???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOSÉ PEDRO DA CUNHA CATALÃO DIONÍSIO

Nomes de citação

  • DIONÍSIO, JOSÉ

Identificadores de autor

Ciência ID
4A1D-373B-4E37

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês
Francês
Formação
Grau Classificação
1992/05/01
Concluído
Gestão (Doctorat)
Especialização em Marketing
HEC Paris, França
"“L’internationalisation des stratégies de marketing des entreprises de commerce de détail à l’étranger: le cas des entreprises internationales au Portugal”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1987
Concluído
Gestão (DEA)
Especialização em Stratégie Commerciale
Université Paris Dauphine, França
1983
Concluído
Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1978
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/11/28 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Audax, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Brochado, Ana; Dionísio, Pedro; Leal, Maria Carmo. "Sponsoring the football national team". Journal of Business & Industrial Marketing 33 5 (2018): 625-637. http://dx.doi.org/10.1108/jbim-03-2017-0076.
    10.1108/jbim-03-2017-0076
  2. Pereira, H. G., Cardoso, M., e Dionísio, P.. "The determinants of website purchases: the role of e-customer loyalty and word-of-mouth". Journal of Electronic Marketing and Retailing 8 2 (2017): 136-156.
  3. Abreu, M. E., Laureano, R. M. S, Sharifah, F. S. A., Vinhas da Silva, R., e Dionísio, J.. "Managing volunteerism behaviour – The drivers of donations practices in religious and secular organizations". Journal of General Management 40 3 (2015): 39-54.
  4. Abreu, M. E., Laureano, R. M. S, Vinhas da Silva, R., e Dionísio, J.. "Volunteerism, compassion and religiosity as drivers of donations practices". International Journal of Non-profit and Voluntary Sector Marketing 20 3 (2015): 256-276.
  5. Dionisio, P., Leal, M., e Vinhas da Silva, R.. "Tribal Marketing in sports". Revista Internacional de Deportes Coletivos 19 (2014): 17-27.
  6. Dionisio, P., Leal, C., Pereira, H., Salgueiro, M. F.. "Piracy Among Undergraduate and Graduate Students Influences on Unauthorized Book Copies". Journal of Marketing Education 35 2 (2013): 191-200.
  7. Dionísio, P., Leal, C., e Moutinho, L.. "A phenomenological research study on sports fandom in Portugal: a comparative study of surfing and football". Journal of Euromarketing 17 3 (2008): 233-253.
  8. Dionísio, P., Leal, C., e Moutinho, L.. "Fandom affiliation and tribal behaviour: a sports marketing application". Qualitative Market Research 11 1 (2008): 17-39.
  9. Moutinho, L., Dionísio, P., e Leal, C.. "Surf tribal behaviour - a sports marketing application". Marketing Intelligence and Planning 25 7 (2007): 668-690.
  10. Dionísio, P.. "O Modo de internacionalização das empresas de comércio de retalho em Portugal.". Sociedade e Território 17 (1992):
  11. Dionísio, P.. "Porquê a internacionalização". Revista Gestão do ISCTE (1991):
  12. Dionísio, P., e Rodrigues, J.. "Globalização da comunicação - Os casos dos detergentes e do correio acelerado". Revista de Gestão do ISCTE 8 (1990):
  13. Dionísio, P., e Rodrigues, J.. "A globalização da comunicação na Europa". Revista de Gestão do ISCTE (1989):
Livro
  1. Dionísio, P., e Leal, C. Os 30 anos de História da Distribuição em Portugal. Uniarme. 2016.
  2. Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., e Rodrigues, J.. Mercator da Língua Portuguesa. Publicações Dom Quixote. 2015.
  3. Moutinho, L., Dionísio, P., Rodrigues, J., e Pereira, H.. Marketing Trends – Antecipar o futuro para inspirar o presente. Lisboa. Bnomics. 2012.
  4. Dionisio, P., Pereira, H., e Cardoso, M.. Comportamentos de procura de informação e compra online. CCP. 2012.
  5. Dionisio, P., e Leal, C.. Os 25 anos da história da distribuição em Portugal. Uniarme. 2011.
  6. Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P., e Rodrigues, J.. Publicitor, comunicação 360º online e offline. Publicações Dom Quixote. 2010.
  7. Dionisio, P., (coordenação). Casos de sucesso em Marketing Desportivo. 2009.
  8. Dionísio, P., Rodrigues, J., Faria, H., Canhoto, R., e Nunes, R.. b-Mercator. Publicações Dom Quixote. 2009.
  9. Dionísio, P., e Leal, C.. Como obter sucesso no Comércio. CCP. 2005.
  10. Lindon, D., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, J.. Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing. Publicações Dom Quixote. 2004.
  11. Lindon, D., Lendrevie, J., Dionísio, P., e Rodrigues, J.. Mercator 2000 – Teoria e Prática do Marketing. Publicações Dom Quixote. 2000.
  12. Brochand, B., Lendrevie, J., Dionísio, P. e Rodrigues, J.. Publicitor. Publicações Dom Quixote. 1999.
  13. Lindon, D., Lendrevie, J., Dionísio, P., e Rodrigues, J.. Mercator – Teoria e prática de Marketing. Publicações Dom Quixote. 1996.
  14. Dionísio, P. (coordenação). Manual Prático de Marketing. Exame/Tracy International. 1994.
  15. Lindon, D., Lendrevie, J., Dionísio, P., e Rodrigues, J.. Mercator – Teoria e prática de Marketing. 1992.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Influence of different sponsorship contexts in the bios: consumer brand relationship model (BCBR model) mutualism and antagonism clusters and purchase intention.
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Cosmeceutical Products in China's Retail Pharmacies: a Consumers' Satisfaction Study
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 A influência da avaliação da comunicação da marca na formação da reputação corporativa. A visão dos clientes empresariais.
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 A interdependência entre as marcas e as comunidades de marca - Os casos da Vespa e da Harley Davidson.
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Influences on brand choice in children and early adolescentes
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 As influências sobre as crianças na escolha de marcas de roupa e calçado
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Identidade Corporativa em Situação de Fusão. Como se juntam nomes e logótipos e como as pessoas os percebem
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 A atitude das crianças face às mascotes das marcas
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal