???global.info.a_carregar???
Albertina Pereira Cavaco da Palma. Concluiu o(a) Doutoramento em Administração e Política Educacional em 2019/02 pelo(a) Universidade de Lisboa, Licenciatura em Filologia germânica em 1975 pelo(a) Universidade de Lisboa, Master em Mphil Education em 2003 pelo(a) University of Chichester, Graduado em Summer School for Portuguese Teachers of English em 1984/09/16 pelo(a) British Council Portugal, Graduado em Summer School for Portuguese Teachers of English em 1984/09/16 pelo(a) University of Chichester - Bognor Regis Campus, Graduado em Summer School for Portuguese Teachers of English em 1984/09/16 pelo(a) Fundação Calouste Gulbenkian e Graduado em Teaching English to young learners em 1991/07/19 pelo(a) University of Warwick. É Provedora do Estudante no(a) Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 6 evento(s). Participou em 17 evento(s). Participa e/ou participou como Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 23 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: English language teaching; Processo de Bolonha; Formação de Professores; Ensino Básico; Perfil do Educador/Professor; ensino superior; mediadores; governança; referencial; edição; política educativa; referencial; edição; política educativa; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Albertina Pereira Cavaco da Palma

Nomes de citação

  • Palma, Albertina

Identificadores de autor

Ciência ID
3F1A-6753-83F2

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2011/01 - 2019/02
Concluído
Administração e Política Educacional (Doutoramento)
Especialização em Administração e Política Educacional
Universidade de Lisboa, Portugal
"A reestruturação do ensino superior em Portugal no âmbito do Processo de Bolonha (1999-2010): os mediadores, os fóruns e a edição de um referencial para o ensino superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
distinção por unanimidade
2009/09 - 2010/12/07
Concluído
Administração e Política Educacional (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Lisboa, Portugal
14
2010/03/24
Concluído
Certificado de aptidão Profissional (Outros)
Especialização em Education
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal
2008/02/18 - 2008/02/19
Concluído
A avaliação dos serviços no SIADAP: construção dos QUAR através do BSC (Outros)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
1998 - 2003
Concluído
Mphil Education (Master)
Especialização em Education
University of Chichester, Reino Unido
"Contexts of change: primary foreign language teaching as an educational innovation in late 20th century Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
não se aplica
1998/04/14
Concluído
Qualificação de Estatuto de Formador (Outros)
Especialização em Didáticas Específicas /Inglês) C05; Inovação Educacional C07; Investigação-ação C20
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1992 - 1992
Concluído
Provas Públicas para Professora Adjunta, área científica de Ensino de línguas/didáctica do inglês (Outros)
Especialização em Ensino de Língua Estrangeira/ Didática do Inglês
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Aprovado
1991/07/07 - 1991/07/19
Concluído
Teaching English to young learners (Graduado)
Especialização em Ensino de Língua Estrangeira/ Didática do Inglês
University of Warwick, Reino Unido
1984/08/16 - 1984/09/16
Concluído
Summer School for Portuguese Teachers of English (Graduado)
Especialização em Ensino de Língua Estrangeira/ Didática do Inglês
University of Chichester - Bognor Regis Campus, Reino Unido

British Council Portugal, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1977 - 1978
Concluído
• Estágio Pedagógico no 3º grupo do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário (Outros)
Especialização em Ensino de português e inglês
Ministério da Educação, Portugal
1969 - 1975
Concluído
Filologia germânica (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
12
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/03/06 - 2013/10 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1986/04/01 - 1996/03/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1978 - 1986 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
EB 2 3 Luisa Todi, Portugal
(...)

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/02/24 - 2022/03/14 Provedora do Estudante Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - 2013 Coordenação institucional do programa de mobilidade no espaço ibero-americano Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007 - 2013 • Coordenação institucional do programa de mobilidade com as universidades brasileiras Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006 - 2013 Vice-Presidente Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006 - 2013 Coordenadora do Centro para a Internacionalização e Mobilidade (CIMOB-IPS) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006 - 2013 Responsável institucional do Gabinete de Imagem e Comunicação (GI.COM-IPS) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006 - 2013 Responsável institucional da Unidade de Desenvolvimento, Reconhecimento e Validação de Competências (UDRVC-IPS) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006 - 2013 • Coordenação Institucional Erasmus e Leonardo da Vinci, junto da Agência Nacional do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (AN-PROALV) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2004 - 2013 Membro do Conselho Municipal de Educação Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
2011/01 - 2011/02 Painel de auditores para o Quadro de Qualificações do Ensino Superior Português, no âmbito do Processo de Bolonha, em representação do CCISP Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Portugal
2009 - 2010 Responsável institucional da Unidade para a Qualidade e Avaliação (UNIQUA-IPS) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006 - 2008 membro do Conselho Geral Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/06/17 - 2005/07/01 Presidente de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2004 - 2005 Cocoordenadora do Grupo de Trabalho do CCISP para elaboração de Pareceres sobre o Processo Bolonha, por Área de Conhecimento (2004/05): Cocoordenadora da Área de Formação de Professores. Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Portugal
2003 - 2005 Membro da Comissão Permanente da Comissão Especializada do CCISP da Educação Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997 - 1999 Coordenadora do Departamento de Línguas Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1997 - 1999 Coordenadora do Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira (Inglês) no 1º Cico do Ensino Básico Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1994 - 1999 Coordenadora dos cursos de formação de professores do ensino básico, variantes de português francês e português-inglês Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1990 - 1991 Membro da 1ª Assembleia Estatutária do Instituto Politécnico de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1981 - 1985 Delegada à profissionalização - Inglês Ministério da Educação, Portugal
EB 2 3 Luisa Todi, Portugal
(...)
1979/09 - 1981/09 Presidente EB 2 3 Luisa Todi, Portugal
EB 2 3 Luisa Todi, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
1996 - 1998 Atitudes dos docentes de línguas estrangeiras do ensino pós-primário em relação ao ensino da língua estrangeira na escola primária
423/RU
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
The British Council

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Palma, Albertina; Almeida, Fernando; Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos; Rodrigues, Maria do Rosário. "Participação dos estudantes: uma questão do presente que perspetiva o futuro". Trabalho apresentado em Dar Asas ao Saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares, Setúbal, 2022.
    Publicado
  2. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. "Os mediadores e os fóruns do Processo de Bolonha em Portugal (1999-2010)". Trabalho apresentado em June 2019 Conference: RIQUAL - X Encontro Investigadores da Qualidade: Qualidade, Investigação e DesenvolvimentoAt: Setúbal, Politécnico de Setúbal, Setúbal, 2019.
    Publicado
  3. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. "Para uma análise política dos processos de reestruturação do ensino superior português no âmbito do “Processo de Bolonha”: referenciais, fóruns e mediadores.". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar., Vila Real, 2014.
    Publicado
  4. Palma, Albertina. "O desenvolvimento do Processo de Bolonha no Instituto Politécnico de Setúbal". Trabalho apresentado em A concretização do Processo de Bolonha em Portugal, 2012.
    Publicado
  5. Palma, Albertina Pereira Cavaco da; Ricardo Nunes. "Biblioteca "Online" da Educação no Espaço Lusófono.". Trabalho apresentado em XIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Macau, 2003: O Espaço Lusófono do Ensino Superior e Investigação, Macau, 2003.
    Publicado
  6. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. "European language proficiency survey : o estudo português". Trabalho apresentado em 4º Encontro Nacional do Ensino de Línguas Vivas no Ensino Superior em Portugal, Porto, 1999.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Palma, Albertina. "Student participation in higher education governance and institutional quality. TMQ Nº 11", TMQ Techniques, Methodologies and Quality, ISSN: 2183-0940, 2020, https://doi.org/10.5281/zenodo.7925284.
Artigo em revista
  1. Palma, Albertina; Mourato, Joaquim; Vinagre, João; Almeida, Fernando; Pessoa, Ana Maria. "Student Participation: Issues for the Governance of Higher Education". Societies 13 5 (2023): 115. http://dx.doi.org/10.3390/soc13050115.
    10.3390/soc13050115
  2. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. "Rede 7 do Ensino Superior Português. O caso do mestrado em ensino de inglês e de francês no ensino básico". medi@ções 1 1 (2009): 205-212. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/15.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Naysmith, John; Palma, Albertina. "Teachers Talking, Teachers Reflecting: how do teachers reflect on their practice? A case study". Teachers and Teaching 4 1 (1998): 65-76. http://dx.doi.org/10.1080/1354060980040105.
    10.1080/1354060980040105
  4. Palma, Albertina Pereira Cavaco da; John Naysmith. "Learning and Teaching English in the Portuguese Primary School". Language Learning Journal 15 (1997): 44-46.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Palma, Albertina. "Para uma definição do papel do Provedor do Estudante no âmbito da qualidade institucional", Revista TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 2022, https://publicacoes.riqual.org/ed13-118-131/.
  2. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. "Editorial, Processo de Bolonha", TMQ Techniques, Methodologies and Quality ISSN: 2183-0940, 2020, https://publicacoes.riqual.org/edesp1-20-39-56/.
    Editor
  3. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. "Lifelong learning: The référentiel of the Bologna Process in Portugal", TMQ Techniques, Methodologies and Quality ISSN: 2183-0940, 2020, https://publicacoes.riqual.org/edesp1-20/.
Capítulo de livro
  1. Palma, Albertina; Cardoso, Ana Paula; Manique, António; Silva, José Manuel; Serrazina, Maria de Lurdes; Veiga, Maria Luísa. "Formação de Professores". Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, 2005.
  2. Palma, Albertina Pereira Cavaco da; Keith Walters. "Ten years of primary ELT in Setúbal: issues and problems". In Current practices: a look at teaching English to children in Portugal, 24-31. Lisboa, Portugal: APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês, 2003.
    Publicado
  3. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. "The European Proficiency Survey in Portugal". In Univedrsity Language Testing and the C-Test, 207-218. Bochum, Alemanha: AKS-Verlag Bochum, 2002.
    Publicado
  4. Souta, Luís; Marques, Regina; Almeida, Fernando; Palma, Albertina; Henriques, Fernanda. "Género, multiculturalidade, cidadania". CIOE/ESE de Setúbal, 1995.
Edição de livro
  1. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. Contexts of change: primary foreign language teaching as an educational innovation in late 20th century Portugal. Southampton, Reino Unido: University of Southampton. 2003.
  2. Palma, Albertina Pereira Cavaco da; Keith Walters. A handful of English. Lisboa, Portugal: Plátano Editora. 2002.
  3. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. Formação de professores para o ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. Setúbal, Portugal: Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação. 1992.
  4. Palma, Albertina; Marques, Regina. Escola não Sexista: utopia ou realidade?. TENET. 1990.
    Publicado
Livro
  1. Souta, Luís; Palma, Albertina; Marques, Regina. CIOE. Portugal: CIOE/ESE de Setúbal. 1991.
Prefácio / Posfácio
  1. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. "Inglês no 1º ciclo: práticas partilhadas". Prefácio para Inglês no 1º ciclo: práticas partilhadas. Porto, Portugal: ASA. 2006.
    Publicado
Relatório
  1. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. 2019. Provedoria do Estudante, Relatório Anual 2018. http://www.si.ips.pt/ips_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-521506282/ReltProvEstudante2018.pdf.
  2. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. 2018. Provedoria do Estudante, Relatório Anual 2017. http://www.si.ips.pt/ips_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-988411961/Provederia_Estudante_Relatorio_2017.pdf.
  3. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. 2017. ´Provedoria do Estudante, Relatório Anual 2016. http://www.si.ips.pt/ips_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F1512327197/Provederia_Estudante_Relatorio_2016.pdf.
  4. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. 2016. Provedoria do Estudante, Relatório Anual 2015. http://www.si.ips.pt/ips_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-21272739/Provedroia_Estudante_Relatorio_2015.pdf.
  5. Palma, Albertina Pereira Cavaco da; Joaquim Ribeiro; Bill Williams; Fernando Almeida; Madalena Gomes da Silva; Rodrigo Lourenço; Andreia Godinho Lopes; João Rodrigues; Ana Catarina Neves. 2008. Relatório de Auto-avaliação Institucional Submetido pelo Instituto Politécnico de Setúbal à European University Association. www.ips.pt.
Tese / Dissertação
  1. Palma, Albertina Pereira Cavaco da. "A reestruturação do ensino superior em Portugal no âmbito do Processo de Bolonha (1999-2010): os mediadores, os fóruns e a edição de um referencial para o ensino superior". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10451/38763.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/12/06 Participação dos estudantes e qualidade das IES Conferência Anual para a Educação e Formação da Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) do Instituto Português da Qualidade
Instituto Português da Qailidade - Comissão setorial de educação (Lisboa, Portugal)
2022/05/11 Participação dos estudantes e qualidade das IES Reunião Plenária da Comissão de Educação e Formação, Instituto Português da Qualidade
Instituto Português da Qailidade - Comissão setorial de educação (Lisboa, Portugal)
2022/04/07 Participação dos Estudantes no ensino superiorComo melhorar?Questões para refletir
Conselho Nacional de Educação (Lisboa, Portugal)
2012/03/28 O desenvolvimento do Processo de Bolonha no Instituto Politécnico de Setúbal A concretização do Processo de Bolonha em Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco
2001/11/10 Ten yeras of primary ELT in Setúbal: issues and problems APPI and IATEFL 1st Young LEARNER Conference "Current Practices: a look at teaching English to children in Portugal
APPI Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
1994 - 2006 Orientadora da assistente de 2º triénio equiparada
Orientador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1994 - 1998 Orientadora de assistente de 1º triénio
Orientador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012 - 2012 5th IPS International Week
Encontro (Outra)
Agência Nacional PROALV, Instituto Politécnico de Setúbal e Centro Europ Direct da Península de Setúbal, Portugal
2011 - 2011 4th IPS International Week
Encontro (Outra)
Agência Nacional PROALV, IPS e Centro Europ Direct da Península de Setúbal, Portugal
2010 - 2010 3rd IPS International Week
Encontro (Outra)
Agência Nacional PROALV e IPS, Portugal
2009 - 2009 2nd IPS International Week
Encontro (Outra)
Agência Nacional PROALV, Portugal
2008 - 2008 1st IPS International Week
Encontro (Outra)
Agência Nacional PROALV, Portugal
2007 - 2007 Investigação e Ensino Politécnico
Conferência (Outra)
EURASHE, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/06/07 - 2019/06/07 X Encontro de Investigadores da Qualidade 2019, encontro científico da RIQUAL
Encontro
X Encontro de Investigadores da Qualidade 2019
Rede de Investigadores da Qualidade - RIQUAL, Portugal
2018/06/15 - 2018/06/15 IX encontro científico da rede de investigadores da qualidade (RIQUAL)
Encontro
IX Encontro de Investigadores da Qualidade 2018. FEUP, Porto, 15/06/2018
Rede de Investigadores da Qualidade - RIQUAL, Portugal
2017/07/23 - 2017/07/23 Encontro de investigadores sobre gestão escolar
Encontro
Encontro: Políticas públicas e gestão escolar: novos imaginários, discursos e atores, , Lisboa, 23/07/2017
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013/09/10 - 2013/09/13 25th EAIE Annual Conference, Istanbul
Conferência
25th Annual EAIE Conference
2012/09/29 - 2012/10/02 UASnet 2nd Conference, Conference of Applied Sciences network
Conferência
UASnet 2nd Conference
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2012/04/17 - 2012/04/19 INENTER Conference in Cluj-Napoca, Romania. LIfelong Learning Programme
Conferência
INENTER Conference
2011/06/06 - 2011/06/09 XXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)
Encontro
XXI Encontro da AULP
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2010/07/01 - 2010/07/05 ERACON 2010, Vienna, Austria
Conferência
Erasmus Coordinators Conference 2010 and Go-Exchange Education Fair, Eracon 2010
2009/09/16 - 2009/09/16 Successful implementation of ECTS aimed at EU label application. EAIE, Madrid
Conferência
2008/12/07 - 2008/12/10 Erasmus and Leonardo da Vinci Contact seminar: Lifelong Learning Programme, Slovenia
Seminário
Erasmus and Leonardo da Vinci Contact seminar: Lifelong training - an international bridge between educational institutions and the world of work
2007/09/23 - 2007/09/25 Dean 2007 Annual Conference:
Conferência
Dean 2007 Annual Conference: Managing People in Changing European Academic Environment
Univerza v Ljubljani, Eslovénia
2007/03/12 - 2007/03/12 Seminário organizado pela EURASHE: EURASHE Seminar on Lifelong Learning
Seminário
Lifelong learning
EURASHE, Portugal
2006/06/12 - 2006/06/16 XVI Encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), Macau 2006
Encontro
XVI Encontro da AULP
City University of Macau, Macau
2006/06/08 - 2006/06/10 III Mediterranean University Forum, forum de universidades dos países do Mediterrâneo
Outro
III Mediterranean University Forum
University of Malta, Malta
2004/07/22 - 2004/07/25 XIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)
Encontro
XIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)
Universidade de São Paulo, Brasil
2003/10/07 - 2003/10/10 XIII Encontro da AULP na Universidade de Macau
Encontro
City University of Macau, Macau
1999/09/01 - 1999/09/03 An International Conference on research into teaching English to young learners, Budapest, Hungary, September 1-3, 1999
Conferência
An International Conference on research into teaching English to young learners
International Association of Teachers of English as a Foreign Language, Reino Unido

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2011 - Atual Avaliação de manuais de inglês para o ensino básico Ministério da Educação, Portugal
2010 - Atual Avaliação de manuais de Inglês para o ensino básico Ministério da Educação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal
2011/03/01 - 2011/07/01 Avaliação externa do Projeto ETALAGE (European Task-based Activities in Language Learning: a Good Practices Exchange) Ref. no. 502162--LLP1-2009-1-NL-Comenius-CMP

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2000/03 - 2000/03 Parecer para nomeação definitiva de professora adjunta Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1998/01 - Atual APPI

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2008/01 - 2008/12 • Comissão de Avaliação Institucional (CAI-IPS) – comissão criada para acompanhamento da avaliação internacional, por parte da European University Association (EUA), incluindo a elaboração do Relatório de Autoavaliação (Janeiro-Dezembro 2008) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
1998/10 - 1998/10 membro de concurso documental para recrutamento de assistente de inglês Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal
1998/06/26 - 1998/06/26 Recrutamento de assistente de 1º triénio, área de inglês Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal
1996/10 - 1996/10 Concurso documental para recrutamento de assistentes e professores adjuntos de inglês Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal