???global.info.a_carregar???
Investigadora não doutoral no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE (CEI-Iscte), no grupo temático Democracia, Ativismos e Cidadania. Mestre em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. Co-fundadora do Coletivo Mukambu Literário e Diásporas, com atuação desde 2023 no Vale da Amoreira (Portugal), promovendo ações de autonomização feminina, fortalecimento de redes de negócios na gastronomia e artesanato com mulheres migrantes. Colaborou no projeto Afá e Raízes Migrantes (abril de 2025), centrado na criação de redes de apoio emocional e fortalecimento da autonomia pessoal de mulheres imigrantes de diversas origens. Desde 2023, é Vice-Presidente da Associação P de Potência (Portugal), com foco na promoção de direitos e apoio a mulheres imigrantes, refugiadas, em situação de vulnerabilidade, risco social e pobreza. É colaboradora da Revista África e Africanidades (Rio de Janeiro, Brasil), contribuindo com reflexões sobre afrodiáspora e educação. Desde 2024, é associada efetiva da Associação USEPHA “Amizade” (Dundo, Angola), onde colabora com iniciativas de associativismo social, com enfoque em género e educação comunitária. Entre 2019 e 2024, integrou a Rede de Investigação em Fronteiras e Migrações (RiFReM), vinculada ao Observatório e Laboratório do ISCSP, com investigações centradas em migrações, fronteiras e políticas públicas. Desde 2009, é professora na Secretaria da Educação de Guaramiranga (Ceará, Brasil), com experiência no ensino formal e não formal, além de participação em projetos comunitários interseccionais. Tem interesse nos campos de ensino e pesquisa relacionados à agenda transnacional, com foco em: Fenômenos afro-diaspóricos Associativismo migrante Feminização das migrações Redes e micro-redes sociais femininas Educação decolonial e currículo afro-referenciado Participou como colaboradora nos projetos “Voices of Iberia in Black Europe” e “Projeto MoRar – Movimento de Rua Antirracista”, organizados pela Associação Kazumbá. Teve comunicação aprovada na conferência internacional “Intersectional Challenges in Afroeuropean Communities”, no âmbito da 8th Biennial Afroeuropean Conference, realizada em Bruxelas, em setembro de 2022, com a apresentação intitulada: “Black Women and Borders: The Case of Mouraria, Lisbon”, no painel: Stream 2 – Structural Racism, Racialization and Exploitation, com coordenação de Ojeaku Nwabuzo (ENAR) e Sibo Kanobana (Universidade de Gent/Open University, Países Baixos).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Renata Maria Franco Ribeiro

Nomes de citação

  • Ribeiro,R.F.
  • Ribeiro,Renata.

Identificadores de autor

Ciência ID
491E-8A32-7FFB

Endereços de correio eletrónico

  • renatafrancounilab@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023 - 2026
Em curso
Estudos Africanos (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Gênero e poder no associativismo migrante: As redes transnacionais das mulheres guineenses." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2019/10/20 - 2022/03/27
Concluído
Antropologia (Mestrado)
Especialização em Migrações, transnacionalismo e redes informais.
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas , Portugal
"Mulheres guineenses, agencialidade e redes sociais em contexto pandémico: uma etnografia do cotidiano no bairro do Vale da Amoreira (Moita-Portugal)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2016/05/02 - 2018/06/06
Concluído
Bacharelado em Humanidades (Bacharelato)
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil
"ESTÉTICA, CORPO/CABELO E IDENTIDADE: NO CASO DAS ESTUDANTES BISSAU-GUINEENSES NO CONTEXTO DA UNILAB-CE." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015/03/28 - 2016/08/28
Concluído
Especialista nas Relações Étnico-raciais no ambiente escolar. (Pós-Graduação)
Especialização em educação
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unidade Acadêmica dos Palmares, Brasil
2009/04/05 - 2012/02/06
Concluído
Especialista em Psicopedagogia (Pós-Graduação)
Especialização em educação
Fundação Darcy Ribeiro, Brasil
2005/03/10 - 2006/04/02
Concluído
Especialista em Administração Escolar (Pós-Graduação)
Especialização em Gestão Escolar
Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú-Ceará., Brasil
2001/01/04 - 2004/12/10
Concluído
História e Geografia (Licenciatura)
Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/30 - 2020/12/03 Assistente Convidado (Docente Universitário) Faculdade Complexo Santo André, FACESA, Brasil., Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/06/20 - Atual Investigadora no grupo temático Democracia, Ativismos e Cidadania. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa Centro de Estudos Internacionais, Portugal
2023/09/05 - Atual Técnica no gabinete de Ação Social e no gabinete do Aluno Coletividade Cultural Santa Catarina -Chapitô , Portugal
Coletividade Cultural Santa Catarina -Chapitô , Portugal
2009/01/04 - Atual Professora efetiva Secretaria da Educação de Guaramiranga, Brasil
2021/05/05 - 2022/10/30 Técnica Associação Kazumbá, Portugal
2011/02/02 - 2011/12/30 Professora Escola Ensino Fundamental e Médio Almirante Tamandaré, EFM AT Brasil., Brasil
2008/02/02 - 2008/12/30 Professora Colégio Torres Vasconcelos, CTV, Fortaleza-Brasil., Brasil
Colégio Torres Vasconcelos, CTV, Fortaleza-Brasil., Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2022 Voices of Iberia in Black Europe
Organização das entrevistas com os músicos brasileiros, cubanos, congoleses, angolanos, portugueses, pesquisa documental, filmagens, fotografias, divu
Concluído
2020 - 2022 Projeto MoRAR – Movimento de Rua Antirracista
00000
Outra
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2025/01/18 - 2025/04/05 Afá Raízes Migrantes
Monitora com as crianças
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ribeiro,Renata.. "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU/ÁFRICA". Trabalho apresentado em VI Seminário Práticas Educativas, Memórias e Oralidades: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS E NARRATIVAS ., Fortaleza, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. STANISLAU, Kassongo Chey; CABEIA, Adolfo Caiji; RIBEIRO, Renata Maria Franco. Educação, gênero e desenvolvimento sustent. Autor correspondente: STANISLAU, Kassongo Chey; CABEIA, Adolfo Caiji; RIBEIRO, Renata Maria Franco. Educação, gênero e desenvolvimento sustent. "Educação, gênero e desenvolvimento sustentável na mineração artesanal na África.". LUMEN v. 33 n. 2 (2024): 71-91. https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/759.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Ribeiro,R.M.F.. "RIBEIRO, R.M.F. MULHERES GUINEENSES NO ASSOCIATIVISMO INFORMAL DE POUPANÇA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO NO GRUPO DAS ABOTAS.". Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, v. 5 5 (2024): 1-20. https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8352/4096.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Ribeiro, Renata Maria Franco. "Mulheres migrantes do sul global no contexto pandêmico em Portugal". Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 4 (2022): e49192-11. http://dx.doi.org/10.47149/pemo.v4.e49192.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47149/pemo.v4.e49192
  4. Ribeiro,Renata.. "Academia Literária Afro-Liberta na Escola Professor Júlio Holanda". Ensino em Perspectivas v. 2 n. 4 (2021): https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6764.
    Publicado
  5. Ribeiro,Renata.. "Mulheres migrantes guineenses e perspectivas de resistências no estado português". Ensino em Perspectivas v. 2 n. 4 (2021): https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4565.
    Publicado
  6. Renata Maria Franco Ribeiro. "ESTÉTICA,EMPODERAMENTO IDENTIDADES: ESTUDANTES BISSAU-GUINEENSES NO CONTEXTO DA UNILAB/CEARÁ.". (2019): http://www.urca.br/portal2/wp-content/uploads/docs/pdf/anais_eventos/X-Artefatos-CNegra-2019-Anais.pdf.
  7. Ribeiro,Renata.. "Africanos guineenses: migração para fins estudantis na Terra da luz" Fortaleza-Ceará.". Revista África e Africanidades IX 28 (2018): https://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/0320102018.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ribeiro,Renata.; Maria Helena Florencio; BARBOSA, Iranize Guimarães ; SILVA, Anderson de Sousa ; ALENCAR, C. S. S. "Práticas pedagógicas no contexto da Educação Básica: perspectivas na construção de um currículo afropensado.". In Resistências e Lutas: nos Ensinos Indígenas, Quilombola, EJA, Básico e Superior., 9-242. Fortaleza, Brasil: Imprece, 2019.
    Publicado
  2. Ribeiro,Renata.; Maria Eliene Magalhães da Silva.. "TRANÇANDO MEMÓRIAS NA ESCOLA: Visibilidade da estética negra, uma abordagem afropensada..". In FAZER EDUCATIVO: AÇÕES AFIRMATIVAS DA POPULAÇÃO NEGRA: o contexto da educação brasileira., 201-216. Brasil: Edições INESP, 2018.
    Publicado
  3. SILVA., M. E. M. (Maria Eliene Magalhães da Silva; OLIVEIRA, R. P. M. L. (Raquel Di Paula M. Lima de Oliveira); RIBEIRO, R. M. F. (Renata Maria Franco Ribeiro). "VIEMOS TODOS DA MÃE ÁFRICA: A ÁFRICA QUE HABITA EM NÓS A PARTIR DE ASPECTOS E VIVÊNCIAS NO ENSINO E COTIDIANO". In Experiencias em Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade. Caminhos e Perspectivas.. Fortaleza, Brasil: Imprece, 2018.
    Publicado
  4. Ribeiro,Renata.. "TRAJETÓRIAS E PERMANÊNCIAS DOS ESTUDANTES GUINEENSES NA “TERRA DA LUZ”, FORTALEZA - CEARÁ". In ÁFRICA;MIGRAÇÕES E SUAS DIASPORAS: Reflexões sobre a Crise Internacional e Cooperação Sul-Sul., 293-303. Porto Alegre- Brasil: Editora Fi, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ribeiro, Renata Maria Franco. "Mulheres guineenses, agencialidade e redes sociais em contexto pandémico: uma etnografia do cotidiano no bairro do Vale da Amoreira (Moita-Portugal)". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.5/24425.

Outros

Outra produção
  1. O desafio de reinventar o homem angolano na literatura de Uanhenga Xitu.. Trabalho apresentado para a conclusão de curso Introdução a literatura angolana na Revista África e Africanidades.. 2020. Ribeiro,Renata..
  2. MOVIMENTO PASTORAL AFRICANO: PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES GUINEENSES EM FORTALEZA NO CEARÁ. Comunicação apresentada no XI Seminário de Mobilidade Humana, III Seminário Internacional de migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul e I Seminário Internacional de novos Estudos Africanos.. 2017. Ribeiro,Renata..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 ENTOANDO O CANTO DOS MARACATUS NO CEARÁ: PERSPECTIVAS DE LUTA NO FOMENTO A CULTURA NEGRA. Por uma escola reflexiva e inclusiva.
(Guaramiranga, Brasil)
2019 REFLEXÕES SOBRE OS RASTROS DO SISTEMA COLONIAL COMO ESTRATÉGIA DE OPRESSÃO A ANCESTRALIDADE NEGRA E INDÍGENA.
Escola Professor Julio Holanda. (Guaramiranga, Brasil)
2019 O Toré como perspectiva política e pertencimento dos povos indígenas . Apresentação Escola Professor Júlio Holanda.
2018 Educação formal, mulher e gênero na Guiné-Bissau / África contemporânea. V Seminário de Práticas Educativas, Memórias e oralidades- V SEPEMO.
Universidade Estadual do Estado do Ceará. (Fortaleza, Brasil)
2017/11/07 MOVIMENTO PASTORAL AFRICANO: PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES GUINEENSES EM FORTALEZA NO CEARÁ.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário)
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) (Acarape, Brasil)
2017 Desafios e perspectivas na construção de uma escola cidadã. VIII Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade-UFC-
(Fortaleza, Brasil)
2016 Trajetórias do africano: estudantes guineenses na "terra da luz" Fortaleza- Ceará. A História na encruzilhada dos tempos. V Seminário Internacional História e Historiografia.
(Recife, Brasil)
2016 Trajetórias e permanências do africano/estudantes guineenses na "terra da luz", Fortaleza-Ceará. X Seminário de Mobilidade Humana, II seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul/Sul.
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) (Redenção, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 PERFORMANCE NA PRAÇA: CAROLINA MARIA DE JESUS E O QUARTO DE DESPEJO. Esse encontro foi protagonizado pela turma do 7º ano da Escola Professor Júlio Holanda e, teve como objetivo ocupar os espaços da cidade de Guaramiranga com as lentes da poesia da escritora negra, favelada Carolina de Jesus, na qual narrava seu cotidiano de sobrevivência e denunciava as desigualdades sociais e as mazelas de uma sociedade brasileira forjada no trabalho escravo e na desigualdades de direitos e oportunidades. (2019 - 2019)
Encontro
Secretaria da Educação de Guaramiranga, Brasil
2014 - 2014 I SARAU DE POESIA NEGRA EM ALUSÃO AO DRAGÃO DO MAR "CHICO DA MATILDE". Oficialmente, o legado do jangadeiro Francisco José do Nascimento, conhecido pelo Dragão do Mar, é lembrado em homenagens distintas e, como simbolismo a homenagem a abolição da escravatura no estado do Ceará .Data Magna do Ceará, em 25 de março de 1884. Discutir a contradição da "libertação e a falta de reparação da população negra ". (2014 - 2014)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Secretaria da Educação de Guaramiranga, Brasil
2013 - 2013 Cine Debate tem por objetivo geral discutir fazer uso das tecnologias audiovisuais para ampliar o conhecimento e debates tanto com professores, alunes e comunidade local. 1- Visibilidades positiva das crianças negras no ambiente escolar. 2- Valorização das estéticas negras no ambiente escolar. 3-Conhecer o contributo de mulheres e homens negros que a história oficial invisibilizou na formação do estado brasileiro. (2013 - 2013)
Outro (Coorganizador)
Secretaria da Educação de Guaramiranga, Brasil
2013 - 2013 I CINE AFRO Invisibilidade da estética negra no ambiente escolar. Essa exposição de filmes foi um ciclo de curtas, documentários que discutem a pertinência de criar debates no ambiente escolar sobre o papel da escola no combate as formas de preconceitos raciais e, abordar estratégias de valorização do legado e saberes das populações negras e indígenas no nosso cotidiano. (2013 - 2013)
Outro (Outra)
Secretaria da Educação de Guaramiranga, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro da Rede de Investigação em Fronteiras e Migrações(RiFreM) , grupo de investigação que é parte da rede de Observatórios e laboratórios do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
2025/03/24 - 2025/03/24 O seminário reuniu especialistas e instituições para refletir sobre os desafios e oportunidades no campo das migrações, inclusão e convivência intercultural. A sessão de abertura contou com a participação de Rui Marques, ex-Alto Comissário para as Migrações e atual coordenador do Relational Lab, cuja intervenção trouxe uma visão crítica e inovadora sobre as políticas migratórias e o papel da interculturalidade na construção de sociedades mais justas.
Encontro
Seminário “Migrações – Interculturalidade e Inclusão
Freguesia santa Maria Maior-Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/10/24 - 2020/11/21 METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - PROEC na Área de PEDAGOGIA com carga horária de 80 h/a. Pedagogia (Graduado) Universidade Faculdade do Complexo Educacional Santo André FACESA , Brasil
2020/07/10 - 2020/07/24 EDUCAÇÃO CULTURAL INDÍGENA E AFRO BRASILEIRA no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - PROEC na Área de PEDAGOGIA com carga horária de 80 h/a Pedagogia (Graduado) Universidade Faculdade do Complexo Educacional Santo André FACESA, Portugal
2020/07/03 - 2020/07/17 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - PROEC na Área de PEDAGOGIA com carga horária de 80 h/a. Pedagogia (Graduado) Universidade Faculdade do Complexo Educacional Santo André - FACESA, Brasil
2019/05 - 2019/10 Tutora EAD Curso Educação e Gestão Escolar Quilombola -160 horas. (Outros)

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/11/23 - 2023/11/23 Alternativa Radio Ar Dois dedos de Conversa com as artesãs do Vale da Amoreira
2023/09/07 - 2023/09/07 “O Lado Negro da Força”, o “talk show” onde a luta antirracista tem voz. https://www.youtube.com/watch?v=wbCGpumVQ_Y Lugar de Fala nº 151 com Renata Franco Ribeiro Lugar de Fala nº 151 com Renata Franco Ribeiro

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/06/20 - Atual Associação P de Potência, um coletivo de mulheres migrantes do sul global e portuguesas europeias residentes em Portugal e além fronteiras territoriais ,tem como missão formar e potenciar uma rede de colaboração com foco no poder social e empoderamento feminino para uma autonomia sócio-econômica, cultural e afetiva das mulheres, numa perspectiva de base integral, equilibrando corpo, mente e espírito. diretoria

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016 - 2016 Presidente do Conselho Escolar na Escola Linha da Serra de Educação Infantil de Ensino Fundamental .
Presidente / Vice-presidente
Secretaria da Educação de Guaramiranga, Brasil
2015 - 2015 Vice-Presidente do Conselho Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no Município de Guaramiranga-Brasil.
Presidente / Vice-presidente

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Linhas e Criticas -Faculdade de Educação (Universidade de Brasília) (ISSN eletrônico 1981)