???global.info.a_carregar???
É atualmente Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, na área de Supervisão Pedagógica no 1.º CEB. É doutora em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho, em que realizou uma investigação que conjugou a Tecnologia Educativa e a Educação Histórica, intitulada: "Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica - um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º CEB", financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Concluiu o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto (Portugal) e a Licenciatura em Educação Básica no Instituto de Educação, da Universidade do Minho (Portugal). É formadora acreditada (CCPFC/RFO-42559/24) na área e domínio de Tecnologia e Comunicação Educativa, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Desde 2018 é investigadora no projeto IFITIC "Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico", do Centro de Investigação em Inovação do Instituto Politécnico do Porto (InED). Possui comunicações e publicações nas seguintes áreas de estudo: Tecnologia Educativa; Metodologias ativas; Educação Histórica; Ensino e aprendizagem da História; Consciência Histórica; Pensamento Histórico; Educação Básica; Formação de professores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vânia Gabriela Dias Graça

Nomes de citação

  • Graça, Vânia Gabriela Dias
  • Graça, V.

Identificadores de autor

Ciência ID
471C-80B5-4DB0
ORCID iD
0000-0002-7000-7211

Endereços de correio eletrónico

  • vaniagraca@ese.ipp.pt (Profissional)
  • vaniaadias14@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2019 - 2024/03/06
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2018/12/17
Concluído
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
"Os vários olhares de um professor multifacetado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2016/07/11
Concluído
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/04 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigadora Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - Atual Investigadora Instituto Politécnico do Porto, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/21 - Atual Formador acreditado (CCPFC/RFO-42559/24) na área e domínio da Tecnologia e Comunicação Educativa Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2023 - 2024 Professora do Ensino Básico Direção-Geral de Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - Atual Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
BD/150425/2019
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual IFITIC- Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º CEB
UIDB/05198/2020
Investigador colaborador
Instituto Politécnico do Porto, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Em curso
2019 - 2023 Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
PD/BD/150425/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Férias, Ana Rita; Graça, Vânia; Maia, Cristina. "As potencialidades da aula-oficina como espaço de construção de cidadania democrática". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, Coimbra, 2023.
    Publicado
  2. Raposo-Rivas, Manuela; Quadros-Flores, Paula; García-Fuentes, Olalla; Graça, Vânia. "Demanda de formación para la mejora del uso de las TIC". Trabalho apresentado em Issues22 - Issues in Education, 2023.
    Publicado
  3. Graça, Vânia; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "Compreender a ditadura salazarista através do uso de plataformas digitais: um estudo com alunos portugueses do 2.º CEB". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, Coimbra, 2023.
    No prelo
  4. Graça, Vânia; Férias, Ana Rita. "A Cidadania e a crise humanitária dos refugiados: dois percursos pedagógicos no 1.º CEB". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, Coimbra, 2023.
    No prelo
  5. Silva, Catarina; Graça, V.. "Potencialidades da utilização da metodologia ativa Rotação por Estações num ambiente educativo de 1.º CEB". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, Coimbra, 2023.
    No prelo
  6. Graça, Vânia; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Jornadas de Educación Histórica - “Pensamiento histórico, compromiso cívico y alfabetización digital, Murcia, 2023.
    No prelo
  7. Silva, Catarina; Graça, Vânia. "Potencialidades da utilização do robô superdoc para o desenvolvimento da linguagem de programação em alunos do 1.º CEB". Trabalho apresentado em VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Porto, 2023.
    No prelo
  8. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Maria Altina. "The Freirean Legacy in Innovative EducationalPractices: MakerCulture, Active Methodologies, Digital Technologies and Transdisciplinarity". Trabalho apresentado em The European Conference on Education 2022, Londres, 2022.
    Publicado
  9. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Maria Altina; Raposo-Rivas, Manuela. "Challenges and Potentialities of Using ICT in Initial Teacher Education: A Comparative Study With Students From Portugal and Spain". Trabalho apresentado em The European Conference on Education 2022, Londres, 2022.
    Publicado
  10. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Maria Altina. "BEING A TEACHER IN DISTANCE EDUCATION: THE PERCEPTION OF STUDENTS IN BASIC EDUCATION DEGREE". Trabalho apresentado em 15th International Technology, Education and Development Conference, INTED, Espanha, 2021.
    Publicado • 10.21125/inted.2021.1710
  11. Graça, Vânia; Altina Ramos; Solé, Glória. "O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História". Trabalho apresentado em V ENJIE- Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, Portugal, 2021.
    Publicado
  12. Graça, Vânia; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem". Trabalho apresentado em La formación del profesorado en didáctica de las ciencias sociales en el ámbito Iberoamericano, 2021.
    Publicado
  13. Graça, Vânia Gabriela Dias; Ramos, Maria Altina; Solé, Glória. "As contribuições do uso das TIC no ensino e aprendizagem da História: uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em 1.ª Conferência Internacional de países de língua lusófona e tcheca, 2021.
    Publicado
  14. Graça, Vânia; Ramos, Maria Altina; Solé, Glória. "A construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Challenges 21 - Desafios do Digital, 2021.
    Publicado
  15. Graça, Vânia; Ramos, Maria Altina; Solé, Glória. "O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
    Publicado
  16. Graça, Vânia; Gonzaga, Katia. "Ensinar em tempos de pandemia: desafios e olhares de professores portugueses e brasileiros". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
    Publicado
  17. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Maria Altina. "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/20), Valência, Espanha, 2020.
    10.4995/INN2020.2020.11911
  18. Graça, V.; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História". Trabalho apresentado em VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020, Ponta Delgada, Açores, 2020.
    Publicado
  19. Graça, Vânia Gabriela Dias; Maia, Cristina Maria Ferreira da Costa Ribeiro. "Aprender História com criatividade numa visita de estudo: "As voltas que Abril deu". Um roteiro para o 2.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em V Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado • 10.19146/pibic-2017-78738
Artigo em revista
  1. Vânia Graça; Glória Solé; Altina Ramos. "Combinación de tecnologías digitales y metodologías activas para el aprendizaje histórico". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (2023): https://doi.org/10.6018/reifop.551411.
    10.6018/reifop.551411
  2. Graça, Vânia Gabriela Dias; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina. "The Challenges of Initial Teacher Training". International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET) 16 18 (2021): 85. http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v16i18.24237.
    10.3991/ijet.v16i18.24237
  3. Vânia Gabriela Graça; Paula Maria Quadros-Flores; Manuela Raposo-Rivas; Maria Altina Ramos. "As TIC na formação inicial de educadores e professores". Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC (2021): https://doi.org/10.17398/1695-288X.20.1.27.
    Publicado • 10.17398/1695-288X.20.1.27
  4. Graça, V.; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Maria Altina. "The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1 st and 2 nd Basic Education Cycles". Athens Journal of Education 8 (2021): 1-16.
    Publicado
  5. Graça, V.; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Maria Altina. "The pedagogical integration of digital technologies in initial teacher training". International Journal of Educational and Pedagogical Sciences 15 4 (2021): 340-348.
    Publicado
  6. Graça, V.; Solé, Maria Glória Parra Santos; Ramos, Maria Altina da Silva. "Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º ciclo do ensino básico". 2 (2021): 81-94.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Graça, V.; Silva, Cátia; Ramos, Maria Altina. "Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses". Revista Temas & Matizes 14 25 (2020): 179-203.
    Publicado
  8. Graça, Vânia Gabriela Dias; Flores, Paula; Ramos, Maria Altina da Silva. "Renovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiário". Sensos E 6 2 (2019): 124-133.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Graça, Vânia; Gonzaga, Katia; Quadros-Flores, Paula. "Concepciones de los profesores en formación inicial sobre la Cultura Maker: Interdisciplinariedad y tecnologías digitales". In Enseñanza y aprendizaje en contextos multidiversos: estrategias y desafíos en el aprendizaje en entornos digitales. Espanha, 2024.
    No prelo
  2. Graça, Vânia Gabriela Dias; Férias, Ana Rita; Quadros-Flores, Paula. "The challenge of initial teacher education: potentialities and weaknesses". In New trends and Research on digital education, technopedagogy and curriculum, 27-45. Espanha: Editorial DYKINSON, 2023.
    Publicado
  3. Monteiro, Sandy; Graça, Vânia Gabriela Dias. "The potential of educational robotics for learning about the refugee theme: views from the students and the trainee teacher". In New trends and Research on digital education, technopedagogy and curriculum, 46-65. Espanha: Editorial DYKINSON, 2023.
    Publicado
  4. Salgueiro, Beatriz; Graça, Vânia Gabriela Dias. "The use of digital platforms for science learning with 4th grade students: challenges, potentialities and difficulties". In New trends and Research on digital education, technopedagogy and curriculum, 96-117. Espanha: Editorial DYKINSON, 2023.
    Publicado
  5. Graça, Vânia Gabriela Dias; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "O Desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico". In Pensamento Histórico e Humanismo, 69-85. Brasil: WAS Edições, 2023.
    Publicado
  6. Graça, Vânia Gabriela Dias; Solé, Maria Glória Parra Santos; Ramos, Maria Altina da Silva. "(RE) DESENHANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA PARA OS 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO". In Educação enquanto fenômeno social: Democracia e emancipação humana, 166-179. Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora, 2021.
    Publicado • 10.22533/at.ed.52921031113
  7. Graça, V.; Paula Maria Quadros-Flores; Altina Ramos. "O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes". 98-110. Portugal: Editorial DYKINSON, 2021.
    Publicado
  8. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina. "Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada". 2020.
Tese / Dissertação
  1. "Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Doutoramento, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2024. https://hdl.handle.net/1822/89807.
  2. Graça, Vânia Gabriela Dias. "Os vários olhares de um professor multifacetado - Relatório da Prática Educativa Supervisionada". Mestrado, Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12618.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11 Potencialidades del uso de las tecnologías digitales en la construcción de un pensamiento histórico crítico y social: un estudio con alumnos portugueses de 4º grado
Jornadas de la Asociación chilena de Enseñanza de las Ciencias Sociales (Chile)
2023/11 Contributos da aula-oficina combinadas com tecnologias digitais para a aprendizagem histórica: uma experiência didática com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
I Congresso Internacional de Educação – Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Educação, Faculdade Unina (Brasil)
2023/11 A formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um web currículo VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos
VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos
2023/10 A utilização da Metodologia ativa Rotação por Estações para a aprendizagem no 1.º CEB: desafios e potencialidades
I Encontro Nacional de Educação Básica (Porto, Portugal)
2023/06 A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História
Jornadas de Educación Histórica - Pensamiento histórico, compromiso cívico y alfabetización digital (Múrcia, Espanha)
2023/04 Compreender a ditadura salazarista através do uso de plataformas digitais: um estudo com alunos portugueses do 2.º CEB
7.º Encontro de Investigação e Práticas em Educação - EIPE 2023 (Coimbra, Portugal)
2023/04 A Cidadania e a crise humanitária dos refugiados: dois percursos pedagógicos no 1.º CEB
7.º Encontro de Investigação e Práticas em Educação - EIPE 2023, (Coimbra, Portugal)
2023/04 Potencialidades da utilização da metodologia ativa Rotação por Estações num ambiente educativo de 1.º CEB
7.º Encontro de Investigação e Práticas em Educação - EIPE 2023 (Coimbra, Portugal)
2023/02 Potencialidades da utilização do robô SUPERDOC para o desenvolvimento da linguagem de programação em alunos do 1.º CEB
VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – Desafios atuais na investigação em Educação (Porto, Portugal)
2023 A utilização das ferramentas digitais integradas em metodologias ativas: possíveis práticas educativas no 1.º CEB Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
(Portugal)
2023 A utilização de plataformas digitais no processo de ensino e aprendizagem de História
Unidade Curricular de Didática da História e da Geografia para a Educação Básica no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico do Instituto de Educação, Univer (Portugal)
2022/09 Learning to think historically using technological and active habitats
6th Conference oof de IRAHSSE, Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá (Canadá)
2022/07 A investigação e a práxis na formação inicial de professores na ESE do Porto: algumas linhas de investigação
I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal)
2022/07 Challenges and Potentialities of Using ICT in Initial Teacher Education: A Comparative Study With Students From Portugal and Spain
The 10th Europeran Conference on Education, UCL, London, UK (Londres, Estados Unidos)
2022/07 The Freirean Legacy in Innovative Educational Practices: Maker Culture, Active Methodologies, Digital Technologies and Transdisciplinarity
The 10th Europeran Conference on Education, UCL, London, UK (Londres, Estados Unidos)
2022/07 O interesse das tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: uma combinação desafiadora para a formação de alunos críticos e interventivos na sociedade
I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/05 O processo de alfabetização na Educação Básica: relato de experiência em Portugal
Multiletramento na educação básica: Relato de experiência em Portugal, Brasil (Brasil)
2022/05 As potencialidades da aula-oficina como espaço de construção de cidadania democrática: a formação de alunos críticos e participativos na sociedade
VI Encontro de Investigação em Práticas de Educação, Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
2022/04 Demanda de formación para la mejora del uso de las TIC.
INW22 Conference - Intercultural Week, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2022 TIC e metodologias ativas: possíveis caminhos para práticas educativas inovadoras no 1.º CEB Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, na Escola Superior de Educação do Porto
(Portugal)
2022 A utilização de plataformas digitais no processo de ensino e aprendizagem
Mestrado de Ensino de História e Filosofia (Portugal)
2021/12 The integration of the digital platform Educaplay in interdisciplinary paths in the 1st and 2nd Basic Education Cycles Athens International Symposium on Education and Research, 18-21 December 2020, Athens, Greece¿
(Atenas, Grécia)
2021/12 The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training ICETELE 2020 : XIV. International Conference onE-Technologies and E-Learning for Education, Dubai
(Dubai, Emiratos Árabes Unidos)
2021/10/22 CULTURA MAKER NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: uma contribuição para o desenvolvimento profissional
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto. (Portugal)
2021/09 O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (Braga, Portugal)
2021/09 Ensinar em Tempos de Pandemia: desafios e olhares de professores portugueses e brasileiros
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (Braga, Portugal)
2021/09 Padlet and Google Forms integrated in the classroom-workshop for the development of historical consciousness in the Digital Age: primary school students' ideas about national identity HEIRNET CONFERENCE 2021
2021/09 A construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico
CHALLENGES 2021 - XII Conferência Internacional de TIC na Educação. Universidade do Minho (Portugal)
2021/07/24 O valor do investigador colaborador num projeto de investigação Fórum inED'21: Pensar a Educação pelos Olhares da Investigação
Centro de Investigação de Inovação em Educação (InED), Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2021/07 O desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e V Congresso Iberoamericano
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/06 Ensinar e aprender história com recurso ao Padlet
Unidade Curricular de Didática da História e da Geografia para a Educação Básica no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Portugal)
2021/05 Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem X Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano, Múrcia, Espanha
(Múrcia, Espanha)
2021/05 O padlet como ferramenta cognitiva para o ensino e aprendizagem de História Mestrado de Benguela, no Instituto de Educação da Universidade do Minho.
(Portugal)
2021/04 O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História V ENJIE- Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, Portugal
(Évora, Portugal)
2021/03 Being a teacher in Distance Education: the perception of students in basic Education Degree 15th International Technology, Education and Development Conference, INTED, Espanha
(Valência, Espanha)
2021/03 The challenges of initial teacher training 3rd International Conference on Advanced Research in Education, Oxford, United Kingdom
(Oxford, Reino Unido)
2021 Educação em tempos de pandemia: experiências e desafios nas escolas portuguesas 7º Colóquio de ¿Pesquisas em ¿Educação e Mídia ¿(7º CPEM)- UNIRIO, PUC-RIO, Brasil
(Rio de Janeiro, Brasil)
2020/11 A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/20), Valência, Espanha
(Valência, Espanha)
2020/11 Poster: The promotion of Historical Consciousness in emerging learnin environment: a study with elementary school students The Graz Conference 2020: Historical Consciousness – Historical Thinking - Historical Culture, The Graz, Áustria
(Graz, Áustria)
2020/09 A plataforma digital Padlet - potencialidades no ensino e aprendizagem ativa para a construção e comunicação do saber Webinar: “Incrementar e sustentar atividades de docência online”, organizado pelo Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco
(Castelo Branco, Portugal)
2020/05/09 Metodologias ativas e tecnologias digitais: contributos para o desenvolvimento da consciência histórica. V Encontro Internacional Formação na Docência
Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2020/05 Relatos de experiência sobre ensino online no Ensino Básico em tempos de pandemia Roda de Conversa Intercultural entre professores do Brasil, Moçambique e Portugal
(Brasil)
2020/04 Formação em metodologias da pesquisa: o caso das universidades portuguesas Webinar: Formação em metodologias de pesquisa: desafios e experiências nas universidades portuguesas e brasileiras
(Brasil)
2020/02/27 Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação
Universidade Aberta, Ponta Delgada, Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2019/10/30 O uso das aplicações Educaplay, bubbl.us, learningapps.org e realidade aumentada com crianças e jovens Oficina para estudantes de Licenciatura e Mestrado
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/10/27 Ensinar História na era digital: potencialidades de dispositivos móveis numa visita de estudo. Colóquio Inovação e educação: balanços e perspetivas futuras
Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDInE), Escola Superior de Educação do Porto, da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/10/24 Aprendizagens ativas em ambientes inovadores: que desafios? II Seminário Internacional EXPRESSA,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/10/24 O uso de meios digitais nas Práticas Pedagógicas de História no primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico: vantagens e impedimentos. Oficina para estudantes de Licenciatura e Mestrado
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/07/18 A História e o desenvolvimento do espírito crítico: um estudo com alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB 2nd Porto International Conference on Research in Education, Porto
Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto (Porto, Portugal)
2019/07/05 Poster: Aprender com criatividade numa visita de estudo: "As voltas que Abril deu" um roteiro para o 2.º ciclo do Ensino Básico VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019/05/30 Diálogos entre a Educação Histórica e o desenvolvimento do espírito crítico: Um estudo com alunos do 1.º CEB e 2.º CEB. Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial – (CIEHP)
UTC Estudos Culturais e Sociais da Escola Superior de Educação do Porto, Porto. (Porto, Portugal)
2019/05/17 Potencialidades da realidade aumentada numa aula de ensino experimental no 1.º ciclo do ensino básico I Congreso Internacional de Tecnologías Emergentes en Educación
Faculdad ciencias de la educacíon, Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
2019/04/12 Do perfil do professor estagiário ao perfil do aluno: atividades, reflexões e resultados Conferência Internacional INTERNETWORKING CONFERENCE/INTERCULTURAL WEEK 2019
Escola Superior de Educação do Porto, Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Paula Cristina Fernandes Ferrão
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Daniel Jorge Martins Rafael
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Catarina Filipa Freitas Pinto
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Mariana Oliveira Silva
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Catarina Sofia Fernandes Gilvaz
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Ana Rita da Silva Soares
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Ana Sofia Almeida Nunes
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Diana Soraia dos Santos Costa
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Sandy Coelho Monteiro
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Adriana Filipa Silva Brandão
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Andreia Alexandra da Silva Pereira
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Catarina Pereira Silva
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Helena Maria Fernandes da Silva
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Hugo Figueiredo Sá
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Inês Monteiro Correia
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Marta Alexandra da Silva Oliveira
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Bárbara Patrícia Silva Teixeira
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Beatriz Maria Vieira Da Silva Salgueiro
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Marta João Rebelo Freire
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Beatriz Sousa Casaca Abrantes Guedes
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada
Coorientador de Liliana Galileu da Rocha
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - 2024 Seminário da Prática Educativa Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
2023 - 2024 Seminário da Prática Educativa Supervisionada Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - 2021 Revista Linhas Críticas
2020 - 2020 African Educational Research Journal
Distinções

Prémio

2020 Prémio de melhor apresentação com a comunicação: "The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training"
ICETELE 2020 : XIV International Conference on E-Technologies and E-Learning for Education,, Emiratos Árabes Unidos
2020 Prémio de melhor apresentação com a comunicação: "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente"
International Conference on Innovation, Documentation and Education, Portugal