???global.info.a_carregar???
Joana Pipa. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Psicologia em 2023/04/27 pelo(a) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida e Mestrado em Mestrado Integrado em Psicologia - Área de Psicologia Educacional em 2010/12 pelo(a) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida. É Leitor no(a) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida e Investigador Auxiliar (carreira) no(a) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação. Publicou 13 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros. Coorientou 2 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 5 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s), Bolseiro de Investigação em 2 projeto(s) e Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 56 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Práticas pedagógicas; Autoconceito artístico; Artistc self-concept; Ensino regular; Performing arts; Ensino artístico; Professores; Self-esteem; Non-performing arts; Dificuldade; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Pipa

Nomes de citação

  • Pipa, J.

Identificadores de autor

Ciência ID
461E-24D2-E262
ORCID iD
0000-0001-7150-145X
Researcher Id
E-7230-2015
Scopus Author Id
57190489727

Endereços de correio eletrónico

  • jpipa@ispa.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 218811700 (Profissional)

Moradas

  • ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. R Jardim do Tabaco, 34, 1149-041, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016/09/01 - 2023/04/27
Concluído
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Grade retention and the affective components of learning: Effects on students self-concept, self-esteem, goal orientations and school belonging" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018/06/25 - 2018/06/27
Concluído
5th Barcelona Summer School in Survey Methodology (Outros)
Especialização em Causal Inference I
Universitat Pompeu Fabra, Espanha
2010/12
Concluído
Mestrado Integrado em Psicologia - Área de Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Autoconceito e autoconceito artístico em alunos do ensino artístico e do ensino regular: Um estudo comparativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07/01 - 2024/07/31 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/03 - Atual Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09 - 2009/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Academia de Música de Santa Cecília, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/01 - 2022/11 Grade retention and the affective components of learning: Effects on students' self-concept, self-esteem, goal orientations and identification with school
SFRH/BDD/132195/2017
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/03 - 2025/02 AlteR - Alternatives for Retention
KA220-HED-000022966
Investigador
Erasmus
Em curso
2016/07 - 2017/12 Social participation of students with SEN in inclusive schools
PTDC/MHC-CED/4150/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Portuguese Foundation for Science and Tecnology (Lisbon, Portugal)
Concluído
2014/01 - 2015/12 Enhancing Teacher Resilience in Europe - ENTREE
539590-LLP-1-2013-1-DE-Comeniu
Bolseiro de Investigação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Freire, Sofia; Gamboa, Patricia; Pipa, Joana. "INCLUSION IN REGULAR SCHOOLS: PATTERNS OF ACCEPTANCE AND REJECTION OF STUDENTS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.1462
  2. Pipa, J.; Peixoto, F.. "Retenção escolar: Trajetórias de desenvolvimento do autoconceito, autoestima, orientações motivacionais, relação entre pares e envolvimento dos alunos com e sem retenção.". Trabalho apresentado em 2º ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Braga, 2017.
    Publicado
  3. Gaitas, S.; Pipa, J.. "Dificuldade sentida por professores do 2º e 3º ciclos na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas.". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  4. Pipa, J.; Peixoto, F.. "Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundário.". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa, 2011.
    Publicado
  5. Pipa, J.; Peixoto, F.. "Diferenças de género no autoconceito artístico e a sua relação com a auto-estima em estudantes do ensino secundário". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia, Coruña, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Francisco Peixoto; Markku Niemivirta; Joana Pipa. "Developmental trajectories of achievement goals and achievement in middle school students: Predictors and parallel processes". Learning and Individual Differences (2025): https://doi.org/10.1016/j.lindif.2024.102619.
    10.1016/j.lindif.2024.102619
  2. Sérgio Gaitas; Joana Pipa; Margarida Botelho. "Inclusive horizons: School psychologists’ efficacy profiles in inclusive education". School Psychology International (2025): https://doi.org/10.1177/01430343241312903.
    10.1177/01430343241312903
  3. Sofia Freire ; Pipa, J.; Aguiar, Cecília; Claudia Roçadas. "Classroom social networks students' peer related-social experiencies and sense of belonging: The specific case of students with SEN". British Educational Research Journal 00 (2024): 1-19. https://doi.org/10.1002/berj.3989.
    Publicado
  4. Joana Pipa; João R. Daniel; Francisco Peixoto. "Effects of grade retention in lower secondary education on students' self-concept, self-esteem, goal orientations, and school career". Psychology in the Schools (2024): https://doi.org/10.1002/pits.23145.
    10.1002/pits.23145
  5. Natalie Nóbrega Santos; Joana Pipa; Vera Monteiro. "Analysing grade retention beliefs within teachers’ psycho-pedagogic beliefs system". Teaching and Teacher Education (2023): https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103939.
    10.1016/j.tate.2022.103939
  6. Joana Pipa; Francisco Peixoto. "One Step Back or One Step Forward? Effects of Grade Retention and School Retention Composition on Portuguese Students’ Psychosocial Outcomes Using PISA 2018 Data". Sustainability (2022): https://www.mdpi.com/2071-1050/14/24/16573.
    10.3390/su142416573
  7. Goos, M.; Pipa, J.; Peixoto, F.. "Effectiveness of grade retention: A systematic review and meta-analysis". Educational Research Review 34 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85111781155&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.edurev.2021.100401
  8. Freire, Sofia; Pipa, Joana; Aguiar, Cecília; Vaz da Silva, Francisco; Moreira, Sérgio. "Student–teacher closeness and conflict in students with and without special educational needs". British Educational Research Journal (2019): http://dx.doi.org/10.1002/berj.3588.
    10.1002/berj.3588
  9. COSTA, Estela; ALMEIDA, Marta; PINHO, Ana Sofia; PIPA, Joana. "School Leaders’ Insights Regarding Beginning Teachers’ Induction in Belgium, Finland and Portugal". Eurasian Journal of Educational Research 19 81 (2019): 1-22. http://dx.doi.org/10.14689/ejer.2019.81.4.
    10.14689/ejer.2019.81.4
  10. Peixoto, Francisco; Silva, José Castro; Pipa, Joana; Wosnitza, Marold; Mansfield, Caroline. "The Multidimensional Teachers’ Resilience Scale: Validation for Portuguese Teachers". Journal of Psychoeducational Assessment (2019): 073428291983685. http://dx.doi.org/10.1177/0734282919836853.
    10.1177/0734282919836853
  11. Almeida, Marta Mateus; Costa, Estela; Pinho, Ana Sofia; Pipa, Joana. "Atuar na indução de professores: Que implicações para os diretores escolares portugueses?". Revista Portuguesa de Educação 31 2 (2018): 196-214. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.14689.
    10.21814/rpe.14689
  12. Peixoto, Francisco; Pipa, Joana; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina. "“To learn, or to be the best?”: Achievement goal profiles in pre-adolescents". Análise Psicológica 35 4 (2017): 499-511. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1182.
    10.14417/ap.1182
  13. Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina; Bártolo-Ribeiro, Rui; Pipa, Joana. "Validação da Escala de Autoconceito e Autoestima para Pré-adolescentes (EAAPA) e Análise da Estrutura Organizativa do Autoconceito". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica 43 1 (2017): 71-87. http://dx.doi.org/10.21865/ridep43_71.
    10.21865/ridep43_71
  14. Peixoto, F.; Monteiro, V.; Mata, L.; Sanches, C.; Pipa, J.; Almeida, L.S.. "Corrigendum: "To be or not to be retained... That's the question!" retention, self-esteem, self-concept, achievement goals and grades [Front. Psychol, 7, (2016) (1550)] doi: 10.3389/fpsyg.2016.01550". Frontiers in Psychology 8 JUL (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85025481001&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2017.01233
  15. Peixoto, Francisco; Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Sanches, Cristina; Pipa, Joana; Almeida, Leandro S.. "“To be or not to be Retained … That’s the Question!” Retention, Self-esteem, Self-concept, Achievement Goals, and Grades". Frontiers in Psychology 7 (2016): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01550.
    10.3389/fpsyg.2016.01550
  16. Pipa, Joana; Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina. "The Goal Orientations Scale (GOS): Validation for Portuguese students". European Journal of Developmental Psychology 14 4 (2016): 477-488. http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2016.1216835.
    10.1080/17405629.2016.1216835
  17. Pipa, Joana; Peixoto, Francisco. "Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes". Estudos de Psicologia (Campinas) 31 2 (2014): 159-167.
    Publicado • 10.1590/0103-166X2014000200002
Capítulo de livro
  1. Silva, J.C.; Pipa, J.; Renner, C.; O'Donnell, M.; Cefai, C.. "Enhancing teacher resilience through face-to-face training: Insights from the ENTREE project". 255-274. 2018.
  2. Peixoto, F.; Wosnitza, M.; Pipa, J.; Morgan, M.; Cefai, C.. "A multidimensional view on pre-service teacher resilience in Germany, Ireland, Malta and Portugal". 73-89. 2018.
  3. Castro Silva, J.; Pipa, J.; Breuer, C.; O'Donnell, M.; Cefai, C.. "Enhancing Teacher¿s Resilience through Face-to-Face Training ¿ Insights from ENTREE project". In Resilience in Education: Concepts, Contexts and Connections, 255-274. Cham: Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-76690-4
Poster em conferência
  1. Pipa, J.; Peixoto, F.. "Retenção escolar e as componentes afectivas da aprendizagem: Um estudo comparativo sobre o autoconceito, auto-estima, orientações motivacionais, relação entre pares e identificação dos alunos com a escola". Trabalho apresentado em Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2022, 2022.
  2. Sidali, Zafira; Pipa, J.; Peixoto, F.. "Determinantes da retenção escolar: Papel das components psicossocias". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
  3. Santos, Natalie; Pipa, J.; Monteiro, Vera; Peixoto, F.. "Exploring teachers’ beliefs about grade retention: A latent profile analysis". Trabalho apresentado em Emerging Researchers’ Conference 2021, 2021.
  4. Pipa, J.; Peixoto, F.. "Grade retention and students’ self-concept, motivation and engagement: A longitudinal study". Trabalho apresentado em International Conference on Motivation 2020, 2020.
  5. Pipa, J.; Goos, Mieke; Peixoto, F.. "The effectiveness of grade retention: A systematic review". Trabalho apresentado em 18th Biennial EARLI Conference, 2019.
  6. Pipa, J.; Peixoto, F.. "Retenção escolar e as componentes afectivas da aprendizagem: Um estudo comparativo sobre o autoconceito, auto-estima, orientações motivacionais, relação entre pares e identificação dos alunos com a escola". Trabalho apresentado em Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2019, 2019.
  7. Pipa, J.; Peixoto, F.. "‘Chumbei e agora? Como me sinto?: Efeitos da retenção escolar no autoconceito, auto-estima, orientações motivacionais, relações entre pares e envolvimento dos alunos na escola". Trabalho apresentado em XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2018.
  8. Pipa, J.; Peixoto, F.; Almeida, Leandro da Silva. "Efeitos da retenção escolar no autoconceito e auto-estima de alunos do 2o e 3o Ciclo". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, 2018.
  9. Pipa, J.; Peixoto, F.; Almeida, L. S.. "Efeitos da retenção escolar no autoconceito e auto-estima de alunos do 2º e 3º Ciclo.". Trabalho apresentado em the 6th International Congress of Educational Sciences and Development, 2018.
  10. Pipa, J.; Peixoto, F.; José C. Silva. "Resiliência em professores: Contributo para a adaptação de dois instrumentos de avaliação da resiliência". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2015.
  11. João R. Daniel; António J. Santos; Brian E. Vaughn; Pipa, J.; Marta Antunes. "Univariate and multivariate exponential random graph models of social proximity and visual attention in Portuguese preschool children". Trabalho apresentado em 23th meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, 2014.
  12. Pipa, J.; Eulália Fernandes; Olívia Ribeiro; Miguel Freitas; João Correia; António J. Santos. "Qualidade da amizade, autoconceito e auto-estima". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  13. João R. Daniel; António J. Santos; Pipa, J.; Marília Fernandes; Tânia Sousa. "Exponential random graph models of social attention in preschool peer groups". Trabalho apresentado em 10º Congresso Nacional de Etologia, 2013.
  14. Pipa, J.; Peixoto, F.. "Estudo sobre o autoconceito artístico em contextos educativos artístico e regular.". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  15. Pipa, J.; Peixoto, F.. "Artistic self-concept and self-esteem among performing arts and non-performing arts high-school students". Trabalho apresentado em 6th Self Biennial International Conference, 2011.
  16. Pipa, J.; Peixoto, F.. "Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundário". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011.
Relatório
  1. Joana Pipa; Janneke Pepels; Sérgio Gaitas; Mieke Goos; Franciso Peixoto; Barbara Belfi; Fabian Meissner; Florian Klapproth. 2025. Zusammenfassung der Prädiktoren und Auswirkungen der Klassenwiederholung. https://doi.org/10.26481/mup.rep.alter.2502.de.
    10.26481/mup.rep.alter.2502.de
  2. Joana Pipa; Janneke Pepels; Sérgio Gaitas; Mieke Goos; Franciso Peixoto; Barbara Belfi; Fabian Meissner; Florian Klapproth. 2025. Résumé des facteurs prédictifs et des effets du redoublement en Europe. https://doi.org/10.26481/mup.rep.alter.2502.fr.
    10.26481/mup.rep.alter.2502.fr
  3. Fabian Meissner; Janneke Pepels; Joana Pipa; Mieke Goos; Barbara Belfi; Sérgio Gaitas; Franciso Peixoto; Florian Klapproth. 2025. Klassenwiederholungen während der Pflichtschulzeit in Europa: Gesetzliche Vorgaben und Praxis. https://doi.org/10.26481/mup.rep.alter.2501.de.
    10.26481/mup.rep.alter.2501.de
  4. Fabian Meissner; Janneke Pepels; Joana Pipa; Mieke Goos; Barbara Belfi; Sérgio Gaitas; Franciso Peixoto; Florian Klapproth. 2025. Redoublement pendant la scolarité obligatoire en Europe: Réglementations et pratiques. https://doi.org/10.26481/mup.rep.alter.2501.fr.
    10.26481/mup.rep.alter.2501.fr
  5. Fabian Meissner; Janneke Pepels; Joana Pipa; Mieke Goos; Barbara Belfi; Sérgio Gaitas; Franciso Peixoto; Florian Klapproth. 2025. Grade retention during compulsory school education in Europe: regulations and practices. https://doi.org/10.26481/mup.rep.alter.2501.en.
    10.26481/mup.rep.alter.2501.en
  6. Joana Pipa; Janneke Pepels; Sérgio Gaitas; Mieke Goos; Franciso Peixoto; Barbara Belfi; Fabian Meissner; Florian Klapproth. 2025. Summary of predictors and effects of grade retention in Europe. https://doi.org/10.26481/mup.rep.alter.2502.en.
    10.26481/mup.rep.alter.2502.en
  7. Ferreira, Nadia Diogo; Pipa, J.. 2023. Atualização do Diagnóstico Educativo do Médio Tejo: Relatório Final.
  8. Sofia Freire ; Pipa, J.; Anica, A.; Aguiar, C.; Moreira, F.; VAZ DA SILVA, Francisco; Mogarro, Maria João; Lima-Rodrigues, Luzia. 2019. Relatório final sobre Participação social de alunos com NEE nas escolas regulares..
  9. Sofia Freire ; Pipa, J.; Anica, A.; Aguiar, C.; Moreira, F.; Vaz da Silva, F.; Mogarro, M. J.; Lima-rodrigues, L.. 2017. Relatório preliminar sobre Participação social de alunos com NEE nas escolas regulares..

Outros

Outra produção
  1. Social participation of SEN students in regular schools: The importance of their abilities profile. European Conference on Educational Research ¿ ECER 2017. 2017. Sofia Freire; Pipa, J.; Aguiar, C.; Silva, F..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Efeitos da retenção escolar no 3º ciclo no autoconceito, autoestima e orientações motivacionais e percurso escolar dos alunos VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Porto, Portugal)
2021/08 Effects of retention in grade 5-6 on Portuguese students’ psychosocial development in middle school. In J. Demanet (Chair), Grade retention effectiveness research in Europe: State of the art [Symposium]. 19th Biennial EARLI Conference
EARLI (Suécia)
2021/04 Será a retenção escolar uma prática eficaz? Resultados de uma meta-análise [Paper presentation]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021 Effects of retention in grades 1-9 on repeaters’ psychosocial outcomes using PISA 2018. In M. Goos (Chair), Grade retention in different European school systems and its effects on academic and non-academic outcomes [Symposium]. European Conference on Educational Research 2021
ECER
2020/02 Revisão sistemática sobre os efeitos da retenção escolar [Paper presentation] IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2019/01 Retenção escolar: Relação com o autoconceito, orientações motivacionais e identificação dos alunos com a escola III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2018/09 School leaders’ self-perceived needs in the frame of beginning teachers’ induction processes: The case of Belgium, Finland and Portugal ECER Conference 2018
(Bolzano)
2018/08 Grade retention: Effects on self-concept, self- esteem, goal orientations, school engagement and peer relationships among students with and without retention [Paper presentation] Summer School on Motivation and Emotion
(Sonderborg)
2018/07 Inclusion in regular schools: patterns of acceptance and rejection of students with special educational needs. [Paper presentation] 10th annual International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULERN,
(Palma de Mallorca, Espanha)
2018/07 Is grade retention an effective practice? A systematic review. [Paper presentation] XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2018 The development of achievement goal orientations in middle school: A latent growth curve analysis. [Paper presentation] 16th International Conference on Motivation
(Sønderborg, Dinamarca)
2017/08 Students with SEN, self and teacher perceptions of school performance: Relation with classroom ecology EARLI 2017
(Tampere, Finlândia)
2017/08 Impact of individual and contextual factos on Teachers’ Resilience and Commitment. In M. Wosnitza (Cahir), Teachers’ Adaptive Resilience Process at Different Career Stages [Symposium] EARLI 2017
(Tampere, Finlândia)
2017/08 Social participation of students with SEN in regular schools: the importance of their abilities profile [Paper presentation]. ECER Conference 2017
(Copenhaga, Dinamarca)
2017/07 Social participation of students with and without special educational needs (SEN) in regular schools. In The social dimension of inclusion: peers’ acceptance and attitudes towards children with disabilities [Symposium] International Conference on Research in Education
(Setúbal, Portugal)
2017/06 Retenção escolar: Trajetórias de desenvolvimento do autoconceito, autoestima, orientações motivacionais, relação entre pares e envolvimento dos alunos com e sem retenção [Paper presentation] ]. II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Braga, Portugal)
2017/03 Teacher characteristics related to social participation: Student-teacher relationship [Paper presentation] Mini-Conference on Social Inclusion of Students with Disabilities in General Education
(Groningen)
2015/06 Factores promotores da resiliência em professores [Paper presentation]. 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2015 Factores promotores da resiliência em professores 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lis, Portugal)
2012 Dificuldade sentida por professores do 2º e 3º ciclos na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2011 Diferenças de género no autoconceito artístico e a sua relação com a auto-estima em estudantes do ensino secundário. XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/10/01 - Atual Fatores relacionados com as crenças dos docentes sobre Educação Inclusiva: Revisão Sistemática
Coorientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/10/01 - Atual Perceção dos professores sobre a retenção escolar e práticas de diferenciação pedagógica
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/10/01 - Atual From awareness to action: The impact of classroom health education on children’s knowledge application
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023/10/01 - 2024/12/12 Dispositivos digitais e idade pré-escolar: perceções e mediação parentais
Coorientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/10/01 - 2024/11/20 A perceção dos alunos de bem-estar na escola
Coorientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2020 - 2020 O futuro académico, professional, pessoal e o bem estar de alunos do 9o ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2019 Retenção escolar: Qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
Coorientador de Ana Gomes
Mestrado Integrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/01/02 - 2024/10/15 Member of the Organising Committee of the II Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (2024/09/27 - 2024/09/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/04/01 - 2018/06/30 Member of the Organising Committee of the 6th International Congress of Educational Sciences and Development (2018/06/21 - 2018/06/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidad de Granada - Campus de Fuentenueva, Espanha

Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Member of the Organising Committee of the II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (2017/06/02 - 2017/06/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/09/22 A diferenciação pedagógica como estratégia promotora para uma prática inclusiva
Arguente principal
Catarina Xavier Glória (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/12/07 A perceção dos pais e profissionais sobre a adaptação das crianças à creche.
Arguente principal
Alexandra Dordio (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista de Psicodidáctica
2023 - Atual Psychology in the Schools
2021 - Atual European Journal of Psychology of Education
2018 - Atual Análise Psicológica

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/07/01 - Atual External advisory: Estudo de Diagnóstico sobre a Realidade Escolar e Educativa do Concelho de Odivelas. Câmara Municipal de Odivelas" Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/10/01 - 2023/07/01 External advisory: Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Presenter award: Earli 2023
Jacobs Foundation, Suiça
2023 E-CER: Center for Excelence in Education
2021 Presenter award: Earli 2021
2019 Travel Award: EARLI 2019
Jacobs Foundation, Suiça
2018 Best Poster Award: 6th International Congress of Educational Sciences and Development