???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Daniel

Identificadores de autor

Ciência ID
4010-D191-AF71
ORCID iD
0000-0001-6609-2014
Researcher Id
D-4068-2015
Scopus Author Id
24801983400

Endereços de correio eletrónico

  • jdaniel@ispa.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Exatas - Matemática - Estatística e Probabilidades
  • Ciências Naturais - Ciências Biológicas - Biologia das Ciências do Comportamento
Formação
Grau Classificação
2022/03/10
Frequentou
Power analysis and sample size estimation (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/03/09
Frequentou
Advanced mediational modela (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 - 2022
Frequentou
23 short-courses on Data Science (Outros)
DataCamp, Estados Unidos
2021/10
Frequentou
2 short courses on Pyhton programming language (Outros)
Kaggle, Estados Unidos
2015/06/19
Frequentou
Modelling data (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2013/05/24
Frequentou
Growth curve analysis: Statistical methods for analysing longitudinal data (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2007/01/01 - 2011/02/14
Concluído
Psychology (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Affiliative structures and social development in preschool children groups" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Full Mark with Honor and Distinction
2010/10/22
Frequentou
Applying person-oriented methodology to study patterns of individual development (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2010
Frequentou
Introduction to exponential-family random graph (ERG or p*) modeling with statnet (Outros)
International Network for Social Network Analysis, Estados Unidos
2010
Frequentou
An introduction to modelling social networks (Outros)
International Network for Social Network Analysis, Estados Unidos
2008
Frequentou
Advance course in social network analysis (Outros)
Lisbon School of Economics and Management, Portugal
2007/10/19
Frequentou
Methods for exploring and analysing sequences of behaviour (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007
Frequentou
Introduction to social network analysis (Outros)
Lisbon School of Economics and Management, Portugal
2005/09 - 2006/07
Concluído
Probability and Statistics (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1998/09 - 2003/10
Concluído
Biology (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Atração social, reconciliação e anxiedade num grupo de macacos verdes (Cercopithecus aethiops) em cativeiro [Social attraction, reconciliation and anxiety in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01/03 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
William James Center for Research, Portugal
2012/01/01 - 2017/12/31 Pós-doutorado (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
(...)
2004/01/01 - 2006/12/31 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/02/18 - 2018/02/28 Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/01/01 - 2010/12/31 PhD student Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
(...)
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020 - Atual FCT R&D Unit Strategic Plan: William James Center for Research (710,000.00€)
FCT/UIDB/04810/2020
Investigador
William James Center for Research, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015 - 2019 FCT R&D Unit Strategic Plan: William James Center for Research (1,358,532.00€)
FCT/UID/PSI/04810/2013
Investigador
William James Center for Research, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/01/01 - 2017/12/31 FCT Post-Doctoral Fellowship: Individual support grant (107,640.00€)
FCT/SFRH/BPD/82522/2011
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Portugal

William James Center for Research, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2017 University of Cologne: Junior Starting Grant (2,830.00€)
Junior Starting Grant
Investigador
Universität zu Köln Humanwissenschaftliche Fakultät, Alemanha
Excellence Center for Social and Economic Behavior at the University of Cologne
Concluído
2012 - 2016 FCT SR&TD Project Grant (140,500.00€)
FCT/PTDC/CPE-CED/117476/2010
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2014 FCT R&D Unit Strategic Plan: Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação (123,138.00€)
PEst-OE/PSI/UI0332/2011
Investigador
Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007 - 2011 FCT SR&TD Project Grant (50,000.00€)
FCT/PTDC/PSI/66172/2006
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/01/01 - 2010/12/31 FCT Doctoral Studentship: Individual support grant (47,040.00€)
FCT/SFRH/BD/27489/2006
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004/01/01 - 2006/12/31 FCT SR&TD Project Grant (108,740.00€)
FCT/POCTI/PSI/46739/2002
Bolseiro de Investigação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2005 ISPA: Internal Project Grant (5,000.00€)
PI-05-010
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida
Concluído
2004 - 2005 ISPA: Internal Project Grant (3,750.00€)
PI-04-011
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018/01 - Atual FCT Junior Researcher contract
Norma Transitória DL 57/2016 - Lei 57/2017
Investigador
William James Center for Research, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Meireles, A.; Pais, L.; Daniel, J.; Andreia Meireles; Leonor Pais; Daniel, João. "Inter-organizational knowledge sharing networks: A study on a business network". Trabalho apresentado em The 15th European Conference on Knowledge Management, Santarém, 2014.
    Publicado
  2. Peceguina, Inês; Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Machado, Paula. "Medidas de observação e medidas sociométricas na avaliação da competência social, em crianças de idade pré-escolar: Um estudo replicativo com uma amostra portuguesa [Observational and sociometric measures for the assessment of social competence in preschool children: A replication study in a Portuguese sample]". Trabalho apresentado em I Congresso em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis Mundos Reais, Braga, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Anabela Caetano Santos; Patrícia Arriaga; João R. Daniel; Carmel Cefai; Márcia H. S. Melo; Agoritsa Psyllou; Jin-Jy Shieh; et al. "Social and emotional competencies as predictors of student engagement in youth: a cross-cultural multilevel study". Studies in Higher Education (2022): https://doi.org/10.1080/03075079.2022.2099370.
    10.1080/03075079.2022.2099370
  2. Maria Inês Duarte Peceguina; João Rodrigo Ferreira da Graça Daniel; Nadine Elisabete Fernandes Gomes Correia; Cecília do Rosário da Mota Aguiar. "Teacher attunement to preschool children's peer preferences: Associations with child and classroom-level variables". Early Childhood Research Quarterly 60 (2022): 150-160. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2022.01.004.
    10.1016/j.ecresq.2022.01.004
  3. Anabela C. Santos; Celeste Simões; João R. Daniel; Patrícia Arriaga. "Portuguese validation of the Cognitive Emotion Regulation Questionnaire short version in youth: Validity, reliability and invariance across gender and age". European Journal of Developmental Psychology (2021): https://doi.org/10.1080/17405629.2021.2011201.
    10.1080/17405629.2021.2011201
  4. Celeste Simões; Anabela C. Santos; Paula Lebre; João R. Daniel; Cátia Branquinho; Tânia Gaspar; Margarida G. de Matos. "Assessing the impact of the European resilience curriculum in preschool, early and late primary school children". School Psychology International (2021): 014303432110250-014303432110250. https://doi.org/10.1177/01430343211025075.
    10.1177/01430343211025075
  5. Camacho, Ana; Correia, Nadine; Zaccoletti, Sonia; Daniel, João R.. "Anxiety and social support as predictors of student academic motivation during the COVID-19". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.644338.
    10.3389/fpsyg.2021.644338
  6. Zaccoletti, Sonia; Camacho, Ana; Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Mason, Lucia; Alves, Rui A.; Daniel, João R.. "Parents’ Perceptions of Student Academic Motivation During the COVID-19 Lockdown: A Cross-Country Comparison". Frontiers in Psychology 11 (2020): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2020.592670.
    10.3389/fpsyg.2020.592670
  7. Santos, António J.; Daniel, João R.; Antunes, Marta; Coppola, Gabrielle; Trudel, Marcel; Vaughn, Brian E.. "Changes in preschool children’s social engagement positively predict changes in social competence: A three-year longitudinal study of portuguese children". Social Development 29 2 (2020): 544-563. http://dx.doi.org/10.1111/sode.12411.
    10.1111/sode.12411
  8. João R. Daniel; António J. Santos; Carla Fernandes; Brian E. Vaughn. "Network dynamics of affiliative ties in preschool peer groups". Social Networks 57 (2019): 63-69. https://doi.org/10.1016/j.socnet.2018.12.005.
    10.1016/j.socnet.2018.12.005
  9. Freitas, Miguel; Santos, António J.; Ribeiro, Olívia; Daniel, João R.; Rubin, Kenneth H.. "Prosocial behavior and friendship quality as moderators of the association between anxious withdrawal and peer experiences in Portuguese young adolescents". Frontiers in Psychology 9 (2019): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2018.02783.
    10.3389/fpsyg.2018.02783
  10. David N. Sousa; João R. Daniel. "qsort R package: A new tool for scoring Q-sort data". Journal of Open Source Software (2018): https://doi.org/10.21105/joss.00911.
    10.21105/joss.00911
  11. João R. Daniel; Rita R. Silva; António J. Santos. "Network structure predicts changes in perception accuracy of social relationships". Frontiers in Psychology 9 (2018): https://doi.org/10.3389%2Ffpsyg.2018.02348.
    10.3389/fpsyg.2018.02348
  12. David N. Sousa; João R. Daniel. "bor: An R package for transforming behavioral observation records into data matrices". Journal of Open Source Software 3 28 (2018): 909-909. https://doi.org/10.21105/joss.00909.
    10.21105/joss.00909
  13. Daniel, João R.; Silva, Rita R.; Santos, António J.; Cardoso, Jordana; Coelho, Leandra; Freitas, Miguel; Ribeiro, Olívia. "Perception accuracy of affiliative relationships in elementary school children and young adolescents". Frontiers in Psychology 8 na (2017): na-na.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2017.01936
  14. Vaughn, Brian E.; Santos, António J.; Monteiro, Ligia; Shin, Nana; Daniel, João R.; Krzysik, Lisa; Pinto, Alexandra. "Social engagement and adaptive functioning during early childhood: Identifying and distinguishing among subgroups differing with regard to social engagement.". Developmental Psychology 52 9 (2016): 1422-1434.
    Publicado • 10.1037/dev0000142
  15. Daniel, João R.; Santos, António J.; Antunes, Marta; Fernandes, Marília; Vaughn, Brian E.. "Co-evolution of friendships and antipathies: A longitudinal study of preschool peer groups". Frontiers in Psychology 7 x (2016): x-x.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2016.01509
  16. Daniel, João R.; Santos, António J.; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E.. "Affiliative structures and social competence in Portuguese preschool children.". Developmental Psychology 51 7 (2015): 905-912. http://dx.doi.org/10.1037/a0039425.
    10.1037/a0039425
  17. Daniel, João R.; Alves, Renata L.. "Postconflict affiliation among bystanders in a captive group of Japanese macaques (Macaca fuscata)". International Journal of Primatology 36 (2015): 259-268.
    Publicado • 10.1007/s10764-015-9822-8
  18. Santos, António J.; Daniel, João R.; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E.. "Affiliative subgroups in preschool classrooms: Integrating constructs and methods from social ethology and sociometric traditions". PLOS ONE 10 7 (2015): e0130932-e0130932.
    Publicado • 10.1371/journal.pone.0130932
  19. Santos, António J.; Vaughn, Brian E.; Peceguina, Inês; Daniel, João R.. "Longitudinal stability of social competence indicators in a Portuguese sample: Q-sort profiles of social competence, measures of social engagement, and peer sociometric acceptance". Developmental Psychology 50 (2014): 968-978.
    Publicado • 10.1037/a0034344
  20. Nadine Correia; Daniel, João Rodrigo; Cecília Aguiar. "Desenhos de investigação A-B-A-B: Uma abordagem experimental para a avaliação de intervenções em contextos naturais [A-B-A-B research designs: An experimental approach to assess interventions in natural contexts]". Laboratório de Psicologia 12 (2014): 15-30.
    Publicado • 10.14417/lp.619
  21. Santos, António J.; Vaughn, Brian E.; Peceguina, Inês; Daniel, João R.; Shin, Nana. "Growth of social competence during the preschool years: A 3-Year longitudinal study". Child Development 85 (2014): 2062-2073.
    Publicado • 10.1111/cdev.12246
  22. Daniel, João R.; Santos, António J.; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E.. "Exponential random graph models of preschool affiliative networks". Social Networks 35 35 (2013): 25-30.
    Publicado • 10.1016/j.socnet.2012.11.002
  23. Santos, A.J.; Peceguina, I.; Daniel, J.R.; Shin, N.; Vaughn, B.E.. "Social competence in preschool children: Replication of results and clarification of a hierarchical measurement model". Social Development 22 1 (2013): 163-179.
    Publicado • 10.1111/sode.12007
  24. Daniel, João R.; Santos, António J.; Cruz, Mónica G.. "Postconflict behaviour in brown capuchin monkeys (Cebus apella)". Folia Primatologica 80 5 (2009): 329-340.
    Publicado • 10.1159/000258647
  25. Vaughn, Brian E.; Shin, Nana; Kim, Mina; Coppola, Gabrielle; Krzysik, Lisa; Santos, António J.; Peceguina, Inês; et al. "Hierarchical models of social competence in preschool children: A multisite, multinational study". Child Development 80 6 (2009): 1775-1796.
    Publicado • 10.1111/j.1467-8624.2009.01367.x
  26. Daniel, João Rodrigo; Santos, António José; Vicente, Luís. "Correlates of self-directed behaviors in captive Cercopithecus aethiops". International Journal of Primatology 29 5 (2008): 1219-1226.
    Publicado • 10.1007/s10764-008-9300-7
  27. Peceguina, Inês; Santos, António J.; Daniel, João R.. "A concordância entre medidas sociométricas e a estabilidade dos estatutos sociais em crianças de idade pré-escolar [Agreement between sociometric measures and the stability of sociometric status in pre-school children]". Análise Psicológica 26 3 (2008): 479-490.
    Publicado • 10.14417/ap.509
  28. Daniel, João R.; Santos, António J.; Vicente, Luís. "Dominância e atracção social num grupo de macacos-verdes (Cercopithecus aethiops) em cativeiro [Dominance and social attraction in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)]". Análise Psicológica 26 3 (2008): 519-530.
    Publicado • 10.14417/ap.512
  29. Daniel, João; Santos, António J.; Vaughn, Brian E.; Strayer, F. Francis; Daniel, João R.. "Métodos de observação e análise para identificação das estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar [Observation an analysis methods to identify affiliative subgroups in preschool children]". Análise Psicológica 26 3 (2008): 447-462.
    Publicado • doi:10.14417/ap.507
Capítulo de livro
  1. Aguiar, Cecília; Joana Cadima; Correia, Nadine; Daniel, João R.; Margarida Fialho; Ana Madalena Gamelas; Ana Lucia Aguiar; et al. "Inclusão e participação social em educação de infância [Inclusion and social participation in early child education]". In Inclusão como participação social: Diferentes perspectivas em análise [Inclusion as social participation: Different perspectives in analysis]. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Lavradio, Leonor; Fernandes, Alexandre; Daniel, João R.; Garcia-Marques, Teresa. "Creativity measures: Assessing the underlying processes of divergent thinking". Trabalho apresentado em X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2019.
  2. Pedro Martins; Daniel, João Rodrigo; Cecília Aguiar. "Friendships in preschool settings: (Dis)agreements between children and teacher reports". Trabalho apresentado em AERA Annual Meeting, 2018.
  3. Fernandes, Carla; Fernandes, Marília; Daniel, João R.; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E.; Santos, António J.. "Father-child and mother-child attachment relationships: Contributes to preschoolers’ social competence". Trabalho apresentado em Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 2017.
  4. Marta Antunes; Cardoso, Jordana; Daniel, João; Santos, António J.. "The development of theory of mind in preschool children". Trabalho apresentado em 17th European Conference of Developmental Psychology, 2015.
  5. Tânia Sousa; Marta Antunes; Machado, Paula; Daniel, João; Santos, António J.. "Low social engagement and socioemotional functioning in preschool children". Trabalho apresentado em 17th European Conference of Developmental Psychology, 2015.
  6. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Santos, Orlando; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E.. "Co-evolution of positive and negative networks in preschool peer groups". Trabalho apresentado em Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 2015.
  7. Daniel, João Rodrigo; Cecília Aguiar; Peceguina, Inês. "A multilevel network study of friendship: The role of classroom features in inclusive preschools". Trabalho apresentado em 3rd Biennial EARLI SIG 5 Conference, 2014.
  8. Milene Ferreira; Cecília Aguiar; Daniel, João Rodrigo; Nadine Correia; Margarida Fialho; Julia Pimentel. "Social experiences of children with disabilities in inclusive preschool settings". Trabalho apresentado em 3rd Biennial EARLI SIG 5 Conference, 2014.
  9. Daniel, João R.; Santos, António J.; Vaughn, Brian E.; Fernandes, Carla; Fernandes, M.; Tânia Sousa; Daniel, João Rodrigo; Peceguina, Inês. "Affiliative structures and social competence in preschool children". Trabalho apresentado em 23th meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, 2014.
    10.1037/a0039425
  10. Daniel, João R.; Santos, António J.; Vaughn, Brian E.; Joana Pipa; Marta Antunes. "Univariate and multivariate exponential random graph models of social proximity and visual attention in Portuguese preschool children". Trabalho apresentado em 23th meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, 2014.
  11. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E.. "Network evolution of portuguese preschool children peer groups". Trabalho apresentado em Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 2013.
  12. Santos, António J.; Daniel, João Rodrigo; Peceguina, Inês; Monteiro, L.; Vaughn, Brian E.. "Affiliative subgroup bias on children´s social behavior and friendship choices in preschool peer groups". Trabalho apresentado em Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 2013.
  13. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.. "Evolução das relações positivas e negativas em grupos de pares de crianças em idade pré-escolar [Evolution of positive and negative relationships in preschool peer groups]". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  14. Fernandes, Carla; Santos, António J.; Marta Antunes; Daniel, João Rodrigo; Vaughn, Brian E.. "Associações entre a expressividade dos afectos e a competência social de crianças em idade pré-escolar [Association between affect expression and social competence in pre-school children]". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  15. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Joana Pipa; Fernandes, M.; Tânia Sousa. "Exponential random graph models of social attention in preschool peer groups". Trabalho apresentado em 10º Congresso Nacional de Etologia, 2013.
  16. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E.. "Network structure of preschool classrooms: A multilevel analysis of exponential random graph models". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  17. Fernandes, Carla; Pinto, Alexandra; Daniel, João Rodrigo; Peceguina, Inês; Santos, António J.; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E.. "Quality of attachment to father and mother and later social competence.". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  18. Peceguina, Inês; Monteiro, L.; Machado, Paula; Santos, António J.; Daniel, João Rodrigo; Santos, Orlando; Veríssimo, Manuela. "Low engagement in a sample of portuguese pre-school children: Associations with attachment representations". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  19. Peceguina, Inês; Santos, António J.; Daniel, João Rodrigo. "A hierarchical model of social competence: Stability across preschool-years". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  20. Santos, António J.; Daniel, João Rodrigo; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E.. "Social network analysis and affiliative subgroup bias in Portuguese preschool peer classrooms". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  21. Peceguina, Inês; Santos, António J.; Daniel, João Rodrigo; Torres, Nuno. "A estabilidade das relações de amizade em crianças de idade pré-escolar [Stability of friendship relationships in preschool children]". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  22. Santos, António J.; Daniel, João Rodrigo; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E.. "Structural equivalence as a basis for detecting network subgroups in preschool peer groups". Trabalho apresentado em Sunbelt XXX, 2010.
  23. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Torres, Nuno; Peceguina, Inês. "Exploring preschool peer groups network structure using exponential random graph models (p*)". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2009.
  24. Maia, Joana; Santos, António J.; Veríssimo, Manuela; Peceguina, Inês; Daniel, João. "Attachment representations, self perceptions and peer acceptance in the preschool years". Trabalho apresentado em The 2009 International Attachment Conference, 2009.
  25. Torres, Nuno; Santos, António J.; Daniel, João Rodrigo; Vaughn, Brian E.; Peceguina, Inês. "Affiliative networks in preschool peer groups: structural distinctions between affiliative subgroups". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meetin, 2009.
  26. Daniel, João; Santos, António J.; Peceguina, Inês. "Structural and locational properties in social networks in three to five year old preeschool peer groups". Trabalho apresentado em 20th meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2008.
  27. Peceguina, Inês; Santos, António J.; Daniel, João; Vaughn, Brian E.. "Associations between friendship and social competence in preschool children groups". Trabalho apresentado em 20th meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2008.
  28. Cruz, Mónica G.; Santos, António J.; Daniel, João R.; Fortes, Teresa S.. "Alloparental interactions in a group of brown capuchin monkeys". Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, 2007.
  29. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.. "Simulating social attraction in a captive group of vervet monkeys". Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, 2007.
  30. Daniel, João; Santos, António J.; Vaughn, Brian E.; Peceguina, Inês. "Affiliative structures in Portuguese preschool groups: A social network analysis". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2007.
  31. Fortes, Teresa S.; Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Cruz, Mónica G.. "Natural conflict resolution in brown capuchins". Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, 2007.
  32. Fragoso, Sara; Carreiras, Joana; Santos, António J.; Daniel, João Rodrigo; Peceguina, Inês. "Post-conflict reconciliation and dominance in preschool children". Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, 2007.
  33. Daniel, João; Santos, António J.; Cruz, Mónica G.. "Princípios de organização e atracção social em macacos capuchinho (Cebus apella) [Social attraction and organization principles in capuchin monkeys (Cebus apella)]". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2006.
  34. Daniel, João; Santos, António J.. "Social proximity and self-directed behaviours among captive female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)". Trabalho apresentado em 1st Congress of the European Federation for Primatology, 2005.
  35. Daniel, João Rodrigo; Santos, António José; Cruz, Mónica G.. "Reconciliation and variation in post-conflict stress in captive capuchin monkeys (Cebus apella)". Trabalho apresentado em XXIX International Ethological Conference, 2005.
  36. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Silva, André G.. "Affiliative organization of preschool peer groups". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2005.
  37. Daniel, João; Santos, António J.; Vicente, Luís. "Hand and foot preferences in scratching behaviour of captive vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)". Trabalho apresentado em XX International Primatological Society Meeting, 2004.
  38. Daniel, João; Santos, António J.; Vicente, Luís. "Affiliative behaviour among captive adult female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops): Lack of interchange of grooming for support". Trabalho apresentado em XX International Primatological Society Meeting, 2004.
  39. Daniel, João; Santos, António J.; Vicente, Luís. "Reconciliation and post-conflict behaviour in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)". Trabalho apresentado em 1ª Conferência Internacional de Primatologia em Portugal, 2003.
  40. Daniel, João; Santos, António J.; Peceguina, Inês. "Social anxiety and self-directed behaviours in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)". Trabalho apresentado em 1ª Conferência Internacional de Primatologia em Portugal, 2003.
Resumo em conferência
  1. Machado, Paula; Santos, António J.; Monteiro, L.; Daniel, João; Peceguina, Inês. "Impacto do comportamento solitário em crianças de idade pré-escolar nas amizades e no conhecimento das emoções [Impact of solitary behavior on friendships and emotion knowledge in preschool children]". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  2. Peceguina, Inês; Santos, António J.; Daniel, João Rodrigo; Torres, Nuno. "A estabilidade das relações de amizade em crianças de idade pré-escolar [Stability of friendship relationships in preschool children]". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  3. Peceguina, Inês; Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Vaughn, Brian E.. "Análise longitudinal do modelo hierárquico da competência social em crianças de idade pré-escolar [Longitudinal analysis of the social competence hierarchical model in preschool children]". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  4. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E.. "Coesão e homofilia nas estruturas afiliativas de grupos pré-escolares [Cohesion and homophily in affiliative structures of preschool children]". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  5. Fragoso, Sara; Carreiras, Joana; Santos, António J.; Daniel, João Rodrigo; Peceguina, Inês. "Post-conflict reconciliation and dominance in preschool children.". Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, Peniche, 2008.
    Publicado
  6. Fortes, Teresa; Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Cruz, Mónica G.. "Natural conflict resolution in brown capuchins". Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, Peniche, 2008.
    Publicado
  7. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.. "Simulating social attraction in a captive group of vervet monkeys". Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, Peniche, 2008.
    Publicado
  8. Cruz, Mónica G.; Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Fortes, Teresa. "Alloparental interactions in a group of brown capuchin monkeys". Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, Peniche, 2008.
    Publicado
  9. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Peceguina, Inês. "Estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar [Affiliative structures in preschool peer groups]". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora, 2006.
    Publicado
  10. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Peceguina, Inês; Silva, André G.. "Identifying preschool affiliative subgroups: The strength of weak ties". Trabalho apresentado em VI Congreso de la Asociacón Primatológica Espanola, Madrid, 2006.
    Publicado
  11. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.. "Social proximity and self-directed behaviours among captive female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)". Trabalho apresentado em 1st Congress of the European Federation for Primatology, Göttingen, 2005.
    Publicado
  12. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Vicente, Luís. "Affiliative behaviour among captive adult female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops): Lack of interchange of grooming for support". Trabalho apresentado em XX International Primatological Society Meeting, Torino, 2004.
    Publicado
  13. Daniel, João Rodrigo; Santos, António J.; Vicente, Luís. "Hand and foot preferences in scratching behaviour of captive vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)". Trabalho apresentado em XX International Primatological Society Meeting, Torino, 2004.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Statistical consultant. Santos, A. C., Arriaga, P., & Simões, C. (2021). Catching the audience in a job interview: Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 108089.. 2021. Daniel, João R..
    10.1016/j.biopsycho.2021.108089
  2. Statistical consultant. Socioemotional competencies, student engagement and performance at university – a cross-cultural project. Authors: Anabela Caetano Santos, Celeste Simões, Patricia Arriaga, Carmel Cefai, Celso David, Crispiniano Furtado, Eleni Andreou, Emanuel Frazão, Emily Shieh, Marcia Melo Bertolla, Nicola Schutte, Rita Psyllou, and Surbhi Sehgal. 2019. Daniel, João R.. https://osf.io/q5nb2.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09 Competências socioemocionais, envolvimento académico e saúde mental em jovens: Um estudo longitudinal 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
2022/06 A cross-cultural multilevel study about the association between socioemotional competences and student engagement in youth
2022 The impact of combining SRSD instruction with a brief growth mindset intervention on sixth graders´writing motivation and performance JURE 2022
2022 Saúde mental, competências socioemocionais e envolvimento académico em jovens: Um estudo longitudinal antes e durante o confinamento 1ª Conferência de Saúde Societal
2021 Effects of retention in grade 5-6 on Portuguese students’ psychosocial development in middle school EARLI 2021 - ONLINE
2021 Student academic motivation during the COVID-19 lockdown: A cross-country comparison EARLI 2021 - ONLINE
2019/06/27 Attachment security and the processing of social and non-social information X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia
2019/03/21 Social engagement, social acceptance and emotional regulation in preschool children SRCD Biennial Meeting
Society for Research in Child Development (Baltimore, Maryland, Estados Unidos)
2019/03/21 Preschool emotion regulation and social engagement predict socio-emotional and academic adjustment in first grade SRCD Biennial Meeting
Society for Research in Child Development (Baltimore, Maryland, Estados Unidos)
2017 The contribution of social engagement to social adaptation: A one-year longitudinal study in an Italian early childhood sample SRCD Biennial Meeting
SRCD (Austin, Texas, Estados Unidos)
2017 Changes in social engagement with peers over three years in a Portuguese sample SRCD Biennial Meeting
SRCD (Austin, Texas)
2017 Longitudinal trajectories of social engagement with peers in a USA preschool sample: Variable and person-centered analyses SRCD Biennial Meeting
SRCD (Austin, Texas)
2016 Assessing group and dyadic relationships quality in the preschool setting: Is there an effect on children's early academic skills EARLI SIG5 2016
(Porto)
2015 Links between early attachment security and social competence in preschool years: The mediating role of attachment representations 17th European Conference of Developmental Psychology
(Braga)
2015 Assessment and prevalence of socially anxious children during early childhood 17th European Conference of Developmental Psychology
(Braga)
2014 Teacher-child relationships' quality and social participation in the preschool setting 3rd Biennial EARLI SIG 5 Conference
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Post-conflict affiliative interactions between bystanders in Japanese macaques XI Congress of the Portuguese Ethological Society
Sociedade Portuguesa de Etologia (Vairão, Portugal)
2014 Inter-organizational knowledge sharing networks: A study on a business network 15th European Conference on Knowledge Management
(Santarém, Portugal)
2013 As redes sociais de jovens adolescentes VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
APP (Aveiro, Portugal)
2013 Análise das redes sociais dos grupos de pares de crianças em idade pré-escolar Ciclo de conferências: A ciência que por cá se faz
Centro de Investigação: ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2012 Explorations of a model of social competence for preschool children: Testing the moderating effects of age, sex, and culture IX Congresso Nacional de Etologia
(Lisboa, Portugal)
2012 Social characteristics of low social engagement in preschool children IX Congresso Nacional de Etologia
(Lisboa, Portugal)
2012 Preschool affiliative networks and social withdrawl in preschool children IX Congresso Nacional de Etologia
(Lisboa, Portugal)
2012 Processos estruturais na formação de redes afiliativas de crianças em grupos pré-escolares [Structural processes behind the formation of affiliative networks in preschool peer groups] III Encontro de Analistas de Redes Sociais
(Lisboa, Portugal)
2011 Low social engagement in preschool children: Dimensions and types in relation to age, sex, and ethnicity Society for Research in Child Development Biennial Meeting
(Montreal, Canadá)
2011 A competência social da criança em meio pré-escolar: Um modelo hierárquico no contexto das relações [Social competence in preschool children: An hierarchical model in a relational context] I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
2011 Características do isolamento social na infância e relações com o desenvolvimento socio-emocional [Characteristics of social withdrawal in childhood and its relations with socio-emotional development] I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
2011 Affiliative networks and social withdrawal in preschool children Society for Research in Child Development Biennial Meeting
(Montreal, Canadá)
2011 Estruturas afiliativas e desenvolvimento social em grupos de crianças de idade pré-escolar [Affiliative structures and social development in preschool peer groups] I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
2010 Relações entre a expressão afectiva e a competência social em crianças de idade pré-escolar VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 Análise longitudinal do modelo hierárquico da competência social em crianças de idade pré-escolar VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 Impacto do comportamento solitário em crianças de idade pré-escolar nas amizades e no conhecimento das emoções VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 O isolamento social na infância: Preditores, correlatos e consequências para o desenvolvimento sócio-emocional [Social withdrawal in childhood: Predictors, correlates and consequences for socio-emotional development] VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 Coesão e homofilia nas estruturas afiliativas de grupos pré-escolares [Cohesion and homophily in affiliative structures in preschool peer groups] VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 Social network analysis of preschool children association patterns Sunbelt XXX
(Trento, Itália)
2009 A longitudinal study of social competence in a sample of Portuguese preschool children: Stability of social competence indicators Society for Research in Child Development Biennial Meeting
(Denver, Estados Unidos)
2009 Social withdrawal in preschool children: Observational assessments and external correlates in Portuguese preschool sample XIVth European Conference on Developmental Psychology
(Vilnius, Lituânia)
2009 A statistical modelling approach to the occurrence of in-group bias in preschool affiliative networks II Iberian Primatological Conference
(Madrid, Espanha)
2009 Reconciliation and post-conflict anxiety in brown capuchins. II Iberian Primatological Conference
(Madrid, Espanha)
2009 Análise das estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar utilizando modelos p* [Analysis of affiliative structures in preschool peer groups using p* models] II Encontro de Analistas de Redes Sociais
(Lisboa, Portugal)
2008 Medidas de observação e medidas sociométricas na avaliação da competência social, em crianças de idade pré-escolar: Um estudo replicativo com uma amostra portuguesa. I Congresso em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis Mundos Reais
(Braga, Portugal)
2007 Measurements of social competence for preschool children: A replication study with a Portuguese sample Society for Research in Child Development Biennial Meeting
(Boston, Estados Unidos)
2007 Affiliative structures and social network analysis in preschool peer groups Ethologische Gesellschaft Meeting
(Grünau, Áustria)
2007 Organization and social attraction principles in brown capuchins (Cebus apella I Encontro de Analistas de Redes Sociais
(Lisboa, Portugal)
2007 Affiliative structure and agonistic support in captive brown capuchin monkeys (Cebus apella) Ethologische Gesellschaft Meeting
(Grünau, Áustria)
2006 Estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora, Portugal)
2006 Relações entre a amizade e a competência social de crianças em meio pré-escolar VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora, Portugal)
2005 Identifying preschool affiliative subgroups: The strength of weak ties VI Congreso de la Asociacón Primatológica Espanola
(Madrid, Espanha)
2005 Conciliatory tendency in captive brown capuchin monkeys (Cebus apella) VI Congreso de la Asociacón Primatológica Espanola
(Madrid, Espanha)
2003 Dominance and social attraction in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops). 1ª Conferência Internacional de Primatologia em Portugal
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022/12/15 Early childhood education teachers, assistants, and coordinators beliefs and attitudes about children's right to participation in early childhood educational settings
Coorientador
Community Psychology, Protection of Children and Youth in Risk (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/07 - 2019/07 Post-doctoral researcher: Scientific collaboration networks (short-stay)
Orientador
Universidade de la República, Uruguai

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/02 - 2019/07 Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação: ISPA Instituto Universitário [Research Competencies Development Program]
Orientador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/04 - 2018/11 Research assistant grant: William James Center for Research:
Orientador
William James Center for Research, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/02 - 2018/02 Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação: ISPA Instituto Universitário [Research Competencies Development Program]
Orientador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 - 2016 Mestrado: Relações de amizade em idade pré-escolar: Concordância entre relatos de crianças e educadores [Masters: Friendship relationships in preschool: Children and teachers' agreement]
Coorientador
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Mestrado: Interações afiliativas pós-conflito entre espectadores em macacos do Japão [Masters: Post-conflict affiliative interactions between bystanders in Japanese macaques]
Orientador
Psicobiologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 - 2012 Mestrado: Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos [Masters: Online collaboration, social network analysis and students' academic sucess]
Coorientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2009 - 2009 II Encontro de Analistas de Redes Sociais [II Meeting of Social Network Analysts] (2009 - 2009)
Encontro (Outra)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 Phd: Determinantes político-institucionais na formação de redes de inovação em tecnologias emergentes [Political-institutional determinants in the formation of innovation networks in emergent technologies]
Arguente principal
Ricardo João de Lourenço Abreu (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 Mestrado: Análise dos comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar. Um olhar sobre as características da criança [Master: Analysis of social and non-social behavior in preschool children. A look on children's characteristics]
Arguente principal
Raphaelle Guedes Dischler (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 Mestrado: Um olhar sobre os comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar: Contributos da compreensão das emoções e da competência verbal [Master: A look on preschool children's social an non-social behaviors: Contributes of emotion comprehension and verbal competence]
Arguente principal
Ana Patrícia Faria Ferreira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 Phd: Qualidade da vinculação e desenvolvimento social: Mapeamento dos contributos das relações pais-criança para a competência social nos grupos pré-escolares [PhD: Attachment quality and social development: Mapping the contributes of parent-child relationships in preschool groups social competence]
Arguente
Carla Sofia Rodrigues Dias Fernandes (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 Mestrado: O isolamento social e a depressão na adolescência [Masters: Social withdrawal and depression in adolescence]
Presidente do júri
Cátia S. Diogo (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 Mestrado: Influência do conflito parental e envolvimento paterno na competência social da criança [Masters: Influence of parental conflict and parental involvement on child's social competence]
Arguente principal
Inês C. G. M. Martins (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 Mestrado: A qualidade da amizade e a sua relação com o auto conceito [Masters: Friendship quality and its relation with self-concept]
Presidente do júri
Cátia Filipa Nobre Martins Lopo (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 Mestrado: Interações afiliativas pós-conflito entre espectadores em macacos do Japão [Masters: Post-conflict affiliative interactions between bystanders in Japanese macaques]
Orientador
Renata Lopes Alves (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 Mestrado: Comportamentos sociais e não sociais de crianças a frequentar o ensino pré-escolar. Associações com estilos parentais em famílias nucleares portuguesas [Masters: Social and non-social behaviors of preschool children. Associations with parental styles in Portuguese families]
Arguente principal
Patrícia Andreia Nunes Martins (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 Mestrado: O sono e a perturbação de hiperactividade e défice de atenção [Masters: Sleep and attention deficit hyperactivity disorder]
Presidente do júri
Carolina Norton de Matos (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2013 Mestrado: A relação entre o envolvimento paterno e os estilos parentais [Masters: The relation between parental involvement and parenting styles]
Presidente do júri
Mercedes F. Mendoça (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 Mestrado: Social network analysis no suporte ao ensino à distância: Análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão [Masters: Social network analysis as support in on-line teaching: Analysis of interactions in discussion forums]
Orientador
Gonçalves, J. N. C. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Frontiers in Psychology

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - 2021 (On-line) Modelos probabilísticos para dados em rede [Probabilistic models for social network data]
2020/12 - 2020/12 (On-line) Modelos probabilísticos para dados em rede [Probabilistic models for social network data] IV Escola Luso-Brasileira de Análise de Redes Sociais
2019/07/19 - 2019/07/19 Análise longitudinal de redes sociais com RSiena [Longitudinal social network analysis with RSiena] III Escola Luso-Brasileira de Análise de Redes Sociais (Outros) Lisbon School of Economics and Management, Portugal
2019/07/18 - 2019/07/18 Modelos estatísticos p* para a análise de redes sociais [p* star models for social network analysis] III Escola Luso-Brasileira de Análise de Redes Sociais (Outros) Lisbon School of Economics and Management, Portugal
2019/03/21 - 2019/03/22 Introduction to linear mixed models (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/02 - 2018/02 Métodos quantitativos de investigação em Psicologia [Quantitative research methods in Psychology] Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 Modelos estatísticos p* para análise de redes sociais [p* star models for social network analysis] I Escola Luso-brasileira de Análise de Redes Sociais (Outros) Lisbon School of Economics and Management, Portugal
2017 - 2017 Introdução à análise de dados em R [Introduction to data analysis in R] (Doutoramento) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 - 2014 Modelos estatísticos p* para análise de redes sociais [p* star models for social network analysis] VI Escola de Verão de Análise de Redes Sociais (Outros) Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Estatística de redes sociais: p* models [Social networks' statistics: p* models] V Escola de Verão de Análise de Redes Sociais (Outros) Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Modelos estatísticos p* para análise de redes sociais [p* statistical models for social network analysis] I Encontro Brasileiro de Analistas de Redes Sociais (Outros) Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2013 - 2013 Análise longitudinal de redes sociais [Longitudinal social network analysis] I Encontro Brasileiro de Analistas de Redes Sociais Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012 - 2012 Estatística de redes sociais: p* models [Social networks' statistics: p* models] IV Escola de Verão de Análise de Redes Sociais (Outros) Instituto de Ciências Sociais - IU, Portugal
2011/02 - 2011/07 Métodos qualitativos de investigação em Psicologia [Qualitative research methods in Psychology] Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 - 2011 Modelos estatísticos para a análise de redes sociais: modelos p* [Statistical models for social network analysis: p* models] III Escola de Verão de Análise de Redes Sociais (Outros) Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2010 Introdução aos modelos estatísticos de análise de redes sociais [Introduction to statistical models in social network analysis] II Escola de Verão de Análise de Redes Sociais (Outros) Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2009 - 2009 Modelos estatísticos para a análise de redes sociais [Statistical models for social network analysis] Curso de Verão de Análise de Redes Sociais (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/06 - Atual Mind in the new 20s

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Frontiers in Communication
2020 - Atual Social Development (1467-9507) Wiley (Blackwell Publishing)
2020 - Atual The Spanish Journal of Psychology (1988-2904) Cambridge University Press
2020 - Atual Frontiers in Psychology (1664-1078) Frontiers Media SA
2020 - Atual Psychology of Sport and Exercise
2019 - Atual Psicologia
2019 - Atual European Journal of Developmental Psychology (1740-5610) Informa UK (Taylor & Francis)
2018 - Atual Contemporary Educational Psychology (1090-2384) Elsevier
2016 - Atual Early Childhood Research Quarterly
2015 - Atual Canadian Journal of Zoology
2015 - Atual American Journal of Primatology
2015 - Atual Child Development
2015 - Atual Social Networks
2014 - Atual Redes. Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales
2010 - Atual International Journal of Primatology
Distinções

Prémio

2019 Best Poster Award: X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal
2013 Bes Poster Award: VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
2009 Student Travel Award: SRCD 2009
Society for Research in Child Development, Estados Unidos
2006 Travel Award: Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Outra distinção

2011 Phd Honour Award
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal