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Maria do Carmo Lourenço-Gomes is a linguist who holds an undergraduate degree in Language and Speech Therapy (1995) from the Catholic University of Petrópolis and a specialized degree in Human Communication Disorders (1999) from the Federal University of São Paulo. After working as a speech therapist for 10+, she earned her Master's in 2003 and her PhD in 2008 from the Federal University of Rio de Janeiro. She was a fellow at CAPES (Master's) and CNPq (PhD) and was awarded a CAPES grant for an internship during her PhD at the City University of New York (2005). Since 2009 she has applied to three international FCT calls and was selected for research positions: at the Center of Linguistics of the University of Lisbon-CLUL (2009-2014) and at the Center for Humanistic Studies of the University of Minho-CEHUM (2015-2017 and 2019-present). She has taught undergraduate and postgraduate courses at both institutions, in the fields of linguistics, psycholinguistics and experimental research methods, in addition to supervising masters and doctoral students. Dr Lourenço-Gomes has participated in funded R&D projects in Brazil and Portugal. She designed the project "Assessing participants' actions and time in performing acceptability judgment tasks through a dedicated web-based application", which was approved by FCT and is now ongoing at CEHUM (FCT-CEECIND/04331/2017). She is further co-author and coordinator of the project "EFFE-On: Online corpus of writing and speech of children in the first years of schooling" (CLUL, 2015-present) and research collaborator of the project "New perspectives for the Portuguese language in the classroom" (University of Brasilia, CNPq, 2022-present). Recently she became Associate Editor of the Diacrítica Journal. Her research topics focus mainly on experimental research methodologies, cognitive processes in language comprehension and production, linguistics and education interface, and web-based research methodologies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria do Carmo Lourenço Gomes
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Lourenço-Gomes, Maria do Carmo
  • Lourenço-Gomes, M. C.

Identificadores de autor

Ciência ID
4112-DF08-7BF1
ORCID iD
0000-0001-9003-0438

Endereços de correio eletrónico

  • mclgomes@elach.uminho.pt (Profissional)
  • mclgomes@yahoo.com (Pessoal)

Moradas

  • Universidade do Minho (Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas/Centro de Estudos Humanísticos). Rua da Universidade, Campus Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Linguistics (Doctor)
Especialização em Psycholinguistics
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes, Brasil
"Sentence segmentation effects on processing. [Recognition of Foreign Higher Academic Degree: Universidade Nova de Lisboa. 2014] " (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
2003
Concluído
Linguistics (Master)
Especialização em Psycholinguistics
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes, Brasil
"Constituent length effect in the interpretation of structurally ambiguous relative clauses: A study in BP based in the "Implicit Prosody Hypothesis"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
1999
Concluído
Human Communication Disorders (Pós-Graduação)
Universidade Federal de Sao Paulo Escola Paulista de Medicina, Brasil
"Reading, writing and phonological awareness: intervention in the classroom" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
1995
Concluído
Graduation in Speech and Language Therapy (Licenciatura)
Universidade Católica de Petrópolis, Brasil
"Thesis not required at the time" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/05/02 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2015/06/07 - 2017/05/30 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2009/07/01 - 2014/06/01 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/02/01 - 2009/06/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica de Petrópolis, Brasil
2008/07/01 - 2008/11/03 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica de Petrópolis, Brasil
1998/08/01 - 1999/08/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica de Petrópolis, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/02 - Atual Investigador (Colaborador) Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/06/01 - 2019/04/30 Investigador (Colaborador) Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
1996/01 - 2008 Fonoaudiólogo (Terapeuta da Fala) Trabalhador independente, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/03/01 - 2022/02/01 IINTRASENTENTIAL ANAPHORA PROCESSING AND BINDING THEORY: DEEPENING AND NEW INTERFACES
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2021/10/20 - Atual New perspectives for the Portuguese language in the classroom
Investigador
Universidade de Brasília, Brasil
Em curso
2019/05/02 - Atual Assessing participants’ actions and time in performing acceptability judgment tasks through a dedicated web-based application
FCT-CEECIND/04331/2017
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015 - Atual EFFE-On: Online corpus of writing and speech of children in the first years of schooling
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística
Em curso
2018 - 2020/12/31 Parataxis, Hypotaxis and Interface Syntax-Discourse (TAXE)
PEst-OE/LIN/UI0022/2011
PEst-OE/LIN/UI0214/2011
PEst-OE/LIN/UI0214/2013
UID/LIN/00214/2013
UID/LIN/00214/2019
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 214 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0214/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/12/01 - 2011/11/30 Compreensão na leitura. Processamento de palavras, frases e textos.
PTDC/LIN/67854/2006
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/05 - 2011/11 Reading Comprehension. Words, sentences and texts processing
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015/01/02 - Atual EFFE-ON: Escreves como falas - Falas como escreves?
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lourenço-Gomes, M. C.; Castro, Cecilia; Amorim, Ana Paula; Bezerra, Gitanna B.. Autor correspondente: Lourenço-Gomes, M. C.. "Tracking participants’ behaviour when performing linguistic tasks". Trabalho apresentado em ExLing 2022 Paris: 13th International Conference of Experimental Linguistics, Paris, 2022.
    Publicado
  2. Yamada, Masayuki; Lourenço-Gomes, Maria do Carmo. "Lexical selection and gender agreement processing". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Experimental Linguistics. Athens (Greece): ExLing Society, Lisboa, 2019.
    Publicado • 10.36505/exling-2019/10/0052/000414
Artigo em revista
  1. Cecilia Castro; Victor Leiva; Maria do Carmo Lourenço Gomes; Ana Paula Amorim. "Advanced Mathematical Approaches in Psycholinguistic Data Analysis: A Methodological Insight". Fractal and Fractional (2023): https://www.mdpi.com/2504-3110/7/9/670.
    10.3390/fractalfract7090670
  2. Maria do Carmo Lourenço-Gomes; Armanda Costa; Juliana Novo Gomes. "Palavras Introdutórias". Diacrítica 36 1 (2022): 1-5. https://doi.org/10.21814/diacritica.869.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/diacritica.869
  3. Celeste Rodrigues; Maria do Carmo Lourenço-Gomes. "Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas: vogais não acentuadas". Revista Linguagem & Ensino (2022): https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21270.
    10.15210/rle.v24i4.21270
  4. Araújo, Sílvia; Hannachi, Radia; Lourenço-Gomes, Maria do Carmo. "Pour une écriture universitaire à l¿ère du numérique : de la planification à la textualisation à l¿aide de cartes mentales". Mélanges Crapel: Journal of language teaching / learning and sociolinguistics. ATILF/CNRS. (2021):
    No prelo
  5. Rodrigues, Celeste; Lourenço-Gomes, Maria do Carmo. "Dados de escrita de crianças portuguesas: vogais não acentuadas [Writing data from portuguese school children: unstressed vowels]". (2021):
    Submetido
  6. Maria do Carmo Lourenço-Gomes; Márcio Martins Leitão; Eloísa Pilati; Silvia Araújo. "Editorial". H2D|Revista de Humanidades Digitais 2 2 (2020): https://doi.org/10.21814/h2d.3399.
    10.21814/h2d.3399
  7. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Leitão, Márcio; Pilati, Eloisa; Araújo, Sílvia. "Editorial: Novas práticas no ensino em tempos de pandemia: desafios e soluções em ambiente digital". Revista de Humanidades Digitais - H2D 2 2 (2020): https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/3399.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Barbosa, Pilar; Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Araújo, Sílvia; Castro, Cecília; Athayde, Emilia; Lourenco-Gomes, Maria do Carmo; Araujo, Silvia; Castro, Cecilia. "Constraints on multiple dependencies in the left-periphery in European Portuguese". Journal of Portuguese Linguistics (2020): http://hdl.handle.net/1822/69019.
    10.5334/jpl.229
  9. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo. "Psycholingistics is definitely tied up to prosody". Journal of Speech Sciences 5 2 (2016): 87-100. http://revistas.iel.unicamp.br/ojs_joss/index.php/journalofspeechsciences/article/view/126/117.
    Acesso aberto
  10. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Celeste Rodrigues. "Escreves como Falas - Falas como escreves? [Do you write as you speak? Do you speak as you write?]". Revue Romane 51 1 (2016): 36-69.
    Publicado • DOI 10.1075/rro.51.1.02gom
  11. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Rodrigues, Celeste; Alves, Isabel; Rodrigues, Maria Celeste Matias. "EFFE-Escreves como falas - falas como escreves?". Revue Romane 51 1 (2016): 36-69. http://hdl.handle.net/10451/31332.
    Publicado • 10.1075/rro.51.1.02gom
  12. Rodrigues, Celeste; Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Rodrigues,Celeste; Lourenço-Gomes,Maria do Carmo. "Estudo longitudinal da proficiência ortográfica no 2º e 4º anos de escolaridade - Estruturas /e/, /eI/ e /oU/". Diacrítica 30 1 (2016): 113-137. http://hdl.handle.net/1822/62778.
    Publicado
  13. Alves, Isabel; Costa, Patrícia; Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Rodrigues, Maria Celeste Matias. "EFFE-ON: Corpus Online de Escrita e Fala". Saber & Educar 20 (2015): 24-33. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/182/164.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.182
  14. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo. "Early and late preferences in relative clause attachment in Portuguese and Spanish". Journal of Portuguese Linguistics (2007):
  15. Maia, Marcus Antonio Resende; Costa, Maria Armanda; Fernández, Eva; Lourenço-Gomes, M. C.. "A compreensão de orações relativas ambíguas em português brasileiro e europeu: um estudo comparativo". Revista da ABRALIN 3 1 (2004): 8-37. http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/Textos_Em_Psicolin/Artigos/A%20compreens%C3%A3o%20de%20ora%C3%A7%C3%B5es%20relativas%20amb%C3%ADguas%20em%20portugu%C3%AAs%20brasileiro%20e%20europeu_um%20estudo%20comparati.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Marcus Antonio Resende Maia; Armanda Costa; Eva Fernández; Maria do Carmo Lourenço-Gomes. "A compreensão de orações relativas ambíguas em português brasileiro e europeu: um estudo comparativo [The comprehension of ambiguous relative clauses in Brazilian and European Portuguese: A comparative study]". Revista da ABRALIN 3 1/2 (2004): http://dx.doi.org/10.5380/rabl.v3i1/2.52665.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Pilati, Eloisa; Lourenço-Gomes, M. C.; Ana Carolina de Castro. "Educação em língua materna, Teoria Gerativa e Psicolinguística". In Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações, editado por Maia, Marcus Antonio Resende, 12-35. São Paulo, Brasil: Contexto, 2022.
    Publicado
  2. Rodrigues, Maria Celeste Matias; Lourenço-Gomes, Maria do Carmo. "Representação ortográfica de núcleos nasais na escrita do 2º e 4º ano do Ensino Básico: dados do português europeu [Orthographic representation of nasal nuclei in the 2nd and 4th grades: data from European Portuguese]". In Estudos em fonética e fonologia: coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer, 365-394. Brasil: Editora CRV, 2018.
    Publicado
  3. Rodrigues, Maria Celeste Matias; Lourenço-Gomes, Maria do Carmo. "Representação ortográfica de núcleos nasais na escrita do 2º e 4º ano do Ensino Básico: dados do português europeu". In Estudos em Fonética e Fonologia - coletânea em homenagem a Carmen Matzenhauer, 365-394. Curitiba, Brasil: CRV, 2018.
    Publicado
  4. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Margarida, Tomáz; Santi, Andrea; Grillo, Nino. "Processamento de construções relativas e pseudorelativas em português europeu: dados online [The processing of relative and pseudorelative clauses in European Portuguese: online data]". In Selected Papers of the XXIX National Meeting of Portuguese Linguistics Association, 519-532. Porto, Portugal: APL, 2014.
    Publicado
  5. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo. "Interações entre estratégia de desambiguação e modo de segmentação de sentenças em self-paced reading [Interactions between disambiguation strategies and sentence segmentation in self-paced reading]". In Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística], editado por Costa, Maria Armanda; Barbosa, Pilar; Falé, Isabel, 360-375. Portugal: APL, 2012.
  6. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo. "Será que Pedrinho está com dificuldades para aprender a ler? [Can it be that Pete is having difficulties in learning to read?]". In Necessidades Educacionais Especiais (Neuroeducação), editado por Maia, Heber, 123-130. Rio de Janeiro: Walk, 2011.
  7. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Maia, Marcus Antonio Resende; Moraes, João. "Prosódia na leitura silenciosa: Um estudo com orações relativas estruturalmente ambíguas [Prosody in silent reading: A study with structurally ambiguous relative clauses]". In Processamento da Linguagem, editado por Marcus Antonio Resende Maia; Ingrid Finger, 131-161. Pelotas, Brasil: Educat, 2005.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Oliveira, Márcia; António José Gonçalves Freitas Freitas; Roxana Flammini. "Revista Diacrítica". Revista Diacrítica 37 2 (2023): https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/issue/view/369.
    Publicado • Co-editor
  2. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Oliveira, Márcia; LESSA, ELISA; Cranmer, David. "Revista Diacrítica". Revista Diacrítica 37 1 (2023): https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/issue/view/362.
    Publicado • Co-editor
  3. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Oliveira, Márcia; Andréia Guerini; Alves, Fernando; Grossegesse, Orlando. "Revista Diacrítica". Revista Diacrítica 37 3 (2023): https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/issue/view/376.
    Publicado • https://doi.org/10.21814/diacritica.37.3 • Co-editor
  4. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Gomes, Juliana Novo; Costa, Maria Armanda. "Psicolinguística". Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos 36 1 (2022): http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/announcement/view/14.
    Publicado • Editor
  5. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Leitão, Márcio; Pilati, Eloisa; Araújo, Sílvia. "Novas práticas no ensino em tempos de pandemia: desafios e soluções em ambiente digital". Revista de Humanidades Digitais - H2D 2 2 (2020): https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/issue/view/153.
    Publicado
Recurso online
  1. Rodrigues, Maria Celeste Matias; Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Alves, Isabel; Janssen, Maarten; Lourenço-Gomes, Ivan. EFFE-On - Escreves como falas - Falas como escreves?. 2015. http://beta.clul.ul.pt/teitok/effe/index.php?.
Resumo em conferência
  1. Barbosa, Pilar; Flores, Cristina; Lourenço-Gomes, M. C.; Araújo, Sílvia. "Identity avoidance effects in inflected infinitival complements of perception verbs". Trabalho apresentado em International Congresso on Syntax (In honour of Professor Ana Maria Brito), Porto, 2022.
    Publicado
Website
  1. Lourenço-Gomes, M. C.. Entrevista: Professora Maria do Carmo Lourenço Gomes (Universidade do Minho). 2024. https://www.linguisticamentefalando.com/post/entrevista-professora-maria-do-carmo-louren%C3%A7o-gomes-universidade-do-minho.

Outros

Conjunto de dados
  1. Lourenço-Gomes, Maria do Carmo. EFFE-On Online corpus of writing and speech of children in the early years of schooling. http://beta.clul.ul.pt/teitok/effe/en/index.php?action=home.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/10/01 “What’s in an answer?”: Insights into the decision-making process during the performance of language tasks in a classroom setting 4th International Conference on Language Education and Research
Applied Language Studies House (Thessaloniki)
2022/07/14 Identity avoidance effects in inflected infinitival complements of perception verbs International Congresso on Syntax (In honour of Professor Ana Maria Brito)
Centre of Linguistics of the University of Porto (Porto, Portugal)
2022/03/24 Processing preverbal dative experiencers in European Portuguese 35th Annual Conference on Human Sentence Processing
UC Santa Cruz (Santa Cruz, California, Estados Unidos)
2021/07/02 Nominative Case blocking in inflected infinitival complements of perception verbs in European Portuguese [Videoconference] Olinco: The Olomouc Linguistic Colloquium
Palacký University, Olomouc (Olomouc, República Checa)
2020/12/04 Instrução gramatical tradicional e aprendizagem linguística ativa: reflexões sobre um estudo exploratório com alunos do ensino médio [Traditional grammar teaching and active language learning: reflecting on an exploratory study with high school students] III Encontro Nacional sobre Ensino de Língua Portuguesa (Videoconferência)
UERJ/UFF/IFF/UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2020/11/11 Nominative Case blocking in inflected infinitival complements of perception verbs in European Portuguese Vienna Workshops on Portuguese Linguistics
University of Vienna. Faculty of Philological and Cultural Studies/Department of Romance Studies (Vienna, Alemanha)
2020/10/29 Avaliando certeza e hesitação em tarefas de juízo de aceitabilidade e interpretação de frases [Evaluating confidence and hesitation in sentence acceptability judgement and interpretation tasks] XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Comunicação oral [Videoconferência]
Associação Portuguesa de Linguística (Portugal)
2020/10/28 A linguística de corpus como ferramenta de apoio à compreensão e produção de textos académicos [Corpus linguistics as a tool to support comprehension and production of academic texts] XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (videoconferência)
Associação Portuguesa de Linguística (Portugal)
2020/10/28 Sobre a influência do tipo de instrução gramatical (tradicional vs ativa) na compreensão, grau de certeza e hesitação [On the influence of the type of grammatical instruction (traditional vs. active) on the comprehension and degree of certainty and hesitation of the participants] XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Mesa redonda “Linguística e Ensino” (Videoconferência)]
Associação Portuguesa de Linguística (Portugal)
2019/11 Ainda sobre os complementos oracionais infinitivos de verbos percetivos: o papel da pessoa gramatical [Again on the infinitive complements of perceptual verbs: the role of the grammatical person] XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2019/10/09 Uma ferramenta implementada na web para a análise qualitativa e quantitativa do desempenho em compreensão da linguagem de crianças e adultos [A web-based tool for qualitative and quantitative analysis of language comprehension performance in children and adults]
Universidade Federal da Paraíba, PROLING/LAPROL (João Pessoa, Brasil)
2019/10/08 Uma ferramenta para o estudo da escrita e das correspondências fala-escrita de crianças em fases iniciais de escolaridade: a plataforma EFFE-On [A tool for the study of writing and speech-writing correspondences of children in early stages of schooling: The EFFE-On platform]
Universidade Federal da Paraíba, PROLING/LAPROL (João Pessoa, Brasil)
2019/09/24 EFFE-On: Escrita de crianças portuguesas de diferentes regiões dialetais [EFFE-On: Portuguese children's writing from different dialectal regions] (videoconferência) I Simpósio Fonologia, Variação e Ensino
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil)
2019/05/14 EFFE-On: formas não convencionais em textos escritos por crianças sinalizadas com Terapia da Fala [EFFE-On: misspellings in texts written by children who have undergone speech therapy] IX Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Lisboa)
2018/09 Complementos oracionais infinitivos de verbos percetivos: realização casual do sujeito e padrões de concordância XXXIV National Meeting of Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2017/09 Dependências múltiplas na periferia esquerda XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Portugal)
2017/04 On children's interpretation of object control with (un)inflected infinitives XIII International Symposium of Psycholinguistics
(Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/01 - Atual Produção e Perceção das sibilantes no Português Europeu
Coorientador de Miguel Ângelo dos Santos Melo
Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - Atual A variabilidade do processamento da concordância de género na produção escrita de aprendentes de português língua não materna
Orientador de Masayuki Yamada
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2019 - 2023/07/07 Construções de "mas" em estruturas corretivas e de negação de expectativas
Coorientador
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2014 O processamento da concordância de género por aprendentes do português como língua estrangeira: evidências de um estudo de leitura automonitorada
Orientador de Elisabeta Maria Costa Mariotto
Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2014 O processamento de orações relativas e pseudorelativas: a concordância de número e o efeito da atração em Português Europeu. Dissertação [Mestrado em Linguística]. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Orientador de Maria Margarida da Fonseca Tomaz
Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/12/07 - 2020/12/11 Linguística e Ensino-Gramaticoteca. Apresenta a abordagem da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati 2017), a qual reúne conceitos advindos da linguística moderna, psicologia cognitiva e neurociências e os transforma em ferramentas para tornar as aulas de gramática e de momentos de experimentação e criação linguística, com interação, ludicidade, criatividade e protagonismo estudantil. Professores de língua portuguesa aprendem a criar materiais para trabalhar conhecimentos gramaticais em sala de aula. (2020/12/07 - 2020/12/11)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/02/12 - 2021/02/12 Do laboratório para a web: saberemos observar as transformações, adaptações e inovações na pesquisa? Terceira conferência do evento On Linguistics, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. [Videoconferência transmitida em direto. YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=JN8GlRn9hUQ&list=WL&index=17&t=10s]
Conferência
On Linguistics

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/11/24 "O desenvolvimento ortográfico infantil dos ditongos orais decrescentes no português europeu". Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Departamento de Linguística Geral e Românica.
Arguente
Moisés Correia Pampim Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2022/09/23 "Ensino do sinal grave em contextos de aprendizagem linguística ativa e de ensino tradicional: Um estudo exploratório comparativo sobre compreensão, grau de certeza e hesitação."
Arguente principal
Ana Carolina de Castro Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2022/08/03 "The role of prosody in the processing of garden-path sentences: online and offline evidence from production and comprehension"
Arguente principal
Vitor Gabriel Caldas (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes, Brasil
2022/07/27 "Consciência Prosódica e Leitura: um programa experimental"
Arguente principal
Mariana Fernandes Fonseca (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes, Brasil
2022 "A Comparative Analysis of Conceptual Metaphors and the Influence of Gender on Spatial Representations of Power in English and Portuguese"
Arguente principal
Inês de Jesus Rodrigues Mateus (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2021/11/22 "Percepção dos Tons em Mandarim por Falantes Nativos do Português Europeu."
Arguente principal
Yingying Peng (Mestrado)
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/09/08 "Sono e Competência emocional como fatores indispensáveis ao desenvolvimento saudável das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico" [Relatório de Estágio - Mestrado]
Arguente principal
Ana Rita Freitas Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2020/09/15 "Auditory selective attention and performance in high variability phonetic training: The perception of Portuguese stops by Chinese L2 learners"
Arguente
Diana Moreira Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2020/04/29 "Aprendizagem do sistema de artigos do português por falantes de suaíli L1"
Arguente principal
Zulfa Omar Said (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2016/12/14 "A entoação dos enunciados declarativos e interrogativos no Português do Brasil: Uma análise fonológica em variedades ao longo da Costa Atlântica"
Arguente
Joelma Castelo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2016/12/12 "Perception of phrasal prosody in the acquisition of European Portuguese"
Arguente
Cátia Sofia Severino (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012/06/05 "O estatuto das pseudo relativas em Português Europeu"
Arguente
Bruno Emanuel Pinto Ramos Fernandes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 "Fronteiras prosódicas e desambiguação no Português Europeu"
Arguente
Cátia Sofia Severino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011 "Processamento da co-referência pronominal"
Arguente
Sara Matias Morgado (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09 - Atual Fundamentos de Psicolinguística Licenciatura em Línguas Aplicadas (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2024/02 - 2024/06 Português Português 2 (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2023/02 - 2023/06 Escrita académica e metodologias de investigação em humanidades Línguas e Literaturas Europeias / Estudos Culturais (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2023/02 - 2023/06 Português Português 2 (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2021/02 - 2021/06 Língua - Português (Licenciatura em Estudos Culturais) Licenciatura em Estudos Culturais (Licenciatura)
2021/02 - 2021/06 Português - Licenciatura em Línguas Aplicadas Português (Licenciatura)
2020/10 - 2021/01 Seminário de Dissertação e Profissionalização Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2020 Português Línguas Aplicadas (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2013/02/01 - 2013/06/30 Brazilian Portuguese (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012/09/03 - 2013/01/31 Experimental Research Methods (oral production and reading comprehension) (Licenciatura)
2012/02/01 - 2012/06/30 Lexical Processing Specialization Course. "European Portuguese: instruments for analysis and evaluation of the language" (Especialização pós-bacharelato) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011/09/01 - 2012/01/30 Experimental Research Methods (oral production and reading comprehension) Specialization Course. "European Portuguese: instruments for analysis and evaluation of the language" (Especialização pós-bacharelato) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010/09/01 - 2011/01/30 Psycholinguistics Bachelor Course in Language Sciences (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010/09/01 - 2011/01/30 Advanced Topics in Linguistics and Psycholinguistics Doctoral Course in Cognitive Science (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2009/02/01 - 2009/06/30 Language Disorders. Specialization Course in Reading and Writting: a cognitive approach. Faculty of Letters.
2008/07/01 - 2008/11/03 Introduction to Psycholinguistics. Specialization Course in Reading and Writing: a cognitive approach. Faculty of Letters. (Especialização pós-bacharelato)
1988/08/01 - 1999/08/30 Estágio profissional supervisionado [Licenciatura em Fonoaudiologia]. Clínica-escola de Reabilitação da Universidade Católica de Petrópolis Licenciatura em Fonoaudiologia (Licenciatura) Universidade Católica de Petrópolis, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/03/24 - 2022/03/24 Arguição em Provas Intermédias [Doutoramento]: Carvoeiro, Ana Rita. PEACE: Prova Escrita de Avaliação e Análise de Competências de Escrita - aferição e normalização do bloco ‘Do Grafismo à Palavra’. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 24/03/22 Universidade de Lisboa, Portugal
2021/12/15 - 2021/12/15 Arguição em Provas Intermédias [Doutoramento]: Fernandes, Mariana. Efeitos de segmentação em sentenças ambíguas. Doutoramento em andamento. Linha de Pesquisa: Linguagem, Mente e Cérebro. XXVI Seminário de Pesquisas Linguísticas em Andamento (SEPLA). Programa de Pós-graduação em Linguística. Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes, Brasil
2021/07/14 - 2021/07/14 Arguição em Provas Intermédias: Nunes, Marina Soares. O uso de materiais concretos como instrumento de promoção da metacognição em ações de rotina em inglês na escola regular através da aprendizagem ativa. [Doutoramento]. Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Programa de Pós-graduação em Linguística. 14/07/2021. Universidade de Brasília, Brasil
2021/06/17 - 2021/06/17 Arguição em Provas [Projeto de Doutoramento]: Pinto, Rosa Maria de Araújo. Promoção da saúde e de competências socioemocionais e cognitivas: uma proposta de intervenção neuropsicopedagógica com crianças do 1.º CEB. II Seminário Online em Estudos da Criança. VI Jornadas em Estudos da Criança. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança. 17/06/2022 Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal