Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- ANA MARIA DOS SANTOS BAILÃO
Nomes de citação
- Bailão, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4F14-C58B-E838
- ORCID iD
- 0000-0002-2652-0843
Websites
- http://rechgroup.pt/ (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015
Concluído
|
Conservação de Bens Culturais, especialidade de pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"CRITÉRIOS DE INTERVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PARA A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA REINTEGRAÇÃO CROMÁTICA EM PINTURA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2010
Concluído
|
Técnicas e Conservação de Pintura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Metodologia e técnicas para a reintegração cromática em pintura de cavalete" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2005
Concluído
|
Conservação e restauro (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
"Conservação e restauro de pintura contemporânea" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/10/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | ||
2016 - 2020/09 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2011/09/25 - 2012/06/30 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/01/28 - Atual | Coordenação do Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | ||
2020/11/01 - Atual | Coordenação do Laboratório Heritage Lab da FBAUL | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | ||
2021/01/15 - 2023/06/30 | Membro do Conselho Científico da FBAUL | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/09/25 - 2014/06/30 | Formadora | Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal | ||
2008/09/15 - 2010/02/28 | Formador | Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (FRESS), Portugal |
Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (FRESS), Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/05 - 2015/09 | critérios e estratégias para a avaliação da qualidade na reintegração cromática em pintura
SFRH/BD/69783/2010
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Projeto "Beque de Vila do Conde"
n.a.
Republica Portuguesa Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática, Portugal
|
Em curso
|
2024/01/08 - 2024/12/27 | 3D PAD [PAINTING ATLAS DAMAGE]
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal Universidad de La Laguna Facultad de Bellas Artes, Espanha |
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes
Concluído
|
2016 - 2016 | Projecto "Delfim Maya"
n.a.
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09/16 - Atual | Conservação de Património e Transição Digital: Estudo de caso da Galeria Real de D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa)
Orientador
|
Doutoramento em Belas-Artes, Ciências da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/15 - Atual | Estudo iconográfico, material e conservaçãodos Painéis da “Vida de Santa Catarina”, coleção do MNAA, museu Grão Vasco.
Orientador
|
Doutoramento em Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/15 - Atual | Pintura sobre suporte metálico. Materiais, técnicas e processo de intervenção
Orientador
|
Doutoramento em Belas-Artes - Ciencias da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/04/01 - Atual | Estudo e Conservação de Têxteis da Coleção Eduardo Nery
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020/09/15 - Atual | Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual a acervos científicos
Orientador
|
Doutoramento em Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/12/02 - 2025/01/31 | Prémio Anunciação – Conservação e restauro de obras académicas
Orientador
|
Pós-doutoramento Ciencias da Arte e do Património (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/16 - 2024/10/31 | Reintegração Cromática de Dourados: Materiais e Técnicas
Orientador
|
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/10/31 | Estudo e intervenção de duas obras atribuídas a José Luís Monteiro
Orientador
|
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/10/31 | A aplicação do lápis de cor na reintegração cromática de pintura sobre papel
Orientador
|
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/10/31 | Da Conservação à representação digital: caso de estudo da embarcação Thermopylae
Orientador
|
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/10/31 | Reintegração cromática digital de pintura com utilização de imagiografia multiespectral
Orientador
|
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/10/31 | Estudo e Conservação das Telas Parietais do Palácio Nacional de Queluz
Orientador
|
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/10/31 | Contributo para a autenticação de obras de arte: investigação sobre o estudo de caso de Malangatana
Orientador
|
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/10/31 | TÊXTEIS DE CASCA: Caracterização e Conservação de uma coleção da República Democrática do Congo
Orientador
|
Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/09/15 - 2024/10/31 | “Conservação e Proposta de Restituição Cromática das pinturas murais de Max Romer no Colégio Infante D. Henrique, Madeira”
Orientador
|
Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/12/02 - 2024/07/31 | TÊXTEIS AFRICANOS: A coleção de Eduardo Nery no acervo da Associação de Colecções
Orientador
|
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/09/30 - 2024/02/29 | Da natureza para a arte: (des)construção de uma colcha com bordado de Castelo Branco
Orientador
|
10. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/09/17 - 2024/02/29 | O uso do Aerógrafo na Reintegração Cromática
Orientador
|
12. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/09/15 - 2024/02/29 | Contributos de normas e procedimentos de conservação preventiva para o Palácio Nacional de Queluz
Orientador
|
11. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/09/15 - 2024/02/29 | Sistemas gelificados de limpeza em camadas pictóricas
Orientador
|
9. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/09 - 2023/10/31 | Estratégias de reintegração cromática. Figuras de Movimento de Rafael Bordalo Pinheiro
Orientador
|
15. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/09/15 - 2023/10/31 | Inventário e Conservação no Acervo de Audiovisuais da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Orientador
|
8. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/09/15 - 2023/10/31 | Problemas de conservação de pintura de cavalete: o acervo da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Conservação e Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/09/09 - 2023/10/30 | MAT: Sistema de transferencia de calor controlado. Praxis y casos de estudio
Orientador
|
13. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/09/15 - 2023/05/15 | A importância da colaboração entre o artista e o conservador-restaurador: o problema da obsolescência
Orientador
|
18. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/09/15 - 2023/02/15 | Conservação e Restauro na Pintura Triptych In Blue, De Eugen Hersch
Orientador
|
19. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/09/15 - 2022/02/17 | João Ayres: estudo e estratégias de intervenção de conservação e restauro
Orientador
|
17. Mestrado em Ciências da conservação, restauro e produção de arte contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2021 | Géis e emulsões na limpeza de tintas de emulsões acrílicas Estudo comparativo de materiais selecionados
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2021 | Estudo sobre a influência das massas de preenchimento no processo de reintegração cromática em pintura de cavalete: as carnações
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2021 | Estudo e intervenção de conservação e restauro de um conjunto de mochilas militares portuguesas da segunda metade do século
XIX
Orientador
|
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
2016 - 2020/11 | Adriano de Sousa Lopes – história, diagnóstico e intervenção
Coorientador
|
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018/09/17 - 2020/07/23 | Estratégias de reintegração cromática na pintura de Jorge Martins
no período de 1960 a 1980
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2020/01/31 | Conservação e restauro da pintura sobre madeira do teto da Igreja da Ulgueira
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 - 2020 | Conservação de Medalhas Contemporâneas - Estratégias de Acondicionamento
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 - 2020 | O Papel Japonês no Facing de Pintura a Óleo sobre Tela
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018/09/15 - 2019/12/06 | “Alterações nas cores de uma pintura causada pelo verniz”
Coorientador
|
Optometria Avançada (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | A Utilização das Placas de Derivados de Madeira como Suporte à Pintura Contemporânea
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | Proposta de Monitorização da Corrosão das Esculturas de Gonçalo Jardim
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2019 | ESTUDO SOBRE POLÍMEROS SINTÉTICOS UTILIZADOS COMO SUPORTES EM OBRAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA.
A Pintura de Daniel Vasconcelos Melim em membrana termoplástica.
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2019 | Proposta de um novo consolidante para suporte de madeira em pintura de cavalete com solventes de baixa toxicidade
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | NOVAS FORMAS DE FINANCIAMENTO DE INTERVENÇÕES DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO. Mecenato, Patrocínio e Crowdfunding
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | 6th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - RECH Biennial Meeting is one of the largest educational and
scientific events in Retouching field, an ideal venue for conservators and scientists to present their research results about
retouching. The main focus will be to promote the exchange of ideas, concepts, terminology, methods, techniques, and materials
applied during the retouching process in different areas of conservation: mural painting, easel painting, sculpture, graphic
documentation, architecture, plasterwork, photograph (2021/11/04 - 2021/11/05)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Politécnica de Valencia, Espanha Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2025/10/15 - 2025/10/17 | 8th edition of the International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH8 – 2025) will be a collaboration between
the RECHGroup, Faculty of Fine Arts of University of Lisbon and the Casa de Rui Barbosa Foundation in Rio de Janeiro, Brazil.
It is one of the largest educational and scientific events in the chromatic reintegration field. It's an ideal venue for students,
conservators and scientists to present their research results on this topic. (2025/10/15 - 2025/10/17)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Fundação Casa de Rui Barbosa, Brasil Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2024/10/16 - 2024/10/19 | O Congresso Ibero-americano de Investigação em Conservação do Património (ICP 2024), realizado de 16 a 19 de outubro de 2024
na Universitat Politècnica de València, explorou o tema “Inovação Digital na Preservação do Legado Cultural”. Este evento
reuniu especialistas para discutir como tecnologias digitais, inteligência artificial e digitalização, podem transformar a
conservação e restauro do património cultural. Com foco em soluções sustentáveis e acessíveis, o congresso procurou criar
pontes entre gerações. (2024/10/16 - 2024/10/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha |
2023/10/12 - 2023/10/14 | 7th edition of International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH7 – 2023) - RECH Biennial Meeting is one of
the largest educational and scientific events in chromatic reintegration field, an ideal venue for students, conservators,
and scientists to present their research results about this topic. (2023/10/12 - 2023/10/14)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2023/02/01 - 2023/10 | 7th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - RECH Biennial Meeting
Organized by RECHGroup in collaboration with Fine Arts Faculty, University of Lisbon (2023/10/12 - 2023/10/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2023/05/29 - 2023/06/30 | Workshop em Reintegração Cromática de Bens Culturais
29 e 30 maio 2023 (2023/05/29 - 2023/05/30)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2023/05/22 - 2023/06/17 | Workshop ¿ Explorando a pintura Au Soir de Artur Alves Cardoso 1ª sessão > 24 ABRIL 2023 2ª Sessão > 22 MAIO 2023 3ª Sessão
» 17 junho (crianças) All available sessions are dedicated to blind and partially sighted people only. The aim is to provide
information about the materials that make up the painting Au Soir by the artist Artur A. Cardoso, the agents of deterioration
and pathologies and some conservation and restoration treatments. (2023/05/22 - 2023/06/17)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2023/05/08 - 2023/05/10 | workshop – introdução à conservação e restauro de têxteis (2023/05/08 - 2023/05/10)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020/09/24 - 2020/09/26 | Ill congresso ibero-americano investigações em conservação do património (icp) (2020/09/24 - 2020/09/26)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/15 | NADA SE CRIA TUDO SE COPIA. O original, a cópia e a réplica na escultura
Presidente do júri
|
Luana Vieira Amagar (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/09/20 | O PAPEL DO EDUCADOR DE INFÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DAS ARTES VISUAIS. Contaminação: Desenho de um projeto de diálogo com as
artes numa galeria e numa sala de jardim de infância
Presidente do júri
|
Mary Katherine Ribeiro Martins e Silva (Doutoramento) |
2023/03/06 | As 34 cadeiras da Sala de Jantar do Palácio Nacional da Pena - Uma intervenção entre o ensinar e o fazer -
Presidente do júri
|
Gonçalo Maria de Almeida e Sousa Martins Carneiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/02/27 | O Modelo Original em Gesso da Estátua do Doutor Sousa Martins, de Aleixo de Queiroz Ribeiro. Estudo, Análise e Conservação
e Restauro
Presidente do júri
|
Mariana Graça Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/02/09 | A Galeria de retratos dos Vice-Reis e Governadores do Estado da Índia. Percurso para a sua re-interpretação e salvaguarda
Presidente do júri
|
Ana Teresa Baptista Jorge Moreira Braga Teves Reis (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/11/30 | A REINTEGRAÇÃO CROMÁTICA DE SUPERFÍCIES PICTÓRICAS CONTEMPORÂNEAS COM ACABAMENTO MATE: UM ESTUDO TÉCNICO COM BASE NO CRITÉRIO
DA REVERSIBILIDADE
Arguente principal
|
Joana da Fonseca Diniz (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/07/21 | O BUSTO DE REI D. FERNANDO II DO PALÁCIO NACIONAL DA PENA. Conservação e Restauro com a Aplicação da Técnica de Limpeza a
Laser
Presidente do júri
|
Débora Neves Chaves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/07/18 | The Technique of Illumination in the 16th-century Book of Hours: A Multidisciplinary Study of the Materials, Technique and
Artistic Influences in Hardouyns incunabula
Presidente do júri
|
Silvia Bottura Scardina (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/06/03 | Intervenção de uma coleção fotográfica do Arquivo Municipal de Lisboa - Arquivo Fotográfico
Presidente do júri
|
Daniela Sofia Macedo da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/02/09 | O CONTRIBUTO DA PROTEÇÃO CATÓDICA NA PREVENÇÃO DA DEGRADAÇÃO NAS ESTRUTURAS INTERNAS EM FERRO DAS ESCULTURAS EM GESSO DA RESERVA
DE ESCULTURA DA FACULDADE DE BELAS-ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Presidente do júri
|
Oséias Carneiro de Souza (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/11/16 | Museu D. Lopo de Almeida: Estudo e Intervenção de
um Conjunto Escultórico
Arguente principal
|
Rogério Marques Timóteo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2021/09/10 | ENCONTRO ENTRE A CERÂMICA E A TAXIDERMIA: Restauro e Acondicionamento da obra A Raça do Fim
Presidente do júri
|
Carolina Alexandre Valente (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/02/23 | Remoistenable temporary supports for facing of canvas paintings
Arguente principal
|
Paola Alba (Doutoramento)
Universidade Politécnica de Valencia, Espanha
|
2020/12/10 | Veloso Salgado: estudo e intervenção de conservação e restauro do espólio doado ao Museu Nacional de Arte Contemporânea do
Chiado
Arguente principal
|
Beatriz do Vale Neves Gouveia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/02/17 - Atual | Legatum 2.0 III Congreso Internacional de musealización y puesta en valor del Patrimonio Cultural | Daimiel (Ciudade Real, España) |
2023/01/25 - Atual | Architectures of the soul - 4th International Conference "Religious Heritage, understanding the past, shaping the future" | Mosteiro da Batalha, Portugal |
2023/10/19 - 2023/10/21 | Architectures of the soul - 4th International Conference "Religious Heritage, understanding the past, shaping the future" | Monastery of Batalha - Portugal |
2023/03/01 - 2023/03/03 | OCIGOLONTE - Conservación y restauración del patrimonio etnológico | Valencia, Espanha |
2022/10/19 - 2022/10/21 | RADAR 2022 Congreso Internacional de Investigación Transversal desde las Artes | Tenerife, Spain |
2020 - 2020 | ENCORE 2020 – 4º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios | Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/04/07 - Atual | Coatings ( 2079-6412) | |
2021/01/04 - Atual | HERITAGE (2571-9408) | |
2019 - Atual | Diferents. Revista de museus (2530-1330) | |
2017 - Atual | Ge-Conservación | GEIIC |
2014 - 2023 | RECHGroup Postprints | RECHGroup |
2019 - 2020 | Conservar Patrimonio |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021/02/10 | External evaluator of the PhD thesis entitled Digital Prints in Contemporary Art. Conceptual and material study of current technologies and practices from a conservation perspective, presented by the candidate Iraia Anthonisen Añabeitia and codirected by Itxaso Maguregui Olabarria, The aim was to make a report about the document. If meets all the requirements for an academic and research work of these characteristics. | Facultad de Bellas Artes de la Universidad del País Vasco UPV-EHU, Espanha |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Sistemas de Documentação e Representação do Património | Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2019 - Atual | Laboratório de Conservação de Pintura I | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2019 - Atual | Sistemas de Registo do Património | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2019 - Atual | Laboratório de Conservação de Pintura II | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - Atual | Materiais, técnicas e diagnóstico de Bens Culturais | Ciências da Arte e do Património | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2017 - Atual | Investigações e Práticas de Conservação e Restauro | Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016/09/19 - Atual | Seminário de Metodologias de Investigação | Doutoramento em Belas-Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016/09/15 - Atual | Conservação, Restauro e Producão de Arte Contemporânea II | Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016/09/05 - Atual | Conservação, Restauro e Producão de Arte Contemporânea I | Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016/02/01 - 2019/06/30 | Reintegração Cromática | Conservação e Restauro (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão de Tomar, Portugal |
2017 - 2019 | Reintegração Cromática | Conservação e Restauro | Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/01/15 - 2023/06/15 | Membro do Conselho Científico da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Membro
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/12/23 - Atual | SECRETARY of the Ph.D. thesis TRIBUNALentitle "Remoistenable temporary supports for facing of canvas paintings" by Paola Alba Director: Susana Martín Rey; María Teresa Domenech Carbo; Annarosa Mangore Doctoral programme: PhD in Preservation and Restoration of Cultural Heritage, Universidad Politécnica Valencia, Spain | Universidade Politécnica de Valencia, Espanha |
2021/02/12 - Atual | External evaluator of the PhD thesis entitled Digital Prints in Contemporary Art. Conceptual and material study of current technologies and practices from a conservation perspective, presented by the candidate Iraia Anthonisen Añabeitia and codirected by Itxaso Maguregui Olabarria | Universidad del País Vasco, Espanha |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2018/04/01 - 2018/07/30 | Revisión crítica de los principios teóricos y materiales en la reintegración pictórica en pintura de caballete | Beatriz Doménech |
2018/04/01 - 2018/06/30 | Revisión crítica de los principios teóricos y materiales en la reintegración pictórica en pintura de caballete | Beatriz Doménech |
Distinções
Prémio
2023 | Distinção com Menção Honrosa "Investigação e Difusão Científica"
Associação Portuguesa de Museologia, Portugal
|
Outra distinção
2010 | Grant: SFRH/BD/69783/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|