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Docente e investigadora na área do Design de Moda, com especial destaque para a comunicação de moda, inclusão e sustentabilidade. Doutorada em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, especializou-se em Design, Gestão e Marketing, com a tese intitulada “A criança e o espaço: abordagem ao design de espaços lúdicos inclusivos e interiores para crianças entre os três e os cinco anos”. Tem ainda um Mestrado em Comunicação de Moda - Design Gráfico e Multimédia e uma Licenciatura em Design e Marketing de Moda. Atualmente, é Professora Convidada na Universidade do Minho e Investigadora no Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), com interesses centrados em metodologias de ensino em design, comunicação visual, inclusão, sustentabilidade e transformação digital na moda.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Inês de Castro Vasconcelos Martins do Amaral

Nomes de citação

  • Amaral, Inês

Identificadores de autor

Ciência ID
4717-360F-DDE8

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2011 - 2016/10/03
Concluído
Programa Doutoral em Engenharia Têxtil (Doutoramento)
Especialização em Design, Gestão e Marketing
Universidade do Minho, Portugal
"A criança e o espaço: abordagem ao design de espaços lúdicos inclusivos e interiores para crianças entre os três e os cinco anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (por unanimidade)
2009 - 2011
Concluído
Comunicação de Moda - Design Gráfico e Multimédia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Perceção infantil dos logótipos: cores e formas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2009
Concluído
Design e Marketing de Moda (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Portugal
Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2016/11/01 - 2017/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/02/01 - 2015/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2014/09 - 2015/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2013/02/02 - 2014/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09 - 2014/07 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2009/10/12 - 2012/10/12 Membro do Conselho de Escola de Engenharia Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/06/01 - 2024/05/31 Fashion Alive
101056307
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Inês Castro; Amaral, Inês. "Work in Progress: AI and Fashion Trends - An Exploration To The Topic". Trabalho apresentado em EDUNINE, 2025.
  2. Costa, Maria Francisca; Amaral, Inês. "Work in Progress: Approach to Inclusive Society in Current Fashion Education: Main Challenges and AI-Driven Tools". Trabalho apresentado em EDUNINE, 2025.
  3. Teixeira, João; Cunha, Joana; Amaral, Inês . Autor correspondente: Teixeira, João. "Work in Progress: AI Digital Transformation: AI Tools for Fashion Design". Trabalho apresentado em IX IEEE World Engineering Education Conference, Montevideo, 2025.
    Aceite para publicação
  4. Amaral, Inês. "Reflection on the use of Generative Language Models as a tool for teaching design". Trabalho apresentado em IEEE World Engineering Education Conference, 2024.
  5. João Pedro Teixeira; Amaral, Inês ; Cunha, Joana. "Os problemas de um utilizador com incapacidade visual no processo de compra de produtos de moda". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Moda e Design, 2023.
  6. Amaral, Inês. "Active learning in teaching Design Theory". Trabalho apresentado em VII IEEE World Engineering Education Conference, Bogotá, 2023.
    Publicado
  7. Amaral, Inês ; Catarino, André; Cunha, Joana. "New approach to project teaching methodology in the design of fashion shows". Trabalho apresentado em VI IEEE World Engineering Education Conference, 2022.
  8. Amaral, Inês ; Maria da Graça Guedes. "The existence of different stages in the designing process of an inclusive indoor children’s play space". Trabalho apresentado em International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Arts, 2017.
  9. Amaral, Inês ; Maria da Graça Guedes. "A methodological approach in the process of designing an inclusive interior children’s play space – from observation to interview". Trabalho apresentado em International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Arts, 2017.
  10. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "The influence of the child (and of its kind) in the design of a children’s play area: a focus on the methodology of participatory design and in recreational activities". Trabalho apresentado em WWCA, Guimarães, 2016.
    Publicado
  11. Amaral, Inês. "The colour in children’s playful spaces". Trabalho apresentado em WCCA, Salvador da Bahia, 2015.
    Publicado
  12. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Colors and a participative methodology in the design of the play areas of children". Trabalho apresentado em 2nd International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Arts - SGEM 2015, Albena, 2015.
    Publicado
  13. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "The role of age in participative methodology for designing play areas". Trabalho apresentado em 2nd International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Arts - SGEM 2015, Albena, 2015.
    Publicado
  14. Amaral, Inês; Nathalie Cohen; Joana Cunha. "Fashion communication: a way to change consumption behaviour towards ethical fashion". Trabalho apresentado em 2nd International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Arts - SGEM 2015, Albena, 2015.
    Publicado
  15. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Inclusive society: The importance of an inclusive space for blind children". Trabalho apresentado em CIMODE, Milão, 2014.
    Publicado
  16. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "A inclusividade dos espaços de lazer infantil". Trabalho apresentado em 3º Encontro Nacional/1º Encontro Ibérico de Doutoramentos em design, Aveiro, 2014.
    Publicado
  17. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Perceção infantil dos logótipos: formas". Trabalho apresentado em WCCA, Geelong, 2013.
    Publicado
  18. Amaral, Inês; Maria Gabriela Gama; Luis Amaral. "As redes sociais e as cores dos seus logótipos". Trabalho apresentado em WCCA, Geelong, 2013.
    Publicado
  19. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Perceção infantil dos logótipos: cores e formas". Trabalho apresentado em WCCA, Vila Real, 2013.
    Publicado
  20. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Perceção infantil dos logótipos: cores". Trabalho apresentado em WCCA, Guimarães, 2012.
    Publicado
  21. Amaral, Inês; Maria Gabriela Gama. "A Coerência da Imagem da Marca: O Caso Gucci". Trabalho apresentado em WCCA, São Paulo, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Costa, Maria Francisca; Amaral, Inês. "The Importance of Luxury Fashion Brands in the Acceptance and Normalization of New Social Paradigms". International Journal of Marketing, Communication and New Media 12 23 (2023): 68-94.
    Publicado
  2. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes; Maria Gabriela Gama. "Designing a Communication Code for Children". The International Journal of Visual Design 10 3 (2016): 31-46.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Teixeira, João; Cunha, Joana; Amaral, Inês. "The Importance of the Fashion World for the Visually Impaired User". In Advances in Fashion and Design Research III, 86-94. Springer Nature Switzerland, 2025.
    Publicado
  2. Teixeira, João; Cunha, Joana; Amaral, Inês. "The Problems of a Visually Impaired User in the Process of Buying Fashion Products". Portugal, 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-43937-7_1
  3. Gomes, Beatriz; Amaral, Inês. "Consumer Perception of the Visual Identity of Sustainable Fashion Brands". In Advances in Fashion and Design Research, 620-632. Portugal, 2022.

Outros

Outra produção
  1. Percepção infantil de logótipos. 2011. Amaral, Inês; Maria da Graça Guedes.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/03 Active learning in teaching Design Theory EDUNINE 2023
COOPEC (Colômbia)
2022/03 New approach to project teaching methodology in the design of fashion shows EDUNINE 2022
COOPEC
2016/04 The influence of the child (and of its kind) in the design of a children’s play area: a focus on the methodology of participatory design and in recreational activities WCCA 2016- World Congress on Communication and Arts
COOPEC (Portugal)
2014/11 A inclusividade dos espaços de lazer infantil 3º Encontro Nacional/1º Encontro Ibérico de Doutoramentos em design
Universidade de Aveiro (Portugal)
2014/04 Perceção infantil dos logótipos: cores e formas WCCA 2014- World Congress on Communication and Arts
COOPEC (Portugal)
2013/04 As redes sociais e as cores dos seus logótipos WCCA 2013- World Congress on Communication and Arts
COOPEC (Austrália)
2012/04 Perceção infantil dos logótipos: cores WCCA 2012- World Congress on Communication and Arts
COOPEC (Portugal)
2011/05 Perceção infantil de logótipos Seminário o Mundo da criança no Mercado Ibérico
ANJE (Portugal)
2011/04 A Coerência da Imagem da Marca: O Caso Gucci WCCA 2011- World Congress on Communication and Arts
COOPEC (Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/09/01 - Atual Inclusive Fashion Design: Tools for design education
Orientador de João Pedro Teixeira
Programa Doutoral em Design de Moda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2024/09/01 - Atual "Moda, Consciencialização e Sustentabilidade: desenvolvimento e comunicação de um modelo integrado para espaços escolares com alunos do segundo ciclo"
Orientador de Maria Francisca da Cunha e Costa
Programa Doutoral em Design de Moda (Doutoramento)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2024/09/01 - Atual O papel da comunicação das marcas dentro da cultura do surf
Orientador
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2024/09/01 - Atual A inteligência artificial e a antecipação: o mundo novo das tendências de moda e os seus desafios
Orientador
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2024/09/01 - Atual Os Desfiles da Jacquemus como Estratéga de Comunicação: Construção de Identidade da Marca e Impacto Mediático
Orientador
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/01/02 - 2025/02/17 A Publicidade Controversa de Marcas de Moda de Luxo: Análise dos Componentes da Comunicação Visual
Orientador
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A Arte na comunicação de moda: Estudo de caso da Purificacion Garcia
Orientador de Sofia Bordonhos
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 Marcas de moda de luxo e a sua influência na aceitação e normalização dos novos paradigmas da sociedade
Orientador de Francisca Costa
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A abordagem da sustentabilidade dentro de um grupo de moda. Estudo de caso: Grupo H&M
Orientador de Leonor Andrade
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A comunicação digital no processo de internacionalização de PMEs do setor da moda: estratégia digital para entrar no mercado espanhol – o Estudo de caso da Frambooesas
Orientador de Diana Vidal
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A tendência dos novos logótipos das marcas de moda
Orientador de Andreia Costa
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A Comunicação entre o designer e o consumidor na criação de peças personalizadas. Caso da marca Helena Cordeiro
Orientador de Maria Cordeiro
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 A moda na Golden Age Of Hollywood. As estrelas e os seus figurinos como impulsionadores de tendências de moda
Orientador de Noémia Gil
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2022 A perceção do consumidor sobre a Identidade Visual das marcas de moda sustentáveis
Orientador de Beatriz Gomes
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2022 Moda Sem Género: A abordagem das marcas de moda portuguesas
Orientador de Gabriela Ribeiro
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2022 Retail design: estratégia e práticas no ponto de venda - estudo de caso Boutique Quaranta
Orientador de Liziete Pimenta
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2022 O processo de compra de produtos de moda dos utilizadores com incapacidade visual
Orientador de João Pedro Teixeira
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 A identidade visual de marcas de moda em diferentes culturas
Orientador de Ana Lins
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 A comunicação das marcas de moda de ballet
Orientador
Design para a Comunicação de Moda
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019/12 O papel da comunicação para a construção de uma marca: caso de estudo Susana Bettencourt
Orientador de Melissa Rodrigues
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Influenciadores de Moda no Instagram: do conceito à interatividade
Orientador de Diana Gonçalves
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Consumo consciente: comunicação de moda online
Orientador de Renata Jordão
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Concept Stores e os elementos de comunicação: a perceção do conceito por parte do consumidor
Orientador de Carolina Ramos
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 A influência das marcas nas publicações de uma influenciadora digital. Estudo de Caso: My Kind of Joy
Orientador de Sara Silva
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 A Influência das Estratégias de Comunicação da Marca no seu Crescimento. Estudo de Caso: Frambrooesas
Orientador de Marta Tavares
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2015 Moda ética: A consciencialização através da comunicação
Coorientador de Nathalie Gewerc Cohen
Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/02 - Atual Cocoordenação da criação de Instalações de Moda, realizadas pelos alunos do mestrado em Design de Comunicação de Moda (2025/03/12 - 2025/03/26)
Exposição (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2023/07 - Atual Membro da Comissão Científica do XVI WCCA – World Congress on Communication and Arts (2023/12 - 2023/12)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
COOPEC, Portugal
2023/07 - Atual Membro da Comissão Científica do 6º CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design (2023/10/04 - 2023/10/06) Universidade do Minho, Portugal
2022/07 - Atual Membro da Comissão Organizadora do CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design (2020) (2022/07/03 - 2022/07/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2022/05/19 - Atual Conceptualização e Realização do workshop “Design Inclusivo: a incapacidade visual no processo de compra de um produto” (2022/05/19 - 2022/05/19)
Oficina (workshop)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - Atual Cocoordenação da produção do desfile de moda dos finalistas em Design e Marketing de Moda - UMODA realizado pelos alunos de mestrado em Design de Comunicação de Moda de 2013 a 2015 e de 2016 a 2025. (2013)
Outro (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Cocoordenação da criação da Revista X, realizada pelos alunos do mestrado em Design de Comunicação de Moda (2018 - 2019)
Outro (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica do 13º Colóquio de Moda (2017/10/11 - 2017/10/15)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/04/21 - Atual Palestrante convidada no “Fashion Summit – Gestão e Inovação na Indústria da Moda” na sessão "A evolução do Marketing na Indústria da Moda” Universidade Portucalense, porto 2023
Mesa-redonda
Fashion Summit – Gestão e Inovação na Indústria da Mod
2025/03/18 - 2025/03/18 Removendo Barreiras e Otimizando o Ensino: Introdução ao Design Universal
Oficina (workshop)
Removendo Barreiras e Otimizando o Ensino: Introdução ao Design Universal
Universidade do Minho, Portugal
2025/03/13 - 2025/03/13 Digital Fashion Tools for the Transition Designer Workshop “Cross-Digital Innovation in the Fashion Industry Advanced Methodologies Using GenAI”
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Subject, acts, democratisation digital: a triad with potential for social transformation
Oficina (workshop)
WCCA'16
COOPEC, Portugal
2016 - 2016 Sensorial communication via smart materials: potentiality of applications in art and design
Oficina (workshop)
WCCA'16
COOPEC, Portugal
2014 - 2014 webQDA- Software de Apoio à Análise Qualitativa
Oficina (workshop)
webQDA- Software de Apoio à Análise Qualitativa
Esfera Crítica, Portugal
2014 - 2014 Design Inclusivo: mito ou realidade?
Oficina (workshop)
Renato Bispo, Portugal
2014 - 2014 Percursos espaços e produtos para todos
Oficina (workshop)
Percursos espaços e produtos para todos
Gabinete para a Inclusão da Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/03/28 A música como estímulo emocional para o processo criativo do design de moda
Arguente
Elisângela Fávaro Zottesso (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2025/02/17 O papel dos bloggers e influencers de moda na formação do comportamento dos consumidores nos dias de hoje
Arguente principal
Inês Filipa Ferreira Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2024/12/12 Heritage of Bauhaus: An Analysis of its Influence on Fashion Graphic Communication
Arguente principal
Beatriz Cenzi Nangi (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2024/11/28 Estratégias de comunicação digital de marcas de moda na atualidade. Estudo de caso ‘Metralha’ e ‘Nude Project’
Arguente principal
Raquel Penedos Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023 Orientação do Consumidor para a Moda Sustentável: comunicação de novos modelos de negócio
Arguente principal
Liliana Filipa Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 Vestuário desportivo feminino com capacidade de regulação antropométrica
Arguente principal
Ana Beatriz Ribeiro Lemos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 Desenvolvimento de vestuário desportivo sustentável como prevenção de lesões articulares e musculares
Arguente principal
Bruna Rafaela Castro Coelho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 Design de vestuário hospitalar para prevenção de úlceras de pressão em pacientes acamados e com mobilidade reduzida, com foco na antropometria, ergonomia, conforto e usabilidade
Arguente
Rochelne Bezerra de Menezes Gonçalves Barboza (Outro)
2022 Os desfiles em tempo de pandemia: um estudo de caso do novo formato do DFB Festival
Arguente principal
Clarissa de Carvalho Gondim (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Análise da comunicação digital de duas marcas de vestuário no mercado de moda atual. Estudos de caso: “Susana Bettencourt” e “Salvadorlia
Arguente principal
Céline Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Desenvolvimento de uma embalagem para produtos de moda com preocupações sustentáveis ou ambientais
Arguente principal
Rita Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 A Resistência das Revistas de Moda Independes: Estudo da Cultura do Consumo Impresso na Era Digital
Arguente principal
Joana Isabel Antunes Loureiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Sustentabilidade na Moda: estudo de caso de uma marca Upcycling
Arguente principal
Zélia Maia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Merchandising Visual e Comunicação de um Ponto de Venda Infantil – Estudo de Caso Lidi Love
Arguente principal
Sara Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Editoriais de moda como reflexo cultural: uma análise na revista Vogue a partir das dimensões do Hofstede Insights
Arguente principal
Jaqueline Hubner (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 O papel do ponto-de-venda físico e do comércio tradicional no séc. XXI: Estudo de Caso Lux Boutique Implicações da Pandemia COVID-19 no retalho
Arguente principal
Margarida Vieira de Castro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 A Moda como forma de Arte - Proposta para uma Plataforma de Comunicação de Moda, Arte e Cultura: Revista "Untitled
Arguente principal
Joana Malta (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Moda e Sustentabilidade: o Caso do Studio Izah
Arguente principal
Déborah Alencar de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Comunicação de produtos de vestuário de dança: o caso da marca Ballet Rosa
Arguente principal
Ana Filipa Almeida Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Moda e Museus: Diálogos entre o efémero e eterno
Arguente principal
Carla Colares Sampaio (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Estudo comparativo entre fast fashion e slow fashion. Estudo de caso das marcas Primark e Näz
Arguente principal
Aline Araújo Buzzo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Estratégias de comunicação das lojas monomarcas vs multimarca, sob a perspetiva do consumidor. Estudo de caso
Arguente principal
Andreia Marques Cerqueira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 A importância das estratégias de comunicação nas marcas de fast fashion: Estudo de caso Zara vs H&M
Arguente principal
Anabela Cunha Lobo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 O contributo do design no brincar: melhoria da qualidade de vida das crianças com necessidades especiais
Arguente principal
Rosária Miranda Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Tecnologia, Portugal
2017 O desenho naval do design de um acessório de modo: um estudo de caso
Arguente principal
Patrícia Sofia Martins Maduro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - 2018 Design Principles & Practices Journal (1833-1874)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - Atual Membro da Comissão de Avaliação da A3ES dos Cursos de Design de Moda Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - Atual Membro da Comissão de Avaliação da A3ES dos Cursos de Design de Moda Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2015 - Atual Membro da Comissão de Avaliação da A3ES dos Cursos de Design de Moda Universidade de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Sistema da Moda, Marketing e Mercados Têxteis Design e Marketing de Moda (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2020 - Atual Seminários de Investigação em Design de Moda Design de Moda (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal
2018 - Atual Design para a Comunicação de Produtos de Moda I Design para a Comunicação de Moda (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Portugal
2017 - Atual Teoria e História do Design de Moda Design e Marketing de Moda Universidade do Minho, Portugal
2016 - Atual Criação de Coleções Design e Marketing de Moda (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2013 - Atual Projeto de Comunicação em Design de Comunicação II Design para a Comunicação de Moda Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2023 Projeto de Comunicação em Design de Comunicação I Design para a Comunicação de Moda (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2023 Marketing de Moda Design e Marketing de Moda (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 Projeto Interdisciplinar em Design V Design e Marketing de Moda (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2019 Tecnologias Informáticas de Apoio ao Design Design e Marketing de Moda (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2017 Ergonomia Design do Produto Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2017 Introdução ao Projeto I Design do Produto (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2017 História e Crítica do Design Design de Ambientes Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009/01 - 2011/01 Conselho de Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - Atual Membro da comissão diretiva do Mestrado em Design para a Comunicação de Moda
Membro
Universidade do Minho, Portugal
Distinções

Prémio

2009 Bolsa de mérito
Universidade do Minho, Portugal

Outra distinção

2024 Diploma de Reconhecimento de Mérito Pedagógico em 2023/2024 pela Escola de Engenheira da Universidade do Minho
Universidade do Minho, Portugal
2023 Diploma de Reconhecimento de Mérito Pedagógico em 2021/2022 pela Escola de Engenheira da Universidade do Minho.
2022 Diploma de Reconhecimento de Mérito Pedagógico em 2020/2021 pela Escola de Engenheira da Universidade do Minho.
2021 Diploma de Reconhecimento de Mérito Pedagógico em 2019/2020 pela Escola de Engenheira da Universidade do Minho.