciada em pintura de cavalete em Portugal". Ge-Conservacion 2010 1 (2010): 127-141. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864584545&partnerID=MN8TOARS.
  68. Ana Bailão. "First steps of maturity in the way to the differentiated chromatic reintegration in easel painting in Portugal". GE-CONSERVACION (2010): https://publons.com/publon/20939339/.
  69. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Garcia, Miguel. "The conservation-restoration of the "Charola" paintings of the Convent of Christ in Tomar.". e_conservation 14 (2010): 55-69.
    Publicado
  70. Henriques, Frederico; Gonçalves, Alexandre; Bailão, Ana; Frederico Henriques; Alexandre Gonçalves; Ana Bailão. "Tear feature extraction with spatial analysis: a thangka case study". This paper on Conservation of Cultural Heritage explores the use of spatial analysis functions for feature extraction. The study evaluates the performance of neighbourhood functions for the delimitation of a tear in a thangka painting. The pathology area was documented with a non-conventional technique in painting conservation.. Este artigo em Conservação de Património Cultural explora a utilizaçã 1 1 (2009): https://revistas.ucp.pt/index.php/ecr/article/view/7777.
    10.34618/ecr.1.3162
  71. Bailão, Ana; Ana Bailão. "O gestaltismo aplicado à reintegração cromática de pintura de cavalete". Estudos de Conservação e Restauro 1 1 (2009): https://revistas.ucp.pt/index.php/ecr/article/view/7786.
    10.34618/ecr.1.3171
  72. Henriques, Frederico; Gonçalves, Alexandre Bacelar; Bailão, Ana; Calvo, Ana. "A lacuna pictórica: metodologias de interpretação e análise". Pedra e Cal 42 (2009): 13-15.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Bailão, Ana. "Avaliação do estado de conservação da pintura de Santa Rita Pintor pertencente à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa". In Santa Rita Pintor – Polémicas e controvérsias, 85-92. Lisboa, Portugal: Documenta, 2019.
    Publicado
  2. Linhares, João; Cardeira, Liliana, 1989-; Pastilha, Rúben; Bailão, Ana; Nascimento, Sérgio. "Caracterização cromática de pinturas de Adriano de Sousa Lopes". Portugal: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2018.
  3. Loureiro, Leonor da Costa Pereira; Henriques, Frederico; Bailão, Ana. "Delfim Maya: Processos de recuperação e divulgação de um património artístico esquecido". 2018.
  4. Henriques, Frederico; Cardeira, Liliana, 1989-; Bailão, Ana; Cardeira, Liliana. "Registo cartográfico e normativo em conservação e restauro de pintura". Portugal: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2018.
  5. Guerin, Ana; Cardeira, Liliana Querido; Bailão, Ana. "Identificação de padrões de estalados nas obras de Sousa Lopes". In Adriano de Sousa Lopes, 51-54. Portugal: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2018.
    Publicado
  6. Cardeira, Liliana; Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Candeias, António, 1982-; Gonçalves, Alexandre; Vieira, Eduarda; Pereira, Fernando António Baptista, 1953-. "A implementação de um sistema de documentação para o estudo transversal de pinturas". Portugal: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2016.
  7. Henriques, Frederico; Bailão, Ana. "A intervenção de conservação e restauro nas pinturas monumentais da Charola do Convento de Cristo". In A Charola do Convento de Cristo. História e Restauro, editado por Direção Geral do Património Cultural, 327-333. Lisboa, Portugal: Direção Geral do Património Cultural, 2014.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Cardeira, Liliana Querido; BAILÃO, ANA. Prémio Anunciação – Conservação e restauro de obras académicas. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2024.
Edição de livro
  1. Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Bidarra, Ana. III International Meeting on Retouching of Cultural Heritage: Postprints 2015. Porto, Portugal: Escola Artística e Profissional Árvore. 2016.
    Publicado
  2. Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Bidarra, Ana. RECH2: Proceedings. 2nd International Meeting on Retouching of Cultural Heritage. Porto, Portugal: Escola Artística e Profissional Árvore. 2015.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. BAILÃO, ANA. "Terminología básica de conservación y restauración del Patrimonio Cultural". , 2018. http://eprints.ucm.es/46544/.
Livro
  1. Guerin, Ana; Cardeira, Liliana; Calvo, Ana; Bailão, Ana. Terminología básica de conservación y restauración del Patrimonio Cultural 3. Español - Inglés - Francés - Italiano - Alemán - Portugués.. Madrid, Espanha: Universidade Compultense. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Santos, Rafaela; BAILÃO, ANA; Henriques, Frederico. "A restituição virtual da Galeria de Pintura do Rei D. Luís I no Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa". Trabalho apresentado em V congresso Ibero-Americano Investigações em Conservação do Património, 2024.
  2. Neves, Ana Sofia; BAILÃO, ANA; Henriques, Frederico (Conservador-restaurador); Simões, Inês P. C. L.. "Accessible Paintings Conservation Treatment for Blind and Visually Impaired People". Trabalho apresentado em 23th Conservator-Restorers¿ Professional Meeting, Posavje Museum Bre¿ice, Eslovénia, 2023.
  3. Bailão, Ana; José Gonçalves; Raquel Cunha; João Henrique Marrocano; Henriques, Frederico. "Digitalization by photogrammetry and laser scanning (hand scanner) of the painting on canvas "Samson and Delilah" by Santa-Rita (1889-1918)". Trabalho apresentado em Dia das Belas-Artes, 25 de outubro de 2022, 2022.
  4. Ana Lopes; Henriques, Frederico; Bailão, Ana. "GeoPAINT [LX] Project: GIS of contemporary mural paintings from "MURO_LX" - Festival in Lisbon (Portugal)". Trabalho apresentado em Colours 2022 - Bridging Science with Art, 2022.
  5. Santos, Rafaela; BAILÃO, ANA; Henriques, Frederico. "Intervention in a painting on wooden board by the Portuguese painter João Frederico Martins Ayres (1921-2001)". Trabalho apresentado em IX Congresso Internazionale Colore e Conservazone: Knocking on wood. Materials and methods for the conservation of wooden works. Roma, Itália, 2021.
  6. Neves, Ana Sofia Pereira; Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Ferreira, Andreia. "Perishable Material in Contemporary Medals". Trabalho apresentado em Research. Dilemmas. Solutions. The 12th Baltic States Triennial Conservator`s Meeting, 2021.
  7. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Bordalo, Rui. "3D data for information management in conservation: chaimite v-200 project". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Green Conservation of Cultural Heritage, 2019.
  8. Henriques, Frederico; Bailão, Ana. "3D models of Cultural Heritage: the problem of light during the outdoor photogrammetric acquisition". Trabalho apresentado em Conserving the ephemeral: Light, 2019.
  9. Neves, Ana Sofia Pereira; Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Ferreira, Andreia. "Preservation of Organic Materials in Contemporary Medals". Trabalho apresentado em 19th Conservator-Restorer`s Professional Meeting, 2019.
  10. Cardeira, Liliana Querido; Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Pereira, Fernando António Baptista; Candeias, António. "Standarized color parameters for mapping in Conservation and Restoration of paintings". Trabalho apresentado em Web of knowledge - a look into the Past, Embracing the Future, 2018.
  11. Neves, Ana; Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Pereira, Andreia. "Contemporary Medals Management Overview". Trabalho apresentado em 18th Conservator-Restorers' Professional Meeting, 2018.
  12. Cardeira, Liliana Querido; Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Pereira, Fernando António Baptista; Candeias, António. "Documentação gráfica de uma Pintura de Arte Sacra como contributo ao Estudo Técnico Integrado". Trabalho apresentado em As Conferências do Museu (Museu de Arte Sacra do Funchal), 2018.
  13. Cardeira, Liliana Querido; Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Candeias, António; Gonçalves, Alexandre Bacelar; Vieira, Eduarda; Fernando António Baptista Pereira. "Sistemas de Informação Aplicados à Conservação e Restauro". Trabalho apresentado em Encontro "Ciência Viva" 2017, 2017.
  14. Cardeira, Liliana Querido; Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Candeias, António; Gonçalves, Alexandre Bacelar; Vieira, Eduarda; Fernando António Baptista Pereira. "Documentação Digital no Estudo de Coleções: Pinturas de Adriano de Sousa Lopes (fase académica) da FBAUL". Trabalho apresentado em Simpósio - Museus, Investigação e Educação, Almada, Portugal, 2017.
  15. Henriques, Frederico; Gonçalves, Alexandre Bacelar; Calvo, Ana; Bailão, Ana. "Identification of lacunae in a painting after filling and before inpainting". Trabalho apresentado em The 5th International Conference Materials and Methods in the Conservation of Polychrome Art Works - Trento (Italy), 2010.
  16. Henriques, Frederico; Gonçalves, Alexandre Bacelar; Calvo, Ana; Bailão, Ana. "Application of spatial analysis operations for the characterization of wood painting features". Trabalho apresentado em COST IE0601 International Conference, ¿Wooden Cultural Heritage: Evaluation of Deterioration and Management of Change,, 2009.
Resumo em conferência
  1. Neves, Ana Sofia Pereira; Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Ferreira, Andreia. "Perishable Materials in Contemporary Medals". Trabalho apresentado em Research. Dilemmas. Solutions. The 12th Baltic States Triennial Conservator`s Meeting, Vilnius, 2020.
    Publicado
  2. Neves, Ana Sofia Pereira; Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Ferreira, Andreia. "Volte Face ¿ Medalha Contemporânea da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa". Trabalho apresentado em II Encontro A Universidade de Lisboa e o Património, Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Henriques, Frederico; Gonçalves, Alexandre Bacelar; Calvo, Ana; Bailão, Ana. "Identificazione di lacune di un dipinto dopo la stuccature e prima del ritocco pittorico". Trabalho apresentado em V Congresso Internazionale ¿Colore e Conservazione¿, Le fasi finali nel restauro delle opere policrome mobili. Cesmar 7, Trento, 2011.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Bailão, Ana. "Ellison, R., Smithen, P., & Turnbull, R. (2010). Mixing and Matching: Approaches to Retouching Paintings. London: Archetype Publications". https://revistas.ucp.pt/index.php/ecr/article/view/8097.
    10.34632/ecr.2010.8097
Tese / Dissertação
  1. Varela, Patrícia Sofia Fernandes. "O papel japonês no facing de pintura a óleo sobre tela". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/42622.
  2. Aleixo, Marta. "Estratégias de reintegração cromática na pintura de Jorge Martins: no período de 1960 a 1980". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/44282.
  3. Fonseca, Margarida Maria Gomes. "Conservação e restauro da pintura sobre madeira do teto da Igreja da Ulgueira". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/43957.
  4. Leite, Maria Coromoto Gomes Correia. "Estudo sobre polímeros sintéticos utilizados como suportes em obras de arte contemporânea: a pintura de Daniel Vasconcelos Melim em membrana termoplástica". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/44826.
  5. Neves, Ana. "Conservação de medalhas contemporâneas: estratégias de acondicionamento". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/42591.
  6. Carvalho, Carina Real. "Proposta de um novo consolidante para suporte de madeira em pintura de cavalete com solventes de baixa toxicidade". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/44210.
  7. Fernandes, André Filipe de Nunes. "Estudo e intervenção de conservação e restauro de um conjunto de mochilas militares portuguesas da segunda metade do século XIX". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/35827.
  8. Alvarez, Ana Sofia Sequeira. "Proposta de monitorização da corrosão das esculturas de Gonçalo Jardim". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/39594.
  9. Duarte, Susana Maria da Silva. "A utilização das placas de derivados de madeira como suporte à pintura contemporânea : contributos para o estudo das placas de aglomerados de fibras duros". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/39614.
  10. Sousa, Ana Isabel de Sousa Martins Guerin de, 1977-; Bailão, Ana; Pinho, Elsa Cristina Carvalho Gomes Garrett. "Novas formas de financiamento de intervenções de conservação e restauro : mecenato, patrocínio e crowdfunding". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/33907.
  11. Marques, Maria Emília; Perpétuo, Ana Catarina Bailão Ramos. "Processos e expressões identitárias na fratria – “Irmão futuro, antigo e sempre: uma presença a decifrar mais tarde”". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.12/4534.
  12. Bailão, Ana Maria dos Santos; Manuel, Ana Maria Calvo; Galán, Rocío Bruquetas. "Critérios de intervenção e estratégias para a avaliação da qualidade de reintegração cromática em pintura". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/20111.
  13. Major, Sofia de Oliveira. "O cuidador informal em contexto oncológico: sobrecarga e qualidade de vida familiar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10316/24133.

Outros

Outra produção
  1. Photographic and photogrammetric survey for technical study of a wooden boat model, scale replica, by Carlos Montalvão, from the Museu do Mar de Cascais (Portugal). Project developed within the scope of HeritageLab, Center for Studies and Research in Fine Arts at the University of Lisbon.. 2024. Henriques, Frederico; Gonçalves, Ema; Bailão, Ana.
  2. Estudo técnico-científico na Sala das Azafatas do Palácio Nacional de Queluz: fotogrametria (structure-from-motion); reflectografia de infravermelho de pinturas parietais; aquisição espectroscópica com equipamento FORS. Projeto de Mestrado de Marta Jones (FBAUL).. 2024. BAILÃO, ANA; Henriques, Frederico.
  3. Estudo técnico-científico e modelação 3D por fotogrametria (structure-from-motion) com recurso a mesa de digitalização de dois eixos, de uma obra do Arquiteto José Luís Monteiro, uma impressão gráfica colada sobre suporte de tela, com a representação de um edificio histórico francês, pertencente à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Projeto de Mestrado de Catarina Lopes (FBAUL).. 2024. Henriques, Frederico; BAILÃO, ANA.
  4. Estudo técnico-científico e modelação 3D por fotogrametria (structure-from-motion) com recurso a mesa de digitalização de dois eixos, de uma coleção de 12 panos de fibras da Etnia Mbuti, provenientes do noroeste do Congo, de coleção particular. Projeto de Mestrado de Carolina Ganchas (FBAUL).. 2024. Henriques, Frederico; BAILÃO, ANA.
  5. Photographic and photogrammetric acquisition for a technical study of a polychrome stone sculpture from the Sanctuary of Our Lady of Lapa in Sernacelhe.. Project developed in the context of HeritageLab, the Fine Arts Research and Study Center at the University of Lisbon.. 2024. Henriques, Frederico; BAILÃO, ANA.
  6. Photographic and photogrammetric acquisition for a technical study of the virtual inventory of a set of objects in the collection of the Hydrographic Institute of the Portuguese Navy.. 2024. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  7. Photographic acquisition for the preparation of a technical-scientific study of a group of paintings from the Ajuda National Palace, belonging to the D. Luís Gallery group of works, as part of Rafaela Santos' PhD project at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon.. Photographic acquisition for the preparation of a technical-scientific study of a group of paintings from the Ajuda National Palace, belonging to the D. Luís Gallery group of works, as part of Rafaela Santos' PhD project at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon.. 2024. Henriques, Frederico; Santos, Rafaela; Bailão, Ana.
  8. Photographic acquisition and Digital Image Processing (Python) operations for the preparation of a technical-scientific study of a painting on canvas, entitled "Susana e os Velhos", signed by Almeida, 20th century, from a private owner, in the context of a working group from the HeritageLab of the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon.. 2024. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  9. Photographic acquisition for the preparation of a technical-scientific study of a painting on canvas. Photographic acquisition for the preparation of a technical-scientific study of a painting on canvas depicting the Bay of Funchal, signed by F. D. Bresciano, 19th century, from a private owner, in the context of the working group HeritageLab of the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon.. 2024. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  10. Technical study and photogrammetric processing of a watercolour painting by Malangatana Valente Ngwenya. Technical study and photogrammetric processing of a watercolour painting by Malangatana Valente Ngwenya, owned by a private individual, as part of a Master's dissertation on the authentication of works being carried out at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon.. 2024. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Simões, Inês.
  11. Photographic and photogrammetric survey of a fragment of wood from the Clipper Thermopylae. Photographic and photogrammetric survey of a fragment of wood from the Clipper Thermopylae, owned by the National Centre for Nautical and Underwater Archaeology (CNANS).. 2024. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Gonçalves, Ema.
  12. Photographic and photogrammetric survey of a fragment of wood, from Clipper Thermopylae, property of the National Center for Nautical and Underwater Archeology (CNANS).. 2024. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Gonçalves, Ema.
  13. Technical study of a signature on a painting by Moita Macedo: Comparative analysis of micro-photogrammetry with control markers and Reflectance Transformation Image (RTI). This HeritageLab (FBAUL) project is part of a Technical Study and Conservation Intervention of a painting on canvas signed by Moita Macedo, which is privately owned. The signature was analysed using micro-photogrammetry and markers, and the results were compared with another recording system called Reflectance Transformation Image (RTI).. 2023. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Santos, Rafaela.
  14. Photographic and photogrammetric survey of a painting on canvas by Moita de Macedo(1930-1983). Photogrammetric acquisition and processing carried out in the context of a Conservation and Restoration project by HeritageLab of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon.. 2023. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Santos, Rafaela.
  15. Photographic record of a painting on canvas signed by Carlos Reis, as part of a activity of HeritageLab of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon. Owner: private. 2023. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Santos, Rafaela.
  16. Stratigraphic study of polychromy and Photogrammetric survey of a fragment of wood from a boat in Vila do Conde, owned by the National Centre for Nautical and Underwater Archaeology (CNANS).. This activity took place in the context of a partnership between the Heritage Lab of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon, the National Centre for Nautical and Underwater Archaeology (CNANS) of the Directorate-General for Cultural Heritage and the Department of Documentation of Works of Art of the Faculty of Fine Arts of the University of La Laguna, Tenerife Island, Canary Islands.. 2023. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Marrocano, João.
  17. Study, conservation and photographic and photogrammetric survey of an 18th century Castelo-Branco quilt. This HeritageLab (FBAUL) project was carried out in the context of Ana Carvalho's master's thesis and its main objective was to study, photograph and photogrammatically measure an 18th century Castelo-Branco quilt in order to analyse its structural deformation to support conservation and restoration intervention. After producing digital surface models (DSM), computer graphics techniques were used. 2023. Henriques, Frederico; Carvalho, Ana; Bailão, Ana.
  18. Micro-photogrammetric survey of the signature of a painting on copper by Jean-Baptiste Pillement (1728 - 1808), as part of collaborative work with the Heritage Lab of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon. Owner: Queluz National Palace.. 2023. Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Gonçalves, Ema.
  19. Technical study with photographic and photogrammetric survey of a life-size sculpture entitled "Christopher Columbus". Technical study with photographic and photogrammetric survey of a life-size sculpture entitled "Christopher Columbus", owned by a private individual, to support conservation and restoration. Project carried out in the context of the Heritage Lab at the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon.. 2023. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  20. Photographic and photogrammetric survey of a Lower Palaeolithic bifacial and replica prodution.. Photographic and photogrammetric survey of a Lower Palaeolithic bifacial splinter owned by João Luís Serrão da Cunha Cardoso, with a view to creating a 3D printed replica for the Municipality of Moita. The replica's colour restitution was carried out by conservator-restorer Ana Bailão. This project was coordinated by the company ERA - Arqueologia.. 2021. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  21. Elaboração de uma réplica do astrolábio de São João da Barra I (Museu da Marinha). A réplica fez-se por levantamento fotogramétrico, impressão 3D e acabamento cromático.. O projeto teve como objetivo a produção de um modelo virtual e de uma réplica impressa policromada do astrolábio designado de "São Julião da Barra I", proveniente das campanhas de recuperação de bens subaquáticos, ocorrida em 1995, na embarcação conhecida como ¿Nossa Senhora dos Mártires¿, que naufragou à entrada da barra de Lisboa, em 1606 .. 2020. Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Rocha, João; Gonçalves, José Lourenço.
  22. Levantamento fotográfico e fotogramétrico da obra "Metropole", um escultura em açucar, pertencente ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT). Projeto efetuado no contexto da dissertação de Ana Antunes, Mestrado de Conservação e Produção de Arte Contemporânea, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.. 2017. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  23. Identificação de padrões de estalados: Estudo de caso nas pinturas de Adriano de Sousa Lopes. The study is being conducted within the framework of the conservation and restoration intervention on twelve paintings of the Portuguese artist Adriano de Sousa Lopes (1879-19). These artworks belongs to the painting collection of Faculty of Fine Arts, University of Lisbon (FBAUL). The aim of this study was to find a standard cracks pattern on these Sousa Lopes works. For that, it was carried out. 2017. Cardeira, Liliana; Guerin, Ana; Bailão, Ana; Candeias, António; Pereira, Fernando António Baptista; Guerín, Ana; Candeias, António, 1982-; Pereira, Fernando António Baptista, 1953-. http://hdl.handle.net/10400.14/26034.
  24. Implementação de um sistema de documentação para o estudo técnico de pinturas académicas de Adriano de Sousa Lopes na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). The present article intends to present a model for the documentation and registry used in the diagnosis and intervention stages in conservation and restoration (C&R) of a set of twelve works by Adriano de Sousa Lopes, from the collection of the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon (FBAUL). To this end, a free and open access geographic information system (GIS) software called QGIS® was used.. 2017. Cardeira, Liliana Querido; Guerin, Ana; Bailão, Ana; Candeias, António Estevão; Pereira, Fernando António Baptista; Henriques, Frederico; Gonçalves, Alexandre; Candeias, António; Pereira, Fernando António. http://hdl.handle.net/10400.14/26033.
  25. Documentation in conservation for the retouching process of a painting by Amadeo de Souza-Cardoso. In the documentation in conservation context, there is an increasing demand for precise and accurate data and also for full three dimensional records of the cultural heritage. This paper presents the study case of a painting by Amadeo de Souza-Cardoso before, during and after the retouching treatment. The work focuses on the use of open source systems, such as GIS and photogrammetry software, in o. 2017. Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Cabral, Madalena; Gonçalves, Alexandre; Bailão, A.; Henriques, F.; Cabral, M.C.; Gonçalves, A.; Cabral, Madalena Costa. http://hdl.handle.net/10400.14/23242.
  26. Estudo para a caracterização espacial e bidimensional das lacunas no processo de reintegração cromática da pintura “A Circuncisão do Menino Jesus”. The study presented here was conducted in the framework of the doctoral program in Cultural Heritage, specialization in easel paintings, which took place at the Catholic University of Portugal, upon the theme of quality in chromatic reintegration. The aim of this study is to propose a system for the characterization of the losses in the pictorial surface, so that conservator-restorer can have acce. 2016. Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Mendes, Susana; Gonçalves, Alexandre. http://hdl.handle.net/10400.14/23241.
  27. Chromatic essay for characterization of losses for the chromatic reintegration process of cultural heritage. 2015. Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Mendes, Susana; Gonçalves, Alexandre. http://hdl.handle.net/10400.14/23987.
  28. Conservação e Restauro da pintura "Cristo e o Centurião", da Charola do Convento de Cristo, em Tomar.. Manutenção de obra artística. 2011. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  29. Conservação e Restauro de seis pinturas processionais, da Santa Casa da Misericórdia, de Tomar.. Manutenção de obra artística. 2007. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  30. Conservação e Restauro de dezassete pinturas e molduras, do Convento de Cristo, em Tomar.. Manutenção de obra artística. 2007. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  31. Conservação e Restauro da pintura "Ressurreição de Lázaro", do Convento de Cristo (Tomar). Manutenção de obra artística. 2005. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  32. Conservação e Restauro da pintura Virgem e Apóstolos - Convento de Cristo (Tomar). Manutenção de obra artística. 2005. Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
  33. Conservação e Restauro de catorze pinturas - Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra). Manutenção de obra artística. 2005. Mendes, José; Henriques, Frederico; Bailão, Ana.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09/16 - Atual Conservação de Património e Transição Digital: Estudo de caso da Galeria Real de D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa)
Orientador
Doutoramento em Belas-Artes, Ciências da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/15 - Atual Estudo iconográfico, material e conservaçãodos Painéis da “Vida de Santa Catarina”, coleção do MNAA, museu Grão Vasco.
Orientador
Doutoramento em Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/15 - Atual Pintura sobre suporte metálico. Materiais, técnicas e processo de intervenção
Orientador
Doutoramento em Belas-Artes - Ciencias da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/04/01 - Atual Estudo e Conservação de Têxteis da Coleção Eduardo Nery
Orientador
Pós-doutoramento (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020/09/15 - Atual Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual a acervos científicos
Orientador
Doutoramento em Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/12/02 - 2025/01/31 Prémio Anunciação – Conservação e restauro de obras académicas
Orientador
Pós-doutoramento Ciencias da Arte e do Património (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/16 - 2024/10/31 Reintegração Cromática de Dourados: Materiais e Técnicas
Orientador
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/15 - 2024/10/31 Estudo e intervenção de duas obras atribuídas a José Luís Monteiro
Orientador
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/15 - 2024/10/31 A aplicação do lápis de cor na reintegração cromática de pintura sobre papel
Orientador
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/15 - 2024/10/31 Da Conservação à representação digital: caso de estudo da embarcação Thermopylae
Orientador
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/15 - 2024/10/31 Reintegração cromática digital de pintura com utilização de imagiografia multiespectral
Orientador
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/15 - 2024/10/31 Estudo e Conservação das Telas Parietais do Palácio Nacional de Queluz
Orientador
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/15 - 2024/10/31 Contributo para a autenticação de obras de arte: investigação sobre o estudo de caso de Malangatana
Orientador
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/15 - 2024/10/31 TÊXTEIS DE CASCA: Caracterização e Conservação de uma coleção da República Democrática do Congo
Orientador
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/09/15 - 2024/10/31 “Conservação e Proposta de Restituição Cromática das pinturas murais de Max Romer no Colégio Infante D. Henrique, Madeira”
Orientador
Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/12/02 - 2024/07/31 TÊXTEIS AFRICANOS: A coleção de Eduardo Nery no acervo da Associação de Colecções
Orientador
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/09/30 - 2024/02/29 Da natureza para a arte: (des)construção de uma colcha com bordado de Castelo Branco
Orientador
10. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/09/17 - 2024/02/29 O uso do Aerógrafo na Reintegração Cromática
Orientador
12. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/09/15 - 2024/02/29 Contributos de normas e procedimentos de conservação preventiva para o Palácio Nacional de Queluz
Orientador
11. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/09/15 - 2024/02/29 Sistemas gelificados de limpeza em camadas pictóricas
Orientador
9. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/09 - 2023/10/31 Estratégias de reintegração cromática. Figuras de Movimento de Rafael Bordalo Pinheiro
Orientador
15. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/09/15 - 2023/10/31 Inventário e Conservação no Acervo de Audiovisuais da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Orientador
8. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/09/15 - 2023/10/31 Problemas de conservação de pintura de cavalete: o acervo da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)
Orientador
Mestrado em Ciências da Conservação e Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/09/09 - 2023/10/30 MAT: Sistema de transferencia de calor controlado. Praxis y casos de estudio
Orientador
13. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/09/15 - 2023/05/15 A importância da colaboração entre o artista e o conservador-restaurador: o problema da obsolescência
Orientador
18. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/09/15 - 2023/02/15 Conservação e Restauro na Pintura Triptych In Blue, De Eugen Hersch
Orientador
19. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/09/15 - 2022/02/17 João Ayres: estudo e estratégias de intervenção de conservação e restauro
Orientador
17. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - 2021 Géis e emulsões na limpeza de tintas de emulsões acrílicas Estudo comparativo de materiais selecionados
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - 2021 Estudo sobre a influência das massas de preenchimento no processo de reintegração cromática em pintura de cavalete: as carnações
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - 2021 Estudo e intervenção de conservação e restauro de um conjunto de mochilas militares portuguesas da segunda metade do século XIX
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2016 - 2020/11 Adriano de Sousa Lopes – história, diagnóstico e intervenção
Coorientador
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/09/17 - 2020/07/23 Estratégias de reintegração cromática na pintura de Jorge Martins no período de 1960 a 1980
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2020/01/31 Conservação e restauro da pintura sobre madeira do teto da Igreja da Ulgueira
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 - 2020 Conservação de Medalhas Contemporâneas - Estratégias de Acondicionamento
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 - 2020 O Papel Japonês no Facing de Pintura a Óleo sobre Tela
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/09/15 - 2019/12/06 “Alterações nas cores de uma pintura causada pelo verniz”
Coorientador
Optometria Avançada (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A Utilização das Placas de Derivados de Madeira como Suporte à Pintura Contemporânea
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - 2019 Proposta de Monitorização da Corrosão das Esculturas de Gonçalo Jardim
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2019 ESTUDO SOBRE POLÍMEROS SINTÉTICOS UTILIZADOS COMO SUPORTES EM OBRAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA. A Pintura de Daniel Vasconcelos Melim em membrana termoplástica.
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2019 Proposta de um novo consolidante para suporte de madeira em pintura de cavalete com solventes de baixa toxicidade
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 NOVAS FORMAS DE FINANCIAMENTO DE INTERVENÇÕES DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO. Mecenato, Patrocínio e Crowdfunding
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - Atual 6th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - RECH Biennial Meeting is one of the largest educational and scientific events in Retouching field, an ideal venue for conservators and scientists to present their research results about retouching. The main focus will be to promote the exchange of ideas, concepts, terminology, methods, techniques, and materials applied during the retouching process in different areas of conservation: mural painting, easel painting, sculpture, graphic documentation, architecture, plasterwork, photograph (2021/11/04 - 2021/11/05)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Politécnica de Valencia, Espanha

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2025/10/15 - 2025/10/17 8th edition of the International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH8 – 2025) will be a collaboration between the RECHGroup, Faculty of Fine Arts of University of Lisbon and the Casa de Rui Barbosa Foundation in Rio de Janeiro, Brazil. It is one of the largest educational and scientific events in the chromatic reintegration field. It's an ideal venue for students, conservators and scientists to present their research results on this topic. (2025/10/15 - 2025/10/17)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação Casa de Rui Barbosa, Brasil

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2024/10/16 - 2024/10/19 O Congresso Ibero-americano de Investigação em Conservação do Património (ICP 2024), realizado de 16 a 19 de outubro de 2024 na Universitat Politècnica de València, explorou o tema “Inovação Digital na Preservação do Legado Cultural”. Este evento reuniu especialistas para discutir como tecnologias digitais, inteligência artificial e digitalização, podem transformar a conservação e restauro do património cultural. Com foco em soluções sustentáveis e acessíveis, o congresso procurou criar pontes entre gerações. (2024/10/16 - 2024/10/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2023/10/12 - 2023/10/14 7th edition of International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH7 – 2023) - RECH Biennial Meeting is one of the largest educational and scientific events in chromatic reintegration field, an ideal venue for students, conservators, and scientists to present their research results about this topic. (2023/10/12 - 2023/10/14)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/02/01 - 2023/10 7th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - RECH Biennial Meeting Organized by RECHGroup in collaboration with Fine Arts Faculty, University of Lisbon (2023/10/12 - 2023/10/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2023/05/29 - 2023/06/30 Workshop em Reintegração Cromática de Bens Culturais 29 e 30 maio 2023 (2023/05/29 - 2023/05/30)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/05/22 - 2023/06/17 Workshop ¿ Explorando a pintura Au Soir de Artur Alves Cardoso 1ª sessão > 24 ABRIL 2023 2ª Sessão > 22 MAIO 2023 3ª Sessão » 17 junho (crianças) All available sessions are dedicated to blind and partially sighted people only. The aim is to provide information about the materials that make up the painting Au Soir by the artist Artur A. Cardoso, the agents of deterioration and pathologies and some conservation and restoration treatments. (2023/05/22 - 2023/06/17)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/05/08 - 2023/05/10 workshop – introdução à conservação e restauro de têxteis (2023/05/08 - 2023/05/10)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2020/09/24 - 2020/09/26 Ill congresso ibero-americano investigações em conservação do património (icp) (2020/09/24 - 2020/09/26)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/15 NADA SE CRIA TUDO SE COPIA. O original, a cópia e a réplica na escultura
Presidente do júri
Luana Vieira Amagar (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/09/20 O PAPEL DO EDUCADOR DE INFÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DAS ARTES VISUAIS. Contaminação: Desenho de um projeto de diálogo com as artes numa galeria e numa sala de jardim de infância
Presidente do júri
Mary Katherine Ribeiro Martins e Silva (Doutoramento)
2023/03/06 As 34 cadeiras da Sala de Jantar do Palácio Nacional da Pena - Uma intervenção entre o ensinar e o fazer -
Presidente do júri
Gonçalo Maria de Almeida e Sousa Martins Carneiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/02/27 O Modelo Original em Gesso da Estátua do Doutor Sousa Martins, de Aleixo de Queiroz Ribeiro. Estudo, Análise e Conservação e Restauro
Presidente do júri
Mariana Graça Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/02/09 A Galeria de retratos dos Vice-Reis e Governadores do Estado da Índia. Percurso para a sua re-interpretação e salvaguarda
Presidente do júri
Ana Teresa Baptista Jorge Moreira Braga Teves Reis (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/11/30 A REINTEGRAÇÃO CROMÁTICA DE SUPERFÍCIES PICTÓRICAS CONTEMPORÂNEAS COM ACABAMENTO MATE: UM ESTUDO TÉCNICO COM BASE NO CRITÉRIO DA REVERSIBILIDADE
Arguente principal
Joana da Fonseca Diniz (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/07/21 O BUSTO DE REI D. FERNANDO II DO PALÁCIO NACIONAL DA PENA. Conservação e Restauro com a Aplicação da Técnica de Limpeza a Laser
Presidente do júri
Débora Neves Chaves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/07/18 The Technique of Illumination in the 16th-century Book of Hours: A Multidisciplinary Study of the Materials, Technique and Artistic Influences in Hardouyns incunabula
Presidente do júri
Silvia Bottura Scardina (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/06/03 Intervenção de uma coleção fotográfica do Arquivo Municipal de Lisboa - Arquivo Fotográfico
Presidente do júri
Daniela Sofia Macedo da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/02/09 O CONTRIBUTO DA PROTEÇÃO CATÓDICA NA PREVENÇÃO DA DEGRADAÇÃO NAS ESTRUTURAS INTERNAS EM FERRO DAS ESCULTURAS EM GESSO DA RESERVA DE ESCULTURA DA FACULDADE DE BELAS-ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Presidente do júri
Oséias Carneiro de Souza (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/11/16 Museu D. Lopo de Almeida: Estudo e Intervenção de um Conjunto Escultórico
Arguente principal
Rogério Marques Timóteo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2021/09/10 ENCONTRO ENTRE A CERÂMICA E A TAXIDERMIA: Restauro e Acondicionamento da obra A Raça do Fim
Presidente do júri
Carolina Alexandre Valente (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/02/23 Remoistenable temporary supports for facing of canvas paintings
Arguente principal
Paola Alba (Doutoramento)
Universidade Politécnica de Valencia, Espanha
2020/12/10 Veloso Salgado: estudo e intervenção de conservação e restauro do espólio doado ao Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Arguente principal
Beatriz do Vale Neves Gouveia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/02/17 - Atual Legatum 2.0 III Congreso Internacional de musealización y puesta en valor del Patrimonio Cultural Daimiel (Ciudade Real, España)
2023/01/25 - Atual Architectures of the soul - 4th International Conference "Religious Heritage, understanding the past, shaping the future" Mosteiro da Batalha, Portugal
2023/10/19 - 2023/10/21 Architectures of the soul - 4th International Conference "Religious Heritage, understanding the past, shaping the future" Monastery of Batalha - Portugal
2023/03/01 - 2023/03/03 OCIGOLONTE - Conservación y restauración del patrimonio etnológico Valencia, Espanha
2022/10/19 - 2022/10/21 RADAR 2022 Congreso Internacional de Investigación Transversal desde las Artes Tenerife, Spain
2020 - 2020 ENCORE 2020 – 4º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/04/07 - Atual Coatings ( 2079-6412)
2021/01/04 - Atual HERITAGE (2571-9408)
2019 - Atual Diferents. Revista de museus (2530-1330)
2017 - Atual Ge-Conservación GEIIC
2014 - 2023 RECHGroup Postprints RECHGroup
2019 - 2020 Conservar Patrimonio

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2021/02/10 External evaluator of the PhD thesis entitled Digital Prints in Contemporary Art. Conceptual and material study of current technologies and practices from a conservation perspective, presented by the candidate Iraia Anthonisen Añabeitia and codirected by Itxaso Maguregui Olabarria, The aim was to make a report about the document. If meets all the requirements for an academic and research work of these characteristics. Facultad de Bellas Artes de la Universidad del País Vasco UPV-EHU, Espanha

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Sistemas de Documentação e Representação do Património Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - Atual Laboratório de Conservação de Pintura I Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - Atual Sistemas de Registo do Património Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - Atual Laboratório de Conservação de Pintura II Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - Atual Materiais, técnicas e diagnóstico de Bens Culturais Ciências da Arte e do Património Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - Atual Investigações e Práticas de Conservação e Restauro Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016/09/19 - Atual Seminário de Metodologias de Investigação Doutoramento em Belas-Artes (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016/09/15 - Atual Conservação, Restauro e Producão de Arte Contemporânea II Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016/09/05 - Atual Conservação, Restauro e Producão de Arte Contemporânea I Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016/02/01 - 2019/06/30 Reintegração Cromática Conservação e Restauro (Licenciatura) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão de Tomar, Portugal
2017 - 2019 Reintegração Cromática Conservação e Restauro Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/01/15 - 2023/06/15 Membro do Conselho Científico da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Membro
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/12/23 - Atual SECRETARY of the Ph.D. thesis TRIBUNALentitle "Remoistenable temporary supports for facing of canvas paintings" by Paola Alba Director: Susana Martín Rey; María Teresa Domenech Carbo; Annarosa Mangore Doctoral programme: PhD in Preservation and Restoration of Cultural Heritage, Universidad Politécnica Valencia, Spain Universidade Politécnica de Valencia, Espanha
2021/02/12 - Atual External evaluator of the PhD thesis entitled Digital Prints in Contemporary Art. Conceptual and material study of current technologies and practices from a conservation perspective, presented by the candidate Iraia Anthonisen Añabeitia and codirected by Itxaso Maguregui Olabarria Universidad del País Vasco, Espanha

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2018/04/01 - 2018/07/30 Revisión crítica de los principios teóricos y materiales en la reintegración pictórica en pintura de caballete Beatriz Doménech
2018/04/01 - 2018/06/30 Revisión crítica de los principios teóricos y materiales en la reintegración pictórica en pintura de caballete Beatriz Doménech
Distinções

Prémio

2023 Distinção com Menção Honrosa "Investigação e Difusão Científica"
Associação Portuguesa de Museologia, Portugal

Outra distinção

2010 Grant: SFRH/BD/69783/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal