Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rodrigo Barbosa Ramos
Nomes de citação
- Ramos, Rodrigo B.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3F13-8835-5FB4
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/07/18 - 2023/07/01
Em curso
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2011/03/01 - 2014/04/04
Concluído
|
Mestrado em Educação (Master Universitario)
Especialização em Sociologia da Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES: ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA EDUCOMUNICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO
ALEGRE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
20 (A) |
2002/08/05 - 2009/12/14
Concluído
|
Licenciatura em Letras - Português e Literatura (Graduado)
Especialização em Linguística, Letras e Artes
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"Vila Pedreira - a construção de uma oficina de comunicação comunitária" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/11/18 - 2019/07/01 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2014/06/05 - 2016/02/25 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/05/27 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - 2017 | Editor de conteúdo - Designer instrucional | Artmed Editora, Brasil |
2011/04 - 2011/11 | Professor formador de agentes de leitura | Prefeitura Municipal de Viamão, Brasil |
2007/04 - 2011/11 | Professor-oficineiro em Comunicação Comunitária | Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Brasil |
Secretaria da Cultura - Projeto Descentralização da Cultura, Brasil | ||
2006/03 - 2006/08 | Professor bolseiro - prática profissional no exterior | IBRACO - Instituto Brasil Colômbia, Colômbia |
IBRACO - Instituto Brasil Colômbia, Colômbia |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013 - 2013 | A Construção de um Portal sobre a história da propaganda brasileira
Desenvolvimento técnico
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - 2014 | Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares: Análise sobre a Construção da Educomunicação na Rede Municipal de Ensino de Porto
Alegre
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Atividades
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - 2017 | Produção Editorial - Designer Instrucional - Elaboração de material didático a partir de artigos científicos da área médica para o Sistema de Atualização Médica a Distância (SECAD). Essa linha editorial é uma parceria da Editora Artmed com as associações médicas brasileiras, que assinam a revisão técnica. | Artmed Editora, Brasil |
2011/04 - 2011/11 | Formação de professores para atuarem nas bibliotecas escolares. No Brasil, em muitas cidades periféricas, não há bibliotecários nas escolas. O projeto, de autoria própria, teve como objetivo qualificar a atuação dos profissionais sem formação em Biblioteconomia ou em áreas afins que já trabalhavam nas bibliotecas. O projeto foi desenvolvido por meio de oficinas: História do Livro e leitura; Práticas e projetos de Incentivo à Leitura; Formas de organização de acervos; Produção de catálogos; Políticas públicas e estratégias para ampliação de acervos. | Prefeitura Municipal de Viamão, Brasil |
2006/03 - 2006/08 | Revisão e editação de materiais didáticos para o ensino de língua portuguesa para estrangeiros (atualmente denominado português como língua adicional - PLA). | IBRACO - Instituto Brasil Colômbia, Colômbia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/04/06 - Atual | Sociolinguística (60h) - Disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Letras (formação de professores) do sistema de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas, com 20 horas de encontro presencial. Polo presencial: Cajueiro, Alagoas, Brasil. Atividades: design instrucional e docência no ensino superior (EAD). | Licenciatura em Letras - Português (EAD) (Licence) | Universidade Aberta do Brasil , Brasil Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2019/03 - Atual | Projeto de Intervenção - Vozes do sul - a construção de práticas comunicativas por meio de radioweb videocasts como estratégias de letramento, participação social e protagonismo juvenil entre os jovens de Coruripe - interior sul de Alagoas. | Oficinas de Comunicação - radioweb e videocast | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2019/02/07 - Atual | Língua portuguesa e literatura brasileira (120h) - Disciplina do curso de ensino médio (10º ano) integrado ao profissional. Curso Técnico em Edificações. Turma B. | Curso de Ensino Médio Técnico em Edificações | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2019/02/06 - Atual | Língua portuguesa e literatura brasileira (120h) - Disciplina do curso de ensino médio (13º ano) integrado ao profissional. Curso Técnico em Edificações. | Ensino Médio Técnico em Edificações | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2019/02/05 - Atual | Língua portuguesa e literatura brasileira (120h) - Disciplina do curso de ensino médio (10º ano) integrado ao profissional. Curso Técnico de Mecânica. | Curso de Ensino Médio Técnico - Mecânica | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2019/02/05 - Atual | Língua portuguesa e literatura brasileira (120h) - Disciplina do curso de ensino médio (10º ano) integrado ao profissional. Curso Técnico de Edificações. | Curso de Ensino Médio Integrado - Técnico em Edificações | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2018/07/02 - 2018/12/20 | Língua portuguesa e literatura brasileira (120h) - Disciplina do curso de ensino médio (10º ano) integrado ao profissional. Curso Técnico em Edificações. Turma A. | Curso de Ensino Médio Técnico em Edificações | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2018/07/02 - 2018/12/20 | Língua portuguesa e literatura brasileira (120h) - docência no ensino médio (10º ano) integrado ao profissional. Curso Técnico em Edificações. Turma B. | Médio Técnico em Edificações | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2018/07/02 - 2018/12/20 | Língua portuguesa instrumental (60h) - docência no curso técnico (pós-secundário) em Soldagem. Campus Coruripe. | Técnico em Soldagem | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2018/07/07 - 2018/08/03 | Introdução à Sociologia da Educação (60h) - Disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Letras do sistema de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas, com 20 horas de encontro presencial. Polo presencial: Penedo. Alagoas, Brasil. Atividades: design instrucional e docência no ensino superior (EAD). | Licenciatura em Letras - Português (EAD) (Licence) | Universidade Aberta do Brasil , Brasil Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2017/05/27 - 2018/06/29 | Língua portuguesa e literatura brasileira (120h) - docência no ensino médio (13º ano) integrado ao ensino profissional. Curso Técnico em Agropecuária. Campus Santana do Ipanema. Turma A. | Curso Médio Técnico em Agropecuária | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2017/05/27 - 2018/06/29 | Língua portuguesa e literatura brasileira (120h) - docência no ensino médio (13º ano) integrado ao ensino profissional. Curso Técnico em Agropecuária. Campus Santana do Ipanema. Turma B. | Médio Técnico em Agropecuária | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2018/04/14 - 2018/05/11 | Introdução à Sociologia da Educação (60h) - Disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Letras do sistema de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas, com 20 horas de encontro presencial. Polo presencial: Arapiraca, Alagoas, Brasil. Atividades: design instrucional e docência no ensino superior (EAD). | Licenciatura em Letras - Português (EAD) (Licence) | Universidade Aberta do Brasil , Brasil Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2018/02/24 - 2018/03/24 | Introdução à Sociologia da Educação (60h) - Disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Letras do sistema de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas, com 20 horas de encontro presencial. Polo presencial: Cajueiro, Alagoas, Brasil. Atividades: design instrucional e docência no ensino superior (EAD). | Licenciatura em Letras - Português (Licence) | Universidade Aberta do Brasil , Brasil Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2018/01/06 - 2018/02/03 | Linguística Textual (60h) - Disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Letras do sistema de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas, com 20 horas de encontro presencial. Polo presencial: Arapiraca, Alagoas, Brasil Atividades: design instrucional e docência no ensino superior (EAD). | Licenciatura em Letras - Português (Licence) | Universidade Aberta do Brasil , Brasil Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2017/05/27 - 2017/12/20 | Língua portuguesa instrumental (60h) - docência no curso técnico (pós-secundário) em Agropecuária, no campus Santana do Ipanema. | Técnico em Agropecuária | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2017/11/18 - 2017/12/16 | Introdução à Análise do Discurso (60h) - Disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Letras do sistema de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas, com 20 horas de encontro presencial. Polo presencial: Santana do Ipanema (região do Sertão), Alagoas, Brasil. Atividades: design instrucional e docência no ensino superior (EAD). | Licenciatura em Letras - Português (Licence) | Universidade Aberta do Brasil , Brasil Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2017/07 - 2017/12 | Projeto de Intervenção - Vozes do Sertão: construção de fanzines como estratégia de letramento e protagonismo juvenis entre os jovens do interior de Alagoas. | Oficina de comunicação - fanzine | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil |
2014/10/06 - 2016/02/27 | Didática geral (60h) - docência nos cursos de graduação-licenciatura em Química, Matemática e Física (formação de professores). | Licenciaturas em Química, Matemática e Física (Licence) | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
2015 - 2016 | Educação Integral (30h) - docência no curso de Licenciatura em Matemática (formação de professores). | Licenciatura em Matemática | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
2014 - 2016 | Políticas Educacionais e História da Educação Brasileira (60h) - docência nos cursos de Licenciatura em Matemática, Química e Física (formação de professores). | Licenciaturas em: Física; Matemática; Química (Licence) | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
2014 - 2014 | Gestão Educacional e Escolar (60h) - docência nos cursos de formação de professores: Licenciatura em Matemática; Química; Física. | Licenciaturas em Química; Matemática; Física. (Licence) | Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
2007/04 - 2011/11 | Projeto de Intervenção Social, de autoria própria, denominado Oficina de Comunicação Comunitária como Estratégia de Letramento e Participação Social, que consistia na oferta de oficinas de leitura e produção textual de gêneros discursivos da imprensa, na produção de debates e rodas de conversa sobre problemas comunitários, na veiculação de mídias impressas nas comunidades. | Oficinas de Comunicação Comunitária | Secretaria da Cultura - Projeto Descentralização da Cultura, Brasil |
2006/03 - 2006/06 | Cursos de língua portuguesa adicional (para estrangeiros) - docência no Instituto Brasil Colômbia (departamento cultural da embaixada do Brasil na Colômbia) e em Empresas colombianas. Disciplinas ministradas: Língua portuguesa - Básico I, II; Intermediário; Avançado; Cultura Brasileira. Aplicação do exame de proficiência CELPE-Bras. | Língua Portuguesa Adicional | IBRACO - Instituto Brasil Colômbia, Colômbia |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2016/11/21 - 2016/11/21 | Café Cultura | Escrita criativa - divulgação de oficina |