Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- RUI ALEXANDRE TEIXEIRA ALVES
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- ALVES, RUI A.
- ALVES, RUI
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4E13-0FD1-BB6A
- ORCID iD
- 0000-0002-1657-8945
- Google Scholar ID
- 7rEM4tkAAAAJ
- Researcher Id
- AAA-9323-2019
- Scopus Author Id
- 25654522000
Endereços de correio eletrónico
- ralves@fpce.up.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Rua de Alfredo Allen, s/n, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=NCL_RALVES (Profissional)
- https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/func_geral.formview?p_codigo=241144 (Profissional)
- https://eln.eu/member/ralvesfpce-up-pt/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009/01/28
Concluído
|
Programa de doutoramento em Psicologia [Ph.D. program in Psychology] (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A mente enquanto escreve: A automatização da execução motora na composição escrita [The mind while writing]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade com distinção e louvor [A |
2002
Concluído
|
Mestrado em Psicologia [Master in Psychology] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Limites e processos cognitivos na composição escrita [Limits and cognitive processes in written composition]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom [Very Good -highest classification in th |
1998
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17/20 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/18 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2009/01/28 - 2020/09/17 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2002/07/13 - 2009/01/27 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1998/10/01 - 2002/07/12 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/11/01 - Atual | Early Language Development in the Digital Age (e-LADDA): A MSCA ITN (2019-2023)
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
EU Framework Programme for Research and Innovation Marie Sklodowska-Curie Actions
Em curso
|
2013 - 2024/12/31 | Centro de Psicologia da Universidade do Porto- CPUP
UID/PSI/00050/2013 -UID/PSI/00050/2019
UID/PSI/00050/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/07/01 - 2022/03/31 | Atenção plena para o sucesso dos alunos: Estudo da relação entre funções executivas e escrita através duma aplicação de atenção
plena para promover aspetos cognitivos, sociais e de saúde nas crianças
PTDC/PSI-GER/28404/2017
Universidade do Porto, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018 - 2021 | PICCLE - Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita (2018-2021).
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2017/04/01 - 2020/03/31 | Mind-Body Interactions in Writing (M-BW): Psychophysiological and Linguistic Synchronous Correlates of Expressive Writing
Investigador responsável
Fundação Bial, Portugal
|
Fundação Bial
Em curso
|
2014/12/12 - 2019/04/30 | Strenghtening Europeans' capabilities by establishing the European Literacy Network
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Horizon 2020
Concluído
|
2011/03/01 - 2014/08/31 | Desenvolver, automatizar e auto-regular os processos cognitivos na escrita [Development, automatization, and self-regulation
of cognitive processes in writing]
PTDC/PSI-PCO/110708/2009
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/09/01 - 2011/03/31 | Avaliação e caracterização das dificuldades de leitura e dislexia em crianças e adultos portugueses [Assessment and characterization
of reading disorders and dyslexia in Portuguese children and adults]
PTDC/PSI/64920/2006
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001/02/01 - 2001/04/30 | Processos cognitivos na escrita de narrativas por estudantes universitários - Mestrado em Psicologia
SFRH/BM/374/2000
Bolseiro de Mestrado
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/09/18 - 2022/01/28 | Enseñanza de la composición textual em la educación obligatoria: Práctica Docente y Variables moduladoras
Coorientador
|
Universidad de León, Espanha
|
2016 - 2022 | Writing motivation in school: Examining the contribution of motivation to writing performance in Portuguese middle school
students
Orientador de Ana Camacho
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016/09/03 - 2020/02/10 | Cognitive processes in text composing in adults with dyslexia
Coorientador de Marina Olujic
|
Language and Cognitive Neuroscience (Doutoramento)
Sveucilišta u Zagrebu Edukacijsko-Rehabilitacijski Fakultet, Croácia
|
2011/10/02 - 2015/07/16 | Ouvir as letras: Promoção integrada das competências de literacia emergente.
Orientador de Maria do Céu Teixeira
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/10/02 - 2014/12/17 | Paving the way for better writers: The role of self-regulation in shaping writing development
Orientador de Teresa Limpo
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Editorial Board of Psicothema (0214-9915) | Colegio Oficial de Psicologos del Principado De Asturias |
2016/02/01 - Atual | Editorial board of Written Communication | Sage |
2016/01/01 - Atual | Editorial Board of Journal of Educational Psychology (0022-0663) | American Psychological Association |
2013/01/01 - Atual | Associate Editor of Reading & Writing (0922-4777) | Springer |
2014/01/01 - 2020/12/31 | Associate Editor of Culture & Education (1135-6405) | Routledge |
Distinções
Prémio
2018 | John R. Hayes Award - Written Communication |
2018 | John Hayes Award - Journal of Writing Research
Journal of Writing Research, Bélgica
|
2001 | Prémio Eng. António de Almeida [Prize Eng. António de Almeida]
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
1999 | Prémio de mérito académico [Student achievement prize]
Universidade do Porto, Portugal
|