???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Fontes da Costa

Nomes de citação

  • Fontes da Costa, João

Identificadores de autor

Ciência ID
4016-C978-0BDD
ORCID iD
0000-0001-8428-9881

Endereços de correio eletrónico

  • j_costa@iscac.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 910071387 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
Formação
Grau Classificação
2012/03/12
Concluído
Gestão de Empresas (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Estratégia
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
"Carreira e Identidade Profissional dos Farmacêuticos: Pontes entre os contratos Rousseaunianos." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Direito, Portugal
2014 - 2015 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2013 - 2015 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - 2015 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra
UID/Multi/04066/2019
Universidade de Coimbra Centro de Estudos e Investigação em Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ana Junça Silva; Ana Rita Burgette; João Fontes_da_Costa. "Toward a Sustainable World: Affective Factors Explain How Emotional Salary Influences Different Performance Indicators". Sustainability (2024): https://www.mdpi.com/2071-1050/16/5/2198.
    10.3390/su16052198
  2. Maia Bairrada, Cristela; Fontes da Costa, João; Santos, Rui Manuel; Coelho, Arnaldo. "Determinants and consequences of brand credibility: a case study in the pharmaceutical industry". International Journal of Pharmaceutical and Healthcare Marketing 15 2 (2021): 282-297. http://dx.doi.org/10.1108/ijphm-05-2020-0037.
    10.1108/ijphm-05-2020-0037
  3. Bairrada, C.; Vieira, M.; Fontes Da Costa, J.. "Antecedents and outcomes of a city’s global image: The impact of a tourist staple". European Journal of Tourism Research 21 (2019): 87-101. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85066991466&partnerID=MN8TOARS.
  4. Diogo, Pedro; Costa, João Fontes da. "High Performance Work Systems and Employee Outcomes: A Meta-analysis for Future Research". (2019): http://hdl.handle.net/10316/87035.
  5. Bairrada, Cristela Maia; Fontes da Costa, João; Araújo, Maria Carolina. "Determinantes e Consequências da Satisfação e Lealdade Online: Um estudo sobre marcas de nutrição desportiva.". (2018): http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/271.
  6. Fontes da Costa, João; Bairrada, Cristela; Oliveira, Nuno. "A Marca (In)visível, Impactos das Perceções do Consumidor no Mercado Low-Cost de Vestuário: O caso Primark.". (2017): http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/287.
  7. Fortes, N.; Pereira, J.H.; da Costa, J.F.. "The adoption of cloud computing services by Portuguese companies: The impact of marketing efforts,A adoção de serviços cloud computing pelas empresas portuguesas: O papel dos esforços de marketing". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 18 (2016): 33-48. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85034787429&partnerID=MN8TOARS.
    10.17013/risti.18.33-48
  8. Fortes,Nuno; Pereira,José Henrique; Costa,João Fontes da. "A adoção de serviços cloud computing pelas empresas portuguesas: O papel dos esforços de marketing". (2016): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000200004.
  9. João Fontes da Costa. "Professional identities and the psycho-social contract". Investigação e Intervenção em Recursos Humanos 2 (2014): https://doi.org/10.26537%2Fiirh.v0i2.1997.
    10.26537/iirh.v0i2.1997
  10. Taborda, Daniel; Fontes da Costa, João. "INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FILANTROPIA PELA LEGITIMAÇÃO". (2014): http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/view/4095.
Capítulo de livro
  1. Da Costa, J.F.; Oliveira, T.C.. "Managing careers: Anchored, plateaued or drifting?". 31-62. 2016.
  2. Oliveira, T.C.; Holland, S.; Da Costa, J.F.; De Carvalho, F.E.L.. "Hierarchies and holdings: Implications of SME entrepreneurship for enhanced HRM in hospital management". 341-376. 2014.
  3. Trigo Oliveira, T.C.; Fontes Da Costa, J.. "We the Engineers and Them the Managers". 1-36. 2013.
  4. Oliveira, T.C.; Holland, S.; Da Costa, J.F.; De Carvalho, F.E.L.. "Hierarchies and holdings: Implications of SME entrepreneurship for enhanced HRM in hospital management". 342-376. 2013.
Tese / Dissertação
  1. Santoro, Sergio. "Psychological Traits and Workplace Informal Learning Strategies: The Mediating Role of Intrinsic Motivation". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10316/95262.
  2. Girão, Luís Barbosa Ribeiro. "Os Estilos de Humor e a Perceção do Humor: Um Estudo sobre os Antecedentes e Consequentes do Humor Percebido na Publicidade". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10316/94523.
  3. Martins, Carolina Morais. "O Orçamento Participativo enquanto prática da Região Autónoma dos Açores". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10316/94735.
  4. Ventura, Beatriz Navarro da Rosa Moura. "Crescimento de uma empresa através da promoção de aplicações móveis". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/86390.
  5. Teixeira, Alberto João Carvalho Sobrinho. "Empreendedorismo e Regiões do Interior: Os Stakeholders e o Marketing Territorial na Terra Fria Transmontana". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/86626.
  6. Diogo, Pedro Francisco Sousa. "High Performance Work Systems and Employee Outcomes - Shedding some Light into the Blackbox". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/90014.
  7. Tavares, Carla Sofia da Silva. "A Certificação PME". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/89880.
  8. Mendes, Márcia Filipa da Silva. "A influência da satisfação profissional nos comportamentos absentistas dos trabalhadores: estudo de caso". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/89694.
  9. Silva, Melissa Celeste Santos da. "A Identidade e a Deriva de Carreira: Um Estudo Empírico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/90032.
  10. Varandas, Marta Beatriz Gama de Figueiredo. "Fatores Determinantes da Intenção de Compra de Alimentos Funcionais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/89980.
  11. Lino, Ana Margarida Pinto de Almeida. "O uso das redes sociais como instrumento de comunicação de marketing: o caso VPS.". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10316/84423.
  12. Catarino, Maria Juliana Tostão de Melo e Santos. "O Impacto da Personalidade e do Risco na Intenção Empreendedora". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10316/84451.
  13. Figueira, Carolina Marques. "O impacto das Employer Brand Associations na intenção de candidatura a um emprego". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10316/84569.
  14. Goncalves, Telmo José Dias. "A universidade como promotora das intenções empreendedoras dos seus doutorandos.". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10316/84559.
  15. Oliveira, Nuno Henrique Gouveia de. "O IMPACTO DA MARCA NA INTENÇÃO DE COMPRA E NO WORD-OF-MOUTH NO MERCADO LOW-COST: O CASO DA PRIMARK". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/82588.
  16. Neto, Renata Montojos Tourinho. "O IMPACTO DO PRODUCT PLACEMENT NO BRAND EQUITY E INTENÇÃO DE COMPRA EM MARCAS DE ALTA E BAIXA NOTORIEDADE ESPONTÂNEA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/82056.
  17. Araujo, Emmanuelle Nunes Brederode. "O BRAND EQUITY COMO ANTECEDENTE DA CO-CRIAÇÃO DE VALOR NAS COMUNIDADES VIRTUAIS DE MARCA: UM ESTUDO SOBRE O MERCADO DE NOVO LUXO". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/82321.
  18. Lourenço, Beatriz Pinho. "O perfil do candidato à Medida de Apoio à Mobilidade Geográfica". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/82059.
  19. Ferreira, Cátia Andreia Coimbra Rodrigues. "Employer Brand e os seus determinantes: A perspetiva dos atuais colaboradores". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/82587.
  20. Fragoso, Telma Margarida Almeida. "O impacto da coordenação relacional na performance organizacional: o estudo de caso no IPOCFG, E.P.E.". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/84272.
  21. Jacob, Natasha Yasmim. "A ação dos influenciadores digitais na atitude e comportamento do consumidor: as redes sociais e a temática da beleza". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/82197.
  22. Barros, Rute Inês Vale. "Expectativas e realidades : o contrato psicológico na relação de emprego". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/42516.
  23. Porto, João António Rocha. "Marketing relacional no setor bancário". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/44539.
  24. Moreira, Débora Paulo de Faria. "Determinantes das atitudes dos jovens portugueses face à música popular brasileira". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/32779.
  25. Peres, Sílvia Patrícia dos Santos. "Análise da concessão de crédito bancário num contexto de fidelização de clientes". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/32471.
  26. Ferreira, Larissa Cristina Ramos. "O patrocínio como uma eficaz estratégia de comunicação : a relação entre marca Emirates e a marca Benfica". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/31855.
  27. Farinha, Tânia Filipa Dias. "A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/31846.
  28. Gaudêncio, Jéssica Catarina Dias. "Segmentação de mercado no setor bancário". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/32469.
  29. Fernandes, Hugo Simões. "Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFm". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/32877.
  30. Almeida, Margarida Maria Fraústo Rigueira de Ataíde e. "Comportamento das marcas e influência dos patrocínios na atitude de compra : caso EDP Coll Jazz". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/32884.
  31. Mendes, Inês de Oliveira. "Marketing experiencial". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/17633.
  32. Godinho, Miriam Ferreira. "O pé e o sapato: implicações do Person-Job fit na satisfação, intenção de abandono, comprometimento e desempenho". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10316/34922.
  33. Botelho, Joana Maria Ribeiro Pita. "Fatores motivadores na escolha do destino turístico, uma questão coimbrã". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/17588.
  34. Pereira, Gabriel António Neto. "Modelo de fidelização de clientes para IPO`s (Centros de Inspecção Periódica Obrigatória de Veículos Automóveis". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/17538.
  35. Costa, João Pedro Dias Fontes da. "Carreira e Identidade Profissional dos Farmacêuticos: Pontes entre os contratos Rousseaunianos". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10316/18464.

Outros

Outra produção
  1. Managing Careers: Anchored, Plateaued or Drifting?. 2016. João Fontes da Costa; Teresa Carla Oliveira. https://doi.org/10.1057%2F9781137473080_3.
    10.1057/9781137473080_3
  2. Gaining or Losing? Projective Identification, Professional Identities and New Public Management. 2014. Teresa Carla Trigo de Oliveira; João Fontes da Costa. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-06376-8_9.
    10.1007/978-3-319-06376-8_9
  3. We the Engineers and Them the Managers. Machado/Management and Engineering Innovation. 2013.
    10.1002/9781118733202.ch1