Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Pipa
Nomes de citação
- Pipa, J.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 461E-24D2-E262
- ORCID iD
- 0000-0001-7150-145X
- Researcher Id
- E-7230-2015
- Scopus Author Id
- 57190489727
Endereços de correio eletrónico
- jpipa@ispa.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 218811700 (Profissional)
Moradas
- ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. R Jardim do Tabaco, 34, 1149-041, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- www.ispa.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/09/01 - 2023/04/27
Concluído
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Grade retention and the affective components of learning: Effects on students self-concept, self-esteem, goal orientations
and school belonging" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2018/06/25 - 2018/06/27
Concluído
|
5th Barcelona Summer School in Survey Methodology (Outros)
Especialização em Causal Inference I
Universitat Pompeu Fabra, Espanha
|
|
2010/12
Concluído
|
Mestrado Integrado em Psicologia - Área de Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Autoconceito e autoconceito artístico em alunos do ensino artístico e do ensino regular: Um estudo comparativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/07/01 - 2024/07/31 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/03 - Atual | Leitor (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/09 - 2009/07 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Academia de Música de Santa Cecília, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01 - 2022/11 | Grade retention and the affective components of learning: Effects on students' self-concept, self-esteem, goal orientations
and identification with school
SFRH/BDD/132195/2017
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/03 - 2025/02 | AlteR - Alternatives for Retention
KA220-HED-000022966
Investigador
|
Erasmus
Em curso
|
2016/07 - 2017/12 | Social participation of students with SEN in inclusive schools
PTDC/MHC-CED/4150/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Portuguese Foundation for Science and Tecnology (Lisbon, Portugal)
Concluído
|
2014/01 - 2015/12 | Enhancing Teacher Resilience in Europe - ENTREE
539590-LLP-1-2013-1-DE-Comeniu
Bolseiro de Investigação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Efeitos da retenção escolar no 3º ciclo no autoconceito, autoestima e orientações motivacionais e percurso escolar dos alunos | VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Porto, Portugal)
|
2021/08 | Effects of retention in grade 5-6 on Portuguese students’ psychosocial development in middle school. In J. Demanet (Chair), Grade retention effectiveness research in Europe: State of the art [Symposium]. | 19th Biennial EARLI Conference
EARLI (Suécia)
|
2021/04 | Será a retenção escolar uma prática eficaz? Resultados de uma meta-análise [Paper presentation]. | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021 | Effects of retention in grades 1-9 on repeaters’ psychosocial outcomes using PISA 2018. In M. Goos (Chair), Grade retention in different European school systems and its effects on academic and non-academic outcomes [Symposium]. | European Conference on Educational Research 2021
ECER
|
2020/02 | Revisão sistemática sobre os efeitos da retenção escolar [Paper presentation] | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019/01 | Retenção escolar: Relação com o autoconceito, orientações motivacionais e identificação dos alunos com a escola | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2018/09 | School leaders’ self-perceived needs in the frame of beginning teachers’ induction processes: The case of Belgium, Finland and Portugal | ECER Conference 2018
(Bolzano)
|
2018/08 | Grade retention: Effects on self-concept, self- esteem, goal orientations, school engagement and peer relationships among students with and without retention [Paper presentation] | Summer School on Motivation and Emotion
(Sonderborg)
|
2018/07 | Inclusion in regular schools: patterns of acceptance and rejection of students with special educational needs. [Paper presentation] | 10th annual International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULERN,
(Palma de Mallorca, Espanha)
|
2018/07 | Is grade retention an effective practice? A systematic review. [Paper presentation] | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2018 | The development of achievement goal orientations in middle school: A latent growth curve analysis. [Paper presentation] | 16th International Conference on Motivation
(Sønderborg, Dinamarca)
|
2017/08 | Students with SEN, self and teacher perceptions of school performance: Relation with classroom ecology | EARLI 2017
(Tampere, Finlândia)
|
2017/08 | Impact of individual and contextual factos on Teachers’ Resilience and Commitment. In M. Wosnitza (Cahir), Teachers’ Adaptive Resilience Process at Different Career Stages [Symposium] | EARLI 2017
(Tampere, Finlândia)
|
2017/08 | Social participation of students with SEN in regular schools: the importance of their abilities profile [Paper presentation]. | ECER Conference 2017
(Copenhaga, Dinamarca)
|
2017/07 | Social participation of students with and without special educational needs (SEN) in regular schools. In The social dimension of inclusion: peers’ acceptance and attitudes towards children with disabilities [Symposium] | International Conference on Research in Education
(Setúbal, Portugal)
|
2017/06 | Retenção escolar: Trajetórias de desenvolvimento do autoconceito, autoestima, orientações motivacionais, relação entre pares e envolvimento dos alunos com e sem retenção [Paper presentation] | ]. II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Braga, Portugal)
|
2017/03 | Teacher characteristics related to social participation: Student-teacher relationship [Paper presentation] | Mini-Conference on Social Inclusion of Students with Disabilities in General Education
(Groningen)
|
2015/06 | Factores promotores da resiliência em professores [Paper presentation]. | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2015 | Factores promotores da resiliência em professores | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lis, Portugal)
|
2012 | Dificuldade sentida por professores do 2º e 3º ciclos na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas | 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Diferenças de género no autoconceito artístico e a sua relação com a auto-estima em estudantes do ensino secundário. | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/01 - Atual | Fatores relacionados com as crenças dos docentes sobre Educação Inclusiva: Revisão Sistemática
Coorientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/10/01 - Atual | Perceção dos professores sobre a retenção escolar e práticas de diferenciação pedagógica
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/10/01 - Atual | From awareness to action: The impact of classroom health education on children’s knowledge application
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2023/10/01 - 2024/12/12 | Dispositivos digitais e idade pré-escolar: perceções e mediação parentais
Coorientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/10/01 - 2024/11/20 | A perceção dos alunos de bem-estar na escola
Coorientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | O futuro académico, professional, pessoal e o bem estar de alunos do 9o ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019 - 2019 | Retenção escolar: Qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
Coorientador de Ana Gomes
|
Mestrado Integrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01/02 - 2024/10/15 | Member of the Organising Committee of the II Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e
da Educação (2024/09/27 - 2024/09/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2018/04/01 - 2018/06/30 | Member of the Organising Committee of the 6th International Congress of Educational Sciences and Development (2018/06/21 - 2018/06/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidad de Granada - Campus de Fuentenueva, Espanha Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2017 | Member of the Organising Committee of the II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (2017/06/02 - 2017/06/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/22 | A diferenciação pedagógica como estratégia promotora para uma
prática inclusiva
Arguente principal
|
Catarina Xavier Glória (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/12/07 | A perceção dos pais e profissionais sobre a adaptação das crianças à creche.
Arguente principal
|
Alexandra Dordio (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Revista de Psicodidáctica | |
2023 - Atual | Psychology in the Schools | |
2021 - Atual | European Journal of Psychology of Education | |
2018 - Atual | Análise Psicológica |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/01 - Atual | External advisory: Estudo de Diagnóstico sobre a Realidade Escolar e Educativa do Concelho de Odivelas. Câmara Municipal de Odivelas" | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2022/10/01 - 2023/07/01 | External advisory: Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Presenter award: Earli 2023
Jacobs Foundation, Suiça
|
2023 | E-CER: Center for Excelence in Education |
2021 | Presenter award: Earli 2021 |
2019 | Travel Award: EARLI 2019
Jacobs Foundation, Suiça
|
2018 | Best Poster Award: 6th International Congress of Educational Sciences and Development |