Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- JOANA SARA FERRAZ DA CRUZ
Nomes de citação
- CRUZ, JOANA
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4116-8ABF-4649
- ORCID iD
- 0000-0002-5104-6979
Endereços de correio eletrónico
- joanacruz@por.ulusiada.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011/09/16
Concluído
|
PSYCHOLOGY (Doutoramento)
Especialização em EDUCATIONAL PSYCHOLOGY
Universidade do Minho, Portugal
"Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento literácito das crianças " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2006/11/06
Concluído
|
PSYCHOLOGY (Mestrado)
Especialização em SCHOOL PSYCHOLOGY
Universidade do Minho, Portugal
"THE IMPACT OF HOMEWORK ON SCHOOL INCOME. A STUDY WITH STUDENTS FROM ELEMENTARY SCHOOL
O IMPACTO DO TRABALHO DE CASA NO RENDIMENTO ESCOLAR. UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º CICLO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2003/07/30
Concluído
|
PSYCHOLOGY (Licenciatura)
Especialização em Consulta de Jovens e Adultos
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
15 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025/01/01 - Atual | Gestão de Ciência e Tecnologia | National Council for Pedagogical Innovation in Higher Education, Portugal |
2013/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/09/16 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/06/01 - Atual | Técnico Superior (Técnico Superior) | Câmara Municipal de Valongo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04/03 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
2016/12/23 - 2019/05/20 | Director de Unidade Orgânica | CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal |
CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal | ||
2015 - 2016 | Coordinator of the Educational Psychology Master | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
Universidade Lusíada Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/08/16 - 2016/12/27 | Psychologist | Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/08/01 - 2025/12/31 | Projeto VIVA - Valongo Integra, Valoriza e Acolhe
FAMI2030-FAMI-00406700
Desenvolvimento técnico
Câmara Municipal de Valongo, Portugal
|
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento
UID/PSI/04375/2019
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/02/01 - 2019/05/31 | SOCI@LL: WHOLE SCHOOL SOCIAL LABS
592254-EPP-1-2017-1-PT-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Outra
CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal
|
EDUCATION, AUDIOVISUAL AND CULTURE EXECUTIVE AGENCY
Em curso
|
2017/01/16 - 2019/05/31 | ESCOLICIDADE EM MATOSINHOS (Promoting Inclusive schools in Matosinhos)
NORTE-66-2016-28/29
Outra
CÂMARA MUNICIPAL MATOSINHOS, Portugal
|
PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO NORTE
Em curso
|
2016/03/01 - 2017/12/31 | MATOSINHOS INCLUSIVE |Matosinhos Inclusivo|
143903
Outra
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | PAL - Promover a Leitura (Promoting Reading)
CIPD/2122/DEED/1
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
Não financiado
|
2021/09/01 - Atual | Ler e Escrever a Valer (Reading and Writing)
----
Action-Investigation Project
Câmara Municipal de Valongo, Portugal
|
Em curso
|
2019/09/01 - Atual | Math flight
-
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
|
2020/09/01 - 2022/09/01 | Reading performance after confinement
00
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
Não financiado
|
2020/09/01 - 2021/06/30 | Promotion of Emergent Literacy: Effects of Multilevel Intervention
0
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
Não financiado
|
2019/06/01 - 2021/06/30 | Valer - Valongo a Ler (Valongo Reading Intervention Project)
----
Action-Investigation Project
Câmara Municipal de Valongo, Portugal
|
Concluído
|
2005/09/01 - 2019/05/31 | A LER VAMOS (Reading Project in Matosinhos)
-
Research investigation
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09/26 | A preliminary study about PBIS in Portuguese schools: The psychologists’ perspective | 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/XII Congresso Iberoamericano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/26 | Caraterização do desempenho em leitura no 2º CEB | 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/XII Congresso Iberoamericano de Psicologia.
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/26 | Práticas de despiste universal para a tomada de decisão com base em evidências na promoção de competências matemáticas | 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/XII Congresso Iberoamericano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/26 | Intervisão e supervisão do(as Psicólogo/as em contexto escolar | 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/XII Congresso Iberoamericano de Psicologia.
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/07/16 | Ler para transformar: Contributos para a promoção da leitura na Escola Inclusiva | 6as Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas Paço de Sousa
Agrupamento de Escolas Paço de Sousa (Penafiel, Portugal)
|
2024/07/16 | Avaliar para as aprendizagens: Desafios da inclusão | Seminário Afirmar a Inclusão e Diversidade
Agrupamento de Escolas Santos Simões (Guimarães, Portugal)
|
2024/07/05 | When I don’t know my school: Reflections about school psychologists’ role as part of a SWPBIS teams | 45th International School Psychology Association Conference
International School Psychologists Association (Riga, Letónia)
|
2024/07/03 | 45th International School Psychology Association Conference | Encontro Ciência 2024
FCT (Porto, Portugal)
|
2024/05/22 | A Systematic Review on Child Wellbeing. Guidelines for Intervention | XI Congresso Internacional de Intervenção Psicológica
Universidade Lusíada Porto - CIPD (Porto, Portugal)
|
2023/10/13 | A promoção da leitura em contexto familiar | Webinar intitulado “O papel da família na educação das crianças”
Projeto e-SER - Recursos Digitais para Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos, organizado pela Associação Portuguesa
de Apoio à Vítima em articulação com a Associação Kokoro (Porto, Portugal)
|
2023/09/23 | Prevenir problemas de leitura e escrita: a importância da intervenção na primeira infância | Seminário "Do aprender a ler ao ler para aprender"
Clínica de Neurodesenvolvimento (Penafiel, Portugal)
|
2023/08/31 | Práticas inclusivas: Papel de variáveis sociodemográficas e de carreira dos professores | XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade Corunha (Corunha, Espanha)
|
2023/07/21 | Promoção da literacia emergente com recurso a meios digitais: Análise de práticas e resultados | Jornadas de Psicologia da Educação
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
|
2023/07/21 | Despiste universal de competências de literacia emergente – DUCLE | Jornadas de Psicologia da Educação
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
|
2023/07/21 | O impacto do desenvolvimento profissional nas crenças e práticas de literacia. | Jornadas de Psicologia da Educação
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
|
2023/07/20 | Práticas inclusivas durante o 2º confinamento devido à pandemia COVID-19. | V Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano,
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2023/07/10 | Efeitos de uma intervenção na promoção da escrita com recurso a uma ferramenta digital | IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
Investigare (Porto, Portugal)
|
2023/07/07 | Examining the landscape of intervision and supervision | 44th Annual Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Bolonha, Itália)
|
2023/06/20 | Crenças e práticas de literacia emergente: O efeito moderador do desenvolvimento profissional | X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
|
2023/06/20 | Práticas inclusivas: Contributo de variáveis pessoais, contextuais e de carreira | X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
|
2023/04 | Definição de bem-estar e pertinência do seu estudo com crianças. Relevância da perspetiva da própria criança | XIII Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/30 | Influência do tempo de serviço dos docentes nas práticas inclusivas. | 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
2022/09/30 | Práticas de despiste universal da literacia emergente no âmbito das intervenções multinível. | 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
2022/09/29 | Práticas inclusivas durante o segundo confinamento: Diferenças em função do modo como os docentes vivenciaram a pandemia. | 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
2022/09/29 | Competências de Literacia Emergente: A idade e o número de anos na educação pré-escolar é relevante?. | 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
2022/09/28 | Efeito de uma intervenção de promoção de fluência de leitura com alunos em risco. | 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
2022/07/15 | Abordagem multinível em contexto pré-escolar: Processo de tomada de decisão por forma a diferenciar para todos e para cada um | Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
Universidade do Minho (Braga)
|
2022/07/15 | Monitorizar para incluir: Um guião de monitorização da educação inclusiva nas escolas portuguesas | Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/07/14 | Para uma escola mais inclusiva: Instrumentos de suporte à monitorização | Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/05/16 | Eficácia de uma intervenção de promoção da fluência de leitura durante o contexto pandémico | Encontro Ciência 2022
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/22 | Desempenho em leitura após o primeiro confinamento. | 9th International Congress of Educational Sciences and Development |
2021/10/20 | Práticas de literacia familiar com crianças em idade pré-escolar | 9th International Congress of Educational Sciences and Development |
2021/07/15 | School Psychologists training in applied approaches for the construction of inclusive schools in Portugal: Process Description | 42nd Annual HYBRID Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Nicosia, Chipre)
|
2021/07/13 | School psychologists training in Portugal: Trainers’ perspectives. | 42nd Annual HYBRID Conference of the International School Psychology Association
International School Psychology Association (Nicosia, Chipre)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02/01 - Atual | O Bem-estar na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/07/31 | Promoção da prosódia: Eficácia de uma intervenção com alunos do 3.º ano
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/07/31 | Desempenho em leitura no 3.º ano: Variáveis que contribuem para a competência na prosódia
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/07/21 | Competências de Literacia Emergente: Contributo de Variáveis Pessoais e Contextuais
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/07/12 | Práticas Inclusivas dos Docentes durante o Contexto Pandémico
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/07/12 | Práticas Inclusivas: Contributo de Fatores Pessoais e de Carreira
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
2019/09/15 - 2020/02/27 | A relação entre as competências cognitivas da memória e da velocidade de processamento e as competências matemáticas na educação
pré-escolar
Orientador de Lídia Pinho
|
Educational Psychology (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/10/29 | Disrupção escolar e rendimento escolar: Um estudo com alunos do 3.º CEB
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/07/30 | Envolvimento escolar e retenções escolares - Estudo comparativo com alunos do ensino básico
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/07/29 | A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/21 - Atual | Jornadas Psicologia da Educação - Avaliação e Intervenção na Literacia Emergente (Educational Psychology Journey - assessment
and intervention in Emergent Literacy (2023/07/21)
Seminário
|
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
2023/06/20 - Atual | X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica - Contributos da Psicologia para os Desafios Atuais da Sociedade (2023/06/20)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
2022/05/26 - Atual | Jornadas de Psicologia da Educação - Mestrado em Psicologia da Educação...e depois? Experiências de ex-alunas e dos seus contextos
de trabalho (Educational Psychology Journey - Master's degree in Educational Psychology...and then what? Experiences of former
students and their work contexts) (2022/05/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
2022/04/21 - Atual | Jornadas de Psicologia da educação - Promoção de Comportamentos Positivos (Educational Psychology Journey - Positive Behavior
Interventions and Supports (2022/04/21)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
2024/05/22 - 2024/05/22 | XI Congresso Internacional de Intervenção Psicológica (2024/05/22 - 2024/05/22)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2023/11/09 - 2023/11/10 | 2.º Seminário Internacional: Sistema integrado de proteção à criança/jovem (2023/11/09 - 2023/11/10)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/31 | Promoção da prosódia: Eficácia de uma intervenção com alunos do 3.º ano
Orientador
|
Maria Catarina Ferreira Pinho (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
2024/07/31 | Desempenho em leitura no 3.º ano: Variáveis que contribuem para a competência na prosódia
Orientador
|
Diana Martins Brito (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
2024/07/24 | Relatório de Estágio: Estudo exploratório sobre processos de transição educativa
Arguente principal
|
Vânia Rita Santos Nunes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2024/07/09 | Avaliação Psicológica Escolar: Formação inicial, percepções e práticas de profissionais de Psicologia no Brasil
Arguente principal
|
Rafael Gustavo Maluf (Doutoramento)
Universidade do Minho Departamento de Psicologia Aplicada, Portugal
|
2023/11/28 | O autoconceito e a autoestima contribuem para o fenómeno de (cyber)bullying e comportamentos de vitimização?: Um estudo em
Portugal no âmbito do projeto Atitude Positiva
Arguente principal
|
Ana Carolina Bóia Santos (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2023/11/28 | A Relação entre o Nível Socioeconómico e os Comportamentos Assumidos nas Situações de Bullying
Arguente principal
|
Cláudia Inês Barradas Rito Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2023/07/03 | Aprendizagem da leitura e da escrita a partir do recurso digital Ensinar e Aprender português (EAP): Perspetiva de encarregados
de educação e professores
Arguente principal
|
Nuno Miguel Araújo Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/07/04 | Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
Arguente principal
|
Ana Paula Roque Melo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/02/23 | Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na Fluência de Leitura
Arguente principal
|
Joana Beatriz Pereira Magalhães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/11/18 | As (in)definições dos profissionais da educação acerca das dificuldades de aprendizagem
Arguente principal
|
Carla Madalena Gomes de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/07/20 | As dificuldades de aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico: Ecos de um novo Decreto Lei
Arguente principal
|
Filipa Ferreira Marques (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/07/08 | Influência dos Estilos Parentais e das Dificuldades de Aprendizagem no Envolvimento dos Pais com a Escola
Arguente principal
|
José Eduardo Santos Domingues (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2019/07/03 | Preditores da leitura e da escrita no 2.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Ana Isabel Soares Ganicho, (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/07/11 | Para uma avaliação abrangente de leitura no 1º ciclo do Ensino Básico. Relações entre descodificação e compreensão.
Arguente
|
Sandra Cristina da Silva Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/07/03 | Estudo longitudinal: Preditores do processo da aprendizagem da leitura e da escrita
Arguente principal
|
Stephanie Margaret Torres Fontes Rowcliffe (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/06/25 | O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica
Arguente principal
|
Sofia Figueiredo Carviçais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01/01 - Atual | Consulting in Emergent Literacy project PLEEPE - Lousada Municipality | Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
2021/06/15 - Atual | Consultation within the scope of the implementation of a municipal project to promote emerging literacy. | Câmara Municipal de Lousada, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016/09/16 - Atual | Dificuldades de Aprendizagem | MESTRADO PSICOLOGIA EDUCAÇÃO (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2015/09/16 - Atual | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | PSICOLOGIA (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2013/09/16 - Atual | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2013/09/15 - Atual | Supervisão de Estágios em Psicologia da Educação | Psicologia da Educação (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2024/02/14 - 2024/05/31 | Métodos de Observação e Entrevista | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2023/09/13 - 2024/01/06 | Análise de Documentos | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2023/09/29 - 2023/09/29 | Aprendizagem da Leitura: Concetualização, avaliação e intervenção | Psicologia da Educação (Mestrado integrado) | pela Direção Regional de Educação, da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, da Região Autónoma da Madeira, Portugal |
2016/09/16 - 2023/06/02 | Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita | MESTRADO PSICOLOGIA EDUCAÇÃO (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2021/10/14 - 2022/07/06 | Promover Competências Matemáticas na Educação Pré Escolar - Agrupamento de Escolas Arcozelo | Promover Competências Matemáticas na Educação Pré Escolar | CENFIPE, Portugal |
2021/05/31 - 2021/12/21 | Specialized Training for Psychologists with Intervention in a School Context: Approaches applied to Building a More Inclusive School This training resulted from the articulation between the DGE (Direção Geral de Educação) and the OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses) and was aimed at psychologists who performed functions in a school context. The training, lasting 60 hours, focused on the articulation between theory, research and practice within the scope of Multilevel Support Systems. 2 classes | ||
2020/01/16 - 2020/04/13 | Promover competências matemáticas na Educação Pré-Escolar | Educação de Infância - Competências matemáticas (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas de Sousa Nascente, Portugal |
2016/09/16 - 2017/07/31 | Avaliação e Consulta Psicológica Educacional | MESTRADO PSICOLOGIA EDUCAÇÃO (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2014/09/16 - 2015/07/31 | Psicologia do Desenvolvimento | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/06/19 - Atual | Manhã Informativa - Porto Canal | X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica - Contributos da Psicologia para os Desafios Atuais da Sociedade |
2023/06/18 - Atual | Bom dia Portugal - RTP | X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica - Contributos da Psicologia para os Desafios Atuais da Sociedade |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016/02/01 - Atual | INVESTIGARE - ASSOCIAÇÃO PARA A INVESTIGAÇÃO EM LEITURA, ESCRITA E NEUROCIÊNCIAS | MEMBRO FUNDADOR |
Distinções
Prémio
2019 | Good Practices in Psychology - Local Administration 2019 | Boas Práticas em Psicologia - Administração Local - 2019
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2018 | Prémio Ler+ 2018
Plano Nacional de Leitura 2017-2027, Portugal
|